Page 1

INFORMATIVO

SEMANAL Edição XXVIII

.

Ano 09

.

10-11-2017

HNSC realiza primeira Gastrostomia Endoscópica Percutânea

Procedimento minimamente invasivo dá suporte nutricional adequado a pacientes com incapacidade de ingesta oral espontânea RESPLENDOR (MG) - Com o objetivo de elevar a qualidade na assistência prestada pelo Hospital Nossa Senhora do Carmo, foi iniciada a realização do procedimento de Gastrostomia Endoscópica Percutânea, destinado ao fornecimento da dieta enteral por tubo colocado no estômago (gastrostomia) por endoscopia (via endoscópica) através da pele (implantação percutânea). O objetivo é fornecer o suporte nutricional adequado para pacientes nestas condições clínicas impedidos de realizar a ingestão de forma espontânea. Entre as principais indicações para a gastrostomia endoscópica são os distúrbios de deglutição secundários, a doença de Alzheimer, AVC, neoplasia de cabeça e pescoço e neoplasia de esôfago.

A vantagem em relação a gastrostomia cirúrgica é por ser um procedimento minimamente invasivo, com menor risco de morbidade e mortalidade e oferece menor desconforto ao paciente. A equipe responsável pelo primeiro procedimento realizado com sucesso no HNSC foi: médico-endoscopista Dr. Carlos Eduardo Gerra Vilas, médico Dr. Paulo Rodrigo Fernandes Leal, anestesista Azemar da Silva Dorneles, enfermeira Mariana Teixeira Gomes e técnicas em enfermagem Fabiana Freitas e Adriana Santos Batista.


XVII Encontro da Pastoral da Saúde dos Hospitais Camilianos de Itabirito e Mariana ITABIRITO (MG) - O hospital São Camilo de Itabirito promoveu no último dia 28, o XVII encontro da Pastoral da Saúde Itabirito/Mariana, com o tema: Biomas Brasileiros e Defesa da vida (Tema da campanha da fraternidade de 2017). Após a entrega de materiais com um delicioso café da manhã, foi ministrado treinamento com fisioterapeuta Luciano Miranda, que reforçou a importância dos cuidados com a postura. Na oportunidade, foi celebrada missa pelo Camiliano Padre Gildesio. Dentro do tema do Seminário o geógrafo-químico, Raphael Silva, abordou sobre saúde dos ecossistemas, quebrando paradigmas e reconstruindo conceitos. Padre Gildesio ministrou uma palestra abordando a importância da espiritualidade na arte de cuidar, promovendo a reflexão sobre o perdão. No momento da Confraternização o evento foi encerrado com um almoço festivo e realizado agradecimento pelo encontro. “Temos a certeza de que após esse evento sairemos mais fortes e preparados para praticar o carisma e a espiritualidade de São Camilo”, afirmou Patrícia Braga, secretaria da Pastoral da Saúde.

EQUIPE PARTICIPANTE DO EVENTO

HSJSC conclui X Sipat AIMORÉS (MG) - O Hospital São José e São Camilo concluiu a X SIPAT com o central objetivo de proteger os trabalhadores e empregadores e oferecer melhores condições no ambiente profissional. O evento foi realizado na segunda-feira (23) até quinta-feira (26) organizada pela CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). Foram ministradas palestras, como a da Enfermeira Dália Oliveira sobre Hipertensão e Diabetes. “Estes temas são rotineiros, mas temos que sempre falar para que não caia no esquecimento e como temos que cuidar e prevenir doenças é de grande valia falar de um assunto que acomete em tantas pessoas”, destacou Dália. No segundo dia o Técnico de Segurança do Trabalho, Gustavo Camelo, destacou os cuidados com todas as situações pensando no bem estar pessoal e de nossos familiares. No terceiro dia a farmacêutica/bioquimica Sineia Ramalho lembrou a biossegurança. O evento contou com uma significativa participação, em que foram realizadas algumas dinâmicas com o intuito de interagir os setores e colegas. No último dia a Dra Maria da Glória, advogada, frisou a reforma trabalhista. Ao final foi sorteado vários brindes e servido um coffee fechando assim a SIPAT com muita produtividade em conhecimento e esclarecimento.

Ações no HSJSC em Aimorés

PALESTRAS E ATIVIDADES ENVOLVIDAS


Hospitais Camilianos de Salto, Itapetininga e Itu promovem Seminário da Pastoral da Saúde ITU (SP) - Com o tema “Biomas Brasileiros e defesa da Vida”, semelhante ao da Campanha da Fraternidade CNBB de 2017 foi realizado o Seminário da Pastoral da Saúde dos Hospitais Camilianos de Itu, Salto e Itapetininga na última sexta-feira, 27. O lema foi: Qual Planeta Você quer deixar para seus filhos e netos? O evento foi realizado no auditório da Santa Casa de Itu e contou com a participação de profissionais, voluntários da Pastoral e a comunidade. O evento foi aberto com um acolhimento especial conduzido pelas coordenadoras da Pastoral das três unidades, Thais Aparecida (Itapetininga), Teresinha Bichara (Itu) e Cristiane (Salto) que enfatizaram a importância da atuação do grupo na assistência humanizada. O Pe. Maurício Gris representou o Instituto Camiliano de Pastoral da Saúde (ICAPS) e reforçou os princípios da Pastoral que segue os princípios da Pastoral Nacional. Entre os palestrantes estava a dra Cristina Adania da Associação Mata Ciliar de Jundiaí que reforçou os cuidados com o meio ambiente e a sustentabilidade. Evento realizado no auditório da Santa Casa

Superintendente: Justino Scatolin Assessor de Diretoria: Jorge Luiz Alves comunicacao@saocamiloaude.com

Diretor Geral: Domingos Sávio Alves de Faria Jornalista Responsável: Lilian Cacau www.saocamilosaude.com

Boletim 10/11/17 - ano 09 - edição 28  
Advertisement