Issuu on Google+

Informativo Semanal São Camilo Região Sul Você bem informado sobre a Rede São Camilo na Região Sul. Ano 3

Volume 144

18 de outubro de 2013

Parabéns pelo dia do Médico!

São os votos da Sede Administrativa Regional Sul

São Camilo - Região Sul: Sede/ Concórdia/SC Presidente: Pe. Leocir Pessini Superintendente: Pe. Justino Scatolin Diretor Geral: Domingos Sávio Alves de Faria Diretor Regional: Carlos Alberto Robini Diretor Regional Adjunto: Wilson Ascencio

Hospital Vicentino em interação com a comunidade. Página 5.

Diretor Plano PAS Julcemar José Ragnini Assistente de Marketing Nara Rux Agra Socha Jornalista responsável: Marcieli Berti JP 0004512 SC Colaboração: Administradores, assistentes e assessores

Foto: Guilherme Dexheimer Secretário Estadual da Saúde/RS, Ciro Simoni, assina convênio com o HBST. Página 6.

Dia da criança movimenta hospitais camilianos. Páginas 2 e 5.

Conheça nossas unidades: Hospital Beneficente Santa Terezinha (Encantado/RS), Hospital São Bernardo (Quilombo/SC), Hospital São Francisco (Concórdia/SC), Hospital São Roque (Seara/SC), Hospital São Camilo (Ipumirim/SC), Hospital N. Sra. Navegantes (Navegantes/SC), Hospital Padre Mathias Maria Stein (Guaramirim/SC), Plano PAS (Concórdia/SC), Hospital Vicentino (Ponta Grossa/PR), Centro Integrado de Saúde São Camilo (Ponta Grossa/PR), Hospital São Camilo (Ponta Grossa/PR), Hospital Regional Casa Caridade Nossa Sra. Aparecida (União da Vitória/PR), Associação Beneficente Hospitalar Peritiba (Peritiba/SC), Beneficência Camiliana do Sul - Sede/Concórdia SC, Hospital Regional do Extremo Oeste Terezinha Gaio Basso (São Miguel do Oeste/SC).


Página 2 Dia das Crianças mais Feliz! Concórdia/SC - O Dia das crianças foi mais que especial no Hospital São Francisco. Grande parte dos setores foi enfeitada com balões coloridos, e todas as crianças que fizeram exames na semana da criança receberam balões personalizados. Já para as crianças internadas a semana foi bem agitada. Um grupo de enfermeiras da SC Saúde vistou a instituição e divertiu os pequeninos com músicas, contos e desenhos. Na manhã de sexta-feira, dia 11, foi à vez dos Mensageiros da alegria do HSF interagir com pequenos. Com os rostos pintados e perucas, as crianças receberam brinquedos, além de uma cesta de doces. Após, os mensageiros passaram pelos setores, desejando Feliz Dia das Crianças aos colaboradores. E encerrando a semana da criança, foi realizado o sorteio da promoção “Dia das Crianças HSF”. Durante o período de setembro e outubro, todas as crianças que realizaram exames de laboratório, ou no centro de Diagnóstico por Imagens do HSF, receberam uma folha para desenhar como foi o seu atendimento, durante a realização dos exames, juntamente com um cupom para concorrerem a uma bicicleta. O vencedor da promoção foi Érik Fernando de Souza Frigo, de 1 ano e oito meses, morador de Concórdia. O brinde foi uma doação da equipe de radiologistas do HSF.

Desenho do Erik Frigo, vencedor da promoção.

São Camilo Região Sul: Sede Administrativa Presidente: Leocir Pessini Superintendente: Osmar Eugênio Penso Diretor Regional: Carlos Alberto Robini Diretor Regional Adjunto: Wilson Ascencio

Diretor Adjunto Plano PAS: José Douglas Ribeiro Assessora Administrativa: Rosane Tochetto Jornalista Responsável: Marcieli Berti JP0004512 SC Colaboração: Diretores, assistentes e colaboradores


Página 2 Hospital São Francisco implanta Núcleo de Segurança do Paciente Concórdia/SC - O Hospital São Francisco (HSF) tem como prioridade absoluta a qualidade do atendimento e a segurança de seus pacientes. Assim, a partir de agosto deste ano, a segurança do paciente passou a ser uma questão estratégica, com um compromisso firme e visível de todas as lideranças na eliminação ou mitigação de riscos na assistência ao paciente, na prática dos profissionais e no ambiente hospitalar.

O Núcleo de Segurança do Paciente é um conjunto de programas gerenciais que sistematiza o

planejamento, a formulação e a operacionalização dos processos assistenciais de apoio, necessários para garantir a excelência nos serviços prestados.

De acordo com a coordenadora do núcleo a enfermeira, Franciele da Silva, a implantação do Nú-

cleo de Segurança do Paciente (NSP), tem como objetivo a identificação de oportunidades de melhorias nos processos assistências e de apoio, utilizando indicadores de qualidade para identificação, correção e prevenção de novas ocorrências. “A responsabilidade pela segurança é de todos os colaboradores, pacientes, mas especialmente das lideranças”, ressalta a coordenadora.

Segundo a carta

de princípios das Entidades Camilianas e a Resolução da Diretoria Colegiada RDC 36/ 2013 os objetivos do núcleo são: 1. Assistência focada no paciente: prover a assistência que atenda e respeite todas as dimensões-social,

biológica,

psíquica e espiritual.

O NSP do HSF é formado por uma equipe multidisciplinar composta por: Médico Diretor Técnico, Enfermeiras, Farmacêuticos, representantes do setor jurídico, administrativo e de internação.

2.Prover assistência no tempo adequado, promover o cuidado até o limite das suas possibilidades segundo valores éticos e reduzir esperas e atrasos por vezes prejudiciais, a aqueles que recebem e prestam os cuidados. 3.Eficiência: evitar desperdício e mal uso de suprimentos, equipamentos, ideias e energia, seu uso excessivo ou insuficiente.

4.Equidade: respeitar a igualdade de direito de cada um. Primar pela atenção, respeito, cuidado personalizado e amor efetivo para com todos os que utilizarem seus serviços sem discriminação. 5.Efetividade: Prover serviços adequados àqueles que deles se beneficiarão, com estratégias que possibilitem a avaliação de recursos e energias para desenvolver sempre mais o uso responsável dos recursos. 6.Segurança do paciente: evitar através de métodos e técnicas mais seguras que a assistência prestada resulte em dano ao paciente.

Página 3


Página 2 Outubro rosa

Encantado/RS - Com o intuito de divulgarem a Campanha de Combate ao Câncer neste mês de outubro, o hospital Beneficente Santa Teresinha, de Encantado, em parceria com a Liga de Combate ao Câncer da cidade, decoraram o hall de entrada da Instituição com vários objetos nos tons de rosa, cor que simboliza a Campanha.

Hospital Beneficente Santa Terezinha foi decorado com as cores da campanha.

Além disso, as integrantes da Liga estiveram durante alguns dias na Instituição para divulgar a campanha através de cartazes, folhetos, além de fazerem uma abordagem com mulheres e homens em idade de risco, a fim de alertá-los e conscientizá-los sobre a importância do exame.

Membros da liga de Combate ao cancêr.

Página 4


Dia das crianças: palhaços alegram crianças no Hospital São Roque Seara/SC - O Dia da Criança é uma data festejada em todo o mundo, celebrado no dia 12 de outubro, é um dia para comemorar os direitos das crianças e onde normalmente elas ganham muitos presentes de seus familiares. No Hospital São Roque esse dia foi comemorado com muita alegria, música, dança, palhaços e brinquedos através da visita da Turminha da Alegria que buscou recursos e doações junto a comuniDiretor Administrativo Rodrigo Lopes com a Turminha da Alegria. dade proporcionando as crianças um dia muito mágico e especial. O coordenador da “Turminha da Alegria” Fábio de Oliveira explica que o objetivo é levar momentos de alegria para as pessoas. “No Hospital São Roque, são rea lizadas duas apresentações mensais de forma voluntária. Nosso projeto é trabalhar com as pessoas em hospitais, postos de saúde e escolas infantis”, finalizou.

Interação Vicentino comunidade Ponta Grossa/PR - No dia 05 de outubro a convite da instituição Francisclara, o Hospital Vicentino, através do Setor de SND (Serviço de Nutrição e Dietética), realizou uma capacitação para os funcionários da instituição. A nutricionista, Heloiza Perrelli Halila, abordou temas como manipulação de alimentos, higienização pessoal e da estrutura física, deu dicas sobre cardápios e alimentação saudável para as crianças. Na oportunidade reuniram-se funcionários, familiares e voluntários do Hospital para um dia social. Onde foi comemorado o aniversário de duas crianças, realizado a distribuição de presentes, doces, roupas e materiais lúdicos para trabalhos pedagógicos. O Hospital disponibilizou lanche da manhã e almoço para as crianças. Segundo o diretor adjunto, Marcelo Sottana, e a assistente social, Andréia Cristiane Gonçalves, foi um dia muito divertido para as crianças, onde os colaboradores do Hospital Vicentino passaram o dia todo cuidando e distribuindo presente para as crianças. Colaboradoras do Hospital Vicentino

Página 5


Hospital Santa Teresinha recebe recursos do Governo do Estado Encantado – O Governo do Estado, através da Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS), assinou quinta-feira (10) um convênio no valor de R$ R$ 46.213,09 com o Hospital Beneficente Santa Teresinha (HBST) para a aquisição de uma autoclave – equipamento para esterilização de materiais. Participaram da audiência com o secretário Ciro Simoni o prefeito Paulo Costi, o secretário municipal da Saúde e Meio Ambiente, Marino Deves, o diretor do HBST Evandro Klein e a assistente administrativa Marilene Daltoé. O valor do repasse é referente à Consulta Popular 2011-2012. Segundo Klein, o equipamento será utilizado na Central de Material Esterilizado e atenderá, além do Centro Cirúrgico, todos os outros setores do Hospital. “Este tipo de Convênio possibilita aos Hospitais a renovação dos seus equipamentos, além de melhorias necessárias na estrutura física”, comenta. Para o secretário Marino Deves, “a presença da Administração Municipal nesta audiência demonstra e consolida a aproximação que existe entre a administração do Hospital e o Poder Executivo”.

Foto: Guilherme Dexheimer

Secretário Ciro Simoni assinou convênio e se mostrou favorável ao repasse de recursos para novos equipamentos para o hospital Deves também aproveitou a ocasião para reforçar junto ao secretário Ciro Simoni a solicitação de mais equipamentos para o Hospital Beneficente Santa Teresinha – um aparelho de Rx digital, impressora multicassete, foco cirúrgico portátil, ventilador pulmonar mecânico, cardioversor/ desfibrilador com ECG, equipamento para videolaparoscopia e videocirurgia. O plano de trabalho já foi apresentado e defendido por Deves no Colegiado Intergestor Regional (CIR) da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) e recebeu parecer favorável. O valor do investimento é de R$ 442 mil. “O secretário Ciro Simoni demonstrou satisfação em saber da nova realidade que estamos cons truindo, entre Hospital, Corpo Clínico e Administração Municipal, e acenou com uma possibilidade favorável ao atendimento do pleito de Encantado”, revela Deves. Página 6


São Camilo Sul - 144