Issuu on Google+

Informativo Semanal São Camilo Região Sul Você bem informado sobre a Rede São Camilo na Região Sul. Ano 4

Volume 162

21 de março de 2014

Hospital Vicentino adquire Torre de Vídeo Ponta Grossa/PR – Para ampliar a qualidade na assistência e a resolutividade nos serviços de cirurgia geral e urologia, o Hospital Vicentino adquiriu uma nova torre de

vídeo, equipamento de alta resolução que possibilita a realização de procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos, pois é

realizado através de pequenas incisões ou cortes. A instalação do aparelho de alta definição permitirá que o hospital realize cirurgias por videolaparoscopia que oferece uma série de vantagens sobre a cirurgia convencional como menor dor no pósoperatório, menor tempo de internação, retorno mais rápido às atividades e menor índice de infecção de ferida cirúrgica promovendo mais segurança para os pacientes e médicos. O administrador do HV, Basílio Galvan, destaca que o equipamento foi adquirido com recursos próprios da instituição, no valor de R$ 136.000,00, e beneficiará todos os pacientes, seja de convênio, particular ou do SUS (Sistema Único de Saúde). “Com o novo equipamento podemos realizar cirurgias menos invasivas, o que trará mais segurança e uma recuperação mais rápida aos nossos pacientes, além da redução do tempo cirúrgico e de internação que possibilitará ampliar o número de atendimentos” finalizou.

São Camilo Regional Sul

Sede Administrativa - Concórdia/SC

Presidente: Leocir Pessini Superintendente: Osmar Eugênio Penso Diretor Geral: Carlos Alberto Robini Diretor : Wilson Ascencio

Diretor Adjunto Plano de Saúde São Camilo: José Douglas Ribeiro Assessora Administrativa: Rosane Tochetto Jornalista Responsável: Marcieli Berti JP0004512 SC Colaboração: diretores, assistentes e colaboradores

Conheça nossas unidades: Hospital Beneficente Santa Terezinha (Encantado/RS), Hospital São Bernardo (Quilombo/SC), Hospital São Francisco (Concórdia/SC), Hospital São Roque (Seara/SC), Hospital São Camilo (Ipumirim/SC), Hospital Nossa Senhora dos Navegantes (Navegantes/SC), Hospital Vicentino (Ponta Grossa/PR), Centro Integrado de Saúde São Camilo (Ponta Grossa/PR), Hospital São Camilo (Ponta Grossa/PR), Hospital Regional Caridade Nossa Senhora da Aparecida (União da Vitória/PR), Associação Beneficente Hospitalar Peritiba (Peritiba/SC), Beneficência Camiliana do Sul - Sede Adminsitrativa (Concórdia SC), Hospital Regional do Extremo Oeste Terezinha Gaio Basso (São Miguel do Oeste/SC). Plano de Saúde São Camilo: Ananindeua/PA, Concórdia/SC, Crato/CE, Encantado/RS, Formosa/GO, Fortaleza/CE, Itu/SP, Macapá/AP, Ponta Grossa/PR, Santarém/PA, Sobral/CE, Taubaté/SP, Timóteo/MG, União da Vitória/PR.


Página 2 Mulheres recebem homenagens no HBST

Encantado/RS - O significado maior de presentear alguém com flores é, e sempre será: “ Você é importante para mim.” Pensando assim, no último dia 07, o Grupo de Humanização, a direção do Hospital Beneficente Santa Terezinha (HBST) e o grupo DÓ RÉ MI, distribuíram rosas vermelhas a todas as mulheres da instituição em homenagem ao dia Internacional da Mulher. A responsável pelo departamento de enfermagem, Dorli Diehl, destaca a importância de se comemorar o dia Internacional da Mulher com as colaboradoras da Instituição. “Não poderíamos deixar de presentear essas mulheres de fibra que dedicam grande parte do seu dia ao trabalho nesta instituição. O brilho no olhar das nossas colaboradoras foi muito gratificante e compensador”.

Educação continuada no Santa Terezinha Encantado/RS – No último dia 14, os setores de apoio do

Hospital Santa Terezinha, receberam treinamentos. O primeiro momento foi dedicado aos colaboradores dos setores de higienização e limpeza que, por duas horas, puderam esclarecer dúvidas, rever a técnica de limpeza, conhecer a ação dos produtos que usam na realização das atividades diárias e a importância deste setor junto com as ações da CCIH. Participaram também da palestra duas colaboradoras da farmácia. No segundo momento, o setor de processamentos de roupas pode rever os seus processos e conhecer a ação de cada produto que utiliza na sua rotina. Além de enfatizar o trabalho em equipe o mesmo serviu para padronizar o processo dos dois setores.


Página 2 Palestra sobre Doação de Órgãos

Concórdia/SC – A Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do Hospital São Francisco, realizou na noite da última quarta-feira palestra informativa para mais de 250 pessoas. Ministrada pela coordenadora da comissão, a enfermeira Silvana Bonatto Sordi, participaram da palestra os alunos do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), do município. Durante o encontro foram abordados os temas mais relevantes sobre o assunto, como a diferença entre morte cerebral e coma, quais os tipos de doadores, como fazer para ser um doador, para quem vão os órgãos, como fica o corpo após a doação. As palestras fazem parte do cronograma de atividades da comissão tendo em vista que o principal objetivo destes encontros é fazer com que as famílias conversem sobre o tema em suas casas. O Hospital São Francisco foi credenciado para a realização de cirurgias de captação de órgãos em 2007, e desde então 29 procedimentos foram realizados.

Hospital Vicentino participa do projeto Cuidados Continuados Integrados do Estado do Paraná Desde julho de 2013, o Hospital Vicentino (HV) vem participando da capacitação realizada pela Secretaria Estadual de Saúde do Paraná para as Unidades convidadas a participar da Rede de Hospitais Credenciados, para o projeto de Cuidados Continuados Integrados. O projeto na Instituição, lançado oficialmente em julho de 2013, conta com a participação do diretor administrativo, enfermeiro coordenador, assistente social, psicóloga e médico, e tem por objetivo modificar o modelo de atenção à saúde nas instituições de pequeno e médio porte, estabelecendo uma nova vocação para esses hospitais. Segundo o diretor adjunto do Hospital Vicentino, Marcelo Sottana, a previsão para iniciar a execução do projeto no HV é para setembro deste ano, neste período o hospital vai fazer a capacitação dos colaboradores internos. “Esse projeto vem para aumentar o giro de leitos nos hospitais de referência e reduzir a média de permanência dos pacientes internados, principalmente nos leitos clínicos, contribuindo para a redução do tempo de espera por um leito” destaca.


São Camilo Sul - 162