Issuu on Google+

Informativo Semanal dos Hospitais da Regional Centro Sudeste

Página 1 Sexta-feira 15-02-13 Ano 5 Nº 161

11 de Fevereiro: Dia Mundial do Enfermo

Hospitais lembram a data com ações de incentivo e apoio A data foi instituída a 11 de Fevereiro de 1992, pelo Papa João Paulo II. Na carta de instituição do Dia Mundial do Doente, Papa João Paulo II lembrou que a data representa “um momento forte de oração, de partilha, de oferta do sofrimento pelo bem da Igreja e de apelo dirigido a todos para reconhecerem na face do irmão enfermo a Santa Face de Cristo que, sofrendo, morrendo e ressuscitando, operou a salvação da humanidade”. A efeméride, memória litúrgica de Nossa Senhora de Lourdes (França), é celebrada todos os anos pela Igreja Católica. Nos Hospitais Camilianos, a menção ao Dia Mundial do Enfermo vai além da associação litúrgica e todos lembram a data com orações a São Camilo de Lellis, santo canonizado por dedicar a vida em servir aos enfermos por espírito de caridade. Lellis cuidava dos doentes considerando suas necessidades físicas, psíquicas, sociais e espirituais. Para o santo, a alma bem cuidada

dispõe de melhor corpo para sobrepor-se a doença. Sua frase mais marcante no tratamento ao enfermo sugere mais humanização e coração no tratamento e assistência: “Mais coração nas mãos, irmão”. Mensagem do Papa Bento XVI Em 8 de janeiro de 2013, Bento XVI anunciou sua mensagem para o

21º Dia Mundial do Enfermo, que é celebrado em 11 de fevereiro, memória litúrgica de Nossa Senhora de Lourdes. “Nesta circunstância, sinto-me particularmente unido a cada um de vós, amados doentes, que, nos locais de assistência e tratamento ou mesmo em casa, viveis um tempo difícil de provação por causa da doença e do sofrimento”, escreveu o Pontífice.


Página 2

As comemorações nos Hospitais Camilianos A data sempre é lembrada pelos Hospitais Camilianos com muita fé, emoção e incentivo aos enfermos que se tratam nas Unidades da São Camilo em todo o país. Na Regional Centro Sudeste não foi diferente. As comemorações envolveram mensagens, visitas especiais aos leitos e lembranças para elevar a autoestima do paciente internado.

Itu (SP) O dia do enfermo no Hospital São Camilo de Itu foi lembrado de uma forma muito especial. A pastoral da saúde em conjunto com o projeto “Músicos dos Elos” visitaram os pacientes internados ou que passavam em consulta além de visitante e colaboradores, alegrando com belas cantigas e entregaram um folder com mensagens de conforto para os enfermos. O projeto oferece um elo musical entre pacientes, familiares e cola-

Salto(SP) Integrantes da Pastoral da Saúde, colaboradores, diretoria e voluntários religiosos que atuam diretamente no Hospital São Camilo de Salto organizaram uma missa especial em menção à data. Celebrada pelo novo capelão, Pe. Alexandre, a missa emocionou e pediu por intercessão a São Camilo de Lellis, santo patrono dos enfermos, a todos os pacientes do São Camilo e internados em qualquer Unidade ou que se recuperam em casa. Mensagens foram distribuídas nos leitos e durante a missa.

boradores da unidade com a linguagem musical como forma de comunicação que cria momentos de alegria, distração e emoção. Eles resgatam sentimentos a fim de diminuir o desconforto das pacientes e colaboradores, proporcionando uma melhor qualidade de vida. Muitos pacientes e colaboradores se emocionaram e a maioria interagiu com as visitas. Com a música é possível expressar sentimentos e nos comunicar com o próximo.


Página 3

Nova Venécia (ES) O dia do Enfermo foi lembrado de forma muito especial no Hospital São Marcos. A equipe de Enfermagem e Pastoral da Saúde realizou uma visita de reflexão e espiritualidade levando paz e esperança aos enfermos e distribuiu a oração dos enfermos para todos.

É com muito carinho que todo o Hospital lembra este dia tão importante sabendo que é a continuação do trabalho de Jesus Cristo, de sua ação libertadora, no mundo da saúde. “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância” (Jo,10-10).

Cel. Fabriciano (MG) A equipe do Grupo de Trabalho Humanizado do Hospital São Camilo realizou homenagens a todos os pacientes internados. Uma visita especial marcou a comemoração da data quando foram entregues mensagens de incentivo: “Cumprimentamos pela passagem des-

ta data! Fazemos voto para que sua internação seja breve, sua recuperação seja rápida e que você logo retorne ao convívio de sua família e às atividades normais. Desejamos que o motivo de sua estada no hospital seja uma oportunidade de reflexão para planos futuros”.

Caxambu (MG) No dia do enfermo a equipe da Pastoral da Saúde do Hospital São Camilo de Caxambu visitou todos os doentes internados entregando mensagens de otimismo e oração. Na ocasião a Irmã Terezilia da Costa, coordenadora do grupo realizou orações para os doentes dentro dos quartos para incentivar a recuperação e promover mais humanização no ambiente.

Mariana (MG) A equipe de Pastoral da Saúde do Hospital Monsenhor Horta promoveu nos dias 08 e 11 de fevereiro uma missa em celebração ao Dia Mundial do Enfermo. Na ocasião, todos os colaboradores e pacientes e internados puderam participar de um momento de reflexão sobre a condição do enfermo e sobre

pequenas atitudes desejáveis no comportamento com os mesmos. Ao final da missa os presentes receberam uma mensagem que orientava, por exemplo, sobre respeito, carinho e atenção com os pacientes. No dia 11, aconteceu ainda, um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento, logo após a celebração.


Página 4

Formosa (GO) No dia do enfermo foram realizadas visitas hospitalares a todos os pacientes pelos membros da Pastoral da Saúde e colaboradores do Hospital São Camilo. Foram feitas reflexões com todos os colaboradores sobre a importância do cuidado com os pacientes, que devem receber além da assistência técnica, cuidado, atenção e carinho baseado nos princípios camilianos. Foi realizada uma Santa Missa celebrada pelo Pe. Dilmo Franco, com a participação dos colaboradores e com a benção aos enfermos. Em sua homilia, o Pe. falou do amor, da oração, do cuidado especial que cada um deve proporcionar ao próximo.

Resplendor (MG) O Hospital Nossa Senhora do Carmo, por meio da Pastoral da Saúde e Grupo de Trabalho Humanizado, realizou visitas em cada leito dos pacientes internados. Muita alegria, emoção e humanização durante a iniciativa que contemplou os pacientes com mensagens de conforto e incentivo e lembrança

Itabirito (MG) O Hospital São Vicente de Paulo organizou uma Missa em Ação de Graças pelo dia do enfermo. Na oportunidade, colaboradores, integrantes da Pastoral da Saúde e a comunidade refletiram sobre a importância do cuidado

e atenção às pessoas que necessitam de tratamento. A integrante da Pastoral, Vanda Lúcia, leu uma mensagem oficial em menção ao XXI Dia Mundial do Enfermo para que todos pudessem pensar a data e sua essência.


Página 5

Timóteo (MG) A equipe de Humanização e de voluntariado do Hospital e Maternidade Vital Brazil organizou o Dia Mundial do Enfermo com uma visita especial nos leitos de internação. Na oportunidade foram distribuídas mensagens com alusão à data a fim de valorizar o paciente internado e motivar a recuperação. Vários integrantes do GTH e Pastoral estiveram nas enfermarias e apartamentos.

Aimorés (MG) Com o objetivo de homenagear os clientes enfermos, o Grupo de Trabalho da Humanização do Hospital São José e São Camilo considerou oportuna um reflexão sobre a vida, uma forma positiva de encarar o sofrimento, como uma situação que pode ser fecunda e libertadora. O GTH, representado pelas colaboradoras Marla, Luanna, Danielle, Sinéia, Camila, Gabrielli, Alessandra e Nadir, entregou a cada enfermo

Rondonópolis (MT) A equipe da Pastoral da Saúde e integrantes do Grupo de Trabalho Humanizado organizaram uma missa em ação de graças pelo Dia Mundial do Enfermo nas dependências do Hospital Regional de Rondonópolis “Irmã Elza Giovanella”. Colaboradores, diretoria, voluntários e pessoas da comunidade acompanharam a celebração que foi uma oportunidade de reflexão sobre a data.

uma flor que representa a vida e uma mensagem de reflexão. Essa é mais uma dentre várias ações do GTH que tem desenvolvido no Hospital ações para melhoria dos atendimentos, para que seja ainda mais humanizado. “Lembrar de nossos enfermos nesta data foi uma forma que encontramos de promover o bem estar, incentivo à vida a cada cliente”, afirmou a coordenadora do GTH, Enfermeira Marla.


Sao Camilo Saude - 161