Page 1

INFORMATIVO SEMANAL Edição 26 | Ano 08 22-07-2016 Regionais São Paulo, Centro

Informativo Semanal Regional Sudeste e Corporativos Ano 07 | 18-12-2015 Edição 48

ilo m a C o Sã is l l e L e d

Hospitais Camilianos lembram trajetória de São Camilo e prestam homenagens

O dia 14 de julho de 1614 foi marcado pela morte de São Camilo de Lellis, que em 1886 foi declarado por Leão XIII junto a São João de Deus protetor de todos os enfermos e dos hospitais do mundo católico. São Camilo de Léllis foi canonizado e os Camilianos cresceram no país. Com história marcada por dedicar a vida em servir, por espírito de caridade aos doentes, tornou-se protetor dos enfermos e dos hospitais. Fundou a Ordem dos Ministros dos Enfermos na cidade de Roma, Itália, que tinha como objetivo promover a saúde, prestar assistência aos doentes, valorizar o ser humano e a vida em todos os aspectos. A oração dos Enfermos e várias frases de humanização fazem parte do legado deixado pelo santo, inspirador dos trabalhos camilianos.

“Senhor, coloco-me diante de ti em atitude de oração.Sei que me ouves, tu me conheces. Sei que estou em ti e que tua força está em mim. Olha para meu corpo marcado pela enfermidade. Sabes, Senhor, o quanto me custa sofrer. Sei que não te alegras com o sofrimento de teus filhos. Dá-me, Senhor, força e coragem para vencer os momentos de desespero e de cansaço. Torna-me paciente e compreensivo. Ofereço minhas preocupações, angústias e sofrimentos, para ser mais digno de ti. Aceita, Senhor, que eu una meus sofrimentos aos de teu Filho Jesus, que, por amor aos homens, deu sua vida na Cruz. Peço, ainda, Senhor: ajuda os médicos e enfermeiros a terem para com os pacientes a mesma dedicação e amor que São Camilo tinha. Amém”.


l Regiona ulo a P o ã S

Comemorações nos hospitais

Os hospitais camilianos da Regional São Paulo (Itapetininga, Itu e Salto) se uniram para comemorar o Dia de São Camilo de Lellis com celebração eucarística em cada instituição hospitalar conduzida pelo seus próprios capelães com o apoio de toda a equipe de Pastoral da Saúde. O sia foi de muita reflexão proposta pelos sacerdotes que lembraram a trajetória de vida de São Camilo de Lellis, que após uma vida de vícios, converteu-se e dedicou-se em servir doentes de forma voluntária. Sua vida foi marcada pela humanização, cuidado e atenção aos enfermos e para São Camilo, servir ao doente e pobre era como servir a Deus. No São Camilo Itu, o capelão Pe. Clóvis e a

Homenagens ao administrador

Missa em Salto

l a n o i g e R o ç A o d Vale A Pastoral da Saúde do Hospital São Camilo de Timóteo realizou uma missa em Ação de Graças pelo Dia de São Camilo de Lellis (14 de julho) seguida de uma procissão muito emocionante nos arredores da instituição, que contou com mais de 100 participantes. Na data foi proposta uma reflexão sobre a vida de São Camilo de Lellis. Voluntários, agentes, colaboradores e demais visitantes acompanharam as homenagens ao santo. “Que nos dias de hoje possamos nós também cumprir os sonhos que Deus tem para nossa vida com coragem, dignidade e amor. Parabéns a todos que de uma forma ou outra, dedicam-se integralmente a cuidar de nosso hospital e proporcionam a quem nos procura um atendimento dig-

coordenadora da Pastoral da Saúde, Teresinha Bichara, conduziram as comemorações durante a missa na Igreja São Camilo. Também foi realizada bênçãos aos administradores e seus gestores das três unidades da Regional São Paulo, tendo em vista o dia 14 de julho que também é dia do administrador hospitalar. Em Salto, além da missa, foi realizada procissão a São Camilo pelos setores. A Pastoral reuniu cerca de 60 voluntários para atualizar as informações hospitalares e reforçar protocolos de regras das visitas. Em Itapetininga a missa em ação de graças a São Camilo também emocionou a todos os presentes.

Missa em Itu

Missa em Itapetininga

Reflexão e Procissão no e humano”, afirmou Neida Lucas, coordenadora da Pastoral da Saúde.

São Camilo Timóteo O Bispo Emérito e Capelão do Hospital São Camilo de Fabriciano, Dom Lelis Lara propôs uma reflexão aos colaboradores do Hospital na semana passada em menção ao dia de São Camilo de Lellis. Na mesma data também é comemorado o Dia do Administrador Hospitalar.

Na reflexão, o capelão destacou bastante a importância da caridade, lembrando que não adianta oração sem obras e que devemos seguir o exemplo de São Camilo que dedicou sua vida a servir aos doentes. Ele também mencionou que São Camilo via, na pessoa do doente, a pessoa de Cristo e por isso servir ao doente é servir a Jesus Cristo. A homenagem a São Camilo de Lellis foi emocionante e tocou a todos.

São Camilo Fabriciano


l Regiona ste e d u S o r Cent RESPLENDOR (MG) - Na semana passada foi realizada uma celebração em Ação de Graças à São Camilo de Lellis, ao Dia do Administrador Hospitalar, ambos comemorados em 14 de julho e à Nossa Senhora do Carmo (16 de julho) que tem seu nome em homenagem ao hospital. O evento foi realizado no auditório do hospital e foi presidido pelo Pe. Márcio dos Santos Moreira e contou com a participação de colaboradores e comunidade que puderam refletir sobre a vida de São Camilo. Ao final da cerimônia foi realizada uma homenagem ao diretor administrativo, Agnaldo Maria Polito, pelos 46 anos de dedicação a instituição e às agentes da pastoral de saúde pelo trabalho voluntário prestado aos pacientes. Após a celebração foi realizado um momento de confraternização.

São Camilo Resplendor

MARIANA (MG) - Um Terço da libertação foi conduzido nos setores a fim de renovar a fé de pacientes, colaboradores e visitantes reforçando a fé camiliana na humanização dos enfermos. Uma Missa em Ação de Graças ao Dia de São Camilo também foi conduzida pela equipe do

Missas e procissões HMH. Foi proposta uma reflexão sobre a importância do cuidado e atenção com o enfermo para além da assistência médica. Uma comemoração especial também foi realizada aos aniversariantes de janeiro a julho também foram lembrados e uma homenagem à diretora administrativa do Hospital monsenhor Horta, Rozimeire Lucas dos Santos, marcou o encerramento do dia 14 no HMH.

São Camilo Mariana

FORMOSA (GO) - Os agentes pastorais fizeram as tradicionais visitas aos pacientes internados e falaram a todos sobre como foi a vida de São Camilo no cuidado com doente. Colaboradores foram até a Paróquia São Camilo de Lellis em Brasília/DF para participarem da celebração do dia de São Camilo. O Hospital ainda recebeu a ilustre visita de Padres Camilianos Pe. Léo Pessini, Pe. Antonio Mendes Freitas, José Ignácio Santaollalla Irmão Camiliano – Economo da Ordem Geral e o Seminarista Lucas Dalbom.

REGIONAL VALE DO PARAÍBA: CAMPOS DO JORDÃO (SP) O Hospital Leonor Mende de Barros realizou uma missa em homenagem ao Dia 14, celebrada pelo, Pe. José Eliomar de Almeida Soares, da Paróquia São Benedito. No auditório do HLMB a presença do Coral Jovem Matriz Santa Terezinha também marcou emoção e mensagens de agradecimento. A celebração também contou com a presença de colaboradores e pacientes internados, já que a principal reflexão proposta pela missa foi sobre a importância do trabalho realizado pelos colaboradores do hospital para com os enfermos. Eles fizeram uma apresentação com o Hino a São Camilo e todos foram abençoados com uma oração especial individual como forma de agradecimento pela dedicação ao trabalho e também para reafirmar a missão deixada por São Camilo de Lellis.

São Camilo Campos do Jordão

São Camilo Formosa Superintendente: Justino Scatolin | Diretor Geral: Domingos Sávio Alves de Faria | Assessor: Jorge Alves Jornalista Responsável: Lilian Cacau | Produção Exclusiva: Web Comunicação Todas as notícias podem ser acessadas na íntegra em www.saocamilosaude.com

São Camilo Saúde - 22/07/16 - Ano 08 - Edição 26  
São Camilo Saúde - 22/07/16 - Ano 08 - Edição 26  
Advertisement