Page 1

CONHEÇA A BOLSAVIVA. O SISTEMA DE JARDIM VERTICAL MAIS PRÁTICO E RÁPIDO DE PLANTAR E CUIDAR!! VIRE A PÁGINA


nossa história BOLSAVIVA nossa história Criada pela paisagista Ane Barcellos e a publicitária Alessandra Salgado, a Bolsaviva surgiu a partir de um desejo de oferecer ao mercado um produto para fazer jardim vertical que fosse mais fácil de instalar, manusear e cuidar, e que, ao mesmo tempo, possuísse um preço mais justo. O recipiente foi exposto à testes por 2 anos, quando experimentaram materiais, tamanhos, e formas diferentes, para chegar aos modelos existentes hoje. A Bolsaviva foi lançado oficialmente no Rio de Janeiro em Agosto de 2011, na mostra de decoração Morar Mais. Com excelente receptividade foi posicionada para um público que adora plantas, e , estava ansioso para ter um jardim vertical, mais acessível. Logo se tornou o recipiente utilizado por muitos amantes de jardim , e adquirida também por arquitetos e paisagistas, ansiosos por um produto mais prático para seus clientes. A marca assim como o produto Bolsaviva é protegido pela lei de marcas e patentes.

©2011 copyright Bolsaviva. Todos os direitos protegidos.


o recipiente

Feita com matéria prima de alta qualidade, e produzida no Brasil, a Bolsaviva é composta de duas camadas de tecido. A camada interna é uma lona preta impermeável. A sua função é não deixar a água passar para a parede, e também gerar uma reserva hídrica para a vegetação. A camada externa é um tecido PET, 100% reciclado, que tem a função de absorver e fornecer a respiração necessária para que o excesso de água evapore, mantendo as plantas bem desenvolvidas e saudáveis. Atualmente existem modelos para a área interna e para a área externa. A diferença são os furos frontais localizados no meio da bolsa, para melhor drenagem em caso de chuva.

Bolsasviva para área interna

1

2

Bolsasviva para área externa

1

Bolsaviva Uno

2

Bolsaviva Original

3

Bolsaviva Mini

1

3

2

1

Bolsaviva Uno

2

Bolsaviva Original

3

Bolsaviva Mini

4

Bolsaviva Trio

3

4

Furos para melhor drenagem

alça de contenção tecido PET 100% reciclado tecido PET 100% reciclado

torrão da planta lona preta

substrato

©2011 copyright Bolsaviva.

Bolsaviva Original cortada ao meio, para a visualização interna de como a vegetação fica acomodada no interior do recipiente.

©2011 copyright Bolsaviva. Todos os direitos protegidos.


original :: uno :: mini :: trio

tipos e tamanhos

Bolsaviva Original: formato: 60 cm (largura) X 38 cm (altura) peso quando vegetada: em torno de 7 kg tipos disponíveis: área interna e área externa . A Bolsaviva Original para a área externa é semelhante ao modelo ao lado porém possui dois furos na parte frontal da bolsa para drenar melhor a água das chuvas. Ideal para fazer grandes jardins utilizando várias sobrepostas. (ver parte de instalação). Bolsaviva Uno: formato: 60 cm (largura) X 31 cm (altura) peso quando vegetada: em torno de 7 kg tipos disponíveis: área interna e área externa . A Bolsaviva Uno para a área externa é semelhante ao modelo ao lado porém possui dois furos na parte frontal da bolsa para drenar melhor a água das chuvas. Por ter um espaço mais curto (7 cm) na parte de cima não possui espaço para sobreposição. Ela é ideal para utilizar em casos de apenas uma Bolsaviva. Ou em casos de ser a primeira fileira horizontal de um grande jardim (ver parte de instalação) Bolsaviva Mini: formato: 33 cm (largura) X 38 cm (altura) peso quando vegetada: em torno de 4 kg tipos disponíveis: área interna e área externa . A Bolsaviva Mini para a área externa é semelhante ao modelo ao lado porém possui um furo na parte frontal da bolsa para drenar melhor a água das chuvas. Ideal para pequenos jardins ou para completar uma seqüência de muitas bolsas formando um grande jardim (ver parte de instalação) Bolsaviva Trio: formato: 22 cm (largura) X 68 cm (altura) peso quando vegetada: em torno de 3 kg tipos disponíveis: área externa . Ideal para plantas mais verticais como : antúrios, asplênios, lírios, bromélias e ervas.

©2011 copyright Bolsaviva. Todos os direitos protegidos.


instalação

original :: mini 1.

2.

4.

Marque a parede utilizando a Bolsaviva como base. Marque o primeiro furo. e em seguida o segundo furo.

Utilize broca nº 8. E faça os furos, segurando a furadeira com as duas mãos.

3.

Utilize buchas de nylon e parafusos no formato em L nº 8, de preferëncia de cor preta. Após encaixar as buchas e parafusos, pendure a bolsa.

Caso queira colocar mais de uma bolsa na horizontal, utilize um dos furos já existentes para colocar a sua 2ª bolsa {bolsa B}. Com a bolsa { A } já instalada pegue a bolsa { B } e faça a marcação do 2º furo da bolsa { B }. Se você preferir colocar as bolsas abaixo da primeira para fazer um jardim vertical maior, marque os furos abaixo da primeira fileira de forma que as bolsas cubram a parede toda, e frestas não apareçam, formando um grande painel.

mesmo furo e mesmo parafuso

sobrepostas

novo furo

A

sobrepostas sobrepostas sobrepostas

B

mesma direção 5.

Após tudo encaixado, forre a base de cada bolsa com aproximadamente 2/3 de substrato. Se necessário, divida as touceiras das plantas muito grandes utilizando os polegares {figura 2}, de forma que cada parte tenha seu próprio sistema de raízes. Plante sua vegetação. Regue após plantado, molhando a terra perto do tecido PET próximo da parede, e não próximo da parte externa da Bolsa. Depois é só cuidar, e você terá seu jardim vertical, bonito e saudável. MOLHAR O SUBSTRATO NO MEIO, APROXIMANDO O REGADOR PERTO DO LADO DO TECIDO MAIS PRÓXIMO DA PAREDE

©2011 copyright Bolsaviva. Todos os direitos protegidos.

ATENÇÃO: NÃO MOLHAR ESSA ÁREA FRONTAL

OBSERVAÇÃO: Quando a Bolsaviva for de área externa coloque um pedaço de manta bidim no fundo da bolsaviva . Caso queira plantar ervas, substitua o substrato por terra adubada. ©2011 copyright Bolsaviva. Todos os direitos protegidos.


instalação

uno 1.

2.

4.

Marque a parede utilizando a Bolsaviva como base. Marque o primeiro furo. e em seguida o segundo furo.

Utilize broca nº 8. E faça os furos, segurando a furadeira com as duas mãos.

3.

Utilize buchas de nylon e parafusos no formato em L nº 8, de preferëncia de cor preta. Após encaixar as buchas e parafusos, pendure a bolsa.

Caso queira colocar mais de uma bolsa na horizontal, utilize um dos furos já existentes para colocar a sua 2ª bolsa {bolsa B}. Com a bolsa { A } já instalada pegue a bolsa { B } e faça a marcação do 2º furo da bolsa { B }. Se você preferir colocar as bolsas abaixo da primeira para fazer um jardim vertical maior opte pela Bolsaviva Original e não pela Uno. A Uno só deverá ser usada como Bolsaviva única ou a Bolsaviva para ser utilizada na fileira de cima.

uno

mesmo furo e mesmo parafuso

A

B

sobrepostas

uno

sobrepostas sobrepostas

novo furo

original

original

uno

original

mesma direção

5.

Após tudo encaixado, forre a base de cada bolsa com aproximadamente 2/3 de substrato. Se necessário, divida as touceiras das plantas muito grandes utilizando os polegares {figura 2}, de forma que cada parte tenha seu próprio sistema de raízes. Plante sua vegetação. Regue após plantado, molhando a terra perto do tecido PET próximo da parede, e não próximo da parte externa da Bolsa. Depois é só cuidar, e você terá seu jardim vertical, bonito e saudável. MOLHAR O SUBSTRATO NO MEIO, APROXIMANDO O REGADOR PERTO DO LADO DO TECIDO MAIS PRÓXIMO DA PAREDE.

ATENÇÃO: NÃO MOLHAR ESSA ÁREA FRONTAL

OBSERVAÇÃO: Quando a Bolsaviva for de área externa coloque um pedaço de manta bidim no fundo da Bolsaviva . Caso queira plantar ervas, substitua o substrato por terra adubada. ©2011 copyright Bolsaviva. Todos os direitos protegidos.


manual ou automatizada

irrigação

A irrigação da Bolsaviva pode ser feita de duas formas, e vai depender do tipo de jardim vertical que você pretende instalar. Jardins pequenos podem ser regados manualmente e jardins maiores e de difícil acesso , podem ser regados através de um sistema de irrigação automatizado. A Bolsaviva tem acesso à alguns profissionais no Rio para fazer a instalação desse sistema automatizado, e poderemos indicar alguns profissionais. Mas em outros estados, sugerimos que procure um técnico especializado em irrigação. Geralmente os representantes da Rain Bird fazem esse serviço.

Burrifador de pressão Trapp Irrigação Automatizada: Se o seu caso se encaixa em uma rega automatizada. Indicamos que a irrigação seja feita por gotejamento. E para o controle de regas, indicamos que seja usado um temporizador que se encarregará de proporcionar uma utilização inteligente de água, regulando os minutos de rega e quantas vezes será regado ao longo do dia. Os canos ficam posicionados atrás das bolsasvivas. E na frente ficam os gotejadores e o temporizador. Lembramos que esse sistema é tercerizado.

sistema de gotejamento

temporizador para uma rega inteligente.

©2011 copyright Bolsaviva. Todos os direitos protegidos.

Irrigação Manual: Se o seu caso se encaixa em uma rega manual. O mais importante é compreender qual é a necessidade hídrica de sua vegetação. Existem plantas que adoram água e outras que não toleram solos encharcados. Após essa avaliação, tenha em mente que na Bolsaviva para a área interna, o ideal é que você regue em menor quantidade e mais vezes por semana (mas sempre de acordo com a necessidade hídrica). Isso é recomendado para que a água não escorra pela bolsa. E para que as suas plantas mantenham-se saudáveis. Na Bolsaviva para a área externa, regue de acordo com a necessidade hídrica da vegetação e de acordo com a incidência de chuva. Atenção: Regue dentro da Bolsaviva. O substrato deverá ficar úmido, porém não encharcado. Indicamos que a rega manual da bolsaviva para a área interna, seja feita com o burrifador de pressão da Trapp (foto ao lado) Ele irá controlar melhor a sua rega. Você pode encontrá-lo em horto ou no Mercado Livre.


vantagens Por que ter um jardim vertical? :: É uma ótima alternativa para quem quer ter um espaço verde, mas tem espaço reduzido. :: Uma boa solução para quem tem animais domésticos. :: Proporciona maior conforto térmico e acústico. Uma parede verde de 15 a 18 plantas, por exemplo, funciona como um filtro biológico do ar, purificando-o e reduzindo a temperatura em até dois graus. :: Cria uma sensação de aconchego para qualquer ambiente. :: Valoriza paredes e muros , que em geral, são pouco atrativos. :: Contribui para melhorar a qualidade geral do ar. :: Humaniza e valoriza qualquer ambiente.

Por que escolher a Bolsaviva para o seu jardim vertical? :: Não é necessário fazer uma obra, pois a Bolsaviva pode ser aplicada diretamente na parede, desde que sustente o peso da bolsa vegetada. :: Ela é versátil. Podendo você mesmo tirar de um lugar facilmente e colocar em outro. :: Por ter uma reserva hídrica, ela mantém mais a umidade e conseqüentemente retém os nutrientes, necessários para um bom desenvolvimento da vegetação. :: Tem uma boa profundidade*, permitindo que as raízes se desenvolvam e se acomodem. :: Proporciona um jardim vertical pronto, no mesmo dia que foi instalado, pois utiliza plantas já desenvolvidas. :: É um recipiente que não permite um acúmulo de sujeira na sua parede. :: É um recipiente desenvolvido com matéria prima de alta qualidade, testado por dois anos e no mercado por mais 2 anos. :: É um recipiente simples . Rápido de ser instalado, de fácil manutenção e manuseio. Você mesmo pode fazer a manutenção (retirar as folhas e flores desgastadas e regar).* * exceto a bolsaviva trio que foi desenvolvida para plantas menores. * no caso de grandes jardins recomendamos utilizar serviços de um profissional especializado.

©2011 copyright Bolsaviva. Todos os direitos protegidos.


por Iris Garden

por Alana Castello Branco

jardins com bolsasvivas

Š2011 copyright Bolsaviva. Todos os direitos protegidos.


jardins com bolsasvivas

por Viviane Menescal

por Mônica Khalil

©2011 copyright Bolsaviva. Todos os direitos protegidos.

por Patrícia Nishi


jardins com bolsasvivas

por Beatriz Santiago

Š2011 copyright Bolsaviva. Todos os direitos protegidos.


por Iris Garden

por Ricardo Portilho

por Bruno Amaral

contatos Dúvidas ou mais informações: www.bolsaviva.com.br 21 3594-0905 atendimento@bolsaviva.com.br Conecte-se conosco no nosso: facebook/bolsaviva pinterest/amamos jardim instagram/amamosjardim ©2011 copyright Bolsaviva. Todos os direitos protegidos.

Apresentação Bolsaviva  
Apresentação Bolsaviva  
Advertisement