Issuu on Google+

Informativo Equipamentos Sociais Sociedade Beneficente São Camilo

Edição 93 - 05 de outubro de 2012

CEI Vila Carioca inicia comemorações do Dia das Crianças com diversas atividades

CEI São Savério trabalha no Berçário

CEI Vila Maria e a Estação Primavera

Dia das Crianças no CEI Teotônio

“Faz de Conta” no CEI Camélias


Equipamentos Sociais

Comemorações das crianças no CEI Vila Carioca O mês de outubro já teve início e as comemorações do Dia das Crianças já começaram nas unidades. No Centro de Educação Infantil Vila Carioca, as atividades foram em grande estilo nesta semana, em clima de muita alegria e brincadeiras. Marcaram a semana, teatro com as ADI´s, karaokê, roda de música com instrumentos musicais, baile a fantasia, karaokê da primavera, gincana com bexigas, pintando o sete, pula- pula, dança das cadeiras, caça o tesouro, cinema com pipoca e refrigerante, festa a fantasia bolinha de sabão, e piquenique.

CEI Teotônio nas comemorações das Crianças Colaboradores do Centro de Educação Infantil Teotônio Vilela II iniciaram as comemorações do Dia das Crianças, com brincadeiras e eventos diferenciados. No último dia 3, por exemplo, as crianças se surpreenderam com a participação de um mágico Roberto Surya, que apresentou suas mágicas, utilizando ainda as crianças em seu espetáculo. Ainda em alusão à data, a ADI Vanessa confeccionou os bonecos junto às crianças do Minigrupo IIA.

Expediente Presidente e Provincial: Pe. Leocir Pessini Superintendente: Pe. Justino Scatolin Diretor geral SBSC: Domingos Sávio Alves de Faria Coordenadora Social: Gilda Helena Jornalista Responsável: Roberto Bertozi comunicacao@saocamilosocial.com

2

Sociedade Beneficente São Camilo Área Social - SBSC Av. Pompéia, 888 - Vila Pompéia São Paulo - SP (11) 3675 - 0035 (11) 3673 - 2379


Edição 93/ outubro 2012

CEI São Savério destaca processo de aprendizagem A turma do berçário II do Centro de Educação Infantil São Savério, orientada pelas ADI´ Liliam e Vanessa, desenvolveu atividades para estimular a motricidade ampla, a lateralidade, o equilíbrio e questões relacionadas à matemática, como noções de dentro/ fora - em cima e embaixo. De acordo com as ADI´s, o

processo de aprendizagem começa nos primeiros anos de vida, com as vivências motoras que devem ser estimuladas por pais e educadores. “As atividades psicomotoras são fundamentais para a construção do processo de alfabetização no período pré-escolar”, destacam.

Comemoração da Primavera no CEI Vila Maria No mês de setembro o Centro de Educação Infantil Vila Maria comemorou o início da Primavera com muita alegria, diversão e aprendizado. Durante todo mês as crianças aprenderam um pouco mais sobre a primavera, a importância das plantas, plantaram semen-

tes, fizeram cartazes coletivos, entre outras atividades. Também teve a apresentação de dança de cada sala, em que as crianças se fantasiaram e dançaram com muita dedicação. As ADI´s também se apresentaram, divididas em grupos para que cada grupo pudesse

apresentar música, dança e teatro para as crianças. “Foi um mês muito produtivo e cheio de novidades, pois verificamos que as crianças conseguiram aprender de forma lúdica”, destaca Luciana Paula, coordenadora pedagógica da unidade.

3


Equipamentos Sociais

CEI Camélias trabalha projeto “Faz de Conta” Focados no projeto “Faz de Conta! Agora quem faz sou eu!”, a turma do Minigrupo IIA do Centro de Educação Infantil Camélias São Camilo, orientada pelas ADI´s Cinthya e Flávia, realizou uma sequência de atividades para encenação de uma peça. Na atividade, as ADI´s fizeram levantamento de conhecimentos prévios do repertório de histórias da turma. Fizeram ainda a escolha da história a partir da criação de uma lista confeccionada pelas crianças, para depois uma listagem do que seria necessário para a confecção do cenário. Com a confecção do cenário, foi feita a escolha dos papéis e, depois de muita discussão, os protagonistas: Giovana, Laura Rebeca, Mirelle, Gabriela e Vinicius. Depois de um grande ensaio foi apresentada a peça para o público. “Foi muito gratificante ver o envolvimento da turma em todas as etapas do projeto”, destacaram as ADI´s. Na avaliação de Cristina Xavier, diretora da unidade, o teatro não é uma das formas de linguagem muito explorada na educação infantil, mas que no CEI essas atividades fazem parte do contexto na unidade. “A criança tem a oportunidade de atuar, colocando sua forma de ver e interpretar o mundo, construindo assim seu conhecimento”, frisa.

4


Edição 93/ outubro 2012

Obra de arte com tampinhas no CEI Cocaia Uma atividade realizada no Centro de Educação Infantil Cocaia, na turma do Minigrupo II A, que fez parte do projeto “Meio Ambiente”, deixou as crianças bastante animadas com o conhecimento adquirido. As Auxiliares de Desenvolvimento Infantil Ana Lúcia e Janaina trabalharam o artista Arthur Bispo do Rosário, que tem em suas obras a ideia de reciclagem. As crianças foram ao parque e recolheram folhas para estudarem o formato. A partir da exploração, iniciaram a confecção de uma obra de arte com o formato de uma folha. As próprias crianças trouxeram tampinhas de casa como incentivo a reciclagem para a confecção da obra.

Meio ambiente em destaque no CEI Jd. Damasceno Inserindo no cotidiano escolar temas da atualidade, as atenções nessa semana no Centro de Educação Infantil Jardim Damasceno estão voltadas ao trabalho de atividades de conscientização sobre o Meio Ambiente, possibilitando aos alunos o interesse em proteger e cuidar de nosso planeta. Segundo as ADI´s, em conversa com as crianças, elas destacaram que o plane-

ta vem sendo desgastado por atitudes de descuido das próprias pessoas que nele habitam e cabem a todos tomarem atitudes para reverter esse quadro. Através de atividades voltadas para essa faixa etária, as ADI´s chamam a atenção das crianças para o consumo exagerado de materiais que somados geram uma grande quantidade de lixo que poluem o planeta.

5


Equipamentos Sociais

CEI Guguinha II destaca Primavera Foi realizada no Centro de Educação Infantil Guguinha II a festa dos aniversariantes do mês, desta vez tendo como destaque o tema Primavera. As ADI´s enfeitaram o ambiente com o resultado das atividades realizadas em sala com as crianças, em que elas puderam trabalhar o tema e estimular a curiosidade dos pequenos. Por meio de rodas da conversa, histórias, confecção de flores, jardins, árvores e etc , todos foram desenvolvendo sua criatividade ao trabalhar com as diversas cores e elementos referentes ao tema. As crianças fi- seus trabalhos enfeitando a vertir muito comemorando o caram muito felizes de ver festa e ainda puderam se di- aniversário de seus colegas.

CEI São Savério com Trânsito e Branca de Neve As Auxiliares de Desenvolvimento Infantil do Centro de Educação Infantil São Savério trabalharam duas atividades comas crianças da unidade nessa semana. Numa deles, deram destaque às leis de trânsito, aproveitando a semana nacional que discute melhorias e soluções para o trânsito brasileiro. Na ocasião, elas elencaram atitudes de segurança no trânsito, estimulando as percepções visual, tátil e auditiva, por meio de brinquedos e brincadeiras relacionadas ao tema. Branca de Neve No Berçário II, as ADI´s Vanessa e Lilian desenvolveram um trabalho sobre a história de “A Branca de Neve e os Sete Anões”, em que proporcionaram momentos de aprendizagem através de atividades diferenciadas e enriquecedoras na área da literatura infantil.

6


Sao Camilo Social - Informativo 93