Issuu on Google+


Geração Empreendedora 1. Apresentação 1.1. O “Geração Empreendedora” é um programa instituído e organizado pela Associação Aliança Empreendedora em parceria com a Confederação Brasileira de Empresas Juniores, organização internacional Youth Business Internacional e a organização Conexão.

1.2. O “Geração Empreendedora” é aberto às Empresas Juniores, elegíveis na forma deste regulamento, cujo acesso está no seguinte link: https://www.dropbox.com/sh/01ntaaoddyunm3h/noBPOXZSkA

1.3. O “Geração Empreendedora” acontecerá no período de 10 de maio de 2014 até 10 de maio de 2015.

2. O Programa Geração Empreendedora 2.1. O Geração Empreendedora tem o objetivo de encorajar e apoiar jovens empreendedores brasileiros de baixa renda a começar e desenvolver seus negócios. Tal apoio será operado por meio de empresas juniores que usarão a metodologia de apoio da Aliança Empreendedora para capacitar esses jovens a gerirem ou abrirem negócios. O nome “Geração Empreendedora” visa agregar essa geração conectando a juventude com mais acesso à educação, com a juventude que não teve a mesma oportunidade, mas que compartilham dos mesmos sonhos. Portanto, através desse programa, a Aliança Empreendedora irá selecionar de 5 a 10 Empresas Juniores para apoiar empreendedores de baixa renda


em suas cidades dentro da metodologia da Youth Business International e da Aliança Empreendedora, que engloba treinamento, mentoria e microcrédito.

3. Objetivos do “Geração Empreendedora” 3.1. Mobilizar e apoiar 600 jovens empreendedores com a metodologia de treinamento da Aliança Empreendedora e da Youth Business International em 10 cidades; 3.2. Dos 600 empreendedores apoiados, 400 deles precisam ser apoiados com mentoria; 3.3. Conectar jovens das Empresas Juniores com jovens empreendedores que não tiveram a mesma oportunidade de acesso a conhecimento, gerando desenvolvimento para todos os envolvidos. 3.4. Gerar um modelo operacional escalável que envolva parceiros de operação (Empresa Juniores), parceiros de crédito e parceiros que mobilizem mentores.

4. Inscrições 4.1. Elegibilidade 4.1.1. Para fins deste regulamento, considera-se Empresa Júnior aquelas que se enquadrem no Conceito Nacional de Empresas Juniores (CNEJ); 4.1.2. Não são elegíveis ao programa: 4.1.2.1. Federação de Empresas Juniores e Núcleo de Empresas Juniores

4.2. As inscrições começam dia 06 de março de 2014 e encerram no dia 11


de abril de 2014 às 23h59 e se darão pelo preenchimento de ficha de inscrição. 4.3. As inscrições são gratuitas. 4.4. A inscrição vale, para todo e qualquer efeito, como forma expressa de aceitação de todas as condições, normas e exigências constantes deste regulamento, do qual não poderá ser alegado desconhecimento.

5. Processo de Seleção 5.1. A comissão entrará em contato por telefone e e-mail das Empresas Juniores finalistas até dia 16 de abril de 2014 5.2. As empresas juniores finalistas serão entrevistadas por telefone ou Skype até o dia 18 de abril de 2014. 5.3. As empresas juniores selecionadas serão contatadas até o dia 20 de abril de 2014. 5.4. Critérios de seleção: 5.4.1. Disponibilidade de no mínimo 3 e máximo 5 membros da equipe para participação no treinamento em Curitiba entre os dias 5 a 9 de maio (os custos de transporte e hospedagem serão cobertos pela Aliança Empreendedora); 5.4.2. Será levado em consideração se a Empresa Júnior já teve ou tem experiência em atividades de atendimento ao empreendedor de baixa renda; 5.4.3. Serão levadas em consideração as estratégias para mobilização de empreendedores.

6. As Empresas Juniores escolhidas


6.1. Receberão treinamento na metodologia da Aliança Empreendedora e Youth Business International entre os dias 5 e 9 de maio em Curitiba. 6.2. Mobilizarão e apoiarão 60 microempreendedores com a metodologia de treinamento da Aliança Empreendedora e Youth Business International; 6.2.1. Precisam especificar um coordenador para o projeto que se dedicará integralmente ao projeto, indicar 2 membros que possam se dedicar 14 horas semanais para o projeto ou 4 membros que possam se dedicar 8 horas semanais ao projeto; 6.2.2. Se responsabilizam, em caso de troca de gestão, a manter pelo menos 3 membros da equipe envolvidos com o “Geração Empreendedora” no ano de 2014; 6.3. Serão responsáveis por fazer o matching entre microempreendedores e mentores dentro da metodologia de mentoria da Youth Business Internacional; 6.3.1. Serão orientadas no passo a passo para uso da metodologia de mentoria; 6.3.2. Se comprometem treinar e acompanhar o processo de mentoria com os mentores de forma remota; 6.4. Receberão uma ajuda de custo de R$ 6.000,00 ao ano (cerca de 500 reais por mês); 6.4.1. Para o recebimento, precisarão emitir uma nota fiscal no valor repassado mensalmente; 6.4.2. O recurso recebido deverá ser destinado para subsidiar os custos de execução do programa “Geração Empreendedora” 6.5. A Empresa Júnior será acompanhada por meio de reuniões virtuais semanais ou quinzenais, visitas in loco quadrimestrais e envio de relatórios e indicadores mensais.


7. Encerramento 7.1. O programa terá encerramento em maio de 2015 onde as Empresas Juniores poderão optar por continuar no programa ou finalizar a parceria.

Informações Para dúvidas e informações envie email para edital@aliancaempreendedora.org.br


Edital Geração Empreendedora 2014