Page 1

Minha profissão de volta

Adolescência

Como lidar com a fase mais Uma entrevista com Hewton Tavares tempestuosa dos teenagers. Eles sobre financiamento destinado a precisam de muita atenção e imigrantes que buscam trabalhar na compreensão nessa fase da vida em profissão que atuavam no país de origem. que os hormônios afloram-se no corpo.

Págs.: 06 e 07

Pág.: 18

Foto: Freerange Stock.

TORONTO - EDIÇÃO MENSAL DE DEZEMBRO- 2018 - ANO 22 - Nº: 417 MEMBRO DO GRUPO NACIONAL DE IMPRENSA ÉTNICA DO CANADÁ

Música para se sentir nas nuvens Foto.Jandy Salesl

A mensagem de fim de ano da cultura de resitência destinada à comunidade brasileira de TO Foto.Jandy Salesl

O perfil da cantora Camila Farah. Ela fala sobre Música Popular Brasileira e também opina sobre a música que nos dá orgulho e o que podemos oferecer de qualidade em termos musicais para a comunidade brasileira e para a sociedade canadense em geral.

A organização Ciranda Brasileira mostrou em evento realizado em quadra esportiva, em Toronto, que a cultura brasileira da Literatura de Cordel, da dança popular, da MPB e dos livros infantis precisa ser apreciada e divulgada pela comunidade brasileira em 2019. Págs.: 10 e 11.

Pág.: 19

O que tem a ver o ator Seth Rogen com um motel de bonecas de silicone? Conheça dois projetos lançados em 2018 em Toronto e que não vingaram, saindo de cena rapidinho.

Pág.: 15


02

DEZEMBRO 20/12/2018

BRASIL NEWS

2785 Skymark Ave, Unit - 1 - Mississauga, ON - L4W-4Y3, Canada


20/12/2018

DEZEMBRO

BRASIL NEWS

E D I T O R I A L

03

por Tania Nuttall brasilnews@brasilnews.ca

Desejos de um feliz Natal e a esperança de um Ano Novo mais próspero O

ano de 2018 foi sem dúvida um marco na história do Brasil, do Canadá e do mundo. O gigante da América do Sul exerceu mais uma vez a democracia do voto. Mais de 150 milhões de eleitores foram às urnas para eleger o representante do cargo mais alto do país. Escolhemos ainda os novos deputados e governadores. O nosso novo Presidente da República, Jair Bolsonaro, comandará um país que deixou de fazer parte da lista da potências emergentes do chamado BRICK p a r a pertencer ao clube dos países dominados pela cultura da corrupção. No Canadá, o ano foi marcado por duas grandes tragédias que resultaram na perda de vidas humanas: o atirador da comunidade grega e o macabro ataque da van. Por essas bandas, ainda tivemos a oficialização do comércio da cannabis. E o que dizer do resto do mundo? Fake news, acusações de preconceito, desrespeito aos direitos humanos, racismo e denúncias de assédio sexual às mulheres. Pois é. Um rápido refrescar da memória para lembrar que 2018 foi muito barulhento e assustador. Para aliviar um pouco a tensão de um ano que vai embora, o BN traz reportagens para levantar o seu astral. São notícias positivas sobre emprego, música e cultura popular bem brasileira. Um brinde a todos e até 2019!

Escreva para o Brasil News. Queremos saber a sua opinião. Também queremos saber qual o assunto que você mais gostaria de ler em nossas páginas.

O NOVO BRASIL NEWS

Reprodução da capa da edição de Novembro do Novo Brasil News brasilnews@brasilnews.ca / editor@brasilnews.ca UMA PUBLICAÇÃO DO BRASIL NEWS PUBLISHER INC.

Todos os Direitos Reservados ® www.brasilnews.ca Publisher: Tania Nuttall brasilnews@brasilnews.ca Editor-chefe: Jandy Sales editor@brasilnews.ca Diagramação: Julian Amorim designer@brasilnews.ca

390 Burnhamthorpe Road. Toronto, ON Canada M9B 2A8 Tel: (416) 893 5886 Vendas: Tania Nuttall brasilnews@brasilnews.ca Colaboraram para esta edição: Brian Bowen, Taiara Desirée, Monica Guth,Luiza Molina, Sheriçyn Cham, Eva Jenkins, Ely Oz, Josef Bichler, Evija Melne e Gemma Bailey.

Agradecimentos especiais à EF, Education First, instituição com a qual o Brasil News mantem parceria de conteúdo.

Assinatura Anual (12 edições): can $ 50,00

Exemplar avulso: can $ 0,50

PRÓXIMA EDIÇÃO: 20/01/2019

Colunas e artigos assinados podem não expressar a opinião do jornal. É proibida a cópia ou reprodução sem autorização prévia do Brasil News.


04

DEZEMBRO 20/12/2018

BRASIL NEWS

ECONOMIA & FINANÇAS Foto: Freerange Stock

Empréstimo comercial ou para negócio próprio

A farra e a ressaca das compras de fim de ano

A ilusão das compras de Natal é também conhecida como dívidas de janeiro

Por Sherilyn Chan

Conseguir um empréstimo comercial pode ser algo

As

MONICA GUTH

tentações de promoções de fim de ano são mesmo tentadoras: compre um e leve dois. Mas cuidado! Pois essa alegria toda de tantas compras usando cartão de crédito pode ser o seu desespero do mês seguinte

Como a temporada de festas de fim de ano estão se aproximando rapidamente, viemos trazer um cenário que você possa considerar a realidade da situação depois do Natal e Ano Novo, isso se for o caso de você vier adquirir/comprar a maioria de seus presentes de amigos e familiares usando cartões de crédito.

Você vai se convencer muito rapidamente de que é um alto risco para obter crédito, pois você é um bom pagador e que nunca deixa conta alguma ser paga em atraso. As empresas de cartão de crédito estão conscientes desse tipo de cliente bom que você. As administradoras de cartões de crédito sabem exatamente a média de pagamentos em atrasos que eles irão receber de seus clientes. Risco de inadimplência Elas estão preparadas para aceitar o risco de um pagamento delinquente como uma decisão de negócios. O problema é que o risco de inadimplência cai em cima de você, o consumidor.

Não compre presentes apenas porque você pode pagar com o plástico ou porque o seu plástico tem um limite de sobra e Não considere a lógica das empresas de você se sente poderoso(a) ou feliz em ter cartões de crédito. Quando a empresa do poder usufruir desse limite ainda. seu cartão de crédito envia um extrato para você informando que nos meses de Com certeza você não quer se sentir novembro ou dezembro você será isento de sufocado no mês seguinte com as contas alum pagamento, isto é, pode pular o chegando depois do Natal e Ano Novo, pagamento de dezembro porque você tem mostrando uma dívida alta para se paga e, sido um cliente tão bom e incentivando também, tendo as parcelas mínimas do seu cartão em um valor exorbitante que você você a usar e gastar mais pagando compras não possa pagar. usando o cartão de crédito, tenha cuidado! Considere que os juros ainda estão sendo Faça um orçamento e coloque no lápis e cobrados em suas taxas normais (18% - papel o que você tem que realmente comprar. Sei que é fácil falar isso, mas difícil 21%). controlar as compras com tantas promoções maravilhosas, mas a Felicidade ilusória recompensa que você verá no mês seguinte A verdade é que você fica feliz naquele dia será doce e leve, sem frustrações extremas. porque acredita que não precisa efetuar pagamento algum no seu cartão de crédito, Em janeiro, você não ficará sobrecarregado quando abrir suas faturas recebidas pelo usando mais ainda o mesmo, postergando a correio ou se assustando quando receber fatura das suas compras para o mês faturas via e-mail. seguinte. Ou seja, tudo o que está acontecendo é que o seu saldo no cartão Tenha um ótimo Fim de Ano! aumentará em janeiro assim como o Monica Guth é consultora registrada de pagamento mensal. crédito da Rumanek & Company Ltd. Ela Outro cenário considerado também fornece serviços relacionados a dívidas e delicado é quando as empresas de cartão crédito para a comunidade de lingua de crédito enviam para sua casa aplicação portuguesa em Toronto. Para marcar sua de cartão após o cartão e, muitos deles, já primeira consulta gratuita, basta enviar email para: monica@rumanek.com ou pelo diz que você está pré-aprovado. (416) 452 3751.

complicado. Sua empresa terá que atender a todos os critérios de elegibilidade para ser elegível para o empréstimo. Além disso, nem sempre é o mais viável solicitar um empréstimo comercial. Encontre abaixo as melhores circunstâncias em que um empréstimo pessoal é ideal para o seu negócio: Começando do seu negócio Um dos mais importantes critérios de elegibilidade para fazer um empréstimo comercial é que seu negócio deve estar funcionando. Os bancos são menos propensos a aprovar um empréstimo de negócio com base em uma idéia. Não importa o quão promissor seja sua ideia de negócio e inovação, não há prova de desempenho. Se você está apenas começando o seu negócio, tendo um empréstimo pessoal, em vez de um empréstimo de negócio é a sua melhor aposta. Você não tem fiador para oferecer Os bancos exigem que você ofereça uma garantia ou segurança contra o seu pedido de empréstimo de negócio. E se você não tiver um ou se estiver no setor de serviços, talvez seja necessário fornecer um fiador. Os empréstimos pessoais são em grande parte inseguros e não têm a obrigação de fornecer qualquer tipo de garantia. Um grande montante de empréstimo Um montante grande de empréstimo levará mais tempo para ser aprovado. Empréstimos pessoais podem ser usados para quantidade realmente substancial se é isso que você precisa. Você precisará enviar menor número de documentos e se livrar de seu empréstimo muito mais rápido e se concentrar em executar o seu negócio. Qualquer banco exigirá que você forneça um plano detalhado de como você pretende usar o montante do empréstimo para promover o seu negócio. Por fim, um objetivo legal Se você pretende usar o dinheiro para várias facetas diferentes do seu negócio ou se o seu plano não atende às suas expectativas, o seu pedido de empréstimo pode ser rejeitado. No entanto, se você estiver solicitando um empréstimo pessoal, o banco não exige que você explique o objetivo. Você tem a liberdade de usar o empréstimo para qualquer finalidade (legal, claro).


20/12/2018

DEZEMBRO

BRASIL NEWS

05

IMIGRAÇÃO O que esperar da imigração canadense em um futuro bem próximo ?

Entidades de apoio a mulheres imigrantes recebem financiamento do governo Foto: Freerange Stock

Os programas Express Entry e PNPS impulsionarão a imigração para o Canadá nos próximos três anos

Mulheres imigrantes que fazem parte de grupos As admissões por meio dos vários programas de imigração econômica do Canadá responderam por quase 60% de todas as admissões no Canadá em 2017, uma proporção que o governo do Canadá planeja manter anualmente até 2021. Luiza Molina

Admissões combinadas para programas gerenciados pelo Express Entry e PNPs devem chegar a 160.100 novos residentes permanentes em 2021. O Programa Provincial do Canadá e os programas altamente qualificados de imigração econômica, agora gerenciados pelo "Express Entry", desempenharam papéis cada vez mais importantes na estratégia imigratória do Canadá nos próximos três anos. As metas combinadas de admissão para esses programas populares de imigração estão programadas para atingir 160.100 novos residentes permanentes em 2021, de acordo com o novo plano de níveis de imigração do Canadá divulgado recentemente um aumento de 23% sobre as metas combinadas de 2018 de 129.900. Juntos os três programa de Federal High Skilled Programs: Federal Skilled Worker, Federal Skilled Trades e Canadian Experience Class - e o Canada Provincial Nominee Program (PNP) serão responsáveis por 44% dos 1,3 milhão de novos residentes permanentes que o Canadá está planejando em receber entre 2018 e 2021. Pontuação O "Express Entry" é o principal impulsionador da imigração econômica para o país. Nas classes Skilled Worker Class, Skilled Trades e Canadian Experience a classificação é com base em pontos atribuídos por fatores de capital humano, incluindo educação, experiência de trabalho, idade e proficiência em inglês ou francês. Os candidatos com pontos mais altos têm chances maiores de receber um convite para aplicar para residência permanente no Canadá. O Programa Provincial do Canadá permite que as províncias e territórios participantes indiquem um número definido de candidatos a imigração econômica todos os anos para residência permanente. Todas as províncias e territórios participantes têm pelo menos um fluxo de PNP que permite nomear candidatos que estejam com o seu perfil no "Express Entry". Dos 49.724 novos residentes permanentes admitidos no Canadá através do PNP em 2017, 13.531 vieram através de um PNP vinculado ao Express Entry. Este foi um aumento de 73% em relação às inscrições PNP Express Entry em 2016, de acordo com o Immigration, Refugees, and Citizeshinp Canada (RCC). Manter-se atualizado Procurando mais informações sobre os programas de candidatos provinciais do Canadá? Use o Interactive PNP Finder do Canadá para explorar os programas, filtrar sua pesquisa e manter-se atualizado sobre todas as notícias relacionadas ao PNP. No geral, as admissões através dos vários programas de imigração econômica do Canadá

responderam por quase 60% de todas as admissões no Canadá em 2017, uma proporção que o governo do Canadá planeja manter anualmente até 2021. Luiza Molina é paralegal licenciada pela The Law Society of Upper canada. info@imconsultingservices.ca

minoritários podem ser suscetíveis de múltiplas barreiras para o sucesso. Isso inclui discriminação baseada em gênero e raça, e também devido a ocupação delas em empregos de baixa renda. Reconhecendo esses desafios, o Ministério da Imigração, Refugiados e Cidadania do Canadá (IRCC) está fornecendo financiamento adicional de até $5 milhões para 10 organizações provedoras de serviços em todo o Canadá. O objetivo é que nos próximos três anos sejam incrementados apoios e serviços que ofereçam emprego para mulheres recém-chegadas ao país. Uma das entidades beneficiadas é o Centro de Mulheres Rexdale, em Etobicoke (GTA). A instituição fornece apoio multi-geracional para mulheres imigrantes e seus familiares. A organização garante que as mulheres recémchegadas possam acessar serviços e atividades de integração delas ao país, promovendo bem-estar emocional e senso de pertencimento. A entidade ainda busca aumentar a participação das mulheres no mercado de trabalho e na comunidade em geral. Embora o Centro de Mulheres Rexadale atenda demais imigrantes, uma grande proporção de seus clientes são mulheres recém-chegadas, incluindo mulheres imigrantes de grupos minoritários. O aumento do financiamento de $310 mil permitirá atendimento a mulheres recémchegadas ao país de minorias mais visíveis na região de Etobicoke. O anúncio de financiamento faz parte do IRCC s 3-year Visible Minority Newcomer Women Pilot. Em 5 de dezembro, o IRCC manifestou interesse por novas parcerias com organizações para mulheres que atualmente não são financiadas pelo departamento. O IRCC fornecerá até $7 milhões em financiamento nos próximos três anos para programas e serviços novos e inovadores para apoiar mulheres de minorias visíveis no acesso ao mercado de trabalho e para capacitação em organizações menores que atendem ou são lideradas por mulheres pertencentes a grupos minoritários. O emprego é fundamental para a integração bem-sucedida dos recém-chegados. Ter um emprego não é apenas uma contribuição econômica para o Canadá, mas proporciona um senso de dignidade e pertencimento , disse Ahmed Hussen, ministro da Imigração, Refugiados e Cidadania.


06

DEZEMBRO

BRASIL NEWS

20/12/2018

COMPORTAMENTO Quer trabalhar no Canadá na mesma profissão que exercia no Brasil?

Foto: Freerange Stock

Programa de empréstimo financeiro destinado a imigrantes pode ajudar você a realizar o sonho de se dar bem profissionalmente em 2019

O Canadá recebe mais de 300 mil novos imigrantes todos os anos. São muitos os profissionais qualificados que, ao desfazer as malas, têm que se adaptarem a uma nova cultura e encararem um grande desafio: o de conquistar uma vaga na área de atuação do país de origem no competitivo mercado de trabalho canadense. A jornada do imigrante rumo ao exercício da profissão de origem envolve burocracia, requalificação e dinheiro. Trata-se de um longo caminho que demanda tempo e acaba muitas vezes forçando o newcomer a trabalhar em outras áreas. Nesse processo de imersão no mercado de trabalho canadense, não entra apenas a análise de documentos exigidos por lei, mas também muitas vezes exames e testes preparatórios. O Empréstimo Nesse ringue de batalha na vida do newcomer, existe o braço forte da Windmill Microlending. Trata-se de uma entidade sem fins lucrativos que dá uma carona ao imigrante nessa longa caminhada com um microempréstimo. Os juros são abaixos dos praticados pelos bancos e o financiamento ajuda os recém-chegados a pagar pelo treinamento ou licenciamento que precisam para o regresso às antigas profissões. O valor do empréstimo pode chegar até $10 mil. Tem área que, para você voltar a atuar nela, tem que haver muita paixão por que o obstáculo é grande , afirmou Hewton Tavares, conselheiro de plano de estudo da Windmill Microlending. Desde a criação da Windmill, em 2005, a entidade já beneficiou mais de quatro mil imigrantes e refugiados a retomarem a suas carreiras no Canadá. Mais da metade dos beneficiários são profissionais da área da saúde. No caso de dentista, só o processo para você fazer os testes custa $40 mil. Para exercer a profissão sendo especialista (na área de Odontologia) é preciso voltar para a escola , disse. Desconectado com a profissão A gente não faz a exigência de a pessoa estar aqui por cinco anos ou 10 anos. O importante é que ela queira voltar a trabalhar na profissão de origem , afirmou Tavares. Segundo ele, mutas vezes a pessoa está completamente desconectada com a profissão de origem. Em um mundo cada vez mais conectado pela internet, elas são tomadas por uma gama informações sobre o Canadá. Mas de acordo com Tavares, muitas vezes um imigrante que chega aqui não sabe a diferença entre um community college e um Pag 7 private college.


20/12/2018

DEZEMBRO

BRASIL NEWS

07

EMPREGO Quando a pessoa faz o empréstimo, a gente faz perguntas para saber se realmente ela sabe o caminho que está seguindo em termos de educação. Obviamente, a gente não fala: faça isso ou faça aquilo, mas a gente presta esclarecimentos baseado no nível de conhecimento da pessoa . De acordo com Tavares, o que é importante para a Windmill Microlending é a redução de riscos. Se a pessoa pede dinheiro para uma coisa que não vai dar certo, aumenta o risco para a gente , disse.

A gente não faz a exigência de a pessoa estar aqui por cinco anos ou 10 anos. O importante é que ela queira voltar a trabalhar na profissão de origem.

Hewton Tavares é conselheiro de plano de estudo da Windmill Microlending.

Hewton Tavares, conselheiro de plano de estudo da Windmill Microlending.

Plano de Estudo Ainda de acordo com Tavares, o imigrante que se candidata ao empréstimo tem que completar um formulário chamado plano de estudo. Por meio desse plano, a entidade tem uma ideia se a pessoa apresenta clareza quanto ao objetivo o qual deseja alcançar. O tempo de análise do processo para a aprovação do empréstimo demora duas semanas. Segundo Tavares, quando a pessoa está na escola no curso de qualificação financiado pela Windmill ela paga somente os juros do empréstimo. Com o fim dos estudos a pessoa tem até no máximo dois anos para pagar de volta o dinheiro emprestado que incluem os juros e as parcelas do empréstimo , afirmou. O programa existe desde 2005 e já beneficiou mais de quatro mil imigrantes com um volume de empréstimo superior a $20 milhões de dólares. O sistema de empréstimo é em nível nacional, com exceção da província de Quebec. O programa é voltado para quem tem residência permanente no país ou já ser cidadão canadense; beneficiários do provincial nominee program, ou quem é refugiado/protected person no Canadá. Outros critérios para se obter o empréstimo são: expressar o interesse em voltar a exercer a profissão de origem, não ter outro tipo de empréstimo bancário e não ter falência pendente legalmente.

Mais informações: windmillmicrolending.org \ outreach@teamwindmill.org \ info@teamwindmill.org \ 1 855 423 2262

O começo A Windmill Microlending foi fundada pela imigrante sueca, Maria Eriksen. Ela se deparou com um grupo de médicos e enfermeiras treinados no exterior que trabalhavam como faxineiros em um hospital de Calgary. Foi lá, trabalhando como psicóloga, que Eriksen e suas amigas criaram um fundo de apoio para dar uma mãozinha aos imigrantes qualificados para voltarem a atuar em suas profissões.

Faça bonito ano que vem na caça ao emprego. Aqui estão as dicas

Como procurar sua entrevista de emprego para trabalhar em escritório: - Vista-se como um profissional. - Para uma roupa de trabalho de vendas ou varejo, semi-casual é de bom padrão. - Evite roupas chamativas, reveladoras e over-the-top. - Sempre esteja arrumado e apresentável: cabelo penteado, sapatos polidos e barba aparada. Não se esqueça: é fundamental estar preparado quando você conhece um potencial empregador. Então, siga essas outras dicas: - Chegue cedo e esteja preparado para responder a perguntas; - Cumprimente o entrevistador em pé, sente-se adequadamente, faça contato visual com ele/ela; - Seja entusiasta e sorria; - Traga material que convença o empregador a contratá-lo, tipo cartas de recomendação e uma cópia impressa do seu currículo; -Deixe tais documentos com o empregador, - Se você não entender uma pergunta, peça ao entrevistador que repita ou explique. Mantenha-se sempre positivo A busca pelo emprego é uma caça ao tesouro. Se você tiver sorte e for o melhor candidato para um trabalho, você pode ganhar. Não se preocupe se a princípio você não tiver sucesso. Continue enviando seu currículo. Nunca recuse um convite para uma entrevista. Seja otimista e boa sorte!


08

DEZEMBRO 20/12/2018

BRASIL NEWS

PROFISSÃO Você tem arrependimentos na profissão? Os arrependimentos não são totalmente ruins Por Eva Jenkins

Se você é como eu, você se arrepende de algumas decisões de carreira tomadas no passado. Os

arrependimentos não são totalmente ruins. Quando me concentro em meus arrependimentos, não é para me repreender. Em vez disso, é uma lição de como eu reajo em certas situações e uma chance de examinar o porquê. O objetivo é evitar decisões lamentáveis no futuro. No começo, você se apressa em identificar que tipo de trabalho você quer ... onde você quer viver ... em qual empresa você quer trabalhar ... em qual indústria a empresa estará. Se você não fez o suficiente para ser claro quanto ao seu objetivos, você vai cair em um ciclo vicioso de saltar de um trabalho insatisfatório para outro. Note que eu uso a palavra "emprego", em vez de carreira, porque muitas vezes eles não levam a nada. Ninguém gosta de procurar um "emprego". Criar currículos, preencher meticulosamente informações duplicadas de seu currículo em vários sistemas ATS e tudo mais no mundo do mercado de trabalho digital é uma tarefa árdua. Se você tiver sorte e houver uma certa sorte envolvida, acabará contratado. Você se sente exuberante? Se sim, considere-se com sorte. Quando chegam a uma posição, a maioria dos candidatos a emprego esquece por que escolheu a posição, a empresa ou a indústria. Em vez de entusiasmados, eles são mais propensos a se sentirem esgotados pelo processo e simplesmente felizes em poder se livrar do mercado. Honeymooning no trabalho Digamos que você é um dos sortudos. Você está feliz em trabalhar e feliz com sua posição e sua empresa. Como isso se manifesta em sua vida? Algumas pessoas compram o carro que sempre quiseram, ou se casam com a pessoa que amam, ou se mudam para o primeiro apartamento ou compram uma casa. Isso é bom. As coisas estão indo bem. Sua carreira está na superestrada viajando 80 km / h. Vocês são todos sorrisos, positivos sobre as decisões que você tomou em sua carreira e animados sobre aonde você está indo. Chame isso de "fase de lua de mel". Pode durar um tempo. Então, um dia, você percebe que há um buraco desagradável se desenvolvendo em seu estômago. Seu primeiro pensamento para culpar o burrito do jantar que você devorou na noite anterior, enquanto ficava atrasado para cumprir um prazo de relatório. Você não pensa no estresse que está sofrendo. Você não pode deixar-se sentir sobrecarregado. Em vez disso, você diz a si mesmo: "Ei, eu não posso mais comer essa maldita coisa gordurosa tão tarde. Estou ficando velho para isso". Você não está ficando velho, mas o padrão é. Você faz as pazes com sua dor de estômago, dores de cabeça dolorosas e outros sinais de alerta físicos, e simplesmente segue em frente colocando um pé na frente do outro. O tempo passa e em pouco tempo você sente que conseguiu. Você é parte integrante da empresa. Um par de anos de zoom e você terra que grande promoção. Você está feliz e pronto para enfrentar os desafios que estão surgindo. De muitas maneiras, a vida parece acontecer. Você geralmente se sente como se estivesse no piloto automático ... Você acorda automaticamente, sobe e brilha automaticamente e vai trabalhar automaticamente. Você viaja passar algum tempo com sua família. Você pode até ter algum tempo para ser um guerreiro de fim de semana ... se você tiver energia suficiente, é isso. Bem-vindo à sua carreira e vida. Então, o que aconteceu ao longo do caminho? Como você se afastou de seus objetivos? Você pode corrigir o curso? Sim. No entanto, talvez seja necessário redescobrir sua finalidade. Descobrir seu senso de propósito é crucial para fazer a diferença no trabalho e em nossas vidas pessoais. Sua visão de satisfação e sucesso é determinada por seus próprios valores e necessidades. Sua perspectiva sobre sua carreira é a soma total de sua experiência, educação e expectativas. A autodescoberta é a nossa capacidade de nos motivar, de despertar o nosso propósito em face da mudança ou transição. Explore seus próprios valores, crenças, habilidades e objetivos. Descobrir nosso propósito é, talvez, o maior risco que devemos ter. Eva Jenkins é uma coach profissional que trabalha com indivíduos, pequenos empresários e executivos para ajudar a alinhar sua visão pessoal com os compromissos de seus negócios e vidas pessoais.

BrasilNews.ca

Os brasileiros estão online. Acesse nosso site!


20/12/2018

DEZEMBRO

BRASIL NEWS

09


10

DEZEMBRO 20/12/2018

BRASIL NEWS

BRASIL NEWS A literatura de cordel conquistou corações e mentes de crianças durante evento realizado em Toronto Elas conheceram um maneira de contar poesia que é parte da cultura populardo Nordeste brasileiro

Ruan Carlos França é advogado do Paraná, mas que participou, em Toronto, de evento que está à quilômetros de distância dos parâmetros da lei. Ele voluntariou no Poesias & Canções, evento cultural promovido pelo grupo Ciranda Brasileira grupo filantrópico criado há quatro anos em Toronto para promover a cultura brasileira, ministrando Oficina de Cordel. Ruan França trouxe a literatura dos cordéis que faz parte da cultura popular do Nordeste brasileiro com a missão de trabalhar o imaginário das crianças por meio de desenhos e poesia. Para muitas crianças, o evento foi uma oportunidade para um primeiro contato com a arte de escrever versos em folhetos que costumavam ser pendurados em cordões tipo varal usado para enxugar roupa. Daí o nome: Literatura de Cordel. Quando surgiu o tema Poesias & Canções, do Ciranda Brasileira, nasceu a ideia de trazer a literatura de cordel que é uma das poesias mais ricas do Brasil , afirmou. Segundo Ruan França, as crianças ficaram meio receosas ao interagir Crianças e o contato com a cultura popular do Nordeste Brasileiro em Oficina de Cordel. pela primeira vez com a literatura de cordel. O cordel não tem cores, pelo fato de trabalhar apenas o preto e o branco. Ai, eu explico que isso é parte da cultura porque antes o cordel era feito com xilogravura. Mas segundo França, a literatura de cordel teve uma boa recepção das crianças. Elas gostaram por se tratar da história do Brasil, por retratar os heróis brasileiros, Lampião e tudo mais. É toda uma história nova para eles , disse ele. Nascemos e vivemos com o cordel lado a lado , disse Rafaella Macedo que tem folhetos de cordel em casa graças a uma amiga que trouxe os mesmos de Caruaru, cidade do Agreste pernambucano. A cultura do Nordeste é linda. Nós do Paraná temos a nossa cultura, mas não é tão rica quanto a do Nordeste. A gente acaba roubando essas coisinhas lá do Nordeste para a nossa cultura também , disse Ruan França.


11

BRASIL NEWS

DEZEMBRO 20/12/2018

CAPA Família, multiculturalismo, Saci Pererê, cartas, internet e fotos na geladeira

Mary Duerden ao lado do marido, Eric, e com os filhos: Blake, 5 anos, e Tyler, 2 anos.

Mary Duerden com o pequeno Tyler. Manter o filho em contato com a leitura e a cultura brasileira é fundamental para ela.

A cultura brasileira entrou no círculo familiar do casal Duerden

M

ary Duerden nasceu em Nova Friburgo (RJ). Ela deixou o Brasil 21 anos atrás para morar no Canadá quando ainda era adolescente. Duerden é casada com o canadense, Eric. O casal tem os filhos: Blake, de cinco anos, e Tyler, de dois anos. A família participou do evento, Poesias & Canções, promovido pelo Ciranda Brasileira. Na ocasião, Mary Duerden falou para o BN sobre a importância de manter os filhos em contato com a cultura brasileira. Brasil News - Por que esse evento é importante para os seus filhos? Mary Duerden- Porque as crianças nasceram aqui e o evento mostra um pouco da nossa cultura brasileira. Eles são canadenses, mas a gente quer participar e mostrar para eles como eu cresci, participei das coisas do Brasil. Sendo voluntária do Ciranda Brasileira, eu gosto de ajudar o máximo possível e fazer esse trajeto bonito que o Ciranda faz há muitos anos. BN Você participava no Brasil de atividades culturais na escola? Duerden Sim. Tinham as atividades de teatro e tinham muitas coisas que aqui não têm e a gente sente um pouco de falta. No Ciranda eles resgatam essa cultura de mostrar o Saci Pererê. Então, a gente pode mostrar aos nossos filhos como nós fomos criados e isso é uma parte deles também porque, no final, eles são brasileiros também. BN Mas existe um tipo de vácuo cultural . Seus filhos vão estudar em escola canadense ao lado de pessoas de várias etnias e, claro, a cultura brasileira ficará de lado. Duerden Exatamente. É bem diferente, mas isso faz com que eles vejam como essa diferença faz sermos o que somos. BN Você pratica alguma atividade com os seus filhos em casa que os coloquem em contato com a cultura do país de origem da mãe deles, já que você nasceu no Brasil? Duerden O meu marido é canadense. Então, eu falo com as crianças em português e ele fala em inglês. À noite, antes de colocar as crianças para dormir, eu leio para elas, abro os livros e mostro onde fica o Brasil. Muitos dos livros têm a nossa cultura. É quando o meu filho pergunta: o que é o Saci Pererê? BN Nessa era digital, o tablet, o celular e o computador tornaram, no seu caso, mais fácil mostrar o que é o Brasil para os seus filhos? Duerden No tablet, a gente pode ter essa relação com a família, a gente pode fazer um FaceTime conversar com a família no Brasil.

o que não era possível anos atrás. A gente pode

BN Tendo parentes morando no Brasil, você acha que a carta escrita tem ainda importância na comunicação com a família? Duerden - Eu tenho irmãos e tios no Brasil. A gente às vezes pede para eles mandarem fotos. Hoje em dia, você pode enviar uma foto pelo celular, mas e aquela foto que você põe na geladeira? (risos) Já a carta é a maneira de você tocar e sentir a mesma e ver a letra. Isso é uma forma de alfabetizar as crianças. O Ciranda Brasileira existe desde 2014. De acordo com Dayse Gonçalves, o Ciranda é uma organização comunitária sem fins lucrativos mantida pelo trabalho voluntário. As atividades oferecidos pelo grupo são voltadas para crianças com idades entre três e nove anos. De acordo com ela, o Ciranda teve como embrião, a Oficina de Língua Portuguesa. Um ciclo de estudos do antigo Centro de Apoio e Integração Social Brasil-Canadá (CAIS). O Ciranda Brasileira funciona no centro cultural comunitário, Artscape Youngplace, que fica no 180 Shaw St., em Toronto. Cirandabrasileira.com


20/12/2018

DEZEMBRO

BRASIL NEWS

BrasilNews.ca

Os brasileiros estĂŁo online. Acesse nosso site!

12


20/12/2018

DEZEMBRO

BRASIL NEWS

13

SAÚDE Como reverter o diabetes tipo 2 naturalmente Uma boa dieta pode manter a diabetes sob controle? Por Eli Oz

Tornou-se

aparente para as pesquisas médicas que certos carboidratos absorviam rapidamente o sistema e outros absorviam mais naturalmente e eram alternativas mais desejáveis para os carboidratos de alta classificação. Em 1981, a comunidade médica estava descobrindo o efeito do índice glicêmico no corpo não apenas para os diabéticos. Outras frutas e vegetais, no entanto, são preferíveis do que arroz branco, pão branco, flocos de milho e qualquer coisa feita com açúcar refinado branco ou farinha. Outros bons alimentos glicêmicos incluem pães e massas integrais. Se você ou um ente querido tem diabetes tipo I ou tipo II, você deve mudar para pães integrais e massas feitas com farinha de trigo. Medicação É muito importante que um paciente com diabetes consulte seu médico para obter a dose correta de cada medicamento e nunca dobre uma dose ou corte uma ao meio. Prandin não pode ser usado em mulheres grávidas ou amamentando crianças. O Starlix é outro medicamento que funciona de maneira semelhante ao Prandin, mas não requer ajustes. Então, uma boa dieta pode manter a diabetes sob controle? A resposta é sim. Embora não seja possível curar um paciente diabético, uma boa dieta pobre em alimentos que têm altos índices no índice glicêmico e alta em proteínas pode ajudar um indivíduo com essa condição a viver uma vida mais longa e saudável. Até que haja uma cura para essa condição potencialmente fatal, é importante que todas as pessoas que

As 5 frutas anti-inflamatórias que não podem faltar em sua dieta

sofrem de diabetes se familiarizem com o índice glicêmico para que possam entender melhor como controlar sua doença. Exercícios

Um regime de exercícios é f r e q u e n t e m e n t e recomendado, o que pode ser bom para a depressão, mas as pessoas com depressão muitas vezes têm pouca energia para iniciar um regime de exercícios. Como a Foto: Freerange Stock depressão contínua, as pessoas muitas vezes perdem o interesse em monitorar seus níveis de açúcar no sangue e podem até mesmo pular sua medicação. Os sintomas da depressão incluem uma perda de prazer em atividades diárias que você costumava desfrutar, bem como uma mudança no apetite. A ciência médica continua a procurar uma cura para o diabetes que atingiu proporções epidêmicas em algumas áreas. Até que uma cura seja encontrada, no entanto, existem muitas maneiras de tratar esta doença. Quando alguém recebe um diagnóstico de diabetes, muitas vezes entra em pânico e fica sobrecarregado com todas as informações. Se você ou um ente querido for diagnosticado com diabetes, torne-se mais capacitado aprendendo tudo o que puder sobre o tratamento da doença, aprendendo sobre diferentes medicamentos e certificando-se de cumprir as ordens dadas pelo seu médico. 1. Abacaxi Além de ter um ótimo sabor, o abacaxi é na verdade uma fruta natural anti inflamatória muito popular. A fruta contém enzima conhecida como bromelina, que não só ajuda a reduzir a inflamação, mas também ajuda a reduzir a dor e facilitar o processo de cicatrização. De fato, muitos medicamentos para artrite usam extrato de abacaxi para tratar a doença. Portanto, se você está realmente sofrendo de dor nas articulações, comer abacaxis frescos e você definitivamente vai ver a diferença. Evite abacaxis enlatados porque eles contêm algum açúcar adicionado e conservantes que não são bons para sua saúde. 2. Mamão

Em vez de optar por usar a medicação sem prescrição, é recomendável que você use métodos mais seguros por Josef Bichler

Dor

nas articulações pode ser difícil de conviver e pode afetar gravemente sua vida diária. A artrite e qualquer outra forma de dor nas articulações podem, na verdade, tornar até mesmo a forma mais simples de movimento difícil em seu dia-a-dia normal. Embora você possa realmente sentir como tomar uma pílula de dor para reduzir a dor rapidamente, esses medicamentos antiinflamatórios têm efeitos colaterais adversos e uso prolongado dessas pílulas pode realmente causar danos permanentes a alguns dos órgãos do corpo e também ao sistema imunológico. Em vez de optar por usar a medicação sem prescrição, é recomendável que você use métodos mais seguros, como incorporar alimentos anti-inflamatórios naturais em sua dieta diária que, na verdade, tenham efeitos positivos em sua saúde. Abaixo está uma lista de alguns dos mais importantes antiinflamatórios frutos que podem ajudar a caber artrite e outras dores nas articulações.

Mamão não é apenas uma fruta deliciosa, mas também um ótimo agente que pode ajudar a reduzir a dor e a inflamação. Tem uma enzima chamada papaína e outros minerais e vitaminas que ajudam a aliviar dores e dores. O mamão também ajuda a promover cabelos e peles saudáveis e ajuda na digestão. Eles são naturais anti inflamatórios frutos que são altamente recomendados por nutricionistas e médicos. 3. Bananas As bananas são realmente uma boa fonte de vitamina B6 e folato, que ajuda a fortalecer as articulações e combater a artrite. 4. Cerejas A pesquisa mostrou que o suco de cereja pode realmente ajudar a diminuir a dor nas articulações e é de acordo com Eve Campanelli, Ph.D. Ela descobriu que a maioria de seus pacientes passou a sentir alívio das dores nas articulações depois de beber um copo de suco de cereja duas vezes por dia. 5. Maçãs Maçãs, suco de maçã e maçã têm propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar a prevenir e curar a artrite e outras formas de dor nas articulações.


14

BRASIL NEWS

DEZEMBRO 20/12/2018

DA REDAÇÃO

304 Ellen Davidsom Drive - Oakville, Ontario, L6M-OY6


20/12/2018

BRASIL NEWS

DEZEMBRO

15

INGLÊS & CURIOSIDADES Burger, chute, coon, copter or chopper These words stand for hamburger, parachute, raccoon, and helicopter. Let s talk about CLIPPING

Duas ideias que não vingaram em 2018: O bordel de boneca em TO e os anúncios da TTC com a voz do ator Seth Rogen Foto: Aura Dolls

A Aura Dolls seria o primeiro brodel da América do Norte de bonecas de silicone.

Tinha

burger (hamburger), chute (parachute), coon (raccoon), copter or chopper (helicopter), gator (alligator), hood (neighbourhood), mum (chrysanthemum), phone (telephone), plane (airplane), quake (earthquake), and roach (cockroach).

Brian Bowen

Taxicab is a unique word because we can clip either the first or second part of the word to make cab or taxi .

Abbreviations are shortened forms of

App, exam, and gym

words usually just a few letters of the word. For example, the abbreviation of kilogram is kg . However, even in speech we often do not say kilogram, but shorten it to kilo . This is an example of what is called clipping: the shortening of a word by cutting out syllables. Kilo belongs to the most common type of clipping, which cuts off the second part of the word. Other words that are shortened in this way are: ad (advertisement), bike (bicycle), biz (business), bra (brassiere), bro (brother), cell (cellular phone), condo (condominium), deli (delicatessen), demo (demonstration), diss (disrespect), fax (facsimile), gas (gasoline), hippo (hippopotamus), info (information), intro (introduction), lab (laboratory), limo (limousine), mayo (mayonnaise), max (maximum), memo (memorandum), photo (photograph), pop (popular music), pro (professional), ref (referee), rep (representative), rhino (rhinoceros), sax (saxophone), stats (statistics), sub (substitute or submarine), temp (temporary employee), tux (tuxedo), and vet (veterinarian).Another common type of clipping cuts off the first part of a word. Examples of this type include:

There are a few clippings which are formed from a middle syllable of a longer word or phrase, such as flu (influenza), fridge (refrigerator), fries (French fried potatoes), and jams or jammies (pyjamas).

tudo para ser a novidade quente do verão canadense de 2018, mas o empreendimento veio por água abaixo. Toronto estava prestes a ser conhecida por ter o primeiro bordel de boneca sexual da América do Norte, mas dias antes de sua abertura programada para oito de setembro, a Aura Dolls, onde os clientes poderiam pagar por serviços sexuais com bonecos de silicone de alta tecnologia, foi rotulada de "ilegal". Toronto Coun. John Filion disse que recebeu um "grande número" de telefonemas e e-mails em resposta à inauguração do bordel de bonecas sexuais de Yonge e Cameron. Em resposta, eu imediatamente visitei o site e tive várias reuniões com a equipe da prefeitura, determinando que esse negócio era ilegal neste local , ele compartilhou no Facebook.

Sometimes clippings contain syllables from more than 1 word in a phrase. This is how biopic ( biographical picture), op-ed (opposite the editorial page), photo op (photographic opportunity), sci-fi (science fiction), romcom (romantic comedy), and sitcom (situation comedy) were created. Clippings usually begin within specialized groups of people. For example, modem (modulator demodulator) and app (application) began with computer specialists before becoming known to the general public. Many clippings come from students, including: exam (examination), math (mathematics), and gym (gymnasium). People's names, too, are often clipped, as in Rob for Robert, Tim for Timothy, Liz for Elizabeth, Sue for Susan, and so on. Over time, clipped words often replace the original words they came from. Who today says luncheon (lunch), moving picture (movie), omnibus (bus), pantaloons (pants), pianoforte (piano), permanent wave (perm), violoncello (cello) or zoological garden (zoo)?

Nascido e criado em Toronto, Brian Bowen é bacharel em escrita criativa pela York University. Ele é professor de Inglês há mais de 30 anos e dá aulas para o ensino médio e é ainda instrutor de ESL no Seneca College com YMCA do Japão. Bower é atualmente dono e dirigi a Canadian Academic Success School, 5310A Yong ST. Você pode entrar em contato com ele pelo telefone(416 768-8456 or pelo site. canadianacademicsuccess.com

O ator canadense, Seth Rogen

Voz do além A ideia não foi nada original. A TTC pegou carona na ideia de Vancouver de fazer de Seth Rogen a voz de uma campanha para promover a etiqueta no transporte público. Só que a TTC parou de reproduzir os clipes que gravou após apenas um mês de veiculação das mensagens. As gravações começaram no dia 31 de julho, mas foram aos poucos deixadas de lado no final de agosto. Ficou a pergunta sem resposta: qual o motivo? Para ouvir a voz do ator Seth Rogen, só mesmo embarcando nos trens do metro de Vancouver, a cidade natal de Rogen.


16

BRASIL NEWS

DEZEMBRO 20/12/2018

MODA & ESTILO DE VIDA Você sabe o que seu rosto e feições representam? O seu rosto expressa a sua personalidade, mas a sua imagem pode não estar revelando quem você realmente é em seu íntimo. Pareceu complicado? O Visagismo Philip Hallawell explica tudo isso, entenda mais!

Engana-se quem pensa que foi mal-interpretado pela aparência que ostenta. Na

prática, nem sempre temos a oportunidade de conversar e mostrar ao próximo quem realmente somos, mas, sem dúvidas, somos constantemente interpretados e julgados pelo conjunto da nossa imagem pessoal.

Foto: Bloguesia

Ela revela muito sobre nós, por isso, compreender o significado da nossa imagem através da ciência do Visagismo Philip Hallawell e saber adequá-la à nossa personalidade e ao que, de fato, desejamos expressar, é fundamental para o processo de autoconhecimento e, consequentemente, para a elevação da autoestima, autoconfiança e sensação de bem-estar, o que melhorará a nossa comunicação, produtividade e qualidade de vida. Primeiramente é importante entender como funciona o processo mental da imagem.

Taiara Desirée

De acordo com o estudo do psicanalista suíço, Carl G. Jung [1875-1961], os símbolos arquetípicos - que são aqueles que possuem os mesmos significados em todas as culturas e em todos os tempos - agem subliminarmente no inconsciente das pessoas, provocando sensações e reações emocionais, mas não racionais.

Pesquisas apontam que a ativação de reações que geram emoções é de responsabilidade de diversos sistemas, em diferentes áreas do sistema límbico do cérebro. Veja a figura abaixo. O neurocientista, Joseph Le Doux, que comanda o Le Doux Labs na Universidade de Colúmbia, em Nova York, USA, investiga como o cérebro processa emoções e mostrou que o tálamo visual tem a função de avaliar os estímulos que o cérebro recebe e distinguir imagens, sons e outros sinais. Philip Hallawell, após 35 anos de pesquisas, descobriu que o símbolo arquetípico, embutido na estrutura de qualquer imagem, é reconhecido pela amígdala, que, por sua vez, provoca uma reação emocional antes mesmo que a imagem possa ser interpretada racionalmente. Isso explica o porquê de reagirmos de diferentes maneiras quando olhamos para alguma imagem seja pessoal ou não. Em relação à imagem pessoal, Philip Hallawell, criador do Visagismo Philip Hallawell, explica que as linhas, as formas e as cores são a base da linguagem visual, usada para construir toda e qualquer imagem que transmite um conceito, por isso, os chamados símbolos arquetípicos estão presentes em todas as imagens, inclusive no nosso rosto e feições. Além disso ele ensina que "a análise do rosto fornece as informações mais reveladoras sobre o temperamento de uma pessoa e também é essencial para a criação de uma imagem esteticamente harmoniosa".

Imagem: Livro Visagismo Integrado: identidade, estilo e beleza. Philip Hallawell. 2 ed. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2010. p. 67

Como toda imagem possui um efeito emocional, os formatos do rosto e das feições, por serem constituídos pelos símbolos universais - linhas verticais, horizontais, inclinadas, curvas, grossas, finas, longas ou curtas - têm o poder de expressar a personalidade do indivíduo. A ciência do Visagismo Philip Hallawell nos ensina como cada área e feição do nosso rosto pode indicar a nossa identidade. O assunto é extenso e se trata de uma complexa análise, mas através da imagem abaixo é possível ter uma breve noção de como cada parte do nosso rosto revela um pouco sobre nós. O profissional Visagista Philip Hallawell é capacitado para conhecer o cliente através da interpretação das suas linhas e formas, e descobrir o que ele deseja expressar, para assim, poder criar um estilo que reflita sua personalidade. Agora eu te pergunto: Você já passou por algum processo estético [maquiagem, corte de cabelo, cirurgia, etc.] que fez você se sentir "estranho", como se não fosse você? Philip Hallawell explica que ao se olhar no espelho, a pessoa é afetada emocionalmente pelas estruturas geométricas que compõem sua imagem, e o mesmo acontece com quem nos observa. Entendeu a razão da nossa imagem pessoal ter um poder comunicador? Pois é, como diz o antropólogo francês, David Le Breton, "Toda alteração no rosto marca a personalidade do indivíduo em sua forma mais profunda". O Visagismo Philip Hallawell não é uma intuição, trata-se de uma ciência baseada nos fundamentos da linguagem visual, estética, física ótica, geometria, antropologia, psicologia, neurobiologia e em conhecimentos milenares, onde o indivíduo embarca num profundo processo de autoconhecimento que envolve a análise das suas características físicas e do seu comportamento, seguida da reflexão sobre a sua personalidade, além de considerar o seu estilo de vida, as suas exigências profissionais, necessidades particulares, desejos e preferências. Imagem: Livro Visagismo Integrado: identidade, estilo e beleza. Philip Hallawell. 2 ed. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2010. p. 156

Como costumo dizer, o Visagismo Philip Hallawell é um dos passos para construir uma imagem pessoal com consciência e sustentabilidade, pois quando nos conhecemos profundamente passamos a entender que não precisamos de muito para revelar estilo, apenas de escolhas corretas e harmônicas. Você já se perguntou sobre "O que você deseja expressar pela sua imagem?". Será que ela está representando quem você realmente é em seu íntimo? O Design Pessoal pode lhe ajudar com essa autoanálise. Para saber mais acesse www.designpessoal.com e fique por dentro de tudo.


20/12/2018

BRASIL NEWS

DEZEMBRO

17

VARIEDADES Por Evija Melne

Explore o lado engraçado do Natal

Se você não está muito animado com a celebração de Natal, com certeza precisa de algo que possa animá-lo. Conheça algumas tradições natalinas engraçadas. Na verdade, você pode transformar todas as tradições do jeito que você gosta. Algo muito popular é deixar biscoitos e leite para o Papai Noel. E se você colocar o uísque em vez de leite? Pense no Papai Noel, ele está voando a noite toda e é muito possível que ele esteja com frio. Então, ajude-o a se aquecer com uísque. Mas se você não se importa com o pobre Papai Noel, você sempre pode comer biscoitos e beber uísque sozinho quando ninguém estiver vendo. Sempre tem ma decoração que alguém não gosta. Quando esse alguém não estiver olhando, coloque-o na árvore e espere quando ele for notado. A reação pode ser diferente, mas geralmente é engraçada. Se você é uma pessoa que cozinha para todos e não gosta, pode esquecer de fazer algo. Por exemplo, o salpicão. Bom, se você puder fazer isso todos os anos. Mas não diga que você fez isso de

Papai Noel e uísque combinam?

propósito, como se você sempre esquecesse. Como você gosta do Natal agora? Se você fizer alguma coisa com essas sugestões, sua comemoração será engraçada o suficiente. O mais importante não é ser um Grinch, mas ser capaz de encontrar algo de bom em todas as situações da vida. Feliz Natal!!! Send feedback

CyberSpace Divirta-se com algumas das ilustrações que revelam o lado bem humorado das redes sociais

Perdendo o sono por causa de problemas com dividas?

As empresas de cobranca nao param de te ligar?

Ligue agora e podemos ajudar voce. 10 Filiais em Ontario


18

BRASIL NEWS

DA REDAÇÃO

DEZEMBRO 20/12/2018

SAÚDE E MEIO AMBIENTE Lidando com a raiva adolescente

por Gemma Bailey

Todos nos lembramos de estar naquele estranho período de tempo entre a infância e a vida adulta e, para alguns jovens, esse tempo de transição é particularmente difícil de testar. Há todo tipo de mudanças acontecendo - pressões físicas, hormonais e até mesmo adicionais, academicamente, que estressam os adolescentes. No entanto, reações repetidas e irracionais do adolescente podem indicar que há outras razões por trás de suas emoções que podem ser resolvidas. Você vê o problema de culpar seus hormônios é que instantaneamente coloca o problema fora de seu controle e deles. Hormônios nos atingem como essas coisas aleatórias que chegam ao nosso corpo, sem serem convidadas e bagunçam os sistemas que costumávamos instalar novos e nos deixam um pouco loucos ao longo do caminho! Isso nos deixa totalmente à mercê deles e só é capaz de se estabilizar quando eles eventualmente decidem se estabelecer ou sair. Isso deixa os pais inseguros com quem estão falando quando tentam conversar com seus filhos adolescentes - suas perguntas ou sugestões vão levar a um suspiro, um grunhido ou uma resposta ultrajante? Esse tipo de comportamento pode desestabilizar toda a família e não é exato acreditar que você tem que esperar a fase passar. Alguns terapeutas acreditam que, se você não tiver um bebê com birras, eles serão encenados quando a criança se tornar adolescente. Se eles também perderem essa oportunidade, provavelmente terão uma crise de meia idade mais tarde. Eu não sei quão precisas são essas idéias, mas uma coisa é certa. Você não iria apenas sentar e esperar que sua fase de birra passasse a sujeitar toda a família ao inferno nesse meio tempo. Você estaria respondendo ao seu comportamento e criando estratégias para gerenciar melhor as coisas, recompensar sistemas e estruturas. Você pode até considerar os influenciadores do seu comportamento de crianças - existe algo que esteja deixando os nervos inquietos ou ansiosos que estão causando birras? Agora, se você fizesse tudo isso para uma criança, como é que um adolescente é diferente? Ainda é importante responder à raiva adolescente, só porque eles são adolescentes, isso não torna seu comportamento desculpável. No entanto, quando chegam à adolescência, a sua posição de autoridade mudou e, muitas vezes, uma influência externa pode ser útil.

Hormônios nos atingem como essas coisas aleatórias que chegam ao nosso corpo, sem serem convidadas e bagunçam os sistemas que costumávamos instalar novos e nos deixam um pouco loucos ao longo do caminho! Como terapeuta adolescente em Hertfordshire, posso trabalhar com você e seu filho adolescente para identificar quaisquer problemas não mencionados que o adolescente esteja vivenciando e também para ajudá-lo, como pai, a começar a desenvolver estratégias melhores para reagir ao seu comportamento raivoso. Pode ser incrivelmente útil para você adolescente ter alguém diferente de você para conversar. Às vezes os adolescentes de Hertfordshire com quem trabalho revelaram preocupações e ansiedades. Eu gosto de respeitar sua confidencialidade quando possível, mas eu nunca prometo guardar segredos, especialmente se a questão subjacente é uma que é importante para um pai conhecer ou agir. Se você tem um adolescente raivoso e está baseado em Hertfordshire, pode entrar em contato comigo para uma consulta gratuita. Eu sou um especialista em fazer com que até o adolescente mais rabugento se abra e fale! Gemma Bailey é uma praticante qualificada que ajuda crianças e adolescentes a superar ansiedade, fobias (incluindo fobias escolares e fobias alimentares), mutismo seletivo e problemas de confiança.


20/12/2018

DEZEMBRO

BRASIL NEWS

19

PERFIL A MPB na voz de Camila Farah Banquinho, voz, violão e talento

C

amila Farah nasceu no Rio de Janeiro, mas ainda criança foi morar

em São Paulo. O Canadá entrou na vida dela há cinco anos quando veio morar no país ao lado do pai, Sérgio Farha, da mãe e do irmão. Bastante carismática e sempre com um largo sorriso no rosto, a carioca concluiu no Canadá o curso de Administração de Empresas. Farah trabalha com organização de eventos e faz apresentações musicais ao lado do pai, Sérgio Farah. A voz doce e mansa de Farah encanta ainda mais os clássicos da MPB, com Tom Jobim e Toquinho no repertório. Ela embala eventos culturais, a exemplo do Poesias & Canções promovido pelo Ciranda Brasileira. A apresentação de Camila ao lado do pai, Sérgio Farah, no Poesias & Canções do Ciranda Brasileira. Farah revelou curtir muito no momento a música de Marisa Monte, dos Tribalistas e de Maria Rita. Ela está se preparando para cursar a faculdade de teatro musical e conversou com o BN para falar da música brasileira e do cenário musical da comunidade. Brasil News Você acha que a nossa comunidade se interessa pela Música Popular Brasileira? Camila Farah Eu acho que a comunidade brasileira tem interesse na MPB, mas faltam lugares para ela ouvir MPB. E a sociedade canadense em geral tem interesse em música de vários lugares, inclusive a brasileira. Mas para os canadenses não existe um lugar onde eles possam ouvir música brasileira. BN Como começou o seu intresse pela música? Farah Eu canto com o meu pai desde que eu tinha dois anos de idade. Ele sempre tinha um violão dele no meio da sala. Ele sentava e começava a tocar e cantar. Garota de Ipanema foi a primeira música que eu aprendi a tocar. Eu sempre cantei em coral e sempre tudo muito próximo da música brasileira. BN Você pensa em iniciar uma carreira musical para valer no Canadá? Farah Sim. Estou deixando a parte administrativa e de trabalho de lado. Vou voltar a faculdade para estudar teatro musical, estou continuo tendo aula de canto. BN Mas você tem interesse em cantar o repertório da MPB ou composições próprias? Farrah Eu componho algumas coisa já, mas nunca apresentei. Eu escrevo muito em inglês e português, BN Você pensa em encabeçar um projeto que não seja focado na nossa comunidade e levar a música brasileira para o público canadense? Farah Ainda não pensei nisso, mas não deixa de ser muito interessante. BN Você frenquenta os eventos da comunidade brasileira e vê outros artistas brasileiros tocando?

A música tranquila e singela da MPB ganha um toque especial na voz de Camila Farah.

Farah Sim. Eu conheço o Sarau Brasil e vou a restaurante brasileiro não apenas para comer a comida brasileira, mas para assistir a algum evento. BN Você acha que a música tocada pelos artistas brasileiros, em Toronto, é merecedora de aplausos? Farah Eu já ouvi música brasileira aqui de extrema qualidade. A Carla Dias, por exemplo, é fantástica. Também já ouvi coisa que talvez não seja o meu estilo, mas tem muita gente que curte muito. Tem lugares que tocam o que é mais recente no Brasil que eu não quero compartilhar com o público canadense. Você vai em um bar e lá está tocando Anita. Não que ela seja horrível, mas tem muita música brasileira que a gente não deveria dividir com o mundo. BN Você acha que o artista tem que quebrar padrões para conquistar um grande público para que o mesmo seja visto? Farah Se você está cantando aquilo que vem de dentro de você, que é genuino, não tem como não conquistar as pessoas. A minha influência musical vai além da MPB. Então, ao fazer alguma coisa, irão existir elementos que vão além da MPB por que a gente vive em um mundo que tem influência de muitas coisas. BN Tocar em eventos como o Poesias & Canções do Ciranda Brasileira coloca público de várias gerações em contato com a MPB, não acha? Farah Sim. Tem essa nova geração que veio para cá muito jovem ou nasceu no Canadá e tem a cultura brasileira pelos pais. Eles chegam em eventos como esse e ouvem português pela fala e pela música. Cria um laço com a nossa cultura.


20

BRASIL NEWS

DEZEMBRO 20/12/2018

Edição de Dezembro de 2018 Brasil News  
Edição de Dezembro de 2018 Brasil News  
Advertisement