Relatório anual 2010

Page 1


Diretoria Executiva, Diretores e Conselheiros

Diretoria e Conselheiros

Triênio 2009/2011

Diretoria Executiva Presidente: Luiz Carlos Toloi Junior 1º Vice-Presidente: João Dias Yanes 2º Vice-Presidente: Hildebrando Djalma Pirágine Secretário Geral: Marcimedes Martins da Silva Secretário Adjunto: Arnaldo Marquezini 1º Tesoureiro: Omar Roldão de Moura 2º Tesoureiro: Angela Manzoti Nahman Diretorias da Afresp João Dias Yanes (Amafresp e de Inscrição); Marcimedes Martins da Silva (Seguros); Arnaldo Marquezini (Administrativa e de Patrimônio); Omar Roldão de Moura (Financeiro e de Tecnologia da Informação); Hildebrando Djalma Pirágine (Recursos Humanos) e Angela Manzoti Nahman (Convênios e de Cultura). Sedes Regionais - Diretores ABCD/S.B. do Campo - Pedro Rosálio da C. Pereira Araçatuba - José Carlos Almada Araraquara - Anselmo Abdala Bauru - Carlos Inácio da Silva Campinas - José Lúcio Zambrotti Gomes Campos Franca - João Batista de Matos Guarulhos - Eugênio Evandro Fernandes Jundiaí - Antonio Jair Simionato Marília - Airton Marcos Alves Osasco - Antonio Carlos de Oliveira Joaquim Piracicaba - Alberto Penno Junior Presidente Prudente - Ailton Estácio Ribeirão Preto - Rose Mary T. Lino do Nascimento Santos - Décio Correa Villela São José do Rio Preto - Alberto Ap. de Andrade São José dos Campos - Everaldo de Melo Brandão Sorocaba - Vanderlei Correa Fidelis Taubaté - Maria Leonidas Coelho Jaques DRTC-I Gilberto Carlos de Lima DRTC-II João Ramalho DRTC-III João Alves Pereira

Diretorias Designadas Américo Castagna Neto (Esportes); Arthur Antonio Chagas Pisani (Planejamento); Benedito Franco da Silveira Filho (Aposentados e de Previdência); Cézar José D´Avoglio (Regionais); José Pucci Cuan (Assessoria Jurídica) e Maria da Graça Palumbo Gaiarsa (Social). Conselho Deliberativo Presidente: João Álfaro Soto (Capital); Vice-Presidente: José Varkulja (Capital); 1º Secretário: Eduardo Gonçalves (Ribeirão Preto); 2º Secretário: Roberto Garcia (Santos). Comissão Fiscal: Ari José Brandão (Sorocaba), Claiton Osnir do Amaral (Piracicaba) e Luís Augusto Sanches (Jundiaí). Conselheiros (ordem alfabética): André Pachione Pillay (Bauru), Antenor Roberto Barbosa (Presidente Prudente), Antonio Guerra (São José dos Campos), Benedito Franco da Silveira Filho (Conselheiro nato), Durvail Soares Pompeo (Capital), Eliana Maria Pessoa F. de Oliveira (Capital), Fabiano Buchetti de Sousa (Araraquara), Heitor Okuma (Marília), Honorato Sanchez Duran (Capital), José Eduardo Gracioto (ABCD), Miguel Siqueira (Taubaté), Miguel Ângelo C. da Silva (Campinas), Nilza Bardi Romano (Araçatuba), Roberto Bonifácio de Souza (São José do Rio Preto), Roberto Chiaverini (Osasco), Ruy Sarzedas Cunha (Guarulhos), Sebastião Tadeu de Vasconcelos (Franca) e Teruo Massita (Capital). Fundafresp Aldo Gentile (coordenação) Membros da Comissão: Sylvio Orlando Cecchi, Luiz Fernando Catta Preta César, Luiz Waldemar Zuolo, Roberto Garcia, Francisco Lucindo Ramalho Netto e João Álfaro Soto. Ouvidoria Hélio Pires Monteiro Auditoria Interna da Amafresp José Carlos Franco Fernandes

Afresp - Edifício Sede Av. Brigadeiro Luís Antônio, 4843 Jardim Paulista - São Paulo - SP CEP 01401-002 PABX 11 3886-8800 Site: www.afresp.org.br E-mail: associacao@afresp.org.br


05

MENSAGEM DO PRESIDENTE AFR Luiz Carlos Toloi Junior

18

REGIONAIS AFR César José D´Avoglio

06

CONVÊNIOS E CULTURA AFR Angela Manzoti Nahman

20

FINANCEIRO AFR Omar Roldão de Moura

08

ESPORTES AFR Américo Castagna Neto

24

BALANÇO PATRIMONIAL EM 31/12/2010 Ativo e Passivo

09

APOSENTADOS E PREVIDÊNCIA AFR Benedito Franco da Silveira Filho OUVIDORIA AFR Hélio Pires Monteiro

25

Índice

Índice

Demonstração do Resultado do Exercício Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido

10

COMUNICAÇÃO & MARKETING AFR Luiz Carlos Toloi Junior

26

Demonstração dos Fluxos de Caixas Método Indireto

11

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO AFR Omar Roldão de Moura

27

Notas Explicativas às Demonstrações Contábeis

12

RECURSOS HUMANOS AFR Hildebrando Djalma Pirágine

31

BALANÇO PATRIMONIAL EM 31/12/2010 Ativo Desmembrado

13

FUNDAFRESP AFR Aldo Gentile

40

BALANÇO PATRIMONIAL EM 31/12/2010 Passivo Desmembrado

14

ADMINISTRAÇÃO AFR Arnaldo Marquezini ASSESSORIA JURÍDICA AFR José Pucci Cuan

43

PARECER DOS AUDITORES INDEPENDENTES Rodyo´s

15

SEGUROS AFR Marcimedes Martins da Silva

44

PARECER DO CONSELHO DELIBERATIVO AFR Eduardo Gonçalves

16

AMAFRESP AFR João Dias Yanes

45

PERSPECTIVAS PARA O ANO DE 2011 AFR Luiz Carlos Toloi Junior

Desenvolvimento: Este caderno foi planejado e desenvolvido pelo Departamento Financeiro e diagramado pelo Departamento de Comunicação & Marketing da Afresp, com patrocínio do Banco Santander.

Relatório Anual Afresp | 2009

Relatório Anual 2010

3



Mensagem do Presidente AFR Luiz Carlos Toloi Junior

Como todos os anos anteriores, nossa Diretoria Executiva lutou incansavelmente pelos interesses da classe fiscal. Visitamos autoridades em suas respectivas Secretarias e parlamentares na Assembleia Legislativa e no Congresso Nacional com o objetivo de angariar seu apoio às demandas da classe. Neste contexto foram intensas as ações classistas em várias frentes. Em 2010, por exemplo, os AFRs conquistaram, com o apoio de nossos parlamentares, Vaz de Lima e Vitor Sapienza, um novo teto salarial, que passou de 14.850,00 para 18.725,00 (em vigor a partir de 1º de janeiro de 2011). Com uma gestão voltada para a excelência, nossa Amafresp ganhou em 2010 o ingresso de 623 novos filiados, em uma campanha de incentivo instituída pela Diretoria da Afresp. Desses, mais de 57% pertencem à faixa de 0 a 30 anos, o que faz com que a faixa etária média deste grupo seja de 27 anos. Foi realizada também uma adequação no sistema de cotas Amafresp tendo em vista uma melhor distribuição.

A Diretoria de Convênios e Cultura, além de organizar e promover eventos, também ampliou os benefícios concedidos aos associados e seus familiares com o ingresso de 118 novos parceiros só no ano de 2010. Estas novas parcerias permitiram aos associados obterem significativos descontos na aquisição de eletrodomésticos, computadores, veículos, ingressos para cinema, parques temáticos, entre outros.

Mensagem do Presidente

Símbolo de tradição, solidez e confiança, a Afresp tem como missão oferecer soluções e serviços de qualidade para seus associados. Seguindo essa diretriz organizacional, em 2010 nossa Associação celebrou 62 anos de histórias com crescimento e muitas conquistas.

Nossos aposentados tiveram oportunidade de frequentar a sede da Afresp e de encontrar um ambiente preparado para recebê-los, não só para um simples bate-papo, como também para encontros de confraternização e recebimento de assistência, ampliada a pensionistas, dependentes e beneficiários com o apoio da Diretoria de Aposentados e Previdência. Os investimentos no Departamento de Tecnologia da Informação continuaram. Foi feita uma renovação no parque tecnológico da sede e Regionais e desenvolvidos sistemas específicos para atender as demais áreas da entidade. Sempre preocupado com a qualidade de vida e bem-estar de nossos associados, o Departamento de Esportes proporcionou Torneios de Tênis, o tradicional Torneio Metropolitano de Futebol e outras atividades esportivas. Além disso, avançamos em nossas ações sociais pelo Estado, por meio do Fundafresp (Fundo de Assistência Social dos Agentes Fiscais de Rendas do Estado de São Paulo) com significativo aumento na distribuição de recursos para entidades de crianças e idosos carentes.

Mostrando mais uma vez Agradecemos o interesse e seu pioneirismo, a Amafresp foi o primeiro plano de saúde a apoio de todos os associados implantar em nosso sistema de que ao longo desses 62 anos informática a nova tabela exigida pela Agência Nacional de Saúde contribuíram para esse consSuplementar (ANS), implantação tante crescimento da Afresp, essa que serviu como referência motivo de orgulho da classe. para outros planos. Além disso, Com muita responsabilidade ampliamos nossos programas de e empenho, as diretorias prevenção e continuamos oferecendo assistência de designadas também atingiram seus objetivos qualidade e serviços diferenciados a todos filiados. e cumpriram com sucesso suas atribuições, A Diretoria Administrativa manteve a política sempre pensando no bem-estar dos associados orçamentária de redução de custos e ativamente e familiares. deu continuidade ao atendimento das demandas da Já a Diretoria de Marketing & Comunicação entidade. Foi reformado o 6º andar do prédio da sede, deu suporte a todas as demais, com a divulgação, dando início às instalações de uma nova academia para a família Afrespiana, entre muitas outras cobertura jornalística e fotográfica de eventos, melhorias. Além disso, esta Diretoria acompanhou manutenção do site da entidade, edição do Jornal de perto a construção e reforma de Regionais e a da Afresp, entre outras atividades. realização de obras nos Centros de Convivência. Fechamos o ano de 2010 com a convicção de ter cumprido mais uma vez, com honestidade e Por falar em Regionais, nossa Diretoria entregou no ano de 2010 duas sedes Regionais próprias: transparência, nossa missão. Agradecemos o Taubaté e Jundiaí, dando assim continuidade ao interesse e apoio de todos os associados que anseio antigo da nossa entidade, o de investir em ao longo desses 62 anos contribuíram para esse sedes próprias. Foram construídas também modernas constante crescimento da Afresp, motivo de orgulho quadras de tênis, quadras de areia, reformas gerais, da classe dos Agentes Fiscais de Rendas do Estado entre outras melhorias, possibilitando assim todo de São Paulo. conforto, maior comodidade e melhor estrutura aos Centros de Convivência.

Relatório Anual Afresp | 2009

Relatório Anual 2010

5


Convênios e Cultura AFR Angela Manzoti Nahman

1. Benefícios

Convênios e Cultura

Convênios / Parceiros Total de 423 parceiros, sendo 118 só no ano de 2010. - Faculdades/Universidades/Pós Graduação são 62, sendo 5 diretamente com a Afresp e 57 por intermédio do Instituto Fepaf. - Colégios/Escolas/Berçários são 40 parceiros. - Hotéis e pousadas são 203, 143 diretamente com a Afresp, 55 por intermédio do Instituto Fepaf e 5 parcerias com entidades de outros Estados: AFFEMG – Colônia de Férias em Cabo Frio, Porto Seguro e Guarujá; AFFEGO – Colônia de Férias em Caldas Novas; AFFEMAT – Colônia de Férias em Cuiabá, sendo 100 firmados no ano de 2010. Novos convênios concretizados em 2010 • Starkey do Brasil – Aparelhos Auditivos • Acurys – Aparelhos Auditivos • Audithus Centro Auditivo • Um Pé de Jabuticaba – Moda infantil • Wise Up Idiomas • Scuba Point – Cursos de Mergulho • GE – Mabe • Erboristeria Áurea – Farmácia de Manipulação • Fitomédici – Farmácia de Manipulação • Órion – Manipulação Esportiva • Aquário de São Paulo Eletroeletrônicos (Fast Shop)

• Ótica Solarium • Escola da Turma • Colégio Padre Luiz Tezza • Estácio • FAENG – FSA – Fundação Santo André • Universidade – SSU – US – Southern States University • Pousada e Restaurante Arara • Rede Accor • Hotel Fazendão • Fiel Tours Viagens e Turismo Eletrodomésticos Brastemp Utilidades Domésticas Ltda. (Compra Certa Brastemp)

Relatório de Benefícios aos Associados e Funcionários Pedidos - Quantidade

Pedidos - Valores em milhares de reais

GE – Mabe – representante das marcas GE, Bosch, Mabe, Continental e Dako – 7 produtos vendidos de julho à dezembro de 2010. Veículos 32 associados foram beneficiados com desconto na compra direta Honda Automóveis do Brasil durante o ano de 2010. Informática 57 equipamentos de informática vendidos aos associados no ano de 2010. Cinema Cinemark do Brasil - 703 ingressos repassados no ano de 2010.

6

Relatório Anual 2010


Eventos Em 2010 foram realizados 45 eventos, nos mais diversos segmentos: almoços, coquetéis, noites dançantes, palestras, assembleias, cursos, lançamentos de Livros, palestras e seminários da Secretaria da Fazenda, além das confraternizações.

Convênios e Cultura

Comemoração do 62º aniversário de Fundação da Afresp Culto Ecumênico e Ação de Graças pelo 62º aniversário de Fundação da Afresp, realizado em 26.02.2010. 5º Encontro da Mulher AFR, realizado em 05.03.2010. Almoço dos Aposentados – Afresp/Sede • 24.02.2010 • 16.06.2010 • 22.09.2010 • 14.04.2010 • 25.08.2010 • 15.12.2010 Noite Dançante e Show – Afresp/Sede: • Noite Dançante Verde e Amarela, em 13.05.2010 • Noite Dançante Festa Junina, em 24.06.2010 • Noite Dançante da Primavera, em 23.09.2010 • Noite Dançante do Halloween, em 28.10.2010 Happy Hour – Espaço de Convivência AFR Arnaldo Marquezini: • 21.01.2010 • 27 05.2010 • 19 08.2010 • 16 12.2010 • 11.02.2010 • 22.06.2010 • 16 09.2010 • 27.04.2010 • 12.08.2010 • 26 10.2010 Aniversário DRTC III – Afresp/Sede, realizado em 12.03.2010 Shows / Espetáculos Poladian Produções - 43 ingressos para os shows: Mamma Mia – O Show em 21.08.2010, Buenos Aires – Social Club em 22.08.2010, The Australian Bee Gees em 11.09.2010, Ney Matogrosso em 11.09.2010 e Gal Costa em 01.10.2010 Viagens • Europa: O Melhor da Europa “Itália e França” com saída em 05.04.2010 – 14 dias e 11 noites • África do Sul saída em 31.03.2010 – 11 dias e 9 noites Eventos Secretaria da Fazenda • Curso – Novos Juízes do TIT nos dias 18, 19, 20, 21, 22 de janeiro e 01e 08 de fevereiro de 2010 • Reunião Analista de Sistema em 29 de janeiro de 2010 • Seminário DIPAM e SEFAZ em 03 e 04 de março de 2010 • Balanço Anual e Palestra TIT em 10 de março de 2010 • 8º Workshop – CAT/SEFAZ - SP “Comércio Eletrônico” em 06 de maio de 2010 • Treinamento SEFAZ em 29, 30 de julho de 2010 • Sistema Autenticador e Transmissor de CF-e em 05 de agosto de 2010 • Treinamento NF Eletrônica em 18, 19, 23, 24, 30, 31 de agosto de 2010 • Curso Processo Administrativo Tributário – FAZESP em 25, 26, 27 de outubro de 2010 • Workshop – Representantes CAT, Diretoria de Arrecadação, Delegados Regionais Tributários, Delegados Julgamento, Inspetores de Atendimento e Chefes de Postos Fiscais em 04 de novembro de 2010 Diversos • Aniversariantes do mês, realizado nas últimas sextas-feiras de cada mês • Curso Novos AFR’s realizado nos dias 05, 06, 07, 08, 09 de abril no Novotel São Paulo Center Norte e Auditório/Sede • Festa Junina para os funcionários, realizado em 03 de julho de 2010 no Centro de Convivência AFR Roberto Chiaverini – Osasco • Lançamento Livro AFR Ademar Fogaça, realizado em 05 de outubro de 2010 no Saguão da Sede Social • Dia das Crianças – Homenagem aos filhos dos funcionários, realizado no dia 05 de outubro da Sede Social • Confraternização Diretoria Executiva, Regional e Conselho Deliberativo, realizado no dia 11 de dezembro de 2010 no Saguão da Sede Social • Confraternização Funcionários, realizado no dia 18 de dezembro de 2010 no Centro de Convivência AFR Roberto Chiaverini – Osasco Relatório Anual Afresp | 2009

Relatório Anual 2010

7


Esportes

AFR Américo Castagna Neto

Acompanhe abaixo as diversas atividades do Departamento de Esportes no ano de 2010, que proporcionaram momentos de confraternização entre AFRs e familiares, promovendo saúde e qualidade de vida:

Esportes

1) Torneios de Tênis a) X Interdelegacias: Acontece usualmente no mês de março de cada ano, sendo um torneio de excelente aceitação devido a grande disputa entre as equipes participantes. No ano de 2010 tivemos a participação das delegacias: DRTC’s I, II e III/Capital, DRT/12 - ABCD, DRT/13 – Guarulhos . b) XVII OPEN: Torneio tradicional com divisão entre duas categorias “A” e “B”, onde participaram mulheres AFRs e cônjuge(s);nesse torneio sempre aparecem iniciantes com propósito de compor esse grupo de tenistas. Mais uma vez o campeão da categoria “A” foi o colega Nishino , que se consagrou hexacampeão. 2) Torneio Metropolitano de futebol Neste ano foram realizados dois torneios, sendo o XXIII Torneio Metropolitano de Futebol no 1º semestre com as categorias “A” e “B” e no 2º semestre o XXIV Torneio Metropolitano de Futebol com uma única categoria. Os participantes encontram-se nas faixas etárias entre 24 a 67 anos. Este evento já é considerado o de maior número de participantes , tendo AFRs de várias Regionais, como: DRTC’s I, II e III Capital, DRT/2 Litoral, DRT/3 Vale do Paraíba, DRT/4 Sorocaba, DRT/5 Campinas, DRT/12 ABCD, DRT/13 Guarulhos, DRT/14 Osasco e DRT/16 Jundiaí. 3) Corridas de Rua (Pedestrianismo) A cada ano as corridas de rua estão se tornando atividades bastante procuradas, pois além de proporcionar saúde e bem-estar, fazem com que os AFRs e dependentes participem tanto na modalidade “Corridas” como “Caminhadas”.

8

Relatório Anual 2010

No ano de 2010 participamos de 12 corridas, na maioria das vezes na capital, além do evento “Meia Maratona do Rio de Janeiro”. Devemos citar, por oportuno, que alguns AFRs também têm participado, às suas expensas, de algumas provas realizadas fora do Brasil. 4) Atividades Esportivas nos Centros de Convivência As instalações esportivas nos Centros de Convivência estão sendo cada vez mais utilizadas pelos associados e familiares, para a prática de tênis, futebol society, bem como dos famosos “rachões” de futebol. Alguns Centros de Convivência promovem também danças de salão, cursos de pintura e outros, de acordo com as peculiaridades locais. Com a chegada de AFRs do último concurso, também o carteado vem sendo praticado em nosso Centro de Convivência de Guarulhos.


Aposentados e Previdência AFR Benedito Franco da Silveira Filho

A Diretoria de Aposentados e Previdência recebeu apoio da Diretoria de Convênios e Cultura para a realização dos almoços e contou com o trabalho dos seguintes colegas aposentados, divididos em comissões específicas:

Para relações públicas e imprensa: Adherbal Silva Pompeo, Bassim Farkuh, Edward Humbert Alexander Nowill, Faiçal Marlino Said e Luiz Fernando Catta Preta César.

Aposentados e Previdência

Com o intuito de valorizar e auxiliar os AFRs aposentados, em situações que transcendem as atribuições de outras áreas da Associação, a Diretoria de Aposentados e de Previdência mostrou-se atuante. Com isso, os AFRs puderam participar de almoços de confraternização, além das DVDtecas (reuniões para apresentação na sala de Aposentados).

Também com o incentivo e apoio da Diretoria Executiva, em abril de 2010, a Diretoria de Aposentados e Previdência criou uma sala de computadores, localizada ao lado da Sala dos Aposentados, no 4º andar do edifício sede, planejada especialmente para uso dos colegas aposentados. Na sequência veja a quantidade e os tipos de eventos realizados pela Diretoria de Aposentados e Previdência:

Para assuntos de organização física e cardápios: Aldo Gentile, Israel Ribeiro, José Carlos Franco Fernandes e Miguel Vieira Couto. Para administração financeira e convites: José Antonio Camargo, Luiz Waldemar Zuolo e Milton dos Santos. Almoços

06

DVDTecas

02

Reuniões

08

Ouvidoria

Ouvidoria

AFR Hélio Pires Monteiro

Sugestões, dúvidas e reclamações são os principais motivos que levam um associado a procurar o serviço da Ouvidoria da Afresp, que é um orgão com autonomia administrativa e tem um canal permanente de comunicação com os associados. De acordo com o AFR Hélio Pires Monteiro, durante 2010, os acessos à Ouvidoria geraram a expedição de 83 fichas de atendimento. Dessas, terminado o exercício, estavam plenamente atendidas 63 fichas, sendo que as restantes pendiam ainda de alguma informação. Basicamente os assuntos são dominados por questões relacionadas à Amafresp para a qual foram encaminhadas 63 solicitações. As demais solicitações tiveram a seguinte destinação: Relatório Anual Afresp | 2009

Relatório Anual 2010

9


Comunicação & Marketing AFR Luiz Carlos Toloi Junior

Comunicação & Marketing

O Departamento de Comunicação e Marketing tem como meta promover o relacionamento entre a Associação e seus públicos interno e externo. Em 2010 foi dada continuidade às suas atividades, por meio do Jornal da Afresp, do site da entidade e de materiais informativos referentes a diversos Departamentos. O Departamento ofereceu também apoio, através da elaboração de materiais de divulgação (faixas, banners, cartazes, malas diretas, site e cobertura fotográfica) aos seguintes departamentos e/ou setores: Amafresp: Campanha Saúde: projeto de sinalização dos estandes, faixas, banners, cartazes, mala direta, carteira de vacinação, comprovante de realização dos exames preventivos e aplicativo para inscrição online no site da Afresp, além da cobertura jornalística e fotográfica do evento. Confecção do Boletim Amafresp e das cartilhas DSTs e do Idoso (ilustrações, revisão e editoração) e divulgação da Campanha Prevenção. Seguros: foram desenvolvidos os anúncios para o Suplemento e o encarte Passatempo do Jornal da Afresp (patrocinados por parceiros da Associação), além de materiais de divulgação. Convênios e Cultura: elaboração de folders, cartazes, malas diretas, convites, divulgação no site da Afresp e cobertura jornalística e fotográfica dos eventos promovidos, como culto ecumênico, 5º Encontro da Mulher AFR e noites dançantes diversas. Além de divulgar e produzir material de apoio para festas voltadas ao público interno. Esportes: divulgação (com cobertura jornalística e fotográfica) das atividades esportivas da Afresp no Jornal e site da Associação. Aposentados e Previdência: divulgação (com cobertura fotográfica e jornalística) das reuniões, almoços e outras atividades, como a DVDteca. Financeiro e Regionais: criação e editoração do relatório anual, malas diretas, convocações, convites, placas (inaugurações e homenagens) e apresentações multimídia para assembleias e reuniões. E divulgação (cobertura jornalística e fotográfica) das inaugurações e confraternizações. Presidência: confecção do Jornal da Afresp (redação, revisão, edição e diagramação de notícias); manutenção e atualização do site; apoio na elaboração de apresentações multimídia; acompanhamento de visitas à Assembleia Legislativa e Secretaria da Fazenda, com cobertura jornalística e fotográfica. Fundafresp: divulgação (com cobertura fotográfica e jornalística) das reuniões mensais, campanha de divulgação para atrair novos contribuintes e atualização do Regulamento Fundafresp (capa, revisão e editoração). Conselho Deliberativo: das reuniões.

divulgação

(com

cobertura

fotográfica

e

jornalística)

Assessoria Jurídica: confecção do Guia de Procedimentos para AFRs e Familiares (capa, revisão e editoração). Recursos Humanos: elaboração, revisão e editoração do RH Digital - newsletter quinzenal, com informações e orientações voltada aos colaboradores da Afresp. Além da criação de cartões que parabenizam os aniversariantes do mês (público interno da Associação). Outros: Materiais de divulgação para a recepção dos novos AFRs (atualização do vídeo Institucional, brindes, cartazes de divulgação, entre outros).

10

Relatório Anual 2010


Tecnologia da Informação AFR Omar Roldão de Moura

Tecnologia da Informação

Com o objetivo contínuo de alcançar a excelência na prestação de serviços, o Departamento de Tecnologia da Informação realizou em 2010 as seguintes atividades: 1. Renovação do parque tecnológico na sede e nas Regionais (switch, desktop, monitores e servidores); 2. Liberação de acesso aos associados responsáveis pelo pagamento das mensalidades à área do site de Informativos de Pagamento e Extratos; 3. Aquisição de segundo link de banda larga de 1 MB (com IP dedicado) permitindo distribuir da melhor forma a utilização de Internet e Correio Afresp, assim como melhorar o desempenho do acesso à rede da Afresp por parte das Regionais; 4. Adequação do Sistema Amafresp para implantação da TUSS (Tabela Única de Saúde Suplementar); 5. Desenvolvimento de sistemas específicos para atendimento da ANS (SIB, DIOPS, SIP e TISS); 6. Desenvolvimento do programa DMED para atender à exigência da Receita Federal do Brasil, quanto ao fornecimento via arquivo eletrônico, das mensalidades pagas pelos associados à Amafresp e as reembolsadas pela Operadora de Saúde. Utilização para o Exercício 2011, Ano-Calendário 2010; 7. Implantação do sistema de gravação telefônico na Operadora de Saúde Amafresp; 8. Liberação de acesso ao programa de emissão eletrônica de guias médicas para as Regionais ABCD, Campinas, Jundiaí e Sorocaba; 9. Padronização da tela de plano de fundo, com o brasão da Afresp, de todos os computadores da Sede e Regionais; 10. Implantação de novas ferramentas de segurança no site da Afresp; 11. Implantação do Sistema RM da TOTVS integrando vários setores administrativos: Compras, Estoques, Almoxarifado, Tesouraria, Contabilidade e Patrimônio; 12. Desenvolvimento do Sistema Fundafresp na plataforma SQL Server com previsão de implantação em 2011; 13. Implantação do Sistema ADMSEG Corporate,versão WEB, no Departamento de Seguros; 14. Manutenção dos Sistemas Afresp nas plataformas ZIM e SQL Server adequando-se às mudanças do dia a dia, da legislação e de acordo com as necessidades dos setores da Associação e de seus associados.

Relatório Anual Afresp | 2009

Relatório Anual 2010

11


Recursos Humanos

AFR Hildebrando Djalma Pirágine

Recursos Humanos

A administração de pessoal estende-se por todos os setores da organização empresarial e vem buscando o aperfeiçoamento, atualização e eficácia nos diversos níveis que a caracterizam. Cabe à área de Recursos Humanos dispensar um tratamento especial às pessoas que trabalham ou trabalharão dentro da Associação, formando uma postura mais aberta e dinâmica, além de desenvolver um conjunto de decisões integradas sobre relações de emprego que influenciam a eficácia dos funcionários e da organização. O RH como Diretoria é uma unidade operacional que funciona como órgão de staff, isto é, como elemento prestador de serviços nas áreas de recrutamento, seleção, treinamento, remuneração, comunicação, higiene e segurança do trabalho e benefícios. 1. Controle do dispêndio com o pessoal, evitando-se um crescimento exagerado da folha de pagamento, tanto é que em 31/12/2008 mantinha em atividade 220 empregados provocando um dispêndio de R$ 749.437,86 e em 31/12/2010 possuía em atividade 216 empregados provocando dispêndio de R$ 877.007,40. É de salientar que 10 porteiros foram contratados, uma vez que deixamos de nos utilizar de mão de obra terceirizada. O aumento do gasto se deve aos dissídios trabalhistas, bem como algumas promoções. 2. Foram negociados com o Sindicato acréscimos sobre horas extras, piso salarial, reajuste salarial e aviso prévio. O reajuste salarial para o ano de 2010 foi de 5%. 3. Referente a Unimed foi negociado com esta empresa um reajuste das mensalidades que pretendia 18,67% para o ano de 2010/2011, contudo foi possível fixar um reajuste de 6,73%, reduzindo dessa forma os custos em aproximadamente 12%. Obs: desde 2008 não houve reajuste no plano de saúde, uma vez que foram mantidas as contribuições para assistência médica para os colaboradores, inclusive ocorreu a ampliação do atendimento para todos em rede nacional da Unimed. 4. Implantação do controle de ponto por meio digital, cujas informações são remetidas online para a confecção da folha de pagamento. 5. Acompanhamento mensal da utilização da Internet pelos usuários, assim como dos gastos com telefonemas. 6. Disciplina e restrição da utilização de horas extras, levando-se em conta as normas contida na CLT. 7. Disciplina da concessão de férias para os colaboradores.

Treinamentos

12

Relatório Anual 2010

8. Convênio com a Caixa Econômica Federal, possibilitando ao colaborador obter empréstimo descontado em parcelas na folha de pagamento. 9. Prestação de informações para a Diretoria Jurídica da Associação e acompanhamento de processos judiciais. 10. Em 2010 houve uma redução de aproximadamente 20% na compra de vale transporte, devido à substituição do fornecedor, uma vez que foi centralizada a compra diretamente no RH. A redução implicou numa economia de R$ 2.200,00 mês x 12 = R$ 26.400,00. 11. Foram regularizadas as informações à Previdência Social no que tange à retenção de INSS de todos os credenciados da Amafresp, desde o ano de 2003 através da SEFIP. Também foi informada a retenção de INSS dos prestadores de serviços. 12. A empresa manteve pelo 4° ano o Dia da Criança em sua Sede, com participação dos colaboradores e seus filhos em um dia dedicado a eles, com várias atividades, brincadeiras e diversões, inclusive alimentação. 13. Foram propiciados cursos de treinamento, num total de investimento de R$ 40.741,00. Os colaboradores da Diretoria Financeira e Administração realizaram treinamento para implantação do novo sistema da RM Totvs.


Fundafresp AFR Aldo Gentile

O Fundafresp – Fundo de Assistência Social da Associação dos Agentes Fiscais de Rendas do Estado de São Paulo, fundado em 1995, tem como finalidade prioritária auxiliar entidades de amparo aos menores e idosos carentes, sediadas no Estado de São Paulo, cujos diretores não percebam quaisquer tipos de remuneração.

Quantidade de Entidades Beneficiadas Gráfico 1

Valor Distribuído - em milhares de reais

Fundafresp

Dos recursos arrecadados junto aos AFRs contribuintes, e que são distribuídos sempre com prévias visitas feitas às entidades pelos colegas que as indicam e, de acordo com essa avaliação que tem por critérios a idoneidade e a necessidade dos requerentes, 15% (quinze por cento) são reservados à futura implantação da “Casa do Agente Fiscal de Rendas”, destinada a abrigar o colega que, idoso e sozinho, venha a necessitar de apoio, quer no plano de saúde ou de convivência social.

No exercício de 2010, o Fundafresp realizou reuniões mensais para distribuição de donativos às entidades requerentes que estavam em condições regulares. Conforme quadro ao lado, foram atendidas 380 (trezentas e oitenta) entidades assistenciais, totalizando 52.205 (cinquenta e dois mil, duzentos e cinco) pessoas beneficiadas com a distribuição de R$ 1.014.300,00 (hum milhão, quatorze mil e trezentos reais). Cabe destacar que, no exercício de 2009, foram atendidas 336 (trezentos e trinta e seis) entidades, com uma distribuição no total de R$ 910.100,00 (novecentos e dez mil e cem reais) representando um aumento em 2010 de 13,90% e 11,45%, respectivamente.

Gráfico 2

Relatório Anual Afresp | 2009

Relatório Anual 2010

13


Administração AFR Arnaldo Marquezini

A Diretoria Administrativa tem o objetivo de zelar por toda a estrutura predial da Afresp, pelo seu funcionamento, manutenção e segurança. Além de buscar a redução de custos operacionais sem alterar a qualidade dos serviços prestados.

Administração

Em 2010 suas principais atividades continuaram nas áreas de telefonia, veículos, além de todas as outras que são ações do dia a dia. Esta Diretoria investiu fortemente em imóveis adquiridos nas Regionais de Bauru, Piracicaba e Presidente Prudente e acompanhou de perto as obras das Regionais e Centros de Convivência, juntamente com o diretor de Regionais: Taubaté, Osasco, Campinas e Jundiaí (obras já concluídas); Algumas das principais ações realizadas pela Diretoria Administrativa foram: - Substituição de alguns veículos, com alta quilometragem, originando significativa contenção nas despesas de manutenção, além de oferecer total segurança e conforto aos seus usuários; - Reformas no 6º andar do prédio da Sede; - Início das instalações de uma academia na sede da Afresp, o que representa mais conforto e qualidade de vida aos seus associados e colaboradores; - O auditório recebeu novos equipamentos de áudio e vídeo, além da manutenção predial para melhor atender os associados da Afresp; - Upgrades dos speedys nas Regionais, melhorando performance de acesso à internet, visando maior agilidade nos serviços oferecidos pela Associação; - Com um olhar voltado para o futuro, pensando inclusive no meio ambiente, foram iniciados estudos para um projeto que irá substituir o fax convencional para o software de fax eletrônico. Essa medida gerará consequentemente uma economia de materiais (toner e papel), além de otimizar e qualificar os processos da Afresp.

Assessoria Jurídica

É importante destacar que a economia que este departamento vem gerando tem proporcionado o subsídio para as Regionais, que ativamente realizam encontros entre AFRs nos Centros de Convivência da Afresp.

Assessoria Jurídica AFR José Pucci Cuan

É um setor que presta assistência para todos os departamentos da sede e subsedes Regionais, nas mais diversas áreas do direito, em especial, à Amafresp e ao departamento de Seguros, tanto nos procedimentos administrativos, como nos feitos judiciais. Em 2010, como rotineiramente ocorre, a Assessoria Jurídica atuou nos processos em que a Afresp figurou como autora, ré, litisconsorte ou terceira interessada, a exemplo do que ocorreu, principalmente nas ações trabalhistas da própria instituição, ou de terceirizadas, em que Associação é a tomadora de serviços e responde subsidiarimente. Também nas ações cíveis ajuizadas contra médicos e hospitais credenciados em que a Amafresp figurou no polo passivo, como substituto processual ou litisconsorte, e nos litígios de segurados quando a Afresp, na qualidade de estipulante, integrou o feito. Já no campo da prestação de assistência jurídica aos associados, de forma direta, ocorreram vários atendimentos particulares, através de telefone, e-mails, pareceres, em todos os seguimentos do direito, inclusive, em litígios de família. Somado a isso, acompanhou o andamento de processos ajuizados, em ações coletivas contra a Fazenda do Estado, patrocinados por outros profissionais. Executou ainda completa cobertura nas relações comerciais da Afresp, elaborando os próprios contratos, analisando os que foram apresentados pelas contratadas, além de convênios com os mais diversos seguimentos do comércio. Executou ainda completa cobertura nas relações comerciais da Afresp, elaborando os próprios contratos, analisando os que foram apresentados pelas contratadas, além de convênios com os mais diversos seguimentos do comércio.

14

Relatório Anual 2010


Seguros

AFR Marcimedes Martins da Silva

1. Seguro de Auto O Departamento de Seguros da Afresp trouxe bons resultados para o exercício de 2010, o que evidencia o sucesso que vem sendo conquistado gradativamente.

Seguros

Com a política estratégica, de estabelecer um plano de metas, a carteira de autos encerrou o ano com 6.671 veículos segurados, o que significou um aumento de mais de 3% mensal em relação a 2009 (6.451 veículos) e nos últimos três anos um crescimento de mais de 9%. A parceria com a Mapfre e Porto Seguro continuou com o objetivo de estabelecer, cada vez mais, vantagens para os associados, além de motivar os funcionários da Associação, por meio de premiações.

Seguro de Automóveis Contratados

2. Seguro de Residência Em 2010 foram 638 imóveis segurados, ou seja, mais 1,43% sobre o total de 2009 (629 imóveis), atingindo um aumento de 10% nos últimos três anos.

3. Seguro de Vida, Vida Mais e Decessos O êxito do Formulário de Ocorrências ficou comprovado, pois evitou saídas e estabilizou a apólice que encerrou o ano com 6.011 vidas, tendo amparado no decorrer do ano 116 famílias. A apólice “Vida Mais Mapfre” estendeu seu atendimento para pessoas entre 18 a 80 anos e amparou quatro famílias no decorrer do ano. Em 2010 ocorreu a renovação da Apólice de Vida, com antecipação de 6 meses, a qual terá vigência até março de 2014, com cláusula de renovação automática até 2019. O Seguro Decessos, apólice coletiva que é uma assistência para o caso de falecimento do associado titular cônjuge e filhos até 21 anos, amparou 125 famílias. Relatório Anual Afresp | 2009

Relatório Anual 2010

15


Amafresp

AFR João Dias Yanes Em 2010 o número de beneficiários da Amafresp foi de 17.769, o que corresponde a 22.525,80 cotas. Como em todos os anos, a Amafresp procurou melhorar sempre seus atendimentos, ampliar programas de prevenção e adequar-se rapidamente às solicitações da Agência Nacional de Saúde Suplementar. Dentre as principais atividades, estão:

Amafresp

1. Campanha saúde Amafresp, na capital e interior Com êxito realizamos mais uma Campanha Saúde Amafresp. Mesmo com as dificuldades encontradas por toda a rede privada, uma vez que as vacinas foram disponibilizadas pelos laboratórios para a rede pública, conseguimos manter a nossa Campanha na capital e no interior: Campanha Saúde 2010 Procedimentos

Sede Afresp

Lapa

Tatuapé

Centro

Pinheiros

Gde. SP

Interior

Total

Vacina/Gripe Sazonal e A H1N1 (suína)

932

180

146

207

134

198

1.128

2.925

Vacina/Pneumonia

215

33

32

43

10

03

146

482

Exames Preventivos

352

659

91

115

88

100

147

1.552

Avaliação Postural

271

-

53

-

-

-

-

324

Teste de Flexibilidade

271

-

53

-

-

-

-

324

Prevenção em Oncologia

135

-

-

-

-

-

-

135

Avaliação do Estresse

290

-

67

-

-

-

-

357

Oftalmologia

188

-

-

-

-

-

-

188

IMC/Circunf. Abdominal

352

67

59

67

45

147

159

896

Total

3.006

939

501

432

277

448

1.580

7.183

2. Campanhas Preventivas na capital e no interior A Campanha Prevenção Amafresp visou expandir a prevenção em saúde, principalmente aos associados da ativa, através da realização de exames rápidos de diagnóstico e orientações em saúde, sendo extensiva também aos aposentados, dependentes e beneficiários. Na maioria das cidades os exames foram realizados nas unidades de trabalho dos Agentes Fiscais de Rendas, visando estimular, principalmente, os associados que estão em seu local de trabalho, ou seja, adultos (jovens) que rotineiramente não se preocupam em realizar os exames preventivos e conscientizar a todos sobre a importância no cuidado com a saúde. Foram realizados os seguintes exames: - Colesterol Total - HDL - Triglicérides - Índice de Castelli - Glicemia - Verificação de Pressão Arterial - Circunferência Abdominal - Índice de Massa Corporal (IMC) - Orientação Nutricional

16

Relatório Anual 2010

Equipe Técnica Multiprofissional

Participaram da Campanha 685 associados. Sendo realizados 5.496 exames de Colesterol Total, HDL, LDL, Triglicérides, Glicemia, Índice Castelli (risco de doenças cardíacas), Aferição da Pressão Arterial, Índice de Massa Corporal (IMC), Circunferência Abdominal e Orientação Nutricional, realizados nas Regionais do Interior, grande São Paulo e litoral.


3. Atendimento domiciliar Amafresp (ADA) O Atendimento Domiciliar Amafresp, que atende em domicílio os idosos e pacientes crônicos, acompanhou 133 pacientes. Vale lembrar que o Atendimento Domiciliar Amafresp (ADA), consiste em realizar o acompanhamento, monitoramento e orientação aos filiados da Amafresp com patologias crônicas, através de visitas domiciliares da equipe técnica multiprofissional. 4. Cobertura, além da exigida pela ANS

Amafresp

Em junho de 2010, entrou em vigor o novo rol de procedimentos exigidos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Foram incluídos 57 novos procedimentos, sendo que a Amafresp já oferecia cobertura para todos. 5. Ações para redução de custos • Auditoria médica e de enfermagem: Em março, o médico Walter Lyrio retornou para a equipe da Amafresp para coordenar a Auditoria Médica, entre outras atribuições. Os resultados foram os apresentados na tabela abaixo: Total de Glosas da Auditoria Terceirizada (Jan a Maio):

R$ 95.660,85

Total de Glosas – Enfermagem Terceirizada:

R$ 376.821,16

Total de Glosas com Profissionais Contratados Próprios :

R$ 1.602.010,98

Total Pago no Período - Empresas de Auditoria:

R$ (44.787,32)

REDUÇÃO NO CUSTO DE R$ 2.029.705,67 • Internações de alto custo

• Ingresso de novos associados

7. Outros

Em 2010, foram 4.572 internações pagas pela Amafresp, que custaram R$ 44.515.158,96. Do total de internações, 602 foram de alto custo, com o valor de R$ 26.315.446,39, ou seja, 59,12% do custo total com internações. Além do transplante de fígado, realizado também pela Amafresp, no valor de R$ 177.377,42.

Foi realizada uma promoção para incentivo ao ingresso de novos associados, cujo resultado apresentou-se da seguinte forma:

• Terminologia Unificada da Saúde Suplementar ( TUSS )

• Compra direta de materiais e medicamentos A Amafresp gastou com compras de materiais e medicamentos diretamente nos fornecedores e distribuidores, proporcionando uma economia de R$ 1.239.102,03. O auditor médico, juntamente com o departamento de compras médicas e gerência, negociaram os valores dos materiais especiais enviados pelos hospitais, com o faturamento direto dos fornecedores.

0 a 23

261

156,6

24 a 28

69

55,2

Fomos o primeiro plano de saúde do Brasil a implantar em nosso sistema de informática, a nova tabela exigida pela ANS, implantado em 15 de outubro de 2010.

29 a 43

161

161

• Taxa Administrativa

44 a 48

46

69

49 a 58

54

108

59 ou +

32

112

Total

623

661,8

Faixa Etária Associados Cotas

Houve também a redução da Taxa Administrativa (de 9,0 para 8,5%). A redução foi possível em virtude da diminuição ao custo administrativo operacional com o plano de saúde.

• Cobertura de medicamentos não previstos no rol da ANS Foi gasto R$ 578.510,75 na cobertura de medicamentos especiais (autoimunes, oncológicos, tratamento da hepatite C) para uso domiciliar. 6. Contribuição de cotas • Sistema de contribuição Foi realizada adequação no sistema de cotas dos associados Amafresp. Relatório Anual Afresp | 2009

Relatório Anual 2010

17


Regionais

AFR Cézar José D’ Avoglio

Regionais

Com uma gestão voltada para a excelência, cada vez mais a Afresp busca oferecer benefícios em prol de seus associados, desta forma diversas ações foram realizadas, entre elas as que visam qualidade no atendimento da entidade. Todos os colaboradores receberam treinamentos e foram capacitados para melhor interagir com a família Afrespiana. No exercício de 2010, foi dada a continuidade à política de aquisição de imóveis próprios para sedes Regionais, reformas e investimentos em cada unidade. Também foi feita uma reformulação no parque tecnológico de todas as Regionais, adequando às novas realidades da informática e proporcionando mais precisão e agilidade em todos os serviços oferecidos. Neste contexto a Diretoria de Regionais realizou inúmeras reuniões estratégicas com os Diretores de cada Regional, com o intuito de repassar as ações pensadas pela Diretoria Executiva e ainda verificar as necessidades e particularidades de cada região.

Subsídio mensal para eventos sociais Outra ação estratégica foi a implantação do subsídio mensal para eventos sociais, ou seja, todas as Regionais, sem exceção, recebem mediante solicitação uma verba para custear eventos mensais. Essa medida foi sugerida no final do exercício de 2009 e implantada no exercício de 2010 e tem como objetivo resgatar a presença do associado e de seus familiares junto às instalações da Afresp, além de proporcionar qualidade de vida. A Diretoria Executiva analisou o orçamento operacional de cada unidade Regional e desta maneira estabeleceu critérios e diretrizes para o repasse do subsídio. Como já sabemos uma das filosofias de nossa entidade é a transparência, por isso mensalmente cada Regional tem que prestar contas de suas despesas com os tais eventos. É importante ressaltar que inúmeros eventos foram realizados com este subsídio: Happy Hours, festas típicas, cafés da manhã, eventos gastronômicos, e muitas outras confraternizações que em um clima de amizade reuniram os AFRs e familiares.

Despesas Operacionais A política de controle orçamentário adotada pela Afresp permaneceu e se consolidou no exercício de 2010. Todos os pleitos das unidades Regionais Despesas Operacionais – em milhares de reais foram atendidos, sem o comprometimento do orçamento aprovado. Geral Escritório Centro de Convivência

Receitas Próprias

Orçado

3.698

2.111

1.587

Realizado

4.126

2.278

1.848

As receitas provenientes de cessões das unidades Regionais, Centros de Convivência, no exercício de 2010 atingiram um montante de R$ 174.849,45. É importante destacar, que os valores arrecadados foram transferidos em benefício do próprio associado, por meio de ações de melhorias nos Centros de Convivência e relacionadas a eventos e cultura.

Terreno de Bauru

18

Relatório Anual 2010

Sede Regional de Jundiaí

Quiosque do C. C. Campinas

Terreno de Presidente Prudente


Investimentos A Diretoria de Regionais, tendo por base os critérios estabelecidos pela Diretoria Executiva (Conveniência e Oportunidade) atendeu as reivindicações de cada unidade Regional. Veja no box abaixo os principais investimentos realizados no exercício de 2010:

Detalhamento das realizações: Principais investimentos realizados em 2010: Araçatuba: Construção do Espaço de Convivência “AFR Plínio de Souza”;

Regionais

Araraquara: Modernização da quadra de tênis (cobertura metálica); Bauru: Aquisição de terreno (futuras instalações da sede Regional própria); Campinas: Execução da fachada do Centro de Convivência e início da construção de quiosque, remodelação do salão de jogos; Caçapava: Troca do transformador de energia e reforma da piscina. Franca: Reformas gerais na cozinha e sanitários do Centro de Convivência, além da instalação de playground; Guarulhos: Construção de sauna e quadra de areia no Centro de Convivência; Jundiaí: Conclusão da Reforma da sede Regional própria; Osasco: Impermeabilização da laje do salão de festas; reformas gerais: cozinha e banheiros do salão de festas, troca do deck e reforma dos vestiários da piscina, reforma das arquibancadas do campo de futebol e construção da quadra de tênis. Presidente Prudente: Aquisição de imóvel (futuras instalações da sede Regional própria); São José do Rio Preto: Instalação de ar condicionado no salão de festas

Sede Regional de Taubaté

da Regional; Sorocaba: Perfuração de poço artesiano e início das obras para construção de quadra de tênis; Taubaté: Conclusão da obra da Sede Regional própria. Investimentos das sedes Regionais - Valores em milhares de reais Salão de Eventos de Araçatuba

Quadra Tênis de Osasco

Fachada do C. C. de Campinas

Relatório Anual Afresp | 2009

Relatório Anual 2010

19


Financeiro

AFR Omar Roldão de Moura

Financeiro

Em 2010, a Diretoria Financeira adotou uma estratégia semelhante a do ano anterior, focada no direcionamento conservador (baixo risco) dos investimentos financeiros da Afresp, aliada a segurança e solidez das instituições financeiras com as quais mantemos relacionamento. Acompanhe, a seguir, o saldo das aplicações financeiras da entidade: Aplicações Financeiras Afresp não Vinculadas - em milhares de reais 2010

2009

Santander - Fdo de Investimentos

2.542

89

Santander - CDB

5.742

5.378

Banco do Brasil - Fdo de Investimentos

10.447

8.242

Banco Itaú - Fdo de Investimentos

265

842

Santander - Fdo de Investimentos - Regionais

167

190

19.163

14.741

TOTAL

Aplicações Financeiras Vinculadas - em milhares de reais 2010

2009

Santander - Fdo de Investimentos - Fdo de reserva Afresp

4.850

0,00

Santander - CDB - Fdo de reserva Afresp

0,00

4.541

Santander - Fdo de Investimentos - Fundafresp

1.454

244

8

1.154

Banco Itaú - Fdo de Investimentos - Casa do AFR

2.355

2.034

TOTAL

8.667

7.973

Santander - CDB - Fundafresp

Aplicações Financeiras Amafresp - em milhares de reais 2010

2009

Santander - Fdo de Investimentos - Fdo de Reserva Amafresp

3.684

483

Santander - CDB - Fdo de reserva Amafresp

0,00

3.741

Banco do Brasil - Fdo de Investimentos - Fdo de Solidariedade

800

742

TOTAL

4.484

4.966

TOTAL GERAL

32.314

27.680

A associação apresentou um superávit de R$ 5.594 milhões, sendo R$ 3.406 milhões para Afresp e R$ 2.188 milhões para a Amafresp, que iremos detalhar, a seguir, através das Demonstrações de Resultados Afresp e Amafresp, respectivamente:

20

Relatório Anual 2010


RECEITAS OPERACIONAIS

31.12.10

31.12.09

AH

Contribuições Associativas

5.593

5.521

1,30%

Administração Amafresp

7.271

6.421

13,24%

Administração de Seguros

7.491

7.027

6,60%

217

167

29,94%

1.565

1.351

15,84%

Diversas

660

360

83,33%

TOTAL

22.797

20.847

9,35%

Unidades Regionais

4.158

3.761

10,56%

Associativas

1.752

1.689

3,73%

Administrativas

3.961

4.405

-10,08%

Pessoal e Encargos

6.721

6.223

8,00%

604

408

48,04%

1.547

1.519

1,84%

678

74

816,22%

TOTAL

19.421

18.079

7,24%

RESULTADO OPERACIONAL

3.376

2.768

21,97%

RECEITAS E DESP. NÃO OPERACIONAIS

30

(34)

-188,24%

Ganho/Perda de Capital

30

(34)

-188,24%

3.406

2.734

24,58%

Outras Receitas Departamentais Financeiras

Financeiro

AFRESP - Valores em milhares de reais

DESPESAS OPERACIONAIS

Financeiras e Tributárias Depreciação Provisões p/ Perdas

SUPERÁVIT AFRESP

1- Afresp O superávit da Afresp teve um crescimento de 24,58%, em relação ao ano anterior. Abaixo confira as principais variações e impactos: Receitas: a) Contribuições Associativas: Manutenção do valor das mensalidades em R$71,62, a variação de 1,30% foi decorrente ao aumento do quadro associativo de 6.400 em 2009 para 6.544 em 2010. b) Administração Amafresp: Variação de 13,24% justificada, pela redução da taxa de administração de 9% para 8,5% retroativo a 2008, tendo impacto na redução da receita de 2009. c) Administração de Seguros: Aumento da receita do excedente técnico em 17,14%, negociação do agenciamento com antecipação da vigência do contrato de setembro de 2010 para abril e aumento do recebimento do pro labore referente ao Seguro de Vida em 3,52% com relação ao ano de 2009. d) Outras departamentais: A variação das receitas departamentais em 2010 foi decorrente ao aumento de 95,20% nas receitas com patrocínio. e) Financeiras: Variação de 15,84% decorrente do aumento do saldo das aplicações financeiras. f) Diversas: Aumento nas receitas diversas de 83,33%, tendo como maior impacto o recebimento do aluguel do imóvel de Santo André, que durante o ano de 2009 ficou desocupado. Relatório Anual Afresp | 2009

Relatório Anual 2010

21


Financeiro

AFR Omar Roldão de Moura

Despesas:

Financeiro

g) Unidades Regionais: Aumento de 10,56% decorrente das diversas manutenções preventivas realizadas em alguns Centros de Convivências, onde podemos destacar Osasco, Araçatuba, Presidente Prudente e São José do Rio Preto. Esclarecemos também que houve um acréscimo nas despesas com pessoal, referente assistência médica que em 2009 era classificado na sede e a partir de 2010 está sendo efetuado o rateio por Regional, portanto essa diferença reflete a menor nas despesas da sede. h) Despesas Associativas: A variação de 3,73% compreende no aumento das despesas com a Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp), pois como houve reajuste nas cotas durante o ano de 2010, consequentemente aumenta a despesa também. i) Administrativas: Redução significativa nos serviços de informática 35,43%, 15% na conta de água, 18,86% em telefones, 36,20% internet, entre outras que não tiveram maiores impactos. j) Pessoal e Encargos: Variação de 8%, justificado pelo dissídio coletivo que foi de 5% e enquadramento de alguns cargos e salários. l) Financeiras e Tributárias: O aumento das despesas financeiras é em virtude do aumento do saldo das aplicações financeiras (despesas com Imposto de Renda e IOF) e as Tributárias são referentes ao pagamento da COFINS, sobre o aluguel de Santo André. m) Provisão para Perdas: Compreende em valores de ações trabalhistas com probabilidade de perdas definidas, como possível ou provável, conforme critérios estabelecidos pela Resolução 1066/2055, do Conselho Federal de Contabilidade – CFC. 2-Amafresp No ano de 2010, a Diretoria da Amafresp, cumpriu a meta de equacionar as contas do exercício, gerando um superávit de R$ 2.188 milhões, através do reajuste mensal das cotas e uma variação de apenas 2,27% no total das despesas, mantendo o saldo das aplicações em R$ 4.484 milhões ( vide quadro de aplicações financeiras na página 20). AMAFRESP - Valores em Milhares de Reais 31.12.10

31.12.09

AH

88.607

76.061

16,49%

(181)

(53)

241,51%

252

149

69,13%

4.064

6.055

-32,88%

396

682

-41,94%

93.138

82.894

12,36%

Assistência Médico- Hospitalar

86.892

84.532

2,79%

Recuperação de Eventos Indenizáveis (Glosas)

(3.652)

(2.988)

22,22%

Excessos Regulamentares

(1.271)

(971)

30,90%

Administrativas

6.801

5.773

17,81%

Encargos Sociais

1.390

1.671

-16,82%

Despesas Financeiras

152

145

4,83%

Provisões

638

770

-17,14%

TOTAL

90.950

88.932

2,27%

RESULTADO OPERACIONAL

2.188

(6,038)

-136,24%

DÉFICIT/SUPERÁVIT

2.188

(6,038)

-136,24%

RECEITAS OPERACIONAIS Contribuições Associativas ( - ) Devoluções / Cancelamentos Taxa de Inscrição Amafresp Convênio - Reciprocidade Receitas Financeiras TOTAL DESPESAS OPERACIONAIS

22

Relatório Anual 2010


Financeiro

Veja a seguir o detalhamento das despesas com os procedimentos de Assistência Médico Hospitalar:

Análise Econômica e Financeira Legendas

Dez/10

Dez/09

AC - Ativo Circulante

39.937

40.599

RLP - Realizável a L.P

5.752

39

Ativo Não Circulante

26.517

25.801

PC - Passivo Circulante

10.103

12.564

PL - Patrimônio Líquido

50.478

44.253

ELP - Exigível a Longo Prazo

11.112

9.326

Período

Índices

Dez/10

Dez/09

1) Liquidez Corrente

AC PC

3,95

3,23

2) Liquidez Geral

AC + RLP PC + ELP

2,15

1,86

3) Grau de Endividamento a Curto Prazo

PC PL

0,20

0,28

4) Participação de Capital de Terceiros

P C+E L P PC+ELP+PL

0,29

0,33

AP PL

0,52

0,58

5) Quociente de Imobilização TRADUÇÃO DOS ÍNDICES

1) Quanto dispõe de Ativo Circulante para pagar cada R$ 1,00 de dívida a curto prazo (quanto maior, melhor). 2) Quanto possui a curto e longo prazo, para saldar sua dívidas totais (quanto maior, melhor) 3) Grau de utilização de recursos de terceiros de curto prazo em relação ao capital próprio investido (quanto menor, melhor). 4) Quanto possui de capital de terceiros em relação a todo o seu Passivo. 5) Imobilização em relação ao Patrimônio Líquido.

Tivemos um aumento significativo nos índices de liquidez corrente e geral, em virtude da redução do passivo circulante de 19,59%, mantendo assim uma situação financeira muito confortável. Relatório Anual Afresp | 2009

Relatório Anual 2010

23


BALANÇO PATRIMONIAL EM 31 DE DEZEMBRO DE 2010 e 2009 (Em Milhares de Reais) ATIVO

NOTA

2010

2009

39.937

40.599

Disponível

262

663

Realizável

39.675

39.936

26.564

27.641

9.108

8.497

CIRCULANTE

Aplicações Financeiras

4

Balanço Patrimonial

Créditos com Op. com Planos de Assist. à Saúde Créditos com Op. c/ Planos de Assist. à Saúde

5

8.010

6.722

Outros Créditos com Op. com Planos de Assist. à Saúde

6

1.098

1.775

66

145

Créditos com Op. de Assist. à Saúde não Relacionados c/ Planos de Assist. à Saúde Títulos e Créditos a Receber

7

3.721

3.485

Outros Valores e Bens

8

216

168

NÃO CIRCULANTE

32.269

25.840

Realizável a Longo Prazo

5.753

39

5.750

39

3

0

Aplicações Financeiras

4

Valores e Bens Investimentos

9

2.661

2.698

Imobilizado

10

22.658

21.979

Imóveis Uso Próprio - Não Hospitalares / Não odontológicos

20.630

19.972

Bens Móveis - Não Hospitalares / Não odontológicos

1.935

1.914

93

93

1.197

1.124

72.206

66.439

Outras Imobilizações - Não Hospitalares / Não odontológicos Intangível

11

TOTAL DO ATIVO

BALANÇO PATRIMONIAL EM 31 DE DEZEMBRO DE 2010 e 2009 (Em Milhares de Reais) PASSIVO

NOTA

2010

2009

10.103

12.564

5.411

7.086

Outros Débitos de Op. C/ Pl. de Assist. á Saúde de Assist. a Saúde

764

668

Débitos de Operações de Assist. à Saúde não Relac. c/ PI Saúde da OPS

175

459

Tributos e Contribuições a Recolher

484

417

3.269

3.934

NÃO CIRCULANTE

11.625

9.622

Exigível a Longo Prazo

11.112

9.326

CIRCULANTE Provisão de Eventos a Liquidar

Débitos Diversos

12

Provisão p/ Contingências

15

9.540

7.825

Débitos Diversos

16

1.572

1.501

513

296

17

513

296

18

50.478

44.253

168

168

50.310

44.085

Reservas Patrimoniais

5.227

4.905

Reservas Estatutárias

4.850

4.541

Superávits/Déficts Acumulados

40.233

34.639

72.206

66.439

Resultados Diferidos Receita Antecipada de Seguros PATRIMÔNIO LÍQUIDO Patrimônio Social Reservas

TOTAL DO PASSIVO

24

Relatório Anual 2010


DESCRIÇÃO

NOTAS

2010

2009

Contraprestações Efetivas de Operações de Assist. à Saúde

88.425

76.008

Contraprestações Emitidas Líquidas

88.425

76.008

Eventos Indenizáveis Líquidos

(78.224)

(74.996)

Eventos Indenizáveis

(83.147)

(78.955)

Recuperação de Eventos Indenizáveis

3.652

2.988

Outras Recuperações com Eventos Indenizáveis

1.271

971

10.201

1.012

RESULTADO DAS OPERAÇÕES C/PLANOS DE ASSIS. À SAÚDE Outras Receitas Operac. Assist. à Saúde c/ Pl de Saúde OPS

19

4.064

6.055

Outras Despesas Operac. Assist. à Saúde c/ PI de Saúde OPS

19

(3.744)

(5.576)

RESULTADO BRUTO

10.521

1.491

DESPESAS E RECEITAS OPERACIONAIS

(6.605)

(6.458)

Despesas Administrativas

(16.265)

(15.638)

21.233

19.592

(11.573)

(10.412)

(1.316)

(845)

(10.726)

(10.970)

469

1.403

RESULTADO OPERACIONAL

3.916

(4.967)

RESULTADO FINANCEIRO LÍQUIDO

1.433

1.680

Receitas Financeiras

1.962

2.033

Despesas Financeiras

(529)

(353)

RESULTADO PATRIMONIAL

245

(17)

Receitas Patrimoniais

251

54

Despesas Patrimoniais

(37)

(37)

31

(34)

5.594

(3.304)

Outras Receitas Operacionais

20

Outras Despesas Operacionais Provisão para Perdas sobre Créditos Outras

21

(-) Recuperação de Outras Despesas Operacionais

Resultado não Operacional RESULTADO LÍQUIDO

22

DRE e Demonstração das Mutações

DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO (Em Milhares de Reais)

Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido HISTÓRICO

RESERVAS PATRIMONIAIS/ ESTATUÀRIAS FUNDO SOCIAL

SALDOS EM 31/12/08 Ingressos para o Fundo de Obras Contribuições Casa do AFR Fundo Afresp Déficit do Exercício

168

SALDOS EM 31/12/09

168

Contribuições Casa do AFR Fundo Afresp Superávit do Exercício SALDOS EM 31/12/10

FUNDO DE DOAÇÕES 215

FUNDO DE FUNDO CASA OBRAS DO AFR 2.883 1.481 23 303

FUNDO AFRESP 4.151

RESULTADOS TOTAIS ACUMULADOS 37.943

(3.304)

46.841 23 303 390 (3.304)

34.639

44.253

5.594 40.233

322 309 5.594 50.478

390

215

2.906

1.784

4.541

322 309 168

215

2.906

2.106

4.850

Relatório Anual Afresp | 2009

Relatório Anual 2010

25


Demonstração do Fluxo de Caixa

DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXAS - PELO MÉTODO INDIRETO (Em Milhares de Reais) FLUXO DE CAIXA DAS ATIVIDADES OPERACIONAIS

2010

2009

Superavit/Deficit Líquido do Exercício

5.594

(3.304)

Ajustes para Reconciliar o Lucro Líquido ao Caixa

3.479

2.443

Depreciação

1.359

1.167

Amortização

188

212

1.715

1.459

217

(395)

Resultado Operacional de Caixa no Período

9.073

(861)

Redução (Aumento) dos Ativos Operacionais

(5.453)

(1.767)

1.077

(2.302)

(1.288)

(542)

Outros Créditos com Op. c/Planos de Assist. à Saúde

677

(652)

Créditos Op. de Assist. à Saúde não Relacionados c/ Plano da Saúde

79

300

Títulos e Créditos a Receber

(236)

1.452

Outros Valores e Bens

(48)

8

(5.711)

(31)

(3)

-

(Redução) Aumento dos Passivos Operacionais

(2.390)

3.469

Eventos a Liquidar de Op.de Assistência à Saúde

(1.675)

2.205

96

13

(283)

161

66

20

(665)

1.162

71

(92)

1.230

841

(2.024)

(1.242)

(262)

(466)

24

435

(2.262)

(1.273)

Reservas Patrimoniais

322

326

Reservas Estatutárias

309

390

CAIXA APLICADO EM ATIVIDADES DE FINANCIAMENTO

631

716

(401)

284

Saldo Inicial

663

379

Saldo Final

262

663

(401)

284

Provisão Para Contingência Receita Antecipada de Seguros

Aplicações Financeiras Créditos com Op. com Planos de Assist. à Saúde

Aplicações Financeiras - Títulos de Renda Fixa (Não Circulante) Valores e Bens (Não Circulante)

Débitos de Op. de Assist. a Saúde Débitos de Op. de Assit. a Saúde não Rel. c/ PI Saúde da OPS Tributos e Contribuições a Recolher Débitos Diversos Débitos Diversos (Não Circulante) CAIXA GERADO PELAS ATIVIDADES OPERACIONAIS FLUXO DE CAIXA DAS ATIVIDADES DE INVESTIMENTOS Adição do Imobilizado Intangível Baixa do Imobilizado/ Intangível Líquida CAIXA APLICADO EM ATIVIDADES DE INVESTIMENTOS FLUXO DE CAIXA DAS ATIVIDADES DE FINANCIAMENTO

AUMENTO EM CAIXA BANCOS E APLIC. FINANCEIRAS Caixa, Bancos e Aplicações Financeiras

AUMENTO EM CAIXA, BANCOS E APLIC. FINANCEIRAS

26

Relatório Anual 2010


Notas explicativas às demonstrações contábeis de 2010 (em Milhares de R$)

A AFRESP é uma Entidade sem fins lucrativos que tem por objetivo assistir aos seus associados e familiares, postular os interesses da classe, instituir e organizar assistência médica, hospitalar, social, jurídica, previdenciária e securitária para seus associados e familiares e desenvolver atividades culturais, esportivas, recreativas e sociais, bem como colaborar com a administração pública, visando ao aperfeiçoamento dos serviços de fiscalização e arrecadação de tributos e, bem assim, à obtenção de melhores condições para a sua execução. (NOTA 2) - Apresentação das Demonstrações Contábeis As Demonstrações Contábeis foram elaboradas de acordo com a Lei das Sociedades Anônimas, Pronunciamentos do CPC – Comitê de Pronunciamentos Contábeis, a legislação Fiscal e Tributária. É adotado o plano de contas instituído pela Resolução Normativa – RN nº 207, de 22 de Dezembro de 2.009, regulamentada pela Instrução Normativa nº 36 de Dezembro de 2.009 da ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar, e estão sendo divulgadas de forma comparativa às do exercício anterior. Para fins de comparabilidade as Demonstrações Contábeis relativas ao exercício de 2009 foram reclassificadas, a fim de atender as modificações no plano de contas padrão da ANS. Em 2009 e 2010 o CPC – Comitê de Pronunciamentos Contábeis emitiu diversos pronunciamentos que tiveram como objetivo possibilitar o processo de convergência das práticas contábeis adotadas no Brasil com aquelas constantes nas normas internacionais de contabilidade. A adoção dessas práticas contábeis não introduziu mudanças significativas às práticas contábeis adotadas anteriormente pela Empresa e não ocasionaram efeitos no Resultado e Patrimônio Líquido. A autorização para a conclusão das Demonstrações Contábeis foi dada pela Diretoria Executiva em 18 de Fevereiro de 2011. (NOTA 3) - Principais Práticas Contábeis a)- Aplicações Financeiras – Compreendem os recursos financeiros da AFRESP, AMAFRESP, FUNDAFRESP e Casa do AFR, demonstrados pelo valor de aplicação, acrescidos dos rendimentos correspondentes apropriados até a data do Balanço, com base no regime de competência.

b)- Créditos com Op. com Planos de Assistência à Saúde – Referem-se aos créditos de mensalidades do plano de assistência à saúde na modalidade póspagos, co-participação, taxa de inscrição, glosas ressarcidas. A Provisão para Perdas foi constituída em um montante suficiente para suprir eventuais perdas na realização dos citados créditos.

Notas Explicativas

(NOTA 1) - Contexto Operacional

c)- Títulos e Créditos a Receber – Referem-se a mensalidades a receber de associados AFRESP, créditos a receber da seguradora em função do pró-labore estipulante junto aos associados e dependentes, taxa de administração. A Provisão para Perdas foi constituída em montante suficiente para suprir eventuais perdas na realização dos citados créditos. d)- Outros Valores e Bens (Almoxarifado) – Valores de materiais de uso administrativo avaliado pelo custo médio, com valores inferiores ao valor de mercado e saldos residuais referentes a despesas antecipadas de seguros. e)- Imobilizado – Está demonstrado pelo valor original de aquisição e/ou Construção. As Construções em Andamento ou em Reformas são demonstradas pelo Custo do Material acrescidos da Mão-de-Obra, com base em documentação fiscal e contábil consistente. Foi mantido o critério de calcular as Depreciações pelo método linear, considerando as taxas usuais de mercado admitidas pela legislação fiscal e são computadas nas respectivas contas de Depreciação, no Resultado do Exercício. f)- Intangível – Está demonstrado pelo custo de aquisição, sendo a amortização calculada pelo método linear, com base na vida útil estimada dos bens e são computados nas respectivas contas de Amortização, no Resultado do Exercício. g) Eventos a Liquidar de Operações de Assistência à Saúde – Refere-se aos valores nominais decorrentes de serviços médicos prestados pela rede credenciada e registrados pelo valor das contas médicas conhecidas até dezembro de 2010, de acordo com os critérios estabelecidos pela ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar. h) Passivos Contingentes – O reconhecimento, a mensuração e a divulgação dos ativos e passivos contingentes cíveis e trabalhistas foram efetuados com base na opinião dos assessores jurídicos e da administração. i) Regime de Competência – As receitas e despesas foram apropriadas de acordo com o regime de competência.

Relatório Anual Afresp | 2009

Relatório Anual 2010

27


(NOTA 4) – Aplicações Financeiras

(NOTA 7) – Títulos e Créditos a Receber

A composição dos valores das aplicações livres e vinculadas está discriminada conforme quadro a seguir. São aplicações financeiras em CDB e Fundos de Investimentos, em bancos de primeira linha, conforme indicado no Relatório da Administração (Financeiro).

Sua composição é a seguinte:

Notas Explicativas

Circulante – com vencimentos inferiores há 365 dias DESCRIÇÃO

2010

2009

Aplicações AFRESP

13.421

14.709

Fundo de Reserva AFRESP

4.850

4.541

Fundo de Reserva AMAFRESP

3.684

4.224

800

742

2.356

2.034

Fundo de Solidariedade Aplicações CASA DO AFR Aplicações FUNDAFRESP TOTAL

1.453

1.391

26.564

27.641

DESCRIÇÃO Alugueis a Receber

20

4

Adiantamentos Diversos

121

143

Mensalidades AFRESP

500

480

Mensalidades FUNDAFRESP

98

97

1.837

1.743

3

4

Créditos com Seguradora

465

452

Taxa de Administração AMAFRESP

691

599

Fundo de Reserva - Condomínio ABC Tower

34

0

Mensalidades - Seguro de Vida Anúncios

Provisão Para Perdas TOTAL

2010

2009

Almoxarifado

203

157

2

0

2009

Aplicações AFRESP

5.742

32

Cheques Pré-Datados

8

7

Despesas Antecipadas

5.750

39

(NOTA 5) – Créditos Operações c/ Planos de Assistência a Saúde Está demonstrado da seguinte forma: DESCRIÇÃO

2010

2009

Faturas e Mensalidades a Receber

8.216

6.881

(-) Provisão para Perdas

(206)

(159)

TOTAL

8.010

6.722

(NOTA 6) – Outros Créditos de Operações com Planos de Assistência à Saúde

TOTAL

11

11

216

168

(NOTA 9) – Outros Investimentos O montante de R$ 2.661 (R$ 2.698 em 2009) referese aos valores de imóveis próprios locados a terceiros, classificados em conformidade às normas contidas na Resolução nº 207/2009, da ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar. (NOTA 10) Imobilizado Está Composto por: TAXA %

2010

2009

Terrenos

DESCRIÇÃO

-

5.018

4.703

Edificações

4

15.292

14.949

Obras Preliminares e Complementares

-

320

320

20.630

19.972

-

332

456

2010

2009

Participação dos Beneficiários

401

225

(-) Provisão Para Perdas

(84)

(92)

Subtotal

317

133

Taxa de Inscrição

84

38

Subtotal Imóveis de Uso Próprios não Hospitalar

Glosas Ressarcidas Líquidas

697

850

Imobilizações em Curso

0

754

Instalações

10

219

225

10

309

254

Taxa de Administração Subtotal

781

1.642

Máquinas e Equipamentos

TOTAL

1.098

1.775

Equipamentos de Informática

20

180

216

Móveis e Utensílios

10

592

586

Veículos

20

303

177

1.935

1.914

93

93

22.658

21.979

Subtotal Bens Móveis Não Hospitalares Outras Imobilizações TOTAL

28

(37) 3.485

DESCRIÇÃO

2010

DESCRIÇÃO

(48) 3.721

(NOTA 8) – Outros Valores e Bens

DESCRIÇÃO

TOTAL

2009

Sua composição é a seguinte:

Não Circulante – com vencimentos superiores há 365 dias

Aplicações FUNDAFRESP

2010

Relatório Anual 2010

-


- Com base no CPC 01 - Redução ao Valor Recuperável de Ativos, a Administração revisa anualmente o valor contábil de seus ativos imóveis para fins de determinar a necessidade de provisão em caso de não recuperabilidade. Para este ano, os bens patrimoniais permanecem com o valor contábil adequado. (NOTA 11) – Intangível Está representado por: DESCRIÇÃO

TAXA %

2010

2009

Desenvolvimento de Softwares

0

323

298

Licenças de Uso

20

874

826

1.197

1.124

TOTAL

a) INSS sobre Cooperativas Por medida de precaução e em atendimento às práticas contábeis adotadas no Brasil, foi provisionado os valores de INSS incidentes sobre as faturas de prestação de serviços de cooperativas, cujo saldo contábil atualizado em 31.12.10 é de R$ 8.361 (R$ 7.273, em 31.12.2009). b) Trabalhistas e Cíveis Há processos cíveis e trabalhistas, cujos valores mensuráveis pela Assessoria Jurídica perfazem o montante de R$ 1.179 (R$ 552, em 2009). A provisão para contingências foi constituída para ações com probabilidade de perdas definidas como Possível ou Provável, conforme critérios estabelecidos pela Resolução nº 1.066/2005 do Conselho Federal de Contabilidade – CFC.

(NOTA 12) – Débitos Diversos

c) COFINS

Está representado por:

A Diretoria Executiva da AFRESP, com base em diversas consultas e estudos de pareceres elaborados por advogados tributaristas, decidiu pelo não provisionamento da COFINS Sobre as Receitas de Intermediação de Seguros, por entender que a Seguradora já efetua o recolhimento pelo total do prêmio. O montante acumulado até 31/12/2010 é de aproximadamente R$ 7.368 (R$ 6.289, em 31/12/2009).

DESCRIÇÃO

2010

2009

Obrigações Trabalhistas

1.008

809

Fornecedores Seguro de Vida Outros débitos a pagar TOTAL

470

640

1.758

1.706

33

779

3.269

3.934

(NOTA 13) – Recursos Próprios Mínimos Por ser uma operadora de planos de saúde enquadrada na modalidade pós-pagamento, de acordo com a Resolução Normativa nº 209/2009, a Associação está sujeita à apuração do Patrimônio Mínimo Ajustado e da constituição da Margem de Solvência, cujos cálculos não resultaram em provisão a constituir nesse exercício.

Notas Explicativas

- Imobilizações em Curso: Referem-se à obras em andamento nos Centros de Convivência de: Caçapava, Campinas, Franca, Guarulhos, Jundiaí e Sorocaba.

Por medida de precaução, foi efetuada uma consulta oficial junto à Secretaria da Receita Federal e estamos aguardando um posicionamento. (NOTA 16) – Débitos Diversos (Não Circulante) DESCRIÇÃO

2010

2009

FUNDAFRESP

1.562

1.491

10

10

1.572

1.501

Casa do AFR TOTAL

(NOTA 14) – Coberturas de Seguros Para atender medidas preventivas adotadas permanentemente, a Associação adota a política de contratar cobertura de seguros. Em 31 de Dezembro de 2010, os ativos da Associação apresentavam-se segurados por valores suficientes para a cobertura de eventuais sinistros.

(NOTA 17) – Resultados Diferidos Referem-se aos valores das Receitas Antecipadas de Seguros com prazo de apropriação até março de 2012, em atendimento ao Plano de Contas Padrão da ANS, conforme Instrução Normativa nº 36/2009. (NOTA 18) – Patrimônio Líquido

(NOTA 15) – Provisão para Contingências Está composto por: DESCRIÇÃO

2010

2009

Previdenciárias (a)

8.361

7.273

Trabalhistas e Cíveis (b)

1.179

552

TOTAIS

9.540

7.825

O Patrimônio Líquido é apresentado em valores atualizados e compreende o Patrimônio Social inicial, Reservas Estatutárias e Patrimoniais e acrescido dos valores dos Superávits e diminuído dos Déficits ocorridos.

Relatório Anual Afresp | 2009

Relatório Anual 2010

29


(NOTA 19) – Outras Receitas e Despesas Operacionais de Assistência a Saúde Não Relacionadas com Plano de Saúde da Operadora

(NOTA 21) – Outras Despesas Operacionais – Outras Referem-se às seguintes despesas:

Notas Explicativas

Compreende as receitas e despesas com Serviços de Reciprocidade (Convênio formado com as entidades do Fisco de outros Estados para atendimento médico-hospitalar). DESCRIÇÃO

2010

2009

Receitas com Serviços - Reciprocidade

4.064

6.055

(3.744)

(5.576)

320

479

Atendimentos Prestados por Reciprocidade Resultado

2010

2009

Contribuições Associativas

5.593

5.522

Administração AMAFRESP

7.271

6.421

Administração de Seguros

7.492

7.027

Outras Departamentais

217

167

Receitas Diversas

408

306

Taxa de Inscrição Total

252

149

21.233

19.592

2010

2009

Provisão Encargos Sociais

1.390

1.671

Taxa de Administração – Amafresp

7.271

6.421

Taxa de Administração – Amafresp (a) Despesas Associativas – Afresp TOTAL

0

754

2.065

2.124

10.726

10.970

(a) Saldo da redução do percentual da percentual da Taxa de Administração de 9% para 8,5%, ocorrida em 2009, com data retroativa a 2008, conforme Ata do Conselho Deliberativo.

(NOTA 20) – Outras Receitas Operacionais Referem-se às seguintes Receita: DESCRIÇÃO

DESCRIÇÃO

(NOTA 22) – Demonstração do Resultado Para fins de comparabilidade, abaixo demonstramos o Resultado do Exercício das atividades da AFRESP e da AMAFRESP.

DESCRIÇÃO

AMAFRESP

AFRESP

TOTAIS

2010

2009

2010

2009

2010

2009

Receitas Operacionais

93.138

82.894

22.797

20.847

115.935

103.741

Despesas Operacionais

(90.950)

(88.932)

(19.391)

(18.113)

(110.341)

(107.045)

Resultado do Exercício

2.188

(6.038)

3.406

2.734

5.594

(3.304)

AFRESP - ASSOCIAÇÃO DOS AGENTES FISCAIS DE RENDAS DO ESTADO DE SÃO PAULO

LUIZ CARLOS TOLOI JUNIOR Presidente

OMAR ROLDÃO DE MOURA 1º Tesoureiro

RAQUEL GONÇALEZ DE ALMEIDA Contadora CRC 1SP 179645/O-8

30

Relatório Anual 2010


2010

2009

ATIVO

72.205.984,63

66.438.949,78

CIRCULANTE

39.936.945,90

40.598.663,82

Disponível

261.759,91

662.709,09

Caixa

14.800,00

14.800,00

Sede

5.000,00

5.000,00

Araçatuba

500,00

500,00

Araraquara

500,00

500,00

Bauru

500,00

500,00

Campinas

500,00

500,00

Franca

500,00

500,00

Guarulhos

500,00

500,00

Guarulhos - Centro de Convivência

500,00

500,00

Jundiaí

500,00

500,00

Marília

500,00

500,00

Osasco

500,00

500,00

Piracicaba

500,00

500,00

Presidente Prudente

500,00

500,00

Ribeirão Preto

500,00

500,00

Santo André

500,00

500,00

Santos

500,00

500,00

São José do Rio Preto

800,00

800,00

São José dos Campos

500,00

500,00

Sorocaba

500,00

500,00

Taubaté

500,00

500,00

Bancos Conta Depósitos

246.959,91

647.909,09

Sede

149.465,50

584.029,34

(3.236,91)

562.323,26

3.469,03

368,57

Santander Itaim - 1833/6 (Seguro de Auto)

4.910,08

6.460,98

Santander Itaim - 02433/1 (Fundafresp)

4.208,23

56,2

Banco do Brasil Ag. 6811 0103/1 - Afresp

53.885,86

342,34

Banco do Brasil Ag. Empresarial 0103/1 - Afresp

11.186,84

0,00

986,50

1.000,00

Santander Itaim - 1074/7 (Afresp) Santander Central - 13848/9 (Afresp)

Banco Itaú S/A - 73941/6 Banco Itaú S/A - 73796/4 (Casa do AFR)

32,96

37,00

(28.319,17)

10.200,06

Banco do Brasil Ag. 6811X 01002 - Amafresp

79.927,35

3.240,93

Banco de Brasil Ag. Empresarial 01002 - Amafresp

22.342,67

0,00

Santander Itaim - 01674/3 (Amafresp)

Banco Caixa Econômica Federal 530-0 Regionais ABCD/ São Bernardo do Campo

72,00

0,00

97.494,41

63.879,75

6.761,56

3.401,58

Araçatuba

900,58

1.695,71

Araraquara

1.871,62

4.267,11

Araraquara - Recursos Próprios

2.374,52

5.085,88

Bauru

2.272,08

1.470,54

Campinas

8.656,65

1.918,67

Franca

1.156,66

735,98

Guarulhos

20.342,38

3.457,95

Jundiaí

4.189,12

321,74

Marília

1.164,21

5.062,35

Osasco

8.666,38

3.765,20

Balanço Patrimonial

BALANÇO PATRIMONIAL EM 31 DE DEZEMBRO DE 2010 e 2009

Relatório Anual Afresp | 2009

Relatório Anual 2010

31


BALANÇO PATRIMONIAL EM 31 DE DEZEMBRO DE 2010 e 2009 2010 Osasco - Recurso Próprios Piracicaba

107,12 351,28

Presidente Prudente

2.640,88

224,34

6.023,85

-613,56

255,45

2.577,50

Santos

Balanço Patrimonial

10,00 2.032,52

Presidente Prudente - Recursos Próprios Ribeirão Preto

10.688,87

15.566,92

Santos - Recursos Próprios

1.455,89

1.296,39

São José Campos

5.357,69

4.530,44

São José Rio Preto

521,55

-510,29

São José do Rio Preto - Recursos Próprios

1.008,21

8,56

São José do Rio Preto - Recursos Próprios

407,49

2.453,71

Sorocaba

8.235,95

535,25

Taubaté

500,30

6.169,38

Aplicações

26.563.752,94

27.641.138,66

Títulos de Renda Fixa

26.563.752,94

27.641.138,66

0,00

14.774.717,41

Santander Itaim - CDB Afresp

0,00

5.346.115,69

Santander Itaim - CDB Fundafresp

0,00

1.146.874,21

Santander Itaim - CDB Fdo de Reserva Afresp

0,00

4.540.746,67

Santander Itaim - CDB Fdo de Reserva Amafresp

0,00

3.740.980,84

Cotas de Fundos de Investimento

26.563.752,94

12.866.421,25

Sede

26.396.672,32

12.675.585,78

Depósitos Bancários a Prazo - CDB/ RDB

Santander Itaim - Afresp

2.541.717,95

88.948,10

Santander Itaim - Fundafresp

1.453.771,30

243.681,59

Santander Itaim - Afresp Fundo de Reserva da Afresp

4.849.852,38

0

Santander Itaim - Amafresp

3.683.828,62

482.746,18

Banco do Brasil - Afresp

10.447.451,25

8.242.095,62

Banco do Brasil - Amafresp - Fundo de Solidariedade Banco Itaú S /A - Casa do AFR Banco Itaú S /A - Afresp Regionais

799.929,61

742.087,33

2.355.551,69

2.034.202,03

264.569,52

841.824,93

167.080,62

190.835,47

Araraquara - Recursos próprios

6.225,06

1.323,57

Guarulhos

17.215,98

83.062,95

Marília

13.529,48

13.011,52

Osasco

0,00

2.557,93

Osasco - Recursos Próprios

114.345,96

87.653,00

Pres.Prudente - Recursos Próprios

1.146,13

1.101,42

Ribeirão Preto

2.318,26

0,00

São José dos Campos

11.020,02

0,00

São José do Rio Preto

0,00

237,04

São José do Rio Preto - Recursos Próprios Créditos de Oper. C/ Plano de Assist. à Saúde Contraprestação Pecuniária/ a Receber de Assistência Médico- Hospitalar Cobertura Assistencial com Preço Pós - estabelecido Faturas a Receber

1.279,73

1.888,04

9.107.882.36

8.497.068,05

8.009.676,02

6.721.669,63

8.009.676,02

6.721.669,63

8.215.790,93

6.880.835,38

Faturas a Receber

8.215.790,93

6.880.835,38

( - ) Provisão para Perdas

(206.114,91)

(159.165,75)

(206.114,91)

(159.165,75)

( - ) Convenios a Receber Participação dos Beneficiários em Eventos Indenizados Participação dos Beneficiários em Eventos Indenizados de Assist. Médico - Hospitalar

32

2009

Relatório Anual 2010

316.641,95

133.745,30

400.859,68

225.737,89


BALANÇO PATRIMONIAL EM 31 DE DEZEMBRO DE 2010 e 2009 ( - ) Provisão Para Perdas

2009

(84.217,73)

(91.992,59)

781.564,39

1.641.653,12

2.807.965,69

3.087.054,84

84.771,82

38.210,00

2.723.193,87

2.294.840,14

0,00

754.004,70

(-)Provisão para Perdas

(2.026.401,30)

(1.445.401,72)

(-) Provisão para Perdas

Outros Créditos de Operações com Planos de Assistência à Saúde Outros Créditos de Operações de Assistência Médico - Hospitalar Taxa de Inscrição Amafresp Glosas Ressarcidas Taxa de Adm. Amafresp

(2.026.401,30)

(1.445.401,72)

Créditos de Operações de Assist. à Saúde não Relacionados com planos da Saúde

65.504,09

144,663,99

Contas a Receber

65.504,09

144.663,99

Convênio - Reciprocidade

65.504,09

144.663,99

3.721.655,56

3.485.389,49

19.818,19

4.480,00

Títulos e Créditos a Receber Aluguéis a Receber Locação de Imóv. Dest. à Renda

19.818,19

4.480,00

121.519,10

143.121,34

99.887,58

79.415,00

569,24

319,15

Férias

99.318,34

79.095,85

Adiantamentos Diversos

20.834,18

61.620,93

0,00

6,00

Adiantamentos Adiantamentos a Funcionários Salários

Adiantamentos para Viagem

20.834,18

61.614,93

Outros Adiantamentos

Adiantamentos para Formecedores

797,34

2.085,41

Outros Adiantamentos

797,34

920,01

0,00

1.165,40

Amafresp Outros Creditos a Receber

3.628.314,94

3.374.703,63

Mensalidades Afresp

499.995,57

480.281,28

Mensalidades - Fundafresp

98.201,75

96.387,87

0,00

26,5

1.836.961,47

1.742.400,11

Contribuição Estatutária Mensalidades Seguro de Vida Anúncios

3.392,00

4.199,40

Créditos com Seguradoras

464.491,88

451.828,39

Taxa de Adm. Amafresp

690.480,17

599.206,61

956,26

373,47

Cheques Devolvidos Condomínio Edifício ABC Tower - Fdo de Reserva

33.835,84

0,00

( - )Provisão Para Perdas

(47.996,67)

(36.915,48)

( - )Provisão Para Perdas

(47.996,67)

(36.915,48)

202.968,57

156.318,01

Almoxarifado

202.968,57

156.318,01

Almoxarifado

202.968,57

156.318,01

1.775,00

543,15

Valores e Bens

Cheques e Ordens a Receber

1.775,00

543,15

Despesas Antecipadas

Cheques Pré-Datados

11.647,47

10.833,38

Seguros a Apropriar

11.647,47

10.653,38

0,00

180,00

32.269.038,73

25.840.285,96

5.752.470,15

39.111,03

Aplicações

5.749.755,68

39.111,03

TITULOS DE RENDA FIXA

5.749.755,68

39.111,03

5.737.006,28

30.810,03

5.729.443,59

23.566,65

7.562,69

7.243,38

Outras Despesas ATIVO NÃO CIRCULANTE REALIZÁVEL A LONGO PRAZO

DEPÓSITOS BANCÁRIOS A PRAZO CDB/RDB Santander Itaim - CDB Afresp Santander Itaim - CDB Fundafresp

Balanço Patrimonial

2010

Relatório Anual Afresp | 2009

Relatório Anual 2010

33


BALANÇO PATRIMONIAL EM 31 DE DEZEMBRO DE 2010 e 2009

Balanço Patrimonial

2010 OUTROS TÍTULOS DE RENDA FIXA

12.749,40

8.301,00

Titulo de capitalização

15.000,00

10.000,00

(-) Provisão para Desv. de Títulos de Renda Fixa

(2.250,60)

(1.699,00)

VALORES E BENS

2.714,47

0,00

Depósitos Judiciais - Trabalhistas

2.714,47

0,00

INVESTIMENTOS

2.661.089,60

2.697.895,40

IMÓVEIS DESTINADOS A RENDA

2.661.089,60

2.697.895,40

Terreno Av. Brigadeiro Luiz Antonio 4817

2.001.622,05

2.001.622,05

920.181,27

920.181,27

Edificio ABC Tower (-) Depreciação Acumulada

(260.713,72)

(223.907,92)

22.657.621,98

21.978.981,54

TERRENOS

5.336.982,72

5.022.419,24

Sede

2.166.894,13

2.166.894,13

1.212.134,89

1.212.134,89

917.605,80

917.605,80

Jazigo nº 2033 quadra VI setor 7 contrato 935

6.192,24

6.192,24

Jazigo nº 2034 quadra VI setor 7 contrato 936

6.192,24

6.192,24

Jazigo nº 2035 quadra VI setor 7 contrato 937

6.192,24

6.192,24

Jazigo nº 2036 quadra VI setor 7 contrato 938

6.192,24

6.192,24

Jazigo nº 1787 quadra VI setor 7 contrato 5841

6.192,24

6.192,24

IMOBILIZADO

Av. Brigadeiro Luis Antônio, 4843 e 4839 Av. Brigadeiro Luis Antônio, 4823

Jazigo nº 5842 quadra VI setor 7 contrato 5842 Subsede Sala Coml. Rua Roberto Simonsen, 62

6.192,24

6.192,24

8.052,47

8.052,47

8.052,47

8.052,47

Regionais

3.162.036,12

2.847.472,64

Araçatuba

78.675,07

78.675,07

Sede Rua São Paulo, 538

42.097,88

42.097,88

C. Conv. Rodovia Marechal Rondon km 525 - 24.200 m²

36.577,19

36.577,19

114.208,52

114.208,52

65.484,73

65.484,73

Araraquara C. Conv. Alam. do Bosque - Lotes 32,34 e 36 - 15.870 m² Lote 30, Quadra E do loteamento Recreio Campestre Idanorma Bauru Sede Rua Beiruth, 1- 21 C. Conv. Quadra A - Rod. Bauru Iacanga Lote 15 Rod. Bauru Iacanga - 12.180 m²

48.723,79

48.723,79

187.936,21

50.924,93

137.011,28

0,00

8.285,53

8.285,53

42.639,40

42.639,40

129.247,11

129.247,11

Sede Rua Dr. Arnaldo de Carvalho, 21

53.850,00

53.850,00

C. Conv .Bairro Betel Município de Paulínia - 20.017,30 m²

75.397,11

75.397,11

23.703,71

23.703,71

Campinas

Franca C. Conv. Rodovia Franca Ibiraci km 5 - 10.119 m² Jundiaí

23.703,71

23.703,71

216.317,50

115.700,95

Rua Flávio Rossi, 42 - Vila Maria Luiza

100.616,55

0,00

C. Conv. Bairro Engordadouro

115.700,95

115.700,95

89.482,61

89.482,61

89.482,61

89.482,61

Marília C. Conv. Av. José P. Gervasio Lote 5 e 6 - 10.000 m² Presidente Prudente

292.093,61

215.157,96

Sede Rua Siqueira Campos, 106 - lote 00 quadra 07

76.935,65

0,00

C. Conv. Município de Álvares Machado

174.350,96

174.350,96

Fazenda Pirapó - Sto. Anastácio 48.400 m²

25.894,00

25.894,00

Terreno c/ 26.500 m²

14.913,00

14.913,00

Ribeirão Preto Sede Edif. Santa Lídia - R. Américo Brasiliense 10ºandar salas 1008, 1009 e 1010

34

2009

Relatório Anual 2010

68.581,47

68.581,47

22.027,38

22.027,38


BALANÇO PATRIMONIAL EM 31 DE DEZEMBRO DE 2010 e 2009 C. Conv. Rua E, 15 Recreio Internacional - 5.000 m² Santos Sede Av. Conselheiro Nébias, 576 ABCD/ S.B. Campo Sede Rua Doutor Dupre, 50 São José Rio Preto Sede Av. Francisco das Chagas Oliveira, 245

2009

46.554,09

46.554,09

214.607,37

214.607,37

214.607,37

214.607,37

158.631,16

158.631,16

158.631,16

158.631,16

79.236,74

79.236,74

45.142,40

45.142,40

C. Conv. Morada Campestre - 5.250 m²

3.861,99

3.861,99

C. Conv. Morada Campestre - Lote 5 Quadra H

30.232,35

30.232,35

88.782,53

88.782,53

88.782,53

88.782,53

78.593,00

78.593,00

78.593,00

78.593,00

Sorocaba C. Conv. Recanto da Serrinha - 14.917,35 m² Taubaté Sede Rua José Dias de Carvalho, terreno 07 quadra H Caçapava

64.367,17

64.367,17

C. Conv. Sítio Morro Verde - Caçapava - 20.296 m²

53.945,90

53.945,90

Bairro Dois Córregos - 10.000 m²

10.421,27

10.421,27

958.043,77

958.043,77

958.043,77

958.043,77

0,01

0,01

0,01

0,01

319.528,56

319.528,56

Guarulhos C. Conv. Via Marginal da Rodovia Ayrton Senna Osasco C. Conv. Rua Manoel da Nóbrega S/N - Jd. Adalgiza

Balanço Patrimonial

2010

Permissão de uso conforme decreto 8231 de 18/10/1995 - Prefeitura de Osasco Obras Preliminares e Complementares

319.528,56

319.528,56

Edificações

C. Conv. Via Marginal da Rodovia Ayrton Senna

15.292.373,30

14.949.572,88

Sede

9.844.227,48

9.844.227,48

147.015,08

147.015,08

15.523.612,02

14.213.702,86

ABCD/ S.B. Campo

309.313,77

309.313,77

Araçatuba

724.536,58

665.642,21

Araraquara

733.946,52

638.683,81

Bauru

589.531,76

589.531,76

1.308.829,33

1.207.764,14

265.558,57

202.885,23

2.508.644,67

2.508.644,67

793.641,93

573.912,03

Edifício Afresp

Subsede Rua Roberto Simonsen, 62 sala 21 Regionais

Campinas Franca Guarulhos Jundiaí Marília

959.739,22

914.307,63

Osasco

2.273.687,97

2.152.931,33

Pres. Prudente

998.448,78

950.112,19

Ribeirão Preto

432.787,17

425.487,17

Santos

429.154,69

429.154,69

São José do Rio Preto

839.722,66

816.055,16

Sorocaba

507.813,13

507.813,13

Taubaté Vale do Paraíba ( - ) Depreciação Acumulada - Edificações Instalações Sede

526.791,33

0,00

1.321.463,94

1.321.463,94

(10.222.481,28)

(9.255.372,54)

219.157,35

225.468,21

1.481.710,11

1.478.667,41

Subsede

17.981,11

17.981,11

Regionais

262.356,15

235.158,75

ABCD/ S.B. Campo

13.288,20

13.288,20

Araçatuba - Centro de Convivência.

2.374,00

2.374,00

Relatório Anual Afresp | 2009

Relatório Anual 2010

35


Balanço Patrimonial

BALANÇO PATRIMONIAL EM 31 DE DEZEMBRO DE 2010 e 2009 2010

2009

Araçatuba - Sede

4.080,20

3.640,50

Araraquara - Centro de Convivência

1.570,00

1.570,00

Araraquara - Sede

2.175,50

2.175,50

Bauru - Centro de Convivência

8.564,20

8.564,20

Bauru - Sede

3.109,00

3.109,00

Campinas - Sede

1.930,00

870,00

Campinas - Centro de Convivência

17.748,27

16.348,27

Franca - - Centro de Convivência

13.615,00

0,00

Guarulhos - Sede

1.096,00

1.096,00

Guarulhos - Centro de Convivência.

2.903,90

2.903,90

Jundiaí - Centro de Convivência

17.334,80

13.936,80

Jundiaí - Sede.

727,00

927,00

Marília - Centro de Convivência

3.450,13

3.450,13

Marília - Sede

2.809,00

2.809,00

Osasco - Sede

700,00

700,00

21.828,70

21.828,70

Osasco - Centro de Convivência Piracicaba - Sede

2.634,40

2.634,40

Pres. Prudente - Centro de Convivência

19.657,00

19.657,00

Ribeirão Preto - Centro de Convivência

3.794,02

3.794,02

Ribeirão Preto - Sede

1.646,00

1.646,00

S. J. Campos - Sede

4.115,00

4.115,00

S. J. Rio Preto - Sede

7.030,02

7.030,02

S. J. Rio Preto - Centro de Convivência

25.258,11

25.258,11

Santos - Praia

9.805,00

9.805,00

Santos - Sede

51.100,30

47.855,60

297,00

297,00

3.200,00

0,00

Sorocaba - Centro de Convivência Taubaté - Sede Vale do Paraíba

14.515,40

13.475,40

(1.542.890,02)

(1.506.339,06)

Máquinas e Equipamentos

309.399,62

253.556,22

Sede

408.609,42

408.606,42

( - ) Depreciação Acumulada - Instalações

Subsede

262,50

262,50

Regionais

438.863,64

341.189,54

ABCD/ S. B. Campo

18.961,77

18.761,87

Araçatuba

35.166,71

35.166,71

Araraquara

15.244,85

14.777,90

Bauru

26.664,28

26.097,28

Campinas

29.971,00

26.409,00

Franca

7.610,68

7.610,68

Guarulhos

43.170,80

42.907,80

Jundiaí

9.335,44

3.485,44

Marília

18.526,50

18.526,50

Osasco

30.558,22

30.558,22

Piracicaba

1.738,21

1.738,21

Presidente Prudente

30.979,89

21.129,89

Ribeirão Preto

19.563,70

14.952,70

Santos

31.889,60

31.320,60

363,50

363,50

São J. Rio Preto

61.756,90

15.020,90

Sorocaba

22.521,76

20.292,96

Taubaté

13.346,05

330,50

S. J. Campos - Sede

36

Relatório Anual 2010


BALANÇO PATRIMONIAL EM 31 DE DEZEMBRO DE 2010 e 2009 Vale do Paraíba

2009

21.493,78

11.738,88

( - ) Depreciação Acumulada - Máquinas e Equipamentos

(538.335,94)

(496.502,24)

Informática

179.926,52

215.986,37

Equipamentos de Processamentos Eletrônico de Dados Sede

179.926,52

215.986,37

1.249.469,64

1.256.212,14

Subsede Centro

10.758,89

11.208,89

Regionais

249.893,06

238.713,25

ABCD/ S.B. Campo

13.440,63

10.679,37

Araçatuba

11.804,16

11.804,16

Araraquara

11.784,03

14.952,24

Bauru

13.158,77

11.054,35

Campinas

19.327,36

17.222,94

Franca

13.591,01

13.591,01

Guarulhos

16.803,28

18.175,28

Jundiaí

12.749,47

10.645,04

Marília

11.392,89

14.709,30

Osasco

12.442,90

10.193,45

Piracicaba

14.045,63

11.941,19

Presidente Prudente

10.217,23

10.833,23

Ribeirão Preto

17.572,90

17.572,90

Santos

12.933,97

12.966,17

São J. dos Campos

13.023,64

13.023,64

São J. Rio Preto

21.760,36

18.053,85

Sorocaba

12.637,91

9.788,21

Taubaté

11.206,92

11.506,92

(1.330.195,07)

(1.290.147,91)

555.697,82

544.946,30

( - ) Depreciação Acumulada - Informática Móveis e Utensílios

1.282.234,75

1.269.144,42

Subsede

Sede

47.460,81

47.460,81

Regionais

807.170,75

735.978,71

ABCD/ S. B. Campo

54.019,67

54.587,85

Araçatuba

57.002,29

52.777,29

Araraquara

45.926,46

44.062,77

Bauru

34.659,21

25.741,21

Campinas

34.766,32

28.666,32

Franca

24.450,20

24.450,20

Grarulhos

68.161,20

64.521,40

Jundiaí

55.318,90

53.462,25

Marília

40.690,83

40.690,83

Osasco

42.228,86

42.413,14

Piracicaba

21.993,02

19.993,02

Presidente Prudente

59.873,72

55.844,72

Ribeirão Preto

57.640,74

53.977,74

Santos

63.601,87

60,661,37

São J. dos Campos

15.042,94

13.072,94

São J. Rio Preto

39.068,67

39.068,67

Sorocaba

36.936,19

34.338,19

Taubaté

37.539,15

9.398,29

Vale do Paraíba

18.250,51

18.250,51

(1.581.168,49)

(1.507.637,64)

( - ) Depreciação Acumulada - Móveis e Utensílios

Balanço Patrimonial

2010

Relatório Anual Afresp | 2009

Relatório Anual 2010

37


BALANÇO PATRIMONIAL EM 31 DE DEZEMBRO DE 2010 e 2009 2010

2009

Equipamentos de Telefonia

18.592,76

23.830,10

Sede

62.531,73

63.381,73

975,00

975,00

4.481,75

4.481,75

1.910,75

1.910,75

Subsede Centro Regionais Campinas

Balanço Patrimonial

Marília São J. Rio Preto Santos ( - ) Depreciação Acumulada - Equipamentos de Telefonia

580,00 1.250,00

741,00

741,00

(49.395,72)

(45.008,38)

Refeitório

11.395,83

10.509,41

Sede

112.824,13

112.824,13

Regionais

14.340,80

11.670,80

Araçatuba

311,80

311,80

Guarulhos - Centro de Convivência

9.000,00

9.000,00

Osasco

1.209,00

1.209,00

São J. Rio Preto

3.820,00

1.150,00

( - ) Depreciação Acumulada - Refeitório

(115.769,10)

(113.985,52)

Telefonia Skype

5.898,22

7.066,35

Sede

6.482,94

6.199,94

Subsede

281,45

281,45

Regionais

3.152,73

3.152,73

ABCD/ S. B. Campo

257,50

257,50

Araçatuba

67,50

67,50

Araraquara

257,50

257,50

Bauru

67,50

67,50

Campinas

423,81

423,81

Franca

162,50

162,50

Guarulhos

257,50

257,50

Jundiaí

257,50

257,50

Marília

67,50

67,50

Osasco

81,30

81,30

Piracicaba

67,50

67,50

Presidente Prudente

162,50

162,50

Ribeirão Preto

67,50

67,50

S. J. Campos

233,81

233,81

S. J. Rio Preto

257,50

257,50

Santos

257,50

257,50

Sorocaba

67,50

67,50

Taubaté ( - ) Depreciação Acumulada - Telefonia Skype

138,81

138,81

(4.018,90)

(2.567,77)

Veículos

303.398,32

176.627,09

Sede

565.307,97

427.015,80

9.700,00

9.700,00

9.700,00

9.700,00

Regionais Sorocaba ( - ) Depreciação Acumulada - Veículos

(271.609,65)

(260.088,71)

Obras em andamento

331.546,65

455.746,50

Regionais

331.546,65

455.746,50

Campinas - Centro de Conv.

9.624,37

0,00

Franca - Centro de Conv.

3.554,35

57.930,41

Guarulhos - Centro de Conv.

136.125,35

0,00

Jundiaí - Sede

76.601,47

0,00

0,00

42.431,59

Marília

38

580,00 1.250,00

Relatório Anual 2010


Osasco - Centro de Convivência Sorocaba - Centro de Convivência Taubaté Vale do Paraíba - Centro de Convivência

2010

2009

0,00

4.000,00

94.316,68

38.458,58

0,00

301.601,49

11.324,43

11.324,43

Outras Imobilizações

93.252,87

93.252,87

Linhas Telefônicas

93.252,87

93.252,87

Sede

39.184,24

39.184,24

Subsede Centro

2.200,00

2.200,00

Regionais

51.868,63

51.868,63

ABCD/ S. B. Campo

2.917,63

2.917,63

Araçatuba

3.600,00

3.600,00

Araraquara

2.500,00

2.500,00

Bauru

1.586,00

1.586,00

Campinas

4.300,00

4.300,00

Franca

1.450,00

1.450,00

Guarulhos

3.500,00

3.500,00

Marília

2.400,00

2.400,00

Osasco

3.975,00

3.975,00

Piracicaba

2.450,00

2.450,00

Pres. Prudente

1.300,00

1.300,00

Ribeirão Preto

3.450,00

3.450,00

S. J. dos Campos

1.900,00

1.900,00

S. J. Rio Preto

5.200,00

5.200,00

Santos

3.600,00

3.600,00

Sorocaba

5.940,00

5.940,00

Taubaté

1.800,00

1.800,00

INTANGÍVEL

1.197.857,00

1.124.297,99

Sistemas Aplicativos - Softwares

1.197.857,00

1.124.297,99

Sede

1.997.903,24

2.114.023,61

Subsede

5.523,53

5.523,53

Regionais

64.195,59

64.816,07

ABCD/ S. B. Campo

2.367,58

1.523,47

Araçatuba

2.884,52

2.040,41

Araraquara

3.533,04

3.014,42

Bauru

4.903,47

4.903,47

Campinas

5.749,84

4.905,73

Franca

1.815,41

1.815,41

Guarulhos

3.428,97

3.855,97

Jundiaí

4.349,46

3.505,35

Marília

998,51

1.692,42

Osasco

3.333,18

2.489,07

Piracicaba

6.279,06

5.434,95

Pres. Prudente

4.783,49

4.783,49

Ribeirão Preto

4.379,29

7.431,33

S. J. dos Campos

3.776,00

6.245,46

S. J. Rio Preto

3.677,23

3.142,69

Santos

1.369,48

2.309,48

Sorocaba

4.237,58

3.393,47

Taubaté

2.329,48

2.329,48

( - ) Amortização Acumulada

(1.192.883,60)

(1.358.641,48)

Desenvolvimento de Software

323.118,24

298.576,26

Software - Amafresp

323.118,24

298.576,26

Balanço Patrimonial

BALANÇO PATRIMONIAL EM 31 DE DEZEMBRO DE 2010 e 2009

Relatório Anual Afresp | 2009

Relatório Anual 2010

39


BALANÇO PATRIMONIAL EM 31 DE DEZEMBRO DE 2010 e 2009 2010

2009

PASSIVO

72.205.984,63

66.438.949,78

CIRCULANTE

10.103.253,31

12.564.101,25

Eventos a Liquidar c/Op. de Assist.à Saúde

5.411.042,20

7.086.265,15

5.352.212,60

7.076.043,18

Reembolso Associados

48.607,63

0,00

Reembolso ao SUS

10.221,97

10.221,97

Balanço Patrimonial

Rede Contratada

Débitos de Op.de Assistência à Saúde

764.468,50

668.287,39

Outros Débitos Operacionais de Assistência Médico - Hospitalar

72.729,40

69.025,26

Convênio Odontológico

72.729,40

69.025,26

691.739,10

599.262,13

1.258,93

55,52

Outros Débitos Devoluções Co - Participação Taxa de Adm. Amafresp

690.480,17

599.206,61

175.431,52

458.922,54

Atendimentos Prestados por Reciprocidade

175.431,52

458.922,54

Débitos Com Op. de Assist. à Saúde não Relacionados com PL. de Saúde da OP. Tributos e Encargos Sociais a Recolher

483.477,52

417.251,03

Tributos e Contribuições

61.024,94

50.893,97

FGTS - a Recolher

52.783,66

43.950,09

PIS - FOLHA DE PAGAMENTO

8.241,28

6.943,88

Retenções de Impostos e Contribuições

422.452,58

366.357,06

Imposto de Renda Retido na Fonte

125.995,76

111.877,25

Imposto de Renda Retido na Fonte - de Funcionários

66.344,14

44.568,94

Imposto de Renda Retido na Fonte - de Terceiros - Afresp

2.216,50

2.472,21

Imposto de Renda Retido na Fonte - de Terceiros - Amafresp

57.435,12

64.836,10

Imposto Sobre Serviços Retido na Fonte

6.124,30

11.378,21

Imposto Sobre Serviços - Afresp

4.725,08

3.187,19

Imposto Sobre Serviços - Amafresp

1.399,22

8.191,02

806,69

10,49

Contribuição Social Sobre Lucro Líquido - CSLL - Amafresp

806,69

10,49

PIS

524,34

6,82

Contribuição Social Sobre Lucro Líquido CSLL

PIS - Amafresp

524,34

6,82

Contribuições Previdencíarias Retidas de Terceiros

253.180,36

229.372,92

INSS a Recolher - Folha

159.839,68

130.215,76

5.668,07

8.379,62

INSS a Recolher - Mão - de - obra INSS a Recolher - Amafresp

87.672,61

90.777,54

Outras Retenções

35.821,13

13.711,37

631,37

899,21

CSLL/ COFINS E PIS a Recolher - Afresp CSLL/ COFINS E PIS a Recolher - Amafresp

35.189,76

12.812,16

Débitos Diversos

3.268.833,57

3.933.375,14

Obrigações com Pessoal

1.007.670,89

808.964,99

213.011,75

167.818,36

Salários a Pagar Honorários a Pagar

2.812,68

3.483,36

Férias a Pagar

585.390,31

473.292,40

Encargos Sobre Férias a Pagar

205.881,99

163.285,93

50,20

106,83

Contribuição Sindical Contribuição Assistencial Pensão a Pagar Fornecedores

40

0,00

393,19

523,96

584,92

2.227.602,30

3.099.547,99

Fornecedores Bens/ Serviços

469.069,62

639.265,09

Sede

364.439,92

595.488,30

Relatório Anual 2010


2010

2009

104.629,70

43.776,79

36,52

282,67

Araçatuba

3.562,21

3.423,70

Araraquara

2.328,40

812,95

644,63

3.989,73

Campinas

6.010,75

2.529,65

Franca

1.033,29

778,39

Guarulhos

5.425,61

6.638,87

Jundiaí

7.898,46

385,46

Marília

278,71

378,78

Osasco

11.853,48

5.624,10

Regionais ABCD/ S. B. Campo

Bauru

Piracicaba

750,10

153,18

Presidente Prudente

3.662,78

4.346,11

Ribeirão Preto

1.671,12

1.577,02

São José dos Campos

2.952,68

521,57

São José do Rio Preto

2.427,77

2.011,50

Santos

2.006,11

1.572,92

Sorocaba

51.476,39

2.492,18

610,69

6.258,01

Outros

1.758.532,68

2.460.282,90

Seg. Vida - Vera Cruz

1.755.103,45

1.706.070,91

Devoluções a Efetuar

521,21

22,89

2.908,02

184,40

Taubaté

Créditos Bancários

0,00

754.004,70

Outros Débitos a Pagar

Taxa de Adm. Amafresp

33.560,38

24.862,16

Aluguéis a Pagar

19.761,97

17.908,64

6.516,88

4.776,62

Aluguéis a Pagar - Regionais

13.245,09

13.132,02

Outros Débitos a Pagar

13.798,41

6.953,52

Empréstimo Consignado

13.798,41

6.953,52

PASSIVO NÃO CIRCULANTE

11.624.645,04

9.621.532,30

EXIGIVEL A LONGO PRAZO

11.111.736,02

9.325.505,81

Provisões

9.540.229,47

7.825.114,71

Provisão Para Contigência Cível

233.972,81

196.400,81

Contingências Amafresp

213.972,81

196.400,81

Contingências Afresp

20.000,00

0,00

Provisão para Contigência Trabalhista

945.557,17

355.559,81

Contingências Trabalhistas

945.557,17

355.559,81

Provisão para Outras Contingências

8.360.699,49

7.273.154,09

Contingências Previdenciárias

8.360,699,49

7.273.154,09

Aluguéis a Pagar - Sede

Débito Diversos

1.571.506,55

1.500.391,10

Outras Exigibilidades de Longo Prazo

1.571.506,55

1.500.391,10

Fundafresp

1.561.307,47

1.490.263,85

Arrecadação

853.365,86

880.718,13

Rendimento de Aplicações

707.758,62

609.375,51

Juros Ativos - Fundafresp

182,99

170,21

Balanço Patrimonial

BALANÇO PATRIMONIAL EM 31 DE DEZEMBRO DE 2010 e 2009

Relatório Anual Afresp | 2009

Relatório Anual 2010

41


BALANÇO PATRIMONIAL EM 31 DE DEZEMBRO DE 2010 e 2009 2010

2009

Casa do AFR

10.199,08

10.127,25

Arrecadação

10.199,08

10.127,25

0,00

0,00

Resultado Diferido

512.909,02

296.026,49

Vera Cruz Seguradora Vida

512.909,02

296.026,49

Balanço Patrimonial

Construção Casa do AFR

50.478.086,28

44.253.316,23

Fundo Social

Patrimônio Social

168.251,94

168.251,94

Fundo Social

168.251,94

168.251,94

Reservas

10.076.474,08

9.446.049,25

Outras Reservas Patrimoniais

5.226.621,70

4.905.302,58

214.663,79

214.663,79

Contribuição Estatutária

Doações

2.906.373,26

2.906.399,76

Arrecadação Casa do AFR

1.196.051,94

1.028.785,98

Rendimento de Aplicações

909.532,71

755.453,05

Reservas Estatutárias

4.849.852,38

4.540.746,67

Fundo de Reserva - Afresp

2.524.312,01

2.524.312,01

Rendimento de Aplicações Financeiras

2.325.540,37

2.016.434,66

Superávits ou Déficits Acumulados

40.233.360,26

34.639.015,04

Superávits Apurados

40.824.614,92

38.090.021,16

Superávits Acumulados Afresp

38.057.179,08

35.322.585,32

2.767.435,84

2.767.435,84

Déficits Acumulados

(6.185.599,88)

(147.398,44)

Déficits Acumulados Amafresp

Superávits Acumulados Amafresp

42

(6.185.599,88)

(147.398,44)

Resultado do Exercício

5.594.345,22

(3.303.607,68)

Resultado do Exercício - Afresp

3.406.310,50

2.734.593,76

Resultado do Exercício - Amafresp

2.188.034,72

(6.038.201,44)

Relatório Anual 2010


Parecer dos Auditores Independentes Ilmos. Srs. Diretores de

Parecer dos Auditores

AFRESP - ASSOCIAÇÃO DOS AGENTES FISCAIS DE RENDAS DO ESTADO DE SÃO PAULO Examinamos as Demonstrações Contábeis da AFRESP - ASSOCIAÇÃO DOS AGENTES FISCAIS DE RENDAS DO ESTADO DE SÃO PAULO, que compreendem o Balanço Patrimonial em 31 de Dezembro de 2010 e as respectivas Demonstrações do Resultado, das Mutações do Patrimônio Líquido e dos Fluxos de Caixa para o exercício findo naquela data, assim como o resumo das principais práticas contábeis e demais notas explicativas. Responsabilidade da Administração sobre as Demonstrações Contábeis A administração da Entidade é responsável pela elaboração e adequada apresentação dessas demonstrações contábeis de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil, aplicáveis às entidades supervisionadas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), e pelos controles internos que ela determinou como necessários para permitir a elaboração de demonstrações contábeis livres de distorção relevante, independentemente se causada por fraude ou erro. Responsabilidade dos Auditores Independentes Nossa responsabilidade é a de expressar uma opinião sobre essas demonstrações contábeis com base em nossa auditoria, conduzida de acordo com as normas brasileiras e internacionais de auditoria. Essas normas requerem o cumprimento de exigências éticas pelos auditores e que a auditoria seja planejada e executada com o objetivo de obter segurança razoável de que as demonstrações contábeis estão livres de distorção relevante. Uma auditoria envolve a execução de procedimentos selecionados para obtenção de evidência a respeito dos valores e divulgações apresentados nas demonstrações contábeis. Os procedimentos selecionados dependem do julgamento do auditor, incluindo a avaliação dos riscos de distorção relevante nas demonstrações contábeis, independentemente se causada por fraude ou erro. Nessa avaliação de riscos, o auditor considera os controles internos relevantes para a elaboração e adequada apresentação das demonstrações contábeis da Entidade para planejar os procedimentos de auditoria que são apropriados nas circunstâncias, mas não para fins de expressar uma opinião sobre a eficácia desses controles internos da Entidade. Uma auditoria inclui, também, a avaliação da adequação das práticas contábeis utilizadas e a razoabilidade das estimativas contábeis feitas pela administração, bem como a avaliação da apresentação das demonstrações contábeis tomadas em conjunto. Acreditamos que a evidência de auditoria obtida é suficiente e apropriada para fundamentar nossa opinião. Opinião Em nossa opinião, as Demonstrações Contábeis referidas apresentam adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posição patrimonial e financeira da AFRESP - ASSOCIAÇÃO DOS AGENTES FISCAIS DE RENDAS DO ESTADO DE SÃO PAULO, em 31 de Dezembro de 2010, o desempenho de suas operações e os seus fluxos de caixa para o exercício findo naquela data, de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil, aplicáveis às entidades supervisionadas pela ANS.

São Paulo, 21 de Fevereiro de 2011.

CRC 2SP 002000/O-0 Member of

MILTON MIRANDA RODRIGUES Sócio - Diretor Contador – CRC 1SP112905/O-5 CPF Nº 032.231.618-99

Relatório Anual Afresp | 2009

Relatório Anual 2010

43


Parecer do Conselho Deliberativo

Parecer do Conselho

São Paulo, 21 de junho de 2011.

Ofício Conselho Deliberativo n.º 10/11 Do: Presidente do Conselho Deliberativo Ao: Sr. Luiz Carlos Toloi Junior - Presidente da Afresp Assunto: Apreciação do Balanço Anual e da prestação de contas de 2010

Senhor Presidente Informo à Vossa Senhoria, e à Diretoria Executiva, que o Conselho Deliberativo em reunião do dia 18 de junho de 2011, nos termos do artigo 31, inciso XVI, do Estatuto Social, examinando o Balanço Anual e a prestação de contas do exercício de 2010, objeto de parecer favorável da Comissão Fiscal, aprovou-os por unanimidade.

Atenciosamente,

Eduardo Gonçalves Presidente do Conselho Deliberativo - Em exercício

“Não nos chamem unicamente os trabalhos fáceis”

44

Relatório Anual 2010


Perspectivas para ano de 2011 AFRo João Álfaro Soto

Em 2011 nos empenharemos em organizar a VIII edição Nacional e III Internacional do Congresso Febrafite, que será sediado em São Paulo. A organização desse Congresso representa grande desafio para nosso Estado, tendo em vista o brilhantismo com que nossos pares deram abrigo aos congressos anteriores: Estados como Rio Grande de Norte, Minas Gerais, Amazonas, Ceará e Bahia. Considerando a necessidade do crescimento constante da Afresp, as Diretorias Financeira e Administrativa continuarão com a política de redução de custos, sem alterar a qualidade dos serviços prestados. E por meio de ações estratégicas, serão expressivas as medidas para a ampliação dos recursos desta entidade. Nossa conceituada Amafresp irá melhorar ainda mais seus serviços, intensificando as Campanhas de Saúde e de Prevenção, além de dar maior abrangência ao Atendimento Domiciliar, composto de equipes técnicas multiprofissionais que realizam visitas regulares na residência do filiado, dando apoio e orien-

tação necessária ao paciente como também à sua família.

Perspectivas para 2011

Com uma gestão voltada para excelência, a Afresp em 2010 apresentou um superávit contábil em suas contas, conforme pode-se observar de maneira transparente e objetiva nesse relatório. À vista dessa premissa temos a convicção que 2011 será um bom ano para a nossa Associação e assim, trabalharemos com tranquilidade financeira para continuar oferecendo os melhores serviços, atendimento exclusivo e diferenciado, para todos os associados.

A Diretoria de Tecnologia da Informação dará continuidade, segura e com recursos próprios, à migração dos sistemas para uma base tecnológica mais flexível e avançada, de forma gradual, oferecendo serviços com maior precisão e agilidade, além de preparar uma base de dados, para que num futuro próximo, o associado possa acessar remotamente todas as contas da entidade. Conforme previstas em orçamentos e aprovadas pelo Conselho Deliberativo, serão liberadas verbas à Diretoria de Regionais para que se continue investindo fortemente em sedes próprias e nos Centros de Convivência. Além de continuar incentivando a realização de eventos e confraternizações viabilizadas pelo subsídio mensal oferecido à cada Regional. O Fundafresp prosseguirá prestando auxílio às entidades de menores e idosos carentes de todo o Estado. As demais Diretorias darão continuidade aos trabalhos que já vem sendo realizados, além de atender novas demandas. Estas são algumas das propostas para o ano de 2011 e assim seguiremos com profissionalismo, seriedade e empenho. Em suma, faremos tudo para propiciar sempre o melhor para nossa família Afrespiana, consolidando cada vez mais a tradição, solidez e confiança de nossa entidade.

Diretoria Executiva Triênio 2009/2011

Relatório Anual Afresp | 2009

Relatório Anual 2010

45


Sedes e Regionais

Sedes e Regionais ABCD/S. B. do Campo - Pedro Rosálio da C. Pereira R. Dr. Dupré, 50 - Nova Petrópolis - S. B. do Campo CEP 09770-030 Tel. (11) 4330-3466 e 4121-8511

Piracicaba - Alberto Penno Junior R. Prudente de Moraes, nº 525 - sl. 03 - Centro CEP:13400-310 Tel: (19) 3433-1849

Araçatuba - José Carlos Almada R. São Paulo, 538 - Vila Mendonça CEP 16015-130 Tel. (18) 3623-6394 e 3623-1888

Presidente Prudente - Ailton Estácio R. Siqueira Campos, 172 - Bairro do Bosque CEP 19010-060 Tel. (18) 3221-6928 e 3221-3682

Araraquara - Anselmo Abdala Av. Espanha, 188 - 1º andar - Centro CEP 14801-130 Tel. (16) 3322-9034

Ribeirão Preto - Rose Mary T. Lino do Nascimento R. Américo Brasiliense, 405, 10º andar, sl. 1009 CEP 14015-050 Tel. (16) 3610-4936

Bauru - Carlos Inácio da Silva R. Rio Branco, 15-15 - sl. 11 - Ed.Tocantins CEP 17015-311 Tel. (14) 3227-8987 e 3226-2850

Santos - Décio Correa Villela Av. Conselheiro Nébias, 576 - Vila Mathias CEP 11045-002 Tel. (13) 3233-2115 e 3222-5757

Campinas - José Lúcio Zambrotti Gomes Campos Av. Andrade Neves, 2.412 - 6° and.- sl. 62 CEP 13070-001 Tel. (19) 3242-9571 e 3241-8811

São José do Rio Preto - Alberto Ap.de Andrade Av. Francisco das Chagas de Oliveira, 245 CEP 15091-330 Tel. (17) 3227-8133

Franca - João Batista de Matos R. Luiz Silva Diniz, 2451 - São José CEP 14403-422 Tel. (16) 3724-1057

São José dos Campos - Everaldo de Melo Brandão Av. Mario Galvão, 403 - Jardim Bela Vista CEP 12209-004 Tel. (12) 3922-0010 e 3922-4024

Guarulhos - Eugênio Evandro Fernandes R. Tapajós, 298 - Jardim Barbosa CEP 07111-340 Tel. (11) 2468-8906 e 2409-8622

Sorocaba - Vanderlei Correa Fidelis Av. Antônio Carlos Comitrê, 510, 1º and., sl. 15, CEP 18047-620 Tel. (15) 3231-7290 e 3232-7004

Jundiaí - Antonio Jair Simionato Rua Flávio Rossi, 42 - Vila Maria Luiza CEP 13209-301 Tel. (11) 4586-8637 e 4586-8636

Taubaté - Maria Leonidas Coelho Jaques Rua José Dias Carvalho, 130 - Jd. Russi CEP 12010-370 Tel. (12) 3632-6415 e 3624-2413

Marília - Airton Marcos Alves R. Paes Leme, 47 - 2° and. - sl. 21 CEP 17500-150 Tel. (14) 3413-4270 e 3433-5679

DRTC-I Gilberto Carlos de Lima DRTC-II João Ramalho DRTC-III João Alves Pereira

Osasco - Antonio Carlos de Oliveira Joaquim Condomínio Sant’Agostinho (Shopping Primitiva) R. Dona Primitiva Vianco,244, sl. 907/908 CEP 06016-000 Tel. (11) 3682-1449

Sede da Afresp Av. Brigadeiro Luís Antônio, 4843 - 5° andar CEP 01401-002 Tel. PABX 11- 3886-8800 Sub Sede Rua Roberto Simonsen, 62 - 2° andar - sl. 21 CEP 01017-020 Tel. (11) 3242-0372




Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.