Page 1

INFORMATIVO SEMANAL Edição 33 | Ano 08 09-09-2016 Regionais São Paulo, Centro

Informativo Semanal Regional Sudeste e Corporativos Ano 07 | 18-12-2015 Edição 48

sso e r g n o XXV C zação ni Huma

Hospitais Camilianos marcam presença em Congresso Brasileiro de Humanização e Pastoral da Saúde

Representantes da Pastoral da Saúde dos Hospitais Camilianos da Regional Centro Sudeste, Regional São Paulo e Corporativos estiveram na 25ª edição do Congresso Brasileiro de Humanização e Pastoral da Saúde promovido pelo Instituto Camiliano de Pastoral da Saúde (ICAPS). O evento aconteceu nos dias 3 e 4 de setembro no auditório do Centro Universitário São Camilo, no bairro Ipiranga, em São Paulo. O Congresso foi idealizado com temas atuais de espiritualidade, humanização, ecologia, reciclagem, perspectiva de saúde, momento de reflexões e orações. Todos os palestrantes se destacaram pela clareza e competência nas apresentações, levando nos à pensar que: “devemos lutar pela saúde em favor da vida.

Entre orações e intervalos, foram ministradas palestras, como “Cuidar da casa comum com Liberdade, Inteligência e Interdependência: leis morais, sociais e espirituais”, ministrada pelo médico, Dr. Alysson da Silveira Campos. “Espiritualidade nas situações limites: a visão médica”, pela Dra. Ana Cláudia Arantes, “A vida é feita de escolhas”, tema abordado pelo Dalcides Biscalquin e “Humanização na saúde: a arte da cura pelo amor”, ministrada pelo Pe. Clair Kozik. Após os temas houve uma Assembleia da Coordenação Nacional da Pastoral da Saúde da CNBB. No último dia de evento, além de missa foram ministradas palestras, entre elas: “Como contribuir com a reciclagem na própria casa”, por Fernanda Moro, “Cenário do Saneamento Básico no Brasil – Desafios e oportuni-

dades”, “ Por que Amós?”, tema abordado por Raul de Amorim Pires e pelo Anísio Baldesin, diretor do ICAPS, uma palestra que propôs uma importante reflexão: “Você só consegue cuidar de alguém se cuidar de si mesmo, não vivemos num mundo melhor vivemos num mundo cheio de desafios em que o melhor remédio para o homem é o homem e a melhor cura é o amor”, disse. Participaram representantes do Hospital Camiliano de Itabirito São Camilo Formosa, São Camilo Itapetininga, São Camilo Itu, São Camilo Salto e do São Camilo Mariana.


s Aimoré (MG)

Laboratório do HSJSC adquire nova geração de equipamentos automatizados

Mais segurança nos exames com tempo reduzido de duração para antecipar a entrega dos resultados. Assim é a nova realidade do Laboratório de Análises Clínicas do Hospital São José e São Camilo após ser contemplado com equipamentos automatizados por meio de doação do Pe. Elias, coordenador da Associação “Hospital São José de Aimorés”. De acordo com Sinéia Ramalho Bohrer, farmacêutica, bioquímica e coordenadora do Laboratório, os equipamentos permitem mais qualidade e inovação tecnológica no segmento. “Trata-se de um equipamento perfeito totalmente automático, com software moderno, área para trabalhar todos os controles de qualidade com alta confiabilidade e segurança que nos permite realizar muito mais exames em um reduzido espaço físico e de tempo”, afirma Sinéia.

nga i n i t e p Ita (SP)

Também foi realizada capacitação a todos os colaboradores para operacionalizar o equipamento visando obtenção de conhecimento, confiabilidade e segurança.

Equipe comemora aquisição

Hospital Regional disponibiliza novo espaço para Brinquedoteca

Destinado a humanizar o ambiente de internação para crianças que se tratam no Regional de Itapetininga com atividades e recursos que incentivam a prática lúdica e educativa, o Hospital disponibiliza novo espaço da brinquedoteca. Além de auxiliar a criança a enfrentar as dificuldades da hospitalização e da doença, também propicia que ela se expresse de uma forma natural e espontânea, dando continuidade a atividades que elas desenvolvem fora do hospital. O espaço foi bastante sonhado e realizado com o apoio do Centro Integrado de Humanização e Pastoral da Saúde, em parceria com as alunas do curso de Pedagogia da faculdade UNINTER, a coordenadora da internação Silvia Eliane Felicio e diretoria do Hospital. “Neste local muitas crianças poderão passar o dia brincando e distraindo do momento de hospitalização, tornando um pouco menos doloroso e triste a estadia no hospital”, afirma a coordenadora da internação, Silvia Felicio.

Novo espaço lúdico

Superintendente: Justino Scatolin | Diretor Geral: Domingos Sávio Alves de Faria | Assessor: Jorge Alves Jornalista Responsável: Lilian Cacau | Produção Exclusiva: Web Comunicação Todas as notícias podem ser acessadas na íntegra em www.saocamilosaude.com

São Camilo Saúde - 09/09/16 - Ano 08 edição 33  
São Camilo Saúde - 09/09/16 - Ano 08 edição 33  
Advertisement