Page 1

INFORMATIVO SEMANAL Edição 42 | Ano 08 11-11-2016 Regionais São Paulo, Centro

Informativo Semanal Regional Sudeste e Corporativos Ano 07 | 18-12-2015 Edição 48

cia é n e V Nova (ES)

Hospital São Marcos implanta Dietoterapia enteral e serviços de Fisioterapia Respiratória

Pensando em uma assistência ampliada ao paciente, o Hospital São Marcos implantou serviços de fisioterapia respiratória, que visa à prevenção e o tratamento de doenças como a asma, bronquite, pneumonia, insuficiência respiratória e tuberculose. De acordo com dados do SUS (Sistema Único de Saúde) mais de 367 mil autorizações de internações hospitalares (AIH) ao ano são decorrentes de asma. Com mais de um mês de aplicabilidade, a fisioterapia respiratória já alcançou a melhora de diversos pacientes internados, diminuindo a quantidade de dias de hospitalização e prevenindo o agravamento dessas doenças, que na maioria das vezes podem gerar complicações graves, como

Sepsemia (Infecção generalizada) e Insuficiência Respiratória. A Fisioterapia Respiratória é destinada a em pacientes adultos e pediátricos hospitalizados e é realizada pela Fisioterapeuta Karla Frigério. Ela atua após solicitação médica, quando avalia o paciente para identificar, relacionar e priorizar o tipo de técnica a ser aplicada, de acordo com o quadro clínico. “Quando o paciente está hospitalizado, o atendimento será mais focado na melhora da eficiência ventilatória ou na redução da sobrecarga dos músculos respiratórios, para evitar a falência desses músculos, o que pode causar a insuficiência respiratória”, destaca Karla.

Dietoterapia enteral

Foi realizado um treinamento para a equipe do Serviço de Nutrição e Dietética (SND) do HSM sobre consistências de dietas orais e os tipos de acordo com a patologia do paciente para adequação da alimentação segundo o quadro clínico e estado físico dos mesmos. A proposta é melhorar a aceitação da alimentação para melhor nutrir o paciente, ajudando na sua recuperação. A capacitação é o início da preparação da equipe do SND para as futuras mudanças com inclusão das dietas enterais e suplementos nutricionais. O treinamento foi realizado pela nutricionista Bruna Rabello (Coordenadora de Nutrição do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves).


nga i n i t e p Ita (SP)

Comissão de Ética de Enfermagem tem papel debatido em palestra no HRI

Na semana passada as conselheiras Lourdes Maria Werner Koeppl e Andrea Bernardinelli Stornioli ministraram palestra no Hospital São Camilo de Itapetininga com abordagem sobre o papel da Comissão de Ética de Enfermagem – CEE. As CEEs são delegadas pelo Coren-sp e formadas por profissionais da própria instituição que exercem funções educativas, consultivas e acompanham o exercício profissional e ético da Enfermagem. A palestra foi solicitada ao Conselho para fomentar a criação de uma nova CEE no Hospital. “Iniciamos inscrições para a terceira gestão e na palestra foram abordados conceitos como o papel educativo e consultivo com os próprios profissionais de enfermagem para ao mesmo tempo garantir um bom atendimento aos usuários da instituição”, afirma o gerente assistencial, Leonardo Santiago.

tum u M a v No (MT)

Conselheiras do Coren em palestra

Pedalada Outubro Rosa/ Novembro Azul movimenta Nova Mutum em iniciativa do Hospital

Colaboradores e parceiros do Hospital Municipal de Nova Mutum se uniram para mobilizar a sociedade e prol da “Pedalada Outubro Rosa/Novembro Azul”. O evento foi uma oportunidade de chamar a atenção para a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e câncer de próstata. Foram distribuídos panfletos com orientações sobre o diagnóstico e formas de tratamento das doenças. A Coordenadora Assistencial, Ana Molossi e a Assistente Social do Hospital de Nova Mutum, Meire Rejane, foram as organizadoras do evento que rendeu a participação de dezenas de pessoas nos devidos trajes azul e rosa. A Campanha abordava que o câncer não escolhe rosto, corpo, classe social ou raça, pode acometer qualquer pessoa e a melhor forma de vencer a doença é por meio de sua detecção precoce. “Sabemos que os dois tipos de cânceres são os mais prevalentes e com chances de cura se o diagnóstico for feito no início, por isso nossa mobilização é de grande importância”, afirma a assistente social, Meire Rejane.

Mobilização na cidade


o Timóte (MG)

Nova Campanha de Higienização das Mãos no São Camilo Timóteo

O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital São Camilo Timóteo, em parceria com o Núcleo de Segurança do Paciente, promoveu mais uma Campanha de Higienização das Mãos com o envolvimento de colaboradores de todos os setores. Durante o evento foi abordada a técnica de higienização das mãos utilizando a caixa negra, capaz de detectar sujidades não vistas a olho nu das mãos após serem higienizadas. O objetivo é demonstrar se a técnica de higienização foi satisfatória. “A prevenção de infecções relacionadas a assistência em saúde é sempre prioridade do hospital. Essas Campanhas reforçam nosso protocolos diários e alertam nosso profissionais para ações rotineiras”, afirma a enfermeira do setor, Gilliardia Moura.

o Itabirit (MG)

Equipe engajada nas Campanhas

Treinamento de Reanimação Neonatal no HSVP com prática assistencial

Na semana passada a equipe de enfermagem do Hospital São Vicente de Paulo recebeu uma capacitação sobre Reanimação Neonatal ministrada pelo pediatra, Dr. Sérgio Ribeiro, com o objetivo de aprimorar técnicas e protocolos na assistência aos recém nascidos, principalmente aos prematuros. A capacitação trouxe conhecimentos atualizados relativos ao cuidado, transporte e na estabilização imediata após a reanimação do bebê. O objetivo é reduzir a mortalidade associada à asfixia perinatal e outras. O treinamento foi dividido em uma parte teórica e outra prática. “O Hospital São Vicente de Paulo busca diariamente aprimorar a assistência com capacitação técnica aos seus profissionais a fim de oferecer sempre o melhor e mais bem preparado atendimento aos usuários”, afirma a gerente de enfermagem, Andréia Elifas .

Demonstração prática em manequim

Superintendente: Justino Scatolin | Diretor Geral: Domingos Sávio Alves de Faria | Assessor: Jorge Alves Jornalista Responsável: Lilian Cacau | Produção Exclusiva: Web Comunicação Todas as notícias podem ser acessadas na íntegra em www.saocamilosaude.com

São Camilo Saúde - 11/11/16 - Ano 08 - Edição 42  
São Camilo Saúde - 11/11/16 - Ano 08 - Edição 42  
Advertisement