{' '} {' '}
Limited time offer
SAVE % on your upgrade.

Page 1

Roteiros de fé NOS CAMINHOS DA TERRA SANTA — ISRAEL — EGITO — JORDÂNIA — ITÁLIA

SANTUÁRIOS MARIANOS — EUROPA — MÉXICO

VIDA DOS SANTOS — EUROPA — ASIA Sacratour, Turismo Religioso — 1


BEM-VINDOS À SACRATOUR

Larissa Calsavara e Melissa Calsavara Diretoras da Sacratour Turismo

SACRATOUR TURISMO: EXCELÊNCIA EM ATENDIMENTO

F

undada em Londrina, PR, em 2012, a Sacratour nasceu depois de uma experiência intensa de peregrinação à Terra Santa. A emoção e o avivamento da fé que tivemos foram tamanhos que voltamos com o sonho de que mais pessoas também pudessem renovar a sua fé por meio da peregrinação. Peregrinar é uma viagem especial, onde visitamos lugares únicos com riqueza histórica, cultural e religiosa. E, para ser completa, todas estas dimensões precisam ser vividas. Nosso sonho se faz realidade com a Sacratour, quando a cada dia trabalhamos para oferecer um atendimento único, carinhoso e personalizado. A nossa visão é ser a referência na proposição, comercialização e realização de viagens religiosas. Buscamos a excelência em tudo o que fazemos, sempre baseadas em nossos valores: fé em Deus, integridade, confiança, satisfação do cliente, respeito às pessoas, comprometimento e inovação, para que o peregrino foque toda sua atenção em aproveitar o máximo cada momento, e caminhe rumo à maior intimidade com Deus e ao fortalecimento de sua fé!

Sejam bem-vindos à Sacratour! 2 — Sacratour, Turismo Religioso

JERUSALÉM


Pe. Romão Antonio Martini Martins Londrina – PR

VIVER É PEREGRINAR, PEREGRINAR É VIVER

P

arece que nunca as peregrinações estiveram tão em alta! Gente por todos os lados foi ou vai a lugares sagrados e significativos para a sua fé. As agências que oferecem pacotes de viagens com propósito de peregrinação multiplicam-se e se somam à vocação de todo ser humano: a de ser peregrino rumo a uma vida melhor. A vida é uma caminhada, somos peregrinos do absoluto. A peregrinação é uma maneira de orar não só com a mente, mas com os pés, com o coração e a vida. Mas, de nada adianta com os pés se o coração não marchar primeiro, o ato de caminhar revela a disposição de mudar interiormente. É preciso avançar sempre na busca de Deus que não se encontra em um santuário de pedra, mas sim no mais íntimo de cada ser humano, principalmente dos que aceitam peregrinar ao mais profundo do próprio coração e reconhecer no próximo esta morada do divino. Somos peregrinos do Amor! Caminhar é importante para a saúde, mas é mais do que uma necessidade física. A Bíblia diz que cada pessoa tem diante de si dois caminhos: um que leva à vida e outro que provoca a morte (Dt 30,15; Sl 1). É preciso escolher um dos dois. O caminho da vida é a solidariedade amorosa, já o caminho de morte contém em si o germe do egoísmo, da concorrência e do desamor. Na peregrinação da vida, o itinerário supõe um aprofundamento no caminho interior que é como uma aventura no deserto, na solidão do próprio eu, em que o Espírito nos espera. Há quem diga que as peregrinações acontecem porque o ser humano quer recuperar a dimensão divina que perdeu por não ter sabido usá-la amorosamente. Então, ele a procura nos santuários e nos confins da terra. Mas, o Espírito a escondeu no lugar que ele menos desconfia: no mais profundo do coração humano. É para lá que devemos peregrinar, é para lá que as viagens por lugares sagrados e a grandes santuários devem nos conduzir.

Sacratour, Turismo Religioso — 3


Dom Orlando Brandes Arcebispo de Aparecida

A MARAVILHA E A GRAÇA DE IR À TERRA SANTA

E

star na Terra Santa é sempre um privilégio de Deus que nos aproxima mais da realidade de Jesus e do Evangelho. A geografia nos ajuda a rezar e a entender melhor a Boa Nova! A travessia do lago de Genezaré, também conhecido como Mar da Galileia, nos permite vivenciar as passagens onde Jesus buscou seus pescadores e acalmou a tempestade, onde ainda Pedro andou sobre as águas! Um momento de forte reflexão e onde é possível sentir a presença do Senhor. Mas durante todo o percurso são belíssimas as oportunidades de celebrações, de orações e de silêncio contemplativo, além da vivência de experiências espirituais próprias. Impossível não voltarmos modificados! É como o filho da viúva de Naim, que ao experimentar a presença de Jesus, volta à vida! Tudo isso foi possível viver desde o início. A passagem pelo deserto no Egito é cativante. Para se chegar à Terra Prometida, a peregrinação pelo deserto nos faz viver três encontros: com Deus, conosco e com a própria natureza. É preciso se preparar espiritualmente e biblicamente para essa travessia! Este caminho significa passar por provações e nos faz vivenciar cada lugar e nos encontrar com uma vegetação especial, relatada nas Escrituras. Reviver o que aconteceu com o povo de Deus em sua travessia mostra como o deserto é cheio de mensagens e ensinamentos. A sequencia em Israel é também inenarrável! Além da experiência no Mar da Galileia, ao estar no Horto das Oliveiras vivemos outro momento muito intenso, no local onde as primeiras gotas do sangue de Jesus foram derramadas por terra. Onde Jesus realizou o plano eterno do Pai para nos salvar! Também em Ein Karen, terra do encontro de Maria com sua prima Isabel, somos convidados a sair de nossas casas e a visitar outras, seguir o exemplo de Nossa Senhora e sermos missionários. A Igreja em saída. Vale destacar que só estando lá é possível entender como as religiões dialogam, se visitam, se respeitam, são sinais de grande esperança para a humanidade. A convivência de judeus, mulçumanos e cristãos na Terra Santa chama a atenção. Chegamos com a ideia de encontrar guerra, bomba e sangue, mas o que vemos é a fraternidade. Entramos em mesquitas, sinagogas e nas nossas igrejas e encontramos, ali, um espírito de família! Por isso, temos que acreditar muito no diálogo inter-religioso. Enfim, ao fazer a experiência pela Terra Santa nos convencemos que a Palavra de Deus tem mais sabor por ser um chão onde os pés de Jesus caminharam para a nossa salvação. Somos convidados a voltar mais convertidos e missionários para nossas casas, Paróquias e Dioceses.

4 — Sacratour, Turismo Religioso

ISRAEL

TERR A SA NTA


MAR MORTO

QUMRAN As ruínas de Qumran, ao lado do Mar Morto, esconderam, por séculos, manuscritos bíblicos que foram encontrados apenas nas décadas de 1940 e 1950, considerados hoje os mais antigos registros, deixados pela comunidade dos Essênios nos primeiros séculos.

MAR MORTO Banhando Jordânia e Israel, este pequeno lago tem este nome sugestivo porque sua concentração de sal é muito alta, em torno de 300 a 350g por litro de água, o que impede que tenha vida dentro dele. Pelo mesmo motivo, toda pessoa que nele entra é capaz de boiar! Uma experiência única e rejuvenescedora, já que as lamas do Mar Morto são medicinais.

RIO JORDÃO

QUMRAN

Banhando a Jordânia e Israel, foi neste rio que Jesus foi batizado por João Batista, no início de sua vida pública. O rio faz parte ainda da história do Antigo Testamento, por ele passaram Elias e a cura de Naamã. Neste ponto os peregrinos têm a oportunidade de viver um dos principais momentos de sua peregrinação: a renovação das promessas de batismo!

RIO JORDÃO BATISMO

Sacratour, Turismo Religioso — 5


TERR A SA NTA

ISR AEL

MONTE DAS BEM AVENTURANÇAS

MAR DA GALILEIA

MONTE TABOR

GALILEIA A Galileia é o lugar que mais inspira paz durante a peregrinação à Terra Santa! Aqui vivemos muito a vida pública de Jesus. No Monte Tabor que Jesus se transfigurou; no Monte das Bem-Aventuranças fez o Sermão da Montanha; em Tabgha multiplicou os pães e peixes; na Igreja do Primado de Pedro tomou café com os discípulos após uma pescaria e convidou Pedro a ser chefe da sua Igreja. Também na Galileia temos a cidade de Cafarnaum, onde o mesmo apóstolo Pedro morava; por lá Jesus pregou na Sinagoga e realizou diversos milagres como a cura da sogra do discípulo, do servo paralítico, do filho do Oficial. Foi ali que o Mestre viu sua fama se espalhar por toda região. Mas, o ponto alto desta parada é o passeio pelo Mar da Galileia, lago de águas salgadas que fará você sentir a paz que procura!

6 — Sacratour, Turismo Religioso

TABGHA

PRIMADO DE PEDRO


CANÁ Ainda na Galileia passamos por Caná, onde Jesus, pela intercessão da Mãe, realizou seu primeiro milagre, transformando água em vinho. Como o milagre aconteceu em um casamento, os peregrinos que estão com seu cônjuge são convidados a renovar suas promessas do matrimônio. CANÁ

LITORAL O litoral israelita é um espetáculo a parte. Banhado pelo Mar Mediterrâneo, a pequena Israel tem uma costa de tirar o fôlego! Na parada em Haifa, uma das três principais cidades do país, podemos ainda conhecer o Monte Carmelo onde Elias lutou contra a idolatria dos profetas de Baal. Ao passar por Cesaréia Marítima o peregrino pode chegar perto do Mar e voltar mais uma vez no tempo ao conhecer o aqueduto construído por Herodes, no início do primeiro século. O litoral também abriga Jaffa, palco das passagens de Jonas e a Baleia e de Pedro com a menina Tabita.

HAIFA BAY

NAZARÉ

GRUTA DA ANUNCIAÇÃO

Conhecida como a Flor da Galileia, Nazaré abrigou a Sagrada Família por cerca de 30 anos. Neste lugar santo Maria deu o seu SIM e possibilitou que Deus tomasse sua forma humana. Por lá, muitos locais ainda estão preservados, permitindo sentir a emoção de vivenciar verdadeiramente a história de José, Maria e Jesus. É possível, em Nazaré, conhecer a gruta da anunciação, a fonte em que Nossa Senhora buscava água e a casa em que a Sagrada Família morou.

Pe. João Ozório de Oliveira Arapongas – PR

“Minha experiência da viagem à Terra Santa foi bastante “Jeremíaca”. Como o profeta Jeremias, resisti bastante em fazer esta viagem, desde quando morei na Europa. Era fascínio e espera. Vejam só, 30 anos depois de Padre, conheci a Sacratour. Avaliei a proposta, senti-me seduzido como o Profeta Jeremias e pude dizer... “Seduziste-me Sacratour”. Cada dia era uma riqueza ímpar! A experiência valeu por tudo. Valeu pela proposta, pelo roteiro, pela cultura e história, valeu sobretudo pelo tesouro espiritual que foi incorporado como tesouro inesgotável. A experiência como diretor espiritual foi vivida como uma grande oração de fascínio diante dos mistérios desse cantinho do mundo. O trabalho da Sacratour é mais que organizar uma viagem, é evangélico e missionário. Agrega espiritualidade além do roteiro, fora a segurança que compartilha todo o tempo. Na viagem, atenção e tolerância, de forma bem-humorada e profissional, trouxe unidade ao grupo de peregrinos. Além da organização impecável e eficiência, estavam sempre um passo à frente do que iria acontecer”

Sacratour, Turismo Religioso — 7


TERR A SA NTA

ISRAEL Pe. Luiz Laudino Londrina – PR

“Ir à Terra Santa é como beber de uma fonte inesgotável. Não basta saber, é preciso fazer a experiência do ser, do apalpar, do contemplar. Uma verdadeira teologia. É comparável a uma pósgraduação teológica a partir dos pés, na contemplação, na oração experimentada e sentida, por meio do ambiente histórico que é a Terra Santa. Uma experiência única que precisa ser vivida. A gente não explica, a gente sente, vibra, se apaixona e volta com mais força, mais vigor, mais amor, com mais experiência de compartilhar esse sentimento baseado na vida e na história do Jesus. Viajando com a Sacratour sentimos mais segurança, confiança, conhecimento. É uma empresa competente, séria e ética no trabalho, o tempo todo. Muita ética! Muita habilidade! Conhecimento de como conduzir, tanto no lado prático da viagem quanto na qualidade, na essência, na reflexão, na meditação, na preparação. São muito bons no cuidado e no zelo das pessoas! No campo espiritual foi realmente um diferencial. Fizemos um verdadeiro retiro! Em momento algum deixamos de contemplar e vivenciar a experiência da espiritualidade com o grupo que retornou mais amadurecido”.

8 — Sacratour, Turismo Religioso

VIA SACRA

JERUSALÉM Gnosko é uma palavra grega que significa “conhecimento por meio de experiências”. Essa palavra define bem a peregrinação, pois isso é visitar a Terra Prometida! Experimentar a cada dia um pedacinho deste lugar ao sabor da fé! Em Jerusalém cada parada nos faz viver um pouco a história da nossa fé! Cada templo nos convida a relembrar uma passagem e viver ali sua espiritualidade. Seja na Igreja da Ascenção de Jesus, na Igreja do Pai Nosso ou no famoso Monte das Oliveiras com sua Igreja Dominus Flevit e o Getsêmani, em cada ponto se pode desfrutar um pouco a doce presença do Senhor. Também aqui é possível viver a nossa Via Sacra, partindo da Igreja do Gallicantu, construída sobre a casa de Caifás onde Pedro negou Jesus três vezes, e de onde Jesus saiu para sua Via Crucis. Ao passar pelas XIV estações espalhadas pela cidade


Adriana dos Santos Santiago Peregrina Rio de Janeiro – RJ

ABADIA DA DORMIÇÃO DE NOSSA SENHORA

SANTO SEPULCRO

VISTA MONTE DAS OLIVEIRAS

CIDADE VELHA DE JERUSALÉM

chegamos ao Santo Sepulcro, Igreja que abriga diferentes religiões cristãs, unidas pela mesma fé! No caminho ainda paramos no túmulo do Rei Davi, visitamos o Cenáculo onde diversos sacramentos foram instituídos, a Abadia da Dormição de Nossa Senhora, o Muro das Lamentações, a Piscina de Betesda e a Igreja de Sant’Ana, construída sobre a casa onde Nossa Senhora nasceu. Podemos conhecer ainda o Mercado Árabe Souq Khan Ez-Zheit, uma ótima oportunidade para vivenciar um pouco da cultura árabe! E para quem quer um pouco mais de cultura, na cidade é possível encontrar o Museu do Livro, com as réplicas dos manuscritos de Qumran, o Museu do Holocausto, em memória às vítimas judias da II Grande Guerra e observar um espetáculo de luzes à noite na Torre de Davi, contando a história do povo judeu.

“Caminhei pela Terra Santa em um momento importante da minha vida. Foi surpreendente, não tem como não se emocionar, não tem como voltar sem renovar sua fé. Sentir a presença de Jesus em todos os lugares da Terra Santa e o amor tão grande que Deus tem por nós me restaurou. Nunca imaginei que poderia renovar meu batismo no rio Jordão. E percorrer a via Sacra, ver e imaginar o quanto Jesus sofreu por amor a nós, me faz refletir muito. Navegar no mar da Galileia então me fez sentir uma paz tão grande... Como católica buscava também um lugar em que pudesse sentir colo da minha mãe Maria, Mãe de Deus e, por isso, viajei também pelos Santuários Marianos. Em Fátima voltei a sentir a paz novamente. Em Lourdes, com suas águas milagrosas, vimos a peregrinação de tantos doentes em busca da sua cura. Em todos lugares percorridos ia sentindo a presença forte de Maria. A excelência do atendimento da equipe que hoje integra a Sacratour fez toda a diferença. Pacientes, amorosos e atenciosos. Recomendo e parabenizo pelo excelente trabalho”.

Sacratour, Turismo Religioso — 9


TERR A SA NTA

PALESTINA Antônio de Jesus Aparecido Buzetti Peregrino Cambé – PR “Vivenciar a Terra Santa foi maravilhoso. Uma grande experiência religiosa que ajudou muito na minha caminhada. Foi emocionante

MONTE DAS TENTAÇÕES

JERICÓ Não é somente por seu caráter histórico - Jericó é uma das cidades mais antigas do mundo, com mais de 9 mil anos - mas, principalmente, pelos diversos relatos bíblicos, que Jericó surge como importante ponto de parada quando se fala em Terra Santa. Primeira cidade encontrada pelos israelitas ao entrarem na Terra Prometida com Josué, o local foi também palco da conversão de Zaqueu, da cura de um cego e das tentações vividas por Jesus antes da sua Paixão e Morte.

BELÉM

GRUTA DA NATIVIDADE

10 — Sacratour, Turismo Religioso

Parada obrigatória para nossa fé, este território palestino abriga os cristãos que moram na região de Jerusalém. Vizinha à cidade sagrada, foi aqui que o Senhor escolheu para nascer. Desde o campo dos pastores até a Igreja da Natividade, passando pela Gruta do Leite, é possível sentir a presença de Jesus. Em Belém se vive o ano todo o Natal!

andar pelos lugares em que Jesus nasceu, viveu e morreu. Na passagem pelo Egito, me chamou a atenção o sistema de segurança, bastante rigoroso do país. Nos sentimos ainda mais protegidos porque a Sacratour nos acompanha o tempo todo, dispondo também de seguranças em todos os locais. Mesmo viajando sozinho, não me senti só. O grupo me acolheu e pude aproveitar inteiramente cada momento. A Sacratour foi totalmente confiável, gostei muito da equipe. Me senti muito seguro, tanto que já tenho outra viagem programada e, com certeza, estarei junto em mais oportunidades”.


COMBINE COM:

+EGITO

“ Tira as sandálias dos pés, pois o lugar onde estás é uma terra santa.” — Êxodo 3,5

CAIRO PIRÂMIDES

MONTE SINAI

CAIRO Estar no Egito e não visitar as pirâmides de Gizé é quase um pecado histórico. Essa cidade enigmática abriga a única 7ª maravilha do mundo antigo ainda existente, o complexo formado pelas pirâmides de Quéops, Quéfren e Miquerinos, e a Esfinge que abrigou também a Sagrada Família durante a fuga para o Egito, onde hoje está localizada a Igreja Copta de São Sérgio. Aqui também é possível conhecer o maior museu de antiguidades do mundo e fazer um cruzeiro pelo Rio Nilo!

TRAVESSIA DO DESERTO Para chegar à Terra Prometida o povo de Deus andou 40 anos pelo deserto, sem sequer uma bússola, somente a Fé! Durante a viagem pelo Egito somos convidados a viver a experiência da travessia do deserto, nos levando a questionar se hoje, mesmo com tantos recursos disponíveis, confiamos na presença de Deus. No caminho ainda paramos no Poço de Mara, onde depois de três dias sem água, Moisés lança seu cajado e as águas amargas tornam-se doces.

MONTE SINAI Foi do alto do Monte da Península do Sinai que Deus escolheu para conversar com seu povo! De cima da montanha Deus promete a Moisés que, se guardarem sua aliança, serão o povo predileto do Senhor, uma nação consagrada! É possível subir o Monte de madrugada e sobre ele ver o nascer do sol. Aos seus pés, está o Mosteiro de Santa Catarina, o mais antigo em atividade. Dentro dele pode ser vista a sarça que ardeu diante de Moisés, como narrado em Êxodo 3,5: “Tira as sandálias dos teus pés, porque o lugar em que te encontras é uma terra santa. ”

MAR VERMELHO Após a subida ao Monte Sinai, os peregrinos podem desfrutar de uma parada no mar Vermelho. Além de estarem em um resort para o merecido descanso, revivem a passagem de Êxodo 14 em que Deus abriu o mar para Moisés passar com o povo, a pé e enxuto!

DESERTO

Sacratour, Turismo Religioso — 11


COMBINE COM:

+JORDÂNIA

“Subiu Moisés das planícies de Moab ao Monte Nebo, ao cimo do Fasga, defronte de Jericó. O Senhor mostrou-lhe toda a terra.” — Deuteronômio 34,1

PETRA Petra recebe na Bíblia diferentes nomes. Sela e Joktheel são apenas alguns deles. Por aqui Moisés passou com os israelitas e bateu na rocha fazendo sair água (Nm 20,10). E aqui encontra-se o túmulo de seu irmão, Aarão. Mas, Petra também é mundialmente conhecida por sua riqueza arquitetônica, patrimônio mundial da UNESCO.

AMMAN PETRA

Capital da Jordânia é referida na Bíblia como Ammon ou Reino dos Amonitas, destacada por suas águas termais. Essa região ainda foi palco da disputa entre Davi e Golias.

Na Jordânia é possível também visitar o Mar Morto e fazer a renovação das promessas do batismo no Rio Jordão. Acredita-se que o batismo de Jesus tenha acontecido ao lado da Jordânia e não de Israel.

MADABA

IGREJA DE SÃO JORGE

A região de Madaba sediou a guerra de Davi contra os Moabitas, o oráculo de Isaías contra Moabe e a rebelião do Rei Mesa de Moabe contra Israel. O local é também o principal centro cristão da Jordânia com impressionantes mosaicos bizantinos que remetem aos séculos IV a VII d.C. Na Igreja Ortodoxa de São Jorge há um mapa de Jerusalém e da Terra Santa feito neste período em mosaicos, o que impressiona pela verossimilhança e beleza.

MONTE NEBO

MONTE NEBO

12 — Sacratour, Turismo Religioso

Moisés não conseguiu entrar na Terra Prometida, mas a avistou do Monte Nebo. Também é aqui que Jeremias escondeu a Arca da Aliança, a Tenda e o Altar de Incenso. No local onde acredita-se que Moisés morreu, está uma Igreja e a Cruz Serpenteante, símbolo da serpente de bronze que Moisés levou para o deserto e da cruz em que Jesus foi crucificado.


COMBINE COM:

+ITÁLIA

“A vida é uma peregrinação e o homem é um peregrino que caminha rumo ao objetivo desejado.” – Papa Francisco.

ROMA

A cidade eterna tem milênios de história e abriga obras culturais como Coliseu, Praça Veneza e Fontana di Trevi. Desde o primeiro século, a história de Roma se misturou à história da Igreja. Andar pela cidade é um eterno encontro com monumentais Basílicas Papais. Também é possível encontrar um pedacinho da Terra Santa aqui. A Escada Santa, em que Jesus subiu em Jerusalém foi trazida direto da cidade sagrada para a Basílica de São João de Latrão.

VATICANO

Cidade-Estado do Vaticano abriga a sede da Igreja Católica. Aqui é possível encontrar a Capela Sistina, relíquias dos Papas, a famosa Pietà e, quem sabe, participar da Audiência Papal.

Sacratour, Turismo Religioso — 13


Diácono Lúcio Cesquin Apresentador na Rede Viva

DEVOÇÃO MARIANA: ESCUTANDO O ENSINAMENTO DE JESUS

T

odas as devoções Marianas tratam da mesma Santíssima Virgem Maria e apontam, indiscutivelmente, para Nosso Senhor Jesus Cristo. Não há como entender as mensagens de Nossa Senhora sem compreendermos que suas palavras estão diretamente ligadas aos ensinamentos de Seu Filho. Assim, toda devoção Mariana nos leva a escutar os ensinamentos de Jesus. O Divino Filho nos deu a Virgem Maria por Mãe da Igreja e de toda a humanidade quando, na cruz, Ele diz ao discípulo: “Eis aí a tua mãe”. Esse gesto nos mostra que somos como o discípulo, que também acolhe Maria como mãe. Foi a Virgem Maria quem esteve o tempo todo presente com Ele, desde Seu divino nascimento até o momento em que Ele sopra o Espírito Santo, já ressuscitado e glorioso. Lembramos que o Divino Espírito Santo, através de São Gabriel, chama Nossa Senhora de “cheia de graça” e “O Senhor é convosco”. Maria é especial na história da salvação. Foi o seu “Sim” que aceitou se tornar a Mãe do Salvador. Foi a sua bondade que abrigou, mesmo sendo uma possível adolescente, o Divino Corpo do Salvador, que morou nove meses em seu útero. Foi a sua presença que cuidou da vida do Cordeiro de Deus até Sua atuação pública. Foi, ainda, sua intercessão, que moveu Jesus a realizar Seu primeiro milagre, transformando água em vinho, simbolizando a alegria. 14 — Sacratour, Turismo Religioso

EUROPA

SA NTUÁRIOS MARIA NOS


IGREJA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DE FÁTIMA

NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DE FÁTIMA — Fátima, Portugal Uma das aparições mais queridas pelos brasileiros é a de Nossa Senhora em Fátima, em 1917, para os primos Lucia, São Francisco e Santa Jacinta Marto. Enquanto pastoreavam, os primos viram uma senhora que se identificava como “Nossa Senhora do Rosário” e pedia a oração do terço pela conversão dos pecadores. Repleta de sinais, a aparição foi rapidamente confirmada pelo Vaticano e evocada por cristãos do mundo inteiro.

NOSSA SENHORA DE NAZARÉ — Nazaré, Portugal Conta-se na tradição que quando Jesus era ainda um bebê, em Nazaré da Galileia, São José esculpiu uma imagem de Maria com o menino e, posteriormente, São Lucas teria pintado a face e as mãos da imagem. Depois de um tempo a imagem foi levada até Portugal, onde ainda se encontra com uma Igreja dedicada a ela.

IGREJA NOSSA SENHORA DE NAZARÉ

Sacratour, Turismo Religioso — 15


SANTUÁRIOS MARIANOS

EUROPA NOSSA SENHORA DO PILAR — Zaragoza, Espanha Logo após a morte de Jesus, São Tiago apóstolo foi para a Espanha evangelizar e estava com muita dificuldade em converter a comunidade. Quando o apóstolo estava em Zaragoza, Maria, a mãe de Jesus, apareceu diante dele em cima de um Pilar. Ali São Tiago, que estava reunido com fiéis, construiu uma Igreja e viu a comunidade reavivar a fé. Após muitos anos o Pilar continua no mesmo endereço, aguardando pela visita dos fiéis.

BASÍLICA NOSSA SENHORA DO PILAR

NOSSA SENHORA DE ALMUDENA — Madrid, Espanha São Tiago pregou o Evangelho por toda Espanha. Quando passou por Madrid construiu um pequeno templo para Nossa Senhora, deixando ali uma imagem da Virgem. Séculos depois, durante a invasão Moura, ela foi escondida na muralha da igreja e reencontrada após muita oração da comunidade em 9 de novembro de 1083.

NOSSA SENHORA DE MONTSERRAT “LA MORENETA”

BASÍLICA NOSSA SENHORA DE ALMUDENA

— Montserrat, Espanha Conta-se na tradição que São Lucas construiu uma imagem de Maria e, na década de 50 d.C., São Pedro a levou para a Catalunha espanhola. Durante a invasão muçulmana na península ibérica, a imagem foi escondida em uma caverna e reencontrada somente em 880 por um grupo de crianças. Contudo, a imagem se tornou tão pesada que seu translado ficou comprometido. No topo do monte foi, então, construído o Mosteiro de Santa Maria de Montserrat para abrigar a imagem que está voltada para uma das paisagens mais lindas da Catalunha.

16 — Sacratour, Turismo Religioso

MOSTEIRO DE SANTA MARIA DE MONTSERRAT


IGREJA DA NOSSA SENHORA DE LA SALETE

Pe. Valdemar Cardoso

Rede Vida de Televisão

NOSSA SENHORA DE LA SALETE La Salette, França Sobre a encantadora paisagem dos alpes franceses, Nossa Senhora escolheu as crianças Maximino Giraud e Mélanie Calvat para revelar seus segredos. Os pastorinhos estavam cuidando de seu pequeno rebanho de ovelhas quando, sobre uma pedra, viram a Senhora que transparecia tristeza em lágrimas e pedia a conversão dos pecadores e penitência pelos pecados cometidos.

NOSSA SENHORA DE LOURDES Lourdes, França Muito conhecida, a aparição de Nossa Senhora em Lourdes, ao sul da França, para a menina Bernadette Soubirous, encantou a Igreja, especialmente porque a Senhora revelou, em 1858, ser a Imaculada Conceição, dogma que havia acabado de ser proclamado pela Igreja. Até hoje, na França, é possível encontrar o corpo incorruptível de Santa Bernadette.

IGREJA DA NOSSA SENHORA DE LOURDES

IGREJA DA NOSSA SENHORA DA MEDALHA MILAGROSA

NOSSA SENHORA DA MEDALHA MILAGROSA Paris, França No coração da Cidade Luz, Paris, Nossa Senhora escolheu para aparecer a Santa Catarina de Labouré, noviça das irmãs de caridade. Era começo do século XIX e a jovem Catarina orou ao patrono da ordem, São Vicente de Paulo, para que visse a Virgem. Nesta mesma noite, a Senhora lhe apareceu pela primeira vez. Posteriormente, Maria pediu a Catarina que mandasse fazer medalhas com o escrito “Oh! Maria, concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós”. Sua imagem com os braços estendidos e dedos ornados por anéis que irradiavam luz, afirmava que todos os que usassem a medalha receberiam abundantes graças. Até hoje as medalhas milagrosas são vendidas em todo o mundo e também no convento onde ainda está o corpo incorruptível de Santa Catarina.

“Viajar pelos Santuários Marianos em Portugal é indescritível! Cada lugar visitado me fez contemplar Maria como aquela que é toda de Deus e toda do povo. As histórias e os testemunhos sobre a presença de Nossa Senhora agindo na vida do povo, especialmente na vida da população mais sofrida, me levou a experimentar o amor da Mãe que abraçou a vocação de cuidar e zelar pelos seus filhos e filhas. Andando pelos Santuários Marianos de Portugal percebi com clareza que a Mãe de Jesus levou a sério as palavras que ele pronunciou do alto da cruz: “Mulher, eis aí o teu filho”. A experiência de ser Diretor Espiritual com a Sacratour me ensinou a perceber o quanto é importante trabalhar em equipe com diálogo aberto e verdadeiro. Juntos procuramos fazer uma verdadeira peregrinação. E conseguimos porque todos os trabalhos e todas as visitas realizadas foram alimentados pela oração. A Caravana peregrinou o tempo todo em clima de alegria e de satisfação. A nossa guia, atenta e cuidadosa, fez com que o grupo se sentisse seguro, amparado e confiante. Já estou formando um grupo de peregrinos para visitar a Terra Santa. Preciso dizer qual a agência de turismo que escolhi? A todos da Sacratour, minha eterna gratidão! ”

Sacratour, Turismo Religioso — 17


SANTUÁRIOS MARIANOS

EUROPA

MÃE PEREGRINA DE SCHOENSTATT — Schoenstatt, Alemanha

NOSSA SENHORA AUXILIADORA — Turim, Itália Maria já era chamada de Auxiliadora pelos primeiros cristãos na Grécia, Egito e Antioquia, na Turquia. Mas, foi ao final da vitória dos cristãos, na batalha de Lepanto contra os Otomanos, em 1571, que o Papa São Pio V incluiu o título na Ladainha à Nossa Senhora. Posteriormente, em 1860, a Virgem apareceu a São João Bosco e pediu que ele lhe fizesse um templo em Turim, invocando-a com o título de Auxiliadora.

No vale de Schoenstatt, junto ao Reno, o Padre José Kentenich iniciou o Movimento Apostólico Internacional de Schöenstatt, em 1914, tendo a Mãe Peregrina como seu centro. Uma pequena capelinha com a reprodução da imagem da Virgem foi pintada pelo italiano Crosio do fim do século XIX. A imagem da Senhora Refugium Peccatorum - ou Refúgio dos Pecadores - visita hoje milhares de lares a partir da devoção alemã que tem como objetivo a renovação religiosa e moral das pessoas pela educação.

NOSSA SENHORA DE CZESTOCHOWA — Czestochowa, Polônia

NOSSA SENHORA DE MEDJUGORJE — Medjugorje, Bósnia Herzegovina Seis jovens, quatro moças e dois rapazes, Iakov, Ivanka, Ivan, Maria, Miriana e Vitska, começaram a ter visões de Nossa Senhora em 1981. À Miriana, Nossa Senhora revelou 10 segredos que constam em um documento que somente a vidente consegue ler. Os videntes ainda são vivos e as aparições continuam a acontecer regularmente na cidade, atraindo peregrinos diariamente.

Muito conhecida depois do pontificado de São João Paulo II, a história desta imagem, assim como em outras devoções marianas, remonta a São Lucas. Acredita-se que em uma de suas visitas à Virgem, o Evangelista começou a pintar uma imagem de Maria na mesa em que ela ceava com a Sagrada Família. Enquanto pintava São Lucas dormiu e ao acordar, surpreendeu-se em encontrar o quadro pronto tendo o rosto da Virgem com celestial beleza! Encontrado por Santa Helena, o quadro foi posteriormente guardado no Monte Claro de Jasna Gora por Ladislau, príncipe da Polônia.

SANTUÁRIO DE MARIA AUXILIADORA Torino CAPELA DE SCHOENSTATT

SANTUÁRIO MEDJUGORJE

18 — Sacratour, Turismo Religioso

CRUZ DE MEDJUGORJE


CELA DE MARIA - MARIAZELL — Mariazell, Áustria Em 1157 o abade Otker, do mosteiro beneditino de São Lamberto, enviou Magno, um de seus monges, para ser missionário em sua região. Portando uma imagem de Nossa Senhora talhada em madeira de tília, ele partiu. Perto do Natal, o monge andava e não encontrava nada e nem ninguém. Já sem alimento, chegou a uma íngreme pedra que lhe atrapalhava o caminho. Sem recursos, recorreu a Nossa Senhora e o bloco se quebrou, abrindo passagem. Ao chegar em seu destino, Magno fez uma cela (pequeno quarto) para abrigar a imagem colocando-a sobre um tronco, onde hoje se encontra uma Basílica a ela dedicada, sendo um dos santuários marianos mais visitados da Europa Central.

Maria Eugenia da Fonseca Horninck Peregrina São Paulo – SP

“A experiência de viajar para os Santuários Marianos foi uma das mais incríveis da minha vida. Conhecer locais sagrados onde Nossa Senhora apareceu e sentir a energia de oração, do bem que exala em cada um dos lugares, é encantador. Além disso, conviver com culturas diferentes e povos de todos lugares do mundo, unidos pela fé e pelo amor por Nossa Senhora foi indescritível. Em Lourdes senti a presença da nossa mãe viva principalmente na experiência do banho nas águas abençoadas. E a experiência de viajar com a Sacratour não poderia ser melhor. Do primeiro contato à despedida, foi tudo maravilhoso. A empresa conta com funcionários competentes e extremamente dedicados em fazer a viagem ser inesquecível. Indico a Sacratour de olhos fechados a todos que querem ter experiências de fé e conhecer lugares incríveis”

NOSSA SENHORA DO SILÊNCIO — Knock, Irlanda Durante o século XIX a Irlanda passava por uma forte depressão econômica. Era 1879 e mais uma vez a colheita de batatas se revelava péssima. O Padre Bartholomew Cavanah, da região oeste de Dublin, capital do país, muito devoto a Nossa Senhora, convida os fiéis a celebrarem 100 missas pelas almas do purgatório. No dia da 100ª celebração, em 21 de agosto de 1879, várias pessoas da comunidade viram a imagem de Nossa Senhora ladeada por São José e São João Evangelista. Como nesta sua aparição, a Virgem nada falou, apenas tocou o coração da comunidade, ficou reconhecida como Senhora do Silêncio. Até hoje, o local é o principal santuário mariano do Reino Unido.

CAPELA MARIAZELL

SANTUÁRIO NOSSA SENHORA DO SILENCIO Sacratour, Turismo Religioso — 19


SA NTUÁRIOS MARIA NOS

MÉXICO

Terra que Nossa Senhora escolheu para revelar seu amor à América Latina NOSSA SENHORA DE GUADALUPE — Cidade do México Nossa Senhora escolheu o índio Juan Diego para, em 1531, deixar sua mensagem para a América Latina. Para registrar sua aparição, a Virgem deixa sua imagem gravada no manto usado pelo índio para levar flores ao Bispo. Localizada em uma das maiores cidades do mundo, a Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe é um dos atrativos da Cidade do México que conta ainda com obras de arquitetura fascinantes.

NOSSA SENHORA DE OCOTLAN — Tlaxcala Para quem pensa que peregrinação do México é só a Virgem de Guadalupe, vai se surpreender com esse país que ainda reserva muito mais! Apenas dez anos após sua aparição a Juan Diego, em Cidade do México, uma praga devastadora desolava as aldeias locais de Tlaxcala. Foi quando um índio muito piedoso, ao sair para buscar água para os doentes, encontrou a Virgem que lhe indicou uma fonte que até então não existia. Também ali, Nossa Senhora deixou uma imagem sua dentro de um Ocote (pinheiro). Levada para o altar da Igreja de San Lorenzo, a imagem pode ser vista até hoje.

BASÍLICA NOSSA SENHORA DE GUADALUPE

NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS — Cholula Onze anos antes de Nossa Senhora aparecer ao índio Juan Diego, em 10 de julho de 1520, os espanhóis tentavam conquistar o México quando foram escorraçados pelos indígenas para fora da Cidade. Ao serem expulsos, se afastaram para rezar. Após muito clamor e oração, apareceu-lhes a Virgem em seu remédio e favor e logo começaram a evangelizar. Não bastasse uma história tão rica, da Igreja dedicada à Nossa Senhora dos Remédios está em cima a Pirâmide de Cholula, uma das maiores do México!

20 — Sacratour, Turismo Religioso

CATEDRAL DA CIDADE DO MEXICO


Pe. Odair Calezulatto Arapongas, PR

“O México é a terra em que está a história de Nossa Senhora de Guadalupe, a estrela da evangelização. Onde vão os filhos, a Mãe vai também. Emoção é o sentimento em conhecer esse Santuário da nossa América,

IGREJA NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS

lugar que Nossa Senhora se manifestou ao mundo vestida de sol e afirmando ser a Mãe que cuida e protege seus filhos. México, terra de muitos povos e muitas histórias, paraíso do Caribe. Dias de espiritualidade profunda, conhecimento e descanso com amigos-irmãos, uma família. Saudade dos dias maravilhosos que passamos na viagem para o México, que só foi possível pela organização da Sacratour Turismo. Trata-se de uma empresa séria, dirigida por pessoas comprometidas com o Reino de Deus, de famílias conhecidas e que vivem, com fervor, a fé em Deus e em Jesus Cristo. Vejo que a empresa prima, em suas viagens, pela espiritualidade, cultura, amizade, segurança, respeito e tranquilidade de todos. Em nossa fé católica, a Sacratour proporciona sempre lugares para celebrarmos a Missa e horários para nossas orações durante o dia. É muito bom viajar com a Sacratour.

Sacratour, Turismo Religioso — 21


SA NTUÁRIOS MARIA NOS

MÉXICO

CAPELAS DE PUEBLA

22 — Sacratour, Turismo Religioso


CAPELAS DE PUEBLA — Puebla

CANCUN CANCUN

O Templo de San Francisco é a máxima representação do barroco poblano do séc.XVII. A igreja é um espetáculo de cores no meio da bela paisagem. Nos arredores de Puebla de Lós Angeles, a riqueza cultural e histórica fica por conta da arquitetura, ressaltando os variados estilos e técnicas empregadas nas construções como renascentista, barroco e neoclássico. A beleza de seus mais de cinco mil edifícios fez a cidade ser catalogada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. Além do Templo de São Francisco, temos ainda a bela Catedral com mais de 14 capelas em vários estilos, e a Capela do Rosário, obra do século XVII cuja cobertura é toda em lâminas de ouro 22 quilates.

Anunciata Romera Peregrina Arapongas – PR

“Viajar com a Sacratour foi uma experiência muito positiva. A equipe é dedicada e atenciosa com todos os integrantes do grupo. A minha experiência em Guadalupe foi única, pois estava num momento de agradecimento a Deus pelo milagre recebido em vida. E, como extensão, conhecer Cancun foi maravilhoso. Lugar muito lindo com belezas naturais incomparáveis. Voltaria nestes dois lugares com a Sacratour a qualquer momento”.

CANCUN

CARIBE MEXICANO — Cancun Depois de conhecer toda a riqueza religiosa e cultural do México, somos convidados a desfrutar de dias de descanso no litoral mexicano. As águas claras do Caribe encantam e o All Inclusive em Cancun é uma ótima opção para desfrutar do merecido descanso ao final da sua peregrinação.

Sacratour, Turismo Religioso — 23


C A MINHOS DO PEREGRINO

24 — Sacratour, Turismo Religioso


Sacratour, Turismo Religioso — 25


Sandra Lains

Guia-intérprete oficial Sacratour

OS SANTOS NOS CONVIDAM A SEGUIR SEUS EXEMPLOS

P

eregrinar faz de nós pessoas melhores, mais informadas e mais conhecedoras de nós mesmos. A Vida dos Santos nos inspira a caminhar e a nos encontrar com Deus. A vivência dos lugares onde os Santos nasceram, viveram e morreram faz de cada peregrinação um motivo de felicidade. Cada canto de oração é um lugar de agradecimento e enriquecimento interior. Quem peregrina nunca volta igual. Os Santos nos convidam a seguir seus exemplos. São Francisco de Assis foi peregrino com o intuito de espalhar a fé na palavra de Deus. Santa Clara surge como figura de doçura. Recentemente, o Papa Francisco canonizou Francisco e Jacinta Marto, duas crianças que são exemplos de sacrifício e oração pelos pecadores. Conhecer a vida de cada um dos Santos e os lugares ligados às suas vidas é um verdadeiro privilégio. Quem não tem o desejo de conhecer mais sobre a vida de Santa Catarina de Labouré, São Padre Pio, Santa Teresinha de Lisieux ou Santo Agostinho? Foram homens e mulheres de fé que evangelizam pelos seus exemplos. Santa Teresinha, um dia, escreveu: ”A única finalidade das nossas orações e dos nossos sacrifícios é ser apóstolo dos apóstolos, rezando para que eles evangelizem as almas por suas palavras e, sobretudo, por seus exemplos. ” Peregrinar nas pegadas dos Santos é, em suma, pedir a eles sua intercessão para que sejamos humildes, dignos e merecedores da misericórdia divina.

26 — Sacratour, Turismo Religioso

SEDE SANTOS

VIDA DOS SA NTOS


SANTO EXPEDITO — Metilene, Armênia General romano do final do século III, Santo Expedito tinha uma vida de procrastinação quando, após acordar de um sonho, decidiu por sua conversão, nunca negando sua fé e morrendo Mártir. Como sua conversão foi muito rápida, ele é conhecido como Santo das causas urgentes.

SANTA CATARINA DE LABOURÉ — Paris, França

VISTA EXTERNA DA BASÍLICA DE SANTA TEREZINHA DE LISIEUX

A história de Santa Catarina está intimamente ligada à Maria. Tendo vivido no século XIX, foi a uma irmã vicentina que Nossa Senhora apareceu pedindo que cunhassem uma medalha com sua imagem, ficando rapidamente conhecida como medalha milagrosa. O corpo da santa é um dos poucos que se encontra incorruptível e pode ser visto na Capela da Rue du Bac, em Paris. Além de conhecer a Igreja é possível aproveitar para viver os encantos da Cidade Luz.

SANTA TEREZINHA DE LISIEUX (DO MENINO JESUS) — Lisieux, França

SANTA CATARINA DE LEBOURE

De família modesta, a menina Terezinha descobriu sua vocação bem cedo e, com apenas 15 anos, e com autorização do Papa Leão XIII, entrou para o Mosteiro das Carmelitas descalças. Em toda sua vida pediu a Deus pela salvação das almas e na intenção da Igreja. Conhecida como a Santa das Rosas, a menina sempre dizia: “Farei cair uma chuva de rosas sobre o mundo!” No passeio pela cidade é possível conhecer a Basílica da Santa, sua casa e o Carmelo com suas relíquias.

Sacratour, Turismo Religioso — 27


VIDA DOS SA NTOS

SEDE SANTOS Os santos são luzes que iluminam a fé, modelos de vida cristã. Por seu testemunho, são nossos intercessores junto a Deus!

SANTA CLARA E SÃO FRANCISCO DE ASSIS — Assis, Itália Amigos, Clara e Francisco dividiram a fé na pequena cidade de Assis e fizeram dela a cidade da Paz. Viveram no final do século XII, e mudaram a história da Igreja. Antes de morrer, Francisco pediu que voltassem sua face para Assis e pediu a Deus a Paz para a cidade. Não há como entrar em Assis e não sentir o coração e a mente conectados com Deus! A Porciúncula, pequena Igreja fora da cidade e dentro da Basílica de Santa Maria dos Anjos, é uma relíquia da história de Francisco. Além da riqueza religiosa, o complexo formado pelas Basílicas Superior e Inferior e a cripta de Francisco foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Uma parada essencial durante a peregrinação pela Itália. ASSIS

SANTO AGOSTINHO SÃO JOÃO BOSCO — Turin, Itália O santo italiano, que nasceu em 1815, dedicou sua vida aos jovens. Focado na educação, fundou a congregação salesiana cujo carisma é a educação de jovens. Viu em seu meio nascer outros santos como São Domingos Sávio. Foi sempre fiel ao Senhor e muito devoto de Nossa Senhora Auxiliadora. Hoje, a Igreja dedicada a São João Bosco em Turin, é dividida com a vocação à Virgem Auxiliadora dos Cristãos. Também na capital de Piemonte fica a Basílica de Superga, localizada no alto da colina e de onde é possível ver toda a cidade!

28 — Sacratour, Turismo Religioso

— Milão, Itália O filho de Santa Monica e Doutor da Igreja nasceu em 354. Após muita oração de sua mãe, o jovem se converteu ao ler as cartas de São Paulo. Posteriormente, Santo Agostinho foi batizado por Santo Ambrósio no batistério de San Giovanni, em Milão, onde hoje está a famosa Duomo, palco também da assinatura do Edito de Milão pelo imperador Constantino, legalizando a Igreja Católica. Muitos peregrinos vão até a cidade para conhecer um pouco mais a história do santo e aproveitar a rica arquitetura espalhadas nas inúmeras Igrejas de Milão, onde ainda é possível ver a Última Ceia pintada por Leonardo da Vinci.


SÃO MARCOS EVANGELISTA — Veneza, Itália O Evangelista Marcos saiu de Jerusalém para evangelizar e foi no Egito que fez sua maior comunidade, fundando a Igreja Cristã Copta. Após seu martírio, mercadores levaram suas relíquias para Veneza, hoje guardada na Basílica que leva seu nome. A visita à sua igreja é um retorno à cultura bizantina. De seu alto é possível ver toda a beleza da cidade que permite ainda um inesquecível passeio de gôndola.

VENEZA

SANTO ANTÔNIO ⍈

PÁDUA

— Pádua, Itália e Lisboa, Portugal

Santo Antônio é muito conhecido pelos brasileiros. Como nasceu em Lisboa, Portugal, e faleceu em Pádua, Itália, as duas cidades clamam intensamente ao santo. Conhecido como santo casamenteiro, este Doutor da Igreja viveu nos séculos XII e XIII pregando com uma capacidade oratória indescritível. Em Lisboa, ao lado da Sé, está a Igreja de Santo Antonio, repleta de histórias do santo, e em Pádua, é possível visitar a sua Basílica de traços românticos e góticos com cúpulas bizantinas e altares renascentistas e barrocos que, além de ser uma verdadeira obra de arte, guarda o corpo e a língua incorrupta do santo!

SÃO GIOVANI ROTONDO

SANTO PIO DE PIETRALCINA — San Giovanni Rotondo, Itália Nascido em Pietralcina, em 1887, e falecido em San Giovanni Rotondo, em 1968, Padre Pio era frade capuchinho e sacerdote. Por sua intercessão ainda em vida, diversos milagres aconteceram. Ele acreditava muito na confissão como conversão dos pecadores e, por vezes, sua bilocação foi registrada, estando simultaneamente em lugares diferentes ao mesmo tempo. Além deste sinal, Padre Pio tinha em suas mãos os estigmas de Jesus, que da mesma forma como apareceram, após 50 anos, sumiram milagrosamente. Perto dali, no Monte Gargano, fica o Santuário do Monte de São Miguel Arcanjo, o mais antigo da Europa Ocidental dedicado ao anjo que vale ser combinado no roteiro quando se for visitar a cidade de São Pio.

Frei Antonio Pereira dos Santos Capitão Leônidas Marques – PR

“Viajar pela Itália e Portugal, percorrendo a Vida dos Santos é uma experiência inexplicável. Mergulhamos profundamente nas suas histórias. É importante conhecer as vidas dos Santos e invocá-los em nossas necessidades continuamente. Devemos fazer todo esforço para nos lembrar deles porque nos inspiram em seus exemplos e nos convidam à oração. A peregrinação aos santuários nos ajuda a recordar e a imitar os Santos. Foi ainda encantador e emocionante estar pessoalmente dirigindo um grupo em locais de imenso valor e significado para toda a humanidade. Visitamos os lugares santos e rezamos, estivemos em vários locais onde a santidade nos contagiava. Ver tudo com os olhos da fé e acreditar que Deus quer que cada um compreenda a sua presença em nosso meio é de valiosa importância. Ser diretor espiritual da Sacratour foi uma imensa alegria. Sou muito grato à Sacratour pela confiança depositada”.

Sacratour, Turismo Religioso — 29


VIDA DOS SA NTOS

SEDE SANTOS SÃO FRANCISCO E SANTA JACINTA MARTO — Fátima, Portugal

PASTORINHOS - FÁTIMA

No dia da comemoração do Centenário das Aparições de Nossa Senhora, em Fátima, em 2017, o Papa Francisco canonizou os beatos Francisco e Jacinta reconhecidos por um milagre invocado aqui no Brasil. As crianças que viram a Virgem tiveram uma vida curta, mas de intensa oração. A passagem por Fátima, além de mariana, permite hoje vivenciar também a devoção aos jovens santos.

SANTA RITA DE CÁSSIA — Cássia, Itália Nascida em 1381, Rita de Cássia era filha única de um casal de muita fé que aprendeu em casa o amor a Jesusz e Maria. Casou-se e teve dois filhos. Após muita oração conseguiu converter seu esposo, que depois veio a falecer assassinado. Seus filhos queriam vingar a morte do pai, mas com muita oração, Rita de Cássia conseguiu convertêlos para que perdoassem o assassino do pai antes de morrerem. Sozinha, entrou para o convento onde recebeu a marca da coroa de espinhos em sua cabeça. Ao falecer, a ferida se curou e, no lugar, ficou uma mancha vermelha que exala o perfume de rosas até hoje, uma vez que seu corpo está incorrupto na Igreja que, sem dúvida, significa uma parada obrigatória para respirar a fé!

SÃO JOÃO PAULO II — Cracóvia, Polônia

SANTUÁRIO DE SANTA RITA DE CÁSSIA

30 — Sacratour, Turismo Religioso

Nascido na Polônia no início do século passado, Karol Wojtyła foi ordenado em 1946 e nomeado bispo em 1958 com o lema mariano Totus Tuus. Em 1978 foi eleito papa e seu pontificado durou mais de 25 anos. Reconhecido em vida como um homem muito bom, seu processo de canonização durou menos de nove anos. Hoje, o Santuário de São João Paulo II está na Cracóvia e ficou mais conhecido quando visitado pelo Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude em 2016.


CATEDRAL DE SANTIAGO DE COMPOSTELA

Eliane Stefanello Capitão Leônidas Marques – PR

“A peregrinação pela Itália me chamou a atenção pela forte espiritualidade! Passar por Assis é estar em um lugar em que sempre me imaginei. Pensar como foi a vida de Francisco ali, como Deus despertou nele

SÃO TIAGO MAIOR — Compostela, Espanha São Tiago Apóstolo deixou a Terra Santa para evangelizar a Península Ibérica. Percorreu toda Espanha e voltou para Israel onde foi martirizado. A tradição conta que seu corpo foi transportado até a Espanha, sendo enterrado em Compostela, onde está a sua Igreja. Muito mais que visitar seu corpo, muitos peregrinos fazem o caminho até a cidade com o objetivo de passar pelo mesmo processo de conversão que Tiago levou para o povo ibérico. Fazendo o caminho é possível ainda receber um certificado de peregrino de Santiago de Compostela!

essa vocação, é inexplicável. Conhecer o local em que Santa Rita de Cassia viveu é um grande exemplo de vivência de espiritualidade. Foi um voltar no tempo em estado místico. Tudo muito intenso! Pádua é uma cidade poética. Além de toda parte espiritual, encontrar as relíquias de Santo Antônio chama muito a atenção já que a cidade é toda medieval. Representa um momento histórico na vida. E Veneza, casa de São Marcos, é romântica e bela! Depois que conheci a Sacratour não troco mais! Ela oferece um serviço primoroso. O grande diferencial é o cuidado que tem com cada pessoa. Você se sente especial no grupo. O olhar amoroso com o que cada um traz, cada dificuldade e cada alegria. E é tudo bem elaborado! Transporte, hotelaria, alimentação, horários... tudo tem um olhar diferenciado. É uma operadora de excelência!”.

SANTA FAUSTINA — Cracóvia, Polônia Foi a Santa Faustina que Jesus quis revelar seu rosto misericordioso. Nascida na Polônia em 1905, a santa teve diversas visões do Senhor que narrou em seu diário. Durante o Jubileu da Misericórdia, em 2016, a Basílica da Divina Misericórdia e a Capela dedicada à Santa Faustina foram muito visitadas, chamando a atenção para a Polônia, até então fora do circuito de peregrinações.

Sacratour, Turismo Religioso — 31


VIDA DOS SA NTOS

NAS PEGADAS DE SÃO JOÃO E SÃO PAULO

CAPADÓCIA

ISTAMBUL Antiga Constantinopla, a cidade guarda importantes pontos turísticos da região como o Palácio Topkapi, a residência dos sultões otomanos, o Hipódromo Romano, o Grand Bazar, a Mesquita Azul e a Igreja de Santa Sofia, magnífica basílica bizantina, que já foi templo cristão e muçulmano e que hoje abriga a arte antiga.

ANTIOQUIA E TARSO A espiritualidade paulina é nítida em sua terra natal. Antioquia foi o primeiro centro de difusão do Cristianismo, local em que os membros da comunidade se reuniram pela primeira vez e adotaram o nome de “cristãos”. Foi nesta cidade que São Paulo encontra com São Pedro no que ficou conhecido como “Incidente de Antioquia”. E Tarso, cidade em que São Paulo nasceu, destaca-se também por ser uma das cidades mais antigas do mundo. 32 — Sacratour, Turismo Religioso

A trajetória percorrida por São João e São Paulo para evangelizar os povos deixou fortes registros pela Turquia e Grécia.


Pe. Manuel Joaquim Londrina – PR “Viajar pelos Caminhos de São Paulo é um reencontro com a nossa origem. Se Jesus morreu e ressuscitou na Judeia, o cristianismo cresceu e se fortaleceu na Ásia Menor, na atual Turquia. Aquilo que hoje chamamos de Grupos Bíblicos de Reflexão, tiveram

SANTA SOFIA

CAPADÓCIA Localizada entre três cidades da Turquia - Kirsehir, Nigde, Kayseri - a Capadócia abriga complexo monástico Bizantino composto de igrejas escavadas na rocha com belíssimos afrescos. Aqui ainda é possível conhecer a cidade subterrânea de Ozkonak, local onde os primeiros cristãos se esconderam e que foi construída com depósito de cereais, dormitórios e poços de ventilação.

ali, naquela região, os seus primeiros ensaios. As Igrejas mencionadas no Apocalipse de São João estão ali. Tudo fala do Novo Testamento. As três viagens apostólicas de Paulo passaram por ali também. Foi uma experiência emocionante voltar aonde tudo praticamente começou. A Sacratour é uma jovem operadora caminhando para um fortalecimento naquilo que se propõe: ser um diferencial em viagens religiosas de avivamento da fé. Ser diretor espiritual na Sacratour é exercer o ministério alémfronteiras, é conduzir pessoas pela mão e as introduzir nos mistérios da fé em todos esses lugares. Nunca é apenas “mais uma viagem”. É a VIAGEM! As missas em lugares estratégicos ou as pregações para realçar esta ou aquela passagem bíblica, são o grande tempero das viagens na Sacratour”.

KONYA E ANTIOQUIA DE PISÍDIA O cristianismo entrou nesta cidade pelas mãos de São Paulo e São Barnabé em sua primeira viagem missionária. Quando São Paulo faz a segunda viagem missionária até o Ocidente, visita de novo a cidade que hoje ainda abriga lembranças de sua passagem. Outro ponto de parada desta primeira peregrinação missionária de São Paulo é Antióquia de Pisidia, onde ainda hoje resiste uma comunidade judia.

Sacratour, Turismo Religioso — 33


VIDA DOS SA NTOS

NAS PEGADAS DE SÃO JOÃO E SÃO PAULO ÉFESO Em Éfeso encontra-se a Casa de Maria e a Basílica de São João, onde está enterrado o corpo do apóstolo. Aqui, Nossa Senhora escolheu para viver com o discípulo predileto. São João Evangelista cuidou de Nossa Senhora até seus últimos dias. Em Éfeso, uma das cidades mais bem conservadas da Turquia, é possível encontrar uma Biblioteca que remete ao segundo século e ruínas de seu teatro, que ainda hoje recebe apresentações.

CASA DA VIRGEN MARIA DE ÉFESO

PATMOS A pequena Ilha Grega de Patmos, há 55km da costa da Turquia, era usada pelos romanos para isolar quem não era bem-vindo à sociedade. Foi o que aconteceu com São João Evangelista. Durante seu isolamento, São João teve algumas visões e ali escreveu o Apocalipse. Sobre a gruta em que ficou, foi construído o mosteiro de São João.

BEREA E METEORA Entre suas paradas Paulo escolheu Berea para pregar na sinagoga. Já Meteora é cheia de monastérios locais, classificados como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO desde 1988. São construções debruçadas sobre o topo de maciços rochosos cinzentos, esculpidas pela erosão e que levam o nome de Meteora.

VISTA AÉREA DE PATMOS

ATENAS Capital da cultura grega, a cidade foi palco da pregação da Boa Nova de Paulo no Aerópago. Durante a peregrinação é possível conhecer também os pontos históricos da cidade, como o Estádio Olímpico, Palácio Real, Academia, Universidade, Templo de Zeus e o Teatro de Dionísio. No sopé da Acrópole podemos ver o local onde se encontrava o Areópago. Ao subir, nos deparamos com um dos lugares mais famosos de toda a cultura universal, o Partenon.

34 — Sacratour, Turismo Religioso

PARTENON - ATENAS


Luciene Cilião Salvadori Peregrina, Sinop – MT

“Sou uma Católica Apostólica Romana praticante, mas nunca me imaginei sendo uma peregrina de carteirinha. Meu sonho era conhecer a Terra Santa. Meu encanto foi

ILHAS GREGAS

ILHAS GREGAS

CORINTO Ao sair de Atenas, uma sugestiva parada para finalizar a viagem é Corinto. Paulo parou em Cencréia durante sua segunda viagem missionária. A comunidade que ali se formou mereceu a atenção especial de São Paulo que dedicou duas cartas a eles registradas no Novo Testamento.

ILHAS GREGAS

tamanho que já embarquei na minha segunda peregrinação que foi fazer os caminhos do Apóstolo Paulo, na Turquia e Grécia. Os lugares que visitei, o conhecimento bíblico adquirido, as interações com a cultura foram inexplicáveis. Expressar essas maravilhas só mesmo vivenciando essa experiência para que se tenha noção da grandiosidade cultural e bíblica adquirida. A peregrinação não é uma viagem comum já que o foco não é o turismo e sim conhecer um pouco mais da história da bíblia e da nossa igreja. Mas, com a Sacratour Turismo, acabei mudando um pouco meu modo de pensar porque a empresa nos proporciona tudo isso: o cultural, o bíblico e o turismo. Em nenhuma das cidades que passamos deixei de apreciar o prato típico de lá, e nem deixamos de fazer um turismo ou city tour sem comentar a parte histórica da bíblia. Foi perfeito!!! Depois que conhecemos a Sacratour, em 2013, todos os anos fazemos uma peregrinação com essa equipe maravilhosa e dedicada”.

Depois de passar pelos caminhos de São João e São Paulo, é possível fazer uma parada e desfrutar de dias de descanso nas famosas e históricas ilhas gregas. Creta e Santorini são destinos conhecidos, donos de com um pôr do sol sem igual, tornando-se uma excelente opção para desfrutar o final da peregrinação. Sacratour, Turismo Religioso — 35


E-mail: contato@sacratour.com.br​ Website: www.sacratour.com.br @sacratour

/sacratourturismo

Ligue: 4003-6134 (Fixo nacional) (11) 97074-7944

PARÓQUIA DE FÁTIMA E DOS PASTORINHOS, EM FÁTIMA - PORTUGAL

Profile for Brand & Brand Comunicação

Revista Sacratour  

Revista Sacratour  

Advertisement