Facom News Edição 2 2012.2

Page 15

Facom News 2012.2 - Edição II

Facom Facom News News 2012.2 2012.2 -- Edição Edição IIII

en-scène

cinema para todos

A gestão Outras Palavras lança o projeto Cinefacom

Taylla de Paula

Bruno Rubeiz e Taylla de Paula ram cinco curtas com diretores da Facom, BI de Artes, BI de Humanidades e Teatro. A primeira edição teve um público de 52 pessoas, enquanto a segunda, 38. Milena dos Anjos, aluna de Produção Cultural, que exibiu o documentário ‘Adeus’, lamenta a falta de participação da audiência: “O debate é necessário para entender o lado de cada um, eu acho que é mais importante do que a própria exibição”.

Realizadores discutem a produção dos curtas no debate na segunda edição do Cinefacom. Duas vezes por mês o auditório da Facom será espaço para exibições de filmes feitos por alunos da UFBA. A ideia da gestão Outras Palavras divulga as produções audiovisuais de alunos e promove debates com os diretores. O evento acontecerá quinzenalmente, sempre às quartas-feiras à noite.

vo, afirma que não há um caráter competitivo no projeto. “O Cinefacom busca fortalecer as produções audiovisuais dos estudantes, não é para selecionar o que é bom ou ruim. Todas as inscrições serão exibidas”, afirma ele. Apesar do evento ser organizado pela Facom, a maioria do público vem de outros cursos, como o Bacharelado Interdisciplinar, que tem uma área de concentração em cinema. A gestão espera um alcance maior no futuro do projeto: “O Cinefacom é um evento que pode trazer alunos de outras faculdades. Pretendemos transformar o projeto em uma mostra universitária de audiovisual”, diz Valdíria.

Cinema é uma área de grande interesse por uma parcela de alunos da Facom. Valdíria Souza, da Coordenadoria de Cultura da gestão Outras Palavras, acredita que o projeto é essencial para os trabalhos irem além da sala de aula: “Esses estudantes querem mostrar seus trabalhos, que muitas vezes por serem feitos em disciplina, não têm grande visibilidade”. Daniel de Farias, coordenador administrati- As duas edições já realizadas exibi-

OPINIÕES Em geral, as opiniões sobre o Cinefacom são positivas. Daniel Fróes, professor substituto das disciplinas Cinema Internacional e Oficina de Comunicação Audiovisual, exibiu o curta ‘13 de Dezembro’. Ele acredita que a exibição de produções feitas na faculdade é essencial: “Filmes são feitos para serem vistos, enquanto eles ficam guardados não servem para nada”. O evento também conta com a presença de um mediador durante o debate, papel que foi preenchido pelo professor de Roteiro e Semiótica, Fábio Sadao na primeira edição e pelo professor José Francisco Serafim, coordenador do Núcleo de Análise do Cinema Documental, na segunda. Daniel de Farias acredita que o papel do mediador é fundamental e afirma que o Cinefacom buscará a participação de outros mediadores nas próximas edições.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.