Page 1

INFORMATIVO

SEMANAL Edição XXVI

.

Ano 09

.

20-10-2017

HLMB empossa Comissão de Ética de Enfermagem

CAMPOS DO JORDÃO (SP) - O Hospital Leonor Mendes de Barros realizou no último dia 17, Cerimônia de Posse da Comissão de Ética de Enfermagem que tem mandato até 17/10/2018. Na oportunidade, foi realizada visita dos Membros Conselheiros do COREN/ SP, Consuelo Garcia Corrêa e Silvio Menezes da Silva. Durante a cerimônia foi enfatizada a importância da Comissão na Instituições de Saúde que tem atuação de modo preventivo, com vistas à conscientização dos profissionais de enfermagem quanto ao exercício de suas atribuições legais, bem como à necessidade de salvaguardar a segurança do paciente.

A Comissão de Ética deve atuar de forma a abranger a prevenção de condutas de risco à imagem profissional e institucional. O evento teve a participação do Gerente de Enfermagem, Silvio Cesar Nogueira Rabelo, os membros indicados para o mandato e os colaboradores da Equipe de Enfermagem do HLMB.


Outubro Rosa no HMH tem profissionais e hospital temático MARIANA (MG) - Na semana dos dias 9 a 13 de outubro, profissionais do Hospital Monsenhor Horta realizaram uma ação de apoio as causas do Outubro Rosa, mês mundialmente conhecido como de prevenção e combate ao câncer de mama. Todos do HMH aderiram à temática e estiveram nos trajes cor-de-rosa. A gerente de enfermagem, Stela Bernardes, com o apoio da Pastoral da Saúde, organizou uma semana especial a fim conscientizar as pessoas sobre o tipo de câncer que mais mata mulheres, segundo o INCA, Instituto Nacional do Câncer, sendo o segundo tipo de câncer mais prevalente. “Muitas mulheres já fazem os seus exames preventivos, outras, não. Quisemos aproveitar para fazer desta atividade, uma forma de conscientização da importância da prevenção. Foram entregues folderes informativos para acompanhantes, pacientes, colaboradores do hospital, com o descritivo do autoexame, afinal, se detectada de forma precoce a doença tem 90% de chance de cura”, afirma Stela. Lembramos a importância da prevenção, o apoio e solidariedade na luta contra o câncer, pela Vida!

Hospital decorado e profissionais nos trajes

Hospitais reforçam ações contra infecção hospitalar no Dia Mundial de Lavagem das Mãos AIMORÉS (MG) - Lembrado em 15 de outubro, o Dia Mundial de Lavagem das Mãos foi comemorado no Hospital São José e São Camilo neste domingo com um momento especial com os colaboradores de plantão no dia. A ideia foi lembrar a importância da lavagem das mãos, principal forma de prevenir infecções. A lavagem das mãos é essencial para evitar doenças e, consequentemente, salvar milhares de vidas. Esta data é celebrada desde 2008, quando foi celebrado o Ano Internacional do Saneamento. Dados da Unicef mostram que lavar as mãos com água e sabão pode reduzir as mortes de até 41% dos recém-nascidos. SALTO (SP) - Com boa adesão dos profissionais, a campanha foi conduzida pela responsável pelo SCIH do Hospital, Enfermeira Thaís Reis, que enalteceu a participação de cada um no processo de prevenção, não somente de profissionais, mas visitantes e acompanhantes. Na oportunidade, ela reforçou que a higiene das mãos é o 2º passo mais importante para a segurança do paciente. Foram distribuídos folders para os médicos incentivando a adesão através de seu exemplo numa abordagem divertida e descontraída dos palhaços. O SCIH aproveitou para entregar o Certificado de premiação aos setores que tiveram um maior consumo dos produtos para higiene das mãos

Ações no HSJSC em Aimorés

Ações no Monte Serrat, em Salto


Dia das Crianças especial no HNSC

Humanização e carinho na pediatria

RESPLENDOR (MG) - No último dia 10, representantes da Prefeitura Municipal de Resplendor e Sicoob Ac Credi, estiveram no Hospital Nossa Senhora do Carmo para presentear as crianças internadas em comemoração ao dia especial. A ação partiu de um projeto denominado “Faça uma Criança Feliz”, que tem como objetivo arrecadar brinquedos novos e usados para presentear crianças carentes da cidade. Além disto, o Hospital Nossa Senhora do Carmo apoiou o projeto recolhendo brinquedos que foram entregues na Secretaria Municipal de Educação, com iniciativa dos colaboradores que realizaram as doações. “A internação hospitalar de crianças é sempre um momento de ansiedade e desafios, e cada gesto de amor e solidariedade é importante nesse momento”, afirma Darlene Botelho Dias, coordenadora da pastoral da saúde

Profissionais do HRI em treinamento sobre parada cardiorrespiratória

Equipe capacitada

ITAPETININGA (SP) - Profissionais de enfermagem do Pronto Socorro do Hospital Regional de Itapetininga participaram de treinamento teórico e prático sobre atendimento à parada cardiorrespiratória, ministrado pelos enfermeiros Tiago Henrique de Moraes e Eduardo Francisco Vieira, do Núcleo de Educação de Urgência do SAMU - Regional de Itapetininga. O treinamento contou com base teórica das diretrizes da AHA – American Heart Association 2015. Foram realizadas ainda práticas de simulação de atendimento às paradas em criança e adultos, a fim de desenvolver as habilidades e aplicar os conhecimentos aprendidos durante a etapa teórica. Segundo o Gerente Assistencial do HRI, Anderson Almeida, o treinamento foi de fundamental importância, por aprimorar os conhecimentos e as práticas da equipe de profissionais que, constantemente, se deparam com a realidades nesse perfil. “A parada cardiorrespiratória é um problema de saúde pública, pois muitas vítimas que foram ressuscitadas morrem nas primeiras 24 a 36 horas de disfunção miocárdica, e/ou outras tantas sobrevivem com disfunção e sequelas cerebrais importantes. Por isso é necessário a realização de treinamentos com simulações, a fim de capacitar a equipe de saúde para prestar o melhor atendimento a essa situação crítica”, destacou o coordenador do Pronto Socorro Haruan Álvaro Bruno.

Superintendente: Justino Scatolin Assessor de Diretoria: Jorge Luiz Alves comunicacao@saocamiloaude.com

Diretor Geral: Domingos Sávio Alves de Faria Jornalista Responsável: Lilian Cacau www.saocamilosaude.com

São Camilo Saúde - 20/10/17 - ano 09 - edição 26  
São Camilo Saúde - 20/10/17 - ano 09 - edição 26  
Advertisement