Page 1

INFORMATIVO

SEMANAL Edição XXX

.

Ano 09

.

08-12-2017

Hospital e Maternidade Vital Brazil conquista Recertificação da ONA Nível II

TIMÓTEO (MG) - O Hospital e Maternidade Vital Brazil celebra pela segunda vez a certificação ONA Nível 2, que representa a condição de Instituição “Acreditada Plena”. A Organização Nacional da Acreditação é o principal órgão brasileiro avaliador da qualidade dos serviços em saúde no país. O Hospital foi avaliado em todos os setores e serviços por uma equipe de avaliadores da Instituição Acreditadora (IAC) da ONA, a DNV/GL, que esteve na instituição durante 3 dias em novembro parar auditar pontos como qualidade de atendimento e assistência, segurança para pacientes e profissionais, organização de processos, estrutura, práticas de gestão, entre outros.

Durante o processo não foi encontrada nenhuma “não conformidade”, o que renovou a condição de instituição Acreditada Plena – Nível 2, condição conquistada desde 2013. “Os resultados positivos são frutos do engajamento dos colaboradores em todas as áreas, que estão envolvidos no processo, desenvolvendo cada atividade com responsabilidade, habilidade e comprometimento. Nossa meta, a partir de agora, é dar continuidade ao crescimento em busca da excelência, com elevação para o nível 3, Acreditado com Excelência”, relata a gerente da Qualidade, Luciana Cardoso.


HMH Conquista Certificação Prata em Programa de Aprimoramento da Qualidade Hospitalar MARIANA (MG) - Desde 2015 que o HMH participa do Programa de Aprimoramento da Qualidade Hospitalar, desenvolvido pela Associação Samaritano, em parceria com o Centro de Estudos Augusto Leopoldo Ayrosa Galvão (CEALAG), no âmbito do Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) do Ministério da Saúde. No último dia 30, o HMH recebeu a certificação PRATA em um evento realizado no Auditório do Hospital Júlia Kubitschek, em Belo Horizonte. O objetivo deste programa é auxiliar a gestão de hospitais filantrópicos de Minas Gerais, fornecendo ferramentas e conhecimentos que possam levá-los ao aperfeiçoamento das práticas de gestão. No que se refere ao HMH, o desempenho nas atividades propostas pelo Programa foi monitorado ao longo desses dois anos, por meio de visitas/avaliações locais realizadas pelos representantes do Cealag. “Dentre as melhorias podemos citar a criação de indicadores, estabelecimento de novas Comissões Hospitalares, visita aberta, maior resolutividade de treinamentos, desenvolvimento de mais

Equipe recebe Prêmio

atividades no que diz respeito ao Núcleo de Segurança do Paciente e pesquisas de Satisfação dos Clientes e de Clima”, enfatiza Elaine Lima, gerente da Qualidade.

Enfermeiras do Núcleo de Segurança do Paciente do HSJSC são capacitadas em palestra da ANVISA AIMORÉS (MG) - No último dia 04, aconteceu, no Auditório da FIEMG, em Governador Valadares, uma palestra de capacitação proferida pela coordenadora de Investigação e Prevenção das Infecções e Eventos Adversos da Secretaria de Estado da Saúde, Nádia Aparecida Dutra, com o tema: “Segurança do Paciente”. O treinamento tratou de assuntos, como Implantação dos Protocolos de Segurança do Paciente conforme RDC nº 36, forma de cadastro no NOTIVISA a fim de prevenir os riscos inerentes ao paciente e planejar estratégias para melhoria na qualidade dos serviços no que diz respeito a segurança do paciente. As enfermeiras Marla Kênia Bastos Souza e Danielle Franco Ribeiro, integrantes do Núcleo de Segurança do Paciente representaram o Hospital São José e São Camilo neste evento que contou com a participação de vários Hospitais do Estado. “A capacitação foi produtiva neste processo de implantação dos Protocolos de Segurança do Paciente , onde dúvidas foram esclarecidas, facilitando assim a prevenção de eventos adversos no Hospital. Estamos caminhando para melhoria deste serviço e adequando mudanças para promover segurança, participando os acompanhantes e familiares de pacientes, minimizando os riscos”, afirmou a coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente, enfermeira Marla.

Temas que envolveram a Segurança do Paciente


Hospital Monte Serrat apresenta novo colegiado

Gestores se reúnem semanalmente SALTO (SP) - Com o objetivo de reestruturar a gestão do Hospital e Maternidade Municipal Nossa Senhora do Monte Serrat, foi apresentado o novo colegiado que passa a fazer parte da nova gestão da Unidade em Salto, administrada pela São Camilo desde 2011. Domingos Sávio Alves de Faria é o diretor geral, junto de uma equipe técnica e especializada para conduzir a assistência no Hospital, que mantém em 81 leitos ativos mais de 12 mil atendimentos de urgência e

emergência por mês e realiza mais de 60 partos e 500 cirurgias mensalmente. Semanalmente o colegiado se reúne para as tratativas referente ao Hospital. “É uma forma de conseguirmos analisar de forma conjunta as principais demandas e gargalos do Hospital, com avaliações de uma equipe que é multiprofissional capaz de tomar as melhores decisões para a instituição”, afirmou o diretor geral, Domingos Sávio Alves de Faria. Além do diretor geral, compõe o colegiado os seguintes profissionais: , Dr. Renato Cassani, Diretor Técnico, Flávio Lima, Gerente Financeiro, Cíntia Machado, Gerente Assistencial, Cristiane Maiante, Supervisora de Atendimento, Larissa Rodrigues, Supervisora AME, Valquíria Campos, Supervisora de Hotelaria, Maria Aparecida Alves, Coordenadora dos Serviços de Imagem, André Mulatti, Arquiteto e os Doutores Aline Kellner e Michel Brito, ambos no Suporte Jurídico.

Novena de Natal no HNSC para pacientes, acompanhantes e colaboradores

Motivação e espiritualidade

RESPLENDOR (MG) - Para enfatizar o espírito natalino e toda a reflexão que envolve a data que marca o nascimento do menino Jesus, o Hospital Nossa Senhora do Carmo iniciou uma Novena de Natal, organizada pela equipe da Pastoral da Saúde. A Novena de Natal é realizada nas enfermarias com a participação dos pacientes, acompanhantes e colaboradores. Trata-se de um período de intensa preparação para celebrar com alegria a vinda do Menino Deus ao mundo. Este ano o tema, “Natal é Harmonia” lembra a Campanha da Fraternidade 2017: “Fraternidade, Biomas Brasileiros e Defesa da Vida”. Cultivar e guardar a criação (Gn 2,15). O objetivo dessa Novena é reunir as famílias dentro do hospital no Tempo do Advento, em preparação para receber o Menino Jesus, afirma Darlene Botelho, coordenadora da Pastoral da Saúde do HNSC.

Superintendente: Justino Scatolin Assessor de Diretoria: Jorge Luiz Alves comunicacao@saocamiloaude.com

Diretor Geral: Domingos Sávio Alves de Faria Jornalista Responsável: Lilian Cacau www.saocamilosaude.com

08/12/17 - Ano 09 - Edição 30  
08/12/17 - Ano 09 - Edição 30  
Advertisement