Page 1

INFORMATIVO SEMANAL Edição 29 | Ano 08 12-08-2016 Regionais São Paulo, Centro

Informativo Semanal Regional Sudeste e Corporativos Ano 07 | 18-12-2015 Edição 48

é t a b u a HU T (SP)

Curso para Gestantes do HU é sucesso entre colaboradores e público geral

A edição de 2016 do ‘Curso para Gestantes’ contou com 30 vagas, que foram preenchidas prontamente por gestantes da região, além de colaboradoras que estão à espera de um bebê. O encontro das futuras mamães aconteceu no dia 25/5, no Centro de Estudos do HU, e contou com palestras e aulas de profissionais de várias especialidades, que falaram com as gestantes sobre cuidados especiais durante a gravidez, mudanças físicas e emocionais, a evolução do feto, cuidados com amamentação e alimentação e tipos de parto. Num primeiro momento, a Enfermeira da Maternidade do HU, Karine Aguiar falou sobre as mudanças do corpo da gestante, devido a alterações hormonais ou fisiológicas. “Durante a gravidez, a futura mamãe pode ter ânsia, náuseas, dor de cabeça, fadiga e dores lombares. Além disso, aumentam os chamados ‘desejos’, que embora não seja comprovado cientificamente é atribuído as alterações hormonais”, explicou.

Depois foi a vez da Nutricionista do HU, Claudia Helena Santos, dar algumas dicas sobre a alimentação durante a gravidez, para evitar a obesidade da mãe e do bebê. A nutricionista salientou a importância de se consumir frutas, legumes, verduras, arroz, feijão, leite e carne, segundo ela, também é essencial que se evite alimentos embutidos e industrializados. “O fator genético corresponde a somente 10% dos casos de obesidade, os outros 90% são devido a hábitos alimentares”, apontou. Durante a tarde de bate papo com as mamães ainda se falou sobre amamentação e sua importância, onde dúvidas foram esclarecidas. A engenheira Luciana Raggasine foi ao curso acompanhada de seu marido, e destacou a importância do evento. “Essa é uma fase nova em nossas vidas. Foi muito importante ter vindo, pois o curso te direciona a tomar ações corretas e elimina alguns mitos”, opinou ela que está grávida de 28 semanas, de sua primeira filha.


da a n a m Se ão ç a t n e Amam

Hospitais comemoram Semana Mundial com orientações e incentivo à Amamentação

Salto (SP) - Com o tema “Amamentação: Uma chave para o Desenvolvimento Sustentável” foi realizada a Semana da Amamentação do São Camilo de Salto. Após abertura foi lembrado os 3 anos do Projeto Aurora Feliz, que contempla gestantes que fazem o pré-natal na rede básica de Salto e têm seus bebês no São Camilo. Com a benção inicial do Diácono Edson Palagi, a Semana enfatizou a importância do aleitamento materno exclusivo até os seis meses. A idealizadora do Projeto, Supervisora do Materno Infantil, Enfª Marinei Silva e a gerente de enfermagem, Cintia Rocha, junto da Enfermeira Nilce Rola, que representou a Secretária Municipal de Saúde de Salto (Projeto Acalento), destacaram a importância dos Projetos que incentivam a amamentação contínua para benefícios à saúde do bebê e da mulher. A Coordenadora dos Médicos Pediatras do Materno Infantil, Dra. Rosa Alicia Petruz e o Coordenador dos médicos pediatras, Dr. Claudio Terasaka também lembraram dados relativos à amamentação e como os projetos têm tido resultados satisfatórios na cidade. Mais de 95% das mães têm alta do São Camilo praticando a amamentação. Itu (SP) - Com o tema: “Amamentação: Presente saudável, futuro sustentável”, foi realizada a Semana Mundial da Amamentação do São Camilo Itu. Referência para mais de 40 cidades do entorno em maternidade de alto risco, o Hospital tradicionalmente comemora a Semana com ações de sensibilização social sobre a importância do leite materno, recomendado como forma exclusiva de alimentação do bebê até os seis meses de vida. Uma palestra proferida pela Coordenadora de Enfermagem, Carla Lisboa e pelo Enfermeiro da Educação Continuada, Fernando de Mattos destacou os benefícios da amamentação, que evita alergias, doenças respiratórias, diarreia e pode evitar mortes infantis, além de proteger a mãe contra o câncer de mama. Na oportunidade, também foi lembrada a importância da amamentação para preservação do meio ambiente, uma vez que elimina-se o uso de mamadeiras. O Hospital conta também com um posto de coleta de leite humano que continuamente recebe doações que beneficiam bebês prematuros ou que, por patologias neonatais ficam impedidos de amamentar no peito. Durante a Semana foram homenageadas duas mães que contribuem com essas doações de leite materno, sendo uma das homenageadas a Drª Sabrina Francini que realiza as doações.

As Enfermeiras Ana Volpato e Mariana Angeloti realizaram uma aula sobre Parto Humanizado e expuseram métodos utilizados para acalmar a mãe nesta hora tão importante, com atividades, como massagem, técnicas com a bola do nascimento e outros.

Semana no São Camilo de Salto

Semana no São Camilo de Itu


Mariana (MG) - Terminou hoje, dia 08, as ações em menção à Semana Mundial do Aleitamento Materno promovida pela Pastoral da Saúde do Hospital Monsenhor Horta. Entre os dias 1º e 8 foi realizado um Painel Interativo com o tema “Dúvidas frequentes sobre o Aleitamento Materno” com exposições no setor da Maternidade. Durante a Semana ainda foram realizadas orientações nos leitos, sorteio e distribuição de mensagens e brindes para as puérperas. Uma visita da pediatra Dra. Jomara de Araújo aos leitos das mamães foi uma oportunidade de reforçar a importância do Aleitamento Materno, recomendado como forma exclusiva de alimentação do bebê até os seis meses de vida. Segundos estudos, o leite materno até os seis meses pode evitar a morte de 800 mil crianças no mundo, evita 1/3 das infecções respiratórias e metade dos casos de diarreia em crianças nos países de média e baixa classe. Além da visita médica nos leitos, a nutricionista Mirian Monteiro e a enfermeira Bruna Líbia também promoveram orientações sobre o leite materno.

Semana no São Camilo Mariana

até b u a T HR (SP)

HR arrecada mais de 100 agasalhos em Campanha

A primeira Campanha do Agasalho do Hospital Regional aconteceu entre os dias 5 e 15 de julho e foi um sucesso. Ao todo foram arrecadadas 103 peças de inverno, entre casacos, calças, cobertores, gorros e outras peças de vestuário. As peças serão doadas para os pacientes carentes do Hospital Leonor Mendes de Barros, em Campos do Jordão, e para o Asilo São Francisco, em Taubaté. A Campanha foi encabeçada pela Área de Humanização do HR, mas contou com a doação de vários colaboradores, pacientes e acompanhantes. “O retorno da Campanha foi surpreendente. As pessoas se envolveram e se comprometeram com a causa. E para mim, que represento a Humanização, foi muito satisfatório poder ajudar a fazer a diferença na vida de outras pessoas, que mais precisam. Ainda quero realizar muitas outras campanhas como essa”, explicou Márcia Ferreira, Assistente de Humanização do HR.

Organizadoras comemoram resultado

Superintendente: Justino Scatolin | Diretor Geral: Domingos Sávio Alves de Faria | Assessor: Jorge Alves Jornalista Responsável: Lilian Cacau | Produção Exclusiva: Web Comunicação Todas as notícias podem ser acessadas na íntegra em www.saocamilosaude.com

São Camilo Saúde - 12/08/16 - Ano 08 - Edição 29  
São Camilo Saúde - 12/08/16 - Ano 08 - Edição 29  
Advertisement