Page 1

BOM FUTURO | 1 | FUTURAÇÃO


BOM FUTURO | 2 | FUTURAÇÃO


SUMÁRIO

NÃO DEIXE DE LER!

Nesta edição especial de Matupá, iremos detalhar nossas unidades e principalmente alguns personagens representantes de todos os colaboradores dessa importante região. Com talento, dedicação e auxílio da tecnologia, contribuem para transformar a lavoura em uma verdadeira indústria a céu aberto, seguindo o propósito de alimentar e vestir o mundo! Coordenadora de Marketing e Comunicação Alessandra Capelli Redação/Revisão Jean Carlo Fotos Amanda Guimarães Jean Carlo Capa Jean Carlo Layout e Diagramação Amanda Guimarães Fale com a gente marketing@bomfuturo.com.br

SUMÁRIO

04 35 Anos de desenvolvimento sustentável 06 O início de um Bom Futuro 09 Armazém Matupá Conheça nossos colaboradores de Matupá Histórias de Futuro. Loteamento em Matupá Altos dos Lagos 14

Fazenda São José Investimentos na qualidade de vida Conheça nossos colaboradores de São José Histórias de Futuro

18

Fazenda São João Conheça nossos colaboradores de São João Histórias de Futuro

21

Fazenda Graúna Conheça nossos colaboradores de Graúna Histórias de Futuro

Tiragem 600 exemplares

26 Sementes do Futuro 27

Kits Escolares

28 Árvore da Esperança 30 Da porteira para dentro Agricultura Pecuária Piscicultura Sementes Energia Aeroportuário Sustentabilidade BOM FUTURO | 3 | FUTURAÇÃO


HISTÓRICO DO MUNICÍPIO

35 Anos de desenvolvimento sustentável Criada a partir da visão empreendedora pela Colonizadora Agropecuária do Cachimbo, onde propunha uma destinação nobre a área excedente ao projeto de pecuária de corte (Fazenda São José), contribuindo de um lado, para a ocupação de vazios característicos da região amazônica, foi protocolado junto ao INCRA o Projeto Urbanístico da cidade de Matupá, em março de 1984. Localizada a 700 km de distância da capital do estado, no entroncamento das BR-163 e MT-322 (antiga BR-080). Considera-se como data de fundação de Matupá o dia 19 de setembro de 1984. A fundação é creditada à família Ometto, através da Agropecuária do Cachimbo S/A.

BOM FUTURO | 4 | FUTURAÇÃO

O nome Matupá advém da língua Tupi uma palavra de origem amazônica que, em resumo, tem dois significados: um cientifico, “Mato denso à beira dos rios e dos lagos” e outro humanizado, “Mato Abençoado por Deus”, exprimiu o padrão urbanístico a se adotar: uma cidade que respondesse as condições de ecologia que se integrasse natural em que a floresta e o rio fossem valorizados e ao mesmo tempo respondessem as tradições de viver na cidade onde seu objetivo é também ser o pólo do processo de ocupação da região. Matupá é um programa de colonização muito especial implantada a partir da necessidade de criação de um centro regional, possui uma área urbana com infraestrutura básica totalmente pronta e uma rede rural suficientemente desenvolvida para as atividades produtivas, permitindo um rápido processo de desenvolvimento e planejamento para industrialização de produtos na própria região.


CURIOSIDADES O município de Matupá tem 5.152 Km² de área geográfica, está há 300 metros acima do nível do mar, tem uma população segundo dados do IBGE/2010 de 14.243 habitantes. Fica localizado próximo ao estado do Pará, faz limite ao norte com o município de Guarantã, ao sul com o município de Peixoto de Azevedo, a leste e a oeste com os municípios de Novo Mundo e Nova Guarita.

BOM FUTURO | 5 | FUTURAÇÃO


14 DE DEZEMBRO DE 2012

O início de um Bom Futuro em Matupá Em 2012, a Bom Futuro encontrava-se no processo de expansão e consolidação ao norte do Estado. Depois de vários estudos e análises sobre as regiões com desenvolvimento sustentável, concluiu-se que o município de Matupá era uma grande oportunidade para impulsionar o progresso de Mato Grosso através de suas atividades agropecuárias. No mesmo ano, a Bom Futuro concretizou a negociação para aquisição da empresa Agropecuária do Cachimbo S/A, tornando-se sucessora de suas atividades e incorporando em sua área de atuação o ramo imobiliário. A Bom Futuro, tem em sua essência a ousadia e perfeccionismo em suas atitudes. Através de sua expertise pautada com mais de 30 anos no agronegócio, teve a perspectiva e atenção nos mínimos detalhes durante a adaptação, impactando positivamente no resultado final. Durante o processo de instalação e modernização das estruturas, viu-se a necessidade da construção de um armazém de grãos e outras estruturas com objetivo de melhorar a gestão dos processos, viabilidade logística e as condições para o armazenamento da produção na região. No primeiro ano de atuação da Bom Futuro, o município de Matupá começou a sentir na prática os efeitos do progresso por meio de centenas de empregos gerados, novos comércios e inúmeras oportunidades no município.

BOM FUTURO | 6 | FUTURAÇÃO


BOM FUTURO | 7 | FUTURAÇÃO


BOM FUTURO | 8 | FUTURAÇÃO


NO CORAÇÃO DA CIDADE

Armazém Matupá

Localizado em um ponto estratégico e de fácil acesso no município, o armazém Matupá, possibilita o armazenamento de 9 mil toneladas de grãos e seus dois silos contemplam uma capacidade de 6 mil toneladas cada, transformando a estrutura em uma grande potência na armazenagem e secagem com excelente qualidade. O terreno, possui uma área total de 14 mil hectares, contemplando além do Armazém, uma moderna estrutura com:

• Fábrica de Ração; • Secador de Grãos; • Posto de Combustível; • Barracão de Defensivos; • Classificador de Sementes;

• Balança; • Refeitório; • Alojamentos; • Residências; • Escritório Regional.

Para atender todo o padrão de qualidade da Bom Futuro, a unidade Armazém Matupá, conta com 53 colaboradores, distribuídos em diversas funções e profissões. Todos, contam com a vasta experiência do Gerente Regional de Operações, Edmir Peripolli. BOM FUTURO | 9 | FUTURAÇÃO


Conheça nossos colaboradores de Matupá Edmir Leandro Eliane

João Vitor

Leidiane

Claudinei

Inácio

Eugênio Jocemar

Vilson

Taciane Francieli Simone

Gabrielly

Antoninho

Escritório central

Clavier

Cicero

Pablo

Valter Marcelo

Amalri

Ruí

Kleverson

Osvaldo

Manoel

Benedita

Angela

José Nilton

Raimundo Alex

André

Leandro

Armazém de grãos

Nelson

Cassiano

Refeitório

Jairom Vitalino

André

Edson

Brás Rosa

Antoninho

Antônio Valdemir

Jefersom

João Freiri

Delmar Maria

Ieda Indianara

José dos Passos

GBF Imobiliária BOM FUTURO | 10 | FUTURAÇÃO


HISTÓRIA DE FUTURO

Determinação e muito trabalho Manoel Barbosa Farias tem todas as características de um colaborador da Bom Futuro. Dedicado, atencioso, proativo e movido a desafios e outras qualidades indispensáveis, permitiu que em 2015 Manoel iniciasse a sua jornada na empresa como Ajudante Geral no Armazém. Perto de sua família e feliz com a oportunidade de emprego, Manoel não demorou muito para se destacar. Realizava suas tarefas diárias com excelência. Sempre observador e em busca de novos conhecimentos, se ofereceu para auxiliar os colegas operadores de máquinas fixas. A humildade e a perseverança para se profissionalizar cada dia mais, possibilitou a sua promoção em pouco tempo como Operador de Secador, graças a seu perfil autodidata e destemido.

Manoel Barbosa Farias

Manoel é grato primeiramente à Deus

e aos seus colegas da empresa que a ele confiou uma oportunidade. A sua história sem dúvida é uma inspiração para todos que buscam com muito trabalho e perseverança alcançar os seus objetivos. Apesar das dificuldades, com fé e muita luta sempre chegamos lá! Parabéns Manoel! Juntos, somos mais fortes. BOM FUTURO | 11 | FUTURAÇÃO


BOM FUTURO | 12 | FUTURAÇÃO


GBF NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS

Loteamento em Matupá

LOTEAMENTO

Altos dos Lagos

Saiba mais acesse: www.gbfimobiliaria.com.br

Com o alto crescimento da produção agrícola em Mato Grosso, diversos municípios se formaram ao longo dos anos, gerando emprego e renda para a população. Por conta dessa demanda que a GBF Imobiliária nasceu em Matupá, cidade escolhida para ser a pioneira na atuação Imobiliária da Bom Futuro. A GBF, tem como propósito, contribuir para a qualidade de vida das pessoas e fomentar o crescimento nos municípios pólos da agricultura no Estado. Atitude como essa, possibilitou aos clientes da GBF, uma forma diferenciada de investimento, aliada à preocupação constante com as leis e a regulamentação que garantem a segurança nos negócios.

O empreendimento ideal para construir e investir, você encontra em Matupá. Alto dos Lagos, é contemplado por lotes planejados, localização privilegiada e infraestrutura moderna que garantem a valorização aos seus moradores e investidores. Morar no Alto dos Lagos é valorizar os detalhes que constroem uma qualidade de vida. Localizado ao lado dos lagos, próximo a rodoviária e acesso rápido com vias duplicadas, o loteamento se torna a escolha certa na região norte de Mato Grosso. Afinal, é Inteligente para investir e melhor para viver e ser feliz.

Início das operações: 2013 Empreendimentos: Cidade Alta 355 lotes - 115.520m² Alto dos Lagos 662 lotes -250.000m² Outros projetos em execução

BOM FUTURO | 13 | FUTURAÇÃO


UNIDADE DE PRODUÇÃO

Fazenda São José A unidade foi adquirida pela Bom Futuro em 2013 e fica localizada a 20km da cidade. Uma fazenda de fácil acesso que contempla uma estrutura completa com: casarão, barracão de máquinas, barracão de adubo, defensivo, escola do Projeto Sementes do Futuro, praça de lazer, campo de futebol, academia, parques, dois quiosques, sede (escritório) e três retiro. As estruturas modernas foram construídas nos padrões da empresa ao longo dos anos. Atualmente, a unidade conta com 116 colaboradores distribuídos em diversas atuações e profissões para tomar conta de uma área total da unidade de 33.500 hectares, sendo 620 hectares de área arrendada e 8.944,15 hectares de área destinada a agricultura.

Agricultura As culturas cultivadas na unidade são: Soja, Milho e Brachiaria 70,77 saca/ha colhida

4.325 há plantado

110,17 saca/ha colhida

109 há plantado

soja

milho

brachiaria

milheto

Ambos produção para pastejo

Pecuária Raças: Nelore e Cruzamento Industrial. Modalidade: recria no sistema de Integração Lavoura-Pecuária (ILP) e a engorda em semiconfinamento. 8.546 cabeças de boi

1.774 hectares de área definitiva

Pensando no bem-estar dos colaboradores, a unidade possuí a cultura de consumo interno de parte de sua produção. Desde a carne bovina e frango à tanque de peixe. Complementando uma nutrição saborosa e nutritiva. BOM FUTURO | 14 | FUTURAÇÃO


TRANSFORMAÇÕES DE FUTURO

Investimentos na qualidade de vida

Para uma produção sustentável e produtiva, é necessário investir não somente em novas tecnologias e máquinas e sim na qualidade do ambiente de trabalho para nossos colaboradores, afinal a agricultura é feita de pessoas, para pessoas. Com a iniciativa do Gerente da unidade, Jô, a sede passou por uma transformação e consequentemente benefícios para os colaboradores. O que era antes um depósito praticamente inutilizável, passou a ser o espaço para as aulas do projeto Sementes do Futuro e um ambiente para cursos e treinamentos. Para o lazer, foram construídos espaço kids e quadras para a prática de esporte. O futuro são consequências de nossos atos.

BOM FUTURO | 15 | FUTURAÇÃO


Conheça nossos colaboradores do São José

Rudival (Jô)

Sônia

Andressa

Rose

Escritório Wesley

Meirivan

Lourisvan

Joafson

Lindomar Joaquim

Yuri

Vilson

Welinton

Ajudante geral

Alex

Almoxarifado / SESMT

Isabel Douglas

Eduardo

Tiago

Eraldo

Warlei

Cintia

Márcia

Jaelson

Josiane

Raimundo Eribaldo Deusdete

Ivan

Raimundo

Benedito

Jair

Weslei

Leonardo

Prod. Colheita

Refeitório

Reomar Valdeir Loreno

Miguel

Gustavo

Francisco

Wanderson

Fábio

Júlio

Nicolau

Evandro

Oziel

Deomir Cleubson

Ailson

BOM FUTURO | 16 | FUTURAÇÃO

Gilvane

Eliezer

Celso

Wesley

Oficina

Vaqueiros


HISTÓRIA DE FUTURO

Mato Grosso, terra de oportunidades Eribaldo deixou o nordeste do país, mais especificamente o Maranhão, juntamente com seus amigos, para tentar a vida em Mato Grosso em 2014. Desde a sua chegada, Eribaldo tinha uma certeza em meio as grandes dificuldades, iria vencer os obstáculos com dignidade e muito trabalho. No mesmo ano e em busca de uma oportunidade, escolheu o município de Matupá para tentar a sorte. Na época, sem formação e pouca experiência, apenas com conhecimento em armar ferragens, se apresentou na fazenda São José para se candidatar a uma vaga de emprego. Na ocasião, Eribaldo conversou com o Gerende da Unidade, Rudival da Costa (Jô), que após perceber a determinação e disposição do candidato para uma vaga, lhe ofertou uma oportunidade de Auxiliar Geral. Para o Jô, Eribaldo não tinha ainda a instrução necessária, mas percebeu que ele carregava contigo um dos principais valores da Bom Futuro: determinação e coragem para fazer o novo.

Ele sabia que o mais difícil tinha conseguido e que daquele momento em diante, dependia apenas dele para se destacar e ser reconhecido. Ao passar do tempo, Eribaldo foi aprendendo e aperfeiçoando novas habilidades. Com treinamento adequado, foi contemplado com mais uma oportunidade, dessa vez, como Operador de Máquina. Em 5 anos de casa, Eribaldo é hoje o operador exclusivo da maior máquina da Unidade. Um exemplo para todos de perseverança e comprometido.

Eribaldo é casado e pai de dois filhos, deixou a família no Maranhão com um sonho e na época realizado, ligou muito feliz para esposa para contar a novidade. “ Agradeço a Deus primeiramente, minha família, o Jô e a todos amigos e colegas de trabalho pela oportunidade. A mensagem que gostaria de deixar aqui é que com humildade, amizade, fé, transparência e determinação, todos chegam lá.”

Eribaldo Silva de Souza BOM FUTURO | 17 | FUTURAÇÃO


UNIDADE DE PRODUÇÃO

Fazenda São João

Localizada a 44,6 km da cidade de Matupá, a unidade estava em atividade antes da Bom Futuro assumir a produção em 2013, apenas com a pecuária e era administrada pela Agropecuária do Cachimbo. Com aquisição da propriedade, a Bom Futuro fez o planejamento estratégico e com auxílio da tecnologia e talento dos colaboradores da região, realizou as correções das áreas e do solo para incrementar a agricultura na região.

Atualmente, a unidade conta com 117 colaboradores e sua estrutura contempla: barracão de máquinas, barracão de adubo, lavador, oficina, barracão de defensivo, além de modernas instalações para os serviços administrativos, hospedagem e refeitório. Para o lazer, o campo de futebol e espaço de convivência.

Agricultura As culturas cultivadas na unidade são: Soja, Milho e Brachiaria 75 ha/saca soja

Pecuária Raças: Nelore e Cruzamento Industrial. Modalidade: recria no sistema de Integração Lavoura-Pecuária (ILP) e a engorda em semiconfinamento.

BOM FUTURO | 18 | FUTURAÇÃO

125 ha/saca milho


Conheça nossos colaboradores da São João Luiz Robson

Fernando

Elessandra

Maria

Escritório

Demir

Clebson

Luciano

Janilson

Aparecido

Eriton

Jonilson Paulo

Adrian

Daniel José Filho

Fabrício Fabiano

Robson

Jaime

Oficina Giovane

Ronei Geovane

Almoxarifado

Ronaldo Rozania

Ailene

Jordinete

Antônia

Elizangela

Isaías Giancleiton

Gilmar

Leonardo

Luiz

Refeitório

Pecuária

José Augusto

Gilberto

Fernando

Marcos Wagner Fernando

Paulo Jhony

Adriano

André

Alessandro Raimundo

Reginaldo

Lavoura

Welison

Felipe

Marcelo

Alessandro

Marcos

Operadores BOM FUTURO | 19 | FUTURAÇÃO


HISTÓRIA DE FUTURO

Tudo tem o seu tempo De uma coisa podemos ter certeza: de nada adianta querer apressar as coisas, tudo vem ao seu tempo, dentro do prazo que lhe foi previsto. Assim foi com o Fernando, colaborador da fazenda São João. Em 2013, Fernando entrou para o quadro de colaboradores no mesmo ano que a Bom Futuro começou a administrar a unidade. Na época, Fernando exercia a função de Auxiliar de Serviços Gerais, mas no mesmo ano, foi desligado da empresa devido a reformulações administrativas. Dois anos se passaram após seu desligamento e Fernando sabia que seu ciclo na empresa não tinha acabado. Após esse período, ele participou novamente do processo seletivo e foi aprovado para retornar ao quadro de colaboradores.

Com muita dedicação e ciente de seus objetivos, Fernando não hesitou e deu o seu máximo nas áreas da empresa por onde passou, no almoxarifado, defensivo e administrativo. Atualmente, exerce a função de Auxiliar de Controle de Estoque de Defensivos e tem a total confiança do Gerente, Robson Bauer e é um exemplo para todos em superação e determinação.

Fernando Vasconcelhos dos Santos

BOM FUTURO | 20 | FUTURAÇÃO


UNIDADE DE PRODUÇÃO

Fazenda Graúna Gean André

Adeilson

Lucas

Vanusa

Laudiceia

Letícia

Escritório / Almoxarifado

A unidade, fica localizada a 75,3 Km da cidade de Matupá e foi arrendada pela Bom Futuro em 2013. Inicialmente, o contrato era somente de utilização do pasto para criação bovina e após o período de adaptação, foi renovado para exercer a agricultura em 2017. Com a atividade agropecuária em expansão, a Bom Futuro modernizou toda a estrutura da unidade que antes era de madeira e hoje, a fazenda conta com:

barracão de máquina, oficina, almoxarifado, posto, lava-jato, borracharia, alojamento, refeitório, casa de apoio para motorista e armazém de defensivo. Tudo isso, para os colaboradores da unidade exercerem as suas atividades com conforto e segurança nos padrões Bom Futuro.

Agricultura As culturas cultivadas na unidade são: Soja, Milho, Brachiaria e Milheto (sendo essas duas últimas consórcio para plantação de cultura). 53 ha/saca

soja

100 ha/saca milho

BOM FUTURO | 21 | FUTURAÇÃO


Conheça nossos colaboradores da Graúna

Eidy Luciano Rayane

Edinalva

Robim

Rafael

Lucia

Nilmar Antônio

Wallas

Josilene

Camila

Clebersom

Guilherme

Refeitório

Lavoura / Motorista

Anderson Ricardo

Ronaldo

Nelson Wanderson Deiguidi Valdecir

Arimateia

Joel Laudir

Alcierne

Clebertom

Lírio

Mariano

Jacó

Antônio

José

Higo

Oficina / Motorista / Operadores

Operadores de máquinas

Elivelton

Wesley

Jardel

Ajudantes gerais BOM FUTURO | 22 | FUTURAÇÃO

Geraldo

Sebastião

Ajudantes gerais


José Francisco

Marcos Natalício Roneci

Operadores de máquinas

Arielso

Cleverson

Gabriel

Terraplanagem

Washington

Eduardo

Taile

Antônio

Giovani

Geovani

Aroldo

Maycon

Joel

Lavoura / SESMT / Mêcanicos

Valmir

Geovan

Ronaldo

Paulo

Pecuária BOM FUTURO | 23 | FUTURAÇÃO


HISTÓRIA DE FUTURO

Há males que vem para o bem. Confie na vida. Dizem que há males que vêm para o bem. Talvez esse tipo de bem não seja exatamente o que estamos esperando na hora em que somos assolados pelos imprevistos da vida. Antônio, é a prova viva que com o passar do tempo a vida ensina que “joelhos machucados apesar de doerem, se curam”. Antônio Oliveira, entrou para o quadro de colaboradores em 2008. Iniciou suas atividades na fazenda São José em Matupá como Auxiliar de Mecânico. Com domínio na área, ao passar dos anos e o avançado processo de estruturação na fazenda Graúna, Antônio foi convidado para prestar seus serviços na unidade como Especialista em Mecânica. Aceitou o desafio e foi recompensado. Recentemente, foi promovido para Encarregado de Manutenção Automotiva graças ao seu empenho, bom relacionamento e talento.

Durante o tratamento, teve o total apoio da Bom Futuro para auxiliar nas questões hospitalares e demais necessidades. Com o amor de seus familiares, solidariedade dos colegas e força de vontade de superar, Antônio de forma surpreendente, recuperou-se da enfermidade. Hoje, sem nenhuma sequela, retornou a exercer a sua atividade. Com fé e determinação, garantimos o nosso futuro. Antônio depois da superação passou a ver o mundo com outros olhos. Sempre solidário, exerce a sua função com sorriso no rosto e sempre esta de prontidão para ajudar o próximo.

Mas, como a vida é cheia de imprevistos e precisamos ser fortes para superar, em 2016 Antônio teve uma surpresa indesejável, foi diagnosticado com Osteomielite, uma infecção nos ossos na qual teve que se afastar de suas atividades por vários meses. “ Hoje, agradeço primeiramente a Deus, que por meio da fé, me deu forças para não desistir. Tudo passa, é preciso ter força de vontade que as dificuldades sempre serão superadas. ” BOM FUTURO | 24 | FUTURAÇÃO

Antônio Edem da Silva Oliveira


BOM FUTURO | 25 | FUTURAÇÃO


PROJETO SOCIOAMBIENTAL

Sementes do Futuro Compromissado com o futuro de nossa geração, este projeto, consiste em ações voltadas para os filhos de nossos colaboradores. Os recursos gerados através da comercialização dos resíduos recicláveis, são gerenciados pelo nosso Programa Separô, que tem por um dos seus objetivos, impulsionar o desenvolvimento socioambiental em nossa comunidade interna, possibilitando a implantação do Projeto Sementes do Futuro, onde em sua vertente, está oferecer diversas modalidades de oficinas educativas para os filhos de nossos colaboradores.

BOM FUTURO | 26 | FUTURAÇÃO

em sua vertente, está à oferecer diversas modalidades de oficinas educativas para os filhos de nossos colaboradores. Dessa maneira, além de estimular o desenvolvimento sustentável em nossas unidades, contribuímos com o futuro de gerações.

Aulas de informática Fazenda Sâo José


EDUCAÇÃO DE FUTURO

Kits Escolares 2020 Em todo início do ano letivo, acontece a distribuição de kits escolares para garantir as “ferramentas” necessárias para o aprendizado de nossas crianças. O recurso para aquisição, também é advindo das vendas dos materiais recicláveis do programa Separô. Ao longo desses 3 anos consecutivos, distribuímos os kits escolares para os filhos de nossos colaboradores de todas unidades no estado de Mato Grosso.

Para 2020, os pequeninos receberão os kits com o tema muito especial: Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) idealizada pela Nações Unidas (ONU). Uma importante agenda de sustentabilidade que deverá ser implementada por todos os países do mundo durante os próximos 15 anos, até 2035. Já estamos fazendo a nossa parte e iremos “plantar” essa semente para os filhos de nossos colaboradores de maneira didática e intuitiva. Confira a arte temática para o ano que vem:

BOM FUTURO | 27 | FUTURAÇÃO


ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Árvore da Esperança Para celebrar o Dia da Árvore, realizamos em todas unidades, o plantio de mudas nativas. Além de contribuir com o meio ambiente a ação auxilia na formação das crianças com uma educação ambiental pautada na conscientização sobre os cuidados com o meio ambiente, é sem dúvidas fundamental nessa etapa da vida.

BOM FUTURO | 28 | FUTURAÇÃO

As crianças a cada dois anos realizam o plantio de mudas nativas e frutíferas, sendo que essas mudas recebem o nome da criança que a plantou. As crianças são convidadas a “adotar” as mudas nativas que plantaram.

Crianças na faz. Sâo José na ação de 2019


BOM FUTURO | 29 | FUTURAÇÃO


DA PORTEIRA PARA DENTRO

O Bom Futuro em números A Bom Futuro, é advinda da agricultura. A expertise na área, auxílio da tecnologia e respeito ao meio ambiente aliadas a persistência e muito trabalho, pautaram o crescimento da empresa em mais de 30 anos de atividades. Ações como essas, garantiram o destaque mundial em produtividade sustentável, possibilitando a atuação em 7 áreas: Agricultura, Pecuária, Piscicultura, Sementes, Energia, Aeroportuário e Imobiliário. A determinação e competência profissional dos mais de 7 mil colaboradores, norteados pela ideologia e a vertente empreendedora da empresa, possibilitaram a atuação da Bom Futuro em diversas áreas, mas todas com o mesmo propósito: contribuir para alimentar e vestir o mundo! Conheça um pouco nossas áreas de atuação.

BOM FUTURO | 30 | FUTURAÇÃO


BOM FUTURO | 31 | FUTURAÇÃO


AGRICULTURA Se tornar a maior produtora de soja no mundo e a principal na cultura do algodão no Brasil, nunca foi um propósito na Bom Futuro, mas se tornou uma consequência por meio de um planejamento eficaz, trabalho em equipe, auxilio da tecnologia e principalmente a harmonia com a natureza ao produzir toneladas de grãos e plumas de algodão em uma área total aproximada de 530 mil hectares cultivados em Mato Grosso. SOJA Principal cultura cultiva nas unidades da Bom Futuro, com uma média de 280 mil hectares, totalizando uma produção aproximada de 1,3 milhão de toneladas por safra. MILHO Além de ser fundamental no sistema de produção em rotação com a soja, garante a estrutura de solo e matéria orgânica. Para cultura do milho, são destinados uma média de 73 mil hectares.

BOM FUTURO | 32 | FUTURAÇÃO

ALGODÃO A tecnologia empregada e a vasta experiência, permitem a Bom Futuro produzir uma média de 300 mil toneladas de pluma de algodão por safra. A qualidade do produto é assegurada por diversas Unidade de Beneficiamento de Algodão (UBA) instaladas em pontos estratégicos em todo estado. INFRAESTRUTURA: Produzir em grande escala e com qualidade é um desafio constante e exige além de organização, uma frota própria de veículos pesados, com infraestrutura moderna e eficaz. Atualmente a Bom Futuro possuí: 32 unidades centralizadoras de produção em Mato Grosso; 21 UBAG (Unidade de Beneficiamento e Armazenamento de Grãos); 09 UBA (Unidade de Beneficiamento de Algodão); 03 UBS (Unidade de Beneficiamento de Sementes).


PECUÁRIA

São criados mais de 130 mil cabeças de gados das raças Nelore e cruzamento industrial em sistema de semiconfinamento e confinamento. A vasta experiência, empenho e o auxílio da tecnologia, permitiram a Bom Futuro construir o maior projeto de Integração Lavoura Pecuária (ILP) do mundo, com uma área de 31 mil hectares para essa modalidade. Além da alta qualidade genética e nutricional do rebanho, o monitoramento em todas as fases do desenvolvimento é aplicado através do Sistema Brasileiro de Identificação Individual de Bovinos e Búfalos (SISBOV). Garantindo assim, a procedência e a rastreabilidade bovina.

BOM FUTURO | 33 | FUTURAÇÃO


PISCICULTURA A atividade, além de diversificar a área de atuação na Bom Futuro, incentiva o crescimento do consumo desta importante fonte de proteína, contribuindo com a diminuição da pesca extrativista. Atualmente, são produzidos de maneira sustentáveis em tanques, 3 mil toneladas de peixes em 250 hectares de lâmina d’água. Se comparado, resulta em uma área maior que 400 campos de futebol. A excelência na qualidade do produto, é garantida através do acompanhamento e a tecnologia empregada no monitoramento das águas, balanço nutricional adequado e demais processos, possibilitando o controle produtivo no manejo das etapas.

BOM FUTURO | 34 | FUTURAÇÃO

ESPÉCIES CULTIVADAS: • Tambaqui • Pintado • Tambatinga • Piauçu • Tilápia


SEMENTES

Além de produzir a própria semente de Soja e Algodão com altíssimo controle de qualidade, a Bom Futuro atende às necessidades dos maiores produtores agrícolas do Brasil, através da divisão comercial que atua em todo o estado de Mato Grosso. A segurança das plantas contra as pragas e fungos, é uma tarefa necessária em todas as fases da cultura. O controle de qualidade começa a ser realizado dentro das fazendas por técnicos treinados, contribuindo para tomada de decisão de colheita de um campo para sementes, como também no acompanhamento da qualidade dos lotes já ensacados durante todo o período de armazenamento.

Confira as vantagens como o tratamento ON FARM que garante a produtividade e rentabilidade para o produtor.

Acesse e saiba mais: bomfuturo.com.br/sementes BOM FUTURO | 35 | FUTURAÇÃO


ENERGIA

Após perceber o potencial hidrelétrico de Mato Grosso, a Bom Futuro, por meio da geração de energia limpa e renovável, contribui para potencializar o desenvolvimento industrial e agrícola em novas regiões do Brasil. Atualmente, a empresa conta com 6 usinas hidrelétricas em operação e 2 em execução, além de vários outros projetos de expansão, o que possibilitou a Bom futuro se tornar líder nacional na geração distribuída em fonte hídrica. Em destaque no ano encontra-se a PCH JUI - 117 em Campos de Júlio, que deverá entrar em operação ainda em de 2019.

BOM FUTURO | 36 | FUTURAÇÃO


AEROPORTUÁRIO Devido a necessidade de mais infraestrutura aeroportuária em Cuiabá-MT, a Bom Futuro entrou no segmento e criou a Aero Siaq, um empreendimento “Low Fare.” Ideal para quem busca agilidade e economia na conectividade com a capital de Mato Grosso. Localizada em um ponto estratégico da cidade e com uma infraestrutura moderna e de referência, a Aero Siaq facilita e atraem investidores para região.

BOM FUTURO | 37 | FUTURAÇÃO


SUSTENTABILIDADE Permear a sustentabilidade por meio do correto gerenciamento dos impactos ambientais, sociais e econômicos, preservando e cuidando do meio ambiente está em nossa essência. Somos referência mundial em produtividade sustentável. Protegemos e preservamos em nossas áreas de produção, 98.500,00 hec

BOM FUTURO | 38 | FUTURAÇÃO

produção, 98.500,00 hectares entre Área de Preservação Permanente (APP) e Área de Reserva Legal (ARL). Um trabalho pautado por semear o desenvolvimento em harmonia com a natureza. Ações como essas, garantem uma produção ecologicamente equilibrada e economicamente viável.


BOM FUTURO | 39 | FUTURAÇÃO


BOM FUTURO | 40 | FUTURAÇÃO


Millions discover their favorite reads on issuu every month.

Give your content the digital home it deserves. Get it to any device in seconds.