Page 1

INFORMATIVO

SEMANAL Edição X

.

Ano 09

.

13-04-2017

Saiba a importância do Teste do Pezinho. Capacitação sobre o tema é realizada no São Camilo de Salto

Obrigatório a todas as crianças até o 5º dia de vida, o Teste do Pezinho é um exame que detecta seis doenças graves. Para destacar a importância do Teste foi realizada uma capacitação no auditório do Hospital São Camilo de Salto sobre o exame, ministrado pelo Enf da APAE/SP, Celso Rosa de Amaral, e contou com a participação dos colaboradores do materno infantil. Entre as doenças detectadas estão: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, fibrose cística, anemia falciforme, hiperplasia adrenal congênita e

a deficiência de biotinidase. As duas últimas da lista foram incorporadas ao teste em novembro de 2013. O objetivo do treinamento foi reforçar o protocolo, bem como tirar dúvidas. A Supervisora do materno infantil, Enfª Josefa de Lima, destacou como é importante atualizar conhecimentos e falar sobre os exames obrigatórios à saúde do bebê.


Colaboradores passam por capacitação no Hospital Regional de Ipatininga Aconteceu no Hospital Regional de Itapetininga duas importantes capacitações para colaboradores da unidade. A primeira delas teve como tema Capacitação em Aleitamento Materno, voltado para a equipe da maternidade e berçário. Ministrado pela enfermeira Mestre, Patrícia Kelly Silvestre, o curso, que teve duração de 6 horas, teve como objetivo discutir os aspectos fisiológicos e emocionais da amamentação, bem como mitos, dificuldades comuns e os principais tópicos relacionados à orientação e manejo do aleitamento materno. O curso foi realizado em parceria da Faculdade Sudoeste Paulista de Itapetininga. Conforme a coordenadora de enfermagem do HRI, Silvia Eliane M. Felício, a capacitação é fundamental para que todos tirem dúvidas, saibam mais sobre o assunto e fiquem mais aptas a transmitir as informações às mães. O segundo treinamento foi Cálculo Farmacêutico, que teve como público alvo a equipe da farmácia. O curso foi desenvolvido através de exercícios e abordou temas como: regra de três, unidades de me-

Assuntos de extrema importância no ambiente hospitalar didas, concentração, conversão de fórmulas e unidades. O curso, ministrado pelo docente Dimas Junior, teve duração de 4 horas e foi realizado em parceria com Senac Itapetininga. A farmácia desenvolve uma etapa fundamental de prestação de serviços, sempre com eficiência e qualidade à população.

HNSC recebe visita de deputada estatual e reforça parceria para a Região de Saúde de Resplendor RESPLENDOR (MG) - No último domingo, dia 09/04, o Hospital Nossa Senhora do Carmo recebeu a visita da deputada estadual Celise Laviola para tratar assuntos que envolvem o desenvolvimento da saúde na região leste. A deputada se colocou como parceira da instituição para o apoio nas demandas existentes, com o objetivo de melhorar a qualidade da assistência prestada aos usuários assistidos. Na oportunidade, a diretoria do HNSC agradeceu todo o apoio e empenho prestado pela parlamentar à instituição, ressaltando o recurso destinado no ano de 2016 no valor de R$150.000,00 para custeio dos serviços na assistência. Na oportunidade, foi discutida a intervenção da deputada junto ao Governo de Minas Gerais para liberação da verba para a conclusão das obras da Unidade de Terapia Intensiva, UTI, que atenderá pacientes de toda a região leste de saúde, aumentando assim a resolutividade da assistência prestada aos usuários. A reunião contou com a presença do prefeito de Resplendor, Diogo Scarabelli, Vereador Cleber Leal, Diretor Técnico do HNSC, Dr. Lauro Oliveira Ladeia Júnior, Diretor Clínico do HNSC, Dr. João Sávio Bastos,

Equipe do HNSC agradeceu empenho diretora administrativa, Larissa Vitt Pieper e a referência do ProHosp, Juliana da Silva Eler. “Conhecemos a realidade das instituições sem fins lucrativos e sabemos que os repasses dos atendimentos ofertados ao SUS não são suficientes para acompanhar as demandas tecnológicas e de melhor estrutura na qualidade ofertada ao paciente. Por isso, contar com parcerias como esta é essencial”, afirma Larissa Vitt.


II Semana de Segurança do Paciente no São Camilo Timóteo Foi realizada a II Semana de Segurança do Paciente no Hospital São Camilo Timóteo com participação de diversos seotres. A enfermeira Elaine Silva do Núcleo de Segurança do Paciente junto à diretoria promoveu uma ação nas internações com a participaçao das cantoras Leslie e Laurie que fizeram uma paródia musical com o tema “Assistência é assim que se faz”. O objetivo foi promover momentos de sensibilização dos profissionais, pacientes e acompanhantes sobre a importância de seguir protocolos para uma assistência segura. O evento integrou a todos.

Momentos da Visita

Dia Mundial da Saúde no HMH aborda higiene e saúde do corpo

MARIANA (MG) - Em menção ao Dia Mundial da Saúde (7 de abril), o Hospital Monsenhor Horta promoveu ações para sensibilizar profissionais sobre a importância da higiene e cuidados com a saúde do corpo. A Dra. Elizabeth da Silva, médica obstetra do HMH, ministrou uma palestra lembrando as atitudes saudáveis que devemos adotar diariamente para mais qualidade de vida, como a higiene pessoal, prevenção de doenças crônicas com alimentação saudável e prática de atividades físicas. Além disto a importância de manter pensamentos positivos e atividades que oferecem prazer.

Superintendente: Justino Scatolin Assessor de Diretoria: Jorge Luiz Alves comunicacao@saocamiloaude.com

Dra. Elisabeth em palestra aos profissionais

Diretor Geral: Domingos Sávio Alves de Faria Jornalista Responsável: Lilian Cacau www.saocamilosaude.com

São Camilo Saúde - 13/04/17 - Ano 09 - Edição 10  
São Camilo Saúde - 13/04/17 - Ano 09 - Edição 10  
Advertisement