Page 1

PORT FÓL IO

M A R CELO BORGES


foto paulo lacerda

22 segredos direção sônia mota

CiaDanca_POPCARD_02.indd 1

foto paulo lacerda

CiaDanca_POPCARD_03.indd 1

22 SEGREDOS // MONTAGEM DE DANÇA CONTEMPORÂNEA O desenvolvimento do material deste espetáculo aconteceu ao longo da imersão por 4 meses no cotidiano da Cia. de Dança, acompanhando ensaios, visitas de campo e discussões entre as equipes de cenografia, figurino, som, direção e fotografia. O material apresenta dois pontos interessantes: o primeiro foi a utilização de um carimbo com datas e horários diferenciados, aplicado manualmente nas peças das diversas apresentações; e o segundo, diz respeito à extensão do programa à qualidade de elemento de cena. Um “carteiro” o entrega em um envelope a dois dançarinos, e o público, contrariando o usual, recebe o programa somente na saída do teatro.

4/11/2009 00:06:29

22 segredos direção sônia mota

3/11/2009 21:11:18


56

»

PESQUISA E PRODUÇÃO CIENTÍFICA

ESTRUTURA

GRADUAÇÃO

A Faculdade de Medicina está instalada no campus Saúde da UFMG, uma área de 104.000m2 na região hospitalar do centro de Belo Horizonte.

Hospitais Universitários

A Universidade Federal de Minas Gerais mantém dois hospitais para a formação prática dos estudantes dos diversos cursos da área de saúde: o Hospital das Clínicas (HC), situado no campus Saúde, na região central de Belo Horizonte, e o Hospital Universitário Risoleta Tolentino Neves, em Venda Nova, na região norte da cidade. Os dois têm papéis complementares, divididos entre o atendimento de especialidades e de urgência.

»

Complexo Hospital das Clínicas

O complexo hospitalar do Hospital das Clínicas é formado pelo edifício central, o Hospital São Vicente de Paulo, inaugurado em 1928, e por sete prédios anexos para atendimento ambulatorial: Ambulatório Bias Fortes, Anexo Oswaldo Costa, Ambulatório São Vicente, Hospital Borges da Costa, Hospital São Geraldo, Centro de Treinamento e Referência em Doenças Infecciosas e Parasitárias Orestes Diniz e o novo Centro Jenny Faria de Assistência à Saúde do Idoso e da Mulher, além da Moradia dos Médicos Residentes (Anexo Maria Guimarães). Unidade especial da UFMG, o hospital público universitário realiza atividades de ensino, pesquisa e assistência. É referência para os sistemas municipal e estadual de saúde no atendimento aos pacientes portadores de doenças de média e alta complexidades, com média mensal de 25.000 atendimentos ambulatoriais, 1.600.000 internações, 2.000 procedimentos cirúrgicos e 280 partos de médio e alto riscos.

57

As atividades de pesquisa da Faculdade de Medicina da UFMG remontam à criação da escola e se tornaram tradição em diversas áreas.

40

e às atividades de extensão, além de serviços de

experiência dos mais velhos, ajudá-los a procurar soluções mais

scientific initiation programs. The School has dozens of laboratories and has important national and international funding partners, including Fapemig, Finep, Capes, CNPq, and the European Union, besides UFMG’s own Office for Research Affairs.

______________________________________________________________________________ Centro de Pesquisa 31 3409.9647 | napq@medicina.ufmg.br

apoio como biblioteca, restaurante universitário, livraria, farmácia e agências bancárias.

válidas e adequadas à sociedade brasileira.

36

41

number of undergraduate students are also taking part in research developed as

laboratórios destinados ao ensino, à pesquisa

jovens o interesse pelos grandes problemas nacionais e, com a

I don’t know almost everything. But I suspect a lot. Guimarães Rosa, writer – Class of 1930

the school, and has become traditional in many areas. In the last few years, the number

Entre as áreas que concentram as linhas de pesquisa desenvolvidas na Faculdade de Medicina estão as de Doenças Infecciosas e Parasitárias; Patologia Médica e Comparada; Epidemiologia, Gestão dos Serviços de Saúde e Saúde do Trabalhador; Clínica Médica; Ginecologia, Medicina Fetal e Obstetrícia; Cirurgia Experimental, do Aparelho Digestivo e Neurocirurgia; Oftalmologia; Neurociências; Saúde da Criança e do Adolescente; e Microbiologia do Aparelho Digestivo.

funcionam dezenas de salas de aulas e de

disciplinas dos currículos escolares. É indispensável despertar nos

RESEARCH AND SCIENTIFIC PRODUCTION

of lines of research and research groups has increased significantly. An expanding

A produção científica da Faculdade conta com dezenas de laboratórios e com o financiamento de importantes parceiros nacionais e internacionais, como Fapemig, Finep, Capes, CNPq e União Européia, além da Pró-reitoria de Pesquisa da UFMG.

de área construída. Nele e em outras edificações Não basta, portanto, ensinar, mesmo exemplarmente, as várias

29

The research activity in the UFMG School of Medicine goes as far back as the creation of

Também tem crescido a inserção dos estudantes de graduação nas pesquisas desenvolvidas em programas de iniciação científica.

O HC também é reconhecido internacionalmente pelas pesquisas realizadas pelos corpos docente e discente. São mais de 450 professores, incluindo os de Fonoaudiologia, de Medicina, de Enfermagem e de outros cursos. Os estudantes da Faculdade de Medicina com atividades didáticas no HC são quase mil, além dos mais de 600 de outros cursos.

Apenas o prédio da escola ocupa 24.000m2

17

Nos últimos anos, o número de linhas e grupos de pesquisa aumentou significativamente.

Among the areas that concentrate lines of research developed at the UFMG School of Medicine, we can find Infectious and Parasite Diseases; Medical and Compared Pathology; Epidemiology, Health Service Management and Worker’s Health, Internal Medicine, Gynecology, Fetal Medicine and Obstetrics; Experimental Surgery, Surgery of the Digestive System, and Neurosurgery; Ophthalmology; Neurosciences; Child and Adolescent Health; and Microbiology of the Digestive System. ____________________________________________________________________________ Office for Research Affairs +55 31 3409.9647 | napq@medicina.ufmg.br

37

Amílcar Vianna Martins – Turma de 1929

35

Medicina_CATALOGO_MIOLO 18x28cm.18 18

26/2/2008 09:49:20

Medicina_CATALOGO_MIOLO 18x28cm.19 19

26/2/2008 09:49:20

Medicina_CATALOGO_MIOLO 18x28cm.56 56

FACULDADE DE MEDICINA // CATÁLOGO COMEMORATIVO Catálogo de apresentação da Faculdade de Medicina da UFMG, com 72 páginas. O projeto gráfico explorou a excelência e a abrangência deste centro de saber centenário através de uma elaboração cuidadosa do leiaute, somada a extensa seleção de imagens.

28

26/2/2008 09:50:11

Medicina_CATALOGO_MIOLO 18x28cm.57 57

26/2/2008 09:50:13

Medicina_CATALOGO_MIOLO 18x28cm.40 40

26/2/2008 09:49:50

Medicina_CATALOGO_MIOLO 18x28cm.41 41

26/2/2008 09:49:54


CÓSMICAS // CARTAZ-PROGRAMA de MONTAGEM TEATRAL Cosme Chuvasco de Rondó, o filho mais velho do barão de Rondó, revolta-se contra seus pais e, em 15 de junho de 1767, sobe às árvores para nunca mais descer. Este é um breve resumo de “O Barão das Árvores”, livro de Ítalo Calvino adaptado livremente nesta montagem. O leiaute apropria-se do elemento fundamental, a árvore, para reconstruí-la como um espaço intertextual onde trechos da peça coexistem com citações da fantástica narrativa do autor italiano.


ASSOCIAÇÃO CIVIL FAVELA É ISSO AÍ // NOVO PROJETO GRÁFICO JORNAL Em regime de freelance para a Intra Comunicação, o redesign do jornal Favela é Isso Aí apoiou-se na marca já existente para desenvolver uma publicação mais dinâmica e atraente para o leitor. Os recortes irregulares dos boxes, a formatação assimétrica das colunas, e o contraste vibrante de cores associam o espaço da página ao próprio espaço da favela: um território em constante movimento. Ao mesmo tempo, o cuidado com a tipografia e a padronização dos formatos de chamadas, títulos e subtítulos de matérias, conferem consistência ao projeto, promovendo maior credibilidade à linha editorial estruturada pelo binômio cidadania-cultura.


MASTER TURISMO // CAMPANHA INTERNA Evento: uma grande festa de confraternização para os funcionários. Tema: o circo e seu universo fantástico. Para isso foram desenvolvidas diversas peças de divulgação, dentre as quais, a série de cartazes acima. O tratamento visual buscou associações diretas com o universo circense, sem perder de vista a cultura da própria empresa em que o evento seria realizado. O que pode ser percebido desde as ilustrações, até a relação de cores adotadas. Este trabalho foi executado sob regime de freelance para a Intra Comunicação.


BDMG - FUNDAÇÃO BDMG DE SEGURIDADE SOCIAL // MARCA O projeto associado a esta marca e lançado pela administradora do Programa de Promoção à Saúde do BDMG (Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais) tem por objetivo resgatar o conceito de médico da família e atuar na prevenção de riscos e doenças, promovendo a saúde de seus usuários. A partir do estetoscópio – objeto de trabalho diretamente ligado ao profissional de saúde – elaborou-se um desenho que se desdobra na forma de um coração associado ao nome do programa, suscitando idéias como escuta, cuidado e carinho constante. Esta marca foi desenvolvida sob o regime de freelance para a Intra Comunicação.


SNC LAVALIN Minerconsult // CARTÃO Cartão de final de ano para mineradora canadense no Brasil. A impressão metálica e o formato escalonado da árvore de natal reportam ao universo da mineração, ao mesmo tempo que reforçam os votos de um ano com ascendência positiva. Este trabalho foi desenvolvido sob o regime de freelance para a Intra Comunicação.


ALE // MARCA PROMOCIONAL DA ALE COMBUSTÍVEIS Através de um extenso uso de ilustrações, a marca foi desenvolvida em trabalho de freelance para a Intra Comunicação, com o objetivo de explicitar a variedade de destinos sorteados pela promoção: Um cruzeiro pelas praias do nordeste, hospedagem em um resort na amazônia ou passeio pelas serras gaúchas.


CEFAR - FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO // TEATRO Peça baseada no texto de “Esperando Godot”, de Samuel Becket, cuja identidade visual do cartaz e programa intertextualiza com a obra de Georges Magritte. (fotografias de Paulo Lacerda)


3

4

5

6

5

6

6

7

7

7

6

5

5

PALÁCIO DAS ARTES FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO // MARCA E DIVULGAÇÃO Nova identidade visual, novo material institucional e novas peças de programação.


CIA. DE DANÇA DO PALÁCIO DAS ARTES // PROGRAMA DO ESPETÁCULO “TRANSTORNA” Antes de lança-lo oficialmente a Cia. de Dança fez apresentações com as investigações coreográficas de seu espetáculo. O projeto gráfico baseou-se na fragmentação, em inesperadas sequências de movimentos interrompidas em cortes súbitos, assim como na convergência de texturas, figurinos e diferentes bagagens trazidas à cena pelos bailarinos.


CEDECOM - UFMG

III simpósio internacional sobre análise do discurso emoções, ethos e argumentação

1 a 4 abril 2008

universidade federal de minas gerais belo horizonte brasil submissão de trabalhos 1 outubro a 30 novembro 2007 mais informações núcleo de análise do discurso www.letras.ufmg.br/simposioad realização:

apoio:

UFMG // SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE ANÁLISE DO DISCURSO Identidade visual, cartaz, campanha de divulgação e peças gráficas de suporte ao evento.


DIRETORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS UFMG // CATÁLOGO Catálogo de apresentação da Universidade. As folhas de rosto vermelhas com letras (des)construídas em faixas desalinhadas tentam traduzir o conceito defendido pela instituição, de que o conhecimento, mais que um acúmulo fixo de informações, é gerado através da incessante troca entre as diversas áreas do saber.


RÁDIO UFMG // ANÚNCIO Anúncio com foco na programação plural da Rádio.


UFMG // CEDECOM - REVISTA DIVERSA Adequação de projeto gráfico e diagramação da revista para sua edição especial de Vestibular. (ilustração capa: Sérgio Lemos)


VOICE // DESIGN EDITORIAL Diagramação e projeto gráfico da revista Season.


UNIMED GERAIS DE MINAS // BALANÇO Uma questão crucial neste projeto: como tornar atraentes elementos repetitivos, como gráficos, textos de contabilidade e tabelas numéricas, sem perder de vista o caráter humano por trás do atendimento em saúde.


FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO // EDITAL ESTÍMULO ÀS ARTES O sinal gráfico da marca brinca com a figura mítica da cornucópia, símbolo de abundância e prosperidade. As iniciais do nome do edital são simplificadas na forma de duas espirais que brotam uma da outra: o “a” colorido remonta à produção artística que floresce vibrante, graças ao estímulo do “e”dital.


UFMG // Criação de marca para ciclo de conferências Com a celebração de seus 80 anos de existência em 2007, a UFMG iniciou o Ciclo de Conferências Sentimentos do Mundo que, desde então, contou com a participação de relevantes intelectuais e pesquisadores internacionais, em diversas áreas do conhecimento. A marca criada alude à coexistência de uma infinidade de visões de mundo apresentadas por seus participantes e às múltiplas possibilidades de interseção entre suas idéias.


FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO // CONCERTO O projeto propunha o encontro entre a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e músicos da atualidade, como o grupo Uakti e o compositor Wagner Tiso. Através de cores e texturas associadas à memória cultural mineira, a identidade visual propõe um cruzamento entre clássico e vernáculo, sóbrio e prosaico, sobrepondo o tradicional e o contemporâneo em um mesmo espaço sonoro e visual. Junto ao convite exibido aqui, também foi criado um cartaz, além de um programa e um banner.


MOSTRA DAS PROFISSÕES // CAMPANHA E MATERIAL INFORMATIVO O evento ocorre anualmente na UFMG, que interrompe suas atividades durante 3 dias para receber a visita de milhares de alunos de ensino médio das redes pública e particular. O objetivo é apresentar toda a gama de cursos oferecidos pela universidade e as profissões ligadas a eles, para que os estudantes possam fazer uma escolha profissional mais consciente. O material gráfico é constituído por peças de divulgação e apostilas com informações sobre cada curso. Buscando uma maior proximidade ao universo de seu público alvo e também minimizar o peso representado pela escolha de uma profissão tão cedo, a linguagem visual deste material é pautada por um clima lúdico e descontraído.


A L E G R E ia do fim-de-tarde da serra Resumindo em sabor a mag

do paisagem montanhosa e faz A sinfonia do vento cruza a nar ver Alegre é ver o dia termi entardecer um espetáculo. Vi floral, acidez justa, aroma de assim. Com seu inesquecível sabor Gourmet Brasil Alegre descreve cereais e corpo equilibrado, Café da serra. Encanto das em sabor toda a beleza do fim-de-tarde esa. Matas das Gerais para a sua m

ssoessoss ExpreEspr As authentic as the so

mountainous landscape and turns A symphonic breeze crosses the day live Alegre to experience the twilight into a spectacle. To unforgettable floral flavor, warm ending in this way. With its s Gourmet Brasil Alegre describe aroma, and full body taste, Café in the the breathtaking beauty of a sunset café torrado em grão whole bean roasted coffee

silis. filho desta terra Bra Autêntico como todons of Brazil who bring it to you.

al spring in the mountains

ic Revealing the flavor of a mag

mountains.

Gourmet Brasil Produtos Easpeci is Ltda. a G 425 s/n Km 9 RodoviM Córrego São Silvestre, Caratinga-MG CNPJ 05.373.974/0001-34 Tel/Fax - 55 (33) 3322-4612 www.cafegourmetbrasil.com Seroviç de Atendimento ao Consumidor Consumer Information Service

@

Caixa Postal 213, CEP 35300-000, Caratinga - MG - Brasil cafegourbmet rasil@cafegourbmet rasil.com

filho desta Autêntico como todons of Brazil who br As authentic as the so

e consumidores. A mesma linguagem elaborada para as embalagens

padrão de qualidade bem definido em todas as manifestações

CAFÉ GOURMET BRASIL // MARCA, EMBALAGENS E MATERIAL INSTITUCIONAL Como destacar um café exportação com grãos tipo arábica de altíssimo nível e blends associados a qualidades brasileiras autênticas, como alegria e exotismo, sem cair em um clichê ufanista? A solução foi sugerir sensações e aromas únicos do Brasil explorando cores e texturas, ao mesmo tempo em que um cuidadoso equilíbrio visual de todos os elementos inspirasse sofisticação e refinamento. GOURMET BRASIL // IMPRESSOS

Material de comunicação para revendedores e consumidores. A mesma linguagem elabora


RÁDIO GUARANI FM // WEBSITE GUARANI FM 96,5 // WEBSITE Como transportar informação e programação geradas por um veiculo essencialmente verbal e sonoro para outro de caráter visual e interativo, mantendo em vista o estilo leve e moderno adotado pela emissora? Este foi o conceito norteador do projeto.

Website da Guarani FM 96,5. Rádio dos Associados Minas.


SISTEMA SISTEMA PROMOVE PROMOVE DE DE ENSINO ENSINO ////WEBSITE WEBSITE Desenvolvido após longa pesquisa com o público alvo, o site integrava conteúdos de caráter institucional, informativo e de entretenimento, em uma interface ágil e funcional.

Desenvolvido após pesquisa junto ao público alvo, integrando conteúdos de caráter institucional, informativo e de entretenimento, em uma interface funcional e ágil.


SANTA SANTA MÔNICA MÔNICA DOGS DOGS ////REVITALIZAÇÃO REVITALIZAÇÃODEDEMARCA MARCA Santa Mônica era uma das mais antigas pet shops de São Paulo. Seus novos proprietários solicitaram uma revitalização total na nova marca, além de padronização e extensão desta padronização na qualidade de todas as peças, além de revitalização total na marca. Mais dinâmica, alegre identidade a todas as peças gráficas utilizadas pela empresa. Santa Mônica Dogs é a mais antiga pet shop de São Paulo. Os novos proprietários brifaram uma melhor e que fizesse frente aos outros concorrentes na região em que está situada: o Brooklin.


CONTATO

TELEFAX // 31 3442 9300 Mテ天EL // 31 3658 6963 borgesdesign@gmail.com BELO HORIZONTE / MG / BRASIL


PORTFOLIO MARCELO BORGES  

Seleção de trabalhos feitos até o presente. Este portfólio pode ser baixado em PDF. Selection of best works made until the present. This po...

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you