Issuu on Google+

Informativo Equipamentos Sociais Sociedade Beneficente São Camilo

Edição 92 - 28 de setembro de 2012

CEI Jardim Antártica em reunião padagógica e trabalho sobre Primavera O CEI Jardim Antártica realizou atividades com as crianças ao longo de toda a semana. Para celebrar a chegada da Primavera, as ADI´s começaram os trabalhos sobre a estação mais bela do ano, com confecção de artes e lembracinhas para a festa do CEI. Aconteceu ainda na semana uma reunião pedagógica que trouxe ainda mais conhecimentos para os colaboradores. Pág. 2

CRAS em reunião no CEI Vila Maria

CEI São Rafael em ação no Berçário

Artes é destaque no CEI São Savério


Equipamentos Sociais

CEI Jardim Antártica em atividades na semana Durante a semana muitas atividades marcaram o diaa-dia no Centro de Educação Infantil Jardim Antártica. Numa delas, uma reunião pedagógica com a presença da palestrante Fabíola Soares de Campos, teve como objetivo trazer para a equipe do CEI o conhecimento e a importância do criar reflexões sobre o comprometimento profissional. “Uma palestra de grande importância para todos, que oferecer mais suporte para que possamos desempenhar um trabalho ainda mais abrangente aqui na unidade”, destaca Cleusa Henrique, diretora da unidade.

do Minigrupo IIB a semana da primavera, em que cada uma delas confeccionou sua lembrancinha para a primavera. Já as ADI´s Rose Kenia, Ana Cavalcante e Geine Maria atuaram na organização do painel, que será exposto durante a Festa da Primavera que será realizada na unidade no dia 6 de outubro.

Atividades Em um outro trabalho, a ADI Pamela Mariano trabalhou com as crianças da sala

Novos brinquedos no CEI Vila Carioca Toda criança tem o direito à brincadeira, principalmente se for através de brinquedos que cooperem para seu desenvolvimento. Foi com muita satisfação que a diretora do Centro de Educação Infantil Vila Carioca, Patrícia Cavalcante, enriqueceu o projeto do CEI com vários brinquedos pedagógicos, entre eles, lousa mágica, monta-monta, kit alinhavo, kit beleza e outros, realizando assim momentos de grande satisfação em meio ao lúdico.

Expediente Presidente e Provincial: Pe. Leocir Pessini Superintendente: Pe. Justino Scatolin Diretor geral SBSC: Domingos Sávio Alves de Faria Coordenadora Social: Gilda Helena Jornalista Responsável: Roberto Bertozi comunicacao@saocamilosocial.com

2

Sociedade Beneficente São Camilo Área Social - SBSC Av. Pompéia, 888 - Vila Pompéia São Paulo - SP (11) 3675 - 0035 (11) 3673 - 2379


Edição 92/ setembro 2012

CEI Jd. Itaguaçu destaca trabalho sobre frutos A turma do Berçário II B, orientada pelas ADI´s Adriana Campos, Silvania Nascimento e Maria Tânia, realizou uma atividade para aprender a reconhecer as cores branca e verde, bem como entender mais sobre os variados tipos de frutos e o alimento arroz. Por meio de uma roda de conversa, foi explicado para as crianças sobre o fruto das

plantas, em que as mesmas colaram os grãos de arroz no desenho confeccionado pelas ADI´s. “Todas as crianças participaram e fizeram a atividade com muito entusiasmo”, destaca a diretora da unidade, Georgia Aguiar. Durante as atividades as crianças foram estimuladas nas áreas de Artes, Natureza, noções de cores e coordenação motora.

CRAS participa de reunião no CEI Vila Maria No começo da semana foi realizada a reunião de pais do Centro de Educação Infantil Vila Maria, com a participação dos responsáveis pelas crianças de todos os módulos. Na ocasião, esteve presente o coordenador de projetos e psicólogo, Paulo, do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), que abordou diversos assuntos.

“Os pais puderam tirar suas dúvidas e conhecer um pouco mais as atribuições do CRAS e seus benefícios, tanto para comunidade, quanto para o CEI”, destaca Luciana Paula, coordenadora pedagógica do CEI. Entre os assuntos abordados, destaque programas de transferência de renda do governo, Bolsa Família, ren-

da mínima, renda cidadã e ação jovem. Sobre temas ligados diretamente com os pais, a direção da unidade abordou frequência escolar dos filhos e atualização das carteiras e vacinas; benefícios eventuais: cesta básica, cadastro único, desconto na taxa de energia, entre outros.

3


Equipamentos Sociais

CEI Jd. Guanabara em atividade com recicláveis As educadoras do Berçário IIA Maria da Conceição, Geilze Damaceno e Ivanilda, do Centro de Educação Infantil Jardim Guanabara, prepararam uma atividade que visou estimular a percepção das formas, texturas, por meio de impressão das tintas no papel. Neste caso as educadoras confeccionaram um carimbo com garrafa pet. Trabalharam novas formas de utilizar materiais recicláveis. As crianças aprenderam a importância de recuperar materiais e não desperdiçar aquilo que ainda pode ter utilidade.

CEI Jardim Antártica em trabalho lúdico na unidade As Auxiliares de Desenvolvimento Infantil do CEI Jardim Antártica desenvolveram uma atividade para as crianças em que o objetivo principal foi entretê-las, mostrando como é importante o trabalho pedagógico desenvolvido na unidade. Com entretenimento e o incremento de maior número de jogos, matérias lúdicas e pedagógicas, o CEI atende as crianças com maior precisão, desenvolvendo as necessidades de estímulo e próprio desenvolvimento psicomotor das crianças. “Está incluído em nosso objetivo propiciar uma maior integração com a comunidade em que estamos, proporcionando a todos um lazer saudável”, destaca Cleusa Henrique, diretora da unidade.

4


Edição 92/ setembro 2012

CEI Jd. Tremembé comemora chegada da Primavera Em comemoração a chegada da primavera o Centro de Educação Infantil Jardim Tremembé realizou uma festa muito divertida, em que as crianças realizaram variadas apresentações. Teatro, danças e apresentação em libras foram algumas das atrações. A participação de pais e comunidade marcaram o sucesso do evento. A direção do CEI organizou ainda na semana a parada pedagógica da unidade.

Neste mês a direção apresentou às ADIS novas metodologias de trabalho com as crianças, especialmente em relação àquelas com necessidades especiais, ressaltando mais uma vez a importância da inclusão. Sobre as aquisições do CEI, a direção adquiriu novos lençóis e edredons para que o momento de sono das crianças continue ainda mais tranquilo e aconchegante.

CEI São Rafael em ação no Berçário As Auxiliares de Desenvolvimento Infantil Cynthya, Luana, Silvia e Marleide, do Centro de Educação Infantil São Rafael, proporcionaram às crianças da turma do Berçário II uma atividade de apreciação da obra do artista Romero Brito. A ideia era permitir que as

crianças realizassem uma observação livre das imagens, tecendo comentários que quisessem, de forma que todos do grupo participassem. Nesta atividade as ADI´s atuaram como provocadoras da apreciação e leitura da imagem socializando a fala das crianças.

5


Equipamentos Sociais

CEI São Savério em dia de artes Os alunos do Minigrupo IIA do Centro de Educação Infantil São Savério fizeram um trabalho de artes de grande repercussão dentro da turma. Sob a orientação da ADI Eliene, fizeram a releitura da obra “O Girassol”, do pintor Van Gogh, em tela. A ideia era mostrar às crianças o significado da obra, com o objetivo ainda de identificar as características da mesma, valorizando o trabalho artístico dos educandos como fonte de prazer e cultura. Ambiental As ADI´s do CEI São Savério fizeram uma adaptação na história “Os Três Porquinhos”, com o objetivo de sensibilizar e conscientizar as crian-

ças a preservarem o meio ambiente. O resultado foi o melhor possível. As crianças ficaram interessadíssimas

na história e conheceram mais sobre o meio ambiente, a amizade, a importância de lutar por aquilo que prezam.

CEI Jd. Itaguaçu trabalha Estação Primavera Na turma do Berçário II A do Centro de Educação Infantil Jardim Itaguaçu, os Auxiliares de Desenvolvimento Infantil Geovane Balbino e Silvana Santos já deram início ao projeto Estação Primavera, que trabalha com as crianças uma das épocas mais belas do ano. O objetivo das atividades é

6

homenagear a Estação Primavera através da pintura, aprimorando assim, a coordenação motora. Nos trabalhos da semana, após uma roda de conversa sobre o tema, as crianças fizeram uma pintura com tinta guache, em que mostraram suas aptidões para a arte, com muito estímulo e bom gosto.


Informativo 92 - Sao Camilo Social