Page 1


2

Dezembro 2013

www.brasilbest.com


www.brasilbest.com

Dezembro 2013

3


EDITORIAL

A Reforma Imigratória sobreviverá? Os Estados Unidos vive um momento político de tremenda intensidade, cheio de surpresas e crises. Se usarmos um “parque de diversões” como analogia, seria uma espécie de “Montanha Russa e Trem Fantasma” ao mesmo tempo. A vitória no Senado deu confiança de que a Reforma Imigratória teria boa chance de ser aprovada na Câmara, apesar do “fantasma” constante da oposição dos Republicanos. Mas quando tudo parecia encaminhado, um caos sem precedentes assolou o governo americano, não com uma, nem com duas, mas com tres crises simultâneas - a paralisação do Governo, a crise do Orçamento e o fiasco do Obamacare. A disputa entre Democratas e Republicanos se tornou ideológica, e proporcionou um espetáculo patético de irresponsabilidade, descaso e profundo desrespeito para com o povo (seu eleitor). O caos estabelecido no governo americano, ameaça e aprovação da Reforma Imigratória? O Presidente Obama, apesar de estar sofrendo a maior pressão em toda sua gestão, ainda diz que a Reforma seria votada antes do final de 2013. Alguém acredita? E mesmo que a votação venha a acontecer ainda esse ano, teria chance real de passar na Câmara? Para a surpresa de muitos, existe um forte movimento para aprovação da Reforma Imigratória dentro do Partido Republicano. Fazendeiros, empresários e grupos religiosos estão fazendo pressão a favor da Reforma, além da intenção dos republicanos em recuperar a simpatia e o voto de mulheres, minorias e sobretudo, dos Latinos.

- Celso Braz

DEZembro 2013

Música: Gabriel, o Pensador

Fotografia: Jade

12

Divórcio em Embaixadas/Consulados

7

650-204-9940 - ph I 415-259-5752 - fax contact@brasilbest.com I www.brasilbest.com 7 Surrey Lane, San Rafael, CA 94903

4

Dezembro 2013

Foto: Igor Capibaribe

Para os ilegais será fundamental manter a tranquilidade, o foco, nunca perder a esperança e lembrar sempre que - imigrante nunca teve nada fácil neste país, mas sempre conseguiu evoluir, com garra, trabalho e muita determinação.

16

Cinema: Minha mãe é uma peça 10

Publisher/Executive Editor: Celso Braz Contributing Writers: Vina Schneider, Claudio Lemos, Bruno Seixas Gustavo Lino, Deborah Leite, Rosy Cavalcante, Roberto Lima, Alysson Antunes Translation: Jaqueline Jacques Contributing Photographers: Fred Pompermayer, Igor Capibaribe

BrasilBest, BrasilBest.com © 1999 Art Director/Designer: Celso Braz Designers: Lucianna Queiroz, Luciana Barbosa Wildt, Suzy Kieninger San Diego: Christine Portela I Los Angeles: Fabricio Nobre I Miami: Carlos Borges Hawaii: Nuremberg Santanna, Ricardo Taveira, Hilton Alves ALL RIGHTS RESERVED. No part of this publication may be reproduced, stored in a retrieval system, or transmitted in any form or by any means, eletronic, mechanical, photocopying, recording or otherwise without the prior written permission of the publisher and the author.

www.brasilbest.com


IMIGRAÇÃO

Direitos do Imigrante (documentado ou não) É existem condições e exceções para a aplicação de todas estas leis. Por isso, é importante consultar um advogado ou autoridade sobre uma situação. Quando um imigrante permanece nos EUA além da validade de seu visto ou quando ele entra sem autorização (visto) no país, ele se torna um imigrante indocumentado. Nesta condição o imigrante perde alguns direitos, entre eles o direito de pedir uma extensão de seu visto ou a mudança de seu status (por exemplo, turista para estudante), o de abrir uma conta bancária, o de dirigir com uma carteira internacional, e o de sair do país e entrar novamente. Mesmo sim, as leis federais e estaduais dos EUA garantem diversos direitos aos imigrantes, documentados ou não. Neste artigo, vamos focar nas leis do estado da Califórnia. Em um próximo artigo falaremos sobre as leis federais, que se aplicam a todos os estados.

1. As leis trabalhistas da California que regulam o salário e as condições de trabalho dos trabalhadores protegem igualmente todos os trabalhadores, documentados ou não. Isto significa que todo o trabalhador tem direito de não receber menos que o salário mínimo ($8.00 p/h), de receber hora extra depois de 8 horas por dia ou 40 horas por semana de trabalho, e de apresentar reivindicações salariais ou queixas de segurança e saúde no local de trabalho com as devidas autoridades estaduais. 2. Se as condições de libertação de um uma pessoa detida pela policia forem satisfeitas, a policia não pode continuar detendo esta pessoa meramente por ela ser indocumentada. Por exemplo, se uma pessoa é detida pela policia por agredir alguém e passa a noite na cadeia, uma vez que as condições para sua libertação são cumpridas a policia não pode manter esta pessoa presa por descobrir que ela não tem visto. 3. É ilegal para um empregador ameaçar de denunciar um empregado indocumentado como represália pelo exercício de seus direitos. Por exemplo, se um trabalhador

www.brasilbest.com

indocumentado reclama com seu patrão ou reivindica o direito de salário mínimo, o patrão não pode ameaçar denunciá-lo a imigração como retaliação. Se convicto deste crime, o empregador pode perder sua licença profissional e/ou ser multado até US$10.000,00 por incidente. 4. Extorção (o emprego de força ou ameaça para a obtenção de bens alheios) é crime, e a ameaça de denunciar um imigrante indocumentado ou sua família pode ser considerada uma forma de extorção. Ou seja, se alguém usa a ameaça de denuncia para coagir o imigrante indocumentado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa, ele comete um crime.

É bom lembrar que existem condições e exceções para a aplicação de todas estas leis. Por isso, é bom consultar um advogado ou autoridade sobre uma situação em particular. Por fim, devemos lembrar que todo membro da sociedade tem não só direitos, mas também obrigações. É importante conhecer e desfrutar de nossos direitos, mas para o bem de todos (inclusive de nós mesmos) é importante também cumprir nossas responsabilidades. Não pergunte o que o seu país pode fazer por você. Pergunte o que você pode fazer por seu país. - Presidente John F. Kennedy

por Flavio Carvalho fc@faviocarvalholaw.com

Dezembro 2013

5


comunidade

Brasileiros presos por clonar cartões Agentes vasculharam as bagagens de Silva no Aeroporto de Miami, e encontraram no laptop do brasileiro arquivos “lotes de cartões de créditos”, ou seja, número de cartões de crédito obtidos ilegalmente Os detetives federais rastrearam Marllon Terglys Pinheiro Silva e Lilian Benatti através de fotografias postadas no Facebook Agentes federais informaram terem recebido a denúncia de que dois amigos brasileiros de férias na Flórida planejavam aplicar um esquema de clonagem de cartões de férias durante viagens à Orlando (FL).

Ao longo de setembro e outubro, conforme documentos federais, os detetives utilizaram fotos postadas no website de relacionamentos Facebook para rastrear Marllon Terglys Pinheiro Silva, de 22 anos, e Lilian Benatti em seus passeios turísticos, publicou o portal online Orlando Sentinel. Em sua página eletrônica do Facebook, Silva postou suas viagens, fotografias dele mesmo em frente a shopping centers em Orlando, restaurantes, clubes noturnos e o Hard Rock Casino em Tampa (FL). Quando ele se preparava para regressar ao Brasil, em 16 de outubro, os agentes o esperavam no Aeroporto Internacional de Orlando, onde revistaram sua bagagem e mochila. Segundo documentos apresentados no Tribunal, os detetives encontraram 8 cartões de crédito em branco, milhares de dólares e números de cartões de créditos armazenados em seu computador laptop. O brasileiro foi preso no local e na quarta-feira (13) ele foi oficialmente acusado de fraude envolvendo cartões de crédito. As autoridades locais informaram que o caso ainda se encontra sob investigação. Segundo a acusação judicial apresentada contra Silva, ele postou no Facebook uma foto sua em frente ao Miami Beach Hotel e vários outros pontos turísticos. Uma fonte disse aos agentes que Marllon e Lilian viajaram à Miami para entregar US$ 20 mil obtidos através do esquema de cartões de crédito a um mensageiro que retornava ao Brasil. Quando os agentes vasculharam as bagagens de Silva no Aeroporto de Miami, eles encontraram arquivos no laptop do brasileiro indicativos de “lotes de cartões de créditos”, ou seja, número de cartões obtidos ilegalmente, com suas respectivas datas de validade e nomes dos portadores. Silva disse aos agentes que havia enviado ao Brasil um pacote naquele mesmo dia de manhã. Os agentes rastrearam tal pacote, ainda em Orlando, onde encontraram uma máquina magnética de codificação de cartões de crédito no interior, conforme a ação judicial. O brasileiro foi autuado e encaminhado à penitenciária do Condado de Seminole, na Flórida.

Marllon Terglys Pinheiro Silva

6

Dezembro 2013

por Marcos Braga

www.brasilbest.com


SERVIÇO

Divórcio em Embaixadas e Consulados Para se beneficiarem da nova lei, ambos os cônjuges devem ser brasileiros e terem sido casados no Brasil, em seus consulados ou embaixadas.

O projeto de lei nº 12.874/13, apresentado pelo deputado federal Walter Ihoshi (PSD-SP), passou pelo último estágio de tramitação no Congresso em meados de agosto desse ano, quando foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados de forma conclusiva, portanto, não é necessário passar pelo plenário. Na prática, a separação e divórcio consensuais acontecerão por meio de uma escritura pública no exterior, que deverá conter informações sobre os bens do casal e sua partilha, a decisão de pagamento de pensão alimentícia, assim como a retomada do nome de solteiro de uma das partes ou manutenção do nome adotado no casamento. A nova lei estende aos imigrantes brasileiros o mesmo direito garantido àqueles que vivem no país.

pelo advogado do casal. A proposta original não exigia a participação de um advogado, entretanto, uma alteração apresentada por senadores e mantida por deputados tornou obrigatória a assistência de um profissional para lavrar a escritura pública. Até então, os consulados e embaixadas do Brasil tinham autorização legal para celebrar casamentos no exterior, emitir certidões de óbito e registrar o nascimento dos filhos de imigrantes brasileiros. Para virar oficialmente lei, a proposta 791/2007 necessita somente da assinatura da Presidente Dilma Rousseff.

“A lei beneficia muitos casais que já estavam praticamente separados, alguns residindo em países diferentes e que queriam formalizar sua situação de forma consensual. E nós vimos que podíamos realizar esse trabalho para diminuir a burocracia, reduzir os custos dessa separação”, disse Walter. Para se beneficiarem da nova lei, ambos os cônjuges devem ser brasileiros e terem sido casados no Brasil ou seus consulados e embaixadas. A escritura do divórcio será elaborada conforme a minuta redigida

por Paulo Corso

AMERICAS TRAVEL A AGÊNCIA NÚMERO 1 PARA O BRASIL! Boas Festas!

ONDE VOCE ENCONTRA OS mELHORES PREÇOS PARA O BRASIL. A ÚNICA AGÊNCIA NA BAY AREA QUE TEm CONTRATOS COm TODAS AS COmPANHIAS AÉREAS

TAm+ AmERICAN+ CONTINENTAL +UNITED + DELTA +KOREAN +LAN CHILE + ETC.

TARIFAS ESPECIAS AmERICAS TRAVEL RIO / SAO PAULO / BELO HORIZONTE / SALVADOR RECIFE / FORTALEZA E OUTRAS CIDADES

OS MELHORES PREÇOS PARA A AMÉRICA LATINA!

(415) 703-9955 / 888-703 9955 348 Hayes St, San Francisco, CA 94102

www.brasilbest.com

Temos preços especias do Brasil para os EUA

www.brazcreative.com

WWW.AMERICASTRAVEL.NET CST # 2064111-40

AmERICAS TRAVEL Número Um na America Latina

Dezembro 2013

7


FUTEBOL

Seedorf está fazendo curso para Técnico Encontrei no Brasil a motivação nova que precisava, para seguir a carreira quando deixei o Milan.

Seedorf foi o convidado especial do Redação SporTV desta quinta-feira, 31. O meia Holandês, ídolo de Botafogo, Milan, Real Madrid e Ajax, falou sobre a sua carreira, superação, planos para o futuro e a sua relação especial com o Brasil . Consagrado na Europa como armador de jogadas ou segundo volante, o camisa 10, de fato, nunca havia se destacado como um grande goleador. Tanto que foi no Botafogo que Seedorf engatou a fase mais artilheira de sua carreira, jogando como meiaarmador. Questionado pelo apresentador André Rizek se esta é sua posição preferida, Seedorf foi direto: - Eu cresci nessa posição, todo meu setor juvenil eu joguei como atacante ou meia. Os primeiros quatro anos da minha carreira eu joguei em todas as posições. Eu sempre me adaptei à exigência dos times. No Milan foi quando começou o discurso de centroavante. Mas essa posição que eu jogo no Botafogo é a que eu amo jogar. Aos 36 anos, o jogador vive um momento ímpar em sua trajetória, e revela que  encontrou no Brasil a motivação nova que precisava para seguir sua carreira quando deixou o Milan. - No Botafogo eu tenho a liberdade para fazer a minha leitura do jogo, do adversário. Eu faço a leitura de onde o time esta precisando de mim e vou procurando meus passos, atacando e defendendo, usando todos os meus recursos. A minha relação com o Oswaldo (de Oliveira, técnico do Botafogo) é fantástica, foi a relação que eu estava procurando. Oswaldo me deu um novo impulso, me motivou. O jogador se mostrou insatisfeito com a colocação do Botafogo no Brasileiro. Apesar de ocupar o segundo lugar da tabela, e ver o sonho da Taça da Libertadores, que não acontece desde 1996, algo viável; para Seedorf era possível brigar pelo título.  O meia atribuiu a falta de comparecimento da torcida aos estádios quando a equipe começou a lutar pelas primeiras posições. - Claro (que torcida ajuda a ganhar jogo). O Oswaldo (de Oliveira) sempre fala que torcida não segura perna de ninguém. Ele tem razão. Mas torcida puxa para

8

Dezembro 2013

frente o time, não tenha dúvida. Pedimos várias vezes durante o ano esse apoio. Nosso torcedor não respondeu do tamanho que a gente precisava para ter aquela energia a mais em casa, aquela coisa especial. Quando estávamos lutando nos primeiros lugares, a torcida do Cruzeiro começou a lotar o estádio lá e, infelizmente, a gente não conseguiu fazer a mesma coisa. Faz a diferença. Nenhum time consegue vencer ou fazer uma campanha importante sem a torcida. Não existe. Sempre vi na minha carreira o torcedor apoiando, lotando o estádio, principalmente quando o time está precisando. Porque há momentos que todo o time tem uma caída. Só que quando tem aquela energia especial, você também tem mais energia. Isso é científico - analisou. O holandês ressaltou ainda que o problema dos estádios vazios não é só no Botafogo. - O Botafogo, principalmente este ano, está fazendo coisas incríveis. Passamos por muitas dificuldades, estamos o ano todo no G-4, e o aspecto do torcedor não é só do Botafogo. Não vejo muitos estádios lotados no Brasil, quase ninguém lota. A média de público é muito baixa. Um dos pontos do Bom Senso FC é a comparação com outros países, e o Brasil, com a quantidade de pessoas que tem aqui, quase ninguém vai ao estádio. É o Brasil inteiro com essa coisa de não ir para o estádio, que tem que ser mudada para aumentar o espetáculo. Sobre planos para o futuro, o jogador adiantou que já esta em formação para se tornar técnico após aposentar as chuteiras, mas que segue sem data certa. - Não tem nada concreto. Depois com certeza vou treinar (algum clube), já estou me preparando ao fim do curso com a Confederação Holandesa. E jogando eu não sei (respondendo até quando joga), agora meu foco é jogar com o Botafogo ao final do ano comemorando alguma coisa (título). - finalizou. O Redação SporTV promove debates sobre as principais matérias dos cadernos de esporte do país. Sob o comando de André Rizek, o programa é transmitido pelo canal PFC de segunda a sexta às 15h (de Brasília).

por Kennia Wiswesser

www.brasilbest.com


comunidade

Pr. Flavio Carvalho, Ministério Vida em Cristo

Valéria Carvalho

- Como e quando surgiu seu interesse pela missão religiosa? Quando eu tinha 16 anos de idade tive uma experiência pessoal com Deus que orientou o resto de minha vida. Naquela época eu já era um Cristão, mas estava tentando escolher à carreira que eu ia seguir. Eu já tinha feito a minha escolha, mas perguntei a Deus em oração se Ele tinha uma carreira que Ele quisesse que eu seguisse. Poucos dias depois desta oração, de uma maneira surpreendente e sobrenatural, Deus respondeu minha oração e me chamou para o ministério. - Qual foi a sua motivação pra transferir sua vida e seus sonhos para os EUA? Eu vim para os EUA porque meus pais foram enviados aos EUA como missionários. Na época eu tinha apenas 12 anos de idade.  - Você teve uma pessoa que lhe deu apoio na chegada? Sim. Alias, foram mais de uma. Porem, duas pessoas se destacaram e marcaram bastante minha vida. Eram dois rapazes: Robert e Frank. Por já estar em ferias escolares no Brasil, eu vim alguns meses antes dos meus pais para tentar começar a aprender Inglês. Meu irmão mais velho já estava aqui, fazendo faculdade. Com a minha chegada, eu fui morar com ele e ele encontrou um lugar onde nos dois pudéssemos morar juntos. Este lugar foi à casa do Robert, aonde ele já tinha um “roommate” chamado Frank. Eu não falava Inglês, e eles não falavam Português. Porem, eles foram muito bacanas comigo e me adotaram como quase um irmão mais novo. O Robert ate me arranjou meu primeiro emprego na America, limpando a oficina que ele e sua família operavam.  - Qual foi a sua maior dificuldade nos primeiros anos de América? Saudades do Brasil e de meus amigos e a sensação de estar “morrendo afogado” por não falar Inglês nem entender a cultura americana.  - Em algúm momento você teve mêdo, ou desanimou? Medo eu acho que não. Em todo o tempo eu tinha uma certeza muito grande de que Deus estava comigo, guiando meus passos. Eu também estava cercado de minha família (meus pais, irmãos, e irmãs), e essa estrutura familiar me ajudou muito. Também sempre fiz parte de uma igreja, e esta comunidade também sempre fez diferença na minha vida. Acho que o medo geralmente ataca quando

www.brasilbest.com

Flavio Carvalho

estamos ou pensamos que estamos sozinhos. Eu nunca me senti sozinho. Já desanimo, sim. Por exemplo, eu lembro vividamente como às vezes sentia que nunca iria aprender Inglês. Isto dava um desanimo tremendo. Outra fonte de desanimo era às vezes me sentir tão longe de tudo e de todos que eu conhecia. Ter noticia do casamento de um primo, morte de um tio, nascimento de um parente, sem poder participar às vezes dava desanimo. - Qual foi o momento mais marcante de sua carreira nos Estados Unidos até agora? Pode parecer bobeira, mas o primeiro sonho que eu tive em Inglês foi marcante. Nem me lembro do sonho, mas lembro de que de repente senti que eu tinha mesmo aprendido a língua. Outro grande momento foi meu casamento e o subsequente nascimento de minhas duas filhas. Minhas esposa e brasileira, como eu, mas alem de me fez sentir que eu agora era verdadeiramente um adulto, ter me casado nos EUA me fez entender que eu plantaria raízes aqui. Outro momento interessante foi à compra de minha primeira casa. Este vento me fez sentir “dono” de um pedaço dos EUA.  - Que conselho você daria para um imigrante que está acabando de chegar na América? Sem querer ser chato, religioso, ou santarrão, eu diria sinceramente a qualquer pessoa, não só o imigrante: Entregue sua vida a Jesus e deixa Ele te guiar. Eu não posso imaginar uma existência sem a presença e ajuda de Deus. Em segundo lugar, busque ser a pessoa que você gostaria de ter ao seu lado. Quando somos a pessoa certa temos uma chance maior de atrair as pessoas certas. Em terceiro lugar, aprenda Inglês e entenda a cultura dos EUA. Isto vai expandir seus horizontes e abrir uma serie de oportunidades que de outra forma não se abririam, tanto aqui como no Brasil se você de fato voltar. Em ultimo lugar, não desista. Às vezes dá vontade de  “chutar o balde”, jogar  a toalha, e sair correndo. Nesta hora agente desabafa com Deus e pede Sua ajuda, chora no ombro de um bom amigo, depois se levanta e continua em frente. Quem vence não desiste, e quem desiste não vence.

por Flavio Carvalho

Dezembro 2013

9


CINEMA “

Minha Mãe é Uma Peça“, filme de André Pellenz Dona Hermínia é uma mulher de meia idade, divorciada do marido, que a trocou por uma mais jovem. Hiperativa, ela não larga o pé de seus filhos Marcelina e Juliano, sem se dar conta que eles já estão bem grandinhos. Um dia, após descobrir que eles consideram ela uma chata, resolve sair de casa sem avisar para ninguém, deixando todos, de alguma forma, preocupados com o que teria acontecido. Mal sabem eles que a mãe foi visitar a querida tia Zélia para desabafar com ela suas tristezas do presente e recordar os bons tempos do passado. Direção: André Pellenz Elenco: Paulo Gustavo Mariana Xavier Rodrigo Pandolfo Herson Capri Ingrid Guimarães Alexandra Richter Samantha Schmütz Suely Franco

por Barbara Oliveira

10

Dezembro 2013

www.brasilbest.com


AJUDAMOS VOCĂŠ A PROMOVER O SEU BUSINESS Business cards Flyers Brochures Posters Graphic Design

650-204-9940 www.brazcreative.com

www.brasilbest.com

Dezembro 2013

11


FOTOGRAFIA i Jade Estudou Belas Artes em Montreux, e formou em Arquitetura e sempre teve paixão pela Fotografia. Expôs seus trabalhos na nos Estados Unidos em vários paises da Europa: Museum of The Americas, Municipal Art Gallery de Los Angeles e na Galeria Crisolart em Frankfurt, Alemanha. Jade recebeu o Prêmio Francisco de Goya Award na Espanha e teve tambem a oportunidade de representar o Brasil no conceituado livro da Biblioteca de Artistas da Comunidade Européia, com o titulo de “100 Contemporary Artists”.

12

Dezembro 2013

www.brasilbest.com


www.brasilbest.com

Dezembro 2013

13


comunidade

Hilton Alves pinta maior mural de onda do Mundo

Em outubro DE 2013, o artista 19 Hilton Alves começou a pintar o maior mural de onda do mundo, em Honolulu, Havaí. O mural, de cinco andares de altura e 400 pés de largura, foi concluído em 26 de Outubro, em um tempo recorde de 8 dias. Milagrosamente, o clima ajudou nos oito dias. Os espectadores se aglomeraram para assistir o processo de transformação de uma monótona parede branca em uma imagem fantástica. O mural de cerca de 14.080 pés quadrados retratando uma bela onda no estilo “Banzai Pipeline”, está trazendo uma pouco do “North Shore” para a parte sul da ilha de Honolulu. Este mural é uma celebração da cultura do Surf no Havaí e seu reconhecimento pelos surfistas e amantes do mar como a “Meca’ do esporte e seu principal “Pico” no mundo. Na conclusão do mural, o artista Hilton Alves, exclamou: “Eu não posso acreditar que nós terminamos esse muro enorme e nós estamos indo pintar mais 100 em todo o mundo!” Este mural é o primeiro de uma série chamada - 101 Perfect Waves Internacional Mural Project - criado em parceria com Brian Wyland, da Hawyland Styles Gallery. O parceiro Brian Wyland acrescentou: O objetivo deste projeto é somente mostrar para as pessoas a beleza do oceano e inspira-las a preservá-lo.” Estudantes de Halau Lokahi receberam esta mensagem durante suas visitas ao site e também tive a chance de aprender como o trabalho em equipe foi um

14

Dezembro 2013

elemento crucial para a relização de um projeto como esse. Materiais usados no mural - 150 galões de tinta, foram fornecidos gratuitamente graças ao patrocínio da “Vertical Technologies” e da “Al Tinting Inc”. Também foram feitas Doações: Planeta Sol, Everpaddle, Once a Month Church, The North Shore News e doadores individuais. A realização deste grandioso projeto foi possível graças a ajuda de voluntários que trabalharam duro por cerca de 6 meses para torna-lo realidade. A concepção e execução do mural foram uma doação de Hilton Alves para a cidade de Honolulu e todos aqueles que irã aprecia-lo. Agradecemos também a todos que nos motivaram durante apintura do mural, acenando, buzinando e colocando mensagens no Facebook. O apoio da comunidade foi fundamental! Para mais informações você pode visitar www.theartofhilton.com. Caso interessado em ter um dos 101 Perfeito Murais de onda na sua comunidade, ou se você tiver alguma dúvida ou gostaria de se envolver, não hesite em contactar Hilton Alves no 382-2098, hiltonsurfart@ hotmail.com ou www.facebook.com/ hiltonalves.

por Jessica A. dos Santos

www.brasilbest.com


www.brasilbest.com

Dezembro Outubro 2013

15


mÚSICA

A música genial de “Gabriel o Pensador” Fui censurado pelo Collor pela música “Tô Feliz (Matei o Presidente)” meses antes dele ser expulso do poder.

✁ ASSINE/SUBSCRIBE BRASILBEST Nome/Name: Data/Date: Endereço/Adress: Cidade/City: Tel./Phone:

Estado/State:

Zip:

Email:

Para assinatura anual, envie este cupom preenchido juntamente com $40 para 7 Surrey Lane, San Rafel CA 94903. Ou faça sua assinatura diretamente no site www.brasilbest.com For one year subscription, fill out this coupon and send along with $40 to 7 Surrey Lane, San Rafel CA 94903 or subscribe online at our web site www.brasilbest.com

Gabriel Contino (Rio de Janeiro, 4 de março de 1974), mais conhecido pelo nome artístico Gabriel o Pensador, é um rapper, compositor, escritor e empresário brasileiro. Iniciou sua carreira musical ao lançar uma fita demo com a música “Tô Feliz (Matei o Presidente)” e logo foi contratado pela Sony Music. Pela gravadora tem lançados sete álbuns: Gabriel o Pensador, Ainda É Só o Começo, Quebra-Cabeça, Nádegas a Declarar, Seja Você Mesmo (mas não Seja sempre o Mesmo) e Cavaleiro Andante. Sem Crise foi lançado independentemente. Além de cantor, Gabriel é escritor e lançou em 2001 o livro autobiográfico Diário Noturno, quatro anos mais tarde lançou Um Garoto Chamado Rorbeto, que ganharia o Prêmio Jabuti de melhor livro infantil no ano seguinte. Em 2008 lançou o livro Meu Pequeno Rubro-Negro e um ano depois lança uma versão especial do mesmo livro intitulada de Meu Pequeno Rubro-Negro - Edição Especial do Hexa. No final do ano de 2011 anunciou a publicação de um livro sobre o espírito esportivo em parceria de Laura Malin.

16

Dezembro 2013

Paralelamente a isso, Gabriel também é um ativista social tendo como projetos o “Pensador Futebol” que investe em jovens jogadores que querem se profissionalizar e junto de Luís Figo e Luiz Felipe Scolari comanda o projeto de futebol chamado “Dream Football” que através do envio de vídeos via internet dá a oportunidade dos participantes serem contratados por times profissionais de futebol. Além de projetos de futebol, ainda tem um projeto social conhecido como “Pensando Junto” que atende as crianças carentes da Rocinha. Discografia - Gabriel o Pensador (1993) - Ainda É só o Começo (1995) - Quebra-Cabeça (1997) - Nádegas a Declarar (1999) - Seja Você Mesmo (mas não Seja sempre o Mesmo) (2001) - Cavaleiro Andante (2005) - Sem Crise (2012)

por Kiko Castro

www.brasilbest.com


San Francisco

Los Angeles

Sacramento

BRAZA - Todo segundo sábado do mês 2925 16th. St @ South Van Ness www.slate-sf.com - www.brazasf.com música: “Lau Paiva”, Cantora de Bossa Nova da Bay Area, canta e toca o melhor da nossa música. Anote a agenda: Toda Segunda Local: Tunnel Top Bar, 601 Bush St. San Francisco, CA. Horário: 8pm-11pm. Todo Domingo Local: Bossa Nova Restaurant, Local: 139 8th St. San Francisco, CA 94103 Horário: 7pm-10pm. PINK AND BLACK NIGHT @ THE GRAND, SAN FRANCISCO CA Data: Sat, November 30th Horário: 9:30pm-2:30a. Local: 520 4th St San Francisco, CA 94107. Brazilian, Euro ,commercial & progressive house music by: RON REESER (ultra music / vicious / blackhole recordings) KBLO (kblo presents) - DJ POLLUX (sf) ALSO CELEBRATING THE BIRTHDAY OF “CLEMENTINE RAPHANAUD” SPECIAL DECOR/ PINK & BLACK THEMED EVENT V.I.P hosts: JC ent & BrasilBest Media. We’ll be loading our confetti cannons and pumping out plenty of energetic production just for you! Get ready as we take the club into a frenzy with CO2 and confetti canons, snow & bubble machines, dramatic light shows, LED foam sticks and other special surprises. Vip tables & bottle service. (415)378-7660 djkblo@hotmail.com SHOW TUKAS APP YOUR CELULAR PHONE AND GET IN FOR FREE UNTIL 11PM MORE INFO AT 415-425-7242 http://www.brazilianevents.com/

I LOVE THURSDAYS: Dj Kblo apresenta o maior encontro de Brasileiros em São Francisco. Todas as quintas. Local: Infusion Lounge, 124 Ellis st San Francisco. GRÁTIS antes das 11pm com o nome na lista. Ligar (415) 378 7660

CONTADORES DE ESTÓRIAS: Todo primeiro domingo do mês (junho e de setembro a dezembro) 2013 Horário: 2p a 6p. Local: Capoeira Mandinga 4137 Piedmont Ave. aula de forró: “WorkShop Dance Class”. Todas as quartas. Local: Zambaleta, 2929 19th St., San Francisco, CA. Horário: À partir das 8pm. www.zambaleta.org

CAPOEIRA with Mestre Samuka Data: Saturdays, from 1:30-3:00pm Local: Brazilian Center for Cultural Exchange of Sacramento, 3313 Julliard Dr. Suite C Sacramento, Ca. 95826 | 916.387.7344, braziliancentersac.org, facebook.com/ braziliancenter.sacramento

Portland música: “Roda de Choro”, Traga o seu instrumento para tocar o choro e venha curtir esse ritmo brasileiro com a gente. Todas as sextas. Local: 721 NW 9th Avenue, Portland, OR. Horário: 7pm as 9pm. $ Free. Maiores informações www.futurepower.net/brazil música: “Brazilian Music at Sckavone’s”, samba e pagode o vivo, (open mic to play or sing). Todas as quintas. Local: 4100 SE Division Street, Portland, OR. Horário: 9:30pm to midnight. $ Free. Maiores informações 503.235.0630 ou www.sckavones.com

A Culinária Brasileira e Portuguesa no programa

ESPAÇO DA CULINÁRIA com Luis Lourenço todas as Quarta-Feiras à 1:30 pm, nas Rádios KLBS 1330 AM (Los Banos) KSQQ 96.1 FM (San Jose).

TRADUÇÕES Jaqueline Jacques UC Berkeley Certified Translator/Interpreter English - Portuguese

415-577 9811

jaquelinejacques@comcast.net

TRADUTOR JURAMENTADO Traduções -Interpretações Roberto Lima Phone/Fax 415-587-4990 robertolima99@hotmail.com State certified since 1981

www.brasilbest.com

Dezembro 2013

17


RECEITA por Bia Flores

Bolo da Vida Ingredientes:

Cake of Life Ingredients:

Para o Bolo - ½ xícara de cereja vermelha picada - ½ xícara de cereja verde picada - ½ xícara de frutas cristalizadas picadas - ½ xícara de uva passa - ¼ xícara de damasco picado - 3 xícaras (420 g) de farinha de trigo - 1 pitada de sal - 1 colher (sopa) de fermento em pó - ½ colher (chá) de canela em pó - ¼ colher (chá) de cravo em pó Para a glace - 1 xícara (250 g) de manteiga - 1 xícara de açúcar de confeiteiro - 1 ½ xícara (300 g) de açúcar (confectioner’s sugar) - 6 ovos grandes - 2 colheres (sopa) de suco de leite

anabiaf79@aol.com

Modo de preparo:

Bolo: preaqueça o forno a 350°F (180°C). Unte e polvilhe uma forma de buraco no meio de 25 cm de diâmetro. Reserve. Em uma tigela pequena, coloque as frutas e misture com 1 colher (sopa) de farinha de trigo. Deixe de lado. Em uma tigela média, peneire a farinha, o fermento, a canela, o cravo e o sal. Também deixe de lado. Na tigela grande da batedeira, bata a manteiga e o açúcar até ficar uma mistura fofa e clara. Adicione os ovos, uma a um, batendo bem depois de cada adição. Aos poucos, acrescente os ingredientes peneirados, misturando no início com a batedeira em velocidade baixa e depois com uma espátula; junte as frutas e misture delicadamente. Coloque a massa na forma preparada, alise a superfície com a espátula e leve para assar por 50 minutos ou até que enfiando um palito no centro, ele saia limpo. Retire do forno e deixe esfriar na forma, por 30 minutos. Desenforme e espere esfriar completamente, (até este ponto você pode preparar com até dois dias de antecedência). Glace: em uma tigela pequena, peneire o açúcar de confeiteiro e, aos poucos, adicione o leite; misture até formar uma glace cremosa e uniforme (talvez não seja necessário usar todo o leite ou você precisará usar um pouquinho mais). Espalhe a mistura sobre a superfície do bolo e decore a gosto. Sugestão: a embrulhe o bolo em filme plástico e guarde em lugar seco e arejado. No dia de servir faça a cobertura e decore. Dica: a massa do bolo pode ser assada em 25 forminhas pequenas próprias para cupcake ou empada. Elas serão assadas em menos tempo (15 a 20 minutos). Depois, decore e enrole em fitas.

For the cake - ½ cup red chopped cherries - ½ cup green chopped cherries - ½ cup dried fuits - ½ cup raisins - ¼ diced apricot - 3 cups all-purpose flour - 1 pinch of salt - 1 tablespoon baking power - ½ teaspoon cinnamon powder - ¼ teaspoon grounded cloves - 1 cup butter at room temperature - 1 ½ cup of sugar - 6 large eggs

Glace Icing - 1 cup icing sugar - 2 tablespoon milk

How to prepare: Cake: preheat the oven to 350 ° F. Grease and sprinkle a tube pan - 25 cm in diameter. Put it aside. In a small bowl, place the fruits and mix them with one tablespoons flour. Put it aside. In a medium bowl, sift together flour, baking powder, cinnamon, cloves and salt. Put them aside. Using an electric mixer, beat butter and sugar until they are a light and fluffy mixture. Add eggs, one at a time, beating them well after each addition. Gradually add the sifted ingredients, mixing at the beginning with the mixer on low speed and then with a spatula, add the fruits and mix them gently. Put the dough in the tube pan, and smooth the surface with the spatula. Bake it for 50 minutes - stick a toothpick into the center if it comes out clean, the cake is ready. Remove the pan from the oven and let it cool for 30 minutes. Remove the cake from the pan and allow it to cool completely (this portion of the recipe can be prepared up to two days in advance). Glace Icing: In a small bowl, sift the icing sugar and gradually add milk, mix until it forms a creamy and uniform glace. Spread the mixture over the surface of the cake and decorate it to taste. Tip: Wrap the cake in plastic wrap and store it in a cool dry place. Make the icing when you are ready to serve it. Tip: cake batter can be baked in 24 Muffin/ Cup Cake Pan. They might only take 15-20 minutes to bake. When it is all done decorate them and Wrap each cupcake in some clear cellophane, tie it and close it with ribbon.

horóscopo aquário - 20/01 à 18/02 Aquário terá vontade de ser mais independente e de não depender de ninguém a todos os níveis, terá todas as possibilidades de fazer isso, basta que acredite mais em si e que sozinho consegue chegar tão ou mais longe do que com o apoio dos outros.

gêmeos - 21/05 à 20/06 No setor sentimental será confrontado com algumas atitudes que teve no passado e que até aqui estavam escondidas, mas um diálogo sincero e cordial com o seu parceiro pode resolver para sempre este problema. A compreensão estará presente.

libra - 23/09 à 23/10 Este mês, Libra vai andar muito agitado e isso pode provocar algum stress, tente fazer algo que o ajude a descontrair e a relaxar para não prejudicar nenhum setor da sua vida. Não deixe escapar nenhuma oportunidade por se sentir cansado ou desmotivado.

18

Dezembro 2013

peixes - 19/02 à 19/03 No setor sentimental vai passar a dar mais atenção a alguém que já conhece e com quem sente uma enorme cumplicidade. De uma forte amizade vai nascer um grande amor. Esteja mais receptivo ao amor e evite criar problemas.

câncer - 21/06 à 22/07 Vai encontrar um novo caminho para a sua vida já que estará mais alegre e otimista, o que lhe permitirá encarar de forma leve e descontraída qualquer situação. Conseguirá atingir todas as metas traçadas o que trará grande satisfação.

escorpião - 24/10 à 22/11 No setor sentimental pode ser surpreendido quando menos espera, o seu parceiro terá falta da sua presença e apoio e poderá exigir uma definição. Aposte num diálogo aberto e lúcido para minimizar os problemas.

áries - 20/03 à 19/04 Áries vai entrar num período ascendente em que tudo tende a correr bem. Mesmo em situações complicadas, tenha fé que tudo acabará bem. Evite passar muito tempo sozinho, desfrute da companhia das pessoas que gostam de você.

leão - 23/07 à 22/08 Terá um mês tranquilo e sereno em que tudo evoluirá favoravelmente, mas terá de o fazer por etapas. Não divulgue projetos ou algo que queira fazer, por vezes vai lidar com pessoas que nem sempre serão honestas e podem tentar passar à frente.

sagitário - 23/11 à 20/12

No setor profissional vai conseguir resolver muitos assuntos o que por vezes o pode deixar desgastado devido ao intenso ritmo de trabalho a que estará sujeito. Tente ter tudo organizado para facilitar o seu trabalho.

tour0 - 20/04 à 20/05 No setor sentimental vai começar o mês com algumas dúvidas, mas essa instabilidade vai passar e dar lugar a um período muito tranquilo na vida a dois. Os que estão sozinhos podem encontrar a sua cara-metade. Terá de fazer frente a alguns conflitos familiares.

virgem - 23/08 à 22/09 No setor sentimental inicialmente vai acomodar-se e não vai querer alterar a rotina, mas chegará a um ponto em que vai se cansar disso, deve promover mais momentos que possam intensificar a sua relação.

capricórnio 21/12 à 19/01 começará o mês muito calmo e estável, vai sentir-se confortável na posição que alcançou e não parece querer fazer nada para subir um pouco mais alto. Não se acomode e comece desde o princípio do mês a definir objetivos.

www.brasilbest.com


SAÚDE

A importância da Respiração para a Saúde

A prática correta da respiração melhora o funcionamento dos órgãos vitais, do estado mental e emocional do ser humano. A respiração é fundamental para se manter o bom funcionamento dos pulmões e de todo corpo humano, sendo essencial para a vida. Ela é responsável pela troca dos gases oxigênio (O2) e dióxido de carbono (CO2) do organismo, com o meio ambiente. A maioria de nós não sabe respirar adequadamente e também não presta atenção na maneira que respiramos. Em nosso dia a dia, mantemos nossa boca aberta ao respirar e consequentemente respirando pela boca e não pelo nariz. O problema é, que diante de qualquer dificuldade para se respirar pelo nariz, nosso corpo automaticamente passa essa função para a boca, e nos acostumamos facilmente com essa condição. Em um ser humano adulto, passam pelo nariz cerca de 15 a 20 mil litros de ar por dia. Uma das funções do nariz é filtrar o ar, protegendo o corpo. Essa filtragem do ar contribui na eliminação de toxinas que se acumulam no corpo, equilibrando as funções dos orgãos, ajudando no fortalecimento de organismos debilitados e previnindo a entrada de microorganismos; que entram em nosso sistema quando respiramos pela boca. Quando apresentamos qualquer doença que impeça ou dificulte a passagem de ar pelo nariz, começamos a utilizar a boca como via respiratória. Sendo assim, as principais causas de respiração bucal crônica são - alterações e doenças do nariz e dos seios da face. A lista de problemas que podem ser causados por essa disfunção são: simples ronco, irritabilidade, infecções respiratórias, faringites, amidalites e deformidades nos dentes e na face. Depois de algúm tempo respirando pela boca, o organismo pode

www.brasilbest.com

apresentar diversos problemas de saúde. Em crianças, a respiração bucal altera o posicionamento da língua, gerando distúrbios da deglutição e criando uma flacidez da musculatura face. Com o decorrer dos anos, também podem surgir deformidades da arcada dentária e nos ossos da face. Quando respiramos pela boca, estamos fazendo uma respiração mais curta, sem filtragem própria do ar e com um movimento mais rápido do peito, causada pela abrupta entrada e saída do ar. Devido a respiração afetar nosso sistema nervoso, nos tornamos mais emotivos, além de sentirmos mais cansaço físico. A medicina natural e holística se preocupa em cuidar da respiração, sabendo de sua importância para a boa saúde. O ato de respirar é tão natural e involuntário, que muitas vezes não nos damos conta da importância de sua correta execução. A prática correta da respiração tende a promover uma melhora no funcionamento dos órgãos vitais, do estado mental e emocional do ser humano. De fato, a respiração deve ser longa e profunda para que possamos energizar e alimentar o nosso cérebro e células do corpo. A respiração correta é feita pelas narinas, pois assim se faz a polarização energética através dos canais de energia que percorrem toda nossa coluna, os quais culminam em nossas passagens nasais.

Existem diferentes tipos de respiração - na respiração abdominal ou diafragmática utilizamos a porção inferior dos pulmões e exigimos mais do diafragma, o músculo situado na base dos pulmões que auxilia no movimento respiratório. Quando inspiramos sentimos o diafragma se expandindo na direção do abdômen, auxiliando na dilatação dos pulmões. Quando expiramos sentimos o diafragma se contraindo, ajudando na expulsão do ar dos pulmões. Os músculos abdominais também se contraem, auxiliando no movimento. Quando assisto a meus clientes, me preocupo em conscientiza-los sobre a importância de se respirar corretamente, administro exercícios corretivos para eliminar maus hábitos, ajudando-os a ter uma vida saudável.

por Val R. Varella

Formada em Medicina Ayurvédica

Dezembro 2013

19


piadas Boêmio: A bebida mata lentamente... Tudo bem, eu não tenho pressa. -------------------------------------------------------Homem é igual a pão de forma: - Quadrado, Miolo mole e é fácil de dobrar. -------------------------------------------------------Adoro trabalho, sou capaz de ficar horas olhando pra ele. -------------------------------------------------------Como pia o pintinho em Piracicaba? Pir... Pir... Pir... (com sotaque caipira)! -------------------------------------------------------A crise ainda não chegou às classes mais favorecidas. Deve estar presa em algum engarrafamento, ou então foi barrada na portaria. -------------------------------------------------------A teoria é quando nós sabemos tudo mas nada funciona; A prática é quando tudo funciona mas nós não sabemos porque; Quando a teoria e a prática são reunidas, nada funciona e ninguém sabe porque. ----------------------------------------------------Adote um funcionário público. Ele não precisa de quase nada, só carinho, afeto, um carro oficial e cinco horas pro almoço.

caça palavras A mais antiga referência sobre o futebol se encontra na Bíblia: - Coríntius vs São Paulo. ----------------------------------------------------A maior prova de que existe vida inteligente em outros planetas, é que até hoje eles não nos contactaram oficialmente. ----------------------------------------------------Burocracia é a arte de criar obstáculos para conseguir facilidades. ----------------------------------------------------Carteiro feliz é aquele que gosta de sê-lo! ----------------------------------------------------CERVEJA como são as coisas. Você não me CONHAQUE, não sabe de onde eu VINHO. por isso não me CAMPARI com qualquer RUM!

----------------------------------------------------“Comecei uma dieta, cortei a bebida e comidas pesadas e, em catorze dias perdi duas semanas.” - Tim Maia.

----------------------------------------------------Dentista é o único profissional que, quando trabalha, deixa todo mundo de boca aberta. -----------------------------------------------------

-----------------------------------------------------

Eu, indeciso? Não tenho certeza.

A pior das sextas-feiras ainda é melhor do que a melhor das segundas-feiras.

-----------------------------------------------------

----------------------------------------------------AÊ, AÊ, AÊ, Ô, Ô, Ô,. O que seria da música baiana se não fossem as vogais?

----------------------------------------------------“A carreira artística é difícil porque tem muitas dificuldades.” - Suzana Alves, a Tiazinha

7 erros

“Estou louca para ir a Nova Yorque. Eu sempre quis conhecer a Europa!” - Carla Perez, loira do Tchan, no Jô Onze e Meia ----------------------------------------------------Existem dois tipos de mulheres: as que me amam, e as que não me conhecem.

Cruzadas Verticais

20

Dezembro 2013

Horizontais

www.brasilbest.com


IMIGRAÇão

Reforma Imigratória: aprovação por etapas É cada vez menor a possibilidade de votação em uma reforma migratória ampla pelo Congresso, a não ser que ela passe por etapas. O número de indocumentados nos EUA pulou de 11.3 milhões em 2009 para 11.7 milhões ano passado, conforme o Projeto de Tendências Hispânicas

Berk sugeriu que o E-Verify seja exigido por todas as empresas, uma medida que ambos democratas e republicanos concordam, e todos os trabalhadores.

Aparentemente, é cada vez menor a possibilidade de votação em uma reforma migratória ampla pelo Congresso, a não ser que ela passe em pedaços e emendas. Em junho desse ano, o Senado aprovou uma proposta migratória bipartidária, entretanto, o porta-voz da Câmara dos Deputados, John Boehner (R-Ohio), decretou no início de novembro que “nós não temos a menor intenção de nos reunir para votar na proposta aprovada pelo Senado”.

“Isso poderia ser feito em duas semanas, se o Senado concordasse em deixar de lado a abordagem ampla por enquanto”, disse ele. “O E-Verify é o centro de qualquer reforma migratória e, sem ele, nunca poderemos lidar com a reforma migratória”.

Desde então, Boehner disse que prefere lidar com a reforma “passo a passo” e o Presidente Barack Obama adiantou essa semana ser favorável à essa abordagem. Apesar de tudo, se qualquer emenda sobre o tema seja votada, será numa escala bastante menor que o projeto de lei de 1.300 páginas proposto pelo Senado.

“Assim como o sistema de saúde, a imigração é um tema complexo”, disse ele. “Há muitos detalhes que devem ser analisados”.

“Eu acho que isso deva ser feito aos poucos”, disse Greg Berk, advogado de imigração do escritório Carothers DiSante & Freudenberger. A Casa Branca e os democratas querem uma solução abrangente para os 11 milhões de trabalhadores indocumentados e a possibilidade de legalização. Mas os republicanos não apoiam a possibilidade de legalização e focalizam mais no cumprimento das leis”. Até quarta-feira (20), o Presidente Obama parecia concordar com uma ação mais lenta, dizendo aos repórteres que ele apoiava a abordagem “passo a passo”, contanto que o Congresso votassem em todas as emendas. Berk disse que ambos os lados concordam com um dos componentes: o programa E-Verify, o qual ajuda aos patrões a verificar o status migratórios de futuros empregados. Iniciado em 1997, o programa não é mais obrigatório a não ser para companhias que possuem contrato com órgãos federais, mesmo assim somente para novas contratações.

www.brasilbest.com

O fato de a reforma ampla ter estagnado em meados desse ano, apesar da esperança de milhões de imigrantes e ativistas, não é tão surpreendente, disse Jamie Longazel, professor de Sociologia da Universidade de Dayton em Ohio.

Longazel acrescentou que a política foi um fator importante no bloqueio à reforma migratória. “Alguns dos conservadores do Tea Party no Partido Republicano estão fazendo a vontade dos seus eleitores que não querem a reforma”, disse ele. “Eu acho que o segmento principal do partido quer a reforma, mas alguns republicanos se mantém agarrados à ideologia”. Nem mesmo os empresários, que consideram a reforma migratória como uma forma de alavancar a economia, conseguiram convencer alguns republicanos da Câmara dos Deputados. No verão desse ano, o Comitê Orçamentário do Congresso (CBO) divulgou o impacto que a proposta aprovada pelo Senado teria na economia. O relatório estimou que ela aumentaria os gastos governamentais em US$ 260 bilhões ao longo de 10 anos, no que diz respeito a serviços de saúde e sociais e o aumento da segurança na fronteira, entretanto, o recolhimento tributário chegaria a US$ 460 bilhões ao longo do mesmo período. Tal arrecadação seria resultado do pagamento de impostos, folhas de pagamento e renda.   O CBO também estimou que o GDP cresceria 3.3% até 2023 e 5.4% até 2033.

“Muita gente no Partido Republicano (GOP) e até mesmo empresários sabem que a reforma migratória é benéfica à economia e simpatizam com a proposta do Senado”, disse Geoffrey Hoffman, profesor de Direito e diretor de uma clínica de imigração na Universidade de Houston. “Entretanto, uma facção intransigente está fazendo algo para parar a reforma por razões políticas”. Os esforços em conquistar a reforma migratória, que seria a primeira nos últimos quase 30 anos, ainda persistem, apesar da baixa cobertura na mídia, segundo Longazel. “As bases do movimento ainda estão lá”, disse ele. “Eu ouço esforços em Washington o tempo todo. É que com as notícias sobre o impasse governamental e o sistema de saúde que elas parecem ter desaparecido”. Pesquisas recentes revelam que a maior parte dos norte-americanos, incluindo a maioria dos eleitores republicanos, aprovam a possibilidade de legalização dos trabalhadores indocumentados. Entretanto, para muitos republicanos a questão do cumprimento das leis é imperativa. Em junho, o Comitê Judiciário da Câmara aprovou o Ato de Fortelecimento e Fortificação o qual, entre outras coisas, torna crime federal o fato dos trabalhadores indocumentados estarem nos EUA. Atualmente, trata-se de uma violação civil cujos infratores podem ser deportados. Enquanto isso, o número de pessoas entrando clandestinamente nos EUA subiu novamente, após anos de declínio. A Patrulha da Fronteira deteve 388.422 pessoas ao longo de 11 meses, terminando em agosto, em contraste com 364.768 durante o mesmo período em 2012. O número de imigrantes indocumentados nos EUA pulou de 11.3 milhões em 2009 para 11.7 milhões ano passado, conforme o Projeto de Tendências Hispânicas do Pew Research Center. “Boehner deixou a porta um pouco aberta para a reforma”, disse Hoffman. “Eu não estou tão pessimista como os outros devem estar”. Já Berk comentou que “eu realmente acredito que a maioria da reforma migratória acontecerá, mas ao longo do tempo e em pedaços”.

por Bruno Pessegueiro

Dezembro 2013

21


AJUDAMOS VOCĂŠ A PROMOVER O SEU BUSINESS Business cards Flyers Brochures Posters Graphic Design

650-204-9940 www.brazcreative.com

22

Dezembro 2013

www.brasilbest.com


www.brasilbest.com

Dezembro 2013

23


BrasilBest 166 - Dezembro / December 2013  

Nesta edição: Reforma Imigratória por etapas, Brasileiros presos por clonar cartões de crédito, Fotografia: Jade, Cinema: Minha Mãe é uma Pe...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you