Page 1

INFORMATIVO SEMANAL 08/07/16 | Ed. 05 | Ano I

O Papel da Enfermagem no Pré Transplante em idosos Profissionais iniciam socialização antes mesmo da internação A enfermagem desempenha um papel fundamental dentro de um hospital, e no processo de transplante de células-tronco hematopoeticas não é diferente. Para o grupo de idosos transplantados, então, que só vem crescendo no Brasil e no Mundo, há uma preparação mais adequada da enfermagem no pré, durante e pós transplante. No Departamento de Hematologia e Transplante de Células-Tronco Hematopoeticas do IBCC – Instituto Brasileiro de Controle do Câncer -, as enfermeiras sabem bem a importância do pré transplante, principalmente para o grupo de pacientes idosos, que requer mais atenção e cuidado. Segundo a enfermeira Suzana Azevedo Mosquim, chefe da Onco Hematologia, a preparação inicia com um papel social, aproximando o paciente do hospital e reforçando a ele e aos familiares a importância de um acompanhante durante todo o processo. “Aqui no IBCC é realizado uma aula com o doador, o transplantado e familiares, em que a enfermeira explica as regras da instituição, apresenta as equipes médicas que irão cuidar do transplantado e explica cada passo que ele irá passar”. - explica Suzana. Além da socialização, é verificado se o mesmo está apto para realizar o procedimento, checando todas as consultas e exames realizados antes da internação. “Um paciente idoso pode ter diversas comorbidades que podem sofrer alterações durante o transplante, por isso é importante a equipe de enfermagem estar em alerta com os pré-requisitos da internação e também estar devidamente apta a orientar o paciente a tudo que pode acontecer.” - ressalta a enfermeira chefe.

Enfermeira comenta tema em Simpósio

O IBCC é referência no atendimento à idosos e para comentar a experiência do Hospital, no último dia 30, durante Evento Board Review – X Curso de Revisão Em Hematologia e Homoterapia, no II Simpósio Multidiciplinar em Hematologia, Hemoterapia e Transplante de Medula Óssea do Hospital Israelita Albert Einstein, a enfermeira Suzana Azevedo Mosquin foi palestrante convidada para falar sobre os cuidados e importância da pré apresentação e preparação da equipe de enfermagem no transplante em idoso. “É um desafio da enfermagem fazer com que as equipes multidisciplinares estejam alinhadas. Mas por isso a importância do pré transplante, é quando tudo começa e quando evitamos erros futuros”. – comenta Suzana Mosquin.

Suzana e Deise

Superintendente: Justino Scatolin | Diretor Geral: Domingos Sávio Alves de Faria Diretor Médico: Dr. Marcelo Callil | Diretor Comercial: Dr. Paulo Angelis Diretora de Serviços Assistenciais: Débora Montezello | Jornalistas: Lilian Cacau e Renata Mello (lilian.comunicacao@ibcc.org.br) | 11 3474 9223 www.ibcc.org.br | Agência: Web Comunicação

Boletim IBCC - 08 07 16  
Advertisement