Issuu on Google+

Ana Hickmann estrela do comercial da marca paranaense de cosméticos Bonyplus

Thiara Mandelli nossa surfista tri-campeã Curitiba lança ônibus híbrido com dois motores

4a. Edição - Outubro 2010

1a. Bienal do Livro no Paraná


Índice

Ano 1 - Edição 04 - Outubro 2010

Perfil Ana Hickmann

09

Moda & Decoração

18 14

Bem Estar e Saúde

33

Notas Rápidas

16

Literatura e Crônica

35

Zoom

17

Bienal do Livro

45 Panorama Nacional

23

Ciências e Tecnologia

46

Panorama Internacional


Curitiba em foco

26

Personalidade

Thiara Mandelli

37

41 Reportagem Especial O HĂ­brido em Paralelo


Aos leitores

Aos leitores Uma revista sobre estilo de vida publica sua visão sobre fatos atuais, regionais, nacionais e internacionais em seus editoriais. O nosso editorial transformou-se numa carta aos nossos leitores. Será, doravante, um texto opinativo assinado por esta editora, mas que refletirá a posição coletiva da redação de Viver Estilo. Ora, se editoriais são opiniões e notícias baseadas em fatos, nós preferimos omitir fatos políticos, ou pelo menos quaisquer notícias políticas sobre este ou aquele candidato, nesta reta final. Você não vai encontrar nada sobre este assunto nesta edição. Na verdade, quando falamos de Viver Estilo, nossa filosofia é mostrar o que há de melhor e mais leve na vida. Por quê? Simplesmente porque as circunstâncias vivenciais não são tão fáceis e, ao lermos algo que nos remete a estilo de vida, esperamos sempre encontrar leveza. Portanto, nossa contribuição não será criticar a atuação de autoridades públicas como o prefeito, o chefe de polícia, o candidato mais ou menos popular, ou o ensino local. Na verdade, exporemos os fatos, procurando ressaltar e elogiar pessoas que, por suas contribuições ao social, trazem sempre algo de melhor. Seja qual for o assunto, nossa revista espera que seus editoriais aumentem o nível de consciência na comunidade. Diante disso, estaremos abrindo um espaço no site onde ficará hospedada a revista Viver Estilo, para que o leitor deixe sua opinião. Isto ocorrerá de duas maneiras, que são familiares para o leitor: as cartas ao editor e os artigos de opinião editorial. As cartas estarão sempre logo no início da próxima edição da revista, pois é onde os leitores expressam suas opiniões. Esperamos que apreciem também o novo layout de Viver Estilo. Estamos com nova diagramadora e toda a equipe, através do meu nome, agradece o belo trabalho dessa profissional. Silvia Regina Pellegrino Freitas da Rocha Editora

Expediente Ano 01 - 4a. Edição Edição, Produção e Publicação BOLETIM CULT Editora: Silvia Regina Pellegrino Freitas da Rocha Jornalista Responsável: Isabelle Soares Programação Webmaster: Eduardo Schubert Design Gráfico e Diagramação: Sibelle Rieping Revisão de Textos: Paulo Roberto Freitas da Rocha 08


Perfil

Ana Hickman Ana Lúcia Hickmann Corrêa é descendente de alemães e nasceu em 1º de março de 1981, em Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, onde viveu a infância. É a mais velha dos cinco irmãos e teve infância simples. Em 14 de fevereiro de 1998, quando tinha dezesseis anos, casou-se com o empresário Alexandre Corrêa, que é também seu agente. Marcou presença em diversas revistas da moda e comerciais no mundo inteiro e o seu nome está associado a empresas de renome mundial. Hoje conta com onze licenciados, divididos em várias categorias. Em julho de 2001, Hickmann foi eleita pela revista GQ Itália uma das 10 mulheres mais bonitas do mundo. Foi eleita em 2004 como a 47ª na lista de "100 mulheres mais sensuais" da revista MaxMen e na 85ª posição, em 2005. Atualmente Hickmann faz parte do casting da agência "Ten Model”. Fez campanhas publicitárias para diversas marcas e foi considerada pela revista Vogue brasileira como uma das dez mulheres mais bonitas do Brasil de todos os tempos. Em 2005 movimentou 70 milhões de reais, número que cresce 50% ao ano. Atualmente movimenta cerca de 150 milhões de reais por ano com produtos licenciados que incluem biquínis, óculos, máquinas fotográficas, jeans e malharias, roupas de fitness, guarda-chuvas e cosméticos para profissionais. Também é blogueira e twitteira. Ana Hickmann aos 15 anos saiu de Santa Cruz do Sul,em 1996, rumo a São Paulo. O objetivo era acompanhar algumas amigas que sonhavam com a carreira de modelo. Sem ao menos fazer idéia do que realmente se tratava a vida de modelo, Ana foi a única das amigas que conseguiu seguir neste sonho. Suas amigas retornaram ao Sul, enquanto Ana partia para o mundo. Ana sempre almejou duas coisas em sua vida: ganhar o mundo e ser independente. Em 1998 partiu para Paris, onde iniciou sua carreira internacional. Desfilou para grandes marcas como Kenzo, Hanai Mori, Emanuel Ungaro, Leonard, Lolita Limpika, YSL, Yoji Yamamoto, assim como para outros grandes estilistas. 09


Perfil Foi também na França que Ana teve a chance de fazer a sua primeira campanha mundial: Wella. Fez grandes trabalhos para L'Oréal e Schwarzkopf. Essa temporada na Europa lhe rendeu maravilhosos desfiles em Milão (Giorgio Armani, Roberti Cavalli, Lorenzo Riva, Gai Mattiolo) e campanhas como La Perla e Golden Laydi. No ano seguinte, Ana mudou-se para os Estados Unidos. Foram seis anos e meio vivendo em Nova York. O começo na América não foi muito fácil. No primeiro ano só realizou alguns trabalhos comerciais, mais logo em seguida, graças ao seu agente Paolo Zampolli, da agência ID, Ana fez suas primeiras capas internacionais e editoriais (GQ, Cosmopolitan Gear e Zink) e vários outros para as revistas Marie Claire (América) e Allure. Trabalhou com grandes fotógrafos como Patrick Demarchelier, Helmut Newton, Pascal Chevalier, Antuani Verglas, entre outros. Em 2002, assinou contrato com a Victoria's Secret e estampou várias campanhas de lingerie. Em 2004, foi convidada e contratada pela Rede Record de Televisão para apresentar uma coluna de moda no programa “Tudo a ver”, comandado pelo jornalista Paulo Henrique Amorim. Em agosto de 2005, Ana passou a apresentar o programa “Hoje em dia”, ao lado de Britto Jr e Eduardo Guedes. “O Jogador”, game show também da Rede Record, teve Ana e Britto Jr. como apresentadores. Foi eleita pela revista Criativa uma das 25 mulheres mais criativas de 2007. É conhecida por ser a modelo com as mais longas pernas do mundo, tendo chegado a fazer parte do Guinness Book nesta categoria. Ana Hickman foi citada, em março de 2009, pelo jornal inglês The Sun, como a mulher que tem as pernas mais longas do mundo da moda, com 1,23m. A Record precisou colocar seguranças na porta do estúdio onde Ana Hickmann gravou seu primeiro programa “Tudo É Possível”, substituindo Eliana que foi para o SBT, isto porque o afluxo de fãs superou a expectativa e a emissora queria oferecer a tranquilidade necessária para Ana, que iniciava sua carreira de apresentadora. Hoje, Ana Hickmann vem brilhando no comando do programa e cada vez mais atraindo fãs, por sua capacidade, seu carisma e simpatia.

10

Ana Hickman


Perfil

Ana Hickman

A modelo Ana Hickmann é apresentadora do programa de TV “Tudo é Possível”, da Record, foi capa da Revista Vip do mês de março de 2010. A edição número 300. Vale lembrar que a modelo já havia posado para a VIP em outubro de 2006. Para dividir as fotos com seus fãs, a apresentadora e modelo postou no Twitter fotos sensuais em que aparece com os cabelos ao vento. Agora Ana Hickmann e sua irmã vêm ao Paraná através da Beauty Color.

Uma das cenas com Ana Hickmann foi filmada em um Café no Trocadero, em Paris.

A Beauty Color filmou em setembro, em Paris, seus novos comerciais, criados pela agência OutletMarketing e produzidos pela CineAvenida, ambas de São Paulo. Os filmes serão as principais peças publicitárias para divulgar os cremes tonalizantes para cabelos e os esmaltes, novidades da marca da indústria paranaense de cosméticos Bonyplus. As e s t re l a s d o s c o m e rc i a i s s ã o a apresentadora de televisão Ana Hickmann, para os tonalizantes, e a top model Isabel Hickmann, irmã de Ana, para os esmaltes.

A top model Isabel Hickmann é a estrela do comercial sobre os esmaltes, que também foi filmado na capital francesa. Outra locação do comercial foi a Ponte Alexandre III.

As cenas a respeito dos cremes tonalizantes foram filmadas em pontos turísticos tradicionais da cidade, como a Avenida Champs-Élysées, o Trocadero – de onde se avista a Torre Eiffel – e a Ponte Alexandre III, que fica sobre o famoso Rio Sena. Já o comercial sobre os esmaltes foi filmado em frente ao Centro Cultural Georges Pompidou, conhecido pela sua arquitetura contemporânea e por abrigar diversas obras da arte moderna. A criação dos filmes é de Claudio Correa, com direção de cena de José Mello Freire Neto e direção de fotografia de Leonardo Crescenti.

11


Bem estar & Saúde Nestlé busca melhora nos seus produtos alimentícios com efeitos benéficos sobre a saúde A Nestlé marca presença no competitivo setor dos alimentos com influência decisiva sobre a saúde, com a criação de uma nova unidade e um centro de pesquisas sobre a luta contra o Alzheimer e o diabetes.

É possível aprofundar as soluções científicas para compreender como a nutrição interage com o corpo humano. É uma ciência completamente nova",

explicou à imprensa o diretor geral do grupo, Paul Bulcke.

unidades destinadas a lutar contra doenças como a obesidade, o diabetes e o Alzheimer.

A líder mundial do setor alimentar, famosa pelos chocolates e temperos, também está presente no setor de nutrição e saúde desde 1986.

"A Nestlé sempre esteve vinculada à nutrição. Aqui falamos de uma dimensão muito mais profunda a nível científico", completou Bulcke, que citou como exemplo o desenvolvimento de um chiclete com efeitos sobre o nível de fosfato no sangue para as pessoas com problemas renais.

Com a compra da Novartis, no ano de 2007, reforçou sua posição no setor da nutrição médica, somando com a aquisição em agosto passado da britânica Vitaflo, especializada em nutrição clínica.

A primeira unidade, a Nestlé Health Science, estará sob comando de Luis Cantarell, até agora vice-presidente executivo da Nestlé para as Américas, que entrará em funcionamento em 1º de janeiro de 2011.

Mas a gigante suíça adicionou outro elemento na tentativa de virar uma empresa voltada para a saúde e o bem-estar, anunciando em 27 de setembro a criação de duas novas 14

A unidade envolverá as atividades existentes em nutrição e saúde que representaram um volume de negócios de 1,56 bilhão de dólares no ano passado. A segunda unidade, o Instituto das Ciências da Saúde da Nestlé, integrará a rede mundial de pesquisas e desenvolvimento do grupo.


Literatura | Crônica

Ler, pensar, decidir Por Sylvia R. Pellegrino

As palavras bailam no cérebro, permeando o intelecto e integrando o imaginário. Somente colocadas no papel, ou agora na internet, com as minhas escusas a Gutemberg, elas se transformam em realidade palpável, permitindo ao leitor se deleitar com o pensamento do escritor. Sartre sugere em What is Literature?, seja ela irritante, provocativa do leitor, para que ele próprio imagine seu término. Acredito, antes, deva ser ela instigante, para que o leitor venha a perseguir seu final e intuilo de variadas formas, recriando-o a seu bel prazer até que o autor o leve pela mão ao fecho que entende plausível. Um livro que li outro dia afiançava que somente um leitor contumaz será capaz de descortinar a ciência, os mais altos saberes, as mais sólidas filosofias e religiões. Mas, a meu entender não basta apenas a leitura. Há que se pensar sobre o que se lê. A consciência crítica do ser humano deve ser exercitada durante uma leitura. Seja o texto de reconhecido autor ou daquele que vive no obscurantismo. Não vejo a leitura como exercício de antropofagismo, como o quer nosso poeta mineiro Murilo Mendes em seu dizer textual: “Quando eu não era antropófago - quando eu não devorava livros -... porque os livros não são feitos com a carne e o sangue daqueles que escrevem?”, filosofando Nietzche, que dizia só amar o que era escrito com sangue. Também nessa linha temos nosso filósofo e pensador Rubem Alves, dizendo: “De modo que minha leitura é assim: vou devorando os meus autores e na medida em que isso acontece, eles são incorporados a mim. Chega um momento em que quando cito um escritor já não o estou citando, mas a mim mesmo!” Não vejo dessa forma, com máxima vênia a esses gênios da literatura e filosofia. Lendo com consciência crítica, as palavras de mestres e doutores virarão frases de amigos, como se todas as insondáveis vivências guardadas nas mentes e realizadas no papel se transformassem em confidências e conversas de velhos companheiros, capazes de despertar silêncios e reflexões, ou estimular análises contrárias, que clarearão verdades insondáveis. A leitura deve fazer pensar, e o pensar deve levar ao exercício crítico. Somente esse caminho desaguará na melhor formação de um intelecto e o capacitará a decidir. Ainda aqui cito Nietzche, que dizia ser condição fundamental para a criatividade a riqueza em contradições internas. Ora, se o filósofo entende necessário o caos interior, para que o ser humano possa fazer conexões intelectuais insólitas, como aceitar submissamente as verdades de outras consciências, sem antes questioná-las? 16


17

PROGRAMAÇÃO CULTURAL


moda & decoração

Dicas de decoração para locatários Aluguel é a alternativa que muitos encontram quando não podem concretizar o sonho do imóvel próprio. Sob um aspecto a opção é vantajosa para quem não tem como arcar com financiamento, por outro pode gerar certa frustração de não poder decorar a casa ou apartamento a seu gosto. Porém hoje o mercado já permite personalizar os ambientes com economia e sem transtorno. Alguns arquitetos e designers de interiores dão dicas: É possível saber o quanto vale investir num projeto, como explica a designer de interiores Andreza de Lucca Ozores. “Na maioria dos casos, compensa mostrar para o locador as melhorias que serão feitas no imóvel e tentar abater as despesas no valor do aluguel.” Seja qual for a intervenção, deve-se ter sempre em mente a de menor custo, já que, na maioria das vezes, o proprietário pede para o locatário devolver o imóvel como foi entregue. “Por isso, evitamos quebrar paredes, interferir nas áreas molhadas e trocar acabamentos que impliquem remoção do anterior”, diz a arquiteta Johanna Anastasia.

18


moda & decoração Antes de qualquer modificação, é preciso planejar, levando em consideração os gastos, como diz a designer de interiores Cecília Muniz. “Um contrato longo permite um investimento maior. De qualquer forma, deve-se optar por elementos soltos, que possam ser levados com o inquilino, no lugar de marcenaria sob medida”, exemplifica. Andreza Ozores também aconselha investir em itens que podem ser levados de um lugar ao outro. Caso isso não seja possível, é preferível optar pelo menor investimento. “Desde que não comprometa o conforto. Se o espaço destinado ao chuveiro for muito pequeno, é melhor investir em um box mais simples do que comprar uma cortina deplástico,que,comcerteza,vaificargrudandoemvocênahoradobanho.” Porém, para a designer de interiores Cecília Muniz, cortinas de plástico são práticas e resolvem o problema. Segundo ela, no mercado há várias opções que atendem diversos estilos e bolsos. “O importante é cumprir sua função com charme. Essa opção também é indicada para pequenos espaços, nos quais o box convencional limita os movimentosdosusuários.” Outra sugestão apontada por Andreza Ozores é aproveitar melhor os espaços ociosos do imóvel. “Se ele não tem armários, mas tem um cômodo sobrando, transforme-o em closet. Improvise com araras, aramados, prateleiras, ganchos e suportes”, sugere. Caso seja preciso improvisar um armário dentro do próprio quarto, a designer diz que se pode usar uma cortina de painéis de tecido em frente das araras e prateleiras. “Vai esconder a bagunça e diminuir a poeira”, acrescenta. Outra dica especial é para as persianas personalizadas, que criam um ambiente especial nos quartos dasadolescentes,porexemplo. 19


moda & decoração Para quem quer soluções práticas, econômicas e, ao mesmo tempo, modernas, Andreza Ozores indica o uso de adesivos. Segundo ela, há inúmeras opções à disposição do consumidor. “Eles podem ser aplicados em todos os ambientes, sobre vidros, paredes, portas, mobiliário, entre outros, e são bons aliados na hora de esconder pequenos problemas, como os furos indesejáveis nas paredes da cozinha e do banheiro.”

A designer Cecília Muniz aponta pinturas e texturas especiais, como os padrões cimento, mármore e camurça. “Elas estão em alta e conferem um ar contemporâneo à decoração.” Para quem quer investir um pouco mais, os porcelanatos deixaram de ser opção só para piso e paredes. “Podem ser usados para revestir bancadas, repaginando assim banheiros e lavabos”, acrescenta. Mais do que seguir tendências, Johanna Anastasia acredita que o primordial é o bem-estar. “Isso não

depende do que está nas revistas e, sim, do ambiente que faz com que a pessoa se sinta bem”, opina. Ela nota que, a cada dia, é maior a oferta de materiais e mobiliários que ampliam muito as opções de escolha, que possibilitam esse conforto. Mesmo assim, ela faz uma sugestão: “O piso vinílico padrão madeira é um exemplo de material relativamente recente que veio para ficar, como opçãopráticaesatisfatóriavisualmente.” 20


Ciência & Tecnologia

Copel vai investir R$ 52 milhões na ampliação da rede de banda larga A área de telecomunicações da Copel poderá alavancar ainda mais o seu crescimento com um financiamento recém-aprovado de R$ 52 milhões proveniente da Finep – Financiadora de Estudos e Projetos, empresa pública ligada ao Ministério de Ciência e Tecnologia. Deste valor, R$ 12 milhões serão destinados à viabilização do projeto BEL-i9 no Paraná. O restante dos recursos servirá à ampliação da malha física de cabos de banda extra larga no Paraná, e à execução do Plano Estadual de Banda Larga, lançado em agosto pelo governador Orlando Pessuti. Com o projeto BEL-i9, a companhia pretende incentivar a inovação e o desenvolvimento de conteúdos, aplicações e serviços de valor adicionado para as redes, por meio de laboratórios a serem constituídos em parceria com universidades, fundos de investimento e outros organismos. Adicionalmente, o projeto permitirá identificar e atrair empresas que já possuem conteúdos desenvolvidos e que poderão ser rapidamente disponibilizados nas redes de banda larga. O BEL-i9 já conta com a adesão da Universidade Federal do Paraná (UFPR), da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) e do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), por meio de sua incubadora tecnológica, a Intec. A meta é converter a malha física de banda extra larga em um instrumento de desenvolvimento setorial e regional. Fomentar o empreendedorismo inovador no Estado e explorar o potencial para a criação de novas oportunidades de negócios significa consolidar o Paraná como um importante pólo de telecomunicações do país”, afirma o presidente da Copel, Ronald Ravedutti. O reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, afirma que “o BEL-i9 expandirá a histórica e vitoriosa cooperação com a Copel no desenvolvimento do Paraná”. Já o presidente da Federação das Indústrias do Paraná, Rodrigo Costa da Rocha Loures, enaltece o papel do BEL-i9 como importante fomentador do empreendedorismo. “A Fiep sente-se orgulhosa em participar desse projeto, que proporcionará o desenvolvimento sustentável das indústrias do Paraná”. “Além do objetivo de posicionar o Paraná como pólo de conteúdos digitais, pretende-se alcançar, com o BELi9, a redução do 'custo Paraná', a melhoria da qualidade de vida da população pela oferta de mais e melhores serviços, a geração de novos empreendimentos sustentáveis, bem como de novos empregos e novas receitas”, afirma Marcos de Lacerda Pessoa, que coordena o projeto. Segundo Carlos Eduardo Moscalewsky, superintendente de Telecomunicações da Copel, “com a geração e atração de conteúdos a serem comercializados nas nossas redes, estamos dando um passo importante, alavancando ainda mais os negócios da companhia nesse mercado”. Fonte: Ag. Estado 23


Curitiba em foco Curitiba receberá R$222 milhões Contratos serão para melhorias do sistema viário de Curitiba O prefeito Luciano Ducci e o ministro das Cidades, Marcio Fortes, assinaram na segunda quinzena de setembro contratos com a Caixa Econômica Federal para financiamento do pacote de obras que vão preparar a cidade para a Copa do Mundo FIFA 2014. A solenidade aconteceu no Salão Brasil da Prefeitura de Curitiba e contou também com a presença do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo. São sete contratos, um para cada projeto: corredor Aeroporto/Rodoferroviária (Avenida das Torres); requalificação da Estação Rodoferroviária e seus acessos; corredor da Avenida Cândido de Abreu; extensão da Linha Verde Sul; requalificação do corredor da avenida Marechal Floriano Peixoto; Sistema Integrado de Mobilidade (uma rede inteligente de organização de trânsito); e a reforma e ampliação do terminal de ônibus Santa Cândida. O investimento total será de R$ 222,2 milhões de reais, dos quais R$ 11,1 milhões são recursos próprios do Município e R$ 211,1 são de empréstimo do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que serão repassados à Prefeitura de Curitiba por meio de financiamento da Caixa.

Caminhada do Coração reúne 15 mil pessoas Caminhada chega ao sexto ano, lembrando as pessoas sobre os cuidados com o coração Pelo menos 15 mil pessoas participaram da Caminhada do Coração na manhã de 26 de setembro, desde a Praça do Japão até a o Parque Barigui, apesar do tempo fechado. A caminhada, que chegou à sua sexta edição, lembra o dia Mundial do Coração, em 29 de setembro. Os participantes vestiram branco e carregaram balões em forma de coração. Promovido pelo Hospital Cardiológico Costantini, o evento já é um dos maiores movimentos populares na Capital. No ano passado, cerca de 12 mil pessoas participaram da caminhada. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), acontecem mais de 7 milhões de mortes por ano no mundo em decorrência de doenças do coração, a primeira causa de óbitos no planeta. E a estimativa é que até 2030 as doenças cardiovasculares terão feito mais de 147 milhões de vítimas fatais. O governador Orlando Pessuti também participou da Caminhada do Coração. “Essa ação estimula e sensibiliza a população para a prática de exercícios físicos. Pessoalmente, sei dos benefícios de uma boa caminhada para equilíbrio do peso e, sobretudo, para o bem-estar e a saúde”, comentou o governador. O médico Constantino Constantini, um dos idealizadores da caminhada, reforça os benefícios adquiridos pela prática de atividades físicas. “O exercício físico faz diferença na redução de riscos de doenças cardiovasculares”, explicou o cardiologista. 26


Curitiba em foco Moto Racing Festival: 600 Hornet encara maior reta do país em Curitiba Categoria disputou a 4ª etapa da temporada no último final de semana de setembro; velocidade final beirou os 240 km/h. Chinasso e Lewis vencem as duas baterias da 600 Hornet do Racing Festival. Na soma geral, Guga Folheto conquistou o título da quarta etapa. O curitibano Cidalgo Chinasso foi o vencedor da primeira bateria da quarta etapa do Racing Festival, realizada no domingo (26), no Autódromo Internacional de Curitiba. Na segunda corrida do dia, Danilo Lewis conquistou o primeiro lugar. Na soma das duas baterias, o piloto Guga Folheto, que nunca havia subido ao pódio da competição, conquistou o título. Primeira bateria Cidalgo Chinasso largou na pole da primeira bateria do dia. Mas, logo na primeira curva, Diego Faustino passou à frente do piloto de Curitiba. Não demorou muito para que Chinasso retornasse à liderança e assim seguisse até o final da prova. “O fato de eu conhecer a pista me ajudou muito”, disse ele. Para os outros pilotos, restou a briga pelo segundo e terceiro lugares. O líder do campeonato, Maico Teixeira faturou a segunda posição. Guga Folheto, vencedor da etapa, foi o terceiro colocado. Segunda bateria Na segunda bateria do dia, as disputas continuaram emocionantes. Logo após a largada, Danilo Lewis assumiu a primeira colocação e administrou a vantagem até o final da prova. Maico Teixeira, Diego Faustino, Pierre Chofard e Guga Folheto alternaram posições até o término da corrida. A prova finalizou com Danilo Lewis na primeira posição. Guga Folheto subiu ao pódio novamente e por pouco não perdeu o segundo lugar para Maico Teixeira. O curitibano, Cidalgo Chinasso, terceiro colocado no campeonato, teve um problema mecânico e foi obrigado a ir para os boxes. A próxima etapa do Racing Festival será realizada em Brasília (DF), nos dias 16 e 17 de outubro. 27


Curitiba em foco Ônibus 'sustentável' começa a circular em Curitiba Um ônibus híbrido, movido por um motor elétrico e outro a diesel, está fazendo a linha Interbairros II desde 27 de setembro em Curitiba, de acordo com a prefeitura da cidade. O veículo nomeado como Hibribus foi fabricado na Suécia e atende os passageiros nas próximas três semanas. Dependendo dos resultados, a ideia é fabricar o modelo em larga escala e que ele seja incorporado à frota para a Copa do Mundo de 2014, segundo a prefeitura. Na fase de testes, o veículo percorre 205 quilômetros por dia na capital do Paraná, passando pelos Terminais Capão Raso, Campina do Siqueira, Cabral, Capão da Imbuia e Hauer. O modelo comporta até 80 passageiros, 32 sentados. Ele também facilita o embarque por ter o piso baixo, no mesmo nível da calçada. Sobre o funcionamento do Hibribus, a prefeitura de Curitiba informou que o motor elétrico é usado para arrancar o ônibus e chegar a uma velocidade de 20 Km/h. A partir disso, o motor a diesel fica responsável pelo funcionamento. Enquanto o ônibus está parado, o motor a diesel fica desligado. De acordo com a prefeitura, a emissão de poluentes do Hibribus é 50% menor do que a dos ônibus comuns e a economia de combustível fóssil chega a 40%.

Gazebo lança seu Festival de Primavera Criar encantamento utilizando as cores, formas e perfumes das flores tem sido a missão da Gazebo nos últimos 27 anos. Fundada pelo engenheiro agrônomo e paisagista Mauro Tessler, a loja construiu uma história de inovação. Seus arranjos têm uma personalidade própria. As pessoas que os recebem já identificam a marca antes mesmo de olhar o cartão. Com a chegada da Primavera, a loja alia toda a criatividade e vanguarda que fez sua fama com um resgate de inspirações clássicas. Esta é a tônica da nova estação na Gazebo. E para marcar a chegada da época mais quente e florida do ano, a loja decorou toda a quadra da rua onde está localizada – entre Comendador Araújo e Dom Pedro II, no Batel, com plantas e flores. A Gazebo possui ainda estrutura para eventos. Além de assinar a decoração com flores para todo o tipo de encontro social ou empresarial, de casamentos a congressos, oferece locação de plantas, móveis e toalhas. A nova coleção conta com arranjos a partir de R$ 40. Outra novidade é a venda de flores on-line, por meio do site da loja: www.gazeboflores.com.br 28


Curitiba em foco Terra Madre comemora 5 anos com Festival de Carnes de Caça Quatro novos chefs brasileiros vão participar do evento como convidados, preparando menu com: javali, queixada, cateto e capivara. Para comemorar seus cinco anos de atividade, o restaurante Terra Madre promove evento que mistura o talento de novos chefs, vanguarda gastronômica e sabores exóticos. De 5 a 20 de outubro, realiza o Festival de Carnes de Caça Terra Madre – 5 Anos, 5 Chefs. Em parceria com a Cerrado Carnes de Caça, o evento começará com um jantar, composto por menu degustação, no dia 5. Quatro nomes revelados pelas novas safras da gastronomia contemporânea brasileira foram convidados para participar, ao lado do chef da casa, Ivan Lopes. São eles: Guilherme Melo, do Restaurante Hermengarda (de Belo Horizonte), Henrique Fogaça, do Sal Gastronomia (São Paulo), Ricardo Ferracini, do Gatto Rosso (Rio de Janeiro), e Paulinho Martins, chef consultor natural de Ilhéus (Bahia). Eles montarão o menu e vão estar presentes, dividindo a cozinha do Terra Madre, no jantar do dia 5. Após esta abertura, durante as duas semanas seguintes os quatro pratos principais da degustação ficarão disponíveis, compondo um menu comemorativo. Ao término deste período, o prato que for mais pedido pelo público será integrado definitivamente ao cardápio do Terra Madre. “Desse modo, convidamos o público a participar do aniversário do restaurante, escolhendo um novo prato”, conta Raphael Zanette, um dos sócios. “O Terra Madre foi criado com o objetivo de trazer inovações gastronômicas para a cidade. Ao completar cinco anos, continuamos nessa busca. Por isso, agora trazemos um evento voltado para as carnes de caça na gastronomia contemporânea, inédito em Curitiba. É uma tendência relativamente nova também em âmbito nacional”. Os chefs convidados têm intimidade com as carnes de caça. Vão fazer parte do cardápio cortes de javali, cateto, capivara, queixada e paca. Todos eles serão fornecidos pela Cerrado Carnes de Caça, empresa fundada há cinco anos, com base em São Paulo, e que há dois vem investindo numa aproximação com a alta gastronomia contemporânea. Os produtos são certificados pelo IBAMA e produzidos sob rigoroso controle de qualidade, a partir de animais criados em diferentes regiões do país, principalmente no Sul, Sudeste e CentroOeste. 29


Curitiba em foco “A aceitação está sendo muito melhor do que esperada e a demanda cresce bastante”, conta Gonzalo Barquero, criador da Cerrado. “É comum o pensamento de que as carnes de caça são fortes e só para homens. Isto não é verdade. Bem trabalhadas, elas oferecem sabores elegantes e cada vez mais vêm conquistando o paladar de um público imenso.” Barquero conta que atualmente a empresa fornece carnes para um grande número de chefs de renome do Brasil e de restaurantes conceituados. “Este tipo de evento ajuda a derrubar o preconceito com estas carnes exóticas, uma vez que as pessoas vão conhecer as carnes trabalhadas por bons chefs.” O crescimento do consumo de carnes de caça legalizadas também é uma ferramenta de conservação das espécies, já que ocupa espaço e combate a ação do tráfico ilegal.

Conheça mais sobre os Chefs convidados: Guilherme Melo - Belo Horizonte (MG) O chef é fundador do restaurante Hermengarda, já premiado entre os melhores da cidade por publicações como a Revista Veja. Pela mesma revista, Guilherme foi indicado como Chef Revelação de 2009. O restaurante já acumula outros prêmios, entre os quais se destaca o de Novidade do Ano de 2009, no Brasil, segundo o Guia Quatro Rodas. Está entre os dez restaurantes contemplados com uma estrela do Guia Quatro Rodas nos anos de 2009 e 2010. Em seu trabalho, Melo mistura ingredientes brasileiros, incluídas aí as carnes de caça, com toques contemporâneos. Henrique Fogaça – São Paulo (SP) Criador do restaurante Sal Gastronomia, foi eleito Chef Revelação por duas publicações: Revista Veja, em 2008, e Revista Prazeres da Mesa em 2009. Queixada e javali estão entre as carnes que trabalha com maestria. Sua cozinha alia técnicas rústicas a métodos ultramodernos, tudo na base da intuição. Formado como chefe de cozinha no Rio, começou vendendo sanduíches gourmet num trailer e jantares sob encomenda. Passou pelo extinto restaurante Namesa e tempos depois criou sua própria casa. Paulinho Martins – Ilhéus (BA) Chef consultor, já trabalhou em restaurantes como o Amado e também desenvolveu o cardápio e atuou no badalado Txai Resort, em Itacaré (BA). Ministrou aulas de carnes de caça no festival Bahia Gourmet 2009, entre outros eventos. Foi convidado para apresentar a aula sobre caças brasileiras no evento Paladar do Brasil, em São Paulo. Formado em Direito, encontrou sua verdadeira vocação na cozinha. Passou um ano na França, onde adquiriu bagagem gastronômica. Pupilo do chef Edinho Engel, passou pelo restaurante Manacá. É um pesquisador de produtos do sul da Bahia e mistura a gastronomia nordestina com a francesa. Ricardo Ferracini – Rio de Janeiro (RJ) Atualmente é chef proprietário do Gatto Rosso - Gastro Lounge. A casa é fruto de suas viagens pelo mundo. Formado em administração de empresas, trocou esta profissão pelas panelas. Estudou na Suíça - DCT International Cooking & Hotel School - e depois caiu na estrada pelo mundo, buscando novos sabores em locais como Jordânia, Hong Kong, Bali e Malásia. Atuou na Europa e encontrou na Itália sua grande pátria gastronômica. De volta ao Brasil, passou pelo grupo Fasano (Fasano Al Mare, no Rio) antes de abrir seu próprio empreendimento. Organizou recentemente um festival de caças em seu próprio restaurante. 30


notas rápidas >> Citra lança concurso de Drinks com júri formado por 40 mulheres

Que tal soltar o barman que existe dentro de você? Esta é a proposta que o Citra Bar leva ao seu público, por meio de um concurso inusitado de drinks. A disputa começa pela internet: primeiro os interessados devem se cadastrar no site da casa (www.citrabar.com.br), até à meia-noite do dia 28/10. As dez melhores receitas serão selecionadas pela equipe da casa para participar

>> B l o c k b u s t e r

pede concordata sob peso de US$1 bi em dívidas

da grande final, que acontece na quarta-feira (dia 29/10), a partir das 18h. O júri da finalíssima será composto por 40 mulheres, escolhidas entre clientes de maior freqüência no Citra.

Blockbuster - rede de locadoras de vídeos, encaminhou um pedido de concordata

Os drinks deverão obrigatoriamente utilizar pelo menos um destes ingredientes: vodka Eristoff, Bacardi Big Apple e Superior, Martini Bianco e energético Flash Power.

como parte de um acordo pré-arranjado com credores, que reduzirá o montante da dívida para cerca de US$ 100 milhões. No início deste ano, a rede informou que

A bebida que cair no gosto das belas juradas vai render ao premiado uma caixa de vodka Eristoff, com 12 garrafas, consumação de R$150 no bar e ainda a honra de ter seu drink anexado ao cardápio como “Sugestão da casa”.

Com dívidas de quase US$ 1 bilhão, a

iria fechar quase 10% de suas lojas. Entretanto, segundo recente comunicado da empresa, "todas as 3 mil lojas da companhia nos Estados Unidos continuarão abertas".

O bar fica na Rua Itupava, 1163 – Alto da XV.

>> "Lula, o Filho do Brasil" concorrerá ao Oscar Lançado em 2009, o longa que conta a história do Presidente Lula, de Fábio Barreto, concorrerá ao Oscar 2011. O anúncio foi feito na quinta-feira, 23 de setembro, pelo presidente da Academia Brasileira de Cinema, Roberto Farias. O filme que irá participar da categoria Melhor Filme em Língua Estrangeira, na 83ª Premiação do Oscar, foi escolhido por opinião unânime da Comissão de Seleção. Ao todo, 23 filmes brasileiros disputaram a chance para tentar uma vaga. 33


notas rápidas >> Peça "ENTRE NÓS" no Era só o que Faltava A peça "Entre Nós - Qualquer semelhança não é mera coincidência”, escrita pela jornalista Andressa Portugal, estreou domingo, 26 de setembro, às 20h, no Era Só o Que Faltava. Até o dia 03/10 ainda há tempo para quem quiser degustar o espetáculo. Fruto de um trabalho que a jornalista Andressa Portugal realizou com diversas mulheres, a peça conta a história de Dani, uma noiva às vésperas do casamento que encontra sua melhor amiga, Rita, para a sua despedida de solteira num conhecido bar da cidade. Esse encontro se transforma numa intensa discussão sobre relacionamentos, onde cada uma defende o seu ponto de vista. Dentro deste debate, as duas desabafam histórias íntimas e divertidas, que revelam aspectos importantes e um tanto quanto secretos da vida da mulher atual. “Tudo o que falamos em cena alguém me contou. Misturei várias histórias e conceitos e criei essas duas personagens típicas da sociedade contemporânea. Pensam completamente diferente uma da outra, mas são humanas e sinceras”, afirma a autora e atriz. Andressa divide o palco com a atriz, cantora e produtora Anna Martha Sá. A pesquisa começou há cerca de três anos com mulheres entre 20 e 35 anos, que responderam à pergunta: 'O que você já fez na vida que ninguém imagina?'.

>> O primeiro vídeo 100% interativo da internet brasileira Imagine assistir a um vídeo em que todos os produtos no cenário têm links. Essa é a novidade trazida pelo programa do Adnews na TV, que foi ao ar no último domingo, 26, na TV, com vídeo totalmente interativo. Em entrevista com Ricardo Godoy, dono da empresa ITBN, o internauta confere a total convergência de conteúdo, propaganda e redes sociais em que várias marcas se inserem meio à entrevista. Não importa se visto na web, TV ou iPad. A tecnologia integra todas as plataformas. “Se não existe, a gente cria”, explica Godoy sobre o posicionamento da empresa. Para isso se tornar realidade, é feito um monitoramento e criações em diversas plataformas. O executivo explica que cerca de cinco empresas no mundo oferecem esse tipo de serviço. 34


Zoom

Collection Kenny G Pode parecer absurdo se pensarmos nos tradicionais rankings de músicas mais ouvidas nas rádios, mas pode acreditar: o novo álbum de Kenny G é um dos mais vendidos no Brasil, no entanto o artista na turnê que realiza pela América do Sul não virá ao Brasil. Chega somente até Buenos Aires. Muitos perguntam: por quê? Bem... da última vez que ele assinou contrato para fazer um show em Curitiba a procura por ingressos foi mínima (foram vendidos aproximadamente 100, de um total de 2.500), obrigando os promotores a cancelar o show. Foi lamentável, mas isto, por incrível que possa parecer, aconteceu em nossa Capital. A série Collection está de volta para homenagear um dos grandes nomes da música mundial. Saxofonista de talento raro, Kenny G se transformou num dos instrumentistas mais conhecidos mundialmente, ostentando a incrível marca de mais de 75 milhões de cópias vendidas. Embora tenha iniciado sua carreira no início da década de 80, foi só em 1986, no seu quarto álbum (Duotones), que Kenny G alcançou o sucesso. Atingindo o top 10 nos Estados Unidos, Duotones mostrou as qualidades que viriam a

1. Dying Young

consagrar o artista: som instrumental com

2. Silhouette

fortes pitadas de Rhythm and Blues,

3. Songbird

melodias românticas e uma ou outra

4. How Could an Angel Break my Heart - Participação

música com participação especial de

Especial: Toni Braxton

vocalistas de peso (Smoke Robinson,

5. You're Beatiful

Peabo Bryson e Michael Bolton são alguns

6. Going Home

exemplos). Kenny G Collection resume a

7. Loving You

carreira do músico em um CD que traz seus

8. We've Saved the Best for Last

maiores sucessos.

9. The Moment

O chamado Collection, como o próprio

10. Don't Make me Wait for Love

nome sugere, traz uma coleção de grandes

11. Yesterday

sucessos do saxofonista – cujas músicas

12. Midnight Motion

não podem faltar em festas formais como

13. You Send Me - Participação Especial: Michael Bolton

formaturas, recepções de casamentos... No

14. Forever In Love

box, você confere quais canções estão em

15. Sade

Collection. 35


Personalidade

Thiara Mandelli Tri Campeã Paranaense de Longboard No domingo, 5 de setembro, com a praia central de Balneário Camboriú lotada devido ao feriadão, aconteceu a Taça Santa Catarina de Longboard, válida como 2ª etapa do circuito Catarinense de longboard. Destaques para os atletas Gabriel Vitorino e Thiara Mandelli, que venceram as principais categorias do evento. Na final, Thiara Mandelli mostrou estilo e, que com muito treino, tem bons resultados. Sem sombra de dúvidas, liderou toda grande final e com isso foi a grande campeã desta etapa. Thiara Mandelli é um exemplo de mulher que luta pelo que quer, na sua trajetória quebrou barreiras para seguir seu feeling e encarar o surf como profissão. Hoje, com 26 anos, é mãe de Luara. Nascida em Matinhos, litoral paranaense e berço de grandes surfistas, é patrocinada pela marca gaúcha de calçados Barth Shoes. Considerada uma das melhores longboarders brasileiras, já tem vários títulos alcançados. Confira um pouco sobre Thiara Mandelli:

Como começou sua trajetória no surf? Através do meu marido, sempre amei o surf, mas jamais pensei que um dia seria uma surfista, muito menos uma atleta. Desde a 1ª vez que o vi surfar já senti vontade e percebi que com ele eu poderia aprender. O Lú teve muita paciência, e me empurrava horas por dia nas ondas, até que eu sentisse segurança para ficar sozinha... Agradeço tudo a ele.

37


Personalidade Thiara Mandelli

Quando soube que estava grávida sua rotina mudou muito? Bom, descobri por acaso na terceira etapa do brasileiro profissional em Ubatuba. O mar estava grande e eu estava sem forças, desconfiava, mas não queria acreditar. Assim que cheguei em casa fizemos o teste e tive a confirmação. Estava grávida de dois meses. A partir daí, já parei de surfar e competi apenas na penúltima etapa do brasileiro, no Rio de Janeiro, com três meses. Mas entrei no mar somente na hora da bateria. Fiquei seis meses parada. Vi muitos filmes, assistindo muitas competições, mas tudo fora da água.

Quando voltou a surfar após a chegada de Luara? Em 20 dias estava liberada para surfar aos poucos. Sempre fiz o possível e o impossível para atender minha filha e conciliar meus treinamentos. E tenho certeza que isso me fez evoluir ainda mais, afinal dou mais valor quando estou dentro da água e correndo atrás do tempo que fiquei sem surfar. Idade: 26 Tempo de surf: 6 anos Local de treino: Matinhos -PR Pico preferido: Pico de Matinhos Sonho? Fazer várias viagens internacionais, surfar os melhores picos Defeito? Teimosia Qualidade? Garra Manobras preferidas? Rasgada, hang five e hang teen Surf é? Vida Família? Tudo Deus? Amor Se não fosse surfista seria? Surfista haha Maior objetivo como surfista? Ser um dia campeã brasileira. Disputar o mundial de Longbord. Musas do Longboard: Thiara e Luara Mandelli 38

Vai torcer por sua filha seguir os passos da mãe? Com certeza... já sonho com isso e espero muito que ela seja uma grande campeã.

Qual a diferença da Thiara surfista e da Thiara mãe? Acredito que nenhuma, tanto no surf quanto com a Luara me dedico total, com todo o amor possível, dando o melhor de mim em qualquer que sejam as situações.

O que seus patrocinadores representam nesta nova etapa, já que todos permaneceram ao seu lado? Simplesmente eles são a minha família, o que fizeram por mim não tem explicação. Sou muito grata por isso e, com certeza, vou fazer o impossível para levar todos aos mais importantes pódios da modalidade. Na verdade, não tenho nem palavras, considero-me uma privilegiada.


Personalidade Thiara Mandelli

Recado para as surfistas que pretendem ser mamãe? Com certeza cada lágrima que derramei na saudade do surf foi compensada desde quando minha Luara estava na barriga, nos seus primeiros chutinhos, agora ainda mais, é um amor inexplicável. Sem contar no prazer de um dia poder surfar com a minha filha e até torcer por ela em uma bateria.

Como se define a Thiara Mandelli? Hum complicado... bom, acho que alegria e determinação. A musa do longboard paranaense Thiara Mandelli é mais um exemplo de atleta determinada, que concilia os treinos e campeonatos com os cuidados com a família, especialmente com a princesinha Luara Mandelli, que completou um aninho no mês de abril. A campeã coleciona títulos: Vice Campeã Paranaense 2005/2006, Vice Campeã Catarinense 2006, Campeã Santos Festival 2007, Tri Campeã Paranaense 2007/2008/2009, 4º Colocada no Circuito Profissional Brasileiro 2007, 7º Colocada no Circuito Profissional Brasileiro 2008, Vice Campeã Santos Festival 2009. Mas de todas estas conquistas, a maternidade sem dúvida é a que a deixa mais emocionada, confira a declaração de amor: Posso resumir minha vida em antes da Luara e após a chegada dela. Na verdade não tenho palavras para descrever meu amor, mas posso garantir que ela mudou minha vida. Desde que ela nasceu meus dias são diferentes. É como se eu tivesse uma razão a mais para viver... Acordar com ela sorrindo, murmurando e até chorando, como quem diz: Mãe venha estou com fome... Faz-me sentir forte, essencial e amada. Mas uma coisa não posso negar, ela veio para virar meu mundo de cabeça para baixo... E quer saber? Foi maravilhoso. Não posso negar que de certa forma o surf ficou em segundo plano, mas acredito que seja temporariamente, pois logo ela estará indo surfar junto. Esse é o meu sonho, ser mãe de uma grande campeã. E vejo isso na Luara, desde que ela nasceu percebemos o quanto ela é determinada. Com seis meses já estava engatinhando e com dez meses andando. Poucos bebês caminham nesta idade. Quanto ao mar, ela já o ama. Da sacada de casa, ela aponta e sorri como quem pede para ir até lá. E quando estamos na beira da praia, ela fica muito eufórica, mais lindo do que isso, é quando estamos em casa e ela sobe em minha prancha, e caminha de ponta a ponta, sorrindo e se equilibrando... Tudo Isso me deixa muito emocionada, só de pensar que ela possa vir a gostar de algo que eu amo: o Surf. Satisfação melhor ainda, é saber que poderei ensiná-la, aliás não vejo a hora. Por isso também venho buscando a evolução, quero ser um orgulho para ela, conquistar grandes títulos, ser um exemplo. Meu marido brinca que assim que ela fizer dois aninhos, ela já estará surfando com ele, eu acho super cedo, porque daí já fala mais alto a preocupação de mãe, mas na verdade vamos deixar as coisas acontecerem, esperarmos ela se interessar, daí sim, ela estará pronta para começar! 39


Personalidade Thiara Mandelli

A Longboard Thiara Mandelli tem muito a comemorar. Fechou mais dois apoios , com X- Treme Radical Sport Vision, empresa de óculos conceituada nas melhores óticas do País, e com a Freesurf Wetsuits. “Fiquei muito feliz com os novos apoios, afinal é sinal que meus esforços estão sendo recompensados e meu trabalho reconhecido e isso é muito gratificante. Sabemos a dificuldade de conseguir bons patrocínios e bons apoios no Brasil, graças a Deus tenho boas empresas que acreditam em mim, e investem realmente no esporte. Faço parte também do time de atletas da Prefeitura de Curitiba que há anos vem realizando sonhos através da Lei de Incentivo ao Esporte, um projeto sensacional que deveria ser usado como modelo em todas as cidades do país.” Thiara Mandelli . A Atleta conta com o Patrocínio da H2O Cosméticos, Prefeitura de Curitiba, Barth Shoes, e o apoio de X- Treme Sport Vision, Classic Longboards e Water Set equipamentos, Freesurf Wetsuits e em especial a estas etapas da Fátima Hassan Jóias em Prata, F A Celulares (TIM), Academia O².

40


reportagem especial

O Híbrido em Paralelo Um ônibus híbrido, movido a eletricidade e diesel, começou a ser testado na segunda-feira, 27 de setembro, em Curitiba, percorrendo a linha entre bairros, cuja rota tem 42 km de extensão. Fabricado na Suécia pela Volvo, o Híbrido em Paralelo, como é conhecido, ficará em testes durante três semanas. A previsão é de que outras cidades, entre elas São Paulo, também recebam o ônibus nos próximos dias. Dependendo dos resultados, ele poderá ser fabricado na Volvo do Brasil, instalada na Cidade Industrial da capital paranaense. O ônibus tem capacidade para 80 passageiros, dos quais 32 sentados. O piso baixo permite que o embarque seja feito no nível da calçada. O teste será supervisionado por técnicos da Volvo e da Urbanização de Curitiba (Urbs), empresa que gerencia o transporte público local. De acordo com a Volvo, a tecnologia do veículo é "revolucionária e bem mais desenvolvida do que as demais existentes no mercado". Os dois motores do ônibus funcionam de forma independente. O elétrico é usado para o arranque e aceleração até a velocidade de cerca de 20 km. O aparelho utiliza também energia das frenagens. A cada vez que os freios são acionados, a energia de desaceleração é utilizada para carregar as baterias. O motor diesel passa a funcionar quando o veículo atinge velocidades elevadas e desliga automaticamente quando o ônibus para. Estudos da Volvo apontam que o veículo pode ficar parado em pontos ou em semáforos até 50% do período total de operação. Segundo a Volvo, o sistema híbrido proporciona redução de até 35% no consumo de combustível. Em relação às emissões de poluentes, a redução pode variar entre 80% e 90%, comparando-se com motores a diesel convencionais. A potência do motor elétrico possibilita a instalação de um motor diesel menor e econômico. Ônibus híbridos já foram testados na Europa e, de acordo com a empresa, tiveram bom desempenho em trânsito urbano congestionado.

41


reportagem especial

O Híbrido em Paralelo

O Projeto Na verdade o projeto, que depois foi desenvolvido pela Volvo, em Curitiba, decorreu do acordo envolvendo a Prefeitura de Curitiba, a URBS (órgão gerenciador do sistema de transportes), as operadoras do transporte, as montadoras de chassis, o produtor do biocombustível, entre outros, foi firmado para garantir os testes preliminares com o B100 em seis ônibus. A partir de agosto deste ano a curitibana Linha Verde, o mais novo BRT da capital paranaense, entrou para história como o primeiro sistema estruturado do país a testar o uso de 100% de biodiesel em seus ônibus. Na verdade uma semente estava

simultaneamente movido a

O Hibribus é mais

Tem capacidade para até 80

um passo que

p a s s a g e i ro s , 3 2 d e l e s

Curitiba dá ao buscar

sentados, piso baixo (low floor), o que permite ao

novas tecnologias”

passageiro embarcar em

Marcus Isfer

nível - quando a suspensão se

plantada, mas para a Copa de 2014 algo concreto tinha que

42

eletricidade e óleo diesel.

“ajoelha” para embarques e

ser feito.

desembarques no mesmo nível da calçada -,

Adveio, então, a idéia do ônibus híbrido, movido

motor diesel traseiro e baterias no teto do

a eletricidade e biodiesel, planejado sobre uma

veículo.“O Hibribus é mais um passo que Curitiba

matriz sueca. O ônibus é fabricado pela Volvo e

dá ao buscar novas tecnologias, uma vez que a

entrará em teste por três semanas, a partir de 27

cidade há cerca de 40 anos foi a primeira do país a

de setembro, na linha Interbairros 2, com

inovar com a implantação de canaletas", diz o

a c o m p a n h a m e n to té c n i c o d a Ur b s –

presidente da Urbs, Marcus Isfer.

Urbanização de Curitiba S/A. O projeto do ônibus

Durante os 21 dias em que o Hibribus estiver em

híbrido é fruto de um trabalho conjunto

fase de testes, será submetido às condições de

desenvolvido pela Volvo, Urbs e Fundação

tráfego similares aos dos demais ônibus dessa

Clinton, que disponibiliza a nova tecnologia em

linha, percorrendo trajetos com diferentes tipos

Curitiba, graças a recursos repassados pelo Banco

de pavimentação, trafegando em horários

Interamericano de Desenvolvimento (BID).

normais, como também nos de maior

O “Hibribus”, como é conhecido, porque é

movimento.


reportagem especial

O Híbrido em Paralelo

Durante os testes, o Hibribus será monitorado pelos técnicos da Volvo e da Urbs, para avaliação do desempenho, e o veículo estará sob a guarda da Auto Viação Redentor. Um ônibus Volvo B-7 movido a diesel, com características mecânicas similares ao Hibribus, da Transporte Coletivo Glória, também no mesmo período estará na linha Interbairros II, para futura avaliação dos dados técnicos dos dois ônibus e coleta de resultados operacionais. O presidente da Volvo Latin America, Luís Carlos Pimenta, disse que a montadora instalada na Cidade Industrial de Curitiba cogita produzir, a partir da autorização pela matriz sueca, chassis para ônibus tipo Padron a partir de 2012, como também articulados, até 2013, e para ônibus biarticulados, até 2014. “Tudo depende de avaliações que a montadora faz, para que mais uma vez esteja na vanguarda tecnológica, tendo a Prefeitura de Curitiba, por intermédio da Urbs, como parceira nesse empreendimento”, disse Pimenta Ele explicou que o Hibribus, além de silencioso por causa do motor elétrico, é em média 30% mais econômico no consumo de diesel B-5. O ônibus em teste usa o motor elétrico movido por baterias instaladas no teto, para iniciar o seu deslocamento, e quando chega aos 20 km/h usa o motor a diesel par alimentar as baterias e realizar os deslocamentos. A cada frenagem, segundo Pimenta, o sistema elétrico é realimentado, dispensando, a exemplo da maioria dos veículos elétricos, reabastecimentos com ajuda de tomadas, o que obriga os veículos a permanecer parados durante horas. Sempre que o ônibus para num cruzamento, em ruas com engarrafamento ou em ponto para embarque e desembarque, o motor desliga automaticamente para maior economia de combustível. Basta um leve toque o acelerador, para que o motor elétrico realize uma arrancada suave, garantindo o conforto dos usuários.

Características técnicas O Hibribus tem 12 metros de comprimento e o motor a diesel, com quatro cilindros e 210 cv, já obedece à norma Euro V em vigor na Europa, correspondente ao equivalente, no Brasil, a Conama P-7, que o Conselho Nacional de Meio Ambiente exigirá das montadoras apenas a partir de 2012, reduzindo ainda mais os índices de poluição decorrente do óleo diesel, expelido pelos coletivos movidos a diesel. O motor a diesel do Hibribus conta ainda com injeção de solução de uréia, responsável pela redução de gás carbônico no catalisador. Como no tráfego local o ônibus atenderá uma linha com dezenas de pontos para embarque e desembarque, cerca de 40% do tempo de viagem será com o

Na quarta-feira, 22 de setembro, Dia Mundial Sem Carro, a Volvo apresentou no estacionamento da Prefeitura de Curitiba o ônibus 7700

motor girando em rotação constante, o que significa economia de combustível. Essa economia, segundo o gestor de Inspeção e Cadastro do Transporte Coletivo da Urbs, Élcio Karas, é ainda maior com o desligamento automático do motor tão logo é desacelerado. Esse é o resultado do uso da mais nova tecnologia,

Hybrid, com dois motores, um a diesel

com uso de um motor estacionário de pequeno porte, que

e outro elétrico. Na imagem, o

permite o deslocamento do ônibus com peso de onze toneladas.

presidente da URBS, Marcos Isfer. 43


Panorama Nacional

Paul McCartney toca em Porto Alegre em 7 novembro de 2010 Os ingressos começam a ser vendidos, em esquema de pré-venda, a partir de 7 de outubro. Paul McCartney confirmou finalmente seu show em Porto Alegre. O eterno Beatle é letrista, compositor, cantor, instrumentista, cavaleiro de Sua Majestade e filho ilustre da Grã-Bretanha, o parceiro de John Lennon tocará no Estádio Beira-Rio no dia 7 de novembro, um domingo. A anúncio da confirmação foi feito no início da tarde da quarta-feira, 29 de setembro, em São Paulo, pelo vice-presidente executivo do Grupo RBS Eduardo Sirotsky Melzer, e por Dody Sirena, da DC Set Promoções. — Para nós, é um momento histórico trazer um beatle a Porto Alegre. Nós não queremos fazer apenas um show, o Grupo RBS tem toda uma programação de conteúdo que os veículos da empresa começarão a divulgar para que o público viva esse espetáculo. Pesou na nossa decisão o comprometimento da RBS com o público do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina - comentou Melzer. A primeira vinda do lendário roqueiro inglês ao Estado (e a terceira ao Brasil) é uma iniciativa do Grupo RBS, responsável pela produção local da turnê Up and Coming. O show passará também por São Paulo, no dia 21, , no Estádio do Morumbi.. 41


Panorama Internacional Al-Qaeda prepara-se para atacar a Europa As forças de segurança europeias e norte-americanas travaram nas últimas semanas um alegado plano da alQaeda para levar a cabo ataques terroristas contra cidades do Reino Unido, França e Alemanha, noticiou a 'Sky News'. Os pormenores são escassos, mas tudo indica que o objetivo dos terroristas era levar a cabo ataques contra 'alvos moles', como hotéis e transportes públicos, à semelhança dos atentados de 2008 em Bombaim, na Índia. A alegada conspiração terrorista é considerada "crível", mas nada indica que os ataques estivessem iminentes. Os planos terão sido travados graças a vários ataques cirúrgicos levados a cabo nas últimas semanas no Paquistão por aviões não-tripulados dos EUA contra os alegados 'cérebros' dos ataques, ligados à al-Qaeda paquistanesa. As Agências de inteligência ocidentais também afirmam ter detectado um suposto complô da Al Qaeda para realizar ataques contra cidades de Reino Unido, Alemanha e França. Conforme a Rede de Televisão Britânica "BBC", os jihadistas planejam sequestrar cidadãos ocidentais e assassiná-los em ataques semelhantes aos que aconteceram em dois hotéis na cidade indiana de Mumbai. O suposto complô parece estar apenas na sua fase inicial, e não estão previstas detenções iminentes de suspeitos ou elevação do alerta terrorista na Grã-Bretanha, que está no nível grave, o que significa que um ataque terrorista é "muito provável". As agências de inteligência europeias e norte-americanas investigam, segundo a emissora, um dos planos terroristas mais sérios dos últimos anos.O plano da Al Qaeda seria arquitetado pelos dirigentes nas áreas ocultas em zonas tribais do Paquistão e se basearia na utilização de pequenas equipes de terroristas fortemente armados. Na verdade acredita-se que o plano deixou de ser uma simples ideia e chegou a uma fase de preparação, e embora não se saiba exatamente em quais locais os terroristas atacariam, tudo faz supor que seriam edifícios muito conhecidos. O jornal britânico "The Times" afirmou em 29 de setembro que já tinha informações sobre o plano terrorista há algum tempo, mas decidiu não publicar nenhuma informação para não dificultar os trabalhos dos serviços de segurança ocidentais. Ainda, de conformidade com o americano "The Wall Street Journal", a CIA (agência americana de Inteligência) aumentou seus ataques com mísseis contra alvos talibãs no Paquistão para tentar conter esses possíveis ataques da Al Qaeda. Altos funcionários dos Estados Unidos disseram ao "The New York Times" que só este mês foram realizados 20 ataques com mísseis Predator, mais que o dobro da média mensal. A França teve nível máximo de alerta nos últimos dias, depois que seus serviços de segurança receberam informações sobre terroristas islâmicos que preparavam um ataque iminente em seu território. Os alertas começaram depois que um grupo dirigido pela Al Qaeda no Magrebe Islâmico (AQMI) sequestrou cinco cidadãos franceses nas minas de urânio de Arlit, no Níger, há duas semanas. A secretária de Segurança Interna dos Estados, Janet Napolitano, advertiu que o Ocidente enfrenta "um aumento da atividade" de grupos terroristas filiados à Al Qaeda e que poderiam realizar ataques com "armas pequenas". 46



Viver Estilo - Outubro 2010