Page 18

COLÔNIA DE FÉRIAS

S D

UNE DIVERSÃO E INTEGRAÇÃO Por Nara Anchises

Flávio Iryoda

No Brasil ou no Canadá, para muitas crianças

o verão é sinônimo de diversão nas colônias de férias. Também chamadas Day Camp ou Camps de Jour, elas são uma maneira agradável e rápida de se integrar à sociedade. O carioca Caio Conrado, 12 anos, adorou a experiência vivida no ano passado e vai repetir a dose neste verão. Recém-chegado a Montreal em 2008, ele quis participar da atividade como uma maneira de fazer amigos no novo país: “Estou contando os dias”.

O

s pais dele, Flavio e Luciana, o ajudaram na escolha: “Vimos juntos várias opções, mas no final quem definiu foi ele”, explica o pai. Diversificadas ou especializadas em idiomas, artes ou esportes, elas oferecem uma programação variada, estimulando habilidades, bem-estar e desenvolvimento das crianças.

Caio fez pela primeira vez atividades como arvorismo, badmington e dança. A alegria do filho deixou a mãe mais tranquila. “Ele chegava sempre feliz e para mim isso é importante. É difícil para a criança encarar todas as mudanças quando sai do seu país. A colônia de férias caiu como uma luva, principalmente porque ele não tinha amigos no prédio onde morávamos e estava ainda se adaptando à escola”. A barreira da língua não foi impedimento: “Na minha turma não tinham brasileiros, mas foi fácil fazer amigos”, diz Caio. Em algumas províncias, os pais contam com a ajuda do governo para pagar a atividade. Luciana acha que vale a pena o investimento. “Não queríamos uma babá, e sim algo que desse prazer a ele e que o ajudasse”. Uma boa colônia de férias precisa ter profissionais qualificados, atividades esportivas, recreativas e artísticas, favorizando a sociabilidade, o espírito de equipe e a integração, com programas adaptados para cada fase e habilidade da criança. É possível encontrar colônias de férias em associações de bairro, escolas, universidades, igrejas e clubes.

L

In C C N c

B

H

h s v a

C s s w im c

S h w 18

Brazilian Wave Magazine 24  

All Things Brazilian in Canada. All Things Brazilian. Bilingual bi-monthly magazine targeting all people interested in the Brazilian cultur...