Atratividade do Brasil como polo internacional de investimentos e negócios

Page 44

86

ATRATIVIDADE DO BRASIL COMO POLO INTERNACIONAL DE INVESTIMENTOS E NEGÓCIOS

ATRATIVIDADE DO BRASIL COMO POLO INTERNACIONAL DE INVESTIMENTOS E NEGÓCIOS

Indicadores Foram também definidas dimensões para avaliar o pilar de infraestrutura física:

A ATENÇÃO ÀS INICIATIVAS NAS ESFERAS PÚBLICA E PRIVADA PARA MELHORAR A INFRAESTRUTURA FÍSICA PODE GARANTIR SUA EXECUÇÃO NO TEMPO E COM A QUALIDADE ESPERADOS

• Mobilidade urbana: Mede a disponibilidade de opções de transporte nas metrópoles de um país através da disponibilidade de metrô combinada com a criticidade do trânsito; • Qualidade de transporte aéreo: Mensura a qualidade do transporte aéreo em um país de acordo com opiniões de executivos; • Qualidade e custo de telecomunicações: Telecomunicações são chave para a formação de um polo de negócios, especialmente no setor de serviços. O indicador identifica o nível evolutivo das telecomunicações no país por meio da conjugação de qualidade e custos; • Disponibilidade energética: A disponibilidade presente e futura, medida por meio de opiniões de executivos em cada país; • Oferta de serviços básicos à população urbana: A oferta de serviços básicos em um polo define parte da qualidade de vida e também é indicador do nível de desenvolvimento do país e de seu mercado consumidor.

Neste pilar, o Brasil tem posição positiva na oferta de serviços básicos aos habitantes urbanos, mas deixa a desejar nas demais dimensões. A pobre infraestrutura de transportes é representada nas notas baixas da mobilidade urbana e na qualidade do transporte aéreo. Além disso, as telecomunicações têm avaliação ruim e a disponibilidade energética ainda precisa ser mais desenvolvida.

O resultado da classificação do Brasil no pilar de infraestrutura física diante dos outros países pode ser observado a seguir:

crítico

BRA

a desenvolver

IND

1. MOBILIDADE URBANA

FRA RUS

MEX

bom

excelente

DEU

GBR

Conclusão USA

CHN

BRA

2.

QUALIDADE DE TRANSPORTE AÉREO

3.

QUALIDADE E CUSTO DE TELECOMUNICAÇÕES

4.

DISPONIBILIDADE ENERGÉTICA

5.

OFERTA DE SERVIÇOS BÁSICOS À POPULAÇÃO URBANA

RUS

CHN

IND

MEX

GBR USA CHL

JPN

KOR FRA

DEU

HKG SGP

BRA MEX

RUS

CHN IND GBR CHL

FRA JPN KOR USA

DEU

SGP

HKG

BRA MEX

GBR

CHN

KOR

CHL

JPN DEU

FRA

HKG

SGP

RUS

CHL

KOR SGP GBR USA JPN FRA DEU

RUS USA

IND

BRA IND

CHN MEX

PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO

OUTROS PAÍSES DESENVOLVIDOS

PRINCIPAIS POLOS INTERNACIONAIS

Por insuficiência de investimentos nas últimas décadas, o Brasil cultivou grandes gargalos de infraestrutura física, em todos os elementos importantes para um polo de negócios. Mobilidade urbana, especialmente nos grandes centros de negócios, conectividade logística e telecomunicações merecem atenção especial para garantir que o crescimento projetado para a economia se realize e, principalmente, para assegurar que o País seja atrativo como polo regional. Felizmente, existem iniciativas e planos nas esferas pública e privada para melhorar cada um destes elementos, sendo as parcerias público-privadas e os programas de concessões públicas para agentes privados exemplos de sucesso para investimentos na área. O acompanhamento de perto dessas iniciativas pode garantir a execução no tempo e com a qualidade esperados. Em alguns casos específicos, como os de mobilidade urbana e de aeroportos, é necessário também garantir que os planos de melhoria sejam mais adequadamente dimensionados, de modo a assegurar um alinhamento com a demanda prevista para o longo prazo.

87


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.