Issuu on Google+

BOAS-FESTAS

BOLETIM DA JUNTA DE FREGUESIA DEZEMBRO 2009


Isabel Vieira 2.ª Secretária

EXECUTIVO DA JUNTA DE FREGUESIA

António Cunha Presidente

António Pontes Tesoureiro

Conceição Franco 1.ª Secretária

Ricardo Silva Vogal

MESA DA ASSEMBLEIA DE FREGUESIA

Arlindo Cardoso Presidente

Tomada de posse dos órgãos autárquicos

Fernanda Santos Secretária

Adriano Silva Vogal

Resultados das eleições autárquicas na freguesia de Camarate ASSEMBLEIA DE FREGUESIA PCP-PEV

38,52% – 3258 votos – 6 eleitos

PS

35,88% – 3035 votos – 5 eleitos 12,26% – 1037 votos – 2 eleitos

PPD/PSD PCTP/MRPP B.E.

5,41% – 458 votos 4,09% – 346 votos

EM BRANCO

1,86% – 157 votos

NULOS

1,97% – 167 votos

CÂMARA MUNICIPAL PS

44,99% – 3805 votos

PCP-PEV PPD/PSD CDS-PP

Realizou-se no dia 4 de Novembro a tomada de posse dos órgãos autárquicos da freguesia de Camarate. Numa cerimónia realizada no salão da Junta de Freguesia foram empossados os seguintes eleitos: Pela CDU: Antonieta Lourenço, Viriato Cabeça Branca, Conceição Franco (1.ª Secretária), Valter Silva, José Maria Fernandes e Isabel Vieira (2.ª Secretária). Pelo PS: Renato Alves, Marco Jacinto, Maria Noémia Bastos, Paulo Pereira e Eduardo Fonseca. Pelo PSD: António Cunha (presidente da Mesa) e António Martins.

28,42% – 2404 votos 11,54% – 976 votos 4,27% – 361 votos

B.E.

3,89% – 329 votos

PCTP/MRPP

3,46% – 293 votos

EM BRANCO

1,77% – 150 votos

NULOS

1,66% – 140 votos

ASSEMBLEIA MUNICIPAL PS PCP-PEV PPD/PSD BE

40,61% – 3435 votos 30,52% – 2581 votos 11,95% – 1011 votos 4,69% – 397 votos

CDS-PP

4,59% – 388 votos

PCTP/MRPP

3,88% – 328 votos

EM BRANCO

2,07% – 175 votos

NULOS

1,69% – 143 votos

INSCRITOS 16 484 – VOTANTES: 8458 – 51,31%

2

Boletim Informativo Tiragem: 10 mil exemplares impressos em papel reciclado Propriedade: Junta de Freguesia de Camarate • Largo Engenheiro Armando Bandeira Vaz, n.º 5 • 2680-103 CAMARATE Horário: Segunda, terça, quinta e sexta-feira, das 9 às 12h30 e das 14 às 18h • Quarta-feira, das 9 às 12h30 e das 14 às 20h • Sábado, das 9 às 12h30 Telefone: 21 948 41 60 • Fax: 21 947 04 59 • E-mail: junta.camarate@jfcamarate.pt Concepção e redacção: Letras & Sinais, Lda. • Impressão: Manuel Barbosa & Filhos, Lda.


EDITORIAL

Arlindo Cardoso Presidente da Junta de Freguesia

No início de mais um mandato, julgo ser importante destacar a forma correcta e democrática como decorreram os diferentes actos eleitorais em 2009. Os resultados demonstraram que os camaratenses reconhecem o trabalho realizado por este executivo e que confiam no nosso projecto para a freguesia. Camarate é actualmente uma terra em movimento, que recuperou a dignidade e o protagonismo que justamente merece. Temos uma nova esquadra da Polícia de Segurança Pública, que era uma reivindicação antiga das nossas populações e deste executivo. Temos na Quinta da Mós um novo centro escolar que vai permitir descongestionar a Escola dos Fetais que já não tinha condições para responder ao, cada vez mais, exigente processo educativo. Temos na freguesia o primeiro

crematório do concelho de Loures e um cemitério com condições técnicas que recorre às mais recentes tecnologias ambientais e ecológicas. Temos mais dois parques infantis que respondem às necessidades dos mais pequenos e contribuem para a ocupação e para o lazer de crianças e adultos. Por tudo isto podemos afirmar que Camarate está no bom caminho. No caminho do desenvolvimento sustentado, da requalificação, da melhoria contínua das condições de vida daqueles que aqui habitam e trabalham. Apesar das dificuldades, confiamos que o ano de 2010 seja melhor para todos, que traga esperança e condições para superar o actual estado de coisas. E porque estamos em plena época natalícia, termino desejando a todos boas-festas. 3


Recepção

Mais participantes

Comemorações

Comunidade educativa

Encontro de Carochas

São Martinho

A Recepção à comunidade educativa realizou-se a 8 Setembro, tendo abrangido todo o agrupamento, incluindo a Escola EB 2,3 Mário de Sá Carneiro. Esta iniciativa da Junta de Freguesia contou com a oferta de um almoço e de uma lembrança a todos os professores e auxiliares de acção educativa.

A Junta de Freguesia apoiou, uma vez mais, a realização do Encontro de Carochas, realizado pelo F. Pardal Ar Club, nos dias 12 e 13 de Setembro de 2009, no Parque Desportivo de Camarate. Este ano o número de participantes foi ainda maior, demonstrando o crescente interesse que este carismático carro tem entre os apaixonados pelas quatro rodas.

No dia 11 Novembro tiveram lugar as comemorações do São Martinho. A todas as escolas da freguesia a Junta cedeu fogareiros e ofereceu castanhas, sal e carvão. No jardim do Bairro de São José, e organizado pela Associação de Jovens de Camarate, decorreu um magusto a 14 de Novembro, igualmente com o apoio da Junta de Freguesia.

Cemitério de Camarate Complexo crematório

Educação Centro Escolar da Quinta das Mós

No dia 8 de Outubro foi inaugurado o Complexo Crematório do Cemitério de Camarate, um equipamento de âmbito intermunicipal. Este é o primeiro crematório do concelho de Loures, tendo capacidade para dez cremações diárias. O crematório é composto por oito salas: sala do forno, sala de recepção de urnas, sala de recepção de pessoas, sala operacional, sala mista/visualização, sala de despedida, sala de cinzas e sala comercial. O complexo tem ainda à disposição da população um memorial, local de homenagem e veneração póstuma.

No dia 16 de Setembro foi inaugurada a nova escola EB1/JI da Quinta das Mós, no seguimento do realojamento das pessoas que habitavam nesse terreno. Este é um equipamento que visa descongestionar a Escola EB1 dos Fetais, muito necessário para responder às necessidades da freguesia, mas que ainda não tem todos os equipamentos necessários para funcionar em condições. O Centro Escolar da Quinta das Mós é composto por oito salas de 1.º Ciclo e três de jardim-de-infância, uma sala polivalente, refeitório, sala de ginásio e espaço de recreio coberto e descoberto.

Parques infantis

Novos espaços de lazer A Junta de Freguesia de Camarate, depois da falta de resposta da Câmara Municipal de Loures, construiu dois parques infantis, em dois bairros da freguesia, indo ao encontro de antigas aspirações dos habitantes dessas zonas. Estes dois novos equipamentos foram inaugurados a 5 de Outubro e estão agora à disposição dos mais pequenos. Bairro de Santiago Este parque foi construído num terreno cedido pelas filhas do senhor Bernardo das Dores, que tinha intenção de fazer essa doação em vida, mas que não se chegou a efectuar. Após a sua morte, as filhas concretizaram a vontade do pai. Um gesto que a comunidade agradece e reconhece: bem-haja! Bairro de Santo António Este parque destaca-se por ser o único na freguesia com instrumentos para a prática desportiva dos seniores. 4


Segurança

Nova esquadra da PSP A nova esquadra da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Camarate foi inaugurada no dia 7 de Setembro. Situada junto ao quartel dos Bombeiros, esta é uma reivindicação antiga da população e da Junta de Freguesia, contribuindo para a segurança das populações locais. 5


bacalhau, embora uma grande parte já siga os hábitos portugueses. O que representa actualmente o Natal? Embora seja uma época muito comercial, nós gostaríamos que não se perdesse a ideia de que o Natal é uma festa cristã e de família, onde temos de incluir nessa festa, para além dos aspectos comerciais, toda a essência da vertente espiritual.

Padre João Bento

«Onde não há nada, tudo aquilo que se faz é muito.» Como se comemora o Natal em Camarate?

O padre João Bento está em Camarate desde 2006. O Boletim Informativo falou com ele acerca da época natalícia e de outros temas da actualidade.

No aspecto da multiculturalidade, que felizmente existe em Camarate, não há nenhuma especificidade, pois a maior parte das comunidades residentes, e que coabitam na freguesia, segue as nossas tradições: a Missa do Galo, à meia-noite do dia 24, e no dia 25 de Dezembro a Missa do Dia. A nível litúrgico não há grandes diferenças; as diferenças existem é no interior das famílias, pois os africanos não têm a cultura do

Da sua experiência, o que considera fazer mais falta em Camarate? Uma vez que relativamente ao emprego não é fácil encontrar trabalho para todos, seria muito importante a criação de lojas sociais. A Diocese, conjuntamente com a Caritas, já desenvolve actividades nesta área, com o apoio do Banco Alimentar, no sentido de minimizar as carências das famílias. É necessário que aqueles que têm mais, dêem – alimentos, roupas e outros bens – a quem menos tem. Em Camarate estamos a trabalhar para que possa haver um espaço de apoio deste tipo e há da parte da Junta de Freguesia a vontade de criar uma loja social, integrada no projecto Camarate Solidário. Onde não há nada, tudo aquilo que se faz é muito. Nestes tempos de crise sente que aumentou o número de pessoas que precisam de ajuda? Os pedidos de ajuda aumentam todos os dias e se não fossem as limitações do Banco Alimentar e os problemas de armazenamento, teríamos com certeza mais de trezentas famílias para apoiar. Vamos ver se futuramente, no âmbito do projecto da Junta de Freguesia e em conjunto com outras entidades, conseguimos um espaço maior e com mais condições para receber todos aqueles que necessitam de ajuda.

6


A cerimónia de inauguração da iluminação da igreja Matriz Paroquial de Santiago Maior de Camarate decorreu no dia 19 de Setembro, tendo sido precedida de um concerto de música de câmara com Ana Margarida Sanmarful e Luís Roldão. Do programa do concerto constaram obras de Paganini, Bach e Piazzola. Esta obra representa um importante investimento da Junta de Freguesia na valorização de um dos principais símbolos do património histórico de Camarate.

INQUÉRITO Nome (facultativo)

Idade (facultativo)

Morada/localidade (facultativo) O que considera fazer falta na freguesia (equipamentos, serviços, etc.)?

O que gostava que fosse feito em Camarate?

Caso concorde em responder a este inquérito, poderá enviá-lo para a Junta de Freguesia, através de qualquer colaborador e funcionário da mesma, basta entregar-lho em mão, ou pelos seguintes meios: • Pessoalmente na secretaria de segunda a sexta, das 9 às 12 e das 14 às 18 horas. • Por fax: 21 947 04 59 • Por email: junta.camarate@jfcamarate.pt • Pelo correio para: Largo Engenheiro Armando Bandeira Vaz, n.º 5 • 2680-103 CAMARATE Esclarecimento e informações através do telefone: 21 948 41 60 • Este inquérito pode ser fotocopiado. Obrigado pela sua colaboração.

7


CAMARATE ESTÁ EM MOVIMENTO

O NATAL EM CAMARATE Sábado, 19 Dezembro Das 10 às 13 horas – Adro da Igreja Animação com Pai Natal, distribuição de lembranças, música ambiente, pintura de desenhos e escrita de cartas ao Pai Natal. 19h30 – Igreja Concerto com os alunos (crianças entre os 6 e os 10 anos) do Pólo de Loures da Escola de Música do Conservatório Nacional.


Boletim Camarate