Page 1

INFORMATIVO

SEMANAL Edição XXIV

.

Ano 09

.

29-09-2017

1º Simpósio de Doação de Órgãos é sucesso no HR

TAUBATÉ (SP) - Com o tema ‘Sem doador não há transplante’, a 0primeira edição do Simpósio de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes reuniu profissionais renomados para a discussão no Hospital Regional do Vale do Paraíba. Mais de 60 pessoas acompanharam o evento, que aconteceu no dia 14 deste mês. A abertura foi feita pelo Enfermeiro Felipe Moreira, idealizador do evento, e abordou as boas práticas no trabalho da Comissão Intra-Hospitalar de doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT). “É importante ter um sistema bem organizado dentro da instituição de saúde, por isso não adianta só falar sobre doação sem fazer um processo de acolhimento com a família. Aqui no HR fazemos esse acompanhamento assim que retiramos a sedação do paciente”, explicou. Além disso, Moreia também falou sobre a criação de protocolos, fluxos e indicadores para a doação de órgãos no Hospital Regional. “A nossa região é notificadora e doadora, assim garantimos qualidade e segurança no processo” finalizou. Depois foi a vez da Dra. Márcia Gomes, Coordenadora da UTI do HR e membro do CIHDOTT falar

sobre aspectos éticos e legais no processo de doação. Dra Márcia fez alguns questionamentos para a plateia sobre o tema, e posteriormente, explicou as principais leis e normas sobre a doação no Brasil. Em seguida o Diretor Médico Corporativo e Coordenador do CIHDOTT-HR, Dr. Caio Soubhia Nunes, tratou sobre o diagnóstico de morte encefálica. “Após o óbito não vamos mais precisar dos nossos órgãos, por isso falamos para o paciente expressar em vida a sua vontade de doar órgãos e salvar outras vidas”, observou. A 4ª palestra da manhã ficou por conta do Médico Intensivista do HR, Dr. Jorge Roberto Castanheira, que falou sobre a manutenção hemodinâmica e ventilatória do potencial doador. E para finalizar, o simpósio contou com a presença do Coordenador de Procura de Órgãos de Campinas, Dr. Luiz Antônio Sardinha, que tratou do tema ‘Entrevista Familiar: como falar da doação de órgãos’. O coordenador destacou que o mais importante é ter respeito pela decisão da família sobre a doação. “É muito difícil conseguir um doador, pois são muitas variáveis, por isso não devemos julgar de maneira nenhuma a decisão da família”, finalizou.


Capela São Camilo de Lellis é inaugurada ITU (SP) - Foi realizada na última segunda-feira, 25, a inauguração da Capela São Camilo com a presença de profissionais, acompanhantes e diretoria. Localizada no 1º andar do prédio, aberta todos os dias 24hs, proporcionando um ambiente de oração e recolhimento para os enfermos, acompanhantes, colaboradores e todos que necessitam de um momento de espiritualidade. Assim como o tabernáculo (sacrário) com as sagradas espécies para os doentes, que serão administradas pelos ministros extraordinários da sagrada Comunhão Eucarística, devidamente preparados e designados para isso. As atividades e administração do espaço sagrado está na responsabilidade do Padre Fernando Augusto Meira-Coordenador da Ação Evangelizadora do município. O projeto arquitetônico foi desenvolvido pelo arquiteto André Mulatti e o vitral projetado pela artista plástica Celina Camargo. Todo serviço de manutenção foi realizado pelo serviço de manutenção predial do hospital.

Presença de profissionais, acompanhantes e visitantes

Vital Brazil oferece curso de Formação de Auditores Internos da ONA TIMÓTEO (MG) - Durante dois dias no Hospital e Maternidade Vital Brazil aconteceu um curso de Formação de Auditores Interna da ONA – Organização Nacional da Acreditação, que contou com a participação de 23 profissionais do Hospital. O curso reforça o compromisso do Hospital com a qualificação de seus profissionais para atuarem de acordo com o Sistema de Gestão da Qualidade. O curso foi ministrado pela Bono Consultoria e teve a duração de 12 horas com temas que abordaram os requisitos às normas ONA, exercícios de fixação das práticas aprendidas e provas escritas. Todos os participantes receberam certificados pela aprovação no curso. Os alunos que se destacaram no curso e possuem o perfil de auditor serão indicados pela Diretoria para compor a equipe de auditores internos do HMVB. A gerente da Qualidade, Luciana Cardoso, ressaltou a importância de formar uma equipe interna com a capacidade de efetuar auditorias para avaliar o desempenho do Sistema de Gestão da Qualidade. “A assistência com base em níveis de certificações nacionais e internacionais sempre foi a premissa do Vital Brazil, que possui o certificado de qualidade de Acreditado Pleno pela ONA desde 2013. Nossa busca é pela melhoria contínua dos processos”, destaca.

O curso foi ministrado pela Bono Consultoria e teve a duração de 12 horas.


Hospitais promovem Sipat SALTO (SP) - Do dia 11 a 15 de setembro foi realizada a Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT) do Hospital Monte Serrat. As atividades foram no auditório do Hosital com a participação de profissionais das diferentes áreas que compõem a instituição. O tema “Acidentes Domésticos” foi abordado pela equipe do Corpo de Bombeiros. Os “Cuidados com a eletricidade” foi outro tema abordado pela equipe da CPFL reforçando a importância de prevenir de choques de alta tensão. Uma palestra motivacional foi ministrada pelo Professor Francisco Garcia. “Cuidados ao dirigir” foi assunto conduzido pela CPFL e “Diabetes Melittus” foi o último tema abordado pela enfermeira Lisiane Barros e Adriana Messias, nutricionista do Hospital Monte Serrat. Sipat no São Camilo de Salto (SP)

Sipat no São Camilo Resplendor (MG)

RESPLENDOR (MG) - O tema foi “Cuidando de quem cuida”. Na oportunidade foram realizadas oficinas e ginástica laboral para todos os participantes como forma de estimular a qualidade de vida e a prevenção de doenças relacionadas ao trabalho. Foi ministrada palestra sobre Relacionamento Interpessoal pela especialista em Recursos Humanos, Regina Polleti. Foram oferecidas Oficina de Automaquiagem, Massoterapia, Corte de Cabelo, Nutricionista e Design de Sobrancelhas. No período da tarde foi ministrada palestra sobre “Ergonomia – a saúde de sua empresa agradece” e em todas as palestras houve sorteio de brindes e um coffe oferecido aos participantes. No último dia, o evento contou com a palestra “Saúde Mental”. Abordada pelo especialista em Gestão de Pessoas, Ricardo Teófilo.

Itabirito (MG) - Formatura do grupo Jovens Aprendiz do HSVP encanta O Hospital São Vicente de Paulo prestigiou na última sexta-feira dia, 22, a formatura da sua primeira turma de jovem aprendiz da ONG Rede Cidadã. O projeto visa a inserção de estudantes no mercado de trabalho como oportunidade para o primeiro emprego e como forma de experiência em diversas áreas. “Para o Hospital São Vicente de Paulo ter na sua equipe o jovem aprendiz não é só para atender a legislação, mas uma maneira de ajudar a comunidade com a formação e capacitação desses jovens”, afirma a diretora Rosângela Carvalho.

Superintendente: Justino Scatolin Assessor de Diretoria: Jorge Luiz Alves comunicacao@saocamiloaude.com

Diretor Geral: Domingos Sávio Alves de Faria Jornalista Responsável: Lilian Cacau www.saocamilosaude.com

São Camilo Saúde - 29/09/17 - Ano 09 - Edição 24  
São Camilo Saúde - 29/09/17 - Ano 09 - Edição 24  
Advertisement