Page 1

UMA HISTÓRIA DE PESO Superar estereótipos e trabalhar fazendo o que mais gosta no disputado mercado de trabalho canadense. A história de Rodrigo Oliveira. Pág.: 07.

Sons da Paixão Se você se apaixonou durante o intercâmbio, conheça as músicas que não podem faltar na sua playlist. Tem de Frank Sinatra a Bruno Mars. Pág.: 16.

TORONTO - EDIÇÃO MENSAL DE MARÇO- 2018 - ANO 22 - Nº: 408 MEMBRO DO GRUPO NACIONAL DE IMPRENSA ÉTNICA DO CANADÁ

Comunidade presta homenagens, em Toronto, à Marielle Franco e ao motorista da vereadora, Anderson Gomes. Pág.: 10 e 11

Rússia 2018 Como será torcer pela primeira vez para a seleção longe do Brasil? Ainda faltam alguns meses para o começo da Copa da Rússia. Para três amigos, a contagem regressiva já começou. Eles são apaixonados pelo futebol e acompanharão pela primeira vez as partidas do maior evento esportivo do mundo fora do Brasil. A questão não é apenas manter o clima efervescente da competição estando longe de casa. Gustavo Cunha, Marcelo Rocha e David Falcão buscam vencer dois adversários: o fuso horário e saber como driblar contratempos no trabalho para não ficar de fora de nenhum lance da seleção canarinha. O chefe de cada um deles é canadense e eles revelam como farão para manter os olhos grudados nos jogos sem o risco de levar nenhum impedimento no ambiente de trabalho. Pág.: 18

Marielle, Presente! As homenagens à Marielle Franco e ao motorista Anderson Gomes ocorreram ao som do batuque do maracatu pernambucano.

Eles expressaram revolta e indignação com a execução da vereadora do PSOL que foi brutalmente assassinada no dia 14 de março no Houve gritos de centro do Rio de protesto e muitos Janeiro. Grande trouxeram cartazes parte dos que e flores para a compareceram à Nathan Phillips manifestação eram Square. mulheres.

A manifestação em frente à prefeitura de TO foi o momento para lançar o grito de repúdio ao crime bárbaro que vitimou uma mulher que alertava o país sobre a violência policial e que tinha como bandeira de luta a defesa dos negros, dos favelados e dos gays.

416‐535‐5395

Mantenha o crédito limpo na praça conhecendo melhor a diferença entre bancarrota e proposta com Monica Guth. Pág.: 05.

Pele Primavera, Saara e outras peles. Saiba qual é a cor e a temperatura de seu tecido com Taiara Desirée. Pág.: 19


02

BRASIL NEWS

MARÇO 20/03/2018

www.brasilremittance.com


20/03/2018

MARÇO

BRASIL NEWS

03

E D I T O R I A L POR TANIA NUTTALL

BRASILNEWS@BRASILNEWS.CA

O que esperar do mês de abril? A primavera chegou. Você será tomado pelo charme e encanto das flores. Vamos ouvir falar muito por aí no High Park Cherry Blossom. O parque recebe uma multidão de apreciadores do clima mágico que o brotar das flores oferece por lá. Aproveite bem esse momento no mês que tem logo no primeiro fim de semana um feriado para ninguém reclamar que é o Dia da Páscoa. Um fim de semana com gosto de chocolate, não é mesmo? Mas o mês de abril tem muito mais novidades. Ponha na sua agenda o Maple Syrup Festival. A produção deste xarope doce e pegajoso é uma tradição canadense e a t r a i milhares de pessoas para festivais em Ontário e Quebec na primavera. Ficou com água na boca? Agende‐se, então, para o Sugarbush Maple Syrup Festival que ocorre em localidades diferentes e vai até o dia nove de abril. Haverá em Stouffville, Woodbridge, Halton Hills e Orangeville. Confira os detalhes no maplesyrupfest.com.

Abril ainda abre as portas para o maior festival de documentários da América do Norte. O Hot Docs Canadian International Documentary Festival tem uma programação extensa de produções. São documentários a perder de vista que serão exibidos de 26 de abril a seis de maio. A programação completa está no hotdocs.ca. Pelo mundo teremos as celebrações do Dia da Terra. E não podemos esquecer que 50 anos atrás Martin Luther King era assassinado, em Memphis ( E U A ) . Eventos estão agendados para lembrarmos e nunca esquecermos da tragédia que chocou o mundo.

Novo visual, novas histórias. Bem‐vindos ao novo Brasil News! Vocês perceberam que o Brasil News passou por uma reformulação gráfica e editorial. Mudanças que foram necessárias para o jornal que, assim como nós, está diante de um mundo cheio de transformações. Agora vamos ficar ligados em assuntos mais voltados para a vida dos nossos leitores que testemunham as transformações fora e dentro das telas de computadores, tabletes e celulares. Na matéria de capa deste mês, trazemos o grito de revolta pela morte da vereadora, Marielle Franco, e do motorista dela, Anderson Gomes. Dois brasileiros que foram vítimas de um crime bárbaro. A vereadora do PSOL denunciava a polícia que mata mais inocentes que bandidos. Os brasileiros da comunidade de Toronto demonstraram toda a dor ao ver de longe um país que vive o drama da onda de crime crescer assustadoramente a cada dia. Um país que ainda continua a ser considerado o nosso lar e, principlamente, permanece sendo o endereço de muitos dos nossos parentes que continuma a viver por lá. Também nessa edição, que chega até vocês cheia de novidades, trazemos a história inspiradora do brasileiro Rodrigo Oliveira. Um personal trainer que conquistou o equilíbrio entre corpo e alma ao superou o desafio de não mais ter que esconder a sexualidade. O que não foi possível no mundo machista das academias de ginástica do Brasil. Um país que ele deixou para trás há quase uma década quando decidiu vir morar no Canadá. Coragem e garra, não é mesmo? Bom, desejamos a todos uma feliz primavera. Sejam muito bem‐vindos ao novo Brasil News. Boa leitura!

UMA PUBLICAÇÃO DO BRASILNEWS PUBLISHER INC.

Todos os Direitos Reservados ® www.brasilnews.ca

390 Burnhamthorpe Road. Toronto, ON Canada M9B 2A8 Tel: (416) 893 5886 _________________________________________________________

Publisher: Tania Nuttall brasilnews@brasilnews.ca

Vendas: Tania Nuttall brasilnews@brasilnews.ca

Editor-chefe: Jandy Sales editor@brasilnews.ca

Colaboraram para esta edição: Monia Guth, Luiza Molina, Valda Lopo Roberta D`Albuquerque, Dr. Olavo Queiroz Taiara Desirée e Gabriel Fernandes

Diagramação: Julian Amorim designer@brasilnews.ca

Agradecimentos especiais à EF,_________________________________________________________ Education First, instituição com a qual o Brasil News mantem parceria de conteúdo. can $ 0,50 Exemplar avulso: Assinatura Anual (12 edições): can $ 50,00

PRÓXIMA EDIÇÃO: 20/04/2018 Colunas e artigos assinados podem não expressar a opinião do jornal. É proibida a cópia ou reprodução sem autorização prévia do Brasil News.


04

BRASIL NEWS

MARÇO 20/03/2018

LEGISLAÇÃO

DA REDAÇÃO

Venda de porta em porta: proibição Lei barra certos produtos para esse  tipo de comércio em Ontário.

porta em porta poderá ter o negócio  considerado  nulo  e  os  consumidores  poderão  manter  os  bens  e  serviços  Muitos  eletrodomésticos  estão  na  sem obrigações. lista  dos  itens  banidos  pelo  governo  para  o  comércio  feito  de  porta  em  As  novas  regras  serão  aplicáveis  a  porta.  A  lei  entrou  em  vigor  em  venda de porta em porta de: primeiro de março e é de autoria do  Limpadores de ar membro do parlamento da província  de  Ontário  (MPP)  por  Etobicoke,  Yvan  Baker.  Nós  precisamos  fazer  algo  para  garantir  que  as  pessoas  se  sentissem  seguras  em  suas  próprias  casas , afirmou Baker. A medida busca acabar de vez com a  venda indesejável de certos produtos  para proteger, principalmente, idosos  e  recém‐chegados  ao  país.  A  lei  busca evitar que os mesmos assinem  contratos  de  compra  considerados  agressivos e enganosos. Pela  lei,  alguém  somente  poderá  bater  à  porta  de  um  morador  de  Ontário  quando  o  serviço  for  solicitado com antecedência.  Contratos que violam as novas regras  relativas à solicitação de venda de ‐

Ar condicionado Purificadores de ar

A lei visa proteger principalmente idosos e imigrantes contra venda forçada de produtos indesejáveis.

Serviços de limpeza de duto Além  do  mais,  as  empresas  serão  obrigadas  a  manter  um  registro  de  como  ocorreu  o  Filtros de água contato  com  o  consumidor.  Aquecedores de água Todos  os  contratos  assinados  dos  produtos  na  casa  do  Purificadores de água consumidor  terão  um  período  de  aceitação     10  dias,  Amaciadores de água permitindo  aos  consumidores  cancelar o contrato por qualquer  Dispositivos  de  tratamento  motivo sem penalidade. de água Os  contratos  realizados  de  porta‐em‐porta  foram  as  Pacotes de bens e serviços     principais queixas recebidas pelo  Ministério de Governo e ‐ dos produtos mencionados acima Fornos

Serviços ao Consumidor. Ontário  é  a  segunda  província  no  Canadá  a  restringir  a  solicitação  e  os  contratos  de  porta  em  porta.  A  proibição  a  esse  tipo  de  comércio  existe  também  na  província  da  Colúmbia Britânica. As  empresas  terão  de  manter  um  registro  de  como  o  contato  com  o  consumidor  foi  feito  e  repassar  aos  clientes  informações claras sobre os ‐

direitos que eles desfrutam. Tomamos  conhecimento  de  muitas  histórias  de  idosos  e  imigrantes  que  foram  infelizmente  intimidados  e  manipulados  para  assinar  contratos  onerosos.  Agora  espero  que  essa  proibição  traga algum   conforto de volta  às famílias que foram afetadas  ",  disse  a  MPP  por  Davenport,  Cristina Martins.


20/03/2018

MARÇO

BRASIL NEWS

05

Economia & Finanças Tenho dívidas, e agora? Bancarrota ou proposta?

Monica Guth

Se você  tem  muitas  dívidas  com cartões de crédito   ou  financiamentos  e  linha  de  crédito,os  juros  são  acumulados  todo  mês.  Quando você vê seu extrato  do  mês  seguinte  seu  montante  total  nunca  diminui,  mas  somente  aumenta.  Mesmo  que  você  esteja  pagando  o  mínimo  valor  requerido  do  cartão  mensal. Ou se for o caso, de  o  seu  cartao  ja  esta  maximizado,  ou  valor  do  limite  do  cartao  foi  estourado .

Esses são cenários típicos de  você optar para dar entrada  na  bancarrota   (falência)  ou  proposta     ou  seja,  consolidação  das  dívidas.  Entre  em  contato  com  a  Monica  G.  Stanley,  Credit  Counsellor  /Administradora,  da  Rumanek  &  Company,  para  marcar  a  sua  primeira  consulta gratuita. É importante salientar que o  processo  da  bancarrota  ou  proposta  que  é  indicado  ao  cliente  é  registrado  pelo  governo  conforme  a  lei  do  Canadá  dentro  dos    parâmetros:  B.I.A  Bankruptcy  &  Insolvency  Act. O que é a Bancarrota?

ou até  mesmo  recebendo  um  subsídio  do  governo  (welfare  ou  unemployment  insurance)  e  desfrutando  assistência  de  amigos  e  familiares  ou  até  mesmo  tendo  uma  renda  que  não  seja  suficiente  para  pagar  suas  despesas  básicas  mensais,  então  a  melhor  opção  será  dar  entrada  na  bancarrota.  Nesse  caso,  o  seu  processo  levará  nove  meses  até  receber  a  carta  de discargo. 

que têm  uma  boa  renda  fixa,  casa  própria  e  um  carro  financiado.  P a r a   decidirmos  o  melhor  cenário,  é  necessário  prepararmos  um  orçamento  para  avaliarmos  se  a  proposta  ou a bancarrota será mais  viável. 

O foco   maior  é  trazer  um  alívio  para  tornar  a  sua  vida  financeira  mais  saudável.

Já a  proposta  é  uma  forma  de  negociação  a  seus  credores.  O  que  significa  que  você  não  está  negando  pagá‐las  (ao  contrário  da  bancarrota).  Mas  esse  processo  é  apenas  aceito  via  a  trustee  e  administradores  de  propostas, como a

Isso significa,  por  lei,  que  você  não  deve  mais  ao  Cada  caso  é  um  caso  e  nós  credor  que  fez  parte  da  analisaremos  isso  juntos.  bancarrota.  A  bancarrota  Mas  assumindo  que  você  também  pode  ser  uma  esteja desempregado, ‐ opção para aqueles 

O que é a Proposta?

Rumanek &  Company  Ltd  (www.rumanek.com),  uma  vez, que o valor que o cliente  pagará  de  volta  é  negociado  sem  os  juros.  É  apenas  levado em conta o montante  principal.  Isso  também  vale  para  dívidas  com  o  governo:  CRA  (antigo  Revenue  Canada)  e  também  para  o  HST (antigo GST). Não  se  entregue  ao  desespero  diante  do  estresse  financeiro!  Nós,  certamente,  poderemos  ajudá‐lo.  Monica Guth é consultora registrada de crédito da Rumanek & Company Ltd. (416) 452 3751 monica@rumanek.com  


06

BRASIL NEWS

MARÇO

20/03/2018

CANADÁ Sólida economia do Canadá fortalece necessidade de mão‐de‐obra externa  Precisamos de trabalhadores e os imigrantes são fundamentais,  

disse governador do Banco do Canadá

Idosos com 65 anos ou mais economizarão cerca de $240 por ano com a medida.

Remédios serão gratuitos para idosos de Ontário A medida entrará em vigor em primeiro de agosto de 2019

O governador do Banco do Canadá, Stephen Poloz.

Ele apontou para dados da Statistics Canada que mostram vagas de emprego subindo para um recorde de 470.000 no outono de 2017.

Luiza Molina

Ouvimos de líderes empresariais que muitas dessas vagas não estão disponíveis porque não conseguem encontrar trabalhadores com as habilidades certas , disse ele.

Os imigrantes têm um papel fundamental a desempenhar no crescimento da economia canadense e na redução da crescente escassez de mão‐de‐obra qualificada no país, afirma o governador do Banco do Canadá, Stephen Poloz.

Para ajudar a resolver essa escassez, Poloz disse que o Canadá precisa acelerar a integração de novos imigrantes na força de trabalho e melhorar a taxa de participação no trabalho de jovens, mulheres e povos indígenas do Canadá.

Em um discurso em 13 de março na Queen's University, em Kingston, Ontário, o chefe do banco central do Canadá disse que a imigração é fundamental para manter a inflação baixa e equilibrar a tendência da força de trabalho envelhecida do Canadá.

"Coloque tudo junto, e não é muito difícil imaginar que a força de trabalho do Canadá poderia se expandir em mais meio milhão de trabalhadores", disse ele. "Isso poderia aumentar a produção potencial do Canadá em até 1,5%, ou cerca de US $ 30 bilhões por ano".

"A imigração pode ajudar a proporcionar um desfasamento importante", disse Poloz, assim como "fontes inexploradas de trabalho dentro de nossa população existente".

Avanços rápidos na tecnologia digital também estão produzindo novas demandas para os trabalhadores com as habilidades necessárias, observou ele.

Com a economia do Canadá atingindo seu ponto ideal de demanda crescente e empresas operando a uma capacidade próxima, Poloz disse que esse crescimento está se traduzindo em novos empregos e aumentando as vagas de emprego.

"Novas aplicações estão criando empregos que eram inimagináveis há apenas alguns anos", disse ele. "Dez anos atrás, não havia desenvolvedores de aplicativos para smartphone, nem engenheiros de computação de "cloud" e nem gerentes de mídia social".

Ouvimos de líderes empresariais que muitas dessas vagas não estão disponíveis porque não conseguem encontrar trabalhadores com as habilidades certas Stephen Poloz

Em última análise, o Canadá ganha com essas inovações e o efeito gerador de renda desses novos empregos, segundo afirmou ele.

"Nenhum deste crescimento econômico altamente desejável pode acontecer a menos que haja pessoas disponíveis para preencher os empregos recém‐criados", disse ele. Um mercado de trabalho saudável e que funcione bem é fundamental .

Estes são tempos emocionantes. Novas oportunidades, novas tecnologias e novas indústrias estão todas esperando ao virar da esquina. Luiza Molina é paralegal licenciada pela The Law Society of Upper Canada. info@lmconsultingservices.ca

A Premier Kathleen Wynne anunciou o plano de Ontário de tornar os medicamentos prescritos gratuitos para pessoas com mais de 65 anos, A prescrição de medicamentos cobertos pelo programa incluem medicamentos para o colesterol, hipertensão, condições da tireóide, diabetes e asma. Pela expansão do OHIP + (Ontario Health Insurance Plan Plus), mais de 4.400 medicamentos prescritos estarão disponíveis gratuitamente para todas as pessoas com mais de 65 anos. A Premier anunciou o plano que vai contemplar 2,6 milhões de idosos e suas famílias ao lado da ministra da Saúde e Assistência a Longo Prazo, Helena Jaczek, e da ministra de Assuntos de Idosos, Dipika Damerla, no Leaside Curling Club. Como funcionará A partir de 1º de agosto de 2019, qualquer pessoa com 65 anos ou mais não terá mais que pagar uma franquia que é um tipo de reembolso quando a pessoa usa serviço de saúde fora da rede médica a qual o assiste, ou um co‐pagamento que é o valor que fica a cargo da pessoa assegurada por cada utilização da rede médica, seja hospitalar ou ambulatorial. Os idosos poderão apresentar sua prescrição e número OHIP em qualquer farmácia de Ontário e receber a medicação gratuitamente. Em 1º de janeiro de 2018, Ontário introduziu o OHIP + Child and Youth Pharmacare, que disponibilizou remédios elegíveis para todos aqueles com menos de 24 anos e está sendo considerada a maior expansão do medicare para uma geração. Economia no bolso dos idosos Ao expandir o OHIP + para idosos no Orçamento de 2018, as pessoas com 65 anos ou mais agora economizarão uma média de $240 por ano. Atualmente, todos com 65 anos ou mais têm direito à cobertura de medicamentos prescritos por meio do programa Benefício de Medicamentos de Ontário (ODB), o qual exige que os idosos paguem deduções e co‐pagamentos com base em sua renda e outros fatores. Sob o ODB, os idosos pagam uma média de $240 por ano pelos seus medicamentos. Esta expansão do OHIP + eliminará a franquia e os co‐ pagamentos do ODB para idosos, fazendo com que mais de 4.400 medicamentos sejam completamente gratuitos para todas as pessoas com 65 anos ou mais que sejam seguradas pelo OHIP. Alinhamento de programas Ontário investirá aproximadamente $575 milhões até 2020‐ 21 para alinhar o programa de idosos com o OHIP + Child and Youth Pharmacare. Os idosos com 65 anos ou mais são o grupo etário de mais rápido crescimento em Ontário. Até 2041, prevê‐se que 25% da população de Ontário tenha 65 anos ou mais, quase duplicando de 2016 para 4,6 milhões de idosos. A ferramenta de pesquisa on‐line de Ontário ajuda as pessoas a pesquisar com rapidez e facilidade uma lista de mais de 4.400 medicamentos financiados publicamente e outros medicamentos. Para saber mais acesse o: www.ontario.ca/page/get‐coverage‐prescription‐drugs


20/03/2018

MARÇO

BRASIL NEWS

07

VIDA & NETWORKING

DA REDAÇÃO

Cortesia da Freerange Stock

Um bom networking soma mais  oportunidades  Pensar em networking parece cansativo? Pense novamente. Aqui estão quatro dicas para que o mesmo funcione perfeitamente

A realização profissional e pessoal de Rodrigo Oliveira como personal trainer

O equilíbrio entre mente,  corpo e sexualidade A superação de estereótipos e a conquista de um lugar ao sol na sociedade multicultural canadense Desde o começo do ano que a vida de Rodrigo Oliveira, 37 anos, mudou e para melhor. Ele faz parte do time de personal trainers da maior rede de academias de ginástica do Canadá, a Goodlife Fitness que possui quase 400 unidades espalhadas pelo país. Natural da capital pernambucana, Recife, Rodrigo, não apenas venceu o concorrido mercado de trabalho. Ele superou um desafio ainda maior que ele carregava dentro de si: falta de equilíbrio entre corpo e mente. Eu era muito magro e costumava ser intimidado devido ao meu corpo. Eu não me sentia feliz comigo mesmo , disse ele. Rodrigo decidiu ser treinador e foi na Goodlife Fitness onde ele começou anos atrás a malhar e testemunhar o próprio corpo a mudar para a forma que ele sempre desejou. O corpo que inspira Muita gente começou a me seguir no Instagram não apenas pelo fato de eu ter um corpo bem malhado, mas por que eu acabei sendo uma inspiração para elas , salientou. Com a musculatura bem definida, faltava apenas para Rodrigo vencer outro peso pesado na vida dele: aceitar a condição de ser homossexual. Eu sabia que eu era gay, mas não me aceitava e os garotos me confrontavam e eu não encarava eles , desabafou. Agora a questão não é apenas ter um corpo bacana e ser grande, mas é gostar de mim mesmo, de ser feliz, de ter corpo e mente em equilíbrio , acrescentou Rodrigo.

Fazer o que gosta Desde o começo deste ano, Rodrigo passou integrar a equipe de mais de 30 personal trainers da unidade da Goodlife Fitness localizada na Dundas Square. O local de trabalho de Rodrigo Oliveira o coração de Toronto, é um endereço bastante frequentado pelos estudantes de inglês, universitários, profissionais liberais e pelo público LGBTQ.

Qualificações Eu quero o melhor trainador em frente do melhor cliente para conseguir o melhor resultado em curto período de tempo , afirmou Nathan Mason, gerente da equipe de personal trainers da Goodlife Fitness da Dundas Square. Além do certificado que habilita uma pessoa a exercer a atividade de personal trainer, segundo Nathan, a experiência de Rodrigo com o serviço de o buffet catering, garante a ele a capacidade de interagir melhor com as pessoas. São três coisas que nós buscamos no treinador: integridade, conhecimentos e ética p rofes sio n al . Rodrigo tem tudo isso e ainda a paixão com o que faz , "Rodrigo tem as qualificações e é apaixonado pelo que faz", afirmou afirmou Nathan. Nathan Mason, gerente da equipe de personal trainers da Goodlife da Dundas Square

O Brasil do Macho Man Como personal trainer é mais fácil eu me comunicar com os estudantes latinos e eles se comunicarem mais a vontade comigo. Não existem barreiras entre nós e isso torna mais fácil de saber como conseguir que eles alcancem os melhores resultados , disse Rodrigo. Quanto à questão da homossexualidade e o papel de treinador de academia de ginástica, Rodrigo que mora no Canadá desde 2010, não acredita que a experiência dele seria a mesma no Brasil. Eu não me imagino ser gay e personal trainer no Brasil. No Brasil, eu não me aceitava como sou hoje. Eu sei que o Brasil mudou muito em relação ao homossexualismo depois que eu cheguei ao Canadá, mas lá eu estava completamente perdido , afirmou.

Se a palavra  networking  te dá arrepios, você não está sozinho. Eu costumava  ser  como  você.  Sempre  pensei  que  criar  relacionamentos  profissionais  de  maneira  não‐natural  e  forçada,  parecia  ser  falso,  mas  com  um  pouco  de  reflexão e prática, descobri que o networking não é apenas benéfico para o seu  desenvolvimento  profissional  e  pessoal,  mas  também,  na  verdade,  é  bem  divertido! Aqui vai algumas dicas para o seu networking ser natural e divertido: 1. Basta dizer Olá Ao menos que você tenha uma grande variedade de grupos de amigos, não é  qualquer  dia  que  você  vai  encontrar  e  conhecer  um  biólogo  marinho  ou  um  engenheiro  aeroespacial  conversando  sobre  os  seus  projetos  e  interesses  comuns. Quando  você  estiver  fazendo  o  seu  networking,  procure  conversar  também  com as pessoas que são muito diferentes de você. Elas podem te fornecer uma  lista de  contatos  para você  atingir pessoas ou empresas específicas de  outras  áreas   isso é mais eficiente que o Google! Quando você fala com aqueles que estão fora da sua área e rede comum, você  tem  a  oportunidade  de  aprender  mais  sobre  outras  empresas  e  seus  campos  de trabalho. Você pode ter idéias inovadoras com isso, aquelas idéias que você  não vai ganhar de presente em uma pesquisas na internet, por exemplo. E  se  você  estiver  preocupado  com  o  que  dizer  quando  abordar,  relaxe.  Basta  dizer  um  Olá.  Todos  estão  interessados  em  fazer  novos  contatos  e  conhecer  mais sobre o trabalho do próximo. 2. Descreva o seu dia‐dia Coordenador daquilo, consultor disso  Não há dúvida de que o nome do seu  cargo pode soar muito importante no primeiro momento. No entanto, procure  não dizer o nome do seu cargo logo de cara, isso pode não fazer muito sentido  para a pessoa que está lhe ouvindo, além de parecer um pouco arrogante para  alguns. Em vez disso, tente descrever o que você faz no seu dia‐dia. O que torna o seu  trabalho interessante? O que você tem feito? Ao invés de simplesmente dizer  que  você  é  um  coordenador  de  marketing,  por  exemplo,  você  pode  explicar  que  você  desenvolve  formas  inovadoras  para  conectar  as  pessoas  para  um  novo produto interessante. Com esta  abertura  é mais provável que  você eleve  a  conversa para  um  outro  nível   amigável. 3. Construa um relacionamento Networking  não  é  apenas  ter  conversas  esporádicas  e  breves,  as  relações  devem  ser  cultivadas  e  mantidas  como  qualquer  outro  relacionamento  e  amizade, isto é crucial para colher bons frutos profisisonais no futuro. Uma  dica  para  manter  um  bom  relacionamento  com  alguém  que  acabou  de  conhecer é escrever algo sobre a conversa no cartão de visita que foi entregue,  isso vai fazer com que lembrem de você mais facilmente. 4. Aprenda com os profissionais Pequenos  seminários,  workshops  interativos  ou  uma  grande  palestra    há  muitas opções para desenvolver‐se profissionalmente. A partir da sua rede de  contatos,  você  pode  ficar  sabendo  sobre  grupos,  conferências  e  eventos  que  oferecem  oportunidades  únicas  para  ouvir  de  quem  sabe  sobre  áreas  específicas.  É  uma  grande  oportunidade  para  aprender  sobre  as  novas  tendências  em  seu  campo,  e  assim,  obter  um  crescimento  pessoal  e  profissional. No meu trabalho por exemplo, através de palestras e seminários indicados por  meus  contatos,  eu  aprendi  sobre  uma  ampla  gama  de  temas:  desde  uma  palestra  com  o  governador  de  Massachusetts,  sobre  como  Boston  está  se  tornando uma cidade cada vez mais internacional, até um workshop com um  ex‐âncora de TV sobre como se apresentar de uma maneira mais confiante. Nestes  eventos  é  essencial  que  você  saia  de  lá  com  muitos  contatos  novos.  Troque suas redes sociais com as pessoas e vá até elas falar sobre o tema que  acabaram  de  compartilhar.  Afinal,  elas  estão  no  mesmo  lugar  que  você  pela  mesma  razão!O  Networking  pode  expandir  o  seu  mundo  de  várias  maneiras.  Com apenas um pouco de coragem e prática, a sua rede de contatos pode se  tornar mais útil e também, bem divertida!

Por Cristina da EF   Education First. www.ef.com.br


08

BRASIL NEWS

MARÇO

20/03/2018

CELEBRAÇÕES & PSICANÁLISE

A colaboradora do EF Education First, Isabelle, revela para os nossos leitores como essa data tão especial do calendário cristão é celebrada pelo mundo afora Muito mais que alguns dias de folga para se entupir de ovos e coelhos de chocolate, a Páscoa é um importante

A tradição divertida e gostosa dos ovos de Páscoa é motivo de festa para toda a família

feriado religioso cheio de tradições e costumes. Ao longo dos anos, algumas dessas práticas e costumes foram adaptadas e reinterpretadas e hoje mesmo se você não acreditar no Coelhinho da Páscoa esses costumes são celebrados por muitas pessoas, em todo o mundo. Pedi para alguns amigos dividirem suas tradições favoritas para criar uma coleção divertida de tradições pascoais em todo o mundo. Separamos 7 curiosidades sobre a páscoa pelo mundo, descubra agora: 1. SOLTAR PIPA As pessoas em Bermudas vooam alta na Páscoa: soltar pipa é a o passa‐tempo preferido de todo mundo durante o feriado. Eles fazem suas próprias pipas com veretas de madeira, papéis coloridos e design pra lá de curioso. Tudo isso é finalizado com um tipo de papel especial chamado hummers que faz um barulho parecido com o de um inseto. Todo mundo se reúne para deixar as belas pipas voarem ou vão até a Horseshoe Bay para participar do Festival Anual de Pipa, que acontece na Sexta‐feira Santa.

A batalha da água faz parte da celebração da Páscoa na Polônia. É o Smigus Dyngus.

4. BATALHA D´ÁGUA! Poucas coisas representam tão bem a Páscoa como uma amigável batalha d água! Isso é o que os poloneses pensam quando eles celebram o migus Dyngus (na segunda‐feira após a Páscoa começam as festividades molhadas) jogando litros de ágia uns nos outros. Antigamente, essa tradição era unicamente homens solteiros implicando com mulheres solteiras, porém hoje em dia virou uma grande batalha d água comt odo mundo contra todo mundo. As armas usadas são pistolas de água, garrfas vazias de shampoo e detergente e, é claro, o bom e velho balde. Na verdade, basicamente tudo que espirra água pode ser usado. 5. EGGSCAPADING Ovos e Páscoa combinam tão bem que são, provalvelmente o maior extraovodinário feriado de comilança. As pessoas pintam e decoram ovos, eles escondem e encontram eles, rolam eles pela grama o mais rápido que podem, batem os ovos uns nos outros para ver qual será o último a quebrar (e trazer sorte e fortuna) ou simplesmente comem eles. Em Haux, na França, aproximadamente 1000 pessoas comem uma gigante omelete feita com mais de 4000 ovos e mais de 40 quilos de bacon, alho e cebola.

2. LEITURA SOBRE ASSASSINATO MISTERIOSO Em algumas partes do mundo, a Páscoa se torna uma temporada para crimes e não estamos falando de morder orelhas de inoccentes colehinhas de chocolate ou esmagar deliciosos ovos de páscoa. Na verdade, estamos falando sobre Påskekrimmen, a tradição norueguesa de ler, assistir e ouvir histórias sobre crimes e investigações durante o feriado de Páscoa. Todo o país parece está vivendo uma suspense: anunciantes, radio e estações de TV produzem misteriosas histórias de assassinatos e até mesmo a empresa de leite participa, imprimindo as histórias nas caixas de leite. 3. A CAÇA AOS OVOS Essa curiosidade sobre a páscoa nós brasileiros conhecemos bem! Quem não gostaria de encontrar cestas cheias de chocolate escondidas pela casa? No Brasil, Alemanha, Suiça e em vários outros países, os ovos de Páscoa são escondidos para que crianças (e também adultos!) os encontrem. As cestas ou caixas são decoradas e rechedas de coelinhos e ovos de chocolate, doces, brinquedos e como dizem por lá, escondidas pelo próprio Coelho da Páscoa.

Existem diferentes e divertidos modos de lembrar a Páscoa ao redor do mundo.

6. ARREMESSO DE JARRO DE BARRO No sábado de Páscoa às 11 da manhã em ponto, os habitantes da ilha grega de Corfu jogam jarros de barro dos seus balcões. A tradição existe desde o século 16, quando as pessoas jogavam seus pertences velhos e inúteis pela janela para se preparar para o ano novo. Segundo eles, quebrar os utensílios afasta os maus espíritos e marca um novo começo. 7. DISTRIBUIÇÃO DE PRETZEL Os habitantes de Luxemburgo celebram o Bretzelsonnden, ou Domingo do Pretzel. Os homens dão às suas amadas um pretzel no domingo de ramos. Se ela aceita o presente, ele pode visitá‐la no domingo de páscoa e recebe um ovo dela de presente. No ano seguinte, se seguem juntos, os papéis são invertidos e é a vez dela de dar o pretzel.

A psicanalista Roberta D'Albuquerque é colunista da revista Cláudia e escreve para outras publicações brasileiras.

Psicanálise A psicanalista Roberta DAlbuquerque estreia a coluna Psicanálise no Brasil News. Ela responde a uma pergunta feita para ela mesma e, talvez, para todas às mães que chegam aos 40 anos de idade.

Qual é a sua prioridade? Por muito tempo acumulei uma lista longa de prioridades. Na primeira linha, estavam meu desejo de ver minhas filhas crescerem, de ser uma mãe boa, o suficiente (viva Winnicott!) para elas, de criar um ambiente agradável em nossa casa, de estar presente e inteira para o Henri, meus pais, sobrinhos, minha família e amigos, de estar satisfeita com o meu trabalho, de manter a leitura em dia, de isso e de aquilo... Semana passada completei quarenta anos. Estas datas nos fazem pensar e, na carona das reflexões de aniversário, uma pergunta não saiu da minha cabeça: o que de fato quero para mim?

Desafio Meu desafio era responder com um só item. Unzinho. Decidi que quero estar saudável. Saudável para poder escolher. Saudável para trabalhar e amar. Saudável para me aproximar dos meus desejos. Inclusive da lista que acabei de compartilhar acima. Arrumei as malas das meninas, as minhas e convidei, de supetão, todos para uma temporada em um spa. Sempre tive essa vontade. Uma semana para comer leve, descansar, fazer exercício, dormir e acordar cedo. Uma viagem sem compras, sem agenda, sem ingressos, sem pontos turísticos, sem planejamento, sem aeroporto. Um passeio para nós quatro. Toparam. Fomos. Foi lindo. Escolhemos o Spa Med Sorocaba, pertinho de São Paulo (90 km) e com todo o suporte que precisávamos. De fato cumprimos o plano de cama, mesa e tapetinho de ioga. Mas enxerguei a cada dia que passava, que a saúde é um conceito mesmo muito amplo. Fui testemunha da saúde estampada nos olhos da minha filha mais nova que experimentou a liberdade de pegar a chave de nosso quarto pela manhã e sair livre pelas áreas verdes do local, vivenciando a possibilidade de decidir quando e aonde ir. A delícia de sentir‐se segura e livre. Observei as intermináveis partidas de pingue‐pongue entre minha filha mais velha e seu pai que, entre risos e provocações, mantiveram o equilíbrio do ir e vir da bolinha, ajustaram velocidade e força para fazer o jogo durar. Transpiravam os dois a alegria de sustentar uma parceria.

Sozinha e quieta Vi de perto o bem que me faz estar também um pouco sozinha e quieta entregue ao sol, à leitura ou às braçadas. Nadei a vida inteira e ainda não tinha me dado conta que na natação o que me atrai de verdade é a minha companhia e o silêncio. Entendi que perdi o medo de gostar de mim. Foi uma temporada de calmaria ainda que tenha sido, talvez, uma viagem das mais intensas. Noves fora, a saúde ainda reina (e me parece que reinará por muito tempo) sendo o desejo pelo qual lutarei. A saúde ampla que nos assegura a liberdade, o amor e a honestidade de ser quem somos. É também o meu desejo para vocês e para os meus. Roberta D'Albuquerque é psicanalista, escreve para o Brasil News e para diversos jornais do Brasil sobre infância e comportamento, é autora de Quem manda aqui sou eu ‐ Verdades inconfessáveis sobre a maternidade e criadora do portal A Verdade é Que... robertadalbuquerque@gmail.com


20/03/2018

MARÇO

BRASIL NEWS

A equipe Brasil News deseja aos leitores e colaboradores uma

Que a alegria da Páscoa invada o seu coração e o daqueles a quem ama, irradiando luz para iluminar e fazer brilhar o mundo em que vivemos, enchendo-o de amor, saúde e paz.

BrasilNews.ca

Os brasileiros estão online. Acesse nosso site!

09


10

BRASIL NEWS

MARÇO 20/03/2018

CAPA

Marielle, Presente!

Flores e cartazes com pedidos de justiça para Marielle e o motorista da vereadora, Anderson Gomes.

A percussionista, Mari Palhares, na batida do maracatu para lançar o grito por justiça e paz ao lado de centenas de brasileiros em frente à prefeitura de TO.

Gritos por justiça, cartazes, flores e a batida forte dos tambores do maracatu maracaram as homenagens dos brasileiros de Toronto à vereadora Marielle Franco. por Jandy Sales

Na noite de 14 de março Carla Melo estava há milhares de quilômetros do Rio de Janeiro. Mas, mesmo estando em Toronto, Carla não deixou de testemunhar o último momento politico na vida de Marielle Franco antes de a vereadora do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) ser brutalmente assassinada na região central do Rio de Janeiro. Carla Melo acompanhava ao vivo a transmissão online pelas redes sociais do evento Roda de conversa Mulheres Negras Movendo Estruturas na qual participava a vereadora Marielle Franco, 38 anos. A artista de teatro e professora, Carla Melo, não esperava que momentos depois do encontro da vereadora carioca em uma sala fechada um crime se tornaria manchete no mundo todo. Eu estava assistindo ao programa dela que mostrava a reunião no Rio com as mulheres negras. Depois fui ao banheiro, voltei, e, aí, ouvi a notícia. Foi um choque muito grande , afirmou. O brotar da mobilização Naquele mesmo dia, brotou na gaúcha Carla Melo a indignação e a vontade de

protestar contra a brutalidade do crime que vitimou a vereadora carioca. Foi quando ela mobilizou outras mulheres da comunidade brasileira de Toronto para engrossar o coro de vozes e gritar bem alto que esse não é o Brasil que nós queremos já faz muito tempo. Na Nathan Phillips Square, no coração de Toronto, centenas de brasileiros se agruparam e logo nos primeiros minutos da manifestação, eles foram puxados pelo apito e pela voz firme e tomada pelo sentimento de revolta da percussionista Mari Palhares que veio prestar homenagem à vereadora carioca sob o ritmo da batida de duas nações do maracatu de Toronto o Baque de Bamba e o Mar Aberto. O sentimento de medo Mari Palhares pisou no Canadá pela primeira vez há 11 anos. Ela foi impulsionada a deixar o gigante sulamericano motivada pelo sentimento de medo que pode ser o mesmo de muitas outras mulheres brasileiras. Eu não me sintia segura por nada no Brasil e pelo fato de ser homossexual não me sintia valorizada e não podia ser eu mesma , disse a brasileira de São Paulo. À medida que o protesto tomava seu curso, muita gente acomodava em um chão gelado de primavera flores e cartazes com mensagens dedicadas à Marielle Franco e ao motorista Anderson Gomes

As nações de maracatu: Baque de Bamba e Mar Aberto uniram as batidas dos tambores em nome da paz e da justiça.

que também foi executado no mesmo carro onde estava a vereadora. A minha forma de se expresser, de mandar para Marielle e para o Anderson um pouco do meu amor, do meu respeito é tocando com os meus amigos a música afro‐brasileira , gritou, em tom bastante sonoro, Mari Palhares, para a plateia presente à Nathan Phillips Square. As homenagens duraram menos de uma hora, mas foi tempo suficiente para lançar o grito de socorro e pedidos de paz para um Brasil onde se vê todos os dias marielles, antonios, joões, marias e franciscos morrerem pelas ruas e cantos do país. Grito de dor Para todos que vieram e se aglomeraram no coração do país que oferece a eles diariamente um lugar no mundo para viver com dignidade e segurança, o sentimento era de tristeza ao enxergar de longe um país que tomou a direção errada para um caminho que parece não ter volta. As homenagens à vereadora Marielle Franco pelo mundo são mais que um grito de dor. Elas servem de alerta ao mundo de que o Brasil vive um tipo de genocídio, um conflito esmagador cuja semente foi plantada por nós mesmos. Isso porque não estamos em guerra com nenhuma outra nação para explicar ao mundo o motivo para tanto sangue derramado em solo brasileiro.


11

BRASIL NEWS

MARÇO 20/03/2018

CAPA

De mãos dadas na Nathan Phillips Square para protestar contra o crime bárbaro sofrido pela vereadora Marielle Franco.

Intervenção militar: a favor ou contra? Ouvimos de alguns brasileiros, presentes na Nathan Phillips Square, a opinião deles sobre o assunto o qual é considerado bastante polêmico. Marielle Franco era formada pela PUC do Rio com mestrado em Administração Pública e foi a quinta vereadora mais votada nas eleições municipais do Rio em 2016. Ela participava de uma comissão que acompanhava a intervenção militar no Rio de Janeiro. Os brasileiros entrevistados pela nossa reportagem deram o recado com posicionamento bastante seguro sobre o tema que se tornou assunto frequente no cotidiano do povo brasileiro.

Carla Melo. Gaúcha. Artista de teatro e professora. Ela mora no Canadá desde 2013. Ela afirmou que nunca foi vítima de violência. Sou totalmente contra a intervenção militar. Eu sou contra a Polícia Militar por que a PM é um resquício da ditadura. Então, a nossa ditadura nunca terminou de verdade de uma certa forma. Eu sou completamente contra a violência. Ela somente gerará mais mortes. A saída é a distribuição de renda social e remontar os programas sociais que eles conseguiram desmontar em 12 dias. Isso realmente foi um golpe de Estado. Um golpe de mídia.

Mari Palhares Percussionista de São Paulo. Ela mora no Canadá há 11 anos. Eu já sofri violência no Brasil. Eu sou homossexual e sofri muita discriminação. Se você é pobre, homossexual ou negra, eu não sei, mas as pessoas se sentem inferior a você e elas querem te diminuir para que elas se sintam bem. Acho que isso é ignorância e falta de conhecimento. Eu não sou a favor da intervenção militar de jeito nenhum. Violência gera mais violência. Acho que isso é uma maneira do governo para distrair para outras coisas. Acho que as pessoas não precisam de mais armas, de mais violência. Eu acho que as pessoas precisam de mais cultura, mais educação, mais investimento e, principalmente, de oportunidade .

Celina Bernardes. Carioca. Psicóloga. Mora há 11 anos no Canadá onde trabalha como assistente social. Eu não sofri nenhum tipo de violência no Brasil, mas muita gente próxima a mim sofreu. Minha irmã sofreu um assalto muito barra pesada. Ela foi refém. Eu conheço muitas histórias de violência de muita gente próximas a mim. Sou absolutamente contra a intervenção militar. Ela somente traz violência e a gente sabe muito bem que é uma intervenção militar para pobre, para pessoas humildes, para negros. É uma intervenção militar que somente acontece em favelas, em lugares desfavorecidos. Não tem militar onde tem gente rica. A saída é educação, é investimento em projetos sociais. A Marielle defendia todos esses movimentos e ela era muito ativa nesse sentido. O Brasil não vai mudar se não for pela educação .


20/03/2018

MARÇO

BrasilNews.ca

BRASIL NEWS

Os brasileiros estão online. Acesse nosso site!

12


20/03/2018

MARÇO

DA REDAÇÃO

BRASIL NEWS

13

MEMÓRIA & AGENDA

Brasil News Memória Vamos recontar a partir desta edição as histórias que o BN testemunhou ao longo de mais de duas décadas de jornalismo no Canadá

Enquanto isso, manifestantes de várias cidades do país invadiam as ruas de TO para protestar. O movimento tornou‐se violento. Houve confronto com a polícia. Durante a manifestação, muitas lojas foram vandalizadas e muitos dos manifestantes acabaram sendo presos.

Top 3 A nossa lista de alguns eventos culturais que não podem falatar na sua agenda. Tem música, teatro e muito mais. Confira!

A música do Legião Urbana em TO

25 de março. Tributo ao Legião Urbana em Toronto. O show será no 961 College Street. 8pm. Ingressos podem ser adquiridos pelo: samucaluna.com.br O G‐20 marcou a história política e social do Canadá com protestos e prisões. O Brasil News registrou as manifestações do G‐20 que culminaram em violência e destruição.

Vamos começar com as manifestações contra das lideranças mundiais do G‐20, que se reuniram em Toronto em junho de 2010. Naquela data, Toronto vivia um dos verões

mais quentes da sua história. No sábado, 27 de junho, os líderes das nações mais ricas do mundo estavam reunidos no Metro Toronto Convention Centre.

O encontro teve auase 20 mil policiais nas ruas e com gastos que se somaram mais de um bilhão de dólares. Os rapazes da banda Franz Ferdinand.

8 de abril. A banda de indie rock da Escócia, Franz Ferdinand, vem a Toronto para o show na Rebel Night Club. 7 pm. Ingresso custa $38. 11 Polson Street, Unit 1. Toronto.

A loja da Starbucks entre Yonge e College teve janelas destruídas durante a manifestação contra o G‐20, em Toronto.

Na época, o premier de Ontário, Dalton McGuinty, confessou o desejo que Toronto nunca mais sediasse esse tipo de encontro no futuro.

Estreia mundial nos palcos de TO.

25/03 a 14/04. The Overcoat: A Musical Tailoring. Essa será a premier mundial do espetáculo. O local é o Bluma Appel Theatre. tapestryopera.com


14

BRASIL NEWS

MARÇO 20/03/2018

DA REDAÇÃO

A Suiça é também aqui! Poutine,  diversidade,  montanhas,  hockey  e muito mais!

Uma lista  de  10  bons  motivos  para  explorar  e  amar  ainda  mais  o  Canadá,  segundo  um  morador  de  Zurich  Matt  Hundhammer  já  viajou  para  muitos  lugares  do  mundo.  Ele  é  amante  do  surf,  da  caminhada  e  do  ciclismo.  Matt  escreveu  um  artigo  onde  listou  dez  bons  motivos  para  você  embarcar  em  uma  viagem  pelo  Canadá  ainda  este  ano.  O  texto  foi  publicado  no  blog  do  EF    Education  First,  uma  instituição  que  trabalha com intercâmbio. A EF e o Brasil  News  mantêm  agora  uma  parceria  de  conteúdo.   Todo  mundo  ama  o  Canadá.  Talvez  seja  sua  natureza  de  tirar  o  fôlego  ou  as  cidades  com  clima  amigável,  incluindo  Toronto  e  Vancouver,  ou  talvez  a  humildade,  humor  e  generosidade  das  pessoas  locais.  Os  canadenses  não  são  somente  amigáveis  como  também  conseguem  transformar  tudo  em  um  pergunta  (adicionando  eh?   no  final  de  toda  frase),  fazendo  com  que  o  começo  de  uma  conversa  com  eles  seja  particularmente fácil.

1

  MAPLE SYRUP   COLOQUE ISSO EM 

TUDO

Maple Syrup  é  um  dos  fenômenos  mais  gloriosos  e  deliciosos  da  natureza.  Toda  primavera,  os  canadenses  embarcam  em  uma  tradição  chamada  tapping ,  quando  as  árvores  de  maple  são  selecionadas  e  equipadas  com  pequenos  tubos  inserido  sem  seus  troncos.  Conforme  as  árvores  vão  descongelando  do  inverno  canadense,  sua  seiva  aumenta  e  escapa  pelos  drenos,  sendo  coletada  em  baldes  pendurados  nas  próprias  árvores.  Depois  disso,  eles  cozinham  a  seiva,  reduzindo‐a  ao  doce  e  frutado  maple  syrup  que  todos  nós  conhecemos  e  amamos.  É  preciso  mais  ou menos 40 litros de seiva para produzir  um  litro  de  xarope.  Isso  é  muita  seiva  e  uma  grande  razão  pela  qual  os  canadensestratam  o  doce  e  dourado  néctar com tanta afeição. Eles colocam o  xarope  em  waffles,  bacon,  carne,  frango,  ovos, salada e praticamente tudo em que  eles colocam a mão.

2

POUTINE   UMA INSTITUIÇÃO 

NACIONAL

Ande por  qualquer  rua  em  Montreal  e  você  não  terá  dificuldade  de  encontrar  alguém  devorando  um  prato  de  poutine.  O  prato  super  calórico  e  entupidor  de  artérias   é  composto  por  batatas  fritas  cobertas  com  coalhada  de  queijo  e  regadas  com  molho  de  carne.  O  poutine  não  é  somente  delicioso,  como  também  uma instituição social ‐

Poutine: saboroso, calórico e uma 'instituição nacional" no Canadá

disponível em  qualquer  lugar  desde  de  cinemas  até  restaurante  gourmets.  Quer  soar  como  um  local?  Lembre‐se  de,  quando  for  pedir,  pronunciar  poo‐tin   e  não  poo‐teen.

3

BELEZAS NATURAIS    POR  TODOS  OS CANTOS

Sendo o  segundo  maior  país  do  mundo,  o  Canadá  tem  dedicado  uma  porção  significativa  de  suas  terras  à  conservação.  Com  mais  de  40  parques  nacionais  e  reservas,  cobrindo  300  mil  quilômetros  quadrados,  há  mais  lagos,  rios,  montanhas, florestas glaciais e costa  do  que  você  já  mais  será  capaz  de  imaginar. 

5

DIVERSIDADE  ESTÁ NO DNA

Quando se  pensa  em  Canadá,  muitos  imaginam  um  lenhador  (caucasiano)  cortando  árvores  na  floresta.  Na  verdade,  essa  imagem  não  poderia  estar  mais  longe  da  verdade.  O  Canadá  é  um  dos  20  países  que  apresentam  a  maior  diversidade  no  mundo,  muito  a  frente  dos  Estados  Unidos  e  do  Reino  Unido.  Um estudo  recente mostrou  que  um  quinto  da  população total canadense nasceu em  outro  país    a  maior  proporção  dos  países  do  G8.  Além  disso,  com  duas  línguas  nacionais,  Inglês  e  Francês,  e  uma  alta  porcentagem  de  residentes  estrangeiros, o bilinguismo na Canadá  é  de  17,5%.  Em  Toronto    recentemente  declarada  a  cidade  mais  diversificada  pela Radio  BBC    mais  de 140  línguas são  faladas  e  quase 51%  da  população  nasceu  fora  do Canadá.

6

SIMPATIA  ESTÁ NA ÁGUA

Fique parado  nas  ruas  de  qualquer  cidade  canadense  com  um  mapa  na  mão  e  você  poderá  contar  com  a  ajuda  de  qualquer  pessoa.  Os  canadense  REALMENTE  são  legais  assim.  Agora,  enquanto  não  há  nenhuma  evidência  empírica  que  estude a simpatia canadense, estudos  revelam  que  os  locais  geralmenteusam  palavras  amenizadoras   como  pode  ser   e  não  tão  ruim   para  reduzir  a  tensão  quando  discutem  tópicos  controversos  ou  potencialmente  ofensivos.  Oh,  eu  mencionei  que  ele  não  buzinam  no  trânsito  e  tendem  a  pedir desculpas por qualquer que seja  a  transgressão?  Talvez  seja  alguma  coisa  na  água  (que  é  deliciosa  diretamente  da  torneira)   ou  talvez  os  canadenses  sejam  realmente  legais.

7

HOCKEY  NASCIDO E CRIADO

As belezas naturais do Canadá de costa a costa 

4

LAZER AO  AR  LIVRE    PARAÍSO  PARA  OS  APAIXONADOS POR NATUREZA

Esportes ao ar livre como ski, caminhada,  pedalada ou escalada são partes integrais  da  identidade  do  Canadá.  No  topo  da  lista  da  BBC  das  melhores  cidades  para  aventuras  ao  ar  livre,  está  Vancouver.  Localizada  a  115  km  do  resort  Whistler  ‐  Blackomb,  a  uma  curta  viagem  da  escalada  épica  em  Squamish  coberta  por  uma  rede  de  trilhas  de  mountain  biking,  Vancouver é um  dos melhores lugares  no  mundo para se relacionar com a natureza  enquanto se diverte bastante.

É um  pouco  estranho  que  as  pessoas  conhecidas  por  serem  tão  amigáveis  poderiam  ser  tão  obcecadas  com  um  esporte  tão  brutal  como  o  hockey.  E  de  novo,  talvez  faça  sentido   a  raiva  tem  que  ir  para  algum  lugar,  certo?  Para  os  canadenses,  o  hockey  é  uma  paixão nacional que encobre qualquer  faceta  da  vida.  É  o  sangue  vital  de  qualquer  comunidade  pequena  e  a  razão  para  juntar  adultos  e  crianças.  As  crianças  crescem  com  patins  nos  pés  e  tacos  nas  mãos.  Uma  cena  de  hockey  é  até  mesmo  representada  na  nota de cinco dólares canadenses. Ah,  e  os  homens  do  time  nacional  são  lendários, assim como as mulheres: ‐

o time  masculino  ganhou  nove  malhas  olímpicas  no  total    a  maior  quantidade  do  mundo    enquanto  o  time  feminino  tem  dominado  as  últimas  4  Olimpíadas,  ganhado  ouro  em cada uma delas.

8

TRAILER PARK  BOYS  EXPORTAÇÃO #1 CANADENSE

Enquanto o  Canadá  é  o  maior  exportador  de  maple  syrup,  seu  segundo  maior  produto  de  exportação  é (na minha humilde opinião) o famoso  programa  de  televisão  Trailer  Park  Boys.  Cheio  de  grosserias  e  humor  politicamente  incorreto,  o  mockumentário ,  que  começou  em  2001,  conta  as  desventuras  de  um  grupo  de  moradores  de  um  parque  de  trailers  que  procuram  a  próxima  oportunidade  de  fazerem  dinheiro.  Assista  antes  da  sua  visita  e  aproveite  a perspectiva hilária da vida no Canadá  (não  representando  a  população  no  geral, claro).

O 'mocumentário' politicamente incorreto do Canadá

9

PIZZA HAVAIANA   A ÚNICA COISA  CONTROVERSA SOBRE O CANADÁ

Frutas combinam com pizza? Faça essa  pergunta  em  qualquer  festa  e  as  respostas  serão  inevitavelmente  e  fortemente  divididas  entre  sim   e  não .  Não  há  meio  termo  quando  se  trata  de  frutas  na  pizza,  ou  mais  especificamente,  a  que  vai  na  famosa  Pizza  Havaiana :  abacaxi.  O  debate  recentemente  chegou  à  esfera  política  quando o presidente da Islândia, Guðni  Th. Jóhannesson, faz um chamado para  banir  o  abacaxi  como  cobertura  de  pizza. Então, como tudo isso começou?  Bem,  infelizmente  para  os  havaianos,  os  créditos  dessa  pizza  vão  para  Sam  Ponopoulos, um imigrante grego, que a  criou  com  molho  de  tomate,  bacon  canadense,  abacaxi  e  queijo  muçarela  em  1962.  O  resto  é  história  (controversa).

10

BUNNY HUG    A  COISA  MAIS  FOFA  SOBRE O CANADÁ A  última  coisa  e  talvez  a  mais  amável  sobre  o  Canadá  vem  da  província  de 

O charmoso moletom Bunny Hug de Saskatchewan 

O hockey é um esporte super  valorizado no mundo canadense 

Saskatchewan. Lá,  um  moletom  com  capuz  é  chamado  de  bunny  hug   (ou  abraço  de  coelho ).  Sério?  Isso  não  é  a  coisa mais fofa?


20/03/2018

BRASIL NEWS

MARÇO

15

INGLÊS & MUNDO POP

Public Speaking

Barrado       no baile

Você Sabia? Falar em público amedronta muita gente. Imagine encarar uma plateia falando em inglês If possible, try to practice in the actual location where you are going to speak and with any equipment

Brian Bowen According to the book of lists, the fear of speaking in public is #1 the fear of dying is only #7! Yet, in every English class, students are forced to stand up in front of their peers and make a presentation. What can you do to control those fears? First, you need to know what you are talking about. If you don t really understand what you are saying, you will be more nervous. Be prepared not only for your speech, but to answer questions about it. Also, use language that you normally use so that you won t forget what to say.

If possible, try to practice in the actual location where you are going to speak and with any equipment you plan to use. It s a good idea not to rehearse on the day of your presentation, however. Try to do something else to help you relax instead. You can ease your stress by doing some stretching and some breathing exercises. Imagine yourself standing in front of your audience and speaking loudly, clearly and confidently. When it s time to speak, begin by addressing the audience and making eye contact with them. Remember that they are on your side they want you to do well, too. They are hoping to hear something informative and interesting.

Por que será que Elvis nunca fez turnê  mundial? Já  que  o  assunto  imigração  tornou‐se  tão  relevante  nessa  era  de  Donald  Trump,  uma  história capaz de surpreeder muitos fãs do rei do  rock n roll.  Por  que  será  que  nunca  ouvimos falar  de  algum  show  de  Elvis  Presley  em  palcos  pelo  mundo?    Cada  passo  do  rei  do  rock n roll  era  orquestrado  pelo empresário do artista.  Considerado um mão  de ferro, Tom Parker era chamado de coronel. Isso  mesmo.  A  publicação:  Coleção  100  Respostas,  lançada  no  começo  dos  anos  2000s  pela  Editora  Abril,  revelou  ainda  na  época  que  o  nome  do  empresário de Elvis era falso.    

ʺThere are two types of speakers: those that are nervous and those that are liars.ʺ  Mark Twain If it s available, use a projector with PowerPoint slides of your main ideas and visuals to support them. This can help you to get your message across, because the audience can see your points as you explain them. It also helps you to remember what your points are. Don t write out your whole speech though; then nobody will need to listen to you. And don t try to hide by speaking to your screen instead of your audience! Practicing your speech is very important. Rehearse it out loud over and over again. If it s a timed presentation, practice with a timer. If possible, try to practice in the actual location where you are going to speak and with any equipment ‐

You will be nervous, but usually the audience can t see that. They also don t know what you are planning to say, so don t apologize if your nervousness causes you to miss something you ll only be calling attention to it. Just go back and say what you had planned to say and move on. Nobody will know you made a mistake. The more you speak in public, the more experienced you will become at controlling the butterflies in your stomach. Although the nervousness will never disappear completely, you will become a more confident speaker over time. You can contact Brian at (416) 768‐8456 or visit his website at CanadianAcademicSuccess.com

Born and raised in Toronto, Brian Bowen has a BFA in Creative Writing from York University. He has been teaching  English for almost 25 years as a high school English teacher, and as an ESL instructor at Seneca College and with the  Japan YMCA. He currently owns and runs the Canadian Academic Success School, 5308A Yonge St. (near North York  station). 

Elvis e Tom Parker. O empresário cuidou da carreira do  cantor com mão de ferro.   

Na verdade ele se chamava Andreas Cornelis Van  Kujik   um imigrante ilegal holandês que vivia nos  EUA.  Foi  ele  quem  descobriu  o  talentoso  Elvis.  Antes  disso,  Parker  era  um  animador  de  feiras  e  circos com shows de pôneis e perus dançarinos.   Sem  documentação  legal  americana,  o  tal  Andreas   tinha  medo  de  atravessar  fronteiras  e  alfândegas.  Aqui  está  a  resposta  para  a  pergunta  por que Elvis nunca pisou nos palcos do Brasil, por  exemplo.  Motivo  de  tristeza  para  muitos  fãs  brasileiros do cantor.


16

BRASIL NEWS

MARÇO 20/03/2018

INTERCÂMBIO

IT WAS A VERY GOOD YEAR FRANK SINATRA

Gabriel Fernandes

É impossível uma viagem, principalmente um intercâmbio, não ter músicas que marquem cada momento especial. Aquele crush que você esqueceu de pegar o telefone, um lugar que o lembrou de casa, as manhãs antes das aulas etc. Aqui vão as músicas que serão a trilha sonora do seu próximo intercâmbio.

We d hide form the lights, on the village green, when I was seventeen . Apesar do tom super nostálgico da música, é sempre legal contar aos nosso novos amigos nossas histórias. Dessa forma, vamos criando novos laços de amizade, networkings e, claro, vamos praticando o idioma. Frank Sinatra é o tipo de cantor que não pode faltar na nossa vida, principalmente em um momento tão importante como esse.

GYPSY LADY GAGA Cause I left everyone I love at home . É inevitável que no meio do intercâmbio bata aquela homesick . Mas não se preocupe, pois isso é super normal e muitos dos seus novos amigos já passaram ou passarão por isso. Mas é claro que também temos uma música para esse momento. Essa canção maravilhosa fala sobre como é difícil dizer adeus e ficar longe das pessoas que amamos, mas é importante seguir em frente pelos nossos sonhos. STOP THE DRAMA, START THE M U S I C , como já falava nossa q u e r i a Gaga.

CHEEP THRILLS SIA JE VOLE LOUANE Me chers parents, je pars . Um intercâmbio não é um intercâmbio se não houver despedidas emocionantes e cheias de discursos no aeroporto. Essa música ilustra bem o seu momento de partida e de dizer adeus às pessoas que você ama, porque agora é a sua hora de voar e mirar no futuro brilhante que o aguarda.

COUNTING STARS ONE REPUBLIC Everything that drowns me makes me wanna fly . Passada a choradeira, as fortes emoções e (principalmente) a imigração, está na hora de ouvir o Ladies and gentlemen, welcome aboard . Essa música certamente vai mexer com você e lhe deixar mais empolgado (se isso for possível) do que você já está para finalmente colocar seus pés no seu destino final. Não importa se é NYC, Paris ou Cingapura, seu coração vai bater mais forte com essa canção.

Baby I don t need dollar bills to have fun tonight . Gastou mais do que deveria? Não se preocupe, pois certamente sua cidade oferece um monte de atividades super em conta, e às vezes até de graça. Pesquise por parques, museus e até bibliotecas. Também é super legal tirar alguns dias para andar pelas ruas sem um destino certo (não se esqueça do Google Maps e de um amigo). Dessa forma, você acaba conhecendo mais intimamente onde você está morando, e foge um pouco do circuito turístico (que também deve ser visitado). E o melhor: é de graça!

LET HER GO PASSENGER Only know you love her when you let her go . Ah, as paixões internacionais. Certamente haverá um alguém especial na sua vida de intercambista. Sem escapatórias. O que fazer? Deixar rolar. Mas lembre‐se que um dia voltará para casa e terá que dizer tchau a todos. Isso inclui o crush.

Yeah, we live and learn, crash and burn . O final da viagem vai se aproximando e vai batendo aquele sentimento de que você não fez tudo o que queria. Mas infelizmente, tudo tem um final. Alegre‐se, pois essa experiência permeará sua vida profissional e pessoal para sempre. Não se esqueça que haverá a oportunidade de rever seus amigos, principalmente se eles morarem em um país vizinho ao seu (experiência própria).

LA TERRE EST RONDE ORELSAN TRAVIE BILLIONARE McCOY feat. BRUNO MARS

FUN TROYE SIVAN Don t you wanna see the world, boy? Após horas de viagem, você finalmente chegou ao seu destino final, mas não há tempo a perder. Hora de conhecer a cidade! Não há música melhor para explorar seu novo lar. Com ritmo empolgante, essa letra fala sobre como se divertir e se libertar ao mesmo tempo. Fazer coisas boas pelas pessoas que amamos e nunca deixar os outros nos derrubarem. Nada melhor para se ambientar, certo?

MUST BE SOMETHING I MISSED KENNY CHESNEY

I wanna be a billionaire so freakin bad, buy all of the things I never had . Ok, essa música não é uma das mais novas, mas ilustra bem o momento das compras! Todos temos aqueles amigos q u e nos pedem presentes, ou parentes, que você nem sabia que tinha, que aparecem com alguma encomendazinha. Mas não se esqueça de controlar as finanças e não perca o foco, pois você está viajando para estudar e entrar em contato com uma nova cultura mas um dia de compras não faz mal a ninguém.

Au fond j crois qu la terre est ronde . Finalmente chegou a hora de dizer adeus, mas dessa vez, aos seus amigos e ao país que o acolheu durante o seu intercâmbio. Não faça desse um momento triste, mas aprenda com ele. Muitas experiência novas irão na bagagem com você, junto com um horizonte cultural muito maior, e assim como na letra da música, você descobriu que a Terra é redonda, após ter viajado por ela , e aprendeu que não há diferenças grandes o suficiente que possam separar as pessoas.

Gabriel Fernandes é apaixonado por fotografia, música e viagens. Ele faz parte da equipe de comunicação da EF Education First e escreve para o blog da instituição.


20/03/2018

BRASIL NEWS

MARÇO

17

CLASSIFICADOS & VARIEDADES A palavra é Brazil (com Z ) 647-687-8387 EMPREGOS IMPERIAL TRIM SUPPLY PRECISA-SE DE HOMEM E MULHER PARA LIMPEESTA CONTRATANDO ZA MARKHAM (PRECICARPINTEIROS PARA SERVICOS DE INTERIO- SA TER CARRO). GISELA : 647-838-8412 RES. TAIS COMO: INSPRECISA-SE DE HOMEM TALACAO DE RODAPE, FORROS DE TETO, MAR- PARA LIMPEZA DE FÁCOS, CONTRAMARCOS, BRICA FULL TIME INSTALACOES DE POR- GISELA : 647-838-8412 CARPINTEIRO FINISH TAS, PISOS ENTRE OUOPORTUNIDADE DE TROS. FAVOR ENTRAR EM CONTATO PELO TE- TRABALHO. CONTATO : 416-358-6531 OU 647-539LEFONE (905)851-5030 OU PELO EMAIL INFO@ 6460 IMPERIALTRIMSUPPLY. ALUGA-SE COM PORTUGUES COOK NEE- ALUGA-SE QUARTO DED WITH EXPERIENCE MOBILIADO. DISPONÍFOR THE ROGERS AND VEL DE IMEDIATO. $560. TUDO INCLUIDO. FREE DUFFERIN AREA. FOR WIFI MAY 1 START EGLINTON / CALEDONIA PLEASE CALL 437-992FAVOR ENVIAR TEXT 4203 OR 416-268-8969 MESSAGE PARA GLAUFOR INTERVIEW OR SUBMIT YOUR RESUME CIA 416 2766179 ALUGA-SE QUARTO MOTO INFO@ISOB.CA BILIADO DAVENPORT PRECISA-SE DE BRICKLAYERS E AJUDANTES X DUFFERIN. TEREZA : TAMBEM / CARLOS : 416- 416-940-0565 ALUGA-SE QUARTO 995-1712 PRECISA-SE DE CARPIN- PARA MULHER CALEDONIA X ST CLAIR TEIRO FRAMER (COM EXPREIENCIA) - URGEN- ARMANDO: 416-828-4110 ALUGA-SE QUARTO MOTE BILIADO DUFFERIN X ANDRES: 647-308-0329 PRECISA-SE DE PESSOA ST ROGERS CONTATO: 416-827-6133 PARA INSTALAÇÃO DE CERAMICA E MARMORE ALUGA-SE BASEMENT (URGENTE). FERNANDO : COM 2 QUARTOS GLENCAIRN X DUFFE647-248-2103 PRECISA-SE DE PESSOA RIN PARA SERVIÇOS GERAIS EDILEUZA : 416-895-7994 NA CONSTRUÇÃO. ELIAS: ANUNCIE DE GRAÇA AQUI! É MUITO SIMPLES. Envie seu classificado* para o Brasil p e l o em a i l : e d i t o r @ b r a s i l n e w s . c a

News

*O BRASILNEWS SE RESERVA O DIREITO DE EDITAR E PUBLICAR OS ANÚNCIOS SEGUNDO AS NORMAS DA REDAÇÃO. TODOS OS ANÚNCIOS ESTÃO SUJEITOS A APROVAÇÃO.

Publicaremos a partir desta edição a opinião de alguns canadenses de diferentes profissões e etnias sobre o Brasil. Diante da atual situação política, econômica e da violência pela qual assola o país, nós perguntamos o que vem à mente deles quando se ouve a palavra Brazil. Aries Cheung Designer gráfico Nascido em Hong Kong, China Quando eu escuto a palavra Brasil, o que vem à minha cabeça é carnaval, samba e futebol. Eu acho que essas são as imagens que têm sido divulgadas pelo mundo afora. Eu cresci na Ásia e acompanhei o futebol pela televisão que é um esporte bastante popular. Quando era criança, isso era o que eu escutava e sabia sobre o Brasil. Depois que eu vim morar no Canadá, a festa da Caribana lembra o carnaval do Brasil. Violência e pobreza não vêm à minha mente mesmo que esses assuntos são bastante frequentes no noticiário. Mas não é algo tão visual ou muito compartilhado. Eu acho que as pessoas ainda são atraídas pelos lados positivos e celebratórios das coisas.

Manmohan Singh Parmar Consultor de Tecnologia da Informação Nascido na Índia Faz 10 anos que não jogo futebol e eu não tenho nenhum amigo brasileiro. Bom, mas quando ouço a palavra Brazil, a primeira coisa que vem à minha cabeça é futebol . Eu costumava sempre ficar ligado ao futebol durante o meu tempo de escola e faculdade. E, naquela época, o Brasil era sempre lembrado como sendo um forte competidor em qualquer Copa do Mundo.

Leia também o Brasil News online:

BrasilNews.ca


18

BRASIL NEWS

DA REDAÇÃO

MARÇO 20/03/2018

COPA DO MUNDO

Copa na Rússia e corações brasileiros batendo forte no Canadá Marcelo Desde que cheguei aqui, em 2015, tenho assistido a todos os jogos da seleção brasileira e, embora não tenham sido jogos de copa do mundo, posso afirmar que foi sim uma experiência diferente. Não se trata de torcer mais ou menos por estando aqui, mas sim a forma de torcer e o sentimento envolvido. Estando no Brasil eu torcia mais como forma de oba oba e diversão com amigos ou família em um barzinho ou em casa, pois todos Eles são amigos e têm muita coisa estamos juntos, nos divertindo e torcendo por um bom resultado. Estando fora do Brasil, o em comum. David Falcão, Gustavo fator saudade da terra aparece e a torcida que costumava ser de oba oba passa a ser Cunha e Marcelo Cavalcante Rocha algo com um sentimento mais patriota. são milenials jovens que nasceram entre a década de 1980 e começo dos anos 2000. O trio trabalha na Pelo fato de o Brasil ter participado de todas as copas até agora é motivo de orgulho? área de tecnologia para diferentes empresas canadenses. Gustavo é David Falcão ‐ Com certeza. O Brasil sempre entra como desenvolvedor de software, David e favorito em todas as copas e dessa vez nào será Marcelo são programadores. Eles diferente. acompanham passo a passo a Gustavo Sim. Eu sinto orgulho disso. Seria uma Seleção Brasileira de Futebol. O vergonha para mim ficar fora de uma Copa. Gustavo, Marcelo e David: um novo ritmo de trabalho para estar em detalhe é que essa será a primeira Marcelo Em níveis esportivos, certamente me orgulha sintonia com a Copa do Mundo. vez que eles torcerão pelo Brasil o fato de nunca termos ficado de fora. Além de orgulho, com os pés bem longe da pátria acredito que isso traz também um certo peso por canarinha. Antes da estreia da nossa seleção em 17 de junho contra a Suiça, o Brasil News termos a cobrança por bons resultados, dada a nossa quis saber qual a estratégia deles para manter a chama da paixão pelo futebol acesa tradição no futebol. Este eh um sentimento que só durante a Copa da Rússia no ambiente de trabalho canadense e não perder nenhuma existe com a seleção brasileira. Tenho vários colegas de partida. O que não será nada fácil. Pelo fuso horário, os relógios canadenses marcam sete diversos países que, sem exceção, comentam que não horas de diferença para menos em relação ao horário local da Rússia. E, claro, não entenderam o que aconteceu na última copa do mundo, poderíamos deixar de perguntar a opinião deles sobre a nossa seleção diante dos quando perdemos por 7x1 para a Alemanha. Até mesmo meu chefe, que é alemão, já comentou que adversários. simplesmente não conseguiu acreditar naquela partida. É impressionante ver como o futebol brasileiro Qual o background do (a) chefe/empresa de vocês? conseguiu conquistar pessoas do mundo inteiro neste sentido. Acredito que isso seja o que mais nos traz David Indiano, mas mora no Canadá há mais de 20 anos e gosta de futebol. Gustavo Minha empresa é canadense e acredito que meu chefe também seja. orgulho em relação à seleção brasileira. Gustavo Cunha é de Belo Horizonte e é torcedor Marcelo ‐ Meu chefe é Alemão. A empresa é canadense, mas possui um quadro de do Atlético Mineiro. funcionários bastante diversificado. Temos pessoas do Brasil, Canadá, Itália, Nova Zelândia, Austrália, Japão, México, Chile, Estados Unidos, Vocês acreditam que o Brasil será campeão da Copa da Rússia? Suécia etc. David Falcão ‐ Pelo atual momento da seleção, o Brasil tem todas as chances. Com jogos acontecendo no horário do Gustavo Estou bastante otimista. Marcelo Entre essa e as últimas duas copas, acredito que essa será a mais favorável para trabalho, o que fazer para não perder a nossa seleção. O time está mais experiente e preparado, além de contar com uma comissão partida? técnica atenta e alinhada com toda a equipe. Não podemos negar que existem seleções fortes para esta copa, como a Alemanha, Bélgica, Espanha, Argentina, e outras, no entanto David Levar tablet para ver os jogos enquanto trabalha. Uma TV será disponibilizada para ver também não podemos fechar os olhos e viver de passado, acreditando que o nível da nossa alguns jogos. seleção hoje é o mesmo apresentado na útlima copa. Os últimos dois anos servem para nos Gustavo Acredito que usar dias de férias seja a mostrar o quanto nosso time mudou e evoluiu, amadureceu. Como bom brasileiro que sou, melhor saída pra isso. apenas posso dizer: Rumo ao hexa! Marcelo Nem todas as partidas são de meu interesse, mas pretendo assistir algumas aqui Qual o maior adversário do Brasil nessa Copa? Por quê? mesmo na empresa, já que teremos uma TV dedicada a isso, e, aos mais importantes, em casa, David ‐ Acho que o maior adversário é ele mesmo. O emocional ainda conta muito e vários aproveitando‐me da nossa liberdade para jogadores que estiveram na copa passada também estarão nessa. trabalhar a partir de casa. Gustavo Acredito que seja a propria seleção. Chegar como um dos favoritos na Copa David Falcão é natural de Fortaleza e torce para o Ceará. costuma atuar contra a seleção. Os jogadores acabam entrando de salto‐alto nos jogos. Marcelo Vejo a Alemanha como maior adversário para este ano, não por acreditar que Vocês já fizeram ou ainda irão tentar 'negociar' com o patrão uma folga ou dia livre eles tenham a melhor seleção, mas pela marca que o 7x1 deixou na Copa passada. Aquilo, de certa forma, marcou o orgulho do futebol brasileiro. Não foi uma derrota qualquer. nos dias dos jogos do Brasil? Imagino que mais do que a técnica e competência, o orgulho e a pressão dentro de campo David ‐ Se o Brasil passar para as eliminatórias sim, pois aí os jogos ficam mais podem influenciar bastante a forma de jogar em uma eventual disputa entre estas duas importantes. Como o boss falou que é amante do futebol brasileiro, inclusive citou alguns seleções. De uma forma ou de outra estamos falando de pessoas, e o fator psicológico possui papel fundamental dentro de campo. Entrar em campo com a pressão e jogadores, não devo ter muita dificuldade! Gustavo Onde eu trabalho nós temos direito a 36 horas para assuntos particulares por responsabilidade de apagar aquele placar, definitivamente pesará muito nos ombros de ano. Acredito que farei uma combinação dessas horas com alguns dias de férias. cada jogador em campo. Marcelo Nosso diálogo é bem amigável onde trabalho, portanto não será necessário negociar ou inventar desculpas para não vir à empresa em dias de jogos do Brasil. A Itália está fora da competição. Como vocês receberam a notícia? Vocês usam celulares ou tablets no trabalho? Isso é permitido ou vocês fazem discretamente? David Falcão ‐ A Itália é uma grande potência no futebol e com certeza fará David Falcão ‐ Celular e tablet são permitidos, mas com discrição e no mudo. falta na Copa do Mundo. Fiquei triste Gustavo Eu uso moderadamente, de forma que não interfira no meu desempenho. pois no Canadá existe uma grande Marcelo Utilizo constantemente sem maiores problemas com o resto da equipe ou comunidade italiana e seria muito legal gerência. poder ver os jogos por lá. A Holanda é outro time que fará falta, mas pelo fato Os seus colegas de trabalho conversam com vocês sobre futebol/Copa? O que eles mais de sempre dificultar a vida do Brasil, não perguntam quando sabem que vocês são brasileiros? achei ruim ter ficado de fora! Como driblar o adversário do fuso horário na hora do trabalho e torcer para a seleção na terra do hockey sobre o gelo?

David Sim. Até por que tenho três colegas russos e todos eles estão empolgados para ver a copa. O que eles mais perguntam é se o Neymar conseguirá não amarelar na hora dos jogos! Gustavo Não. No meu trabalho ninguém conversa sobre futebol. Marcelo Temos um canal (sala) dedicado à copa do mundo em nosso chat corporativo. Assim fica fácil imaginar que sim, temos mais pessoas que realmente gostam e acompanham futebol. Por incrível que pareça, quando descobrem que sou brasileiro, a última coisa sobre a qual perguntam é futebol, em meu caso. Geralmente as perguntas ficam mais voltadas ao cenário político ou turístico.

Gustavo Eu fiquei bastante surpreso. Eu acompanhei as eliminatórias da Europa e sabia que a Itália (ou Espanha) acabaria indo pra repescagem. Mas não esperava que nenhuma delas perderia a repescagem. Marcelo Cavalcante Rocha é de Fortaleza e torce para o Ceará.

Marcelo A ausência de uma seleção tão tradicional é um pouco frustrante, mas ao mesmo Torcer pela Seleção Brasileira no Canadá é diferente do que torcer pela seleção tempo serve de alerta para mostrar que ninguém está seguro e garantido. Algumas seleções estando no Brasil? possuem histórico de menosprezar competições menores, como as fases classificatórias David Falcão ‐ Com certeza. O calor humano e toda a movimentação que existe no país para a copa do mundo, por se sentirem seguras e confiantes demais, mas é importante durante o torneio acho que é uma coisa única. Tentarei ir ver alguns jogos que rolarem no perceber que o futebol mundial mudou. O mundo está mais globalizado e, da mesma forma, o futebol também está. Seleções que não possuíam qualquer qualidade técnica duas ou três fim de semana na Little Portugal para ver se chega perto do que vemos no Brasil. Gustavo Acredito que só será estranho não ver o pessoal nas ruas se movimentando para copas atrás, evoluíram muito e estão conseguindo resultados mais expressivos. Acho que a assistir aos jogos. não classificação da Itália é apenas mais uma prova disso.


20/03/2018

BRASIL NEWS

MARÇO

19

Imagem & Estilo

Você sabe a cor e a temperatura da sua pele? p r e c i s o   Primavera é m u i t a   uma pele quente, dourada, de base atenção  e  sensibilidade  terra de siena p a r a n  a t u r a l ; relaciona-se ao compreender  frescor dessa e  identificar  estação. Exposta cada  tipo  de  ao sol, fica p e l e ;  dourada. s o b r e t u d o,   Juliana Soares - pele Primavera quando  se  trata de uma  raça tão miscigenada como a brasileira. Outono é intensa, avermelhada e Falar  sobre  cor  da  pele  é  abordar  um  quente, de fundo assunto  bastante  complexo,  pois envolve  verde-terra. diversos  aspectos  como  tom,  Exposta ao sol, temperatura, cor superficial, cor de base,  bronzeia e forma mistura  de  cores,  harmonia,  contrastes,  sardas. luz, sombra, entre outros.

É

Sabe‐se que, assim como há uma relação  entre  os  formatos  e  feições  do  rosto  e  a  personalidade,  a  cor  da  pele  também  revela  aspectos  do  temperamento  do  indivíduo.  E  foi  o  Johannes  Itten,  em  1928,  que  fez  essa  descoberta  quando  era  professor  de  pintura  da  Escola  de  Arte  Bauhaus,  na  Alemanha.  Sendo  um  dos maiores teóricos da cor, ele sabia que  as  cores  expressavam  emoções  distintas,  e notou que a personalidade do aluno se  manifestava  nas  cores  que  escolhia  para  pintar, bem como no tom de sua pele. 

Segundo o  criador  do  Visagismo,  Philip  Hallawell,  o  Color  Harmony  é,  na  realidade,  um  desenvolvimento  do  Color  Key  System,  porque  continua  classificando  as  cores  como  quentes  ou  frias, mas identifica dois tipos básicos de  cada,  sendo  primavera  e  outono  classificadas  como  quentes,  e  verão  e  inverno como peles frias. Ele explica que  essa  regra  das  estações  só  pode  ser  aplicada  para  as  peles  brancas  em  razão  das  suas  cores  superficiais  e  cores  de  base.

Dica importante: O modo mais simples de  saber qual é a sua cor é vendo como sua  pele fica quando o bronzeado fixa.   Para  exemplificar  os  tons  de  pele  e  facilitar  a  compreensão,  veja  as  tabelas  dos  tipos  de  peles  brancas  e  negras  e  confira  algumas  imagens  do  livro  ‐  Visagismo  integrado:  identidade,  estilo  e  beleza,  de  Philip  Hallawell  (Senac  SP,  2010).

Vivian Esteves - pele Calipso Spike é quente e avermelhada, de tom médio e tempero quente, como a palavra em inglês sugere. Exposta ao sol, fica mais acobreada.

Érica Werneck - pele Outono Claudia Araújo - pele Spike Verão é muito clara, rosada e fria, de base azulada, relacionase com o céu claro e limpo dessa estação. Exposta ao sol, fica avermelhada.

Na década  seguinte,  partindo  dessa  observação, Robert Dorr criou o Color Key  Andreia Vieira - pele Verão System  (sistema  de  chaves  de  cor),  que  Inverno é pálida, identificava  as  cores  em  duas  opaca, amarelada e classificações: cores quentes e cores frias.  fria, de base roxa. Um  sistema  criado  para  harmonizar  as  Exposta ao sol, cores  entre  si,  e  desde  então  tem  sido  escurece e mancha. usado  em  diversas  indústrias,  inclusive  a  cosmética. Já  em  1942,  a  maquiadora  e  artista  plástica  Suzanne  Caygill,  realizou  uma  extensa  pesquisa  sobre  a  cor  da  pele  e  identificou  quatro  categorias  básicas,  cada  uma  com  oito  tons  diferentes,  totalizando  32  tons  de  pele.  Ela  chamou  esse  sistema  de  Color  Harmony  (harmonia da cor) e batizou as categorias  com  os nomes  das  estações ‐  primavera,  verão, outono e inverno ‐ porque achava  que  todas  as  peles  se  relacionavam  com  as cores da natureza.

Calipso é uma pele quente e dourada, de tom médio, vivaz e alegre, como esse ritmo musical caribenho. Exposta ao sol, fica mais dourada.

Mas por  que  saber  o  seu  tom  e  temperatura de pele? Cada  tipo  de  pele  possui  características  que  as  fazem  harmonizar  com  certas  cores  e  contrastar  com  outras,  e  os  contrastes  anulam  as  características  positivas  da  pele,  ou  seja,  as  cores  que  não  pertencem  à  nossa  cartela  tornam  nossa  pele  pálida,  avermelhada  ou  esverdeada,  desfavorecendo  nossa  imagem  e  causando  um  impacto  negativo. Já  as  cores  pessoais  iluminam  o  rosto,  e,  em  sintonia  com  a  cor  da  roupa,  acessórios,  cabelo  e  maquiagem,  favorecem  a  aparência  como  um  todo,  tornando‐a  mais  interessante,  harmoniosa e atraente. 

Saara também amarelada, mas neutra e clara, lembrando os amarelos neutros das dunas desse deserto. Exposta ao sol, escurece num marrom café. Bruna Alessandra - pele Saara Nilo é neutra, muito clara e fria, como a água do rio africano desse nome. Exposta ao sol, escurece e mancha ficando meio cinzento.

Sirley Discacciati - pele Inverno

Mas atenção,  não  basta  seguir  à  risca  a  cartela de cores sugerida para cada cor de  pele,  como  se  vê  nas  consultorias  de  imagem  tradicionais.  A  consultoria  baseada  no  Visagismo  Philip  Hallawell  não  é  intuitiva,  possui  base  científica.  Considera  a  harmonia  das  cores  com  o  tom  e  temperatura  da  pele,  mas  sobretudo, preza pelo equilíbrio das cores  com o temperamento do indivíduo. Com  a  Consultoria  Design  Pessoal  você  recebe  toda  orientação  para  adequar  a  sua  imagem  com  harmonia  e  estética,  respeitando  a  sua  identidade  e  estilo.  Basta  acessar  www.designpessoal.com  e  ficar por dentro de tudo.

Monick Machado - pele Nilo As peles  negras  contêm  outras  cores  na  sua composição, além da cor de base. Por  isso,  não  se  pode  analisá‐las  usando  o  sistema  das  estações.  A  pele  negra  pura  contém, na sua mistura de cor, mais terra  de  siena  e  pouco,  ou  nada,  de  branco.  Todas as peles negras puras são de algum  tipo de marrom, as mais escuras contém  verde ou azul e as mais claras, de pessoas  com  mais  miscigenação,  há  mais  branco,  o que pode resultar num tom neutro.  Jean  Patton,  em  1991,  descreveu  o  sistema  de  classificação  de  peles  negras,  identificando  38  tons  de  peles  negras,  coordenando  em  seis  grupos,  que  se  dividem  em  dois  grupos  de  peles  quentes,  dois  de  peles  frias  e  dois  de  peles  neutras.  Os  nomes  dos  grupos  foram  inspirados  em  regiões,  ritmos  musicais e temperos. 

Jazz é escura da cor de chocolate ou café, de fundo verde e fria, é intensa e imprevisível como o Jazz. Exposta ao sol, fica mais marrom. Solange Souza - pele Jazz

Blues também é fria, escura, de fundo azulado, profunda, lenta e melancólica como esse ritmo musical. Exposta ao sol, fica mais azulada. Sérgio Luis - pele Blues

Taiara Desirée

Taiara Desirée  é  brasileira,  advogada,  empresária,  vocalista  do K&D e fundadora do Bloguesia  que onde fala sobre moda, beleza  e lifestyle. Morou em Miami, New  Jersey e New York. É Colunista de  moda  para  a  Rádio  Shiga,  no  Japão,  para  o  Jornal  Achei  USA,  nos EUA. www.bloguesia.com 


20

BRASIL NEWS

MARÇO 20/03/2018

Brasil News edição de Março de 2018  
Brasil News edição de Março de 2018  
Advertisement