Page 1

escola superior de saúde- portal MANUAL DE INSTRUÇÕES

1


ESTE MANUAL ESTÁ EM CONSTANTE ACTUALIZAÇÃO. POR FAVOR CONSULTE A DATA DA ÚLTIMA ACTUALIZAÇÃO Data de Actualização 15-12-10

ÍNDICE SECRETARIA VIRTUAL Procedimentos para o preenchimento da ficha da Unidade Curricular……………………………………………………………………….Pág 3 Procedimentos para lançar Notas………..………………………………………………………………………………………………………Pág 15 Procedimentos para lançar Classificações Intermédias da Avaliação Contínua……………………………………………………………Pág 28

2


PROCEDIMENTOS PARA O PREENCHIMENTO DA FICHA DA UNIDADE CURRICULAR

1

INSTRUÇÕES Os docentes responsáveis pelas respectivas UC serão os editores das respectivas páginas. Isto significa que, tal como no Moodle, poderão aceder e modificar a informação introduzida. Assim, e nesta primeira fase solicitamos a todos que revejam as vossas fichas com a maior brevidade possível. Os slides seguintes irão ajudá-la(o) na revisão/ actualização/ melhoria das fichas das suas Unidade Curriculares. Por favor veja até ao fim.

3


PASSO 1: ACEDER AO PORTAL Utilize o seguinte endereรงo: http://www.si.ips.pt/ess_si/web_page.Inicial

4


PASSO 2: INSIRA O USERNAME E PASSWORD NO LOCAL ASSINALADO

CLIQUE EM VALIDAR 5


PASSO 3: CLIQUE NO MENU ESTUDANTES

6


PASSO 4: CLIQUE NO MENU CURSOS

7


PASSO 5: CLIQUE NO CURSO QUE PRETENDE SELECCIONAR

8


PASSO 6: MOVA O CURSOR AO LONGO DO TEXTO ATÉ AO LOCAL INDICADO

CLIQUE EM PLANO DE ESTUDOS

9


PASSO 7: SELECCIONE A UC PRETENDIDA E CLIQUE NO NOME

10


PASSO 8: VERIQUE TODA A INFORMAÇÃO DA PÁGINA (ATÉ BAIXO)

11


PASSO 9: CASO QUEIRA INTRODUZIR/ ALTERAR INFORMAÇÃO, CLIQUE EM EDITAR FICHA DE UC

12


PASSO 10: PREENCHA OU ALTERE OS CAMPOS QUE PRETENDER

EM BAIXO NA PÁGINA PODE AVANÇAR OU RETROCEDER DIVERSOS PASSOS 13


PASSO 11: NO FINAL NÃO ESQUECER DE CLICAR EM CONCLUIR EDIÇÃO

14


PROCEDIMENTOS PARA O LANÇAMENTO DE NOTAS

2

INSTRUÇÕES O lançamento de resultados (classificações intermédias e finais) é efectuado via Sistema de Informação pelo docente responsável/ colaboradores de cada unidade curricular. O lançamento de resultados inclui as actividades de criar pautas, editar pautas, publicar pautas (para consulta por estudantes) e enviar pautas (para os serviços académicos). A pauta Web quando considerada definitiva pelo docente é enviada ao Sector Académico, ou seja para a aplicação de Gestão de Alunos (GA). Depois do envio das pautas através do SI, os docentes deverão imprimir a pauta e entregá-la no sector académico datada e assinada, só assim o sector académico procede á importação das notas. O Director de curso pode consultar o estado das pautas do curso da sua responsabilidade para garantir que todas são enviadas para os serviços académicos dentro dos prazos regulamentados.

15


PASSO 1: ACEDA AO PORTAL E CLIQUE NO SEU NOME

16


PASSO 2: CLIQUE NO MENU DISTRIBUIÇÃO SERVIÇO

17


PASSO 3: CLIQUE NA DISCIPLINA QUE PRETENDE LANÇAR AS NOTAS

Nota: Atenção ao ano lectivo. Nos Mestrados, Pós-Graduações e CPLEE contacte o Secretariado de Pós-Graduações e Mestrados para saber a que ano lectivo pertence a edição. Para consultar ou fazer lançamentos de anos anteriores, clique na opção “Outros Anos” Podem surgir Unidades Curriculares repetidas. Estes casos dizem respeito a Unidades Curriculares leccionadas com diferentes tipos de aulas (Teórica, Prática,etc).

18


PASSO 4: CLIQUE NO MENU LANÇAR NOTAS

19


PASSO 5: CLIQUE NO MENU CRIAR PAUTA

Se ainda n達o foram criadas pautas para esta disciplina aparece a imagem acima.

20


PASSO 6: ESCOLHA A ÉPOCA E A DATA DA PAUTA

DATA DA REALIZAÇÃO DO EXAME

NOTA: Ter em atenção que ao restringir os estudantes ao curso, os estudantes que estejam a frequentar módulos isolados não irão aparecer. Aconselha-se a não efectuar qualquer tipo de restrição.

21


PASSO 7: PREENCHA A PAUTA. SELECCIONE GUARDAR E VALIDAR PAUTA

Inserir resultado de Avaliação Só deve preencher esta data se o aluno tiver sido avaliado em data diferente da indicada para a época.

22


NOTA:

Enquanto o utilizador estiver a preencher a pauta, esta ficará bloqueada para outros utilizadores com distribuição de serviço para a ocorrência da disciplina.

NOTA: Deverá preencher sempre o campo de resultado de avaliação do estudante. A falta de preenchimento deste campo influenciará os dados estatísticos.

23


PASSO 8: CONSULTAR PAUTA

Enquanto a pauta não estiver válida não pode ser publicada nem enviada até ser corrigida

24


PASSO 9: PUBLICAR PAUTA

A partir do qual a pauta deve estar acessível para consulta. Se não indicada, a pauta fica acessível imediatamente a seguir à confirmação.

Define a data até à qual a pauta deve estar acessível para consulta. Se não indicada, a pauta fica acessível indefinidamente a partir da data de início.

Indica se deve ser enviado um e-mail dinâmico aos estudantes incluídos na pauta e restantes docentes da UC. Note-se que nem sempre poderá haver interesse em enviar este e-mail em caso de sucessivas publicações da pauta. Se clicar no ícone, pode pré-visualizar o assunto, texto e destinatários do e-mail dinâmico

NOTA: O objectivo de publicar a pauta é permitir que os estudantes consultem os resultados e possam apresentar reclamações antes da pauta ser enviada para os Serviços Académicos. Normalmente o docente define um prazo de reclamação dos resultados.

25


PASSO 10: ENVIAR PAUTA PARA O SECTOR ACADÉMICO

Permite enviar pauta para o Sector Académico

26


PASSO 11: CLIQUE NO BOTÃO CONFIRMAR

NOTA: Após o envio para a secretaria, não é possível via web efectuar correcções na pauta. Se pretender corrigir uma pauta que já submeteu, deve contactar os Serviços Académicos. Estes imprimem uma pauta em papel e enviam ao docente para registar manualmente a classificação a alterar. Quando os Serviços Académicos receberem essa pauta, corrigem os resultados relativamente aos recebidos na pauta.

27


PROCEDIMENTOS PARA O LANÇAMENTO DE CLASSIFICAÇÕES INTERMÉDIAS DA AVALIAÇÃO CONTÍNUA

3

INSTRUÇÕES Os resultados referentes a épocas de frequência (e suas componentes) não são enviados ao Sector Académico. Servem apenas para a consulta dos estudantes.

28


PASSO 1: ACEDA AO PORTAL E CLIQUE NO SEU NOME

29


PASSO 2: CLIQUE NO MENU DISTRIBUIÇÃO SERVIÇO

30


PASSO 3: CLIQUE NA DISCIPLINA QUE PRETENDE LANÇAR AS NOTAS

Nota: Atenção ao ano lectivo. Nos Mestrados, Pós-Graduações e CPLEE contacte o Secretariado de Pós-Graduações e Mestrados para saber a que ano lectivo pertence a edição. Para consultar ou fazer lançamentos de anos anteriores, clique na opção “Outros Anos” Podem surgir UC’s repetidas. Estes casos dizem respeito a UC’s leccionadas com diferentes tipos de aulas(Teórica, Prática,...).

31


PASSO 4: CLIQUE NO MENU LANÇAR NOTAS

32


PASSO 5: CLIQUE NO MENU CRIAR PAUTA

Se ainda n達o foram criadas pautas para esta unidade curricular aparece a imagem acima.

33


PASSO 6: ESCOLHA A PAUTA DE COMPONENTES E A DATA DA PAUTA

DATA DA REALIZAÇÃO DO EXAME

NOTA: Ter em atenção que ao restringir os estudantes ao curso, os estudantes que estejam a frequentar módulos isolados não irão aparecer. Aconselha-se a não efectuar qualquer tipo de restrição.

34


PASSO 7: Nテグ PREENCHA E SELECCIONE GUARDAR E VALIDAR PAUTA

35


PASSO 8: CLIQUE PARA COMEÇAR A CONSTRUIR A PAUTA DE COMPONENTES

36


PASSO 9: SELECCIONE AS OPÇÕES DE ACORDO COM O PRETENDIDO

Se pretender a verificação de resultado mínimo, seleccionar Sim e indicar o valor desse resultado na caixa em anexo

NOTA: No caso de pretender gerar resultados automaticamente baseado nos resultados das sub- componentes, deve seleccionar a função a utilizar nesse cálculo

37


PASSO 10: CLIQUE NA IMAGEM PARA CRIAR SUB-COMPONENTES

38


PASSO 11: SELECCIONE AS OPÇÕES DE ACORDO COM O PRETENDIDO Seleccionar o tipo da componente Pode dar um nome mais detalhado

Escreva a ponderação da componente

39


PASSO 12: CRIAR SEGUNDA SUB-COMPONENTE

NOTA: Pode adicionar vรกrias componentes

40


PASSO 13: SELECCIONE AS OPÇÕES DE ACORDO COM O PRETENDIDO

41


PASSO 14: CLIQUE EM EDITAR PAUTA

42


PASSO 15: PREECHA A PAUTA E CLIQUE EM VALIDAR

43


PASSO 16: CLIQUE EM GERAR RESULTADOS

44


PASSO 17: VALIDAR PAUTA

45


PASSO 18: ÚLTIMOS PASSOS * Não se esqueça de publicar a pauta para os estudantes a poderem visualizar, lembre-se que este tipo de pautas não é enviada para o Sector Académico. * Ao fazer a pauta por componentes terá sempre que criar uma pauta de Avaliação Continua. Ao criar esta aparece o resultado final da Pauta por componentes.

46


DICAS DICA 1: ACESSO RÁPIDO A PÁGINAS

Sempre que pretenda navegar até uma página não necessita de fazer todo o caminho para lá chegar, após chegar à página pela primeira vez, pode adicionar a página aos seus Atalhos Favoritos.

47


Clique em submeter:

Pode consultar os seus Atalhos Favoritos a qualquer altura:

48


49


DICA 2: PARA QUEM TEM QUE LANÇAR NOTAS, MAS NÃO TEM DISTRIBUIÇÃO DE SERVIÇO ASSOCIADA

• CLIQUE NO CURSO QUE PRETENDE SELECCIONAR • CLIQUE EM PLANO DE ESTUDOS • SELECCIONE A UC PRETENDIDA E CLIQUE NO NOME

50


PORTAL| ESCOLA SUPERIOR DE SAÚDE PROCEDIMENTO PARA O LANÇAMENTO DE SUMÁRIOS

51


Nota: Pode consultar o seu horรกrio designado apรณs aceder ao Portal, clique no seu nome, e em seguida no menu Horรกrio

52


INSTRUÇÕES

O lançamento de sumários é efectuado via SI pelo docente responsável pelo lançamento sumários da disciplina. A gestão inclui as actividades de criar sumários, editar sumários, publicar sumários (para consulta por alunos) e enviar pautas (para os serviços académicos). O sumário Web quando considerado definitivo pelo Docente é enviada ao Sector Académico, ou seja para a aplicação de Gestão de Alunos (GA). O Coordenador de Curso deve poder consultar o estado dos sumários do curso da sua responsabilidade para garantir que todos são enviadas para os Serviços Académicos dentro dos prazos regulamentares.

53


PASSO 1: ACEDA AO PORTAL E CLIQUE NO SEU NOME

54


PASSO 2: CLIQUE NO MENU DISTRIBUIÇÃO SERVIÇO

55


PASSO 3: CLIQUE NA UNIDADE CURRICULAR QUE PRETENDE EDITAR SUMÁRIOS

Nota: • Atenção ao ano lectivo. Nos Mestrados, Pós-Graduações e CPLEE contacte o Secretariado de Pós-Graduações e Mestrados para saber a que ano lectivo pertence a edição. • Podem surgir Unidades Curriculares repetidas. Estes casos dizem respeito a Unidades Curriculares leccionadas a diferentes tipos de Unidades Curriculares (Teórica, Prática,...).

56


PASSO 4: CLIQUE NO MENU SUMÁRIOS

57


PASSO 5: CLIQUE NA AULA DESEJADA

A legenda apresenta o estado do sumário da aula da Unidade Curricular: - a aula tem sumário; - aula prevista ainda sem sumário; - a data da aula coincide com feriado, ponte, etc… - aula não efectuada.

58


PASSO 6: INSIRA O SUMÁRIO DA AULA

Pode também adicionar documentos ao sumário ao clicar em “Browse…”

NOTA - Aulas que são leccionadas por mais de um docente, apenas um docente deverá sumariar a aula.

59


PASSO 7: ASSOCIAR TURMAS AO SUMÁRIO

Se existirem várias turmas diferentes, pode atribuir o mesmo sumário para as mesmas, sem ter de escrever sumários diferentes. Para finalizar, pressione o botão “Submeter”, se desejar continuar a preencher os sumários para as aulas seguintes prima o botão “Submeter e ir para Sumário seguinte”.

60


PORTAL| ESCOLA SUPERIOR DE SAÚDE PROCEDIMENTOS PARA INSERÇÃO DE AULA EXTRA

61


PASSO 1: ACEDER À PÁGINA INICIAL DOS SUMÁRIOS A opção Aula extra permite inserir aulas extras ou de compensação a qualquer altura,

Seleccione a opção Aula Extra

62


Após seleccionar o tipo de aula, são apresentadas as turmas associadas a esse tipo de aula. Deverá indicar a turma que terá aula, o número de aula anterior à aula extra que pretende adicionar e a data da mesma.

,

Inserida a aula extra, esta será visível na página inicial dos sumários.

63


PORTAL| ESCOLA SUPERIOR DE SAÚDE PROCEDIMENTOS PARA O PLANEAMENTO DAS AULAS

64


INSTRUÇÕES O planeamento de aulas serve para facilitar o lançamento de sumários e é efectuado via SI pelo docente responsável pelo planeamento de aulas da unidade curricular Caso uma aula tenha um planeamento associado, este é apresentado no momento em que vai efectuar o sumário podendo assim complementar ou rectificar a partir do planeamento.

65


PASSO 1: ACEDER AO PLANEAMENTO DE AULAS

66


Na página inicial dos sumários prima “Planeamento”

PASSO 2: ESCOLHA DA AULA A PLANEAR

67


Seleccione a aula que pretende editar o planeamento

PASSO 3: INTRODUÇÃO DO PLANEAMENTO DA AULA

68


Edite/preencha o Planeamento na área indicada, podendo também associar documentos, e prima o botão “Submeter” ou “Submeter e ir para Aula seguinte” caso pretenda continuar a editar o planeamento para as aulas seguintes

69


PASSO 4: ESTADO DOS SUMรRIOS/PLANEAMENTO

Na pรกgina inicial do Planeamento seleccione a turma para qual deseja ver o estado dos sumรกrios/planeamento, serlhe-รก apresentada uma listagem com o estado das aulas.

70


PORTAL| ESCOLA SUPERIOR DE SAÚDE PROCEDIMENTOS PARA VERIFICAÇÃO DE SUMÁRIOS EM FALTA (para Coordenadores de Curso)

71


PASSO 1: VERIFICAR SUMÁRIOS EM FALTA

Visite a página do Curso, e clique em “Sumários em Falta”.

72


PASSO 2: CONSULTAR SUMÁRIOS EM FALTA

Seleccionar todos

Enviar aviso relacionado com UC

Envia para todos

Escolha o Ano Lectivo para o qual quer verificar o estado dos Sumários. Pode optar por enviar um aviso aos Docentes que ainda não preencheram os Sumários

73


Manual de Instruções- Portal ESS  

Manual com Instruções de preenchimento das fichas das Unidades Curriculares e lançamento de notas no Portal

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you