Page 1

INFORMATIVO

SEMANAL Edição XXI

.

Ano 09

.

18-08-2017

Projeto “Naninhas com Amor” é realizado no berçário da Santa Casa de Itu

Formado por um grupo de voluntárias que materializam todo seu amor e carinho em forma de arte, o Projeto “Naninhas com Amor” é realizado na Pediatria da Santa Casa de Itu e consiste importante forma de contato da criança com almofadinhas coloridas durante o período de internação e carinho na alta para casa. Elas têm formato de travesseiro, como carinha e orelhas de cachorro. “O objetivo do grupo é doar os travesseirinhos para crianças que se encontram hospitalizadas, crianças carentes de organizações sociais e idosos, inicialmente para as cidades de Itu e Salto, como uma forma de levar carinho e aconchego a elas”, afirma a gerente assistencial da Santa Casa de Itu, Giovana Ferrari. O grupo já alegrou mais de 300 crianças e idosos também, já que esta ação se estende a outras entidades na cidade e região. Entre as organizações que já receberam as doações estão: APAE Itu, CEMADA itu, Projeto Pannolino (Confecção de Fraldas), FUNSOL Itu, AMAI Itu, CEMAEE Salto, Lar Casa Bela

Salto e Centro de Convivência-Dia para Idosos “Agenor Bernardini” Itu. O projeto nasceu inspirado em outro projeto chamado “Naninhas do Bem” que consistia em entregar travesseirinhos para crianças que estavam em tratamento contra o câncer na região Sul do país. Doações Para o projeto “Naninhas com Amor” continuar alegrando crianças e idosos, eles necessitam de doações de tecidos e de ajuda de voluntários para recortar os tecidos e costurar os travesseirinhos. Caso não tenha tempo ou habilidades em corte e costura, você pode doar retalhos de tecido, manta acrílica para encher os travesseiros ou adquirir uma Naninha pelo valor de R$ 35,00. Há varias formas de ajudar e, portanto, fazer a diferença! Quem quiser ajudar de alguma forma ou comprar as Naninhas pode entrar em contato pelo número (11) 99590-0358 (Whatsapp – Cidinha Cokeli) e pela página do facebook – Naninhas com Amor.


Profissionais do HSVP participam de Congresso de Farmácia ITABIRITO (MG) - Aconteceu entre os dias 10 e 12 de agosto, no Minascentro, em Belo Horizonte, o 14° Congresso de Farmácia e Bioquímica de Minas Gerais. Na oportunidade, participaram do evento as farmacêuticas do Hospital São Vicente de Paulo de Itabirito, Rafaela Barbosa Marques e Nathália de Oliveira Andrade, que ressaltaram a importância da participação e a capacitação profissional nos diversos segmentos da profissão farmacêutica. O tema do evento foi “Farmacêutico no cuidado à saúde do indivíduo, da família e da comunidade”. Segundo as profissionais do HSVP, o congresso ofereceu amplo conteúdo no que diz respeito à qualidade e diversidade na programação científica. Com quase 90 palestras, cursos, minicursos, oficinas e mesas redondas, com renomados profissionais de todo o país, as profissionais puderam absorver ótimos conteúdos para serem aplicados no HSVP.

Representantes do HSVP Dentro do 14° Congresso, aconteceram ainda o 1° Congresso de Assistência Farmacêutica no Sistema Único Saúde de Minas Gerais, o 1° Congresso de Farmácia Estética e Cosmetologia e o 1° Fórum Farmacêutico da Saúde da Mulher.

Associação São José contempla HSJSC com doações para mais segurança do paciente AIMORÉS (MG) - Em processo de implantação dos protocolos que evolvem a segurança do paciente, o hospital São José e São Camilo foi beneficiado através da Associação São José de Aimorés com a doação de 5 cadeiras de rodas e 5 cadeiras de banho. O intuito é promover uma maior segurança ao paciente, evitando riscos de quedas no transporte intra-hospitalar, pois a hospitalização aumenta o risco de queda, onde os pacientes se encontram em ambientes que não lhes são familiares, muitas vezes são portadores de doenças que predispõem à queda (demência e osteoporose) e muitos dos procedimentos terapêuticos, como as múltiplas prescrições de medicamentos, podem aumentar esse risco. Através do protocolo de prevenção de quedas o paciente terá uma segurança maior ao se locomover, reduzindo a ocorrência de queda de pacientes nos pontos de assistência e o dano dela decorrente, por meio da implantação/implementação de medidas que contemplem a avaliação de risco do paciente. O Núcleo de Segurança do Paciente desenvolve ações que promovem a segurança do paciente, dentre estas, a aquisição de novos equipamentos a fim de melhorar a qualidade na assistência. E visando estas ações, a Associação São José ainda contempla o Hospital com todas as necessidades da implantação, que envolve aquisição de leitor de código de barras, i

Equipe da Farmácia Hospitalar do HSVP

Doações cadeiras mpressoras, carrinhos de emergências padronizados, macas, colchões pneumáticos, dentre outros. satisfatória para crescimento da instituição”, afirma Cláudia.


Vital Brazil e Abertta Saúde firmam parceria em visita técnica TIMÓTEO (MG) - O Hospital e Maternidade Vital Brazil recebeu na semana passada a visita técnica da Qualidade da operadora de plano de saúde “Abertta Saúde – Promoção da Qualidade de Vida”, que é credenciada para atendimentos no Hospital. O objetivo da visita foi atender a RN Nº 277, DE 4 DE NOVEMBRO DE 2011 da Agência Nacional de Saúde (ANS) e baseada em premissas de outras RDCs da ANS, que prevê avaliação da estrutura físico-funcional da instituição, indicadores assistenciais, comissões obrigatórias, Núcleo de Segurança do Paciente, protocolos e outros. A visita foi realizada pelas enfermeiras da Abertta Saúde, Sâmea Pereira Narciso da Silva e Amanda Ramos de Menezes. “Apresentar nosso Hospital a uma operadora de saúde conveniada é sempre satisfatório por nos permitir demonstrar nossas principais ações, valores e assistência oferecida”, afirma a gerente de qualidade do HMVB, Luciana Cardoso.

Benchmarking no HMVB

Doações para Pastoral da Saúde do HMH MARIANA (MG) - A Pastoral da Saúde do Hospital Monsenhor Horta recebeu doações de mantos e sapatinhos para bebê. As doações foram feitas pelas Senhoras Rita de Cassia, empresaria da cidade e pela Senhora Geni Henriques Martins. Outras doações que também contemplaram pacientes do HMH foram de fraldas geriátricas e roupas. Essas doações partiram da Confraria Capim Canela, que na ocasião de entrega foram representados pelo presidente Humberto Marques e demais membros. “Atitudes como essas nos ajudam a minimizar a vida dos menos favorecidos e contribui para um mundo mais solidário”, comenta Aparecida Custódio, responsável pela Pastoral da Saúde do HMH. Doações que contempam pacientes

Semana Mundial do Aleitamento Materno “Trabalhar juntos para o bem comum”


Semana da Amamentação nos Hospitais Camilianos MARIANA (MG) - A semana começou com um painel interativo que orientava os participantes sobre dúvidas frequentes sobre aleitamento materno, com exposição ao longo da primeira semana de agosto, no setor da maternidade. Os participantes receberam orientações nos leitos, participaram de sorteios e distribuição de mensagens. As puérperas receberam brindes. Na programação, ocorreu visita da técnica de enfermagem, Janaína Pinto, nos leitos das puérperas, para orientação sobre a importância do aleitamento materno. A nutricionista Mirian Monteiro também orientou as puérperas. Para finalizar, a médica pediatra Dra. Jomara, esteve nos leitos reforçando junto às puérperas como é fundamental para seus filhos o aleitamento materno nos primeiros seis meses de vida. ITAPETININGA (SP) - O Hospital Regional de Itapetininga (HRI) promoveu a Semana da Amamentação, com o tema “Todos por um bem comum” , o tema nacional abordado pela maioria das instituições de saúde. Na oportunidade foram destacados os dez passos para a promoção da amamentação e os benefícios do Aleitamento Materno para o bebê e para a mamãe. Além de uma missa em ação de graças pelos 04 anos da administração São Camilo no HRI. Palestras foram ministradas a pacientes, colaboradores e visitantes que envolveram temas, como “Amamentar... Amor.. Como orientar...” ministrada pela fonoaudióloga, Janaína Santos e o tema “Um olhar da enfermagem sobre a humanização do nascimento”, conduzidas pelas enfermeiras obstetrizes, Francine Rodrigues e Karin Barbosa. Todas as puérperas e gestantes foram presenteadas com lembranças. Foi realizado no último dia do evento uma pintura artística para as gestantes como forma de interação na maternidade e encerramento SALTO (SP) - O Hospital Mont Serrat organizou a Semana da Amamentação com uma série de ações para profissionais e usuários do hospital. Com o tema Trabalhar Juntos para o Bem Comum, entre os dias 7 e 11 de agosto, palestras sobre qualidade de vida e temas ligados à

Superintendente: Justino Scatolin Assessor de Diretoria: Jorge Luiz Alves comunicacao@saocamiloaude.com

do evento. “A equipe multiprofissional da maternidade promove ações de humanização como forma de incentivar a amamentação, atualmente participa do programa parto adequado, visando uma assistência continua a mãe e ao bebê”, afirma Mércia da Silva, responsável pela educação corporativa do HRI.

amamentação marcaram a semana. Foi dada ênfase à valorização do trabalho em conjunto e a importância da amamentação e sobre como promover a experiência e vivência na amamentação. Com o tema, A experiência e vivência na amamentação, como apoiar? foi tema de uma apresentação aos profissionais do hospital. O evento teve ainda orientações de fisioterapia, direitos da família e do recém-nascido, os principais cuidados e obesidade infantil. Destaque para a presença de gestantes inscritas para o curso, enfermeiros da rede e profissionais do hospital.

Diretor Geral: Domingos Sávio Alves de Faria Jornalista Responsável: Lilian Cacau www.saocamilosaude.com

São Camilo Saúde - 18/08/17 - ano 09 edição 21  
São Camilo Saúde - 18/08/17 - ano 09 edição 21  
Advertisement