Page 1

INFORMATIVO

SEMANAL Edição XVII

.

Ano 09

.

07-07-2017

HMH adquire novo Cardiotocógrafo através de Emendas Parlamentares

MARIANA (MG) - Por meio de recursos de Emenda Parlamentar foi adquirido um novo Cardiotócografo, aparelho que monitora o batimento cardíaco fetal (FHR) e a atividade uterina (UC) de forma contínua. A emenda foi indicada pelo Deputado Federal, Padre João e agrega mais qualidade na assistência prestada às gestantes na maternidade do Hospital Monsenhor Horta. Para manuseio do equipamento foi promovido um treinamento com a presença de médico, enfermeiros e técnicos de enfermagem. O monitoramento é totalmente digital que apresenta os resultados gráficos em impressora integrada. O Cardiotocógrafo é portátil e fácil de operar, além de estar disponível na versão Dual para o monitoramento gemelar e na versão Single para o

acompanhamento de feto único. “Muitos médicos utilizam o exame no pré-natal no final da gestação para ser um complemento aos exames de ultrassonografia. Ele tem a vantagem de ser um método não invasivo e de fácil realização, pois é feito através da pele da mãe”, explica a Dra. Elizabeth da Silva. O exame é realizado através de eletrodos que são ligados a um monitor e colocados no abdome da gestante. Durante cerca de 10 a 30 minutos o aparelho registra de modo contínuo a frequência cardíaca e movimentos do bebê, além da presença e duração de contrações do útero. Ao final do exame, o aparelho gera um laudo em forma de gráfico, semelhante ao de um eletrocardiograma, que deve ser interpretado pelo especialista.


HNSC integra ações do “Dia de Cooperar” RESPLENDOR (MG) - No último sábado,1º, a Sicoob Credicope em parceria com o Hospital Nossa Senhora do Carmo, promoveu o dia C - “Dia de Cooperar” na cidade de Resplendor. Na oportunidade, a nutricionista do Hospital Nossa Senhora do Carmo, Karla Trevizani, representou a instituição realizando avaliações nutricionais, aferição de peso, altura, cálculo do IMC e classificação do estado nutricional dos assistidos. O evento contemplou ações de voluntários dos diversos segmentos oferecendo serviços como cortes de cabelo, aferição de pressão, entre outros.

Serviços em saúde oferecidos

HRR orienta acadêmicos da UFMT sobre rotinas da Central de Material Esterilizado RONDONÓPOLIS (MT) -No último dia 26, foi realizada palestra no auditório do Hospital Regional de Rondonópolis, ministrada pelo Enfermeiro Coordenador da Central de Material Esterilizado, CME, sobre as rotinas do funcionamento do setor, Gilber Pontes. Em torno de 20 acadêmicos do 5º Semestre do curso de Enfermagem / UFMT - Campos Rondonópolis participaram da palestra. Em seguida foi realizada visita técnica in loco no setor a fim de conhecer a realidade e função

da Central, responsável por esterilizar todos os instrumentais e materiais utilizados em cirurgias, além do processamento de artigos e instrumentais médico-hospitalares, através do seu controle, preparo e distribuição dos materiais hospitalares. “Esta oportunidade de colaborar com o aprendizado dos acadêmicos, incentivou-me a buscar novos conhecimentos”, afirmou Gilber Pontes.

Superintendente: Justino Scatolin Assessor de Diretoria: Jorge Luiz Alves comunicacao@saocamiloaude.com

Capacitação no HRR

Diretor Geral: Domingos Sávio Alves de Faria Jornalista Responsável: Lilian Cacau www.saocamilosaude.com

São Camilo Saúde - 07/07/17 - ano 09 edição 17  
São Camilo Saúde - 07/07/17 - ano 09 edição 17  
Advertisement