Page 1

O Pescador na Tempestade (Conto tradicional da Espanha)


T

odas as manhãs, muito cedo, Joaquim saía para pescar. O seu barco era muito velho, mas ele não se importava com isso. Remava até se afastar da costa, lançava as suas redes ao mar e esperava que os peixes chegassem.

Mas, um dia, apesar de ter esperado muito tempo, os peixes não apareceram. Ao pôr-do-sol, Joaquim recolheu a sua rede e, para sua surpresa, não estava vazia: um peixe muito pequeno tinha ficado preso e olhava para ele com tristeza: – Por favor, pescador, deixa-me voltar para minha casa. Sou ainda muito pequeno e a minha família vai dar pela minha falta. Joaquim não hesitou: libertou o pequeno peixe da rede e devolveu-o à água. Passaram semanas, meses, e anos e Joaquim continuava a sair todos os dias para pescar. Numa manhã de Dezembro, uma forte tempestade apanhou-o no meio do mar: raios, trovões, vento, grandes ondas… Joaquim agarrava-se ao seu barco com toda a força, mas já era um homem velho. Desesperado, o pescador apercebeu-se de que o seu velho barco não aguentaria muito mais tempo naquelas condições. E começou a gritar. – Oh, Rei dos mares! Se me podes ouvir, ajuda-me a voltar a casa são e salvo! Nesse momento, Joaquim perdeu os sentidos. Quando abriu novamente os olhos, respirou aliviado: estava caído na praia debaixo de um céu limpo e de um sol radiante. Foi quando ouviu uma voz que o chamava. Era um peixe grande e forte que lhe falava à beira do mar. – Amigo, um dia salvaste-me a vida, hoje devolvo-te o favor. Estamos quites. Joaquim percebeu logo tudo: aquele peixe pequenino, que tinha ajudado anos atrás, tinha-se tornado um rei.


“Bóboli Organic” é a linha de roupa mais macia para o seu bebé. É elaborada com algodão orgânico, que é cultivado sem pesticidas nem fertilizantes sintéticos para proteger a natureza.


por_pv10_06  

O Pescador na Tempestade (Conto tradicional da Espanha)