Page 1

Revista

Nº 01 – Jan. / Fev. / Mar. 2018

O que fazer em

LAGOA SANTA #kaindonaestrada

CONHECENDO INHOTIM #Comportamento

OS SMATPHONES NA MESA Os celulares aproximam que estão longe e distanciamosque estão perto


EDITORIAL: O DESAFIO DE SONHAR Por: Junior de Carvalho

EXPEDIENTE A Revista VEM – Viagens e Mochilões é uma publicação do Blog UaiSôMochilando, de produção independente e imparcial sobre quais quer assuntos aqui mencionados. DIREÇÃO: Junior de Carvalho PRODUTOR EDITORIAL: Junior de Carvalho PROJETO GRÁFICO & DIAGRAMAÇÃO: Junior de Carvalho REVISÃO: Leidiane Magalhães MATÉRIAS: Junior de Carvalho Leidiane Magalhães TIRAGEM: Apenas digital - GRATUITO

• CONTATO COM A REDAÇÃO: bloguaisomochilando@gmail.com • CONTATO COMERCIAL: Leidiane Magalhães (31) 98687-4256

Realizar os sonhos é um desafio e tanto nestes tempos de trevas sobre o mundo, crise financeira para todo lado, com o custo das coisas está ficando cada vez maior e, por consequência, menos acessível. Sendo assim, as coisas passam a se tornar "Sonhos de Consumo" e se tornam, muitas vezes, inatingíveis por não sabermos que podemos sim alcançar o referido sonho, mesmo não ganhando "aquele salário" que um deputado. Então, para tornar-se um sonho realidade, é necessário construir um muro chamado "realizar", mas como construir este muro? Tudo na vida precisa de uma "base", e no muro do "realizar” colocaremos a DETERMINAÇÃO, como alicerce da nossa construção. Somente com determinação podemos ir além de onde os olhos enxergam, podemos achar soluções onde não existem e como tornar a conquista se tornar real. Todo muro precisa de tijolos e eles são o "FOCO", foco no alicerce, foco em como guardar dinheiro para atingir o objetivo, foco em estar pronto para encarar os desafios que nos cercam antes de realizar... o foco nos faz reforçar a determinação, mesmo quando tudo parece que vai dar errado e até foco em estar preparado para ver parte do muro cair durante sua concepção. Entre os tijolos é importante que coloquemos cimento, que em nosso muro é a vontade. Quando desistimos de um sonho o foco cai e o muro desmorona em parte ou totalmente; derrubando até o alicerce. Para que um sonho se torne real como um muro forte precisamos de um muro bem assentado, bem reforçado e com bastante cimento, ou seja, bastante vontade.


Quando tudo Iisso acontece, por mais que leve tempo, um dia o muro estará de pé e o sonho será possível de se desfrutar, seja ele qual for, uma viagem, um carro, uma casa, um filho... tudo isso leva tempo para ser alcançado e sempre haverá a necessidade de alguma coisa para que seja alcançado, portanto só há uma coisa a se fazer: "dar o primeiro passo, mesmo que o destino seja longe".

Iniciar a caminhada é importante para se chegar ao destino e com um sonho não é diferente. Então: Sonhe, caminhe e conquiste!


O Que Fazer em Lagoa Santa MG Lagoa Santa MG, onde tudo começou para o blog e por onde nossa revista começa também. Situada na região metropolitana de Belo Horizonte é uma cidade com potencial turístico inexplorável, poderia estar mais bem cuidada, só que no Brasil tudo que pode ser melhorado é deixado de lado.

Viajando e Mochilando, este é um dos lugares que indico para você vir conhecer, uma cidade simples para descansar e conhecer os seus belos pontos turísticos.

FOTO ACERVO UAISÔMOCHILANDO – SACADA POUSADA VISION

Já visitamos hospedagens em Lagoa Santa

Até o início dos anos 1980, o lugar servia como

desde o início do UaiSôMochilando, cada

prainha.

uma com um perfil diferente, sendo assim não dá para dizer qual é o melhor dentre

Eu mesmo cheguei a ir a prainha que foi

eles, mas é possível dizer ficamos meio

desativada em 1986, devido a poluição da

que “fregueses” do Ramada Airport

lagoa.

devido a dois fatores: localização e promoções.

Caminhando um pouco mais adiante, uma área com diversos restaurante para atender a

 A Lagoa Central

todo bolso, todos com vista para a lagoa. Dos hotéis que ficam no centro de Lagoa

Para quem não conhece a cidade indico

Santa, é possível ir até a lagoa, caminhar e

começar por uma volta a pé pela lagoa

visitar o restaurante a pé, a região possui

principal (ou lagoa central), no sentido

estrutura

horário, tendo como referência a Rua

supermercados. Sem ser redundante a gama

Cmte. Vitor, tendo a lagoa a direita se

de lanchonetes e restaurantes da cidade não

caminha até a altura do número 609, há

deixa o visitante na mão.

um deck, onde você pode tirar fotos e que está a beira da lagoa, com uma excelente

vista.

com

padaria

excelente

e


 Gruta da Lapinha

Sobre a gruta, é muito bacana ver o trabalho feito na região, mas triste ver a ação humana

no

lugar,

a

destruição

do

A gruta é administrada pelo IEF e dispõe de

patrimônio natural. Fizemos uma sequência

uma excelente estrutura para visitação. Fica

de vídeos no YouTube, sobre O Circuito das

longe da cidade, mas vale a pena o passeio,

Grutas e é uma das mais importantes grutas

que é feito com a presença de um guia.

de Minas Gerais, junto com a gruta do Rei do Mato e a gruta do Maquiné (em Sete

Como todo passeio que requer caminhada e

lagoas e Cordisburgo respectivamente) e

muita disposição, é preciso ir de tênis e bem

que são parques fundamentais no turismo

animado.

mineiro.

- Existem outras atrações na cidade,

A fama do Dr. Lund, principal nome na

entretanto não visitamos. O museu e o

arqueologia e paleologia, fizeram da região

túmulo de Dr. Lund, o Parque do Sumidouro,

de Lagoa Santa um lugar referência para

dentre muitas outras atrações. Além da lagoa

pesquisar e P. W. Lund, acabou falecendo

principal e um lugar pouco conhecido, mas

em Lagoa Santa, onde está seu tumulo (um

muito interessante: O recanto do poeta.

dos “pontos turísticos da cidade).

Na foto acima a casa de Peter W. Lunda em Lagoa Santa MG.


FORMAÇÕES NA GRUTA DA LAPINHA – FOTO INTERNET


Onde se hospedar em Lagoa Santa MG “Onde tudo começou...

 Pousada Vision O primeiro lugar, tem uma excelente vista da lagoa principal e é muito aconchegante, o lugar e top para quem deseja descansar, curtir uma lua-de-mel ou uma noite romântica. Cheio de mimos o hotel tem uma decoração clássica, muito diferente e elegante e o preço é bem acessível, de tal forma que recomendamos para quem desejar passar um final de semana. Em nossa passagem por este hotel, em 2015, fomos mimados o tempo todo. Amamos este lugar e estamos há muito tempo colocando em pauta voltar para comemorar o aniversário do blog com uma matéria para o canal no YouTube.


“Nossa primeira Experiência como blogueiros em Lagoa Santa...”


 CEP Lago Hotel Uma opção mais parecida com sitio, fica na saída para a serra do cipó e possui toda uma estrutura de fazendinha. O diferencial do CEP é o DAY USE, uma opção para quem quiser ir curtir sem ficar hospedado no hotel, é uma alternativa para desfrutar de apenas um dia e fica bem mais em conta que uma diária, mas ainda assim recomendaria um feriado ou um final de semana. A desvantagem desta opção foi ficarmos em uma outra região da cidade, as opções de lazer ficam restritas ao hotel.


Otima opção para quem gosta de roça e de acordar ouvindo pássaros cantando.


 RAMADA AIRPORT Este foi o hotel mais visitado por nós do UaiSôMochilando. Não sei exatamente quantas vezes nos hospedamos nele, mas sem sombra de dúvidas foi onde mais ficamos. O Ramada Airport, dentre todos os hotéis em que nos hospedamos em Lagoa Santa MG, é o de melhor estrutura, de melhor localização e que nos deu uma melhor condição de hospedagem e em comparação ao Vision, que fica bem próximo, tem uma maior estrutura. Este hotel é utilizado pela Azul Linhas Aéreas e é 3 estrelas por classificação.


Temos muitas boas histรณrias para contar de Lagoas Santa e a maioria aconteceu no Ramada Airpot Hotel.


UaiSĂ´Mochilando Blog no


Este ano o #kaindonaestrada foi muito especial, já havíamos visitado Brumadinho MG, e o parque / museu Inhotim. Só que desta vez iriamos de ônibus comum e como não conhecíamos este caminho tivemos alguns percalços. No dia estava chuvoso e ficamos na duvida se valeria a pena ir naquele momento, afinal o destino exige muita caminhada, muita disposição. De verdade, o lugar é muito bonito, mas ir de ônibus e caminhar até a entrada já foi uma aventura. São 3Km de caminhada por uma estrada asfaltada até a entrada do parque / museu e depois mais um tempo de caminhada entre as atrações. Uma dica para quem não pode ou que tem qualquer dificuldade de locomoção é: “Você pode comprar o passe para que te levem entre as atrações de carrinho elétrico.” Chegando na cidade de Brumadinho, rolou o primeiro entrevero. Descemos no lugar errado. Devíamos ir até o ponto final do ônibus, mas erramos e descemos na rodoviária... DICA: Certifique-se sempre onde é o lugar e onde você vai desembarcar do ônibus.


Como consequência deste ato falho, caminhamos cerca de uns 15 minutos, e para a nossa sorte conseguimos uma carona, antes de caminhar outros 20 minutos até a entrada do Inhotim. O Parque / Museu Em algumas galerias há seguranças e não é permitido tocar nas peças. Portanto tome muito cuidado.

Mesmo com o tempo (clima) ruim, foi possível aproveitar bem o lugar, é realmente espetacular. Além da paisagem e da organização, nos surpreendeu até mesmo as mudanças que algumas obras tiveram, de lugar, ainda assim mantiveram tudo com um arranjo perfeito.

Em nosso vídeo no YouTube, brincamos com a situação, pois um dos instrutores nos manteve fechados numa ante sala, entre duas portas, parecia que alguém iria levar a obra de arte para casa. Assista o vídeo: Não tem como não querer voltar e é humanamente impossível conhecer o Inhotim todo em apenas um dia; então se prepare e planeje bem sua visita, vá com um tênis bem confortável e chegue bem cedo.

Pensando de forma fria, um tempo depois, concluímos que tudo é focado na preservação do patrimônio do “museu” Inhotim. Tudo é muito bem cuidado, bem feito, muito bem organizado, isso sem exagero em nenhum elogio. Não sei se por termos ido em dias nos quais não era cobrada a entrada, não fomos bem informado acerca do carrinho elétrico, sendo assim já na entrada se informe sobre os detalhes para ganhar tempo visitando mais atrações.

Há uma excelente estrutura de gastronomia no local, se você não quiser levar há restaurantes e lanchonetes, sendo alguns restaurantes de muito bacanas, mas nós “pagamos de farofeiros” e levamos nossa comida “de casa”. Infelizmente o tempo (clima) não ajudou muito, entretanto nossa segunda visita foi O Inhotim é um dos muito boa e com toda certeza iremos voltar aoparques Inhotim, só mais que desta vez colocando em interessantes prática tudo o que colocamos para vocês prapost; se principalmente conhecer. Tudo neste o lance por de sair de casa mais para chegar ao parque lá cedo impressiona. mais cedo.


O Inhotim e a Lava-Jato A 4ª Vara do Tribunal Regional Federal em Belo Horizonte condenou o empresário e idealizador do Instituto Inhotim, Bernardo Paz, a nove anos e três meses de prisão por lavagem de dinheiro. A irmã dele, Virgínia Paz, foi condenada pelo mesmo crime a cinco anos e três meses, em regime semiaberto. A defesa já recorreu da decisão De acordo com a denúncia do Ministério Público Federal (MPF), entre 2007 e 2008, um fundo chamado Flamingo Investiment Fund, sediado no exterior, repassou US$ 98,5 milhões para a empresa Horizontes, criada por Bernardo Paz para manter o Inhotim a partir de contribuições de seus outros empreendimentos. Segundo a juíza Camila Velano, "ficou claramente constatada existência de enorme confusão patrimonial e contábil entre as diversas empresas do Grupo Itaminas”. Ainda de acordo com a magistrada, ficou demonstrado que "a conta da Horizontes não visava unicamente à manutenção do Instituto Cultural Inhotim, mas também servia de conta intermediária para diversos repasses às empresas do Grupo Itaminas".


A participação de Virgínia Paz seria na dissimulação dos valores vindos do exterior. Ainda de acordo com a sentença, "não se pode conceber que uma movimentação financeira, a qual chegou a 1.419% acima da renda declarada, tenha passado desapercebidamente pela ré”. De acordo com o MPF, Virgínia efetuava todos os pagamentos relativos ao

Inhotim em sua conta pessoal, sabendo que as transações vinham da Horizonte. Na sentença, a juíza ressaltou que Paz teria um comportamento de "não cumprimento de obrigações fiscais e previdenciárias, revelando completo descaso das empresas em relação ao Fisco". As dívidas da Itaminas com a Fazenda Pública chegam a mais de R$ 600 milhões.

Fonte: G1


O QUE É REALMENTE IMPORTANTE? Um portal de notícias fez uma pesquisa muito importante e séria sobre o comportamento das pessoas em restaurante e a conclusão foi assustadora. Desde o advento do smartphone as pessoas trocaram o velho "bate-papo" pelas conversas on-line, ou seja, os aparelhos eletrônicos estão aproximando quem está longe, mas também estão afastando quem está perto. O fato é que as pessoas deixam de se relacionar entre si, deixam de falar sobre coisas do cotidiano, deixam de interagir em momento de confraternização ou até mesmo nos horários de almoço, para utilizarem os celulares e isso traz diversos problemas. ENGORDA - Não estar atendo ao que você come faz com que você coma mais e assim você acaba engordando.

Pesquisadores da Universidade de Birmingham realizaram uma série de experimentos e descobriram que pessoas que não dedicam toda sua atenção à comida no momento da refeição –

sendo distraídas por TVs, tablets ou smartphones -, estão muito mais propensas a beliscarem algo altamente calórico mais tarde. Seguindo por este caminho as chances de engordar são grandes. TRÁS PROBLEMAS POSTURA –

DE

Sim, devido à forma como se senta para "comer" e utilizar as pessoas geram problemas laborais e por consequência ficam com índice


alto de dores fisiológicos.

e

problemas Isso significa que, mesmo que você e o restaurante se preocupem com a higiene da sua refeição, você joga tudo no lixo por comer usando o celular.

As pessoas estão ficando corcundas devido a este mauhabito. NÃO É ALGO HIGIÊNICO - Todo restaurante que se preze possui álcool gel disponível para higienização das mãos de seus clientes, seja ele self-service, fast food, a la carte ou “fazemos do seu jeito”. Agora pensa comigo: se você usa o seu celular o dia inteiro, na rua, no ônibus, no banheiro, ele certamente deve estar cheio de sujeira e bactérias, certo?

Conclusão: Além do problema de separar relacionamento e as pessoas, este comportamento pode até causar doenças físicas. Então deixe o celular de lado e passe ao conversar e a prestar atenção em seu alimento.

Matéria: Junior de Carvalho Ilustração: Internet


O Mundo diante dos seus olhos


Se vocĂŞ acredita em nosso projeto, seja um parceiro

www.uaisomochilando.com.br

REVISTA VEM - Viagens E Mochilões - Jan Fev Mar 2018  
REVISTA VEM - Viagens E Mochilões - Jan Fev Mar 2018  

Revista VEM - Viagens e Mochilões nº01 - Lagoa Santa MG O que fazer, dicas sobre onde ir e onde se hospedar. - Conhecendo o Inhotim #kaind...

Advertisement