Issuu on Google+

A Asa Alimentos firmou novos convênios em Brasília que oferecem descontos expressivos nos valores pagos por seus colaboradores e dependentes. Veja abaixo a relação das faculdades, cursos profissionalizantes e de inglês e laboratório de análises clínicas conveniados. Faculdades - IESB - AD1-ITEC/DF - FIPLAC - FASEP - UNICESP

- FTB - UNIPLAN - PROJEÇÃO - EUROBRÁS (OBJETIVO) - SESLA-NDA

- UNIEURO - MICHELANGELO - FACIBRA - FACGAMA - FACULDADE BRASÍLIA

Curso profissionalizante - MICROLINS (SAMAMBAIA) Curso de inglês - WISDOM (TAGUATINGA) Laboratório - SABIN Além destes, outros convênios estarão sendo firmados até o final do ano com o objetivo de favorecer cada vez mais os nossos colaboradores. Aproveitem!

Asa Norte se prepara para exportação

Novamente, a Asa Alimentos fechou parcerias para a realização de exames oftalmológicos gratuitos. Desta vez, as óticas VORIQUES juntamente com o INOB Instituto de Olhos e Microcirurgia de Brasília e o Rotary Club estão realizando os exames necessários. Os primeiros beneficiados com atendimento no mês de julho foram os colaboradores das Filiais 6, 8 e 18. Todos os colaboradores passam por um exame de triagem e quando é identificada alguma alteração são encaminhados para um exame mais específico. É importante ressaltar que os óculos quando necessários, são fornecidos gratuitamente. Agradecemos especialmente aos nossos parceiros envolvidos neste projeto.

Projeto Visão, Missão e Valores Novas equipes e filiais participaram do projeto VMV que tem a finalidade de integrar os colegas de trabalho e formar equipes de colaboradores alinhados com as diretrizes da empresa e determinados a seguir em direção ao futuro.

PALAVRA DO PRESIDENTE

Cautela para o segundo semestre Filial 3 incubatório

Filial 3 incubatório

Filial 3, Incubatório

Filial 5

O desempenho da avicultura brasileira no primeiro semestre acabou se mostrando melhor do que as previsões iniciais. A oferta de carne no mercado interno apresentou números compatíveis com a demanda enquanto as exportações retomaram volumes próximos aos registrados o ano passado. Sinal de que as medidas tomadas pelo setor para enfrentar a crise mostraram-se corretas. Para a Asa Alimentos, o semestre significou também uma adequação ao momento vivido pelo setor. Adiamos os planos de expansão da produção e mantivemos o foco na produtividade e na agregação de valor aos nossos produtos. No desempenho nacional da suinocultura tivemos um volume de exportação ligeiramente superior ao primeiro semestre de 2008, mas com preços bem inferiores ao ano passado. No entanto vemos perspectivas melhores para o segundo semestre. Nossos abates cresceram e hoje já chegam a 800 animais/dia, consolidando nossa liderança no DF e GO. Fizemos as primeiras remessas de cortes suínos e produtos industrializados para comercialização pela Asa Norte. É um novo canal para escoamento de nossa produção e

Cobb reforça parceria com a Asa Alimentos

O Presidente da Asa Alimentos, Aroldo Filho, o Vice-Presidente, Sérgio Araújo e o Gestor Industrial, Ricardo Brandalise , acompanhados por Paulo Galleti e Luís Calegaro da Asa Norte, recepcionaram a delegação formada pelos Srs. Majeed Rasol Farhan, Diretor da Alkafeel, Movaffagh Kaebi, Vice-Presidente do Centro Islâmico e Ahmad Abdalla, Diretor da Almadina Trading.

Inaugurado em maio de 2007, o abatedouro da Asa Norte Alimentos, localizado em Aguiarnópolis (TO), obteve recentemente a licença do Ministério da Agricultura, Produção e Abastecimento para exportar sua produção. No mês de abril, uma delegação comercial do Iraque esteve visitando as instalações para conhecer os processos de abate e discutir condições para o atendimento daquele mercado. Com este objetivo, a Asa Norte vem realizando uma série de ações como o desenvolvimento de embalagens próprias para o mercado externo; contatos com empresas especializadas em exportação e visitas ao porto de Pecém no Ceará de onde partirão as primeiras cargas, provavelmente com destino ao Iraque e Irã.

No dia 18 de junho, em Formosa (GO), foi realizado o XI Encontro de Encarregados e Subencarregados da integração de matrizes. O assistente técnico Tiago Campos Lourenço (Cobb) proferiu uma palestra sobre a evolução genética dos últimos anos, manejo de machos e fêmeas em fase de produção e ressaltou a importância da ambiência e da biossegurança. Mais de 60 pessoas compareceram, entre integrados, encarregados e técnicos de granja e incubatório. Para a Asa este evento foi mais uma oportunidade para reforçar as recomendações práticas que são realizadas no dia-a-dia da equipe.

Filial 8

Filial 8

Filial 6

Filial 10 Logística

novas oportunidades de produtos e de faturamento para os clientes do Norte e Nordeste. Outra boa novidade foi a liberação pelo Ministério da Agricultura da licença provisória de exportação para a Asa Norte. Missões comerciais já nos visitam para firmar os primeiros contratos de exportação, prevista para os próximos meses. O asfaltamento do pátio e acesso do abatedouro é o último obstáculo para a licença definitiva. As obras iniciadas pelo Governo do Estado do Tocantins foram paralisadas e estamos aguardando sua retomada conforme prometido. Ainda na Asa Norte, tivemos a saída do Paulo Galleti que contribuiu muito com a empresa e especialmente com a Asa Norte. Sempre com extremo zelo e profissionalismo. Segue agora novos caminhos e desejamos muito sucesso assim como ao Heber Silva que assumiu este novo desafio. Não podemos deixar de citar também o orgulho de ter recebido a Medalha do Mérito Industrial-2008 outorgada pela Federação das Indústrias de Brasília. Uma homenagem que tenho o dever de compartilhar com toda essa brilhante equipe

Aroldo Silva Amorim Filho

de colaboradores da Asa, responsáveis diretos pelos nossos resultados. Em julho tivemos também recordes de vendas, abertura de novas áreas de atuação em Goiás e o lançamento da costela suína defumada Bonasa. Em agosto teremos os lançamentos da pizza de frango e da lasanha bolonhesa. Nos supermercados de Brasília e Goiânia somos líderes em vendas e participação em produtos como frango resfriado e cortes suínos. Conquistas diárias que escrevem a história dos quatro anos da marca Bonasa e dos 15 anos da Asa Alimentos completados em julho e agosto respectivamente.

VEJA TAMBÉM NESTA EDIÇÃO

COMERCIAL BONASA cresce em Goiás (pag.3) PREMIAÇÃO Presidente da Asa é condecorado pela FIBRA (pag.4)

Filial 10, Fábrica de Rações

5

ANO 4 - Nº 18 - 2009

Convênios beneficiam colaboradores da Asa Novas parcerias

mai/jun/julh

PROJETO INSTITUCIONAL

Asa notícias

Asa notícias

parcerias

mai/jun/julh 2009

6

EXPORTAÇÃO Delegação visita Asa Norte (pag.5)

Filial 10 Laboratório mai/jun/julh 2009


Ciclo de mensagens Com o artigo sobre Muros e Pontes, o Departamento de Recursos Humanos passou a enviar semanalmente para os colaboradores da Asa, textos motivadores abordando aspectos de vida e administração. Os textos poderão ser fixados em murais e utilizados para reflexão. Aproveitem!

Muros e pontes

M

uro, segundo o dicionário, é uma obra, geralmente de alvenaria, que separa terrenos contíguos ou que forma uma cerca. Ponte por sua vez, é uma construção que liga dois pontos separados por um rio ou depressão de terreno.

A cada dia o mundo se torna mais individualista e as pessoas parecem não se importar com os outros o que po-

demos chamar de “filosofia do umbigo”, onde cada um olha apenas para si e seus interesses. Quando aguardamos um atendimento queremos ser os primeiros como queremos ir sentados no ônibus e esquecemos as boas maneiras pois nos sentimos cansados para dar lugar a uma pessoa idosa que esteja de pé. Queremos que os outros esperem mas não suportamos ter que esperar pois estamos preocupados com a nossa

1

Treinamento de promotores

Os conceitos de marketing e ações promocionais no ponto de venda foram os temas abordados no treinamento dado aos promotores de vendas da Asa Alimentos de Brasília no dia 18 de junho passado. Com mais de 35 participantes, o treinamento foi planejado pelo Departamento de Marketing e ministrado por profissionais da SAMA Eventos, especializada na terceirização de promotores e ações promocionais no ponto de venda. O treinamento teve continuidade com a visita dos promotores aos abatedouros de aves e suínos da Asa Alimentos quando tiveram a oportunidade de conhecer de perto os processos de abate e esclarecer dúvidas sobre as técnicas de conservação e manejo dos produtos. Ao final do treinamento, o promotor Ricardo Malva recebeu um DVD como prêmio pela autoria da foto da melhor exposição de um ponto extra de venda dos produtos BONASA. Todos os participantes receberam um certificado de conclusão do curso.

vida esquecendo que existem milhares de outras vidas que acontecem ao mesmo tempo em que a nossa. Permanecemos isolados porque construímos muros ao nosso redor. Vamos parar e refletir por alguns instantes e lembrar de duas palavras: Nós e os Outros. Existe professor sem

aCONTECENDO

2

Costela suína defumada

A linha de produtos defumados está maior com o lançamento da Costela Suína Defumada BONASA. Este produto apresenta características bastante diferenciadas como sua embalagem de aproximadamente 600 gramas, muito mais prática e a defumação natural que acentua o seu sabor. A Costela Suína Defumada BONASA pode ser consumida em churrascos, aquecida na grelha, como prato principal acompanhada de molho agri-doce por exemplo ou mesmo como um apetitoso tira-gosto. Experimente esta novidade!

Asa notícias

comercial

Asa notícias

Asa notícias

desenvolvimento pessoal

você tenha respondido que NÃO... A verdade da vida é que não vivemos sozinhos. Seja em nossa casa ou em nosso trabalho que não deixa de ser um segundo lar, precisamos sempre da presença e da colaboração de alguém. Nossa família é constituída de membros que fazem dela o que ela é! Da mesma forma, nossa equipe de trabalho é importante para o resultado final das atividades que desempenhamos. Precisamos uns dos outros, devemos e podemos pedir ajuda sempre! Assim, quando formos ver o resultado de nosso trabalho poderemos dizer: Parabéns para todos nós! Este resultado é o fruto do esforço de toda a equipe. Enquanto estivermos construindo muros ao nosso redor achando que estamos nos protegendo daquilo que

Ricardo Malva um dos promotores premiados no treinamento

Em julho, os produtos BONASA passaram a ser entregues nas cidades goianas de Jussara, Iporá e Fazenda Nova, ampliando a presença da marca no estado. Esta nova rota atendida pela área comercial de Goiânia, faz parte da estratégia da marca estar presente em todo o estado. Brevemente, os consumidores de outras regiões como Rio Verde, Porangatu, Pires do Rio, cidade de Goiás e adjacências também terão a oportunidade de conhecer a qualidade dos produtos BONASA.

Seja um construtor de pontes e ligue-se às pessoas, faça amigos, ofereça e receba a ajuda dos outros. Tenha em

As ações de responsabilidade social e sustentabilidade econômica, social, ambiental e política fazem parte dos valores da Asa Alimentos e de suas políticas. Além de atender as determinações da legislação como a contratação de pessoas com deficiência (PCD) e a adoção do programa Jovem Aprendiz que promove a integração do jovem entre 14 e 24 anos no mercado de trabalho, a Asa desenvolve voluntariamente outras ações de responsabilidade social como programa integrante de seu planejamento estratégico. Entre estas ações está o apoio constante a instituições sociais do DF e Goiás que desenvolvem trabalhos sérios no apoio ou recuperação de crianças abandonadas ou carentes, idosos, pessoas com deficiências, portadores do vírus HIV, pessoas com câncer e jovens infratores. A Asa assume com estas instituições o compromisso do fornecimento de carne e ovos suficientes para prover as necessidades mensais de proteína animal para uma alimentação saudável. Este trabalho é feito com acompanhamento profissional visando a correta aplicação e direcionamento dessas doações e este mesmo envolvimento personalizado permite à empresa estabelecer uma relação de proximidade e de amizade com as entidades beneficiadas.

4 Controle de Qualidade é tema de apresentação da BONASA para rede de supermercados A rede brasiliense de supermercados Caíque promoveu um treinamento para sua equipe sobre Boas Práticas nos dias 15,16 e 17 de junho e convidou a Asa Alimentos para fazer uma palestra sobre o processo de controle de qualidade na indústria. A apresentação foi feita pelo supervisor Luciano Bastos, responsável pela área de pratos prontos congelados (pizzas e lasanhas) e contou com o apoio de Carlina Ferreira do Departamento de Marketing. O treinamento foi encerrado com o sorteio de brindes Bonasa entre os participantes e o convite para as equipes dos açougues visitarem os abatedouros de aves e suínos.

Ultrapasse as dificuldades e busque soluções para os problemas. O antigo ditado popular “ A união faz a força” permanece verdadeiro. Comece a agradecer o esforço dos seus amigos de equipe e valorize o trabalho deles. Da mesma forma, eles passarão a valorizar o seu. Por mais que se pense que determinada tarefa é insignificante, ela tem sua importância. Caso contrário não seria necessário alguém fazê-la. Todas as tarefas e todas as pessoas são importantes e essa troca com os demais é que faz do resultado uma vitória! Vamos ser uma equipe vitoriosa? Mãos à obra. Só depende de nós! Texto de Kayano Augusto Recursos Humanos EXPEDIENTE Aroldo Silva Amorim Filho - Presidente Sérgio Costa Araújo - Vice-Presidente Kátia Pinto de Amorim - Diretora Administrativa José Henrique Tostes Barbi - Diretor de Unidades de Produção e Comercial de Produtos Vivos José Roberto Gonçalves - Gestor do Departamento Comercial de Produtos Vivos

Sérgio Cunha - Gestor do Departamento Comercial de Produtos Industrializados Paulo Roberto de Oliveira Silva - Gestor do Departamento de Controladoria Alan B. Macedo - Gestor do Departamento de Logística Ricardo Brandalise - Gestor do Departamento de Abate e Produção Industrial Wandir Fernandes Silva - Gestor do Departamento Financeiro Luiz Eduardo Carneiro Baião - Gestor do Departamento de Produção Avícola Marcos Lanna Lyra - Gestor do Departamento de Informática Luís Roberto Gonçalves - Gestor de Fomento

Editado pelo Departamento de Marketing, Alberto Fernandes e Eliza Borges • Jornalista responsável: Ralph Siqueira - MG 01351 JP • Fotografias: Eliza Borges • Tiragem: 1.800 • Contatos: Asa Alimentos, SIA Trecho 3, Lotes 385/395 - CEP 71200-030 - Brasília-DF, Tel.: (61) 2106-3733 www.asaalimentos.com.br

2

mai/jun/julh 2009

Vice-Governador inaugura o refeitório da escola

Responsabilidade social

nos incomoda, estaremos cada vez mais sozinhos e isolados das pessoas. Como já foi dito: ninguém vive sozinho. mente a importância do trabalho em equipe, como um time que joga unido pois tem o mesmo objetivo: VENCER!

Prof. Fernando e Kátia Amorim

A Asa Alimentos recebeu o certificado de Amigos da Escola do governador do DF, pela sua parceria com a escola Guariroba, em Samambaia, onde 95% dos alunos são filhos de colaboradores. Na ocasião foi inaugurado o refeitório com a presença do Vice-Governador, Paulo Octavio, do Secretário da Educação, da Deputada Eurides Brito e Kátia Amorim, diretora da Asa. A Asa oferece ovos e transporte regularmente, bem como colabora eventualmente com a doação de livros, organização de passeios, restauração do parquinho das crianças etc. Ressaltamos a dedicação e entusiasmo como é dirigida a escola Guariroba por Cláudia Carrilho e Fernando Travassos. Os alunos e pais adoram a escola! E Fernando gosta tanto e é tão feliz como professor que está dando aulas na Filial 04 de aprimoramento da aprendizagem para o pessoal da vila por puro prazer! Ao Fernando os nossos agradecimentos. Parabéns!

3 Bonasa cresce em Goiás

que exista um aluno? Existe mãe sem um filho? Ou um casal sem que existam duas pessoas unidas? Acredito que

Amigos da escola

Interessados em conhecer o projeto ou para ajudar como voluntário devem entrar em contato com Eliza Borges (Marketing Social): eliza@asaalimentos.com.br

3

mai/jun/julh 2009

4

Mérito industrial No dia 27 de maio, a Federação das Indústrias do DF, FIBRA, realizou a cerimônia da 24ª edição do Mérito Industrial do DF. O evento, realizado no auditório da Confederação Nacional da Indústria, em Brasília, homenageou os segmentos e personalidades que mais se destacaram ao longo do ano de 2008 para desenvolvimento econômico e social da capital federal. O presidente da Asa Alimentos, Aroldo Silva Amorim Filho foi agraciado com a medalha do Mérito Industrial que lhe foi entregue por Antônio Rocha, presidente da FIBRA. Esta premiação é também motivo de grande orgulho para todos os colaboradores que integram a família Asa Alimentos.

Abatedouro de suínos: maior eficiência A Filial 18 vem realizando um conjunto de ações para assegurar o aumento da produtividade com a manutenção dos custos atuais, implantar o gerenciamento por números e habilitar a planta para exportação. No momento em que a unidade prepara-se para elevar o abate para 800 animais por dia mantendo a mesma estrutura funcional, medidas como treinamentos; definição da estrutura de pessoal com a descrição dos cargos e salários, estabelecimento de padrões de qualidade, programas sistematizados de manutenção e segurança e de aproveitamento de água são vitais para alcançar os objetivos previstos em cada setor. Para capacitar a equipe de operadores da filial, em julho foi dado um treinamento sobre cálculo de produtividade e rendimento complementado com um painel sobre a realidade do agronegócio. Os resultados já mostram ganhos importantes de desempenho, afirmou Franciano Pires, responsável pela filial 18. mai/jun/julh 2009


Ciclo de mensagens Com o artigo sobre Muros e Pontes, o Departamento de Recursos Humanos passou a enviar semanalmente para os colaboradores da Asa, textos motivadores abordando aspectos de vida e administração. Os textos poderão ser fixados em murais e utilizados para reflexão. Aproveitem!

Muros e pontes

M

uro, segundo o dicionário, é uma obra, geralmente de alvenaria, que separa terrenos contíguos ou que forma uma cerca. Ponte por sua vez, é uma construção que liga dois pontos separados por um rio ou depressão de terreno.

A cada dia o mundo se torna mais individualista e as pessoas parecem não se importar com os outros o que po-

demos chamar de “filosofia do umbigo”, onde cada um olha apenas para si e seus interesses. Quando aguardamos um atendimento queremos ser os primeiros como queremos ir sentados no ônibus e esquecemos as boas maneiras pois nos sentimos cansados para dar lugar a uma pessoa idosa que esteja de pé. Queremos que os outros esperem mas não suportamos ter que esperar pois estamos preocupados com a nossa

1

Treinamento de promotores

Os conceitos de marketing e ações promocionais no ponto de venda foram os temas abordados no treinamento dado aos promotores de vendas da Asa Alimentos de Brasília no dia 18 de junho passado. Com mais de 35 participantes, o treinamento foi planejado pelo Departamento de Marketing e ministrado por profissionais da SAMA Eventos, especializada na terceirização de promotores e ações promocionais no ponto de venda. O treinamento teve continuidade com a visita dos promotores aos abatedouros de aves e suínos da Asa Alimentos quando tiveram a oportunidade de conhecer de perto os processos de abate e esclarecer dúvidas sobre as técnicas de conservação e manejo dos produtos. Ao final do treinamento, o promotor Ricardo Malva recebeu um DVD como prêmio pela autoria da foto da melhor exposição de um ponto extra de venda dos produtos BONASA. Todos os participantes receberam um certificado de conclusão do curso.

vida esquecendo que existem milhares de outras vidas que acontecem ao mesmo tempo em que a nossa. Permanecemos isolados porque construímos muros ao nosso redor. Vamos parar e refletir por alguns instantes e lembrar de duas palavras: Nós e os Outros. Existe professor sem

aCONTECENDO

2

Costela suína defumada

A linha de produtos defumados está maior com o lançamento da Costela Suína Defumada BONASA. Este produto apresenta características bastante diferenciadas como sua embalagem de aproximadamente 600 gramas, muito mais prática e a defumação natural que acentua o seu sabor. A Costela Suína Defumada BONASA pode ser consumida em churrascos, aquecida na grelha, como prato principal acompanhada de molho agri-doce por exemplo ou mesmo como um apetitoso tira-gosto. Experimente esta novidade!

Asa notícias

comercial

Asa notícias

Asa notícias

desenvolvimento pessoal

você tenha respondido que NÃO... A verdade da vida é que não vivemos sozinhos. Seja em nossa casa ou em nosso trabalho que não deixa de ser um segundo lar, precisamos sempre da presença e da colaboração de alguém. Nossa família é constituída de membros que fazem dela o que ela é! Da mesma forma, nossa equipe de trabalho é importante para o resultado final das atividades que desempenhamos. Precisamos uns dos outros, devemos e podemos pedir ajuda sempre! Assim, quando formos ver o resultado de nosso trabalho poderemos dizer: Parabéns para todos nós! Este resultado é o fruto do esforço de toda a equipe. Enquanto estivermos construindo muros ao nosso redor achando que estamos nos protegendo daquilo que

Ricardo Malva um dos promotores premiados no treinamento

Em julho, os produtos BONASA passaram a ser entregues nas cidades goianas de Jussara, Iporá e Fazenda Nova, ampliando a presença da marca no estado. Esta nova rota atendida pela área comercial de Goiânia, faz parte da estratégia da marca estar presente em todo o estado. Brevemente, os consumidores de outras regiões como Rio Verde, Porangatu, Pires do Rio, cidade de Goiás e adjacências também terão a oportunidade de conhecer a qualidade dos produtos BONASA.

Seja um construtor de pontes e ligue-se às pessoas, faça amigos, ofereça e receba a ajuda dos outros. Tenha em

As ações de responsabilidade social e sustentabilidade econômica, social, ambiental e política fazem parte dos valores da Asa Alimentos e de suas políticas. Além de atender as determinações da legislação como a contratação de pessoas com deficiência (PCD) e a adoção do programa Jovem Aprendiz que promove a integração do jovem entre 14 e 24 anos no mercado de trabalho, a Asa desenvolve voluntariamente outras ações de responsabilidade social como programa integrante de seu planejamento estratégico. Entre estas ações está o apoio constante a instituições sociais do DF e Goiás que desenvolvem trabalhos sérios no apoio ou recuperação de crianças abandonadas ou carentes, idosos, pessoas com deficiências, portadores do vírus HIV, pessoas com câncer e jovens infratores. A Asa assume com estas instituições o compromisso do fornecimento de carne e ovos suficientes para prover as necessidades mensais de proteína animal para uma alimentação saudável. Este trabalho é feito com acompanhamento profissional visando a correta aplicação e direcionamento dessas doações e este mesmo envolvimento personalizado permite à empresa estabelecer uma relação de proximidade e de amizade com as entidades beneficiadas.

4 Controle de Qualidade é tema de apresentação da BONASA para rede de supermercados A rede brasiliense de supermercados Caíque promoveu um treinamento para sua equipe sobre Boas Práticas nos dias 15,16 e 17 de junho e convidou a Asa Alimentos para fazer uma palestra sobre o processo de controle de qualidade na indústria. A apresentação foi feita pelo supervisor Luciano Bastos, responsável pela área de pratos prontos congelados (pizzas e lasanhas) e contou com o apoio de Carlina Ferreira do Departamento de Marketing. O treinamento foi encerrado com o sorteio de brindes Bonasa entre os participantes e o convite para as equipes dos açougues visitarem os abatedouros de aves e suínos.

Ultrapasse as dificuldades e busque soluções para os problemas. O antigo ditado popular “ A união faz a força” permanece verdadeiro. Comece a agradecer o esforço dos seus amigos de equipe e valorize o trabalho deles. Da mesma forma, eles passarão a valorizar o seu. Por mais que se pense que determinada tarefa é insignificante, ela tem sua importância. Caso contrário não seria necessário alguém fazê-la. Todas as tarefas e todas as pessoas são importantes e essa troca com os demais é que faz do resultado uma vitória! Vamos ser uma equipe vitoriosa? Mãos à obra. Só depende de nós! Texto de Kayano Augusto Recursos Humanos EXPEDIENTE Aroldo Silva Amorim Filho - Presidente Sérgio Costa Araújo - Vice-Presidente Kátia Pinto de Amorim - Diretora Administrativa José Henrique Tostes Barbi - Diretor de Unidades de Produção e Comercial de Produtos Vivos José Roberto Gonçalves - Gestor do Departamento Comercial de Produtos Vivos

Sérgio Cunha - Gestor do Departamento Comercial de Produtos Industrializados Paulo Roberto de Oliveira Silva - Gestor do Departamento de Controladoria Alan B. Macedo - Gestor do Departamento de Logística Ricardo Brandalise - Gestor do Departamento de Abate e Produção Industrial Wandir Fernandes Silva - Gestor do Departamento Financeiro Luiz Eduardo Carneiro Baião - Gestor do Departamento de Produção Avícola Marcos Lanna Lyra - Gestor do Departamento de Informática Luís Roberto Gonçalves - Gestor de Fomento

Editado pelo Departamento de Marketing, Alberto Fernandes e Eliza Borges • Jornalista responsável: Ralph Siqueira - MG 01351 JP • Fotografias: Eliza Borges • Tiragem: 1.800 • Contatos: Asa Alimentos, SIA Trecho 3, Lotes 385/395 - CEP 71200-030 - Brasília-DF, Tel.: (61) 2106-3733 www.asaalimentos.com.br

2

mai/jun/julh 2009

Vice-Governador inaugura o refeitório da escola

Responsabilidade social

nos incomoda, estaremos cada vez mais sozinhos e isolados das pessoas. Como já foi dito: ninguém vive sozinho. mente a importância do trabalho em equipe, como um time que joga unido pois tem o mesmo objetivo: VENCER!

Prof. Fernando e Kátia Amorim

A Asa Alimentos recebeu o certificado de Amigos da Escola do governador do DF, pela sua parceria com a escola Guariroba, em Samambaia, onde 95% dos alunos são filhos de colaboradores. Na ocasião foi inaugurado o refeitório com a presença do Vice-Governador, Paulo Octavio, do Secretário da Educação, da Deputada Eurides Brito e Kátia Amorim, diretora da Asa. A Asa oferece ovos e transporte regularmente, bem como colabora eventualmente com a doação de livros, organização de passeios, restauração do parquinho das crianças etc. Ressaltamos a dedicação e entusiasmo como é dirigida a escola Guariroba por Cláudia Carrilho e Fernando Travassos. Os alunos e pais adoram a escola! E Fernando gosta tanto e é tão feliz como professor que está dando aulas na Filial 04 de aprimoramento da aprendizagem para o pessoal da vila por puro prazer! Ao Fernando os nossos agradecimentos. Parabéns!

3 Bonasa cresce em Goiás

que exista um aluno? Existe mãe sem um filho? Ou um casal sem que existam duas pessoas unidas? Acredito que

Amigos da escola

Interessados em conhecer o projeto ou para ajudar como voluntário devem entrar em contato com Eliza Borges (Marketing Social): eliza@asaalimentos.com.br

3

mai/jun/julh 2009

4

Mérito industrial No dia 27 de maio, a Federação das Indústrias do DF, FIBRA, realizou a cerimônia da 24ª edição do Mérito Industrial do DF. O evento, realizado no auditório da Confederação Nacional da Indústria, em Brasília, homenageou os segmentos e personalidades que mais se destacaram ao longo do ano de 2008 para desenvolvimento econômico e social da capital federal. O presidente da Asa Alimentos, Aroldo Silva Amorim Filho foi agraciado com a medalha do Mérito Industrial que lhe foi entregue por Antônio Rocha, presidente da FIBRA. Esta premiação é também motivo de grande orgulho para todos os colaboradores que integram a família Asa Alimentos.

Abatedouro de suínos: maior eficiência A Filial 18 vem realizando um conjunto de ações para assegurar o aumento da produtividade com a manutenção dos custos atuais, implantar o gerenciamento por números e habilitar a planta para exportação. No momento em que a unidade prepara-se para elevar o abate para 800 animais por dia mantendo a mesma estrutura funcional, medidas como treinamentos; definição da estrutura de pessoal com a descrição dos cargos e salários, estabelecimento de padrões de qualidade, programas sistematizados de manutenção e segurança e de aproveitamento de água são vitais para alcançar os objetivos previstos em cada setor. Para capacitar a equipe de operadores da filial, em julho foi dado um treinamento sobre cálculo de produtividade e rendimento complementado com um painel sobre a realidade do agronegócio. Os resultados já mostram ganhos importantes de desempenho, afirmou Franciano Pires, responsável pela filial 18. mai/jun/julh 2009


Ciclo de mensagens Com o artigo sobre Muros e Pontes, o Departamento de Recursos Humanos passou a enviar semanalmente para os colaboradores da Asa, textos motivadores abordando aspectos de vida e administração. Os textos poderão ser fixados em murais e utilizados para reflexão. Aproveitem!

Muros e pontes

M

uro, segundo o dicionário, é uma obra, geralmente de alvenaria, que separa terrenos contíguos ou que forma uma cerca. Ponte por sua vez, é uma construção que liga dois pontos separados por um rio ou depressão de terreno.

A cada dia o mundo se torna mais individualista e as pessoas parecem não se importar com os outros o que po-

demos chamar de “filosofia do umbigo”, onde cada um olha apenas para si e seus interesses. Quando aguardamos um atendimento queremos ser os primeiros como queremos ir sentados no ônibus e esquecemos as boas maneiras pois nos sentimos cansados para dar lugar a uma pessoa idosa que esteja de pé. Queremos que os outros esperem mas não suportamos ter que esperar pois estamos preocupados com a nossa

1

Treinamento de promotores

Os conceitos de marketing e ações promocionais no ponto de venda foram os temas abordados no treinamento dado aos promotores de vendas da Asa Alimentos de Brasília no dia 18 de junho passado. Com mais de 35 participantes, o treinamento foi planejado pelo Departamento de Marketing e ministrado por profissionais da SAMA Eventos, especializada na terceirização de promotores e ações promocionais no ponto de venda. O treinamento teve continuidade com a visita dos promotores aos abatedouros de aves e suínos da Asa Alimentos quando tiveram a oportunidade de conhecer de perto os processos de abate e esclarecer dúvidas sobre as técnicas de conservação e manejo dos produtos. Ao final do treinamento, o promotor Ricardo Malva recebeu um DVD como prêmio pela autoria da foto da melhor exposição de um ponto extra de venda dos produtos BONASA. Todos os participantes receberam um certificado de conclusão do curso.

vida esquecendo que existem milhares de outras vidas que acontecem ao mesmo tempo em que a nossa. Permanecemos isolados porque construímos muros ao nosso redor. Vamos parar e refletir por alguns instantes e lembrar de duas palavras: Nós e os Outros. Existe professor sem

aCONTECENDO

2

Costela suína defumada

A linha de produtos defumados está maior com o lançamento da Costela Suína Defumada BONASA. Este produto apresenta características bastante diferenciadas como sua embalagem de aproximadamente 600 gramas, muito mais prática e a defumação natural que acentua o seu sabor. A Costela Suína Defumada BONASA pode ser consumida em churrascos, aquecida na grelha, como prato principal acompanhada de molho agri-doce por exemplo ou mesmo como um apetitoso tira-gosto. Experimente esta novidade!

Asa notícias

comercial

Asa notícias

Asa notícias

desenvolvimento pessoal

você tenha respondido que NÃO... A verdade da vida é que não vivemos sozinhos. Seja em nossa casa ou em nosso trabalho que não deixa de ser um segundo lar, precisamos sempre da presença e da colaboração de alguém. Nossa família é constituída de membros que fazem dela o que ela é! Da mesma forma, nossa equipe de trabalho é importante para o resultado final das atividades que desempenhamos. Precisamos uns dos outros, devemos e podemos pedir ajuda sempre! Assim, quando formos ver o resultado de nosso trabalho poderemos dizer: Parabéns para todos nós! Este resultado é o fruto do esforço de toda a equipe. Enquanto estivermos construindo muros ao nosso redor achando que estamos nos protegendo daquilo que

Ricardo Malva um dos promotores premiados no treinamento

Em julho, os produtos BONASA passaram a ser entregues nas cidades goianas de Jussara, Iporá e Fazenda Nova, ampliando a presença da marca no estado. Esta nova rota atendida pela área comercial de Goiânia, faz parte da estratégia da marca estar presente em todo o estado. Brevemente, os consumidores de outras regiões como Rio Verde, Porangatu, Pires do Rio, cidade de Goiás e adjacências também terão a oportunidade de conhecer a qualidade dos produtos BONASA.

Seja um construtor de pontes e ligue-se às pessoas, faça amigos, ofereça e receba a ajuda dos outros. Tenha em

As ações de responsabilidade social e sustentabilidade econômica, social, ambiental e política fazem parte dos valores da Asa Alimentos e de suas políticas. Além de atender as determinações da legislação como a contratação de pessoas com deficiência (PCD) e a adoção do programa Jovem Aprendiz que promove a integração do jovem entre 14 e 24 anos no mercado de trabalho, a Asa desenvolve voluntariamente outras ações de responsabilidade social como programa integrante de seu planejamento estratégico. Entre estas ações está o apoio constante a instituições sociais do DF e Goiás que desenvolvem trabalhos sérios no apoio ou recuperação de crianças abandonadas ou carentes, idosos, pessoas com deficiências, portadores do vírus HIV, pessoas com câncer e jovens infratores. A Asa assume com estas instituições o compromisso do fornecimento de carne e ovos suficientes para prover as necessidades mensais de proteína animal para uma alimentação saudável. Este trabalho é feito com acompanhamento profissional visando a correta aplicação e direcionamento dessas doações e este mesmo envolvimento personalizado permite à empresa estabelecer uma relação de proximidade e de amizade com as entidades beneficiadas.

4 Controle de Qualidade é tema de apresentação da BONASA para rede de supermercados A rede brasiliense de supermercados Caíque promoveu um treinamento para sua equipe sobre Boas Práticas nos dias 15,16 e 17 de junho e convidou a Asa Alimentos para fazer uma palestra sobre o processo de controle de qualidade na indústria. A apresentação foi feita pelo supervisor Luciano Bastos, responsável pela área de pratos prontos congelados (pizzas e lasanhas) e contou com o apoio de Carlina Ferreira do Departamento de Marketing. O treinamento foi encerrado com o sorteio de brindes Bonasa entre os participantes e o convite para as equipes dos açougues visitarem os abatedouros de aves e suínos.

Ultrapasse as dificuldades e busque soluções para os problemas. O antigo ditado popular “ A união faz a força” permanece verdadeiro. Comece a agradecer o esforço dos seus amigos de equipe e valorize o trabalho deles. Da mesma forma, eles passarão a valorizar o seu. Por mais que se pense que determinada tarefa é insignificante, ela tem sua importância. Caso contrário não seria necessário alguém fazê-la. Todas as tarefas e todas as pessoas são importantes e essa troca com os demais é que faz do resultado uma vitória! Vamos ser uma equipe vitoriosa? Mãos à obra. Só depende de nós! Texto de Kayano Augusto Recursos Humanos EXPEDIENTE Aroldo Silva Amorim Filho - Presidente Sérgio Costa Araújo - Vice-Presidente Kátia Pinto de Amorim - Diretora Administrativa José Henrique Tostes Barbi - Diretor de Unidades de Produção e Comercial de Produtos Vivos José Roberto Gonçalves - Gestor do Departamento Comercial de Produtos Vivos

Sérgio Cunha - Gestor do Departamento Comercial de Produtos Industrializados Paulo Roberto de Oliveira Silva - Gestor do Departamento de Controladoria Alan B. Macedo - Gestor do Departamento de Logística Ricardo Brandalise - Gestor do Departamento de Abate e Produção Industrial Wandir Fernandes Silva - Gestor do Departamento Financeiro Luiz Eduardo Carneiro Baião - Gestor do Departamento de Produção Avícola Marcos Lanna Lyra - Gestor do Departamento de Informática Luís Roberto Gonçalves - Gestor de Fomento

Editado pelo Departamento de Marketing, Alberto Fernandes e Eliza Borges • Jornalista responsável: Ralph Siqueira - MG 01351 JP • Fotografias: Eliza Borges • Tiragem: 1.800 • Contatos: Asa Alimentos, SIA Trecho 3, Lotes 385/395 - CEP 71200-030 - Brasília-DF, Tel.: (61) 2106-3733 www.asaalimentos.com.br

2

mai/jun/julh 2009

Vice-Governador inaugura o refeitório da escola

Responsabilidade social

nos incomoda, estaremos cada vez mais sozinhos e isolados das pessoas. Como já foi dito: ninguém vive sozinho. mente a importância do trabalho em equipe, como um time que joga unido pois tem o mesmo objetivo: VENCER!

Prof. Fernando e Kátia Amorim

A Asa Alimentos recebeu o certificado de Amigos da Escola do governador do DF, pela sua parceria com a escola Guariroba, em Samambaia, onde 95% dos alunos são filhos de colaboradores. Na ocasião foi inaugurado o refeitório com a presença do Vice-Governador, Paulo Octavio, do Secretário da Educação, da Deputada Eurides Brito e Kátia Amorim, diretora da Asa. A Asa oferece ovos e transporte regularmente, bem como colabora eventualmente com a doação de livros, organização de passeios, restauração do parquinho das crianças etc. Ressaltamos a dedicação e entusiasmo como é dirigida a escola Guariroba por Cláudia Carrilho e Fernando Travassos. Os alunos e pais adoram a escola! E Fernando gosta tanto e é tão feliz como professor que está dando aulas na Filial 04 de aprimoramento da aprendizagem para o pessoal da vila por puro prazer! Ao Fernando os nossos agradecimentos. Parabéns!

3 Bonasa cresce em Goiás

que exista um aluno? Existe mãe sem um filho? Ou um casal sem que existam duas pessoas unidas? Acredito que

Amigos da escola

Interessados em conhecer o projeto ou para ajudar como voluntário devem entrar em contato com Eliza Borges (Marketing Social): eliza@asaalimentos.com.br

3

mai/jun/julh 2009

4

Mérito industrial No dia 27 de maio, a Federação das Indústrias do DF, FIBRA, realizou a cerimônia da 24ª edição do Mérito Industrial do DF. O evento, realizado no auditório da Confederação Nacional da Indústria, em Brasília, homenageou os segmentos e personalidades que mais se destacaram ao longo do ano de 2008 para desenvolvimento econômico e social da capital federal. O presidente da Asa Alimentos, Aroldo Silva Amorim Filho foi agraciado com a medalha do Mérito Industrial que lhe foi entregue por Antônio Rocha, presidente da FIBRA. Esta premiação é também motivo de grande orgulho para todos os colaboradores que integram a família Asa Alimentos.

Abatedouro de suínos: maior eficiência A Filial 18 vem realizando um conjunto de ações para assegurar o aumento da produtividade com a manutenção dos custos atuais, implantar o gerenciamento por números e habilitar a planta para exportação. No momento em que a unidade prepara-se para elevar o abate para 800 animais por dia mantendo a mesma estrutura funcional, medidas como treinamentos; definição da estrutura de pessoal com a descrição dos cargos e salários, estabelecimento de padrões de qualidade, programas sistematizados de manutenção e segurança e de aproveitamento de água são vitais para alcançar os objetivos previstos em cada setor. Para capacitar a equipe de operadores da filial, em julho foi dado um treinamento sobre cálculo de produtividade e rendimento complementado com um painel sobre a realidade do agronegócio. Os resultados já mostram ganhos importantes de desempenho, afirmou Franciano Pires, responsável pela filial 18. mai/jun/julh 2009


A Asa Alimentos firmou novos convênios em Brasília que oferecem descontos expressivos nos valores pagos por seus colaboradores e dependentes. Veja abaixo a relação das faculdades, cursos profissionalizantes e de inglês e laboratório de análises clínicas conveniados. Faculdades - IESB - AD1-ITEC/DF - FIPLAC - FASEP - UNICESP

- FTB - UNIPLAN - PROJEÇÃO - EUROBRÁS (OBJETIVO) - SESLA-NDA

- UNIEURO - MICHELANGELO - FACIBRA - FACGAMA - FACULDADE BRASÍLIA

Curso profissionalizante - MICROLINS (SAMAMBAIA) Curso de inglês - WISDOM (TAGUATINGA) Laboratório - SABIN Além destes, outros convênios estarão sendo firmados até o final do ano com o objetivo de favorecer cada vez mais os nossos colaboradores. Aproveitem!

Asa Norte se prepara para exportação

Novamente, a Asa Alimentos fechou parcerias para a realização de exames oftalmológicos gratuitos. Desta vez, as óticas VORIQUES juntamente com o INOB Instituto de Olhos e Microcirurgia de Brasília e o Rotary Club estão realizando os exames necessários. Os primeiros beneficiados com atendimento no mês de julho foram os colaboradores das Filiais 6, 8 e 18. Todos os colaboradores passam por um exame de triagem e quando é identificada alguma alteração são encaminhados para um exame mais específico. É importante ressaltar que os óculos quando necessários, são fornecidos gratuitamente. Agradecemos especialmente aos nossos parceiros envolvidos neste projeto.

Projeto Visão, Missão e Valores Novas equipes e filiais participaram do projeto VMV que tem a finalidade de integrar os colegas de trabalho e formar equipes de colaboradores alinhados com as diretrizes da empresa e determinados a seguir em direção ao futuro.

PALAVRA DO PRESIDENTE

Cautela para o segundo semestre Filial 3 incubatório

Filial 3 incubatório

Filial 3, Incubatório

Filial 5

O desempenho da avicultura brasileira no primeiro semestre acabou se mostrando melhor do que as previsões iniciais. A oferta de carne no mercado interno apresentou números compatíveis com a demanda enquanto as exportações retomaram volumes próximos aos registrados o ano passado. Sinal de que as medidas tomadas pelo setor para enfrentar a crise mostraram-se corretas. Para a Asa Alimentos, o semestre significou também uma adequação ao momento vivido pelo setor. Adiamos os planos de expansão da produção e mantivemos o foco na produtividade e na agregação de valor aos nossos produtos. No desempenho nacional da suinocultura tivemos um volume de exportação ligeiramente superior ao primeiro semestre de 2008, mas com preços bem inferiores ao ano passado. No entanto vemos perspectivas melhores para o segundo semestre. Nossos abates cresceram e hoje já chegam a 800 animais/dia, consolidando nossa liderança no DF e GO. Fizemos as primeiras remessas de cortes suínos e produtos industrializados para comercialização pela Asa Norte. É um novo canal para escoamento de nossa produção e

Cobb reforça parceria com a Asa Alimentos

O Presidente da Asa Alimentos, Aroldo Filho, o Vice-Presidente, Sérgio Araújo e o Gestor Industrial, Ricardo Brandalise , acompanhados por Paulo Galleti e Luís Calegaro da Asa Norte, recepcionaram a delegação formada pelos Srs. Majeed Rasol Farhan, Diretor da Alkafeel, Movaffagh Kaebi, Vice-Presidente do Centro Islâmico e Ahmad Abdalla, Diretor da Almadina Trading.

Inaugurado em maio de 2007, o abatedouro da Asa Norte Alimentos, localizado em Aguiarnópolis (TO), obteve recentemente a licença do Ministério da Agricultura, Produção e Abastecimento para exportar sua produção. No mês de abril, uma delegação comercial do Iraque esteve visitando as instalações para conhecer os processos de abate e discutir condições para o atendimento daquele mercado. Com este objetivo, a Asa Norte vem realizando uma série de ações como o desenvolvimento de embalagens próprias para o mercado externo; contatos com empresas especializadas em exportação e visitas ao porto de Pecém no Ceará de onde partirão as primeiras cargas, provavelmente com destino ao Iraque e Irã.

No dia 18 de junho, em Formosa (GO), foi realizado o XI Encontro de Encarregados e Subencarregados da integração de matrizes. O assistente técnico Tiago Campos Lourenço (Cobb) proferiu uma palestra sobre a evolução genética dos últimos anos, manejo de machos e fêmeas em fase de produção e ressaltou a importância da ambiência e da biossegurança. Mais de 60 pessoas compareceram, entre integrados, encarregados e técnicos de granja e incubatório. Para a Asa este evento foi mais uma oportunidade para reforçar as recomendações práticas que são realizadas no dia-a-dia da equipe.

Filial 8

Filial 8

Filial 6

Filial 10 Logística

novas oportunidades de produtos e de faturamento para os clientes do Norte e Nordeste. Outra boa novidade foi a liberação pelo Ministério da Agricultura da licença provisória de exportação para a Asa Norte. Missões comerciais já nos visitam para firmar os primeiros contratos de exportação, prevista para os próximos meses. O asfaltamento do pátio e acesso do abatedouro é o último obstáculo para a licença definitiva. As obras iniciadas pelo Governo do Estado do Tocantins foram paralisadas e estamos aguardando sua retomada conforme prometido. Ainda na Asa Norte, tivemos a saída do Paulo Galleti que contribuiu muito com a empresa e especialmente com a Asa Norte. Sempre com extremo zelo e profissionalismo. Segue agora novos caminhos e desejamos muito sucesso assim como ao Heber Silva que assumiu este novo desafio. Não podemos deixar de citar também o orgulho de ter recebido a Medalha do Mérito Industrial-2008 outorgada pela Federação das Indústrias de Brasília. Uma homenagem que tenho o dever de compartilhar com toda essa brilhante equipe

Aroldo Silva Amorim Filho

de colaboradores da Asa, responsáveis diretos pelos nossos resultados. Em julho tivemos também recordes de vendas, abertura de novas áreas de atuação em Goiás e o lançamento da costela suína defumada Bonasa. Em agosto teremos os lançamentos da pizza de frango e da lasanha bolonhesa. Nos supermercados de Brasília e Goiânia somos líderes em vendas e participação em produtos como frango resfriado e cortes suínos. Conquistas diárias que escrevem a história dos quatro anos da marca Bonasa e dos 15 anos da Asa Alimentos completados em julho e agosto respectivamente.

VEJA TAMBÉM NESTA EDIÇÃO

COMERCIAL BONASA cresce em Goiás (pag.3) PREMIAÇÃO Presidente da Asa é condecorado pela FIBRA (pag.4)

Filial 10, Fábrica de Rações

5

ANO 4 - Nº 18 - 2009

Convênios beneficiam colaboradores da Asa Novas parcerias

mai/jun/julh

PROJETO INSTITUCIONAL

Asa notícias

Asa notícias

parcerias

mai/jun/julh 2009

6

EXPORTAÇÃO Delegação visita Asa Norte (pag.5)

Filial 10 Laboratório mai/jun/julh 2009


A Asa Alimentos firmou novos convênios em Brasília que oferecem descontos expressivos nos valores pagos por seus colaboradores e dependentes. Veja abaixo a relação das faculdades, cursos profissionalizantes e de inglês e laboratório de análises clínicas conveniados. Faculdades - IESB - AD1-ITEC/DF - FIPLAC - FASEP - UNICESP

- FTB - UNIPLAN - PROJEÇÃO - EUROBRÁS (OBJETIVO) - SESLA-NDA

- UNIEURO - MICHELANGELO - FACIBRA - FACGAMA - FACULDADE BRASÍLIA

Curso profissionalizante - MICROLINS (SAMAMBAIA) Curso de inglês - WISDOM (TAGUATINGA) Laboratório - SABIN Além destes, outros convênios estarão sendo firmados até o final do ano com o objetivo de favorecer cada vez mais os nossos colaboradores. Aproveitem!

Asa Norte se prepara para exportação

Novamente, a Asa Alimentos fechou parcerias para a realização de exames oftalmológicos gratuitos. Desta vez, as óticas VORIQUES juntamente com o INOB Instituto de Olhos e Microcirurgia de Brasília e o Rotary Club estão realizando os exames necessários. Os primeiros beneficiados com atendimento no mês de julho foram os colaboradores das Filiais 6, 8 e 18. Todos os colaboradores passam por um exame de triagem e quando é identificada alguma alteração são encaminhados para um exame mais específico. É importante ressaltar que os óculos quando necessários, são fornecidos gratuitamente. Agradecemos especialmente aos nossos parceiros envolvidos neste projeto.

Projeto Visão, Missão e Valores Novas equipes e filiais participaram do projeto VMV que tem a finalidade de integrar os colegas de trabalho e formar equipes de colaboradores alinhados com as diretrizes da empresa e determinados a seguir em direção ao futuro.

PALAVRA DO PRESIDENTE

Cautela para o segundo semestre Filial 3 incubatório

Filial 3 incubatório

Filial 3, Incubatório

Filial 5

O desempenho da avicultura brasileira no primeiro semestre acabou se mostrando melhor do que as previsões iniciais. A oferta de carne no mercado interno apresentou números compatíveis com a demanda enquanto as exportações retomaram volumes próximos aos registrados o ano passado. Sinal de que as medidas tomadas pelo setor para enfrentar a crise mostraram-se corretas. Para a Asa Alimentos, o semestre significou também uma adequação ao momento vivido pelo setor. Adiamos os planos de expansão da produção e mantivemos o foco na produtividade e na agregação de valor aos nossos produtos. No desempenho nacional da suinocultura tivemos um volume de exportação ligeiramente superior ao primeiro semestre de 2008, mas com preços bem inferiores ao ano passado. No entanto vemos perspectivas melhores para o segundo semestre. Nossos abates cresceram e hoje já chegam a 800 animais/dia, consolidando nossa liderança no DF e GO. Fizemos as primeiras remessas de cortes suínos e produtos industrializados para comercialização pela Asa Norte. É um novo canal para escoamento de nossa produção e

Cobb reforça parceria com a Asa Alimentos

O Presidente da Asa Alimentos, Aroldo Filho, o Vice-Presidente, Sérgio Araújo e o Gestor Industrial, Ricardo Brandalise , acompanhados por Paulo Galleti e Luís Calegaro da Asa Norte, recepcionaram a delegação formada pelos Srs. Majeed Rasol Farhan, Diretor da Alkafeel, Movaffagh Kaebi, Vice-Presidente do Centro Islâmico e Ahmad Abdalla, Diretor da Almadina Trading.

Inaugurado em maio de 2007, o abatedouro da Asa Norte Alimentos, localizado em Aguiarnópolis (TO), obteve recentemente a licença do Ministério da Agricultura, Produção e Abastecimento para exportar sua produção. No mês de abril, uma delegação comercial do Iraque esteve visitando as instalações para conhecer os processos de abate e discutir condições para o atendimento daquele mercado. Com este objetivo, a Asa Norte vem realizando uma série de ações como o desenvolvimento de embalagens próprias para o mercado externo; contatos com empresas especializadas em exportação e visitas ao porto de Pecém no Ceará de onde partirão as primeiras cargas, provavelmente com destino ao Iraque e Irã.

No dia 18 de junho, em Formosa (GO), foi realizado o XI Encontro de Encarregados e Subencarregados da integração de matrizes. O assistente técnico Tiago Campos Lourenço (Cobb) proferiu uma palestra sobre a evolução genética dos últimos anos, manejo de machos e fêmeas em fase de produção e ressaltou a importância da ambiência e da biossegurança. Mais de 60 pessoas compareceram, entre integrados, encarregados e técnicos de granja e incubatório. Para a Asa este evento foi mais uma oportunidade para reforçar as recomendações práticas que são realizadas no dia-a-dia da equipe.

Filial 8

Filial 8

Filial 6

Filial 10 Logística

novas oportunidades de produtos e de faturamento para os clientes do Norte e Nordeste. Outra boa novidade foi a liberação pelo Ministério da Agricultura da licença provisória de exportação para a Asa Norte. Missões comerciais já nos visitam para firmar os primeiros contratos de exportação, prevista para os próximos meses. O asfaltamento do pátio e acesso do abatedouro é o último obstáculo para a licença definitiva. As obras iniciadas pelo Governo do Estado do Tocantins foram paralisadas e estamos aguardando sua retomada conforme prometido. Ainda na Asa Norte, tivemos a saída do Paulo Galleti que contribuiu muito com a empresa e especialmente com a Asa Norte. Sempre com extremo zelo e profissionalismo. Segue agora novos caminhos e desejamos muito sucesso assim como ao Heber Silva que assumiu este novo desafio. Não podemos deixar de citar também o orgulho de ter recebido a Medalha do Mérito Industrial-2008 outorgada pela Federação das Indústrias de Brasília. Uma homenagem que tenho o dever de compartilhar com toda essa brilhante equipe

Aroldo Silva Amorim Filho

de colaboradores da Asa, responsáveis diretos pelos nossos resultados. Em julho tivemos também recordes de vendas, abertura de novas áreas de atuação em Goiás e o lançamento da costela suína defumada Bonasa. Em agosto teremos os lançamentos da pizza de frango e da lasanha bolonhesa. Nos supermercados de Brasília e Goiânia somos líderes em vendas e participação em produtos como frango resfriado e cortes suínos. Conquistas diárias que escrevem a história dos quatro anos da marca Bonasa e dos 15 anos da Asa Alimentos completados em julho e agosto respectivamente.

VEJA TAMBÉM NESTA EDIÇÃO

COMERCIAL BONASA cresce em Goiás (pag.3) PREMIAÇÃO Presidente da Asa é condecorado pela FIBRA (pag.4)

Filial 10, Fábrica de Rações

5

ANO 4 - Nº 18 - 2009

Convênios beneficiam colaboradores da Asa Novas parcerias

mai/jun/julh

PROJETO INSTITUCIONAL

Asa notícias

Asa notícias

parcerias

mai/jun/julh 2009

6

EXPORTAÇÃO Delegação visita Asa Norte (pag.5)

Filial 10 Laboratório mai/jun/julh 2009


Jornal asa 18