Page 86

Aneliese de Oliveira

Jonny César

Educação em foco

A educadora Adriana Ferro de Souza, do Sistema Universitário de Ensino, desenvolveu a oficina “Laboratórios e práticas pedagógicas”.

jamais deixarei de aceitar um convite dela, não apenas pela amizade que a LBV me desperta, mas também pela grandeza da obra de Paiva Netto, pelo significado que esse trabalho representa e pelo projeto que a Instituição desenvolve. Na verdade, não estava assumindo um compromisso, mas cumprindo uma obrigação. Muito obrigado! Foi uma honra, uma felicidade estar com vocês”.

Pedagogias do Afeto e do Cidadão Ecumênico

expôs de forma abrangente a aplicabilidade da Pedagogia do Afeto (direcionada às crianças de até 10 anos de idade) e da Pedagogia do Cidadão Ecumênico (que contempla a aprendizagem para faixas etárias a partir dos 11 anos). A proposta pedagógica da Legião da Boa Vontade possui metodologia própria, o MAPREI: “Falamos de um ensino que atenda às expectativas do Espírito eterno, cuja dimensão não nos é possível mensurar. E, por isso, este Congresso compartilha a importância do envolvimento total dos educandos na própria

A WCF-Brasil (associada à World Childhood Foundation) levou ao encontro o tema “A exploração sexual de crianças e adolescentes — Como a escola pode romper o silêncio e desenvolver ações efetivas”, por meio da participação da psicóloga Margarete Marques. 86

aprendizagem, para que sejam partícipes diretos da construção de um conhecimento solidário, no positivo e eficaz somatório de sua intelectualidade aos valores éticos, ecumênicos e espirituais, e isto é possível”. Para a diretora, os resultados positivos e eficazes podem ser vistos diariamente nos centros de ensino da LBV. “Quando o educando se vê na sua integralidade, se vê respeitado e se vê alvo da atenção do educador, ele corresponde. Então, é um compartilhar também do educando, socializando, com o educador”, conclui Suelí. Erik Estevão

Jonny César

A pedagoga Suelí Periotto, diretora do Instituto de Educação da LBV na capital paulista,

Dentro da proposta do projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana, a psicóloga clínica Maria Helena Masquetti apresentou a oficina “A publicidade na formação física e emocional das crianças”.

| BOA VONTADE

A oficina conduzida pela artista plástica, especialista em Arteterapia, Silvia Queiroz, da Associação Brasileira de Brinquedotecas (ABBri), mostrou a importância do espaço de brincar no desenvolvimento da criatividade infantil.

Revista Boa Vontade - Sérgio Britto  

Aos 86 anos, o consagrado ator, roteirista e diretor diz que teatro é para a vida toda e não esconde a satisfação de poder inovar no palco.

Revista Boa Vontade - Sérgio Britto  

Aos 86 anos, o consagrado ator, roteirista e diretor diz que teatro é para a vida toda e não esconde a satisfação de poder inovar no palco.

Advertisement