Page 5

8

ATRATIVIDADE DO BRASIL COMO POLO INTERNACIONAL DE INVESTIMENTOS E NEGÓCIOS

ATRATIVIDADE DO BRASIL COMO POLO INTERNACIONAL DE INVESTIMENTOS E NEGÓCIOS

DIAGRAMA 1

Pré-requisitos e diferenciais dos principais polos mundiais

SUMário executivo

Principais lições aprendidas dos estudos de caso:

PRÉ-REQUISITOS Intensidade de comércio e estabilidade macroeconômica Infraestrutura desenvolvida

O ponto de partida do presente trabalho foi a observação, durante a preparação da primeira publicação da BRAiN, “O Brasil como um dos polos na nova rede de negócios da América Latina”, de que todos os grandes centros de negócios de referência contam com traços comuns (veja Diagrama 1). A partir desta base, uma nova etapa de trabalho da BRAiN complementou a lista preliminar e identificou os pilares indispensáveis para definir a atratividade de um polo.

Talentos, tanto internos quanto do exterior Fluência em línguas, particularmente inglês

Para atingir esse objetivo, foi realizado um trabalho de extensa pesquisa e análise de dados, assim como entrevistas e workshops com especialistas e formadores de opinião dos setores público e privado, objetivando a definição e mensuração da atratividade brasileira como polo de investimentos e negócios. Este trabalho contou com a participação e a validação de empresas, entidades de classe, economistas e técnicos de renome, assim como autarquias e representantes das esferas de governo federal, estaduais e municipais.

Alinhamento público/privado para desenvolver o polo Proatividade governamental

DIFERENCIAIS

O resultado destes esforços foi a definição de sete pilares que constituem a visão BRAiN dos pré-requisitos fundamentais para a formação e a excelência de um polo atrativo de investimentos e negócios (veja Diagrama 2): ambiente macroeconômico, ambiente institucional, talentos e capital humano, infraestrutura física, infraestrutura financeira, conectividade e imagem do país.

Regulação favorável aos negócios Impostos: simples, idealmente limitados

1) Ambiente macroeconômico: Um crescimento econômico contínuo e regular e uma baixa incerteza sobre os níveis de taxa de juros ou sobre a taxa de câmbio são exemplos das condições que alicerçam o desenvolvimento de investimentos e negócios em um país.

Um porto seguro em uma região arriscada Foco em inovação como vantagem competitiva

Com relação a esta dimensão, podemos destacar positivamente que o Brasil: Excelência em sua região ou nicho

• É hoje a 7ª economia do mundo, com expectativa de subir à 5ª posição até 2030, e em alguns cenários, como o de uma reportagem da revista britânica The Economist1, espera-se que isso aconteça até 2025; • A taxa média anual de crescimento saltou de 2%, entre 1996 e 2000, para 4,4%, entre 2006 e 2010, mesmo considerando o impacto da crise econômica global.

Taxa de crescimento do mercado interno 1 Edição de 12 de novembro de 2009.

Criação de uma zona offshore

NYC

LON

SGP

HKG

DUB

PAR

9

Atratividade do Brasil como polo internacional de investimentos e negócios  
Atratividade do Brasil como polo internacional de investimentos e negócios  

Neste relatório a BRAiN identifica os 7 pilares que caracterizam a atratividade de um polo internacional de investimentos e negócios e compa...

Advertisement