Page 1

INFORMATIVO SEMANAL 01/12/17 | Ed. 48 | Ano II

IBCC tem novo Diretor Técnico Médico Dr. Walter Galvão, ginecologista oncológico assume o cargo de Diretor Técnico Médico do IBCC (Instituto Brasileiro de Controle do Câncer) – Unidade Mooca -, com o objetivo de oferecer maior suporte às questões médicas e as responsabilidades técnicas que envolvam a instituição. Atuando no IBCC há 10 anos, Dr. Walter espera contar com a colaboração de todos para o sucesso deste novo desafio. “Fico feliz pela confiança em minha atuação e tenho certeza da possibilidade de colaborar com o IBCC”, destacou. O Diretor Técnico Médico atuará sob a supervisão do Diretor Técnico Científico do IBCC, Prof. Dr. João Carlos Sampaio Goes.

Hoje (01/12) é Dia Mundial de Combate à Aids Para enfatizar a importância da prevenção, o SESMT e a CIPA do IBCC promoveram um Teatro nos setores para evidenciar como a prevenção a doenças sexualmente transmissíveis deve ser realizada diariamente.

IBCC no I Congresso Paulista de Cuidados Paliativos O IBCC participou do I Congresso Paulista de Cuidados Paliativos, realizado na última semana, em São Paulo. O evento promoveu maior integração da equipe interdisciplinar e ofereceu mais conhecimento técnico na área de cuidados paliativos. “Foi uma oportunidade de troca de conhecimento e de compartilhar experiências entre equipes”, destacou Doraneide Cheler, enfermeira dos Cuidados Paliativos do IBCC.

O evento também foi importante para conhecer pesquisas realizadas no estado de São Paulo, “bem como o estímulo para desenvolvermos ações de auto cuidado para profissionais da área de saúde e cuidadores dos pacientes em cuidados paliativos”. Estiveram no evento, Kelly Banin, Assistente Social; Márcio Rogério, Farmacêutico; Dra. Cecília Eugênio, médica; Dora Chele, enfermeira, e Dra. Juliana Monteiro, médica.

Emergências e Urgências infecciosas no paciente Oncológico: como lidar? Esta semana (28), foi realizado no IBCC um sobre os tipos mais comuns de urgências e emergências infecciosas que podem acometer um paciente oncológico. A palestra foi ministrada pelo pediatra infectologista, Dr. Marcelo Otsuka, e também membro da Sociedade Brasileira de Infectologia Pediátrica, que apresentou dados da prevalência da infecção, que incide em 41% nas neoplasias de maior risco e representa uma hospitalização de 56%. Na oportunidade, o especialista reforçou que entre os índices de mortalidade a sepse representa 49,8% dessas infecções. O palestrante reforçou as abordagens iniciais das infecções no paciente oncológico considerando

a importância de identificar as causas, o local ou locais exatos das infecções, os sintomas, os agentes infecciosos e os fatores de risco de cada paciente, fazendo valer os protocolos e processos contínuos e não apenas uma avaliação única.

Novembro Azul Foi realizado aos profissionais do IBCC um dia de Barbearia com cortes de cabelo e barba. A proposta é reforçar a importância dos cuidados com a saúde e bem-estar.

Superintendente: Justino Scatolin | Dir Geral: Domingos Sávio Alves de Faria | Dir Téc Científico: Dr. João Carlos Guedes Sampaio Goes | Dir Administrativa: Joyce Romanelli | Dir Téc Médico: Dr. Walter Galvão Dir Clínica: Dra. Karina Infante | Dir de Negócios e Gestor Médico Comercial: Dr. Paulo Angelis | Dir de Serv. de Apoio: Stela Bridi | Dir de Serv. Administrativos: Carla Petreca | Jornalistas: Lilian Cacau e Roberto Bertozi Web Comunicação - 11 3474 9282 | www.ibcc.org.br

Informativo IBCC - 01/12/2017  
Informativo IBCC - 01/12/2017  
Advertisement