Page 1

São Camilo Social 2012

EQ U I PA M E N TO S S O C I A I S S ÃO PAU LO Informativo Semanal

/

23-03-12 / Ano 3 - Edição 65

Missão: Prestar assistência à quantos buscarem nossos serviços

CEI Jardim Damasceno destaca importância leitura

Sociedade Beneficente São Camilo

Presidente: Pe. Leocir Pessini Superintendente: Pe. Justino Scatolin Diretor Geral: Domingos S|vio Alves de Faria Coordenadora Social: Gilda Helena Assessoria de Comunicaç~o: LC Web Comunicaç~o

Desenvolver a leitura desde cedo e inserir as crianças no universo do lúdico. Desta forma, as ADI´s Cristiane Xavier (Minigrupo IIA), Maria Aparecida Almeida (Berç|rio IIE) e Paula Correia e Laurinda Oliveira (Berç|rio II AB), do Centro de Educaç~o Infantil Jardim Damasceno desenvolveram atividade de leitura com as crianças. O objetivo do projeto é desenvolver momentos em que as crianças ter~o acesso a histórias que fazem parte do imagin|rio de gerações, proporcionando a todas elas de forma lúdica e din}mica, importantes experiências que carregar~o para o resto da vida. Assim, com tais atividades, as crianças ampliam seu repertório, conhecendo cada vez mais algo novo e fundamental para o desenvolvimento.


Reunião no CEI Vila Carioca discute obras na unidade Aconteceu no Centro de Educaç~o Infantil Vila Carioca a 2º reuni~o do ano letivo, com a presença da diretora da unidade, Patrícia Cavalcante, demais colaboradores e comunidade. Na ocasi~o, foi possível esclarecer dúvidas sobre a obra que é realizada no CEI pela Prefeitura de S~o Paulo, com pintura do CEI, revis~o da parte elétrica/hidr|ulica, entre outras. Na mesma ocasi~o, a diretora teve oportunidade de colher sugestões sobre a rotina e o card|pio oferecido as crianças.

CEI e comunidade reunida para discutir melhorias

CEI Chácara Bela Vista II inicia comemorações pelo Dia do Circo Apesar de a comemoraç~o ao Dia do Circo uma aç~o em homenagem ao Palhaço Brasileiro Piolim que nasceu nessa data na cidade de Ribeir~o Preto - ser realizada nas unidades de educaç~o infantil no dia 27 de março, o Centro de Educaç~o Infantil Ch|cara Bela Vista II antecipou a comemoraç~o. Conforme a coordenadora pedagógica da unidade, essa antecipaç~o se deu por entender que a subjetividade das atividades circenses acontece diariamente, por isso a import}ncia de se trabalhar sempre com alegria, dedicaç~o e amor com as crianças. As Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADI’s) trabalharam com o objetivo de resgatar a alegria que as brincadeiras e palhaçadas circenses promovem e ajudar algumas crianças a enfrentarem os medos que têm de palhaços. Participaram das brincadeiras fora da sala as turmas do Minigrupo I, das ADI’s, Alesandra, Catielle, Nelma e Silvia e, nas turmas do Minigrupo II, as ADI’s Jadhy e Rosemeire. As demais turmas realizaram as atividades em sala.


CEI Jd. Tremembé trabalha cores e leitura coletiva nos Minigrupos Duas atividades nas turmas dos Minigrupos marcaram a semana no Centro de Educaç~o Infantil Jardim Tremembé. As Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADI´s), Adriana e Jossineide, do Minigrupo II, trabalharam com a experiência das cores, em aula bastante lúdica e que despertou em muito o interesse das crianças. Primeiramente foram demonstradas {s crianças as cores, e proposto que se misturassem-nas até que uma nova cor se formasse. As crianças se divertiram e se encantaram com a nova descoberta. Leitura As ADI´s Jacqueline e Luzia, do Mini-grupo II, iniciaram um trabalho de leitura coletiva com as crianças. Durante a semana, elas leram uma história para todos e, ao final da mesma, foi sorteada uma criança para recontar a história aos amigos. “Foi surpreendente ver como a imaginaç~o foi aguçada e o final da história ficou diferente a cada recontagem”, destacam as ADI´s.

CEI Cocaia realiza atividades variadas nos Minigrupos Atividades de cantigas de rodas, histórias e papéis sociais marcaram a semana no Centro de Educaç~o Infantil Parque Residencial Cocaia. A turma do Minigrupo I B realizou uma atividade de “contaç~o” de história de forma diferente. As Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADI) fizeram uma tenda na sala, onde todos entraram e a história foi contada com o auxílio de fantoches. A atividade foi realizada com o objetivo de ampliar o vocabul|rio e desenvolver o gosto pela leitura. A turma do Minigrupo II B realizou uma atividade de Cantigas de Roda, com o objetivo de conhecer e respeitar regras para uma socializaç~o em grupo. A música cultural para a realizaç~o desta atividade foi a "Peixe Vivo". J| a turma do Minigrupo I A organizou uma brincadeira de casinha e mercado utilizando brinquedos novos adquiridos pela direç~o da unidade. O objetivo foi desenvolver diferentes papéis sociais, como trabalhar como operadora de caixa, vendedora, dona de casa, pai que trabalha, entre outros.


CEI Camélias realiza Parada Pedagógica Na Parada Pedagógica do mês de março no Centro de Educaç~o Infantil Camélias S~o Camilo, destaque para o trabalho de planejamento realizado pela direç~o e coordenaç~o junto {s Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADI´s). Considerado um oportuno momento de reflex~o da pr|tica e das teorias aplicadas em sala de aula, desta vez a Parada foi importante para o esclarecimento de dúvidas. “Atendemos duplas de ADI´s para um melhor andamento do trabalho”, destaca Cristina Xavier, diretora da unidade. Na ocasi~o, trabalharam dois textos. O primeiro intitulado “O Sorriso do Gato”, de M|rio Sérgio Cortella, que nos remete { reestruturaç~o de nosso planejamento. O segundo estudo, intitulado “Planejamento na educaç~o infantil... Mais que a atividade: a criança em foco”, de Luciana Esmeralda Ostetto, destaca a import}ncia do trabalho educativo com as crianças de zero a seis anos de idade e em particular com os menores de três anos. Vídeo As ADI´s assistiram ao vídeo “Obesidade e Diabetes na Primeira Inf}ncia” e discutiram sobre o tema abordado pelo Departamento de Merenda Escolar da Prefeitura de S~o Paulo. Só para se ter uma ideia, segundo Pesquisa de Orçamento Familiar (POF), realizada entre 2008/2009 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma em cada três crianças com idade entre 5 e 9 anos est~o com peso acima do recomendado pela Organizaç~o Mundial da Saúde (OMS) e Ministério da Saúde.

CEI Jd. Antártica em homenagem às mulheres Na semana em que se comemorou o Dia Internacional das Mulheres, direç~o, coordenaç~o e ADI´s organizaram algumas atividades para mostrar {s crianças o significado da mulher na sociedade. Num dos trabalhos, a ADI Gisele, após ensaios com as crianças, organizou a apresentaç~o para todas as mulheres.

São Camilo Social - Boletim 65  

São Camilo Social - Boletim 65

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you