Page 1

Informativo Semanal Ano II

Volume 100

Quanto à administração, as entidades camilianas empenhar-se-ão na busca incessante de conhecimentos humanos, éticos, científicos, tecnológicos e pastorais capazes de garantir a utilização racional dos recursos disponíveis em benefício da humanização e da qualidade dos serviços na comunidade, segundo o ideal de São Camilo. (Carta de Princípios)

07 de dezembro de 2012

REGIÃO SUL

Hospital Anna Fiorillo Menarim em Castro no Paraná realiza a sua 10ª Jornada da Pastoral da Saúde.

São Camilo - Região Sul: Sede/ Concórdia/SC Presidente: Pe. Leocir Pessini Superintendente: Pe. Justino Scatolin Diretor Geral: Domingos Sávio Alves de Faria Diretor Regional: Carlos Alberto Robini Diretor Regional Adjunto: Wilson Ascencio Diretor Plano PAS Julcemar José Ragnini Assistente de Marketing Nara Rux Agra Socha Jornalista responsável: Marcieli Berti JP 0004512 SC Colaboração: Administradores, assistentes e assessores

HSF prepara o 3º Congresso de Saúde. - Página 2 Hospital Nossa Senhora dos Navegantes renova cardápio de lanches. - Página 4.

Hospital Beneficente Santa Terezinha (Encantado/RS), Hospital São Bernardo (Quilombo/SC), Hospital São Francisco (Concórdia/SC), Hospital São Roque (Seara/SC), Hospital Anna Fiorillo Menarim (Castro/PR), Hospital Santo Antônio (Piraí do Sul/PR), Hospital São Camilo (Ipumirim/SC), Hospital N. Sra. Navegantes (Navegantes/SC), Hospital Padre Mathias Maria Stein (Guaramirim/SC), Plano PAS (Concórdia/ SC), Hospital Vicentino (Ponta Grossa/PR), Centro Integrado de Saúde São Camilo (Ponta Grossa/PR), Hospital São Camilo (Ponta Grossa/ PR), Hospital Regional Casa Caridade Nossa Sra. Aparecida (União da Vitória/PR), Associação Beneficente Hospitalar Peritiba (Peritiba/SC), Beneficência Camiliana do Sul- Sede/Concórdia SC, Hospital Regional do Extremo Oeste Terezinha Gaio Basso (São Miguel do Oeste/SC).


NOTÍCIAS REGIÃO SUL

Página 2

Gestantes visitam hospital Santa Terezinha Encantado/RS – O Hospital Santa Terezinha recebeu, nos últimos dias, um grupo de gestantes do município de Vespasiano Corrêa. As gestantes, acompanhadas de seus familiares e pela enfermeira Roselaine Gradaelli, visitaram todo o hospital especialmente a maternidade, centro cirúrgico e berçários. Além de conhecerem as dependências da maternidade, os visitantes participaram de uma palestra com a coordenadora de enfermagem do HBST, Dorli Dihel, para esclarecer dúvidas em relação ao parto. Segundo a coordenadora de enfermagem, esses encontros ajudam a esclarecer dúvidas sobre os procedimentos que

podem ser realizados durante a hospitalização. “Esses encontros são muito importantes, além de estabelecer vínculos com a equipe de profissionais da maternidade e do centro cirúrgico, também incentivamos a participação dos acompanhantes e familiares para que

Gestantes em frente ao setor de Maternidade do Hospital Santa Terezinha.

estes também recebam as informações e esclareçam as suas dúvidas”, destacou. A visita acontece anualmente como uma das etapas do curso de gestantes realizada naquele município.

3º Congresso de Saúde já está sendo elaborado

Os Bioquímicos Daniel e Saionara, coordenadores do 3° Congresso de Saúde

A programação para o 3º Congresso de Saúde do Hospital São Francisco em Concórdia/SC, já está sendo preparada. Conforme os coordenadores do evento e farmacêuticos, Daniel Bertuzzo e Saionara Cecchet, a intenção é repetir o sucesso da primeira e da segunda edição, consolidando mais esta referência para o HSF em todo o Oeste de Santa Catarina e para estados vizinhos. Direcionado para profissionais da área da saúde e com uma programação multidisciplinar, o congresso terá como tema: “Segurança do Paciente” e contará com palestrantes de renome nacional, abrangendo as áreas da medicina, enfermagem, farmácia, nutrição e fisioterapia. O evento está previsto para acontecer no mês de setembro de 2013. “Estamos firmando parcerias importantes, para que engrandeçam a programação”, ressaltam os coordenadores. Na próxima semana, os organizadores estarão reunidos para finalizar a programação e iniciar a divulgação do evento.

Página 2


Página 2

NOTÍCIAS REGIÃO SUL

10ª Jornada da Pastoral da Saúde O Hospital Anna Fiorillo Menarim de Castro no Paraná realizou na semana passada a sua 10ª Jornada da Pastoral da Saúde. Com o tema “Pastoral da Saúde em defesa da vida”, a jornada teve a participação de mais de 130 pessoas. Neste ano o evento contou com as participações da Pastoral de Pinhais/PR, Pe. Fábio Eduardo Pinto que realizou apresentação musical do CD “Mais Coração nas Mãos”. A Paróquia Nossa Senhora do Rosário, participou com a presença do Pároco Pe. Benedito que realizou a abertura do evento com benção e oração. As palestras foram ministradas pelos Padres Camilianos, Mateus Locatelli, com o tema: “A ação de Jesus como modelo para a Pastoral da Saúde”. Já a palestra principal ficou a cargo do Pe. Anísio Baldessin que falou sobre “Pastoral da saúde em defesa da vida”. O evento contou ainda com a participação do Bispo da Diocese de Ponta Grossa Dom Sérgio Arthur Braschi e da Paróquia Santana além de apresentações culturais com os personagens da peça teatral “Fantástico Natal de Bento”. Ao final houve sorteio de diversos brindes aos participantes.

O palestrante Pe. Anísio Baldessin, falando sobre a importância do trabalho da pastoral na defesa da vida.

Destaque para o Bispo da Diocese de Ponta Grossa Dom Sérgio Braschi, e a apresentação do cd, feita pelo Pe. Fábio Eduardo de Pinto.

Culto de Ação de Graças O setor de Pastoral da Saúde do Hospital Vicentino, em Ponta Grossa/PR, realizou, no último dia 28, culto pelo dia de Ação de Graças. A celebração foi realizada pelo Pastor Pablo Juliano e contou com a presença de colaboradores, pacientes e voluntários. O culto teve como tema o agradecimento pelas bênçãos recebidas. A cantora Jéssica Machado teve participação especial na celebração e acompanhada das pessoas presentes, entoaram hinos em louvor e gratidão a Deus.


NOTÍCIAS REGIÃO SUL

Página 2

Dia do lanche especial é implantado em Navegantes Com objetivo de motivar os colaboradores das diferentes áreas da instituição, a nutricionista Eugeandra Canziani juntamente com a administração do Hospital Nossa Senhora dos Navegantes realizou um levantamento do custo do cardápio mensal de lanches diferenciados, e implantou o “Dia do Lanche”. Todas as quintas-feiras é oferecido aos colaboradores uma alimentação diferenciada. Dentre os lanches ofertados estão: cucas, bolos, ovos mexidos, e nessa semana o tão esperado cachorro

quente. Segundo a nutricionista da instituição “O homem relaciona a necessidade de se alimentar a um momento de confraternização. Desfru-

tar do horário de lache com os colegas de trabalho é um momento que pode se tornar muito agradável.” A nutricionista relata que os aspectos sensoriais do alimento como aparência do prato, cheiro e sabor não devem ser negligenciados. “Mesmo alimentos de preparo simples e naturais devem ser atrativos e carinhosamente preparados”, destacou. O dia do lanche especial têm feito muito sucesso entre os colaboradores.

Ações para prevenção do câncer de próstata Depois de o mês de outubro ser marcado pela campanha de prevenção do câncer de mama, no mês de novembro foi a vez dos homens, com a campanha “Novembro Azul” No Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, em São Miguel do Oeste/SC, o dia 28 de novembro foi a data escolhida para a realização de atividades. O grupo de humanização hospitalar desenvolveu ações durante todo o dia. Colaboradores, pacientes e acompanhantes receberam fitas azuis. A entrada do hospital também foi decorada com balões azuis, cor símbolo da prevenção do câncer de próstata. O mês de novembro é internacionalmente dedicado as ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde dos homens.

Projeto doe sangue já abordou 220 famílias este ano O projeto “Doe Sangue”, implantado pelo grupo de humanização do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, já abordou neste ano 220 famílias. O objetivo do projeto é desenvolver um trabalho de divulgação e conscientização junto às famílias de pacientes internados e que recebem sangue, sobre a importância e a necessidade da doação. De acordo com a assistente social e coordenadora do grupo de humanização hospitalar, Nadia Dallavechia, são distribuídos informativos para os familiares dos pacientes. “Entregamos panfletos informativos sobre doação de sangue e conversamos com as famílias, esse projeto tem sido muito importante para os pacientes que se encontram na unidade e necessitam de sangue”, destaca Nádia. Conforme Nádia, são encaminhados ofícios, mensalmente, para a secretaria de saúde, informando os pacientes e a quantidade de bolsas transfundidas no Hospital Regional. “Esse trabalho é feito para que seja viabilizada a reposição junto ao Hemosc”, esclarece. No mês de agosto o Hemosc, de Chapecó, realizou coleta de sangue no Hospital Regional e 125 pessoas foram cadastradas para a doação. Destes cadastros, foram realizadas 112 coletas, até então a maior campanha já feita pelo Hemosc, em São Miguel do Oeste.

Página 4

Profile for Brafil Sites

Sao Camilo Sul - 100  

sao, camilo, sul - 100

Sao Camilo Sul - 100  

sao, camilo, sul - 100

Profile for brafil
Advertisement