Page 1

Revista

Nº 02 – Abr / Mai / Jun - 2018

#uaisomochilando

ANIVERSÁRIO DO BLOG 3 anos do blog UaiSôMochilando

#DeFérias em:

Porto Seguro - BA O que fazer e onde ir.


EDITORIAL: POR QUÊ MOCHILAR? Por: Junior de Carvalho

EXPEDIENTE A Revista VEM – Viagens e Mochilões é uma publicação do Blog UaiSôMochilando, de produção independente e imparcial sobre quais quer assuntos aqui mencionados. DIREÇÃO: Junior de Carvalho PRODUTOR EDITORIAL: Junior de Carvalho PROJETO GRÁFICO & DIAGRAMAÇÃO: Junior de Carvalho REVISÃO: Leidiane Magalhães MATÉRIAS: Junior de Carvalho Leidiane Magalhães TIRAGEM: Apenas digital - GRATUITO

• CONTATO COM A REDAÇÃO: bloguaisomochilando@gmail.com • CONTATO COMERCIAL: Leidiane Magalhães (31) 98687-4256

O QUE É SER MOCHILEIRO? Por definição o mochileiro é um viajante independente, que organiza suas viagens por conta própria, dando ênfase ao conhecimento, aventura e diversão. Geralmente, utiliza meios de hospedagens mais econômicos e costuma fazer viagens mais longas.

QUAL É O PROPÓSITO EM MOCHILAR? O objetivo é conhecer lugares diferentes, conhecer culturas, conhecer a gastronomia dos lugares, conhecer e viver novas experiências... acreditamos que objetos podem ser perdidos, roubados, quebrados; mas lembranças e experiências são eternas. Com base neste pensamento logo entendemos que mochilar é enriquecer o nosso conhecimento e a nossa cultura, além de ser algo que jamais será tirado de nós. Você pode perder as coisas que você comprou em sua viagem para qualquer lugar, você pode perder todas as fotos que você tirou em sua viagem mais bacana. Entretanto as lembranças jamais lhe serão tiradas! Independente do seu orçamento de viagem, não importa o quanto você pode gastar nela,, não importa qual é a distância que você vai percorrer, não importa se será de ônibus, carro ou avião..., o que importa é vivenciar novas experiências e coisas inesquecíveis.


Sou muito criticado por viajar de férias todo ano. Só que os que me criticam são aqueles que não viajam, que acham um absurdo viajar. Só que as pessoas I não sabem que apesar do tanto que nós compartilhamos nas redes sociais, no blog ou no YouTube; não é nada perto das experiências pessoais que vivemos em cada uma de nossas viagens. Sente agora com um papel e caneta e anote quantos lugares você conhece e quantos lugares você deseja conhecer. Separe aqueles lugares que são realistas e faça um plano para conhecer um destes lugares ainda neste ano de 2018. Este ano já estamos preparando o nosso #DeFérias, que será com certeza em um lugar diferente, além do #kaindonaestrada, quando vamos tentar conhecer e mostrar lugares bacanas no blog e no canal do YouTube. Seja você também um #mochileiro e venha #mochilarcomoagente no #uaisomochilando.


Parece que foi outro dia! Sim, esta é a expressão que usaríamos se questionados sobre 3 anos de blog. Júnior de Carvalho era blogueiro, com o Blog Palavra do Dia, onde postava diariamente devocionais (reflexões diárias da Bíblia), mas Leidiane Magalhães, então apenas namorados, decidiu propor uma ideia no mínimo maluca. Depois que Junior fez uma cirurgia de remoção de sisos, Leidiane usou um site de compras coletivas para que o casal fosse a Lagoa Santa MG, uma cidade que faz parte da história de Junior de Carvalho, mas que Leidiane não conhecia. No caminho, os perrenhes de pegar ônibus, a aventura, o fazer isto ou aquilo, e a ideia: "queria que a gente fizesse um blog de dicas de viagem e contando as nossas experiências, as nossas aventuras..." propõe Leidiane. Assim surgia a ideia do "mochilando", e o projeto já nasceria com o domínio “. com.br" uma exigência dela, que foi que deu a ideia.

Acontece que, assim como quem deu a ideia, como quem tirou a ideia do papel, nenhum dos dois havia pensado em algo importante: o nome. Afinal já existia um blog muito famoso com o nome mochilando, que a proposito passamos a seguir; e aí o dilema de "qual seria o nome do nosso blog?" Somos mineiros, mineiro fala "uai sô", então nascia o "uai sô mochilando", com a proposta de levar a experiência de Leidiane Magalhães e Junior de Carvalho até os amigos, parentes, e até você que está lendo nossa publicação. O que aconteceu depois? Depois do blog criado, foram aplicadas atualizações, o formato das postagens melhorou (basta ver a postagem "a primeira vez" em Lagoa Santa MG, como é perceptível as diferenças na postagem para o como acontece hoje), Junior iniciou em setembro de 2015 o canal no YouTube com o #deférias #2015 em Itacaré BA e foi muito legal. Nas redes sociais o blog cresceu muito com o Instagram, embora estamos no facebook e no twitter também.


E O FUTURO DO UAISÔMOCHILANDO? Os planos para 2018 são planos que nos direcionaram a aventurar sempre que possível e trazer para o blog muitas aventuras, dicas, muita coisa legal; um conteúdo que mostre a todos que podemos mochilar e aventurar sem um custo alto. Este ano o #deferias será pela primeira vez no mês de outubro, em um lugar diferente. O #kaindonaestrada terá novas aventuras, tentaremos mostrar os melhores lugares para visitar gastando pouco ou quase nada; além de eventos e opções bem legais para visitar. No YouTube gostamos da participação de nossos amigos; em 2015 tivemos a participação da Elaine e do Carlos em Poços de Caldas- MG, e nosso primeiro vídeo deste ano foi uma colaboração do Júlio Lemos em Capitólio -MG. O ano de 2018 continuará sendo o ano de novidades bacanas em nosso blog, queremos ser mais interativos que até aqui e aos poucos ir mostrando como mochilar mudou as vidas do nosso #casalmochileiro e pode melhorar a vida de qualquer pessoa.


Mostrando para as pessoas que o UaiSôMochilando não é somente um blog de dicas, mas onde podemos mostrar que é possível aproveitar a vida, andando na presença de Deus, sem fazer coisas erradas, sem gastar dinheiro desesperadamente e acima de tudo, sendo feliz! O futuro do UaiSôMochilando está nas mãos de Deus, pois é ele quem nos dá tudo e como blogueiros, a nossa perspectiva é um dia alcançar realmente voos mais altos, mas não somente para nos engrandecer, mas para que Deus seja louvado em nossas conquistas. O ano de 2018 será um ano maravilhoso para Junior de Carvalho, Leidiane Magalhães e para todos os nossos colaboradores para que este blog mostre novos lugares, que tenha mais dicas importantes...


PORTO SEGURO BA O QUE O MOCHILEIRO PODERÁ ENCONTRAR NESTE DESTINO???


O primeiro núcleo habitacional do Brasil fica em Porto Seguro e se concentra na área também denominada Centro Histórico. Instalado no topo de uma falésia debruçada sobre a orla, o espaço abriga imponentes prédios.

Destaques para o Marco do Descobrimento, trazido de Portugal por Gonçalo Coelho em 1503; a Igreja de Nossa Senhora da Pena (padroeira da cidade) com torre em louça de Macau; e a Casa de Câmara e Cadeia, que abriga o Museu de Porto Seguro, totalmente restaurado.


C I D A D E H I S T Ó R I C A

P O R T O S E G U R O


PASSARELA DO Dentre os pontos turísticos de Porto Seguro que o viajante pode conhecer, a Passarela do Descobrimento ou Passarela do Álcool, é um ponto turístico que se o viajante for a Porto Seguro e não visitar, é o mesmo de não ter ido a Porto Seguro. Point noturno, a Passarela é o lugar para comer, beber e comprar lembranças Lembranças, souvenires da viagem e até mesmo aproveitar das barracas de drinks. A Passarela é o lugar mais completo de passear em Porto Seguro. Restaurantes, Pizzarias, Sorveterias, barracas de artesãos, de doces, de diversas coisas, de turismo, de passeios, agências de viagem... nas ruas paralelas tem bancos e caixas eletrônicos, farmácias... é o lugar mais completo para o viajante que conhecemos em cidades turísticas. “Não há como não se sentir na Bahia neste lugar. Lá você tem de tudo um pouco. Fomos todas as noites, comíamos comida das próprias

comida das próprias barraquinhas e aproveitamos para fazer as nossas compras e as compras de todas as lembrancinhas da família. Esse lugar é demais! ”

Detalhe: É impressionante que há vários personagens caricatos nas barracas.


DESCOBRIMENTO Não dá para ir em Porto Seguro e não visitar essa barraca! A Delícia é uma pessoa carismática e superdivertida! Com seus gritinhos!!! Todas as vezes em que eu fui a Porto Seguro, morria de rir com o jeito hilário dela!!!

A barraca do Jô Piloto é a que achamos melhor, fizemos amizade com ele em nossa primeira passagem em Porto Seguro (2012) e sempre que lá vamos passamos em sua barraca! Um Salve amigo baiano!


Principal e talvez a maior (em extensão) praia de Porto Seguro, foi a primeira praia baiana que conhecemos (em 2012). Com toda certeza, excelente por ter uma das barracas de praia mais famosas da cidade, o Axé Moi. Gostamos muito desta praia, ela é muito família, tem junto disto uma badalação natural, devido à concorrência entre o Axé Moi e o Toa-Toa, e isso agrega todo um charme ao lugar. Em nossas três primeiras viagens à Porto Seguro, ficamos em hotéis bem próximos a esta praia e em momento algum vivenciamos alguma coisa que desabonasse o lugar. Embora em todas as férias que lá tirei fossem em baixa temporada (setembro) esta praia foi a que mais aproveitamos como base, para aqueles dias em que o objetivo é ficar na praia pertinho do hotel.

BARRACA AXÉ MOI


v


Se há um lugar com história e uma bela vista, esse lugar com certeza é Trancoso. Visitar o quadrado é como entrar em uma vila cujo regras de localização dos imóveis é por cor e não por numeral. Onde há uma igreja no final e atrás um mirante com uma das mais belas vistas do mundo. Eu chamaria o lugar de “retângulo”, mas indiferente do formato do lugar o encanto é de deixar qualquer turista de queixo caído. Sem contar que atrás da igreja de São João Batista, há um mirante, de onde se vê toda a praia, um visual exuberante. Sobre a Panorâmica atrás da igrejinha, não há como não deixar de tirar muitas fotos e fazer vídeos, pois é muito linda a vista

Panorâmica do Quadrado de Trancoso


UaiSĂ´Mochilando Blog no


Local onde está situado o marco da chegada dos portugueses aos Brasil, monumento inaugurado pelo expresidente Fernando Henrique Cardoso no final da vila dos índios. Falar sobre Coroa Vermelha é literalmente falar de uma praia onde você pode "caminhar sobre as águas" devido ao banco de areia que te leva bem longe do litoral, mar a dentro. Nas primeiras viagens a Porto Seguro (2012, 2013 e 2014), não havíamos escolhido uma barraca específica para aproveitar o lugar. No ano de 2017 ficamos no Colher de Pau, por indicação de um amigo que encontramos lá com a família, e adoramos o atendimento. Infelizmente, em setembro de 2017, encontramos o mar mais baixo que das demais vezes, a praia não estava tão bonita como de costume, mas aproveitamos assim mesmo.

A praia é boa, tranquila, água morninha, dá pra praticar esportes na faixa de areia. É uma praia que dá pra fazer boas fotos, gravamos três vídeos nela, um deles chateados pela maré baixa. Em um dos pontos há o encontro de duas praias, formando um banco de areia, por onde é possível caminhar por algum tempo e se afastar muito da praia, sendo possível se sentir “andando sobre as águas”. O mar praticamente não tem ondas, o que torna ela boa pra ir com crianças. Próximo a essa praia tem a feirinha da tribo Pataxó, onde é possível comprar desde produtos artesanais, lembrancinhas, camisetas e até mesmo comer..., mas tome cuidado neste último item (veja nosso vídeo sobre contaminação de alimentos).


Nossa melhor dica desta praia, foi algo que conhecemos no #DeFérias #2017. A barraca Colher de Pau. Um lugar que nós, que geralmente enfrentamos o transporte normal e lugares mais “comuns” não iriamos nem notar, se não fosse nossos amigos Ricardo e Janete, que estavam com a filha Alice e nos convidaram a estar com eles naqueles dias. Sem dúvida que o lugar é uma das melhores barracas de praia que conhecemos nestes mochilões e viagens que fizemos, principalmente no quesito estrutural, comida, bebida, atendimento... só não ficamos livres dos pedintes e vendedoras ambulantes. Vale a pena passar ao menos um dia neste lugar para você dizer que conheceu a praia de Coroa Vermelha em Porto Seguro – BA.


Se vocĂŞ acredita em nosso projeto, seja um parceiro

www.uaisomochilando.com.br

Revista VEM Edição:02 Ano:01  

Revista comemorativa de 3 anos do blog com uma matéria especial sobre Porto Seguro BA.

Revista VEM Edição:02 Ano:01  

Revista comemorativa de 3 anos do blog com uma matéria especial sobre Porto Seguro BA.

Advertisement