Page 1

Formar e Informar: Literacia e Cidadania Atividades formativas para

alunos

Visitas guiadas

Uma aventura na Biblioteca Biblioteca Municipal de Vila Franca de Xira

20 e 27 de janeiro 3, 10, 17 e 24 de fevereiro 3 e 10 de março 6, 13, 20 e 27 de outubro 10, 17 e 24 de novembro 1,8, 15, 23 e 29 de dezembro

Bibliotecas Municipais de Alverca e Póvoa de Santa Iria

20 e 27 de janeiro 3, 10, 17 e 24 de fevereiro 3 e 10 de março 7, 14, 21 e 28 de abril 5, 12, 19 e 26 de maio 2, 9, 16, 23 e 30 de Junho 1, 8, 15, 22 e 29 de Setembro 6, 13, 20 e 27 de outubro 10, 17 e 24 de novembro 1,8, 15, 23 e 29 de dezembro

Pretende-se, de forma lúdica, dar a conhecer os serviços das Bibliotecas Municipais, bem como estabelecer uma forte familiarização com as diferentes formas de aceder à vasta informação disponível neste serviço cultural. Sessões às 10h. Destinadas a alunos do 1.º e 2.º ciclo de escolaridade. Integrada no programa “Formar e Informar: Literacia e Cidadania”

Ações de Sensibilização:

Internet: Pare, escute e olhe! Biblioteca Municipal de Vila Franca de Xira

11 de fevereiro (dia da Internet Segura) {10h e 14h30} Biblioteca Municipal de Póvoa de Santa Iria

12 de fevereiro {10h e 14h30}

Hoje é incontornável que a Internet e as tecnologias que lhes estão associadas se encontram cada vez mais presentes na vida das pessoas. Apesar das grandes vantagens no seu uso, para fins pessoais e profissionais, o internauta está continuamente sujeito aos perigos e ameaças que emergem da Internet. As crianças e os adolescentes, em particular, estão sujeitos a riscos on-line cada vez maiores. Neste contexto, é imperioso que os pais e educadores estejam cientes desta realidade e que e que tomem as devidas providências: “Tomar consciência dos riscos, estar informado de como os prevenir ou minimizar, orientar as atividades das crianças e adolescentes na Internet, podem ser as chaves para garantir uma utilização em segurança”. Dirigido a alunos do 1.º ciclo de escolaridade (4.º e 5.º anos) e do 2.º ciclo de escolaridade (6.º ano). Integrada no programa “Formar e Informar: Literacia e Cidadania”


Formar e Informar: Literacia e Cidadania Atividades formativas para crianças Oficina Criativa de Expressão Plástica Biblioteca Municipal de Vila Franca de Xira

8, 10, 11, 15 e 16 de abril {14h30} Realização de oficinas de expressão plástica a partir da reutilização de materiais considerados “lixo” onde se demonstra como é possível elaborar objetos úteis e interessantes. Dirigida a crianças dos 6 aos 10 anos. Integrada no programa “Formar e Informar: Literacia e Cidadania”

Ateliê de origami para os mais novos Biblioteca Municipal de Vila Franca de Xira

9 de abril {14h30}

Este ateliê é uma viagem fascinante ao mundo do papel, com o objetivo de dar a conhecer as inúmeras potencialidades de uma simples folha de papel lisa ou estampada, que depois de dobrada se transforma em objetos que fazem parte do imaginário de todos nós. Dirigido a crianças dos 6 aos 10 anos. Integrada no programa “Formar e Informar: Literacia e Cidadania”

Vem decorar a Biblioteca Biblioteca Municipal de Vila Franca de Xira

17, 18, 19, e 23 de dezembro {14h30} Os utilizadores mais novos serão convidados a decorar a zona de leitura infantil através da criação de um ambiente natalício, devidamente enquadrados pelas técnicas da biblioteca. Dirigido a crianças dos 6 aos 10 anos. Integrada no programa “Formar e Informar: Literacia e Cidadania”


Formar e Informar: Literacia e Cidadania Oferta formativa

adultos

Ações de Sensibilização:

Internet: Pare, escute e olhe! (Integrado no “Dia da Internet Segura”, celebrado a 11 de fevereiro) Biblioteca Municipal de Vila Franca de Xira

8 de fevereiro {14h30}

Biblioteca Municipal da Póvoa de Sta. Iria

15 de novembro {14h30}

Hoje é incontornável que a Internet e as tecnologias que lhes estão associadas se encontram cada vez mais presentes na vida das pessoas. Apesar das grandes vantagens no seu uso, para fins pessoais e profissionais, o internauta está continuamente sujeito aos perigos e ameaças que emergem da Internet. As crianças e os adolescentes, em particular, estão sujeitos a riscos on-line cada vez maiores. Neste contexto, é imperioso que os pais e educadores estejam cientes desta realidade e que e que tomem as devidas providências: “Tomar consciência dos riscos, estar informado de como os prevenir ou minimizar, orientar as atividades das crianças e adolescentes na Internet, podem ser as chaves para garantir uma utilização em segurança”. Dirigida a pais e educadores. Integrada na comemoração do Dia da Internet Segura (11 de fevereiro). Integrada no programa “Formar e Informar: Literacia e Cidadania”


Iniciação às Tecnologias de Informação e Comunicação Biblioteca Municipal de Alverca

26 e 27 de fevereiro 5, 6, 8, 12, 13, 19, 20 e 22 de março {10h/13 e das 14h/18}

Biblioteca Municipal de Vila Franca de Xira

24 e 25 de setembro 1, 2, 4, 8, 9, 15, 16 e 18 de outubro {10h/13h e das 14h/18h}

No seguimento do trabalho desenvolvido nos anos anteriores, a Divisão de Bibliotecas irá dar continuidade ao plano de formação de utilizadores, no âmbito da promoção e divulgação das novas Tecnologias de Informação e Comunicação, com um novo pacote de formação que tem como objetivo principal dar resposta à procura de formação no âmbito das literacias digitais e combater a info-exclusão, através de conteúdos para principiantes dedicados à Iniciação à Informática, Processamento de Texto e utilização da Internet. Dirigida a desempregados e reformados. Integrada no programa “Formar e Informar: Literacia e Cidadania”

Leitura em voz alta Biblioteca Municipal de Vila Franca de Xira

3, 10, 17, 24 e 31 de outubro 14, 21 e 28 de novembro 5, 12 e 19 de dezembro

Uma atividade dirigida a quem gosta de ler, ou para quem utilize a leitura como ferramenta de trabalho. Serão abordados o aparelho respiratório e fonador; a respiração e a descontração; as técnicas para projeção de voz, a dicção assim como as técnicas para leitura em público. Sessões às 14h30. Integrada no programa “Formar e Informar: Literacia e Cidadania”

“Leitura para Crescer” – Pai, Mãe, contas-me uma história? Biblioteca Municipal de Vila Franca de Xira

4, 11, 18 e 25 de outubro e 15 de novembro {10h}

Biblioteca Municipal da Póvoa de Sta. Iria

12 de fevereiro {10h e 14h30}

Contar uma história não é só uma aventura. É muito mais do que isso: um momento de partilha, o apertar de um laço que perdurará para toda a vida com um pai/mãe contador que ficará para sempre gravado na memória da criança. As histórias são momentos inolvidáveis na vida de uma criança, mas, se forem contadas pelo pai/mãe, tornar-se-ão marcantes e perdurarão ao longo da vida como algo inolvidável. Nesta iniciativa serão transmitidas noções relacionadas com corpo, o aparelho respiratório e fonador, a dicção, os livros, os contos tradicionais, as histórias boas e as histórias más, as histórias politicamente corretas e, finalmente, como contar uma história. Dirigida a pais. Integrada no programa “Formar e Informar: Literacia e Cidadania”

Formar e Informar: Literacia e Cidadania  

Oferta Formativa para crianças e adultos