Issuu on Google+

Março 2014.

Dengue O que é dengue? A dengue é uma doença causada por um vírus, transmitido pela picada da fêmea contaminada do mosquito AEDES AEGYPTI. Se não for tratada a tempo, a dengue pode ser fatal.

Quais são os sintomas da Dengue? Após a picada do mosquito e a transmissão do vírus. O período de incubação da doença pode variar de 3 a 10 dias. Durante esse período, a doença não se manifesta. Quando termina o período de incubação, os sintomas e sinais se manifestam. Febre alta, dor de cabeça, dor nos olhos, perda do paladar e apetite, manchas e erupções na pele, náuseas e vômitos, tonturas, moleza e dor no corpo, dores nos ossos e articulações.

Tratamento: Não existe tratamento especifico. Recomenda-se repouso, utilização de medicamentos para a febre e ingestão abundante de líquidos para evitar a desidratação. Em caso de suspeita, procure atendimento médico. Não tome medicamento por conta própria.

O que fazer? Pneus: devem ser furados ou guardados em locais cobertos. Caixa d’água ou cisternas dos prédios: Devem ser limpas com freqüências e mantidas fechadas. Bebedouros de animais: Trocar a água pelo menos uma vez por semana e lavar com esponja. Lixeira: Manter fechadas. Vasos de flores, plantas ou Xaxins: Manter o prato que fica sob os vasos sempre seco, podendo utilizar areia, (até a borda do prato), ou não utilizar prato. Piscinas: Fazer a limpeza periodicamente. Garrafas e Galões: Guardá-los emborcados (de boca para baixo) e em local coberto. Materiais que não terão utilidade; encaminhar para reciclagem ou colocar na lixeira.


VISITE O NOSSO SITE: WWW.SEBRAMET.COM.BR


Informativo março 2014