Boletim informati 4

Page 13

TI ENCONTRO LÁ FORA

no CONSUNI, atualizando o antigo regimento, atualizando a formação do comitê (como citamos). Em 2014 todas as ações de investimento de TI já estavam alinhadas ao planejamento elaborado pelo plano do CGTI. Isso envolveu a toda a instituição. Após isso, houve a difusão da formação do comitê e seu papel com a sequência de comunicados que foram emitidos, os convites para participação e a divulgação do CGTI junto ao conselho técnico administrativo (CTA). “Hoje o comitê se reúne 5 ou 6 vezes por ano para deliberar sobre várias questões de TI”. Além de planejamento e investimentos, o CGTI passou a discutir questões, por exemplo, relacionadas à logística reversa. A UFPB compra equipamentos como desktop, monitores e baterias que depois de algum tempo devem ser descartados, mas esse descarte gera um lixo tóxico. Foi preciso envolver a Comissão de gestão ambiental para saber como fazer esse descarte. Outras formas de atuação do CGTI dizem respeito ao tratamento de aquisições para impressão, contratação de

13

impressão, compra ou reciclagem de cartuchos e toners e a questão de compra e manutenção de hardware. Outros pontos citados por Pedro Jácome foram: as políticas de segurança de informação e de uso dos ativos e passivos de rede que, nascem na STI, são submetidas ao CGTI e encaminhadas para o CONSUNI. Sobre a demanda de contratação de software, Pedro Jácome frisa que a utilização de software livre é uma decisão do Governo Federal.

ENTRE VISTADO MULTIFUNCIONAL PEDR O JÁCOME: SUPERINTENDENTE, SECRE TÁRIO DO CGTI E EDITOR DA INFORMA TI

Informa-TI | Maio 2016


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.