BRASILBEST 127 - September 2010

Page 5

imigração

CliMA quente no AriZonA

ilegAis lutAM Por seus Direitos

A

s temperaturas nos Estados Unidos estão elevadíssimas, com os termômetros marcando cerca de 40º centígrados na maior parte do país. Uma região, porém, apresenta um grau ainda mais quente: o estado do Arizona, em cuja área está o deserto americano. E não é raro a capital Phoenix registrar mais de 45º C. Ah, se o problema fosse somente climático, porém, não seria assim tão ruim. Afinal, a população que lá vive já está habituada com o calor intenso e seco desta região, e os imóveis estão preparados para suportar esta temperatura intensa. A outra temperatura, no entanto, é mais incontrolável. Trata-se da acirrada batalha entre aqueles que querem expulsar os imigrantes indocumentados do estado e os defensores destes imigrantes que lutam para derrotar a Lei SB 1070, aprovada pelo Legislativo estadual e sancionada pela governadora Jan Brewer, e que entrou em vigor no dia 29 de julho de 2010.

Até mesmo orar pode ser perigoso nestes tempos acalorados. Porque os imigrantes indocumentados temem ser detidos em batidas promovidas por agentes policiais. E o Condado de Maricopa, onde fica Phoenix, tem como xerife Joe Arpaio, considerado o xerife mais duro dos EUA ao perseguir incessantemente aqueles que entraram no país sem autorização dos agentes de imigração. Na verdade, este é mesmo um assunto polêmico. Os americanos têm, sim, razão em protestar contra os ilegais que invadem os EUA ao cruzarem a fronteira e evadir-se no país. E também muitas mulheres chegam grávidas para dar a luz aos seus filhos, garantindo, assim, a cidadania americana, por terem nascido em território ianque. Além do mais, usam a estrutura hospitalar dos EUA e não pagam um centavo por isto, deixando a conta para ser paga pelos contribuintes que recolhem seus impostos.

Todavia, a lei perdeu muito de sua eficácia após a decisão da juíza federal Susan Bolton, que adotou um critério mais salomônico ao manter a lei, mas cortando certos itens, ao bloquear justamente as partes mais polêmicas da lei, que dava direito aos policiais interpelar aleatoriamente “A lei perdeu muito de sua eficácia após qualquer pessoa a decisão da juíza federal Susan Bolton, e, caso não tivesse documentação que adotou um critério mais salomônico apropriada, detêao manter a lei, mas cortando certos itens, la, além de obrigar ao bloquear justamente as partes mais todos os cidadãos a portarem documentos polêmicas da lei, que dava direito aos de identificação que policiais interpelar aleatoriamente qualquer comprovem seus status legais no país. pessoa e, caso não tivesse documentação

Por sua vez, os ilegais alegam que não querem viver na clandestinidade. Eles desejam ver suas situações regularizadas e aceitam, de bom grado, pagar todos os impostos, multas estipuladas pelo governo pelas infrações cometidas e garantem estar dispostos a aprender a falar o inglês – a língua oficial dos EUA. Muitos americanos se irritam com a diversidade de idiomas no país, transformando os Estados Unidos numa Babel moderna.

Isto repercutiu apropriada, detê-la, além de obrigar todos negativamente entre os cidadãos a portarem documentos de os grupos antiimigrantes, que se identificação que comprovem seus status O ideal seria esfriar o clima e se revoltaram com a legais no país.” buscar um meio termo a fim de decisão da juíza. Tanto solucionar esta questão delicada. que os representantes Até porque é impossível do Arizona já estão deportar mais de 12 milhões de indocumentados – entrando na Justiça para contestar a determinação da muitos dos quais com filhos americanos – e a absorção magistrada. Na opinião deles, ela castrou exatamente o deste pessoal, com algumas restrições, me parece ser grande diferencial da lei, ou seja, a criminalização dos a melhor opção. Paralelamente a isto, o governo deve imigrantes ilegais nos Estados Unidos. reforçar ainda mais a vigilância na fronteira sul do país. Para confirmar o clima exacerbado, alguns grupos mais Isto garante a segurança dos cidadãos, das comunidades e hostis enviaram ameaças de morte a Susan Bolton, o que impede (ou pelo menos diminui) inclusive o comércio de obrigou a guarda especial americana, conhecida como drogas e de armas. US Marshall, a intensificar o esquema de segurança à magistrada para garantir sua proteção. Isto dá bem uma idéia de como a situação está quentíssima.

por Antonio Tozzi

AjudA Ao imigrAnte - telefones úteis Consulado SF - 415-981-8170 Consulado LA - 323-651-4911 Brazilian Alliance - 415-306-6174

AMERICAS TRAVEL A AGÊNCIA NÚMERO 1 PARA O BRASIL! WWW.AMERICASTRAVEL.NET CST # 2064111-40

ONDE VOCE ENCONTRA OS MELHORES PREÇOS PARA O BRASIL. A ÚNICA AGÊNCIA NA BAY AREA QUE TEM CONTRATOS COM TODAS AS COMPANHIAS AÉREAS

TARIFAS ESPECIAS AMERICAS TRAVEL

APENAS

OS MELHORES PREÇOS PARA A AMÉRICA LATINA!

$600*

www.brasilbest.com

Temos preços especias do Brasil para os EUA

*Preços sujeitos a desponibilidade e mudanças sem aviso prévio. Taxas não incluidas no preço acima.

(415) 703-9955 / 888-703 9955 348 Hayes St, San Francisco, CA 94102

RIO / SAO PAULO / BELO HORIZONTE SALVADOR / RECIFE / FORTALEZA E OUTRAS CIDADES

www.brazcreative.com

TAM+ AMERICAN+ CONTINENTAL +UNITED + DELTA +KOREAN +LAN CHILE + ETC.

AMERICAS TRAVEL Número Um na America Latina

Setembro 2010

5


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.