Issuu on Google+

 

   

       Código  de  Ética    

 

 

Os  comportamentos  humanos  inspiram  a  nossa  vida  na  busca  da  felicidade...  

    Fevereiro  2012    


ÍNDICE

    MENSAGEM DA ADMINISTRAÇÃO/ GERÊNCIA ............................................................................................... 2 ÂMBITO DE APLICAÇÃO .................................................................................................................................... 3 PRINCIPIOS DE ÉTICA E CONDUTA PROFISSIONAL...................................................................................... 4 LEGALIDADE ................................................................................................................................................... 4 CONDUTA NO AMBIENTE DE TRABALHO ........................................................................................................ 5 TRANSPARÊNCIA ........................................................................................................................................... 5 CONFIDENCIALIDADE.................................................................................................................................... 5 INTEGRIDADE ................................................................................................................................................. 5 CORRECÇÂO .................................................................................................................................................. 6 AMBIENTE DE TRABALHO ................................................................................................................................. 7 DIREITOS HUMANOS E IGUALDADE DE OPORTUNIDADES .......................................................................... 7 DIREITOS HUMANOS ..................................................................................................................................... 7 NÃO DISCRIMINAÇÃO E IGUALDADE DE OPORTUNIDADES .................................................................... 8 RELAÇÕES COM CLIENTES E FORNECEDORES ........................................................................................... 8 AMBIENTE ........................................................................................................................................................... 9 COMUNIDADE ..................................................................................................................................................... 9 GESTÃO DO PROCESSO ÉTICO ....................................................................................................................... 9

 

Imp.59/0  

Página 1 de 10

MCE/3  


MENSAGEM DA ADMINISTRAÇÃO/ GERÊNCIA

   

Hoje, no mundo profissional, a condução de uma organização fundada em valores morais, tem a ética  

como o primeiro elemento de qualidade de vida e do sucesso organizacional!    

A ética é a ciência da moral e a arte de dirigir a conduta! A ética é o conjunto de permissões e de interdições que têm um enorme valor na vida dos indivíduos e onde estes se inspiram para guiar a sua conduta! Em suma, as exigências da ética não são apenas assunto de palavras, envolvem comportamentos que se radicam necessariamente na moralidade e em valores. Hoje precisamos de personalidades fortes e honestas em todos os campos da vida social, económica, política, etc., personalidades com ética, é o Qualitividade Consulting Group se compromete a ter. Colaboradores e subcontratados cuja conduta se pauta por uma linha de rigor, de verdade e de justiça. A dimensão e ambição da Qualitividade Consulting Group obrigam a que sejamos reconhecidos interna e externamente como uma empresa exemplar. Para tal devemos ter sempre presente os princípios pelos quais se regem e orientam a nossa estratégia. Devem ser interiorizados por todos os colaboradores, subcontratados enquanto base para o seu desenvolvimento e da empresa. Tornar claro para todos – interna e externamente - quais são os nossos princípios é o objectivo maior deste código de ética. Com os melhores cumprimentos, Nuno Magalhães (CEO – Chief Executive Officer) Braga, Fevereiro de 2012

 

Imp.59/0  

Página 2 de 10

MCE/3  


ÂMBITO DE APLICAÇÃO O presente Código de Conduta e Ética, adiante designado por «Código», é aplicável à Qualitividade Consulting Group (QCGroup) e a todos os seus colaboradores (internos e externos) no desempenho das funções profissionais que, em cada momento, lhes estejam atribuídas pelo DEX, dentro dos limites decorrentes dos respectivos contratos e da legislação aplicável, independentemente da área em que se encontrem e do seu vínculo laboral, bem como da posição hierárquica que ocupem.

Imp.59/0  

Página 3 de 10

MCE/3  


PRINCIPIOS DE ÉTICA E CONDUTA PROFISSIONAL Os colaboradores devem pautar a sua atuação pela lealdade para com a QCGroup, bem como devem ser idóneos, independentes e não atender a interesses pessoais, devendo evitar situações susceptíveis de originar conflitos de interesses. Os colaboradores devem ainda comportar-se de forma a manter e a reforçar a confiança dos Clientes da QCGroup, contribuindo para o seu eficaz funcionamento e para a afirmação de uma posição institucional de rigor e de qualidade. A QCGroup garante a disponibilização do Código de Ética a todos os colaboradores, bem como a existência de um canal de comunicação e de resolução de dúvidas. A abordagem da QCGroup na implementação deste Código de Ética será pró-ativa e aberta à participação dos Colaboradores. A QCGroup assume este Código como a ferramenta privilegiada na resolução de questões éticas, garantindo a conformidade deste com as práticas legais existentes em todas as regiões onde opera.

LEGALIDADE No exercício das respectivas funções profissionais, os colaboradores devem atuar de acordo com a lei, diligenciando, designadamente, para que as decisões da QCGroup que afectem direitos de pessoas singulares ou colectivas tenham um fundamento legal e que o seu conteúdo esteja em conformidade com a lei. Os colaboradores nunca deverão executar, em nome da QCGroup, qualquer ação que viole as legislações aplicáveis à sua atividade.

Imp.59/0  

Página 4 de 10

MCE/3  


CONDUTA NO AMBIENTE DE TRABALHO TRANSPARÊNCIA A QCGroup e todos os seus colaboradores aceitarão explicar e explicitar com total transparência as suas decisões e comportamentos profissionais sempre que, garantidos os devidos deveres de sigilo, para tal sejam adequadamente solicitados.

CONFIDENCIALIDADE Sem prejuízo do princípio de transparência, os colaboradores não podem ceder, revelar, utilizar ou referir, diretamente ou por interposta pessoa, quaisquer informações relativas à atividade da QCGroup ou ao exercício das suas funções profissionais (informação de clientes), garantindo que a informação a que tem acesso no desenvolvimento dos serviços que são contratados é do cliente (exclusivamente) e por isso, absolutamente confidencial. O sigilo profissional aplica-se a todos os colaboradores, especialmente nas situações em que, pela sua importância ou legislação existente, não devam ser do conhecimento do público em geral. Os colaboradores da QCGroup e devem sempre atuar com discrição em relação a factos e informações a que tenham acedido durante o exercício das suas funções.

INTEGRIDADE

A  QCGroup  exige  de  si  própria  e  dos  seus  colaboradores  os  mais  elevados  padrões  de  ética.   Os colaboradores cumprirão as suas obrigações de forma profissional, responsável e zelosa, procurando a excelência de desempenho, mesmo em circunstâncias difíceis. Os colaboradores atuarão sempre de forma leal aos princípios e interesses da QCGroup. Todas as situações que possam gerar conflitos entre os interesses pessoais e o dever de lealdade para com a empresa ou outros colaboradores, devem ser de imediato comunicadas por escrito pelo colaborador à sua hierarquia. Os colaboradores comprometem-se a não exercer qualquer atividade profissional externa que interfira com as suas atribuições ou com as atividades da empresa.

Imp.59/0  

Página 5 de 10

MCE/3  


Os colaboradores com relações familiares ou equiparadas não deverão exercer a sua atividade profissional em relação hierárquica ou funcional direta. Os colaboradores deverão proteger o património da empresa utilizando-o apenas na execução dos processos de negócio e assegurando o seu uso eficiente. É interdita toda a prática de corrupção, em todas as suas formas ativas e passivas, quer através de actos e omissões quer por via da criação e manutenção de situações de favor ou irregulares. A QCGroup e os seus colaboradores darão o devido conhecimento da existência de qualquer realidade referente à empresa cuja divulgação seja susceptível de interferir com a respectiva situação económica, ambiental ou social. A QCGroup e os seus colaboradores recusarão quaisquer ofertas que possam ser consideradas ou interpretadas como uma tentativa de influenciar a empresa ou o colaborador. Em caso de dúvida, o colaborador deverá comunicar, por escrito, a situação à respectiva hierarquia. Os colaboradores não podem negociar nem efetuar quaisquer acordos, relativamente a preços, partilha de mercados ou de clientes, em qualquer atividade susceptível de restringir a concorrência.

CORRECÇÂO Os colaboradores devem reportar qualquer comportamento que esteja em conflito com este Código de Ética. É garantida a confidencialidade e proteção jurídica de quem reporta, de acordo com regulamentação própria, e um tratamento justo a quem é reportado. No relacionamento com as Partes Interessadas, os colaboradores devem evidenciar disponibilidade, eficiência, correção e cortesia, tentando assegurar que, na medida do possível, as PI obtém as informações que solicita. Nas respostas a cartas, chamadas telefónicas e e-mails, os colaboradores devem tentar responder da forma mais rigorosa, oportuna e completa possível às questões que lhes sejam colocadas, devendo no caso de não serem responsáveis pelo assunto em questão, dirigir o cliente ou outra PI para o colaborador adequado.

Imp.59/0  

Página 6 de 10

MCE/3  


AMBIENTE DE TRABALHO A QCGroup continuará a investir no aperfeiçoamento pessoal e profissional dos seus colaboradores, incentivando-os a levarem uma vida pessoal e profissional equilibrada. A QCGroup promoverá a correção, urbanidade, afabilidade e brio profissional nas relações entre colaboradores, bem como o respeito pelos respectivos direitos, sensibilidades e diversidade. A QCGroup assegura aos seus colaboradores um   ambiente   de   trabalho   limpo,  

seguro   e   saudável   de   forma   a   prevenir   acidentes   e   problemas   de   saúde   resultantes   de,   ou   que   ocorram  durante  o  trabalho.   A segurança, saúde e o bem-estar dos colaboradores é uma prioridade de nível máximo para a QCGroup. Todos os colaboradores deverão conhecer, cumprir e fazer cumprir as normas de higiene e segurança no trabalho, bem como reportar quaisquer não conformidades verificadas. Os colaboradores devem respeitar e incentivar os valores da QCGroup, promovendo a cooperação, a responsabilidade individual e aceitando a diversidade.

DIREITOS HUMANOS E IGUALDADE DE OPORTUNIDADES DIREITOS HUMANOS A QCGroup reconhece, junto da comunidade internacional, que os direitos humanos devem ser considerados fundamentais e universais, baseados em Convenções, Tratados e iniciativas internacionais como a Declaração Universal dos Direitos Humanos das Nações Unidas, a Constituição da República portuguesa, o Tratado e as Diretivas da EU, a Organização Internacional do Trabalho e a Global Compact. A QCGroup nunca empregará mão-de-obra infantil ou forçada nem pactuará com tais práticas por parte de terceiros que lhe forneçam produtos ou prestem qualquer tipo de serviço. A QCGroup é contra a detenção arbitrária, tortura ou execução e a favor da liberdade de organização e associação pacíficas, da liberdade ideológica, de consciência e religiosa, bem como das liberdades de opinião e de expressão.

Imp.59/0  

Página 7 de 10

MCE/3  


NÃO DISCRIMINAÇÃO E IGUALDADE DE OPORTUNIDADES A QCGroup compromete-se a promover o respeito pela igualdade de oportunidades para todos os seus colaboradores e potenciais colaboradores. Todas as suas práticas, políticas e procedimentos laborais estão orientadas no sentido de impedir a discriminação e o tratamento diferenciado em função de raça, género, orientação sexual, credo, estado civil, deficiência física, orientação política ou de opiniões de outra natureza, origem étnica ou social, naturalidade ou associação sindical. A QCGroup garante a salvaguarda da integridade moral dos seus colaboradores, assegurando o seu direito a condições de trabalho que respeitem a sua dignidade individual. A QCGroup procura proteger os seus colaboradores de atos de violência psicológica e condena quaisquer atitudes ou comportamentos que resultem na discriminação ou contrariem as convicções dos seus colaboradores – por exemplo, insultos, ameaças, isolamento, invasão da privacidade ou limitação profissional. A QCGroup não permite qualquer forma de coação moral ou psicológica, nem comportamentos ofensivos da dignidade da pessoa humana.

RELAÇÕES COM CLIENTES E FORNECEDORES A QCGroup promoverá junto dos seus clientes e fornecedores (Subcontratados, Prestadores de Serviço, Fornecedores de Bens) a observância dos regulamentos e práticas de segurança que estejam em vigor na empresa. A QCGroup promoverá a correção, afabilidade e brio profissional nas relações com clientes e fornecedores, bem como o respeito pelos respectivos direitos, sensibilidades e diversidade. A QCGroup não manterá relacionamentos com fornecedores que não estejam alinhados com o espírito deste Código de Ética. A QCGroup compromete-se a monitorizar a conduta ética dos seus fornecedores e a adoptar medidas imediatas e rigorosas nos casos em que a conduta ética seja questionável.

Imp.59/0  

Página 8 de 10

MCE/3  


AMBIENTE A QCGroup respeita todas as leis e regulamentos nacionais em matéria de proteção do ambiente aplicáveis à sua actividade e promoverá o desenvolvimento sustentável, assegurando a gestão dos recursos e materiais que utiliza e das emissões e resíduos que produz.

COMUNIDADE A QCGroup apoia activamente a comunidade, promovendo e participando em iniciativas que visem estimular a consciência social de todos e que tenham por objectivo a promoção da responsabilidade social e do desenvolvimento sustentado.

GESTÃO DO PROCESSO ÉTICO Para mais informações sobre processo Ético, consulte, por favor: teresapinho@qualitividade.pt Para denúncias de incumprimento, contacte por favor: nunomagalhaes@qualitividade.pt

Imp.59/0  

Página 9 de 10

MCE/3  


Código De Ética QC Group