Issuu on Google+

São Camilo Social 2012

EQ U I PA M E N TO S S O C I A I S S ÃO PAU L O Informativo Semanal

/

16-03-12 /

Ano 3 - Edição 64

Missão: Prestar assistência à quantos buscarem nossos serviços

CEI Chácara Bela Vista II em ação de saúde bucal

Sociedade Beneficente São Camilo

Presidente: Pe. Leocir Pessini Superintendente: Pe. Justino Scatolin Diretor Geral: Domingos Sávio Alves de Faria Coordenadora Social: Gilda Helena Assessoria de Comunicação: LC Web Comunicação

Em parceria com a equipe de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de São Paulo, o Centro de Educação Infantil Chácara Bela Vista II desenvolve junto às crianças, ações coletivas de saúde bucal - que constam de inspeção bucal das crianças, atividades educativas com vídeos e atividades preventivas com práticas corretas de escovações. A formação continuada de ADI´s no CEI é realizada semanalmente em pequenos grupos. Utiliza-se para essa formação textos e vídeos do acervo da SME e outros Referenciais legais para Educação Infantil, que norteiam a prática. “Pretendemos assim favorecer a atualização e aprofundamento dos conhecimentos necessários para o exercício da profissão docente, incentivando a apropriação dos saberes que levam a uma prática crítico-reflexiva”, destaca Suzete de Oliveira, coordenadora pedagógica da unidade.


Centro de Acolhida São Camilo II em “Chá com Arte” O Centro de Acolhida São Camilo II promoveu no dia em que se comemorou o Dia Internacional da Mulher (8), o evento “Chá com Arte”. A ocasião contou com a participação de uma professora e oficineira, que ministrou uma oficina de Flores de Tecido, com fuxico em forma de botão de rosa. No decorrer do evento foram servidos, chá com bolo e outras guloseimas. O evento foi encerrado com a participação da Psicóloga e contadora de história do CA, Francisleide Jesus, que contou a história “As mil e uma noites de Sherazade”.

Evento no CA II importante para as mulheres

Destaque para o evento que trabalhou a autoestima das mulheres, a psicomotricidade e a criatividade e trouxe diversos ganhos para as conviventes.

Leitura e higiene pessoal destaque no CEI Jd. Tremembé Momentos diferentes de atividades marcaram a semana no centro de Educação Infantil Jardim Tremembé. Na turma do Berçário II, as ADI´s Maria, Verônica e Sandra iniciaram o momento de leitura com o manuseio dos livros de histórias, a princípio para aguçar a curiosidade pelas ilustrações e a leitura, fundamentais para despertar nas crianças um mundo cheio de fantasias. “Começando desde bebês o gosto pela leitura fica ainda mais apurado”, destaca Georgina Santos, diretora da unidade. Higiene Já na turma do Mini-grupo I, das ADI´s Cláudia e Lúcia iniciaram um trabalho para estimular a higiene bucal dos pequenos, explicando a necessidade em manter os dentes limpos. A aula seguiu com demonstrações de como escovar os dentes e em seguida na prática, uma atividade ficou muito divertida e agradável para os envolvidos.


CEI Jardim Itaguaçu inicia projeto self service Teve início no Centro de Educação Infantil Jardim Itaguaçu o Projeto Self Service, com as turmas de Mini-grupos (IA, IIB e IIC), que tem como objetivo estimular a construção da identidade e autonomia, proporcionando situações de regras de convivência, respeitando as preferências e necessidades alimentares de cada criança, compreendendo assim a individualidade destas preferências. As crianças foram orientadas pelas ADI´s Alessandra Nogueira e Sueli Dias (MG IIA), Cleide Camilo e Ednalva Santos (MG IIB) e Gisele Borges e Silvânia Silva (MG IIC). O projeto segue até o final do ano letivo e trabalha áreas como Linguagem Oral e Escrita, Matemática, Artes Visuais, Natureza e Sociedade, Movimento e Música.

As crianças já começam a servir o próprio alimento

Atividade pedagógica sobre cores no CEI São Rafael As crianças da turma do Mini-grupo IB, do Centro de Educação Infantil Maria Natividade Machado (São Rafael) realizaram uma atividade sobre cores, que faz parte do projeto bimestral cujo tema é o arco-íris. Com a orientação das ADI´s Maria José Ferreira e Tânia Regina, as crianças trabalharam as cores azul e vermelho. Vestidos com a roupa da cor trabalhada, elas tiveram mais facilidade em conhecer e identificar as cores por meio de perguntas, pintura com guache e esponja, além do vestuário. “Nesses dias de calor o parque está sendo uma grande atração para as crianças, onde brincam e ainda se socializam com outras crianças”, destaca a coordenadora pedagógica Carolina Batista. Nesta semana, as crianças dos Mini-grupos I e II aproveitaram o dia para se divertir da forma que mais gostam, brincando.


CEI Cocaia com atividades nos Mini-grupos

As ADI´s do Centro de Educação Infantil Parque Residencial Cocaia desenvolveram com as crianças dos Mini-grupos atividades artísticas consideradas fundamentais para aumentar as habilidades de cada uma delas. Na turma do Mini-grupo IB, com as ADI´s Maria e Daniela, os alunos confeccionaram uma canoa com papel machê, para logo após trabalharem a cantiga de roda “A Canoa Virou”. Na atividade, as crianças desenvolveram a concentração e suas habilidades artísticas com diferentes tipos de materiais. Já o Mini-grupo IIB iniciou o projeto de artes “Animais na Arte”, que neste mês trabalha as obras do artista plástico Romero Britto. Na primeira atividade, destaque para a obra “Peixe”, em que as crianças realizaram uma atividade de releitura. O objetivo era mostrar aos alunos a importância de expressarem-se através da pintura.

Turma de Mini-grupo IIB do CEI Vila Maria trabalha cores primárias Nesta semana, no Centro de Educação Infantil Vila Maria, a ADI Lucieneide Lima trabalhou com as crianças da turma de Mini-grupo IIB, as cores primárias. Na atividade, foi utilizado o carimbo com as mãos, algo bastante produtivo e bem trabalhado, uma vez que cada criança escolheu a cor desejada. “Elas participaram da atividade dizendo a cor que escolheu e o porquê”, destaca a ADI. Além do trabalho com as cores, a ADI também aproveitou o momento para explorar a identidade da criança, por meio do carimbo com as mãos. As crianças adoraram e a atividade foi “finalizada” com um passeio pela creche, mostrando as cores ao redor. No final, um cartaz comunitário foi exposto em sala para que todos pudessem apreciar o trabalho das crianças e para os mesmos revisarem as cores sempre que acharem necessário.

As crianças “carimbaram” os cartazes


São Camilo Social - Boletim 64 - 2012