Page 1

INFORMATIVO

SEMANAL Edição XXII

.

Ano 09

.

25-08-2017

Vital Brazil leva Prêmio de “Métodos e Práticas Organizacionais”

TIMÓTEO (MG) - O Hospital e Maternidade Vital Brazil recebeu nesta semana a premiação com o troféu Nível 1 dos critérios do MPO - Métodos e Práticas Organizacionais, projeto realizado através da consultoria da empresa MPO - Consultoria & Assessoria Empresarial, em parceria com a Santalmas Representações e Comércio Ltda, nos setores (centro cirúrgico, almoxarifado, CME, guias, compras e faturamento). O projeto iniciou em junho/2016 e aconteceu através de ciclos de auditorias com treinamentos técnicos e motivacionais. O Sistema busca a melhoria contínua por meio da constante mudança de comportamento e aplicação de técnicas previstas nas organizacionais. “Ele é voltado para práticas que otimizando os recursos naturais, materiais, humanos e financeiros, que favorece o crescimento sustentável e a viabilidade das organizações ”, explicou Luciana Cardoso, Gerente da Qualidade do hospital.


Projeto Polvinhos de Crochê na UTI Neonatal da Santa Casa ITU (SP) - projeto “Polvinhos de Crochê”, teve inicio na Santa Casa de Itu através da doação dos polvinhos por uma moradora da cidade que decidiu investir seu trabalho, carinho e amor a esta causa. Ela busca confecciona-los com materiais que trazem maior conforto e aconchego, que não desbotam e com cores vivas, pois as cores contribuem para o aprimoramento da capacidade motora e cognitiva dos bebês. Sem contar que os brinquedos são cuidadosamente confeccionados, com pontos bem unidos para não oferecer nenhum risco aos pequenos. Os polvinhos de crochê são colocados dentro das incubadoras, junto aos bebês prematuros. Quando os bebês abraçam o brinquedo, os tentáculos do polvo remetem ao cordão umbilical, assim eles sentem a segurança do útero. De acordo com relatos de pais e profissionais da saúde das UTIs Neonatais que receberam o projeto, o uso do polvo de crochê parece acalmar os pequenos, ajudando a normalizar a respiração e os batimentos cardíacos e evita que eles puxem os fios dos monitores e tubos de alimentação. História: o projeto nasceu na Dinamarca em 2013. O objetivo é ajudar bebês recém-nascidos prematuros a se sentirem mais seguros e confortáveis nas incubadoras das unidades

de terapia intensiva. Antes de colocar o polvo em contato com os prematuros, ele é esterilizado em autoclave e quando o bebê recebe alta do hospital, ele pode levar o brinquedo para casa.

HSJSC integra 14º Congresso de Farmácia e Bioquímica de Minas Gerais AIMORÉS (MG) - Durante dois dias aconteceu em Belo Horizonte o 14º Congresso de Farmácia e Bioquímica de Minas Gerais. O Hospital São José e São Camilo (HSJSC) foi representado pela farmacêutica e bioquímica, Sinéia Ramalho Bohrer. O evento foi de grande importância e discutiu todo o processo que envolve a atuação do farmacêutico no âmbito do Sistema Único de Saúde, enfatizando o profissional farmacêutico no cuidado à saúde do indivíduo, da família e da comunidade. O evento possibilitou, ainda, a troca de experiências e integração entre profissionais de todo país, das mais diversas áreas, investindo em networking, trocando conhecimento e se atualizando com palestra renomadas. Entre os temas que foram abordados estava a farmácia comunitária, clínica, hospitalar, magistral, farmácia oncológica, práticas integrativas, análises clínicas, gestão e empreendedorismo, além de farmácia industrial, estética, saúde coletiva e educação farmacêutica. “Todo o evento serviu como estímulo à inovação da profissão no Sistema Único de Saúde (SUS).

Equipe da Farmácia Hospitalar do HSVP Sineia Ramalho representou o HSJSC O farmacêutico atua em todos os níveis de atenção, desde às unidades básicas aos hospitais, laboratório de análises clínicas agindo em conjunto com outros profissionais na promoção, proteção e recuperação da saúde”, afirma SInéia Ramalho.


SND do Hospital Monsenhor Horta orienta profissionais sobre Sal de Ervas MARIANA (MG) - O Serviço de Nutrição e Dietética e a Pastoral da Saúde, inseridos no Projeto de Reeducação Alimentar do Hospital Monsenhor Horta, orientou profissionais sobre o preparo do Sal de Ervas e os benefícios do seu consumo para a saúde. Os profissionais puderam degustar o Sal, disponibilizado durante o almoço e o jantar, e receberam folder explicativo contento a receita da preparação. A nutricionista Mírian Monteiro, afirmou que o Sal de Ervas agrega sabor aos alimentos e é uma alternativa para reduzir o consumo de sódio e substituir o sal de cozinha. A Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou as novas orientações para o limite de ingestão diária de sal, tal orientação sugere que adultos consumam menos de 2 gramas de sódio/dia.

Degustações do sal no HMH

Hospital São Camilo de Formosa realiza Semana do Aleitamento Materno Em menção à Semana Mundial do Aleitamento Materno o Hospital São Camilo Formosa, realizou em vários dias atividades para profissionais e pacientes como forma de estimular o aleitamento materno contínuo. Em todas as internações foram realizadas palestras para as mães que evidencia a importância da amamentação e o cuidado com o recém nascido. As Técnicas de Enfermagem Francilene Pereira e Kessya Pablyne destacaram as vantagens do aleitamento. Já a posição correta da amamentação foi destacado pelas técnicas de enfermagem Nilva José e Andrea Vieira. A Técnica de Enfermagem Wenia Silva, reforçou as vantagens para a mãe e bebê e a técnica Nilva José e Andrea Vieira evidenciaram as técnicas de ordenha manual e acondicionamento do leite. As enfermeiras Vanilda Alves e Pollyana Bueno organizaram junto à sua equipe de enfermagem, além das palestras, um kit para cada mãezinha contendo uma fralda de boca, uma pomada para assadura

e duas fraldas descartáveis. Durante toda a sema as mães puderam tirar dúvidas tanto sobre amamentação quanto sobre cuidados com o recém-nascido. O encerramento foi feito com palestra ministrada pela Enfermeira Vanilda Alves com o tema “Amamentação e suas dificuldades”. “O Hospital São Camilo é Amigo da Criança e sempre busca estimular a amamentação contínua junto às suas pacientes e familiares, a fim de aproximar o contato e demonstrar de forma prática os benefícios do leite para a vida da mulher e do bebê”, afirma Enfermeira Pollyana Bueno e Vanilda Alves.

Superintendente: Justino Scatolin Assessor de Diretoria: Jorge Luiz Alves comunicacao@saocamiloaude.com

Diretor Geral: Domingos Sávio Alves de Faria Jornalista Responsável: Lilian Cacau www.saocamilosaude.com

25/08/17 - ano 09 - edição 22  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you