Page 1

INFORMATIVO SEMANAL Edição 24 | Ano 08 01-07-2016 Regionais São Paulo, Centro

Informativo Semanal Regional Sudeste e Corporativos Ano 07 | 18-12-2015 Edição 48

a Marian (MG)

Em treinamento, voluntários da Pastoral da Saúde são capacitados sobre visitas aos enfermos

No último sábado, dia 25, foi realizado treinamento para voluntários da Pastoral da Saúde do Hospital Monsenhor Horta com o tema “Formação de agentes da Pastoral da Saúde – Como realizar uma boa visita hospitalar”. Mais de 30 participantes receberam orientações sobre a melhor forma de realizar visita aos enfermos, considerando o estado emocional, a patologia física e limitações, conduzidas pela coordenadora de Projetos Sociais, Aparecida Custódio. Foram esclarecidos pontos sobre a formação dos Agentes da Pastoral e como conduzir uma boa visita hospitalar, seguindo as normas e condutas da Pastoral da Saúde e do Hospital Monsenhor Horta. Também foram realizadas orientações sobre alimentação durante a internação, pela nutricionista Mirian Monteiro, Higienização das mãos e precauções e isolamento, pela enfermeira da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, CCIH, Heby Mirian Gomes.

Treinamento multidisciplinar


São l a n o i Reg Paulo

Hospitais Camilianos integram Encontro de Ouvidores em Sorocaba

Considerando o papel fundamental da ouvidoria nos serviços em saúde, foi realizado pela Diretoria Regional de Saúde (DRS) de Sorocaba mais um “Encontro de Ouvidores” no auditório da DRS no último dia 22. O tema abordado foi “A importância da Ouvidoria para o SUS” e reuniu profissionais da área de vários hospitais e instituições de saúde da cidade e região. Representou o Hospital Monte Serrat, a ouvidora Cristiane Maiante (Salto) e o São Camilo Itu, a ouvidora Janaína Barbosa. Além da participação do Ouvidor Geral da DRS, Paulo Coellho de Oliveira, esteve presente no Encontro a Diretora Técnica II, Maria Eliza Ferraresi, Diretora Técnico em Saúde IIIDRS, Silvia Maria Ferreira Abrahão e a Articuladora do Núcleo de Humanização da SES (Secretaria Estadual de Saude), Merigley Albuquerque. Vários Secretários de Saúde dos Municípios que compõem a DRS também participaram do evento. O Ouvidor Geral da DRS, reforçou o avanço na área e destacou que “o cidadão não vive mais sem um ouvidor que atua na imparcialidade pelos seu

direitos. O SUS depende a cada dia mais das Ouvidorias, já que há escassez de recursos para atender todas as necessidades, por isso o papel da ouvidoria é fundamental”, destacou Paulo Coelho. Ambos os hospitais camilianos desenvolvem uma ouvidoria que recebe demandas pessoais, por e-mail, telefone e pelas redes sociais diariamente. Todas são registradas, apuradas e o cidadão tem o devido retorno em tempo hábil.

“A importância da ouvidoria do SUS” foi o tema


ale V l a n o Regi do Aço

Caminhada Ecológica envolve colaboradores do São Camilo Coronel

Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, funcionários e colaboradores dos hospitais São Camilo de Coronel Fabriciano e Timóteo participaram, no dia 25 de junho, da 3ª Caminhada Ecológica, que ocorreu no Centro de Educação Ambiental da empresa Aperam - OIKÓS. Saúde e Bem-Estar foram as palavras que deram o tom à manhã daquele dia. Logo na chegada, os colaboradores dos dois hospitais participaram de aula de alongamento, antes de iniciar a caminhada. Foram 10 km de trilha, com orientação de guias profissionais. O trajeto contou com uma parada com água, bebidas isotônicas e frutas. A disposição de participar de uma caminhada ecológica mostrou que os colaboradores estão atentos quando a necessidade de incorporar novos hábitos, além da consciência ambiental em preservar os recursos naturais. “O objetivo da caminhada, além de incentivar a prática esportiva de maneira sustentável, foi também promover a interação entre colaboradores das duas Instituições, inclusive das Pastorais da Saúde, com momentos de aprendizado e descontração. O evento é um sucesso desde sua primeira edição, cumprindo sempre a missão de proporcionar bons momentos, estimular a prática de exercício físico e neste ano não foi diferente”, ressaltou Maria Aparecida Lemes Souza, Assistente Social.

Conforme Ana Daniela, assistente social do São Camilo de Coronel Fabriciano, é sempre uma satisfação participar de um evento preparado com tanto carinho para receber os colaboradores e também celebrarmos o Dia Mundial do Meio Ambiente. “Foram momentos de lazer e de prática de atividade física”, salientou.

Momentos da Caminhada e alongamento

Superintendente: Justino Scatolin | Diretor Geral: Domingos Sávio Alves de Faria | Assessor: Jorge Alves Jornalista Responsável: Lilian Cacau | Produção Exclusiva: Web Comunicação Todas as notícias podem ser acessadas na íntegra em www.saocamilosaude.com

São Camilo Saúde - 01/07/16 - Ano 08 - Edição 24  
São Camilo Saúde - 01/07/16 - Ano 08 - Edição 24  
Advertisement