Page 1

relatório Anual de Atividades Abril 2011a Abril 2012-- Ano 168E.B.

FUNCIONAMENTO DA ASSEMBLÉIA ESPIRITUAL LOCAL ano 168 -- 2011/2012.

No 1º Dia do Ridván (21.04.2011) foram eleitos os seguintes membros para servirem na Assembléia Espiritual Local dos Bahá’ís de Salvador/Bahia: Alon Santiago, Antonio Gabriel Marques, Jane Leite, Ive Caroline Milani, Paula Madalena Ferreira Gonçalves, Chantal Muller, Ana Lucia Barreto, Carlos Leite, Jorge Muniz Barreto. A Assembléia Espiritual Local realizou até 15.04.2012 um total de 28 reuniões entre ordinárias (regulares) e extraordinárias. Destas, 24 reuniões tiveram registro formal e 04 (8ª, 10ª, 16ª e 24ª) não tiveram registro, além da data. Em Novembro/2011, o Sr. Alon Santiago foi chamado pelo Corpo Continental Conselheiros para servir como membro do Corpo Auxiliar para Propagação nos estados Bahia, Sergipe e Alagoas, abrindo-se uma vaga na Assembléia Local. Realizada a eleição substituição em 07.01.2012 foi eleito o Sr. Eduardo Santos. A participação dos membros como segue:

MEMBRO Alon Bispo Eduardo Santos Ana Lúcia Barreto Carlos Barros Leite Chantal Muller Gabriel Marques Ive Milani Jane Lúcia Leite Jorge Muniz Barreto Paula Madalena Ferreira

PRESENTE AUSENTE 14 02

JUSTIFICATIVAS

de da de foi

OBSERVAÇÕES

Viajando a trabalho Nomeado MCA Nov/2011 Viajando a trabalho Eleito em Subst. Sr. Alon

04 03

Bispo, em 07.01.12

16

09

Viajando cuidar do pai Viajando a trabalho

19

05

09 21

15 03

15 20

09 04

Trabalho Viajando para reunião AEN Estudando Tratamento saúde

17

07

Trabalho

14

11

Trabalho

1


COMITÊS LOCAIS

1. A Assembléia Espiritual Local nomeou, no início do ano, quatro Comitês de Ensino de Setor (Centro, Orla, Norte e Fazenda Coutos), responsáveis pela promoção, organização das Festas de Dezenove Dias e Dias Sagrados em seus respectivos setores. Alguns destes comitês funcionaram adequadamente, enquanto outros ainda necessitam desenvolver maior capacidade institucional.

Festa 19 Dias Kalimat – 12.07.2012 em Fazenda Coutos

2. Comitê Local de Assuntos Pessoais: nomeado pela AEL, tem ajudado na condução, orientação de casos pessoais para os quais a Assembléia necessita maior atenção.

3. Comitê de Festas e Dias Sagrados: Algumas das atividades centralizadas têm sido organizadas pelo Comitê de Festas e Dias Sagrados, tais como celebração do Festival do Ridvan, aniversários do Báb, Bahá’u’lláh, Naw-Rúz e outros.

2


PROMOÇÃO DO CRESCIMENTO

CAMPANHA DE VISITA AOS LARES Juntamente com as AELs de Lauro de Freitas e comunidade de Buris de Abrantes (Estrada do Coco), além do incansável apoio recebido do Conselho Bahá’í do Nordeste, realizou-se no período de 15 de Janeiro a 15 de Fevereiro 2012, a Campanha de visita aos Lares, com o objetivo de aprofundamento dos novos e antigos bahá’ís nas verdades essenciais da Causa, atualização de cadastro (Statistical Report Program) e aprofundamento de amizade e camaradagem. Participou da Campanha um total de 56 amigos (21 de Salvador, 11 de Lauro de Freitas, 04 da Estrada do Coco), além de 21 apoiadores externos, sendo 05 de outros estados. Foram realizadas cerca de 200 visitas aos lares, oportunidade para reavivamento e estreitamento de antigas amizades, início de novas amizades e aprofundamento nas verdades essenciais da Causa.     

Bahá’ís recadastrados em Salvador: 62 Bahá’ís recadastrados em Lauro de Freitas: 193 Bahá’ís recadastrados na Estrada do Coco: 64 Total atualizações: 319 Novos bahá’ís: 03

EQUIPES DE ENSINO

Seguindo orientação do Centro Mundial têm surgido diferentes equipes de ensino no âmbito dos setores, visando o aumento das atividades centrais, aumento de participantes, a expansão da Causa e a formação de comunidade vibrantes no âmbito dos setores e suas vizinhanças. Algumas equipes tem se destacado pela regularidade de suas atividades, com calendário de temas para reuniões de amigos, assim como pela criatividade dos convites preparados.

3


ESTUDO MENSAGEM 28.12.2010.

DA

CASA

UNIVERSAL

DE

JUSTIÇA,

DE

A importante guia da Casa de Justiça, datada de 28.12.2010, foi estudada pelos amigos em diferentes ambientes, incluindo uma reunião na Sede de Nazaré, assim como em outros ambientes.

FESTIVAL DE FAMÍLIAS

O Festival de Famílias, atividade que já é um evento anual esperado pelas crianças que participam das aulas bahá´ís em Salvador e Lauro de Freitas, foi realizado em 18.12.2011 e é uma celebração das atividades realizadas ao longo do ano. Este ano o Festival contou com a participação de 60 crianças e seus familiares. Graças ao trabalho colaborativo de mais de 15 amigos, o Festival foi realmente um sucesso! A programação iniciada no salão principal, contou com algumas crianças recitando orações e Textos Sagrados que memorizaram em seus grupos. Em seguida houve apresentações musicais, onde as crianças puderam mostrar seus talentos.

4


De acordo, então, com as diferentes faixas etárias, as crianças foram divididas em três grupos, para a realização de oficinas de arte. Os pequenos de 5 a 6 anos, pintaram e fizeram brincadeiras. Os de 7 a 8 anos, fizeram poesias e um trabalho artístico sobre a família e o amor e os maiores de 9 e 10 anos, puderam fazer um oficina de vídeo. Enquanto as crianças estavam nas oficinas, os pais tiveram uma roda de conversa, compartilhando seus desafios e aprendizados nesta tarefa grandiosa da educação das crianças.

ENCONTRO DE HOMENS

Dois Encontros destinados aos homens da comunidade foram realizados ao longo do ano. O objetivo de tais encontros é, além de tempo oportuno para socialização, momento para conversas significativas o papel dos homens bahá’ís, como pais, irmãos, avós, cidadãos conscientes e ativos na construção de uma Nova Ordem. O primeiro encontro ocorreu em 28.12.2011, na Sede Regional e o segundo em (26.02.12) e contou com cerca de 40 amigos (homens e mulheres e pré-jovens) teve como objetivo principal a reflexão sobre a natureza da família como um espaço social significativo em que as capacidades necessárias para o serviço à humanidade deve ser postas em prática. Questões específicas foram igualmente tratadas ao reconhecer que o modelo atual social de famílias está fortemente desgastado e é tido como “espaço ditatorial, no qual um ou dois adultos dominam a vida dos demais membros, ou como uma unidade que une seus membros em absoluta fidelidade apenas para a exploração dos que estão do lado externo”, o que torna o atual modelo de família

28 dezembro 2011

26 fevereiro 2012

5


AYYÁM-I-HÁ - - CELEBRAÇÃO DOS DIAS INTERCALARES

Dias especialmente dedicados à alegria, à visitas aos enfermos, troca de presentes, dias especiais para a hospitalidade e generosidade foram celebrados em 26 de fevereiro, na residência da família Muller, na estrada do Cia (Cassange), aproveitando-se um belo dia de estudo e lazer!!!

REUNIÕES DE REFLEXÃO Ao final de cada ciclo de crescimento o CEA – Comitê de Ensino de Agrupamento, juntamente com as demais agências voltadas ao crescimento organizam as Reuniões de Reflexão, oportunidade para consulta, reflexão e planejamento do novo ciclo. A Assembléia Espiritual Local tem prestado todo apoio e participado integralmente nos planos de crescimento. Abaixo fotos da reunião de reflexão de 05.02.2012.

6


RESPONSABILIDADES ADMINISTRATIVAS

PERSONALIDADE JURÍDICA – Registro do Novo Estatuto

Atendendo a orientações da Assembléia Nacional foi registrado o novo Estatuto da Assembléia Espiritual Local, adequando-o ao Novo Código civil – Lei nº 10.406, de 10.01.2002, estando o mesmo registrado no Cartório do 2º Registro civil das Pessoas Jurídicas, registrado sob lançamento no. 328.054.109.197-394-507-601-700-26491-28825-34984-37305. De igual maneira foi feito o registro da ata de eleição dos oficiais da AEL para o ano 20112012.

REALIZAÇÃO CERIMÔNIA DO CASAMENTO BAHÁ’Í Esta é uma das bênçãos especiais conferidas aos amigo(a)s bahá’ís, com seus plenos direitos administrativos. Se você está pensando em casar, procure antecipadamente sua Assembléia Espiritual Local para ver detalhes da cerimônia e requisitos para o casamento. A Assembléia tem ainda oferecido um curso preparatório para o casamento, destinado aos noivos. As cerimônias de casamento religioso bahá’í têm também o efeito civil.

7


MANUTENÇÃO PROPRIEDADES

REFORMA DA SEDE DE NAZARÉ

A Sede de Nazaré tem passado por uma reforma em diferentes etapas. A primeira etapa foi o reparo do telhado e rachaduras em algumas paredes da parte superior, incluindo do pátio superior externo, o qual teve o piso substituído, além de assentamento de azulejos nas paredes laterais. A reforma mais recente incluiu troca de algumas janelas e reparos estruturais na maioria das janelas e reforma total da porta principal, além de recuperação e pintura de toda a parte frontal da Sede, incluindo grades e passeio. A próxima etapa inclui a pintura das paredes internas (parte superior e salão de reuniões), assim como das paredes laterais.

MANUTENÇÃO DO CASARÃO – FAZENDA COUTOS O Casarão, tal como é conhecido a Sede Bahá’í de Fazenda Coutos precisou também de alguns reparos: uma das lajes de um anexo, onde funcionava uma cozinha comunitária, precisou ser removida. A Sede necessita de alguns reparos e deverá entrar na lista de imóveis necessitando manutenção.

8


Casarão – Fazenda Coutos

AÇÕES COM A SOCIEDADE E GOVERNO DIA INTERNACIONAL EM MEMÓRIA DO HOLOCAUSTO

Sra. Ive Milani, representando a Comunidade Bahá’í (2ª da esquerda para direita)

O Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, como ficou conhecido o extermínio de milhões de judeus, ocorrido durante a Segunda Guerra Mundial foi instituída pela ONU para lembrar uma humanidade desatenta sobre os horrores da guerra e da discriminação racial, étnica e religiosa. Em Salvador, cidade como maior número de afrodescendentes, foi realizada solenidade em 29 de janeiro, no Fórum Ruy Barbosa, promovida pela Confederação Israelita do Brasil (Conib) e teve a participação da presidenta Dilma Rousseff. A Comunidade Bahá’í esteve representada e acendeu uma das velas representando a unidade das religiões.

9


PROJETO EDUCAR É ENSINAR A VIVER Nomeação do Colegiado Administrativo (2011 – 2013)

O Projeto Educar é Ensinar a Viver (PEEV) existe há três décadas e já beneficiou a milhares de crianças, pré-jovens, jovens, adultos e famílias, sempre no espírito de serviço à humanidade, com pleno desapego de vantagens pessoais ou dos interesses de qualquer grupo ou facção. O PEEV tem sido, sem dúvida, motivo de orgulho para os moradores de Fazenda Coutos e uma referência no campo do desenvolvimento comunitário, no estado da Bahia. Inúmeras pessoas, do próprio bairro e de fora, inclusive do exterior, já dedicaram horas, dias e anos de sinceros esforços em prol dos nobres objetivos do PEEV, sempre em espírito de unidade e cooperação, trabalhando em níveis cada vez mais elevados de excelência. A Assembléia Espiritual Local nomeou o novo Colegiado do PEEV para o período 2011-2013 com a orientação de elabore o seu Plano de Ação com prioridade para a formação de recursos humanos que possam sustentar a criação de uma comunidade progressiva, dinâmica e vibrante em Fazenda Coutos. Uma ênfase especial deverá ser dada aos pré-jovens, isto é, aqueles situados na faixa etária entre os 11 e 14 anos. O Colegiado do PEEV é atualmente composto pelos seguintes membros: Sr. Marcos Maciel, Cleiton Ferreira Barbosa, Robson Santos de Oliveira, Charles Howard e Sras. Valcilene Cunha Santos, Miriã Santos Chagas e Chantal Müller-Feletig.

10


1º FEIRA SAÚDE E AÇÃO SOCIAL DE FAZENDA COUTOS Muitos são os amigos bahá’ís vinculados a instituições de cunho social, seja profissionalmente ou como voluntário. No bairro de Fazenda Coutos são vários os adultos e jovens alinhados e trabalhando em prol da comunidade. Recentemente (10.03.12) realizou-se em Fazenda Coutos a 1ª Feira de Saúde e Ação Social, promovida por diferentes Secretarias de Governo em parceria com ONGs do bairro, o que incluiu amigos do PEEV – Projeto Educar é Ensinar a Viver. Entre os serviços oferecidos em tal Feira, estava a emissão de documentos, inscrição para cursos, palestras e apresentações em geral voltados à integração comunitária. Coube ao PEEV a coordenação de algumas ações.

RELATÓRIO DA TESOURARIA LOCAL

Em setembro a AEL após consulta sobre este tema, reviu a nossa meta de participação universal, estabelecendo-a em 45 contribuintes regulares por mês bahá´í. Buscamos um recurso, para celebrarmos o cumprimento desta meta, simbolizado por uma vela, que quando acesa indicaria aos amigos, que na Festa anterior foi atingida a tão esperada participação universal. A média anual em nossa comunidade foi de apenas 26,5 contribuintes ao Fundo Local, conforme demonstrativo a seguir. Nossa comunidade precisa aumentar essa média e caminhar em direção a participação universal dos amigos na contribuição aos fundos vitais.

11


Número de Contribuintes do Relatório Mensal da Tesouraria (Ano 168)

Mês

Fundo Fundo Fundo Atividades Fundo Fundo Fundo para Fundo de Fundo Outros para Regional do Nacional Internacional Continental Templo do Dotações Local Fundos Sede (Conselho) Agrupamento Chile Local

1

Bahá (Esplendor)

14

6

5

7

3

14

32

0

0

0

2

Jalál (Glória)

14

6

6

4

2

16

28

2

0

0

3

Jamál (Beleza)

14

5

6

4

2

13

25

0

0

1

4

Azamat (Grandeza)

15

5

6

6

2

17

30

0

1

0

5

Núr (Luz)

13

6

4

4

2

8

27

1

0

0

6

Rahmat (Mercê)

15

9

4

4

2

17

32

3

0

0

7

Kalimát (Palavras)

18

8

4

4

3

18

38

3

0

1

8

Kamál (Perfeição)

9

4

4

0

2

9

19

6

0

0

9

Asmá (Nomes)

21

6

4

4

3

9

24

0

0

1

10

Izzat (Força)

6

2

0

2

0

8

21

0

0

1

11

Mashíyyat (Vontade)

13

3

1

2

2

7

27

0

0

1

12

Ilm (Conhecimento)

10

4

1

2

1

12

24

0

0

0

13

Qudrat (Poder)

12

6

2

2

0

5

27

0

0

0

14

Qawl (Discurso)

12

6

4

5

2

11

30

1

2

0

14

6

6

5

3

13

23

0

0

0

15

Masá'il (Perguntas)

16

Sharaf (Honra)

11

4

2

5

3

9

28

0

0

0

17

Sultán (Soberania)

10

2

2

1

0

6

18

0

0

2

18

Mulk (Domínio)

9

5

2

3

0

9

21

0

0

1

13

5

2

2

0

10

29

1

0

0

12,8

5,2

3,4

3,5

1,7

11,1

26,5

0,9

0,2

0,4

19

`Alá' (Sublimidade) MÉDIA

A seguir, estão discriminados todos os valores doados aos Fundos: Nacional, Internacional, Continental, Templo do Chile, Regional, Local, contribuições específicas: para as reformas das nossas Sedes, Atividades no agrupamento e Comemoração dos dias sagrados.

Relatório de Contribuições -- Ano 168

12


Mês

Fundo Fundo Fundo Fundo Fundo para Fundo de Regional Nacional Internacional Continental Templo Dotações (Conselho) do Chile

Fundo Local

Outros Atividades do Fundo para Fundos Agrupamento Sede Local

Total

1 Bahá (Esplendor)

698,03

162,03

95,30

50,00

15,10

332,53

1.567,60

0,00

0,00

0,00

2.920,59

2 Jalál (Glória)

603,67

166,67

115,00

35,00

15,00

495,67

705,60

50,00

0,00

0,00

2.186,61

3 Jamál (Beleza)

803,11

139,11

115,00

35,00

15,00

431,60

1.070,30

0,00

0,00

500,00

3.109,12

4 Azamat (Grandeza)

402,50

114,50

115,00

45,00

15,00

311,27

483,20

0,00

10,00

0,00

1.496,47

1.219,81

160,81

95,00

35,00

15,00

309,26

1.607,00 1.000,00

0,00

0,00

4.441,88

6 Rahmat (Mercê)

908,43

207,13

95,00

35,00

15,00

512,13

1.317,65

200,00

0,00

0,00

3.290,33

7 Kalimát (Palavras)

394,80

251,80

95,00

35,00

16,00

450,16

1.160,00

100,00

0,00

12,00

2.514,76

8 Kamál (Perfeição)

767,51

126,01

100,00

0,00

60,00

286,01

867,00

455,00

0,00

0,00

2.661,53

1.281,68

144,28

95,00

35,00

16,00

279,28

1.056,00

0,00

0,00

500,00

3.407,24

10 Izzat (Força)

307,89

36,89

0,00

20,00

0,00

202,54

563,00

0,00

0,00

10,00

1.140,32

11 Mashíyyat (Vontade)

980,27

131,77

80,00

20,00

2,00

261,77

1.059,00

0,00

0,00

250,00

2.784,81

12 Ilm (Conhecimento)

858,72

149,72

80,00

20,00

1,00

484,72

1.624,00

0,00

0,00

0,00

3.218,16

13 Qudrat (Poder)

624,56

234,56

80,00

20,00

0,00

224,56

1.152,15

0,00

0,00

0,00

2.335,83

14 Qawl (Discurso)

956,34

156,34

95,00

39,00

15,00

401,34

1.378,08

50,00

624,02

0,00

3.715,12

15 Masá'il (Perguntas)

380,33

142,33

105,00

36,00

16,00

361,33

911,00

0,00

0,00

0,00

1.951,99

16 Sharaf (Honra)

321,83

66,83

15,00

36,00

16,00

291,83

1.061,00

0,00

0,00

0,00

1.808,49

1.022,92

116,92

80,00

4,00

0,00

238,92

1.230,75

498,00

0,00

2.800,00

5.991,51

18 Mulk (Domínio)

776,24

131,24

80,00

30,00

0,00

350,24

1.008,00

0,00

0,00

600,00

2.975,72

19 `Alá' (Sublimidade)

386,73

172,07

80,00

20,00

0,00

223,00

757,77

100,00

0,00

0,00

1.739,57

13.695,36

2.811,01

1.615,30

550,00

232,10

6.448,16 20.579,10 2.453,00

634,02

5 Núr (Luz)

9 Asmá (Nomes)

17 Sultán (Soberania)

Total

4.672,00 53.690,05

“A união dos crentes, igualmente ricos e pobres, em seu apoio ao Fundo será uma fonte de confirmações espirituais que vai além da nossa capacidade imaginativa.” Casa Universal da Justiça, 17 de setembro, 1992

As contribuições regulares dos amigos ao Fundo Local possibilitaram à AEL apoiar financeiramente diversas atividades em nossa comunidade, tais como: comemoração dos dias sagrados, reuniões de reflexão, atividades de ensino, encontros de aprofundamento, campanhas de visitas aos lares, etc. Além

13


de honrar com os compromissos administrativos, como pagamentos de contas de água, energia, telefone, manutenção das sedes, correios, contador, diarista, etc. Na planilha abaixo, estão dispostos todos os valores contribuídos ao Fundo Local, no período de março/2011 a março/2012, e as diversas destinações:

Relatório Financeiro Ano 168 RECEITAS: FUNDO LOCAL

Março

Abril

1.567,60 1.775,90

REFORMA S. LOCAL

Maio

Junho

407,50 2.764,65

Julho 343,00

500,00

REFORMA S. FAZ. COUTOS

Agosto

Setembro Outubro Novembr Dezembro Janeiro

Fevereiro Março

867,00 1.622,00 1.624,00 1.378,08 1.972,00 1.150,75

928,00 1.685,77 18.086,25

500,00

600,00

260,00

2.800,00

100,00

1.000,00

500,00

100,00 1.600,00

NAW RUZ TOTAL DESPESAS GERAIS TOTAL RECEITAS-DESPESAS (MENSAL)

4.660,00

100,00

ATIVIDADES ENSINO

370,50 1.567,60 2.275,90 Março

Abril

407,50 3.764,65 Maio

Junho

941,97

-683,47 1.309,52

Julho

Agosto

-733,16 -1.594,77

Setembro Outubro Novembr Dezembro Janeiro 915,71 2.241,14

966,29

864,18

Fevereiro Março

-617,14 1.013,90 1.336,89 2.502,11 -2.535,07

-674,41

Conclusão da reforma da Sede Local; Implementar um programa sistemático de educação aos Fundos; Elaboração de um orçamento anual; Reforma da Sede Fazenda Coutos; Apoio na manutenção da Sede Regional.

“Em complemento, todo crente pode orar. Todo crente pode esforçar-se para fazer com que sua própria vida interior e seu caráter espelhe, nos seus múltiplos aspectos, o esplendor daqueles eternos princípios proclamados por Bahá'u'lláh." “Todo crente pode contribuir para o Fundo. Nem todos os crentes podem se pronunciar publicamente, nem todos podem ser chamados para servir em instituições administrativas. Porém, todos podem orar, lutar para suas próprias batalhas espirituais, e contribuir para o Fundo. Se cada crente cumprir com esses sagrados deveres, ficaremos atônitos com o acréscimo de poder que resultará para todo o grupo, propiciando um crescimento adicional e uma chuva de grandes bênçãos que cairá sobre todos nós.”

14

TOTAL

635,11 1.448,64 4.063,07 2.830,68 24.407,97

A Tesouraria Local para o ano 169, tem alguns desafios, que certamente com o apoio dos amigos, estaremos ao final do ano comemorando as vitórias, destacamos abaixo alguns deles:     

370,50

443,00 1.367,00 1.882,00 1.624,00 1.878,08 1.972,00 3.950,75 1.528,00 2.156,27 24.816,75

2.391,48 1.333,93 1.090,97 2.455,13 1.176,16 2.961,77

-823,88

TOTAL

408,78


Casa Universal da Justiça, Wellspring of Guidance, pg. 39 (itálicos acrescentados)

“Quanto mais estudamos a atual condição do mundo, mais profundamente nos tornamos convictos que não existe outro caminho para esses problemas, exceto o de Deus, conforme indicado por Ele, através de Baháu'u’lláh. Os primeiros bahá'is persas deram suas vidas à Causa; os ocidentais acreditam terem sido dispensados dessa necessidade, mas seus confortos, em alguma extensão, precisam ser sacrificados se estiverem querendo cumprir com sua obrigação moral para com uma humanidade torturada, e levar a ela a mensagem do Pai. Tão logo os amigos começarem a alcançar os objetivos estabelecidos nos seus projetos., encontrarão a Divina confirmação, sustentando-os e apressando a sua consumação.” Shoghi Effendi, Unfolding Destiny, pp. 177-178

15

Relatório anual das atividades da AEL Salvador 2011-2012  

relatório da AEL de Salvador

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you